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domingo, 24 de julho de 2016

NISSAN VENDE JÁ NO COMEÇO DE AGOSTO O CROSSOVER KICKS, COM MOTOR 1.6 DE 114 CV, QUE VEM COM A NOTA A DO INMETRO. O PREÇO R$89.990, DO JAPONÊS É MENOS R$ 10 MIL QUE O HYUNDAY iX35. COMO SEMPRE, AS AUTORIDADES BRASILEIRAS RESOLVEM SUAS DECISÕES NAS COXAS, AO EXIGIREM QUE OS CARROS TRAFEGUEM NAS RODOVIAS DE FARÓIS BAIXOS LIGADOS, ESQUECERAM-SE QUE OS DE XÉNON DE DIA SÃO QUASE INVISÍVEIS


Alta Roda 

Nº 898 — 23/7/16
Fernando Calmon

KICKS NA HORA CERTA


A Nissan precisava mesmo de algo diferenciado para dar impulso às vendas no Brasil e diminuir a ociosidade da fábrica de Resende (RJ), até agora restrita ao March e ao Versa. 


A aposta nos SUVs compactos (em cincos anos o segmento passou de 2% para 10% do mercado), com o lançamento, em 5 de agosto próximo, do Kicks, veio com o produto certo, na hora certa. 

A marca tem pressa. Vai importar do México pelo menos 3.000 unidades/mês e o carro estará disponível primeiro aqui. No início de 2017 começa a produção brasileira.

O estilo marcantemente rebuscado de um verdadeiro crossover atrai, de fato, a atenção. A frente mostra uma grade cromada em V, faróis avantajados e “assinatura estilística” em LED (não é DRL). 


O desenho do teto em leve inclinação e a solução da coluna traseira lembram o Ranger Rover Evoque, muito bem aceito em todo o mundo. 

Na tampa traseira, uma série de recortes acompanha o contorno das lanternas em forma de bumerangue. Coeficiente de forma aerodinâmica (Cx) de 0,34 está entre os melhores do segmento.

Arquitetura reforçada nos locais certos é a mesma do Versa, mas a distância entre-eixos de 2,61 m (1 cm a mais que o sedã) coincide com a do HR-V. 


Comprimento igual ao crossover da Honda, largura e altura também muito próximas, não deixam dúvida sobre o adversário-alvo. 

O interior do Kicks, porém, é mais ousado e moderno. Além da tela multimídia de 7 pol., traz como exclusividade no segmento o quadro de instrumentos totalmente digital com 12 configurações. 

Na versão de topo SL, única oferecida de início, parte do painel frontal revestida em couro (três cores disponíveis) busca certo refinamento, mas há ainda grandes áreas de plástico duro. O volante ajustável agora não “desaba” mais ao se soltar sua trava.

Entre outros recursos eletrônicos, destaca-se o sistema de visão de 360° por meio de quatro câmeras: traseira, frontal e duas sob os retrovisores externos, sem dispensar o sensor traseiro de obstáculos. 


O banco traseiro tem ótimo espaço para joelhos e cabeça. Há dois airbags frontais e quatro laterais. 

Volume do porta-malas, de 432 litros, também é muito bom (apenas 5 litros menos que o do HR-V).

O motor de 1,6 litro da linha March/Versa tem 114 cv (3 cv extras) com etanol ou gasolina e torque de 15,5 kgf.m (0,4 a mais). Taxa de compressão de 10,7:1 poderia ser mais alta. 


Consumo recebeu nota A do Inmetro: 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol); 11,4 km/l e 13,7 km/l, respectivamente, com gasolina. 

Graças aos 1.142 kg de peso em ordem de marcha, o Kicks se desloca com alguma desenvoltura, mas o desempenho não é um ponto forte.

Seu câmbio CVT apresenta uma característica interessante. Quando o motorista pisa além da metade do curso do acelerador, o sistema simula passagem de marchas de automáticos convencionais. 


Apesar de trocas virtuais lentas, houve uma evolução em termos de sensações. Os bancos dianteiros oferecem conforto acima da média e o diâmetro de giro, de apenas 10,2 m, facilita as manobras de retorno e de estacionamento. Faz falta o freio de estacionamento eletrônico.

Preço desta versão completa é de R$ 89.990, cerca de 10% mais em conta que o HR-V de topo. A briga promete ser boa.

RODA VIVA

AINDA sem divulgação pela PSA, os motores turbo avançam na linha de médios-compactos.


Citroën C4 Lounge, Peugeot 308 e 408, produzidos na Argentina, não são mais importados com motor aspirado de 2 litros. 

Agora, apenas o 1,6 L turbo THP, mais potente e econômico. Todos de olho na média de consumo de frota do Inovar-Auto, a ser declarada em outubro próximo.
POTENCIAL de confusão ainda maior sobre a obrigatoriedade, incorreta no entender da Coluna, de ligar faróis comuns de dia em rodovias. 

Alguns modelos novos têm apenas “assinatura” em LED e não faróis DRL que são eficientes e estão “liberados” com a improvisação de sempre. 

