Coluna nº 3.016 - 23 de Julho de 2016
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Caro Kicks
Nissan mostrou seu próximo produto, o Kicks. Segue o rito usual no processo: apresentação à imprensa, mídia sem custos; pausa para divulgação entre leitores; após, anúncios pagos e promoções.
Até março será importado. Aí, quando iniciar a ser produzido na fábrica de Resende, RJ, será o primeiro Nissan atualizado.
March e Versa, atualmente lá feitos, existiam há tempos. Por atualizado projeto inclui demandas de estilo, habitabilidade, uso de materiais para reduzir peso e aumento da rigidez estrutural, itens de segurança.
Vendas começam com o início dos Jogos Olímpicos – a Nissan é patrocinadora. Larga com veículos feitos no México – e estreando vendas no Brasil. Depois permeia ao mundo.
Lembrando
Foi exibido como conceito no Salão do Automóvel, S. Paulo, 2014, e ali descrito como SAV - Sport Activity Vehicle -, termo, criado pela BMW, descreve veículos com habilidades superiores às de um automóvel, cara de pretensa disposição, entretanto, sem tração total.
Agora, a Nissan mudou, dizendo-o crossover – misto de automóvel e station wagon. Rodar de automóvel, dimensionamento para enfrentar os desníveis e defeitos no piso urbano.
Nesta miríade de siglas, fico com o acróstico criado pela Ford para seu projeto Amazon – o EcoSport.
A companhia disse-o LUAV – Light Urban Adventure Vehicle – veículo leve para aventuras urbanas. É-me mais descritivo.
Entre um termo e outro, mesclando morfologias, a Nissan se apresenta como criadora dos Crossover, assim tipificando Qashaqui, Muraro, X-Trail e Juke. O Kicks será o primeiro degrau nesta escala.
Por alto
Marca se assina por um V frontal. Coisa inexplicável – adquirentes do March pintam-no de preto e o carro melhora...
Mais, tenta criar caminho próprio e particulizador num tempo de imposição pelos computadores de soluções ideais a todos os fabricantes, daí a similitude de linhas e a falta de personalidade de marcas.
O Kicks consegue se diferenciar, com soluções mais rebuscadas ante um dos queridinhos do mercado e concorrente Honda HR-V, em especial pelo teto flutuante criado pelos vidros de grande área.
Produto foi tratado como bloco único, daí ligações visuais entre elementos da frente à traseira e o realce pelas rodas em liga leve, aro 17” e para choques pintados em preto fosco.
Mais atual dos produtos à venda no Brasil, além do estilo marcante, porta câmera 360 graus e Detector de Objetos em movimento, por quatro câmeras integradas.
O interior tentativamente funcional e terminação em alto padrão intenta oferecer o melhor espaço da categoria, apesar da linha descendente do teto, lembrando o Land Rover Evoque, e a pretensão de sugerir a performance de um cupê. Painel evidencia tela colorida com 18 cm, ao centro.
Dinamicamente, utiliza o conceito de Mobilidade Inteligente, recursos de engenharia, manufatura e tecnologia focando equilíbrio entre performance e consumo, em paralelo aumento de segurança.
Na prática, menor peso, aerodinâmica, motor moderno, 1,6 litro, 114 cv – embora em fim de vida e com substituição programada -, transmissão CVT eletrônica.
Agrega adjutórios como o Controle Dinâmico de Chassis; de Curvas; de Freio Motor, influindo na suspensão, freios e estabilidade. Estabilizador Ativo da Carroceria.
O foco é proteger quem forma o conteúdo e dar boas sensações ao dirigir. Pacote moderno e atualmente único no segmento no Brasil.
Operacionalmente, tem 200 mm de altura livre do solo – idêntica à da Kombi -, e capacidade de transposição de trechos alagados em 45 cm – parece, na fase de adequação ao País, mediram algumas pequenas enchentes urbanas.
Em resumo
Atrevido em linhas, marcante, espaço interno bem administrado, bom tamanho urbano – 4,30m, econômico, nível A, pelo Inmetro. Ótimo conteúdo de tecnologia e segurança.
Tem peso politico na Nissan – é produzido no México, mas de início apenas vendido no Brasil.
