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quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sol poeira, lama e chuva além de paisagens belissimas foram os ingredientes para o sucesso da etapa Nissan Nagai Juiz de Fora que encerrou com chave de ouro a série de disputas do Novo Rally Minas Gerais 2017



Neste final de semana (17 e 18.11) o Novo Rally Minas Gerais, reuniu grandes nomes do off road nacional numa disputa através das serras e vales de Juiz de Fora e região.
Sol, poeira lama, chuva e muita confraternização foram os ingredientes para o sucesso da etapa final do Novo Rally MG 2017. Um Novo Rally para ninguém botar defeito. E realmente foi assim que aconteceu!


Na sexta feira, o “esquenta” foi no espaço montado na antiga Churrascaria Estrela Sul no bairro São Mateus em Juiz de Fora onde os competidores puderam saborear um delicioso churrasco oferecido pela organização, a bebida ficou por conta da Cerveja Sobre Rodas e Cervejaria Antuérpia, onde rolou a confraternização entre os participantes e também a secretaria de prova.  

Já no sábado a largada aconteceu a partir das 11h. A manhã de sol foi o prenuncio de uma prova repleta de surpresas. 

Competidores vindos de diversas cidades de Minas e também do Rio de Janeiro, Goiás, Espirito Santo e São Paulo enfrentaram 196 km pelas estradas e trilhas entre Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira e Santana do Deserto. 


O “condominio” com seus balaios “acordou” a moçada, pois qualquer erro seria fatal em busca do lugar mais alto do pódio, já o trecho “in door” levantou poeira e também a moçada que assistia a performance dos competidores. 

Quase no final da prova, a chuva esquentou a disputa. O roteiro foi elogiado por todos. A partir das 16h os primeiros competidores começaram a chegar na antiga Churrascaria Estrela Sul, ponto de encontro e largada e também onde aconteceu a festa de premiação após 5 horas de prova. Um final de semana para ninguém botar defeito.

Weidner Moreira diretor técnico enfatiza: Assim termina o Novo Rally MG, um campeonato que tinha a pretensão de fomentar novamente o rally na região e ver que foi além, com competidores rodando quatrocentos, seiscentos quilômetros ou muito mais que isso, nos motiva a sermos ainda melhores. 

Nós da organização só podemos agradecer a cada participante por acreditarem. Muito obrigado a todos e que venha 2018.

“Após cinco etapas disputadíssimas, chegou ao final o campeonato Novo Rally MG. Fomos os campeões da categoria Master, nos tornando penta campeão mineiro, que venha 2018, valeu !” comemora  o piloto de Belo Horizonte Fernando Lage campeão PILOTO MASTER do Novo Rally Minas Gerais 2017.

Já Marcos Leal da organização do evento enfatiza que a união de todos foi o principal fator para o sucesso do evento: “Foi um evento de rallyzeiro para rallyzeiro. Obrigado a todos, competidores, patrocinadores e apoiadores que estiveram conosco nas seis etapas: Ibitipoca, Barbacena, Ibitipoca Off Road, Santos Dumont e Juiz de Fora. Aguardamos voces no Novo Rally 2018.”



Os vencedores da etapa:

Cat. Master: Bráulio Ferreira/ Matheus Mazzei – Juiz de Fora MG
Cat. Graduado: Diná de Alencastro/Lourival Roldan – Goiânia GO
Cat. Turismo: Léo Lanziotti/Priscila Nogueira – Belo Horizonte MG
Cat. Turismo Light: Kleber Santana/Fernanda Santana - Guarulhos SP

Campeões do Novo Rally 2017


Piloto
Master: Fernando Lage – Belo Horizonte MG
Graduado: Jean Kamil – Juiz de Fora MG
Turismo: Amir Novaes- Volta Redonda RJ
Turismo Ligth: Kleber Santana – Guarulhos SP


Navegador
Master: Matheus Mazzei – Juiz de Fora MG
Graduado: Leonardo Vieira – Juiz de Fora MG
Turismo: Yago Massariol – Volta Redonda RJ
Turismo Ligth: Fernanda Santana – Guarulhos SP



Resultados completos: www.totemonline.com.br

A etapa Nissan Nagai Juiz de Fora tem o patrocínio e apoio da Concessionária Nissan Nagai JF, Cervejaria Antuérpia, BF Goodrich e Jacar Pneus.