Faróis de xénon, por exemplo, quase não têm utilidade de dia. Legisladores se perderam.

HYUNDAI HB20 de um litro com turbocompressor é um motor flex que, ao utilizar etanol, tem desempenho claramente superior. 


Uma pena não dispor de injeção direta de combustível, que dispensa assistência de partida com gasolina em dias mais frios. 

Torque máximo, também por isso um pouco menor, só surge com vigor acima de 2.500 rpm e aí impressiona bem.

PNEUS não param de evoluir, inclusive os de alto desempenho para aros de 17 e 18 pol. como o Pilot Sport 4, da Michelin. 


Em provas comparativas do instituto alemão TÜV SÜD esse modelo conseguiu distância de frenagem (80 km/h a 20 km/h) até 2 metros inferior em pista molhada e 1 metro menos no seco (100 km/h a 0 km/h) em relação à média de outros desse tipo.

EMBORA limitado às rodovias federais, a segunda edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro é um trabalho de alto nível do fabricante de caminhões Volvo (independente da marca homônima de automóveis). 


Aponta os trechos mais perigosos, causas dos acidentes e os mais letais, além de tipos de veículos envolvidos.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

sábado, 23 de julho de 2016

TODAS AS CONCESSIONÁRIAS CAOA REALIZAM ATÉ 31 DE JULHO CAMPANHA PROMOCIONAL DE VENDAS DOS MODELOS HYUNDAI. O NEW iX35 - NACIONAL - CUSTA R$ 99.990,00 E O CLIENTE PODE LEVAR O SUV PRA CASA DANDO ENTRADA DE 60% E SALDO FINANCIADO EM 24 MESES


A rede de Concessionárias CAOA realizará até o fim deste mês uma campanha com condições especiais envolvendo todas as lojas do Grupo no território nacional. 


Nos financiamentos será oferecida taxa zero para a o Hyundai New iX35, fabricado na planta da CAOA Montadora, em Anápolis, GO.

Durante a campanha, entre outras opções de taxas e prazos, será possível adquirir, por exemplo, o SUV Premium iX35 ao preço de R$ 99.990,00 com entrada a partir de 60% e saldo financiado em até 24 parcelas. 

No site www.caoa.com.br é possível verificar a loja mais próxima e outras ofertas imperdíveis. Promoção válida até 31 de julho de 2016.

NISSAN TRAZ, DO MÉXICO, PARA O BRASIL ATÉ MARÇO DE 2017 SEU PRODUTO KICKS, UM SAV COM BASTANTE TECNOLOGIA, MAS CARO, R$ 90 MIL, COM MOTOR 1.6 E 114 CV E TRANSMISSÃO CVT ELETRÔNICA (EM FIM DE VIDA). COM ESSA PICAPE A FRANCO-NIPÔNICA PRETENDE ROUBAR UM NACO DE 5% DE MERCADO QUE HOJE NÃO CHEGA AOS 3%. TOYOTA SACOU QUE TEM UM ESPAÇO PARA LANÇAR UM CONCORRENTE DO CITY, DA HONDA, MAS SÓ DAQUI A DOIS ANOS: MOTOR 1.5 DE 103 CV. QUEM TIVER R$ 1 MILHÃO SOBRANDO PODERÁ COMPRAR UM AUDI R8 SPIDER V10: DE 0 A 100 KM/H EM 3,6 SEGUNDOS


Coluna nº 3.016 - 23 de Julho de 2016
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Caro Kicks

Nissan mostrou seu próximo produto, o Kicks. Segue o rito usual no processo: apresentação à imprensa, mídia sem custos; pausa para divulgação entre leitores; após, anúncios pagos e promoções. 


Até março será importado. Aí, quando iniciar a ser produzido na fábrica de Resende, RJ, será o primeiro Nissan atualizado. 

March e Versa, atualmente lá feitos, existiam há tempos. Por atualizado projeto inclui demandas de estilo, habitabilidade, uso de materiais para reduzir peso e aumento da rigidez estrutural, itens de segurança.

Vendas começam com o início dos Jogos Olímpicos – a Nissan é patrocinadora. Larga com veículos feitos no México – e estreando vendas no Brasil. Depois permeia ao mundo.


Lembrando
Foi exibido como conceito no Salão do Automóvel, S. Paulo, 2014, e ali descrito como SAV - Sport Activity Vehicle -, termo, criado pela BMW, descreve veículos com habilidades superiores às de um automóvel, cara de pretensa disposição, entretanto, sem tração total. 

Agora, a Nissan mudou, dizendo-o crossover – misto de automóvel e station wagon. Rodar de automóvel, dimensionamento para enfrentar os desníveis e defeitos no piso urbano. 

Nesta miríade de siglas, fico com o acróstico criado pela Ford para seu projeto Amazon – o EcoSport. 

A companhia disse-o LUAV – Light Urban Adventure Vehicle – veículo leve para aventuras urbanas. É-me mais descritivo.