Decisão impositiva mostra, a ordem de Carlos Ghosn, presidente mundial de Nissan-Mitsubishi-Renault para a Nissan, ter com 5% do mercado é para valer.
Hoje, mal cisca em 3%. Daí a solução tipo barriga-de-aluguel com o México. Visa disputar com Honda HR-V e Jeep Renegade, líderes, vendendo em torno de respectivos 6 mil e 5 mil unidades mensais.
Nissan disse poder dispor de 3 mil exemplares ao mês, volume pouco superior ao obtido por Ford EcoSport e Renault Duster.
Inicialmente, versão SL, topo de linha, a R$ 90 mil. Cara. Concorrente assemelhado, o HR-V, como todos os Honda, com preço inexplicavelmente elevado, tem dimensões assemelhadas, câmbio para quem não gosta de dirigir, o sistema CVT de polias deslizantes, porém, motor maior, 1.8 e 140 cv.
O City da Toyota
Fabricante japonesa administra os passos industriais para lançar, em dois anos, modelo intermediário entre o Etios sedã e o Corolla. Quer ocupar o espaço, como faz a Honda com o City, entre o Fit e o Civic.
Sem nome definido, pode seguir tendência da marca em aproveitar denominação de outro produto, como faz no Brasil chamando Altis a versão de pico do Corolla. Lá fora é outro automóvel. Nesta lógica o produto pode se chamar Yaris.
Produto será baseado na plataforma do Etios sedan, adequada para receber carroceria mais comprida e mais larga, e empregará a arquitetura mecânica liderada por motor 4 cilindros, 1.5, 16V e 103 cv.
Produto assemelhado é o Vios, inspirador de linhas.
Piração? - Atualmente, os dois automóveis mais potentes em produção nos EUA são o Charger e o Challenger Hellcat, com briosos 707 hp – 717 cv – sobre plataforma já antiga, exigindo muita engenharia para torná-los dirigíveis.
Mais - Notícia mais recente, próxima geração terá plataforma do Alfa Giulia, recém desenvolvida e com tração traseira, motor V6, 3,0 e 512 cv.
A FCA quer internacionalizá-la. Pela qualidade dinâmica novos Dodge terão potência elevada – uns dizem 750 hp – 760 cv -, outros 777. E tração total.
Negócio – Ferrari anunciou a acionistas bons números de atividade paralela, parques temáticos.
Tem operação em Maranello e Abu-Dhabi; constrói em Barcelona; fez sociedade para implantar na China. Será negócio de franchise.
Caminho – Na trilha para atender às imposições legais de redução de consumo e emissões, fabricantes usam metais mais leves, ligas, e a Ford lidera caminho ao aplicar alumínio militar em seu produto mais vendido, o picape F150.
Mais – Jeep prepara nova geração do Wrangler, com mesma fórmula, e GM adotará processo no seu topo de linha, o Cadillac CT6, seu primeiro a mesclar materiais.
Será produzido nos EUA e na China. Plataforma com quase 2/3 em alumínio reduz peso em 100 kg.
Fornecedor é a canadense Novellis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio.
Alemão – Audi R8 Spyder V10 teve pré-venda iniciada na Europa e aqui chegará até o final do ano.
5,2 litros, atmosférico, faz 540 cv e 55 m.kgf de torque. Acelera aos 100 km/h em 3,6s e atinge acima de 310 km/h.
Especial - Construção quase artesanal, plataforma mescla alumínio, e plástico reforçado com fibra de carbono; câmbio S-Tronic de duas embreagens, 7 marchas, tração nas 4 rodas. Tens R$ 1 milhão? É o preço projetado.
Motores – Expansão de mercado a veículos de grife, performance e preço induziu Porsche aplicar US$ 88 milhões em nova fábrica de motores em Zuffenhausen, Alemanha.
Apta a 200 unidades/dia faz V8 4.0, twin turbo, 550 hp. Também 4.0 diesel, 422 cv, para si e para o Audi SQ7.
Situação – Dentro da atual quadra econômica de contração de mercado, solução para chamar atenções do consumidor é fazer séries especiais – veículos com agregações de equipamentos e acessórios. Da Hyundai, Ocean nos HB 20.