Realização M8 Rally e Jeep Clube Juiz de Fora, apuração TOTEM e supervisão da Federação Mineira de Automobilismo


Chevrolet Equinox ganha nova versão de acabamento, mais simples. Modelo traz motor 2.0 turbo de 262 cv, transmissão automática de nove marchas e os itens de conforto e conveniência mais valorizados pelo consumidor do segmento. Com tração exclusivamente dianteira, modelo chega como o utilitário esportivo mais econômico em sua faixa de potência, de acordo com dados do Inmetro. Versão LT chega para complementar oferta do SUV no mercado e atender solicitação de consumidores que buscam um veículo de alto desempenho, porém em uma configuração mais acessível. Custa R$ 134.990




São Caetano do Sul – Devido ao sucesso do Equinox Premier no mercado brasileiro, a Chevrolet está ampliando a oferta do modelo com uma versão complementar, mais acessível, equipada com o mesmo conjunto propulsor composto pelo motor 2.0 turbo de 262 cavalos e pela transmissão automática de nove marchas.

O Equinox LT vem muito bem equipado e reúne os itens de conforto, conectividade e segurança mais valorizados pelo consumidor do segmento.

Entre os destaques estão multimídia MyLink com tela de 8” com GPS, Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar, sistema de cancelamento de ruído externo, airbags frontais, laterais e de cortina, além de banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado dual zone e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

Confira outros destaques do modelo:
• Abertura das portas e alarme através de sensor de aproximação na chave
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Alavanca no porta-malas para rebatimento dos bancos traseiros
• Alerta de pressão dos pneus
• Assistente de partida em aclive
• Aviso de não utilização do cinto de segurança pelos ocupantes
• Banco traseiro com encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível
• Câmera de ré com linhas-guia
• Chave presencial eletrônica
• Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
• Computador de bordo com tela de LCD colorida
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Controle de tração
• Controle eletrônico de estabilidade
• Controles de áudio e telefonia no volante
• Direção elétrica progressiva
• Dupla entradas USB no console dianteiro e traseiro
• Escapamento duplo com ponteira cromada
• Espelhos retrovisores externos elétricos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
• Espelho retrovisor interno eletrocrômico
• Faróis com ajuste de altura
• Freio de estacionamento elétrico
• Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
• Grade ativa do radiador
• Indicador de vida útil do óleo
• Lanterna em LED
• Luz de cortesia no porta-malas
• Para-brisa com isolamento acústico
• Partida sem chave
• Porta-objetos de 79 litros sob o porta-malas
• Rack de teto com barras longitudinais
• Saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Sistema Isofix de fixação de cadeiras para crianças
• Spoiler traseiro
• Stop/Start
• Tomada de força 12V no console dianteiro e traseiro e no porta-malas
• Trava elétrica das portas com acionamento na chave
• Vidro elétrico com acionamento pela chave
• Volante de direção com revestimento premium

“O Equinox Premier está sendo um grande sucesso comercial, com procura muita acima da nossa projeção inicial”, conta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

“Para poder elevar a oferta do Equinox no mercado, a Chevrolet decidiu ampliar o volume de importação do modelo complementando com a versão LT, também para atender à solicitação de consumidores que buscam um SUV de alto desempenho, porém com uma configuração mais acessível”, explica o executivo.



Referência em eficiência energética
Muito bem equipado de série, o Equinox LT diferencia-se de rivais na mesma faixa de preço por ser mais potente e tecnológico, mantendo assim a estratégia de oferecer um produto de alto valor agregado.

A nova versão do Equinox estreia com acabamentos exclusivos, como o interior com revestimento premium predominante preto Jet Black, rodas de alumínio aro 18 com design esportivo, faróis tipo projetor de xenônio com luz de condução diurna em LED e grade frontal com moldura cromada e aletas em preto High Gloss.

O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.
Eficiência energética é outro destaque do Equinox LT. Equipado com tração dianteira, o SUV percorre com um litro de gasolina, médias de 9,1 quilômetros na cidade e 11,2 quilômetros na estrada, de acordo com dados do Inmetro.

Esses números colocam o Equinox LT como o utilitário esportivo a combustão mais econômico em sua faixa de potência.

Colaboram tecnologias como o motor com injeção direta de combustível, o turbo de duplo fluxo e a carroceria com alto índice de matérias nobres e soldas a laser.

A nova versão mantém inovações de segurança trazidas pelo Equinox Premier, entre elas o sistema de pre-pressiorização das linhas de freio com auxílio em longas frenagens, o sistema de vetorização de torque, o controle de balanço do reboque e a função de atenuação de capotamento.

A versão LT está disponível nas seguintes cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir do fim de novembro.



terça-feira, 21 de novembro de 2017

A partir de janeiro de 2018, se você comprar um VW Virtus, vai ouvir falar em inteligência artificial, manual cognitivo ou mesmo IBM Watson quando o assunto for dúvida sobre seu automóvel.



