A 4ª geração do Kia Sportage chega esta semana ao mercado brasileiro recheada de itens de conforto e de segurança, capazes de superar o modelo anterior mas, sobretudo, de suplantar os seus principais concorrentes da categoria.
Também por seu design inteiramente renovado que posiciona o novo modelo com mais sofisticação, esportividade e dinamismo.
Enquanto a marca sul-coreana comercializou 554 mil unidades da 1ª geração (de 1996 a 2002), 842 mil unidades da 2ª geração (2004-2009) e da 3ª geração, pouco mais de 1,6 milhão de veículos (entre 2009 e 2015), a montadora espera ultrapassar a marca de três milhões de unidades com a 4ª geração, no período médio de cinco anos.
“Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, argumenta.
Com isso, além de proporcionar mais conforto a todos os ocupantes de veículo, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868 litros.
Quanto aos faróis de neblina dinâmicos, dois modelos distintos para as versões LX e EX. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.
A Kia Motors ampliou também os retrovisores externos. Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Sportage traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19 polegadas, o que conferem mais esportividade ao veículo.
Conforto e conveniência
A 4ª geração do Sportage teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos que privilegia o condutor do veículo. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, prioriza o conforto de todos os passageiros.
O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no de passageiro, 8).
No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).
ar-condicionado manual;
piloto automático;
chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância;
console central com descansa-braço ampliado em 49 mm;
porta-objetos e porta-copos;
iluminação no porta-malas;
rádio CD/MP3 player, bluetooth com Kia Sportage 2 controle no volante, entrada auxiliar e USB;
sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters;
sistema imobilizador de ignição;
travamento elétrico central das portas e porta-malas;
vidros elétricos nas quatro portas e
câmera de ré.
ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone;
banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e 10 opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores;
piloto automático com controles no volante; paddle shift;
revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas;
spoiler traseiro;
luz diurna de navegação com LED e outros.
A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2.
Além do design atraente e marcante, o Sportage se destaca pelo desempenho.
Está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT.
Alimentado com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm.
Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.
No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em duas versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica progressiva.
A capacidade volumétrica de carga varia de 868 litros com os bancos traseiros ocupados a 1.770 litros com os assentos traseiros rebatidos.
Segurança
A Kia investiu pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece os mais elevados níveis de proteção aos ocupantes.
Para garantir que o SUV compacto da Kia seja uma experiência segura e gratificante para todos os ocupantes.
acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade;
airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro;
barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada;
encostos de cabeça dianteiros ativos;
freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e
sensores de aproximação no para-choque traseiro.
Na versão topo de linha, a EX, o Sportage traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA),
controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS),
sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).
Na 4ª geração do Sportage, porém, o avanço mais significativo em segurança veicular foi o aumento em 33 pontos percentuais na utilização de aço avançado de alta resistência na construção de sua carroceria, passando de 18% para 51% do total de aços empregados.
Por conta dessas mudanças, o novo Sportage ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco estrelas no NHTSA - National Highway Traffic Safety Administration e pontuação máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety.
O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
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