O que – Em 6.000 unidades, câmera de ré; grade frontal lembrando os Lexus; rodas diamantadas, bancos em couro.
Trato vale para Hatch 1.0 e 1.6, e sedã 1.6. De quase R$ 50 mil a quase R$ 65 mil. Hyundai é marca coreana, mas produtos parecem japoneses da marca Takaro...
Prêmio – Desenho do picape Toro mereceu premiação internacional pelo Red Dot Design Award, um dos mais abrangentes e referenciais na especialidade.
Recebeu-o pela equipe Peter Fassbender, diretor de design da FCA América Latina. Conformação estética, grupo óptico frontal, parecença com automóveis e porta traseira bi partida calçaram as diferenciações para a láurea.
Recorde – Paganani Logística empresa goiana com 16 caminhões de potência acima de 350 cv adotou filtros Fleetgard/Cummins.
Surpreendeu-se obtendo 80 mil km de vida útil ante previsão do fabricante de máximos 60 mil km. Período esticado não é desídia confortável. Indicação de saturação por visor.
Atrás – O Pebble Beach Concours d’Élegance, visto como pico dos eventos de automóveis antigos, ampliou agenda: terá encontro, palestras e debates com pilotos famosos. No caso, os condutores dos míticos Ford GT 40.
Agenda – PB se ampliou nos últimos anos, incluindo pequeno salão de automóveis; test-drives com lançamentos; feira de automobilia. Mas a presença dos pilotos parece inspirada no feito há tempos pelo Amelia Island Concours d’Élegance, seu concorrente na Flórida.
Oportunidade – À venda espólio do colecionador Célio Ciari, médico em Jundiaí, SP, pioneiro no reunir Brasincas e Uirapurus.
Dos raros brasileiros produzidos em circa sete dezenas, há versões conversível e SS. Ocasião única.
Brasinca/Uirapuru, junto com os Willys Executivo, são formalmente os únicos Clássicos Brasileiros. O resto é papo. Thiago, 019.999.661.696, zap.
Gente – Oswaldo Barros, 82, alfista, passou.
OOOO Ícone e referência da em Alfa Romeo, dedicado exclusivamente há décadas, conhecia a teoria da prática.
OOOO Assistia, preparava, competia, auxiliava com conhecimento enciclopédico em motores 2000/2150/2300.
OOOO Por tudo, grande perda.
OOOO Lyle Wallers, 51, novo presidente Ford America do Sul.
OOOO Financista, vem para botar ordem e drenar e prejuízo de US$ 3M/dia.
OOOO Steven Armstrong, que passou três anos na função, sem se integrar ao país, transferido.
OOOO Em dezembro, Coluna 4915 antecipou troca.
O mítico Jeep faz 75 anos
Dia 14, marcou o início da carreira de um dos mais míticos veículos do mundo, o Jeep. Em 1941, a Willys-Overland recebeu o primeiro pedido do governo dos EUA para produzi-lo, preparando-se para entrar na II Guerra Mundial.
Produto ímpar, projeto de Karl Probst, projetista contratado pela Bantam, pequena fábrica, então fechada, filial de marca inglesa, em apenas 18 horas.
Olhou o que havia no mercado, pensou em modificações, reuniu componentes. Segundo passo, construiu-o do zero ao produto final em 44 dias.
No capítulo, o governo dos EUA preocupou-se com a encomenda à Bantam, então fechada, única a cumprir o edital do Exército, abriu excepcionalidade à Willys e à Ford.
Ao final, depurando o projeto, valeu o Willys MB, dividido com a Ford, o GPW. Dentre 637.000 Jeeps, Bantam BRC construiu imaginadas 2.000 unidades.
Outros marcos
Jeep criou o primeiro utilitário esportivo, a Rural; idem para o primeiro picape maleável com tração nas 4 rodas.
Historicamente, veículo definiu o surgimento das indústrias automobilísticas no Brasil e na Argentina; e pai e mãe de assemelhados mundo a fora.
Do francês Hotchkiss ao indiano Mahindra e ao japonês Mitsubishi. Integra o acervo do MoMA, museu de arte moderna em Nova York como exemplo de desenho limpo e funcional.