Entre um termo e outro, mesclando morfologias, a Nissan se apresenta como criadora dos Crossover, assim tipificando Qashaqui, Muraro, X-Trail e Juke. O Kicks será o primeiro degrau nesta escala.

Por alto
Marca se assina por um V frontal. Coisa inexplicável – adquirentes do March pintam-no de preto e o carro melhora... 


Mais, tenta criar caminho próprio e particulizador num tempo de imposição pelos computadores de soluções ideais a todos os fabricantes, daí a similitude de linhas e a falta de personalidade de marcas. 

O Kicks consegue se diferenciar, com soluções mais rebuscadas ante um dos queridinhos do mercado e concorrente Honda HR-V, em especial pelo teto flutuante criado pelos vidros de grande área. 

Produto foi tratado como bloco único, daí ligações visuais entre elementos da frente à traseira e o realce pelas rodas em liga leve, aro 17” e para choques pintados em preto fosco.

Mais atual dos produtos à venda no Brasil, além do estilo marcante, porta câmera 360 graus e Detector de Objetos em movimento, por quatro câmeras integradas. 


O interior tentativamente funcional e terminação em alto padrão intenta oferecer o melhor espaço da categoria, apesar da linha descendente do teto, lembrando o Land Rover Evoque, e a pretensão de sugerir a performance de um cupê. Painel evidencia tela colorida com 18 cm, ao centro.

Dinamicamente, utiliza o conceito de Mobilidade Inteligente, recursos de engenharia, manufatura e tecnologia focando equilíbrio entre performance e consumo, em paralelo aumento de segurança. 


Na prática, menor peso, aerodinâmica, motor moderno, 1,6 litro, 114 cv – embora em fim de vida e com substituição programada -, transmissão CVT eletrônica. 

Agrega adjutórios como o Controle Dinâmico de Chassis; de Curvas; de Freio Motor, influindo na suspensão, freios e estabilidade. Estabilizador Ativo da Carroceria. 

O foco é proteger quem forma o conteúdo e dar boas sensações ao dirigir. Pacote moderno e atualmente único no segmento no Brasil.

Operacionalmente, tem 200 mm de altura livre do solo – idêntica à da Kombi -, e capacidade de transposição de trechos alagados em 45 cm – parece, na fase de adequação ao País, mediram algumas pequenas enchentes urbanas.

Em resumo
Atrevido em linhas, marcante, espaço interno bem administrado, bom tamanho urbano – 4,30m, econômico, nível A, pelo Inmetro. Ótimo conteúdo de tecnologia e segurança.

Tem peso politico na Nissan – é produzido no México, mas de início apenas vendido no Brasil. 


Decisão impositiva mostra, a ordem de Carlos Ghosn, presidente mundial de Nissan-Mitsubishi-Renault para a Nissan, ter com 5% do mercado é para valer. 

Hoje, mal cisca em 3%. Daí a solução tipo barriga-de-aluguel com o México. Visa disputar com Honda HR-V e Jeep Renegade, líderes, vendendo em torno de respectivos 6 mil e 5 mil unidades mensais. 

Nissan disse poder dispor de 3 mil exemplares ao mês, volume pouco superior ao obtido por Ford EcoSport e Renault Duster.

Inicialmente, versão SL, topo de linha, a R$ 90 mil. Cara. Concorrente assemelhado, o HR-V, como todos os Honda, com preço inexplicavelmente elevado, tem dimensões assemelhadas, câmbio para quem não gosta de dirigir, o sistema CVT de polias deslizantes, porém, motor maior, 1.8 e 140 cv.

Nissan Kicks. Caro.


O City da Toyota
Fabricante japonesa administra os passos industriais para lançar, em dois anos, modelo intermediário entre o Etios sedã e o Corolla. Quer ocupar o espaço, como faz a Honda com o City, entre o Fit e o Civic. 


Sem nome definido, pode seguir tendência da marca em aproveitar denominação de outro produto, como faz no Brasil chamando Altis a versão de pico do Corolla. Lá fora é outro automóvel. Nesta lógica o produto pode se chamar Yaris.

Produto será baseado na plataforma do Etios sedan, adequada para receber carroceria mais comprida e mais larga, e empregará a arquitetura mecânica liderada por motor 4 cilindros, 1.5, 16V e 103 cv.

Produto assemelhado é o Vios, inspirador de linhas.

Novo sedã Toyota ficará entre o Etios e o Corolla


Roda-a-Roda

Piração? - Atualmente, os dois automóveis mais potentes em produção nos EUA são o Charger e o Challenger Hellcat, com briosos 707 hp – 717 cv – sobre plataforma já antiga, exigindo muita engenharia para torná-los dirigíveis.

Mais - Notícia mais recente, próxima geração terá plataforma do Alfa Giulia, recém desenvolvida e com tração traseira, motor V6, 3,0 e 512 cv. 


A FCA quer internacionalizá-la. Pela qualidade dinâmica novos Dodge terão potência elevada – uns dizem 750 hp – 760 cv -, outros 777. E tração total.

