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sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Fiat Cronos começou a ser produzido na Argentina. Quando chegar ao Brasil poderá custar uns R$ 64.000, na versão de topo. Tem partes de Argo/Toro, Renegade/Compass. Mais duas chinesas poderão se instalar no Brasil



Coluna nº 0218 - 12 de janeiro de 2018
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O preço do Fiat Cronos

Que tal pagar uns R$ 64.000 pela versão Precision, motor 1.8, transmissão automática de seis velocidades, topo do novo sedã Fiat, o Cronos?

Dia 9, iniciou produzir o carro nas eradas instalações recém adaptadas em Cordoba, Argentina, e prepara-se a exibi-lo em Mar Del Plata, local onde os vizinhos festejam o verão. Lá estará, com outros fabricantes e importadores de veículos, estande, mocinhas sorridentes, folhetos, test-drives.

Para não perder a oportunidade festiva, correu a divulgar fotos de exterior e painel antes de exibi-lo publicamente, e da apresentação oficial, em fevereiro. E abriu lista de encomendas, listando três versões – veja o quadro. 

Embora os valores estejam em pesos e tenham diferentes imposições tributárias é possível, a grosso modo, projetar o preço da versão superior, 1.8 automática, em torno dos R$ 64.000. 

Base de cálculo tomou os preços em pesos e comparou-os aos do novo Polo, hatch. A diferença nas versões de topo de um e outro oferecem referência percentual e daí o valor provável.

O divulgar fotos e dados e o abrir lista de pré-venda, exibe outra característica do mercado argentino. Além de ser base produtora de picapes - Toyota HiLux, Ford Ranger, VW Amarok, e neste ano Nissan Courier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X -, e mercado sempre visto como média de ¼ do volume de vendas registrado em nosso país, Argentina vem ocupando espaço institucional no setor: lá, mês passado, VW anunciou planos e produtos para reverter a perda de vendas e mercado... no Brasil. Agora o fez antecipar divulgação.

Sinergia
Cronos tem partes de Argo/Toro, Renegade/Compass, notáveis no painel, motores e transmissões comuns a outros da marca: inicialmente motores 1.3, 8v, 99cv e E.torQ 1.8 16V, 130 cv. Caixa mecânica, cinco velocidades e automática Aisin com seis. 

Próximo ano, motor 1.4 Turbo. Precision será versão de topo, e deve rever previsão de preços sondados em exposição fechada a pequeno grupo de jornalistas, entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Quanto
Para balizar valores e compactar com hatch VW Polo, preços argentinos são:

Fiat Cronos                       preço
 VW Polo                     preço 
DRIVE 1.3 GSE MT5:          $ 321.300
Trendline 1.6 manual    
$ 336.214
PRECISION 1.8 16V MT5:   $ 357.000
Highline Manual 1.6      $ 429.256  
PRECISON 1.8 16V AT6      $ 412.000
Highline 1.6 Tiptronic    
$ 450.706 

Preços do Cronos indicam boa disposição para conquistar clientes, exibindo motor de maior cilindrada. Nas versões de topo, com transmissão automática custa em torno de 9% abaixo do VW Polo Highline 1.6, também automático. com preço sugerido em R$ 69.915. Aplicada a diferença, versão de topo, Precision 1.8 automática, custaria em torno dos citados R$ 64.000.

Fiat Cronos


Roda-a-Roda

Caminho – Vendas do Alfa Giulia deram consistente salto no mercado norte-americano, um dos trampolins para viabilizar o automóvel – e marca. 

De 528 unidades, em 2016, superou 14 mil ano passado. Volume em ascensão, passando de excentricidade com o 4C, as concorrentes de Audi, BMW e Mercedes.

Mais – Número deve se expandir com a chegada do SUV Stelvio, e de versão maior, concorrente do agora primo Cherokee – hoje Fiat e Jeep fazem parte do mesmo grupo, o FCA, e por isto não se duvide de intimidades mecânicas a partir da comunização de plataformas.

Metade – Meio ciclo de vida, o Citroën C4 Lounge terá re-estilização para modelia 2018. Coisa pouca e típica: grade, faróis, para choques frontais. Atrás, pequenos retoques. Dentro, maior conectividade e infodiversão. 

Moto propulsão sem novidades, motor L-4, 1.6 turbo, caixa automática seis velocidades. Carro bom, vende desproporcionalmente menos a estilo, conteúdo e preço.

Caça – Hyundai fará 600 unidades de versão especial, a HB20 R spec Limited, marcada por soleiras numeradas e bancos em couro vermelho com logo da versão. Fevereiro. Tipo quem não tem novidade caça com versão.

Líder – Segmento de maior crescimento em 2017, o SAV – tipo utilitário de atividade esportiva, classificação criada pela BMW -, teve produto da marca como líder. O X1 montado em Santa Catarina vendeu 3.443 unidades.