FCA, Fiat Chrysler Automobiles, atual dona da marca, homenageia a data produzindo unidade do seu produto Wrangler, tentando identidade ao mítico antecessor, apondo-lhe itens empregados no uso durante a II Guerra Mundial.
Pintado na cor Olive Drab, rodas em 16 polegadas com desenho lembrando as originais, pneus militares, releitura em retrovisores e estofamento, ganchos no para-choque em forma de trilho, emblemas militares. Será utilizado mundialmente para o aniversário e, após, irá ao Museu do Jeep.
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Nesta miríade de siglas, fico com o acróstico criado pela Ford para seu projeto Amazon – o EcoSport.
A companhia disse-o LUAV – Light Urban Adventure Vehicle – veículo leve para aventuras urbanas. É-me mais descritivo.
Entre um termo e outro, mesclando morfologias, a Nissan se apresenta como criadora dos Crossover, assim tipificando Qashaqui, Muraro, X-Trail e Juke. O Kicks será o primeiro degrau nesta escala.
Por alto
Marca se assina por um V frontal. Coisa inexplicável – adquirentes do March pintam-no de preto e o carro melhora...
Mais, tenta criar caminho próprio e particulizador num tempo de imposição pelos computadores de soluções ideais a todos os fabricantes, daí a similitude de linhas e a falta de personalidade de marcas.
O Kicks consegue se diferenciar, com soluções mais rebuscadas ante um dos queridinhos do mercado e concorrente Honda HR-V, em especial pelo teto flutuante criado pelos vidros de grande área.
Produto foi tratado como bloco único, daí ligações visuais entre elementos da frente à traseira e o realce pelas rodas em liga leve, aro 17” e para choques pintados em preto fosco.
Mais atual dos produtos à venda no Brasil, além do estilo marcante, porta câmera 360 graus e Detector de Objetos em movimento, por quatro câmeras integradas.
O interior tentativamente funcional e terminação em alto padrão intenta oferecer o melhor espaço da categoria, apesar da linha descendente do teto, lembrando o Land Rover Evoque, e a pretensão de sugerir a performance de um cupê. Painel evidencia tela colorida com 18 cm, ao centro.
Dinamicamente, utiliza o conceito de Mobilidade Inteligente, recursos de engenharia, manufatura e tecnologia focando equilíbrio entre performance e consumo, em paralelo aumento de segurança.
Na prática, menor peso, aerodinâmica, motor moderno, 1,6 litro, 114 cv – embora em fim de vida e com substituição programada -, transmissão CVT eletrônica.
Agrega adjutórios como o Controle Dinâmico de Chassis; de Curvas; de Freio Motor, influindo na suspensão, freios e estabilidade. Estabilizador Ativo da Carroceria.
O foco é proteger quem forma o conteúdo e dar boas sensações ao dirigir. Pacote moderno e atualmente único no segmento no Brasil.
Operacionalmente, tem 200 mm de altura livre do solo – idêntica à da Kombi -, e capacidade de transposição de trechos alagados em 45 cm – parece, na fase de adequação ao País, mediram algumas pequenas enchentes urbanas.
Em resumo
Atrevido em linhas, marcante, espaço interno bem administrado, bom tamanho urbano – 4,30m, econômico, nível A, pelo Inmetro. Ótimo conteúdo de tecnologia e segurança.
Tem peso politico na Nissan – é produzido no México, mas de início apenas vendido no Brasil.
Decisão impositiva mostra, a ordem de Carlos Ghosn, presidente mundial de Nissan-Mitsubishi-Renault para a Nissan, ter com 5% do mercado é para valer.
Hoje, mal cisca em 3%. Daí a solução tipo barriga-de-aluguel com o México. Visa disputar com Honda HR-V e Jeep Renegade, líderes, vendendo em torno de respectivos 6 mil e 5 mil unidades mensais.
Nissan disse poder dispor de 3 mil exemplares ao mês, volume pouco superior ao obtido por Ford EcoSport e Renault Duster.
Inicialmente, versão SL, topo de linha, a R$ 90 mil. Cara. Concorrente assemelhado, o HR-V, como todos os Honda, com preço inexplicavelmente elevado, tem dimensões assemelhadas, câmbio para quem não gosta de dirigir, o sistema CVT de polias deslizantes, porém, motor maior, 1.8 e 140 cv.