Negócio – Ferrari anunciou a acionistas bons números de atividade paralela, parques temáticos. 


Tem operação em Maranello e Abu-Dhabi; constrói em Barcelona; fez sociedade para implantar na China. Será negócio de franchise.

Caminho – Na trilha para atender às imposições legais de redução de consumo e emissões, fabricantes usam metais mais leves, ligas, e a Ford lidera caminho ao aplicar alumínio militar em seu produto mais vendido, o picape F150.

Mais – Jeep prepara nova geração do Wrangler, com mesma fórmula, e GM adotará processo no seu topo de linha, o Cadillac CT6, seu primeiro a mesclar materiais. 


Será produzido nos EUA e na China. Plataforma com quase 2/3 em alumínio reduz peso em 100 kg. 

Fornecedor é a canadense Novellis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio.

Alemão – Audi R8 Spyder V10 teve pré-venda iniciada na Europa e aqui chegará até o final do ano. 


5,2 litros, atmosférico, faz 540 cv e 55 m.kgf de torque. Acelera aos 100 km/h em 3,6s e atinge acima de 310 km/h.

Especial - Construção quase artesanal, plataforma mescla alumínio, e plástico reforçado com fibra de carbono; câmbio S-Tronic de duas embreagens, 7 marchas, tração nas 4 rodas. Tens R$ 1 milhão? É o preço projetado.

Motores – Expansão de mercado a veículos de grife, performance e preço induziu Porsche aplicar US$ 88 milhões em nova fábrica de motores em Zuffenhausen, Alemanha. 


Apta a 200 unidades/dia faz V8 4.0, twin turbo, 550 hp. Também 4.0 diesel, 422 cv, para si e para o Audi SQ7.

Situação – Dentro da atual quadra econômica de contração de mercado, solução para chamar atenções do consumidor é fazer séries especiais – veículos com agregações de equipamentos e acessórios. Da Hyundai, Ocean nos HB 20.

O que – Em 6.000 unidades, câmera de ré; grade frontal lembrando os Lexus; rodas diamantadas, bancos em couro. 


Trato vale para Hatch 1.0 e 1.6, e sedã 1.6. De quase R$ 50 mil a quase R$ 65 mil. Hyundai é marca coreana, mas produtos parecem japoneses da marca Takaro...

Prêmio – Desenho do picape Toro mereceu premiação internacional pelo Red Dot Design Award, um dos mais abrangentes e referenciais na especialidade. 


Recebeu-o pela equipe Peter Fassbender, diretor de design da FCA América Latina. Conformação estética, grupo óptico frontal, parecença com automóveis e porta traseira bi partida calçaram as diferenciações para a láurea.

Recorde – Paganani Logística empresa goiana com 16 caminhões de potência acima de 350 cv adotou filtros Fleetgard/Cummins. 


Surpreendeu-se obtendo 80 mil km de vida útil ante previsão do fabricante de máximos 60 mil km. Período esticado não é desídia confortável. Indicação de saturação por visor.

Atrás – O Pebble Beach Concours d’Élegance, visto como pico dos eventos de automóveis antigos, ampliou agenda: terá encontro, palestras e debates com pilotos famosos. No caso, os condutores dos míticos Ford GT 40.

Agenda – PB se ampliou nos últimos anos, incluindo pequeno salão de automóveis; test-drives com lançamentos; feira de automobilia. Mas a presença dos pilotos parece inspirada no feito há tempos pelo Amelia Island Concours d’Élegance, seu concorrente na Flórida.

Oportunidade – À venda espólio do colecionador Célio Ciari, médico em Jundiaí, SP, pioneiro no reunir Brasincas e Uirapurus. 


Dos raros brasileiros produzidos em circa sete dezenas, há versões conversível e SS. Ocasião única. 

Brasinca/Uirapuru, junto com os Willys Executivo, são formalmente os únicos Clássicos Brasileiros. O resto é papo. Thiago, 019.999.661.696, zap.

Brasincas/Uirapurus à venda em unidades


Gente – Oswaldo Barros, 82, alfista, passou. 


OOOO Ícone e referência da em Alfa Romeo, dedicado exclusivamente há décadas, conhecia a teoria da prática. 

OOOO Assistia, preparava, competia, auxiliava com conhecimento enciclopédico em motores 2000/2150/2300. 

OOOO Por tudo, grande perda. 

OOOO Lyle Wallers, 51, novo presidente Ford America do Sul. 

OOOO Financista, vem para botar ordem e drenar e prejuízo de US$ 3M/dia. 

OOOO Steven Armstrong, que passou três anos na função, sem se integrar ao país, transferido. 

OOOO Em dezembro, Coluna 4915 antecipou troca. 

O mítico Jeep faz 75 anos


Jeep Wrangler decorado com seu antecessor, de 1941.


Dia 14, marcou o início da carreira de um dos mais míticos veículos do mundo, o Jeep. Em 1941, a Willys-Overland recebeu o primeiro pedido do governo dos EUA para produzi-lo, preparando-se para entrar na II Guerra Mundial.