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 

20 | NOVEMBRO | 2017




Inteligência artificial para ajudar motoristas


Quem você procura quando surge uma luz no painel e você não sabe o que significa? Como conectar seu telefone celular com o sistema multimídia do veículo novo? 

A grande maioria das pessoas vai ligar para um amigo, para uma outra pessoa que tem um modelo semelhante ou o caminho mais recomendado, o manual do fabricante.

A partir de janeiro de 2018, você vai ouvir falar em inteligência artificial, manual cognitivo ou mesmo IBM Watson quando o assunto for dúvida sobre seu automóvel. 

O que para muitos é futuro, a Volkswagen vai tornar realidade com o lançamento do Virtus, o sedã do Novo Polo. O modelo será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização.


Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o sedã vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. 

Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.


A implementação dessa nova tecnologia complementará a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. 

Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido. O aplicativo permitirá aos usuários interagir e obter informações sobre a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.


O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). 

Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.

Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).

Utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente perguntar, por exemplo, “como conecto meu celular no rádio?”.

Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos":


[São apresentados CARDS para o usuário, com imagens e os seguintes textos].

1 - No sistema de rádio, clique em PHONE.

2 - Aperte o botão de função ao lado da exibição PROCURAR TELEFONE.

3 - Procure o celular que você quer parear na tela do rádio.
4 - Se precisar, confirme o pareamento e digite o código PIN que estará na tela do rádio e confirme.

Outra dúvida pode ser sobre o funcionamento de algum recurso do veículo:
Pergunta: Meu retrovisor mexe sozinho quando dou ré.
Resposta: Isso é muito útil. Esta é a funcionalidade Tilt Down. Quando ela está acionada, o retrovisor direito se movimenta automaticamente até que você consiga ver a borda da calçada quando estiver em marcha à ré. Isso te ajuda na hora de estacionar.


Quer configurar agora?
[São apresentados os botões (SIM) e (NÃO)].

O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta.

Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.

Por exemplo:
Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”
Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar.”

[É exibido o botão de câmera]
[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]

“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. 

A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar esse problema assim que possível.”

Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC.


O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC.

→ Aplicativo inteligente com todo o conteúdo dos manuais do veículo vai responder questões sobre o sedã;

→ Recurso entende linguagem natural, como em uma conversa informal, e “aprende” com base nas interações que tem com o motorista;

→ Consulta pode ser por meio de escrita, voz ou por fotografia;

→ Sistema utiliza tecnologia Watson, da IBM Cloud. Todo o conteúdo estará hospedado na “nuvem”.

A interação com o cliente será também levada para outro nível, mais próximo e pessoal. Será possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.

Por meio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao usuário vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização – como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo em uma concessionária.


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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Pastilhas dianteiras da TMD/Cobreq à venda no mercado paralelo para oito modelos do Jeep Compass



Com a referência de catálogo Cobreq N-1774 (complemento de linha), a TMD Friction do Brasil colocou, no mercado de reposição, pastilhas dos freios dianteiros de oito versões do Jeep Compass nos modelos Limited, Longitude, Nigth Eagle, Sport e Trailhawk.

O Compass Limited 2.0 Flex 4x2 tem motor de 166 cv (etanol), enquanto o Limited 2.0 Turbodiesel 4x4 entrega 170 cv. São as mesmas motorizações para Longitude 2.0 Flex 4x2, Longitude 2.0 Turbodiesel 4x4, Compass Nigth Eagle 2.0 Flex 4x2, Compass Nigth Eagle 2.0 Turbodiesel, Compass Sport 2.0 Flex e Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4x4.

As versões turbodiesel, com torque de 35,7 kgfm, são dotadas de câmbio automático de nove velocidades, o qual proporciona trocas suaves de marchas e economia de combustível. Já as versões flex 2.0L, com torque de 20,5 kgfm, possuem transmissão de 6 velocidades.

Para atender todos os requisitos de segurança no desenvolvimento de uma pastilha de freio, a TMD Friction do Brasil, parte do Grupo Nisshinbo, o maior fabricante mundial de material de atrito, realiza intensos testes de campo e de laboratório, com temperaturas extremas, variadas velocidades de uso e diversas condições de peso e durabilidades.




Salão Duas Rodas chega ao fim trazendo saldo positivo para o segmento




São Paulo, 20 de novembro de 2017 - A edição 2017 do Salão Duas Rodas realizada no Expo São Paulo chegou ao fim e é hora de colocar na balança a experiência junto a profissionais do setor e público do segmento.


Novidades, alta tecnologia e muita adrenalina marcaram esta semana que marca o calendário do segmento a cada dois anos. Dos pequeninos aos mais experientes, todos disputavam um espaço para conferir os lançamentos...