Nissan Kicks. Caro.
O City da Toyota
Fabricante japonesa administra os passos industriais para lançar, em dois anos, modelo intermediário entre o Etios sedã e o Corolla. Quer ocupar o espaço, como faz a Honda com o City, entre o Fit e o Civic.
Sem nome definido, pode seguir tendência da marca em aproveitar denominação de outro produto, como faz no Brasil chamando Altis a versão de pico do Corolla. Lá fora é outro automóvel. Nesta lógica o produto pode se chamar Yaris.
Produto será baseado na plataforma do Etios sedan, adequada para receber carroceria mais comprida e mais larga, e empregará a arquitetura mecânica liderada por motor 4 cilindros, 1.5, 16V e 103 cv.
Produto assemelhado é o Vios, inspirador de linhas.
Novo sedã Toyota ficará entre o Etios e o Corolla
Roda-a-Roda
Piração? - Atualmente, os dois automóveis mais potentes em produção nos EUA são o Charger e o Challenger Hellcat, com briosos 707 hp – 717 cv – sobre plataforma já antiga, exigindo muita engenharia para torná-los dirigíveis.
Mais - Notícia mais recente, próxima geração terá plataforma do Alfa Giulia, recém desenvolvida e com tração traseira, motor V6, 3,0 e 512 cv.
A FCA quer internacionalizá-la. Pela qualidade dinâmica novos Dodge terão potência elevada – uns dizem 750 hp – 760 cv -, outros 777. E tração total.
Negócio – Ferrari anunciou a acionistas bons números de atividade paralela, parques temáticos.
Tem operação em Maranello e Abu-Dhabi; constrói em Barcelona; fez sociedade para implantar na China. Será negócio de franchise.
Caminho – Na trilha para atender às imposições legais de redução de consumo e emissões, fabricantes usam metais mais leves, ligas, e a Ford lidera caminho ao aplicar alumínio militar em seu produto mais vendido, o picape F150.
Mais – Jeep prepara nova geração do Wrangler, com mesma fórmula, e GM adotará processo no seu topo de linha, o Cadillac CT6, seu primeiro a mesclar materiais.
Será produzido nos EUA e na China. Plataforma com quase 2/3 em alumínio reduz peso em 100 kg.
Fornecedor é a canadense Novellis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio.
Alemão – Audi R8 Spyder V10 teve pré-venda iniciada na Europa e aqui chegará até o final do ano.
5,2 litros, atmosférico, faz 540 cv e 55 m.kgf de torque. Acelera aos 100 km/h em 3,6s e atinge acima de 310 km/h.
Especial - Construção quase artesanal, plataforma mescla alumínio, e plástico reforçado com fibra de carbono; câmbio S-Tronic de duas embreagens, 7 marchas, tração nas 4 rodas. Tens R$ 1 milhão? É o preço projetado.
Motores – Expansão de mercado a veículos de grife, performance e preço induziu Porsche aplicar US$ 88 milhões em nova fábrica de motores em Zuffenhausen, Alemanha.
Apta a 200 unidades/dia faz V8 4.0, twin turbo, 550 hp. Também 4.0 diesel, 422 cv, para si e para o Audi SQ7.
Situação – Dentro da atual quadra econômica de contração de mercado, solução para chamar atenções do consumidor é fazer séries especiais – veículos com agregações de equipamentos e acessórios. Da Hyundai, Ocean nos HB 20.
O que – Em 6.000 unidades, câmera de ré; grade frontal lembrando os Lexus; rodas diamantadas, bancos em couro.
Trato vale para Hatch 1.0 e 1.6, e sedã 1.6. De quase R$ 50 mil a quase R$ 65 mil. Hyundai é marca coreana, mas produtos parecem japoneses da marca Takaro...
Prêmio – Desenho do picape Toro mereceu premiação internacional pelo Red Dot Design Award, um dos mais abrangentes e referenciais na especialidade.
Recebeu-o pela equipe Peter Fassbender, diretor de design da FCA América Latina. Conformação estética, grupo óptico frontal, parecença com automóveis e porta traseira bi partida calçaram as diferenciações para a láurea.