Produto ímpar, projeto de Karl Probst, projetista contratado pela Bantam, pequena fábrica, então fechada, filial de marca inglesa, em apenas 18 horas. 


Olhou o que havia no mercado, pensou em modificações, reuniu componentes. Segundo passo, construiu-o do zero ao produto final em 44 dias.

No capítulo, o governo dos EUA preocupou-se com a encomenda à Bantam, então fechada, única a cumprir o edital do Exército, abriu excepcionalidade à Willys e à Ford. 

Ao final, depurando o projeto, valeu o Willys MB, dividido com a Ford, o GPW. Dentre 637.000 Jeeps, Bantam BRC construiu imaginadas 2.000 unidades.

Outros marcos
Jeep criou o primeiro utilitário esportivo, a Rural; idem para o primeiro picape maleável com tração nas 4 rodas. 


Historicamente, veículo definiu o surgimento das indústrias automobilísticas no Brasil e na Argentina; e pai e mãe de assemelhados mundo a fora. 

Do francês Hotchkiss ao indiano Mahindra e ao japonês Mitsubishi. Integra o acervo do MoMA, museu de arte moderna em Nova York como exemplo de desenho limpo e funcional.

FCA, Fiat Chrysler Automobiles, atual dona da marca, homenageia a data produzindo unidade do seu produto Wrangler, tentando identidade ao mítico antecessor, apondo-lhe itens empregados no uso durante a II Guerra Mundial.


Pintado na cor Olive Drab, rodas em 16 polegadas com desenho lembrando as originais, pneus militares, releitura em retrovisores e estofamento, ganchos no para-choque em forma de trilho, emblemas militares. Será utilizado mundialmente para o aniversário e, após, irá ao Museu do Jeep.
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sexta-feira, 22 de julho de 2016

FORD LANÇA O NOVO EDGE, CROSSOVER COM MUITA TECNOLOGIA E PROPOSTA ATRAENTE DE MERCADO. ESTE NOVO E LUXUOSO CARRO DESTACA-SE PELOMOTOR 3.5 V6, COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE SEIS VELOCIDADES E TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS. VALE ASSISTIR O VÍDEO MOSTRANDO OS NOVOS RECURSOS DESTE FORD QUE CUSTA R$ 229.900,00


A Ford apresentou o Novo Edge, que chega ao mercado em agosto como uma das melhores opções de preço e conteúdo no segmento de crossovers de luxo. 

Sucesso na América do Norte, Europa e Ásia, o veículo global combina as vantagens de um utilitário esportivo com a elegância de um automóvel premium.

Totalmente novo no design externo e interno e na plataforma, o Novo Edge traz uma série de tecnologias semiautônomas, equipamentos de última geração que garantem melhor dirigibilidade, mais segurança e conforto. 

O vídeo mostra os 
novos recursos neste link


O Novo Edge destaca-se pelo potente motor 3.5 V6, transmissão automática de seis velocidades e tração nas quatro rodas. 

Opcionalmente, pode vir com teto solar panorâmico e DVD na traseira.

Tem um interior novo e sofisticado em três tonalidades, com design inovador no painel e bancos de couro, além de luzes cuja cor pode ser selecionada. 

Para proteção dos ocupantes em caso de colisão há oito airbags e cintos de segurança traseiros infláveis. 


A conectividade é obtida pelo sistema multimídia SYNC com comandos de voz e as informações do painel de instrumentos podem ser configuradas em duas telas.

O nível de conforto chega a itens como a abertura inteligente do porta-malas e bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração. 

O seu preço é R$ 229.900, com apenas dois opcionais, teto solar panorâmico e DVD nos encostos traseiros, disponíveis por R$5.000 cada.

"O Edge é um produto sensacional. Sua imagem e conteúdo estão entre os melhores do mundo. No Brasil, tem muitos fãs que agora vão se surpreender ainda mais pela sua modernidade. O novo modelo traz tecnologia e sofisticação para competir com concorrentes de diversos segmentos e preço muito competitivo", diz Guy Rodriguez, diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford.


Mais espaço e confortoA nova plataforma deixou o crossover maior que a versão anterior e mais confortável. O design externo tem uma nova frente imponente, laterais esculpidas com rodas diamantadas de 20 polegadas e traseira com lanternas de LED.

A lista de equipamentos inclui sistema de estacionamento automático de última geração, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e câmera dianteira com visão 180º, ideal nos cruzamentos, saídas de estacionamento e para detectar a aproximação de pedestres. 

Tem ainda direção elétrica com assistência dinâmica que oferece um novo padrão de dirigibilidade.


Versão TitaniumDisponível exclusivamente na versão topo de linha Titanium, o novo Edge 2016 vem com motor 3.5 V6 TiVCT de 284 cv, transmissão automática de seis velocidades com Paddle Shift e tração integral inteligente. 

Os controles eletrônicos de estabilidade, tração, anticapotamento e em curvas contribuem para o seu desempenho forte e eficiente em todo tipo de pista.