Falando em lançamento, a Kawasaki apresentou no Salão Duas Rodas 2017 a linha completa de produtos para 2018, com destaque para dois novos lançamentos globais apresentados há menos de duas semanas e com lançamento no Brasil previsto para o segundo semestre de 2018: Z900RS e Ninja 400.

Segundo Sonia Harue Ando, gerente comercial da Kawasaki, “o Salão Duas Rodas nos aproximou mais dos futuros clientes e pudemos trocar experiências e expectativas com os nossos clientes atuais. O teste-ride foi uma estratégia muito positiva para nós e para os futuros clientes puderam ‘experimentar’ os produtos, entender o perfil de cada um deles e o melhor de tudo estar do nosso lado para compartilhar essa experiência, sua intenção e sua necessidade de compra”.


Estreante no maior evento do segmento, a Vespa atraiu os visitantes com o colorido de seus veículos. As estrelas em destaque no estande do ícone italiano foram a Vespa Classic VXL 150 e a o modelo de três rodas Piaggio MP3 Yourban Sport. Para Giuseppe de Paola, presidente da Assef Beclly Vespa no Brasil, “esta edição do Salão Duas Rodas foi um momento histórico para a Vespa e a Piaggio, na sua primeira aparição com um espaço próprio e um lançamento dedicado exclusivo a este evento".


“O Salão mostrou toda sua potencialidade, com público numeroso, amante das duas rodas e muitos profissionais. Um palco cênico onde pudemos encontrar o nosso target e ficar próximo dele”, afirma Giuseppe.

O presidente da marca italiana no Brasil avalia o Salão como grande oportunidade “para os brasileiros demonstrarem o amor pela marca-ícone que representa a Itália; uma lembrança de momentos feliz, e que é uma combinação perfeita de estilo, tradição e qualidade excelente de produto e material”. E finaliza dizendo o resultado foi ainda mais positivo porque “a Vespa mantém seu espaço no mercado onde há crescente demanda de scooter, porque Vespa é o scooter, e o scooter é só Vespa!”


Deixando o Salão Duas Rodas já de olho na Black Friday, a Riffel Motospirit recheou o estande da marca de acessórios e equipamentos de segurança. De acordo com Charles Koschnik, diretor comercial da empresa, “a edição 2017 do Salão Duas Rodas para nós foi bastante positiva, tivemos a oportunidade de recepcionar e negociar com vários de nossos clientes vindos de diversas regiões do Brasil e América Latina, fortalecendo a imagem da empresa, divulgando nossa marca junto ao trade e também ao público consumidor final, que pela primeira vez teve a oportunidade de realizar uma experiência de compra em nossa loja com nossos produtos da linha de roupas de segurança, o que mostrou-se uma experiência também muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor esse consumidor, entender e atender seus desejos e necessidades”. 


Se por um lado "o saldo para a Riffel Motospirit foi positivo e sem dúvida consolidamos ainda mais nossa posição de liderança nos segmentos que atuamos”, por outro, Charles lamenta que “embora para a Riffel a experiência tenha sido muito boa, lamentamos o fato desta edição contar com menor número de expositores da linha de peças de reposição. Certamente a crise e os altos custos cobrados pela promotora do evento, inviabilizou maior participação, fazendo com que a feira perdesse importância junto a varejistas e atacadistas do setor de reposição de motopeças. Vários de nossos clientes deixaram de vir ao evento”. 

O diretor comercial sugere que “este fato precisa ser revisto para que o Salão Duas Rodas continue a ser o principal evento do setor e que tenhamos na próxima edição um melhor aproveitamento do investimento realizado”.

De acordo com o diretor e fundador da 4Ride, Gustavo Carvalho, seu primeiro contato com o público do setor foi positivo quando o assunto é clube de motos compartilhadas. 

“Posso dizer que o lançamento oficial da 4Ride foi positivo, superando as expectativas e nossa aceitação foi de 99%” e com um volume de negócios potenciais chegando aos R$ 300 mil reais que contabilizamos através das fichas de interesse preenchidas nestes dias."

Gustavo contou que outro ponto a favor foram a faixa etária e o interesse diversificado nos tipos de clubes. “Ficamos surpresos com a aceitação do público sênior também, além do jovem já previsto. E dentre eles, notamos interesse nas três modalidades de clubes de motos premium propostas”, ressalta Gustavo. 


Agora resta aguardar e avaliar os resultados do mercado do pós-Salão...

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

México Baja 1000: Incêndio provoca abandono da ‘Família da Poeira’ em pleno Deserto. Reinaldo Varela ia correr com os seus três filhos pela primeira vez.