Recorde – Paganani Logística empresa goiana com 16 caminhões de potência acima de 350 cv adotou filtros Fleetgard/Cummins.
Surpreendeu-se obtendo 80 mil km de vida útil ante previsão do fabricante de máximos 60 mil km. Período esticado não é desídia confortável. Indicação de saturação por visor.
Atrás – O Pebble Beach Concours d’Élegance, visto como pico dos eventos de automóveis antigos, ampliou agenda: terá encontro, palestras e debates com pilotos famosos. No caso, os condutores dos míticos Ford GT 40.
Agenda – PB se ampliou nos últimos anos, incluindo pequeno salão de automóveis; test-drives com lançamentos; feira de automobilia. Mas a presença dos pilotos parece inspirada no feito há tempos pelo Amelia Island Concours d’Élegance, seu concorrente na Flórida.
Oportunidade – À venda espólio do colecionador Célio Ciari, médico em Jundiaí, SP, pioneiro no reunir Brasincas e Uirapurus.
Dos raros brasileiros produzidos em circa sete dezenas, há versões conversível e SS. Ocasião única.
Brasinca/Uirapuru, junto com os Willys Executivo, são formalmente os únicos Clássicos Brasileiros. O resto é papo. Thiago, 019.999.661.696, zap.
Brasincas/Uirapurus à venda em unidades
Gente – Oswaldo Barros, 82, alfista, passou.
OOOO Ícone e referência da em Alfa Romeo, dedicado exclusivamente há décadas, conhecia a teoria da prática.
OOOO Assistia, preparava, competia, auxiliava com conhecimento enciclopédico em motores 2000/2150/2300.
OOOO Por tudo, grande perda.
OOOO Lyle Wallers, 51, novo presidente Ford America do Sul.
OOOO Financista, vem para botar ordem e drenar e prejuízo de US$ 3M/dia.
OOOO Steven Armstrong, que passou três anos na função, sem se integrar ao país, transferido.
OOOO Em dezembro, Coluna 4915 antecipou troca.
O mítico Jeep faz 75 anos
Jeep Wrangler decorado com seu antecessor, de 1941.
Dia 14, marcou o início da carreira de um dos mais míticos veículos do mundo, o Jeep. Em 1941, a Willys-Overland recebeu o primeiro pedido do governo dos EUA para produzi-lo, preparando-se para entrar na II Guerra Mundial.
Produto ímpar, projeto de Karl Probst, projetista contratado pela Bantam, pequena fábrica, então fechada, filial de marca inglesa, em apenas 18 horas.
Olhou o que havia no mercado, pensou em modificações, reuniu componentes. Segundo passo, construiu-o do zero ao produto final em 44 dias.
No capítulo, o governo dos EUA preocupou-se com a encomenda à Bantam, então fechada, única a cumprir o edital do Exército, abriu excepcionalidade à Willys e à Ford.
Ao final, depurando o projeto, valeu o Willys MB, dividido com a Ford, o GPW. Dentre 637.000 Jeeps, Bantam BRC construiu imaginadas 2.000 unidades.
Outros marcos
Jeep criou o primeiro utilitário esportivo, a Rural; idem para o primeiro picape maleável com tração nas 4 rodas.
Historicamente, veículo definiu o surgimento das indústrias automobilísticas no Brasil e na Argentina; e pai e mãe de assemelhados mundo a fora.
Do francês Hotchkiss ao indiano Mahindra e ao japonês Mitsubishi. Integra o acervo do MoMA, museu de arte moderna em Nova York como exemplo de desenho limpo e funcional.
FCA, Fiat Chrysler Automobiles, atual dona da marca, homenageia a data produzindo unidade do seu produto Wrangler, tentando identidade ao mítico antecessor, apondo-lhe itens empregados no uso durante a II Guerra Mundial.
Pintado na cor Olive Drab, rodas em 16 polegadas com desenho lembrando as originais, pneus militares, releitura em retrovisores e estofamento, ganchos no para-choque em forma de trilho, emblemas militares. Será utilizado mundialmente para o aniversário e, após, irá ao Museu do Jeep.
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