A linha conta com oito cores modernas: 
prata Dublin, vermelho Vulcano, vermelho Vermont, azul Waterloo, azul Creta, preto Astúrias, cinza Moscou e branco Sibéria. 

O interior tem as tonalidades: preto Ebony clássico; Soft Ceramic com tons claros e escuros; e Dark Ceramic, tendência global que traz a cor ocre nos bancos e portas.

A lista ampla de equipamentos inclui ainda freio de mão elétrico, ajuste elétrico da direção com memória em três posições, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de chuva e alarme antifurto perimétrico


Presença mundial, liderança no BrasilLançado pela primeira vez no Brasil em 2008, o Edge tem uma sólida participação no mercado brasileiro. 

A versão totalmente nova que chega ao País é a mesma presente nos Estados Unidos, Europa e China, entre outros 100 mercados mundiais. 

No exigente mercado norte-americano, o novo Edge obteve a classificação máxima de cinco estrelas e também recebeu o selo “Top Safety Pick”, de melhor escolha em segurança, do rigoroso IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).


Manutenção econômica 
e garantia estendidaNo Brasil o Novo Edge tem também a manutenção mais econômica da categoria, tanto no custo das revisões e seguro como das peças. Suas três revisões, a cada 12 meses ou 10.000 km, somam o total de R$864.

A Ford ainda oferece dois novos planos, o Ford Protect Advanced e o Ford Protect Premium, que acrescentam mais uma ou duas revisões e ampliam a garantia para quatro ou cinco anos, respectivamente. 

Uma oferta especial dos Seguros Ford, com apólice de valor reduzido e cobertura completa, contribui para tornar ainda mais atraente este lançamento.


quinta-feira, 21 de julho de 2016

ATENÇÃO, LEITOR DO RIO DE JANEIRO, QUER TROCAR DE CARRO OU COMPRAR UM NOVO? NESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO (22 E 23/7), A GM PROMOVE O PRIMEIRO FEIRÃO DE VENDA DO RIO DE JANEIRO, NO ESTACIONAMENTO DO SHOPPING NOVA AMÉRICA. A MONTADORA GARANTE OFERTAS E DESCONTOS, QUE VALEM EM TODOS OS PONTOS DE VENDA DA MARCA NO ESTADO, EM QUE PODERÃO SER FEITOS TEST-DRIVES





Rio de Janeiro (RJ) – A Chevrolet promove o primeiro feirão do ano no Rio de Janeiro. A ação de vendas acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de julho, no estacionamento do Shopping Nova América e também nas concessionárias da marca no Estado.

Preços e condições especiais de financiamento para todos modelos da linha Chevrolet. 



Há planos de pagamento em 60 meses e taxa zero. Um exemplo é o Onix, que tem desconto de até R$ 5.000,00.

“O feirão também é uma oportunidade para o consumidor conhecer as novas tecnologias da marca, como o OnStar e a segunda geração do Mylink, além de conhecer os recém-lançados Novo Cruze e Nova S10, disponíveis para test-drive”, diz Rodrigo Perencin, gerente Regional de Marketing.


O programa de test-drive é extensivo a outros modelos da marca, e o cliente vai acompanhado de um especialista para que tenha uma completa experiência do veículo.

Os clientes poderão conhecer todas as novidades e tecnologias, como o OnStar do Novo Cruze e da Nova S10. 


Sistema avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

A tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. 


É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

Já o alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando se dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação. 


Agora, basta pressionar o botão da esquerda no retrovisor central, que o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar

“A ação de varejo deste final-de-semana é, sem dúvida, a melhor oportunidade para quem busca um Chevrolet zero-quilômetro. Como é nosso primeiro feirão do ano, preparamos condições realmente especiais”, assegura Marcelo Santos, gerente Regional de Operações.


A Chevrolet Serviços Financeiros vai montar uma completa estrutura no local para dar total suporte de financiamento ao consumidor.

Serviço
Evento: Feirão taxa zero para toda linha
Data: 22 e 23 de julho de 2016
Local: Estacionamento do Shopping Nova América - acesso pela Linha 2 do Metrô
Horários: 9 às 20 horas.


SEGURO, VELOZ, CONFORTÁVEL, ESPAÇOSO E GOSTOSO DE DIRIGIR. ISTO É O QUE POSSO DIZER DO CITROËN AIRCROSS TESTADO PARA OS LEITORES DO BLOG. SEU MOTOR DE 122 CV SE DESENVENCILHA MUITO BEM NA ESTRADA E NA CIDADE, ONDE O SUV FRANCO-BRASILEIRO, DE IDENTIDADE FLUMINENSE, SE MOSTRA BEM ADEQUADO. UM DOS PONTOS ALTOS DESTE CARRO É A BOA VISIBILIDADE NA DIREÇÃO, SEJA PELA EXCELENTE ALTURA DO BANCO DO MOTORISTA, OU PELOS VIDROS LATERAIS COLADOS NO PARA-BRISA À MODA XSARA PICASSO.



Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Poder oferecer aos leitores do Blog informações e as impressões sobre o Citroën Aircross 1.6 de câmbio manual é algo prazeroso. O carro tem uma dirigibilidade muito agradável. 



O banco do motorista, é confortável, fica bem alto, a direção, elétrica, é bem leve, e o volante tem a espessura certa para uma pegada firme. Os instrumentos do painel, com ponteiros e números brancos são de fácil leitura.


O desempenho do Aircross, graças ao motor transversal, de quatro cilindros, de 1.587 cm3, 16 válvulas, duplo comando, flex, com 122 cv, com etanol - gasolina cai para 115 cv - se comporta muito bem na estrada e na cidade aproveitando bem o torque 16,3 kffm - 15,5 kgfm, com gasolina -, oferecendo arranques rápidos, com a transmissão de cinco velocidades (a automática, tem quatro marchas).


Este Citroën, com cara de SUV, e cujo painel, embora mais curto, nos remete ao excelente Xsara Picasso, até nos utilíssimos vidros laterais dianteiros colados no para-brisas, asseguram uma visibilidade nas manobras extraordinária.


Na minha opinião, o carro tem um bom espaço interno - entre-eixos de 2,54m -, inclusive na altura e na traseira, acomoda três pessoas, mesmo as mais altas, mas bem confortáveis duas. 


Neste banco senti a falta do encosto de cabeça para o passageiro do meio.


A estabilidade do Aircross é confiável, garantindo curvas seguras, o que deve à suspensão independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas nas ruas e estradas de piso irregular a suspensão torna-se um pouco ruidosa


Este, aliás, é o único reparo que faço a este SUV da Citroën, que tem um porta-malas de 403 litros capacidade que chega aos 1.500 litros, com os bancos traseiros rebatidos.



O ar condicionado, com saídas no meio e nas extremidades do painel central do carro (embora quadradas, lembram o desenho das turbinas de avião) e direcionadores totalmente móveis evitando que o ar vá direto para a cara dos ocupantes dos bancos da frente, é manual, na versão testada, e gela com eficiência o habitáculo.


Na versão testada, a tela de sete polegadas, no painel vem preparada para receber central multimídia com tela touch screen e sensor de estacionamento traseiro. 


Por trás do volante, um controle remoto fixo permite a troca de estações do rádio e escolha dos itens do menu.


O Aircross, que é fabricado em Porto Real, no interior sul do Estado do Rio de Janeiro, trás rodas de 16" e grafismo lateral com a nova tipologia AIRCROSS, além de barras no teto e na traseira lanternas com máscara negra e para-choque atualizado com novas luzes de neblina e o pneu foi recolhido ao porta-malas, abaixo do assoalho.




quarta-feira, 20 de julho de 2016

CONCESSIONÁRIAS VOLARE PROMOVEM TEST-DRIVE DO NOVO VOLARE CINCO PARA CLIENTES CONHECEREM AS DIFERENÇAS COM OS PRODUTOS DA CONCORRÊNCIA. PARA REALIZAR O TESTE É SÓ SE DIRIGIR A UMA LOJA DA VOLARE

Foto: Ronaldo Santos

Caxias do Sul (RS), 20 de julho de 2016
– As concessionárias da Volare em todo o Brasil iniciaram um programa de test-drive para os clientes em potencial para divulgar os diferenciais e vantagens do novo modelo Volare Cinco. 

Para participar, os interessados devem procurar as concessionárias da marca em suas cidades e agendar para dirigir e conhecer melhor as características do veículo.

Os veículos de test-drive estão sendo entregues em todas as concessionárias e, neste momento, estão à disposição na Marco Veículos, Sobral (CE), Shopbus, Goiânia (GO), Metrobus, Porto Alegre (RS), Sulpremium, Lajeado (RS), Agritech, Caxias do Sul (RS), Ricci, Passo Fundo (RS) e Sobre Eixo, Pelotas (RS).

O Volare Cinco tem nova
 concepção, destacando-se o desenho, a estrutura e, o mais importante, a definição e a configuração do espaço interno. 

E, por isso, oferece o nível desejado de ergonomia, conforto, segurança e eficiência para o motorista e para os próprios passageiros.

O veículo reúne as principais características e vantagens de uma van, como agilidade, dirigibilidade, manobrabilidade, baixos consumo de combustível e custo de aquisição, com os atributos de um ônibus pequeno (quantidade de lugares, poltronas confortáveis, robustez, durabilidade, custo de manutenção, visibilidade, rede de pós-venda, preço de revenda e imagem da marca).

Por se tratar da concepção de um veículo totalmente novo e que envolveu o projeto integral (carroceria e chassi), a realização do test drive é muito importante para os operadores de transporte, por poderem verificar todos os diferenciais que oferece.

O Volare Cinco tem três diferentes configurações, entre 13 e 20 passageiros, e também incorpora conceitos construtivos de automóveis. 

O veículo possui dimensões reduzidas (comprimento de 6.700 mm, altura externa de 2.740 mm, largura de 2.010 mm, altura interna de 1.930 mm e largura interna de 1.908 mm). 