Não foi desta vez que o bicampeão mundial de Rally cross country Reinaldo Varela (Divino Fogão/Blindarte/Tecmin) concretizou o sonho de correr com os seus três filhos no mesmo carro. 

As consequências de um grande incêndio provocaram a desistência da ‘Família da Poeira’ após cerca de 330 km da 50ª edição do Baja 1000, que foi disputado nos dias 16 e 17 de novembro na região de Baja California, próximo ao Oceano Pacífico, no México.

“Foi assustador o incêndio, mas ninguém se machucou seriamente. Ficou só a tristeza de não terminar a prova”, comentou Reinaldo Varela. 

O navegador catarinense Gustavo Gugelmin teve queimaduras leves no rosto, pois demorou cerca de 15 segundos para sair do carro, em virtude de o cinto de segurança ter ficado preso.

Varela e Gugelmin largaram e depois de 160 do total de 1.825 km de prova, a Divino Fogão Rally Team teve o primeiro problema, com um pequeno incêndio provocado pelo curto-circuito no sistema de comunicação. Com 135 milhas (217 km) Gabriel Varela assumiu o volante.


“Estávamos andando super bem, com um ritmo muito bom. Éramos top 3 até parar para abastecer”, contou o filho do meio de Reinaldo. 

Quando o veículo estava sendo abastecido, soltou o bocal do tanque e todo o combustível que vazou caiu no escapamento e no motor do buggie, provocando uma explosão seguida de incêndio, com o piloto e navegador dentro do cockpit. O carro ficou pegando fogo por dois minutos até as chamas serem debeladas.

Gustavo Gugelmin ainda ficou trabalhando por oito horas seguidas refazendo todo o chicote elétrico, e o carro voltou para a Especial. 

Faltando apenas três milhas para um ckeck point a correia do alternador estourou as 3h30 da madrugada. “Como não tínhamos mais as peças reservas no carro, fomos obrigados a abandonar”, lamentou o navegador.

“Nosso objetivo era terminar a prova, mas infelizmente fomos vencidos pelo desafio”, completou o patriarca da ‘Família da Poeira’. 

Tanto o primogênito Rodrigo, quanto o caçula Bruno Varela não tiveram o gostinho de acelerar o buggie do pai durante a maratona histórica.

A prova de 1.134,40 milhas começou em Ensenada, na Baja California, porto marítimo no Oceano Pacífico, e terminou em La Paz, na Baja California Sur, perto da ponta da majestosa Península de Baja California.

A solução de veículos autônomos pode passar por regiões segregadas de tráfego urbano ou rodoviário onde todos os veículos – não apenas alguns – teriam condições de trocar informações em tempo real e evitar muito provavelmente 100% dos acidentes.


Alta Roda 

Nº 967 — 17/11/17

Fernando Calmon


TRANSIÇÃO PARA O FUTURO


Conectividade, automação, compartilhamento e eletrificação são assuntos do momento e, como esperado, dominaram os trabalhos técnicos, conferências e debates no 26º Congresso SAE Brasil, em São Paulo, na semana passada. 

Essas quatro vertentes, na verdade, estão em verdadeira ebulição no mundo, provocam discussões algumas vezes acaloradas e inúmeras soluções alternativas. Tudo distribuído em 17 painéis e 151 relatórios, sendo 116 inéditos

O tema central do congresso este ano foi “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro”. A transição, realmente, é o que gera muitas dúvidas ou mesmo especulações. 

Uma das preocupações, externada por palestrantes, aponta para segurança dos dados em um mundo conectado. Ainda pairam desconfianças sobre a tal “blindagem” contra hackers do mal ou, simplesmente, falhas tecnológicas.

A solução de veículos autônomos, por exemplo, pode passar por regiões segregadas de tráfego urbano ou rodoviário onde todos os veículos – não apenas alguns – teriam condições de trocar informações em tempo real e evitar muito provavelmente 100% dos acidentes.

No último dia do Congresso ocorreu a primeira colisão leve, em Las Vegas, estado de Nevada (EUA), entre um estreante micro-ônibus autônomo em viagem oficial (semicomercial) e um caminhão. Nada além de arranhões nos dois veículos, porém sem tempo de fazer parte dos debates aqui.

Mais alguns avanços são necessários, entre eles mapas digitais extremamente precisos e roteadores de tráfego de confiabilidade superior. 

Neste campo, aproxima-se uma batalha entre Google Maps e a Here (pertencente ao trio de ferro alemão Audi, BMW e Daimler).

Até o momento Google e seu braço Waze conseguiram posição de destaque indiscutível no mundo e no Brasil. Mas já se notam falhas de rotas em ambas as plataformas, algumas mesmo inaceitáveis, que irritam e provocam atrasos desnecessários, quando se buscava exatamente o oposto. Nada como a boa e esperada concorrência para que todos ganhem.