Com maior espaço interno e configuração diferenciada, oferece muito mais conforto, segurança e espaço.

É equipado com motorização Cummins ISF 2.8, com 150 cv de potência e torque de 360 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. 

O modelo possui tração traseira, o que garante melhor resposta em terrenos íngremes ou em aplicações severas. 

O posicionamento do motor na frente possibilita fácil acesso aos componentes mecânicos e rapidez de manutenção preventiva e diária.

Outro importante diferencial do Volare Cinco é o bagageiro. O modelo oferece até 1,57 m3 de espaço para bagagens em um compartimento exclusivo e separado do salão de passageiros, com maior facilidade de acesso.

SERVIÇO DE TÁXI-LOTAÇÃO DE PORTO ALEGRE RECEBE MICRO-ÔNIBUS SENIOR QUE VAI OPERAR NA FROTA DA VIAÇÃO PELICANO


Foto: Ronaldo Santos


A Marcopolo acaba de fornecer um micro-ônibus Senior Urbano para a Viação Pelicano Ltda., que vai operar no serviço de Táxi-Lotação de Porto Alegre.
Este é o primeiro veículo deste modelo fornecido para o sistema seletivo licitado e que permite oferecer transporte diferenciado, com conforto, segurança e total acessibilidade para os passageiros.

Segundo
Paulo Corso, diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo, o novo micro-ônibus Senior Urbano possui configuração diferenciada para oferecer  mais conforto e segurança, com sistema de GPS e controle de velocidade via satélite, poltronas reclináveis, sistema de ar-condicionado, vidros colados e total acessibilidade, como elevador, espaço exclusiva para cadeirantes e portadores de mobilidade reduzida. 

Com 8,7m de comprimento, o veículo tem capacidade para transportar 21 passageiros em poltronas do tipo Executiva 910, espaço para cadeirante e preparação para gravador de imagem.

terça-feira, 19 de julho de 2016

JEEP® COMEMORA 75º ANIVERSÁRIO COM CONCEITO COMEMORATIVO WRANGLER 75TH SALUTE. DESIGN DO WANGLER APRESENTA A FUNCIONALIDADE E A ROBUSTEZ DO JEEPPIONEIRO, O WILLYS MB, FEITO PARA O COMBATE NA ii GUERRA MUNDIAL. ASSISTA O VÍDEO MOSTRANDO OS PROCESSOS FINAIS DA MONTAGEM DO WRANGLER



Desde 1941, o nome Jeep® tem simbolizado uma família única de veículos que vão a qualquer lugar e fazem qualquer coisa. 

Esses veículos, inicialmente desenvolvidos para uso militar, depois de 1945 foram sendo adaptados para uma ampla variedade de aplicações civis. 

A Jeep está celebrando seu 75º aniversário em 2016, e para destacar a ocasião, o conceito comemorativo Wrangler 75th Salute foi criado como um tributo à trajetória e à tradição militar da marca.

“Criamos o Jeep Wrangler 75th Salute para festejar a história lendária da marca e para demonstrar que, 75 anos mais tarde, o icônico Jeep Wrangler é imediatamente reconhecível e claramente ligado ao original Willys MB”, diz Mike Manley, presidente e CEO mundial da Jeep. 

“Desde que eles foram produzidos pela primeira vez em 1941, os veículos Jeep têm sido a referência mais autêntica para capacidade off-road, tendo conquistado mais terreno, liderado mais aventuras e proporcionado mais liberdade aos motoristas do que qualquer outro veículo”, acrescentou.

O lema “a função define a forma” dos primeiros Jeep militares é evidente neste conceito. 

Interpretação moderna do Willys MB, o Wrangler 75th Salute é baseado em um Wrangler Sport duas-portas, e destaca a funcionalidade rústica e a herança do design do pioneiro, incluindo a ausência das colunas B e das portas. 

A pintura verde-oliva, vista pela primeira vez em veículos militares há 75 anos, está presente por todo o conceito.

Vários itens remetem aos veículos militares originais da Jeep:rodas inteiriças de aço de 16 polegadas, pneus militares de 32 polegadas com banda de rodagem não-direcional (para o rastro não mostrar o sentido de rodagem), travas do capô, estepe na traseira, assentos traseiros de lona, para-choques de aço (o traseiro com ganchos de reboque). 

Outras características incluem os aparadores de madeira no capô (para proteger o para-brisa quando rebatido), os espelhos laterais especiais e o emblema comemorativo nos para-lamas dianteiros.

Ao contrário da maioria dos carros conceituais, produzidos artesanalmente, o Jeep Wrangler 75th Salute foi construído na mesma linha de montagem em Toledo, no estado de Ohio, que tem produzido o Wrangler por décadas. 

Seu conjunto mecânico é formado pelo motor Pentastar V6 de 3,6 litros, de 284 cv, acoplado ao câmbio manual de seis marchas.

Clique aqui e acompanhe os processos finais da montagem do Jeep Wrangler 75th Salute.

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