Doug Patton, presidente da SAE International, admitiu a falta de um modelo pronto de compartilhamento de automóveis aplicável em todo o mundo. 

Na opinião da Coluna trata-se de um ponto bastante relevante. Realidades e contrastes são tão diferentes até mesmo dentro de um país, como o Brasil, que é preciso relativizar a apontada “falta de interesse dos jovens pelos automóveis”. 

Em grandes cidades pode ocorrer graças às opções existentes, entretanto nas médias e pequenas o cenário indica ser outro.

Na exposição agregada ao Congresso, empresas tinham o que mostrar ou mesmo indicar tendências. A brasileira Moura, fabricante de baterias convencionais, tem projetos para as de íons de lítio, mas por enquanto visa apenas nichos de mercado em parceria com chineses. 

Por outro lado, a Eaton exibiu um sistema de redução de emissões evaporativas durante o abastecimento em postos de serviço. 

Essa é uma fonte primária de formação de ozônio, porém implica modificações de projeto nos veículos que demandam tempo e aumento de custos. 

É um problema a equacionar no futuro breve, além de modificações tanto nos postos, como nas refinarias e nos caminhões-tanque.

RODA VIVA

EMBORA sem revisar todas suas projeções para este ano, Anfavea admite que maioria dos indicadores – vendas, produção e exportação – podem ser superados. Mercado externo baterá recorde histórico graças à Argentina. 

Isso levou a aumento expressivo de 28,5% de produção, nos 10 primeiros meses de 2017. Em breve, deixarão de existir trabalhadores afastados nas fábricas.

RENAULT anunciou meta estratégica de participação de mercado no Brasil. Dos atuais 8%, a marca francesa espera subir para 10% em 2022. Parece pouco, mas é ambicioso. 

Projeções da empresa apontam que os SUVs responderão por até 22% das vendas totais de automóveis no País. Detectou, ainda, certo limite para crescimento contínuo deste segmento por razões de preço.

JAGUAR F-Pace combina interior bem projetado a comportamento dinâmico que, sem ser o mais refinado, atende à maioria das situações. 

O SUV tem acerto de suspensão de certa forma exagerado em “esportividade”. Silêncio interno surpreende por se tratar de motor Diesel (agora de fabricação própria) de 180 cv. Boa visibilidade. Banco merece maior apoio lombar.

DURANTE evento no Haras Tuiuti, interior de São Paulo, a Mercedes-Benz demonstrou um recurso muito interessante para redução dos efeitos do estresse causado pelo ruído de colisão. 

Ao detectar situações perigosas, o sistema emite preventivamente o chamado “ruído rosa” com 80 dB a 86 dB entre 0,4 s e 3 s. Disponível, de início, só no novo Classe E.

APLIQUES, cor azul exclusiva e detalhes de bom gosto na edição especial da S10 comemorativa do primeiro século de produção mundial de picapes Chevrolet. Destaque para logotipo estilizado na grade. 

As 450 unidades numeradas (preço único de R$ 187.590 é elevado) podem se valorizar em médio prazo. Já foram fabricadas 85 milhões de picapes Chevrolet desde 1917.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

CAOA, que vende no Brasil os carros Hyundai, acaba de comprar a fábrica da estatal comunista chinesa Chery, de Anápolis, onde poderá até produzir carros próprios. Fiat e Citroën lançam carros com nomes esquisitos, mas é a Toyota que lidera a venda de híbridos



Coluna nº 4.617 - 17 de novembro de 2017
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E a Caoa comprou a Chery

CAOA Montadora, instalada em Anápolis, GO, onde faz carros e pequenos caminhões Hyundai, foi aceita pela chinesa Chery para a compra de 50,7% de suas ações na Chery Brasil, dona de fábrica de automóveis, fundição, centro de distribuição de peças. 

Os chineses comunistas pensavam em fórmula para conviver com a má experiência capitalista no Brasil: implantaram instalação industrial de primeira grandeza, mas não têm conseguido programar ou executar programas de produção, pois o sindicato dos metalúrgicos no Vale do Paraíba executa greves e paralisações constantes, interrompendo o fluxo industrial, o fornecimento dos carros à rede revendedora. 

Sem saber lidar com o problema, desistiram, anunciando a decisão de vender a operação Brasil e sair do mercado encolhido pela crise, acachapado por seus problemas internos.

Bom negócio. A fábrica tem 400 mil metros quadrados de área construída; capacidade de produzir de 50 mil unidades anuais, e o valor pedido, segundo gente do ramo, é inferior ao custo. 

Aspectos importantes a considerar para a CAOA, compra abre novo patamar para negócios; 1 – é desconhecida mas há data de vigência dos contratos de produção dos Hyundai pela CAOA. Ter os chineses é garantia de, à data, permanecer na atividade; 2 – dá-lhe condições de viabilizar construção de carro próprio, antigo sonho de seu polêmico controlador, o empresário originalmente médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade, cujo acróstico batiza o grupo.

Início
Para trocar o pneu furado com a bicicleta andando, gestão é do novo patrão. Não há definições sobre cortes de pessoal ou sinergias, mas nestes dias de informática todos os serviços administrativos de ambas as marcas tendem a se concentrar em apenas uma. 

Ante o fato de o sindicato paulista agir como inimigo do patrão pode sinalizar cortes de pessoal na Chery, em Jacarei, SP, e transmissão de funções para a base CAOA.

Produtos
Nova empresa, de acordo com comunicado público, chamar-se-á CAOA Chery, fundindo operações e instalações, com previstas alterações industriais para harmonizar meios e produtos. 

Passos iniciais, aparentemente para medir a temperatura do relacionamento com o sindicato paulista, CAOA Chery desviará para Anápolis, GO, a produção de novos veículos de origem chinesa, fazendo, nestes, a escolha decorrerá de acordo com a os equipamentos industriais existentes na fábrica goiana, as oportunidades de mercado, e evitar concorrência predatória de veículos de marcas diferentes feitos sob o mesmo teto. 

Decisões com aplicação imediata, válidas para 2018, um deles pode ser a substituição do utilitário esportivo Tiggo, anteriormente previsto pelos chineses para ser produzido na Chery, pela novidade mais recente da marca, o RUIHU 5x – que nome… -, atualizado em estilo e conteúdo, com realce à conectividade. Emprega motor 1.5 turbo, e tração nas quatro rodas.

Soma da capacidade produtiva de Anápolis, GO, 87 mil veículos/ano, e da Chery arranha as 140 mil/unidades anuais.

RUIHU 5x – nome de é automóvel ou fórmula homeopática?

Mostrada vem aí
Quer assustar o pessoal da Fiat? Pergunte sobre o Mostrada. E o que seria o eventual produto correspondente a tal designação? Composição irônica indica a soma de cabine do Mobi com a plataforma da boa picape Strada.

Na prática, o negócio é a necessidade de criar novo ciclo de vida para o bem vendido Strada, respeitados dois limites: conter o preço para não escapar à competição no mercado; e não se aproximar dos valores do Toro, maior picape da empresa, criador de novo segmento, de vendas e lucros estelares.

Algumas fórmulas foram tentadas, protótipos moldados, e concluiu-se por uma: usar a estrutura da cabine do modelo Mobi, até a Coluna B, e adequá-la a parte de carga. 

Não se trata apenas de fazer soldas juntando partes, e daí o arrepio do pessoal da Fiat ante a citação do nome: não quer ver o Strada identificado como uma picape da família Mobi. 

Relativamente à atualmente empregada, a cabine tem melhor administração de espaços, absorve mecânica mais moderna, como a família 1400, e não será aplicada simploriamente. 

Terá cara própria, mantidas estrutura e medidas, mas com identificação visual diversa, para evitar tal associação – aparentemente para-lamas, capô, grade, grupo óptico frontal, grade, tudo será diferente, e tais formas motivarão mudar a caçamba em medidas e no desenho das laterais. É o Projeto X6P - e chegará rápido.

E o Cactus também
Nome espinhoso pode ser curioso – mas não será impedimento às vendas no País onde rede hospitalar se chama D’Or -, e descreve veículo muito interessante.

Limpo em estilo, grande superfície envidraçada, carroceria sem vincos ou ângulos, primorosa administração de espaço interno, o Cactus representa a volta da Citroën à sua corajosa linha de conceito estético. 

Terá 2,60m como distância entre eixos, ótimo espaço em sua classe; bancos largos inspirados em sofá, e controle de infodiversão e conectividade por tela de 20 cm ao centro do painel.

Primeiros protótipos produzidos e em final de testes. O automóvel a ilustrar a notícia foi fotografado em Itatiaia, RJ, cidade ao lado de Porto Real, onde será feito. 

Lançamento, primeiro semestre de 2018 já com a evolução exibida na segunda série, como mudança de grade frontal, no grupo óptico. Mecânica variada, do motor 1.2 aspiração simples, ao 1.6 turbo.

Cactus disfarçado em Itatiaia, RJ ( Foto Margite Alvares )

Toyota Prius lidera vendas de elétricos
Sem produção ou montagem locais, sem incentivo oficial, Toyota está mudando o conceito e o mercado de híbridos elétricos: seu Prius é o mais vendido – supera a soma de todos os demais concorrentes -, assinalando média mensal de 300 vendas. 

Resultado surpreendente, explica Miguel Fonseca, vice-presidente encarregado do projeto, está assentado em três pilares: tornar o veículo conhecido; garantir assistência técnica superior; ter preço competitivo. 

Toyota começou o projeto com a série 3, logo substituída pela atual, ao tempo em que treinava mecânicos para conhecer o produto com profundidade, esforço para atingir todo o País, forma de tornar os profissionais os primeiros divulgadores de sua superioridade; a disponibilidade de unidades nas revendas, para serem testadas pelos clientes aguardando serviço em produto da marca tem auxiliado a divulgar e vender. 

Por si só, o Prius é de uso extremamente agradável, ao ser construído sobre plataforma própria, aproveitando o espaço interno. 

Atrativos outros, como a larga garantia de oito anos para os componentes do sistema híbrido, e a consciência do avanço da eletrificação como caminho próximo da mobilidade auxilia fomentar vendas, feitas a preço competitivo – em torno de R$ 130 mil. 

A Toyota acredita nas condições e capacidades brasileiras para desenvolver importante braço de tecnologia neste período de abandono dos combustíveis fósseis pelos renováveis. 

Mesmo Fonseca, crê, houvesse uma linha de política de estado, o carro híbrido/elétrico, auto-carregável por motor flex ou a álcool, colocaria o País na vanguarda tecnológica. 

Hoje, nas discussões para estabelecer nova política industrial para automóveis, o Rota 2030, o tema da mudança de combustível vem sendo tratado com distância, sem ser objetivo a ser atingido.

Não há incentivo para a importação, mas apenas tratamento tributário diferenciado. Prius e outros híbridos elétricos recolhem 4% de imposto de importação, contra 35% dos demais importados, mas não há incentivo no IPI relativamente aos veículos movidos por motores de combustão interna.

Prius, líder entre os elétricos


Roda-a-Roda

Minguou – Renault desistiu de vender seu sedã Fluence na rede de concessionários. Agora apenas frotistas. Automóvel é muito bom em seu segmento, o melhor para Uber e que-tais, porém marca nunca o fez competitivo.

Questão - Marca francesa padece do mesmo problema da italiana Fiat: não sabe vender carros maiores e mais caros. Última geração do Mégane feita em Curitiba e sua camioneta Grand Tour, os melhor dotados do setor, nunca se impuseram.

Ocasião – Automóvel se expõe no Salão do Automóvel. Correto? Talvez coerente, mas há exceções, nestes tempos vale tudo para promover marca e vendas. Isto explica Audi expor seu RS3 no Salão Duas Rodas, para motocicletas.

Audi – Foi pré-estréia, com vendas a iniciar em dezembro. É o sedan A3, com tração nas quatro rodas, poderoso motor de cinco cilindros, 2,5 litros de cilindrada e 400 cv, o mais potente do mundo em sua cilindrada. Ficou exposto no stand Ducati, marca pertencente à Audi.

Referência – Fonte de consulta sobre preço de veículos, o Kelley Blue Book chegou ao Brasil. Difere-se das tabelas convencionais por considerar mais informações para novos e usados, e trazer classificação em três zonas de valor indicando se é bom negócio ou está cima do preço de mercado. Nos EUA, onde existe há 90 anos, lidera em registro de acessos/mês.

Fraternidade – Considerado o mais elegante dos encontros de automóveis antigos, o Pebble Beach Concours d’Élegance, realizado em Monterey, CA, acaba de doar US$ 1,7M a entidades pias de sua região.

Institucional – BMW apoia restauração de avião Junkers JU 52 de 1934, ora em processo de salvamento pela Força Aérea Argentina. 

O alemão Junkers empregava motor aeronáutico BMW. Área de memória da empresa auxilia colecionadores salvar seus produtos. Não há notícias deste apoio aos restauradores de automóveis ou motos no Brasil.

Avião Junker, de 1934, motor BMW

Gente – Daniel Simonetti, jornalista conhecedor de automóveis na Fiat, concretude. 

OOOO Deixou a empresa e foi-se à MRV, construtora de edifícios. 

OOOO A cada vez se torna mais difícil encontrar jornalistas apreciadores de automóveis para trabalhar nas assessorias das marcas. 

OOOO Marco Greiffo, comunicólogo, ascensão. 

OOOO Assessor de Imprensa aos negócios da Volvo – exceto automóveis. 

OOOO Antes, fazia comunicação interna. 

OOOO Repõe espaço aberto com saída de Milena Miziara. OOOO
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