Tempo – Expectativas de insuflar produção dos jipes Stark, da ora cearense TAC, e anunciado lançamento de picape e versões flex, sem prazo para viabilização pela chinesa Zoyte, compradora do negócio.

II – Due Diligence, termo técnico para levantamentos físicos e contábeis apurando real situação de ativos, valores a receber e pagar, impostos devidos, indicou dívidas e Zoyte aguarda situação real para assumir a TAC – ou não.

Stark, da TAC. Produção e novos lançamentos freados (foto TAC)


Mais? – Chinesas Shaanxi Automotive Group, fabricante de ônibus e Shuaguang Group, a SG, com amplo leque – auto peças, automóveis, picapes, ônibus - pediram agenda ao Ministério do Desenvolvimento para manifestar interesse em instalar-se no País. Sondam incentivos.

Ainda não – Razões desconhecidas, governos brasileiro e argentino delongam exigência de automóveis portarem o sistema eletrônico ESP, um salva-vidas controle eletrônico de estabilidade. Estava ajustado para ser na virada do ano, mas foi postergado para 1º de janeiro de 2020.

Protesto – O Latin NCAP – programa de avaliação de veículos novos para a América Latina -, protestou formal e contundentemente à Presidência da Nação na Argentina, chamando a decisão de desafortunada e lamentável.

 - Contesta o fato dos veículos serem desobrigados usar tal equipamento, de fábrica nos países de origem, dizendo dos acidentes a ser evitados, citando desnível de segurança entre mercados maduros e AL ser de 20 anos.

Rolou – Rota 2030, programa para a indústria automobilística, de redação não acordada, furou o cronograma, deixou lapso pós fim do projeto anterior Inovar-Auto. Surgirá depois da votação da Reforma da Previdência, nova referência temática e cronológica para o País.

Governo – Irônicos observadores da cena brasiliense dizem se o governo montar grupo de trabalho para criar um cavalo de corridas o resultado será, no máximo, um dromedário manco. Teme-se – sem trocadilho - pelo resultado.

Em tempo - Positivamente uma das medidas foi assumida pelo Denatran – pois, de sua área: obrigatoriedade para inspeções de segurança veicular.

Aliás – Exceção está nos Veículos de Coleção, dispensados de tal verificação. Há petições inter néticas para incluir na isenção os quase antigos. Coisa improvável, embora não impossível nestes dias de barganha política.

Movimento – Visando crescer como terceiro grupo automobilístico, Renault deu dois passos internacionais importantes. 

Com sócios básicos, Nissan e Mitsubishi, criou fundo de US$ 1bi para financiar desenvolvimento e implantação de programas de mobilidade.

Mais – Mudou fórmula associativa com a chinesa Brilliance, pela Renault Brilliance Jimbei Automotive, Ltd, para desenvolvimento e vendas mundiais de comerciais leves sob marcas Renault, Jinbei e Huasong: 150 mil até 2020.

Pesquisa – Para entender qual a percepção da marca entre formadores de opinião, inglesa de óleos Castrol faz pesquisa junto a jornalistas especializados.

Passo básico para traçar estratégia de comunicação. Voto pelo retorno do Castrol R e TT Competição, olorosas e sumidas diferenças da marca.

Felipe Nasr, pole-position. Competente. (foto IMSA)

Lugar – Brasiliense Felipe Nasr – ou Nasser, como assumiu pronunciar -, com o patrocínio da Petrobrás cortado por conta da Lava Jato -, mostrará talento no Weatertech Sportscar Championship, principal evento da Imsa, em Daytona Beach, Florida, EUA, dias 27 e 28. Nas provas de classificação cravou o melhor tempo entre 50 concorrentes, conduzindo Cadillac DPi.

Projeto – Cadillac? O pico do luxo da GM? É, mesma marca, buscando clientes mais novos, e corrida de automóveis é atividade para mostrar-se mais jovem. Dentre classificados, quatro primeiros lugares são Cadillac DPi, e dentre concorrentes, oito são brasileiros.

Festa – Norte-americanos são capazes de fazer festa até em enterro. Transformaram as provas de classificação em evento próprio, enchendo Daytona e cidades adjacentes. Na corrida, mais.

História – André Chum, brasileiro, comprou Fusca Itamar 1993, último ano de produção; pesquisou; achou esquisito o número do chassis ser superior ao dado como último exemplar. 

Fez invejável trabalho para descobrir: após o último houve o último último. Está ótimo, historiado por Alexander Gromow em

Rolo – Há anos brasiliense Fundação Memória dos Transportes, após ir ao CONFAZ, o conselho dos secretários da Fazenda, obteve do governo do Distrito Federal isenção de pagamento de IPVA para veículos com mais de 15 anos. Distribuiu a decisão do DF nacionalmente e maioria dos estados a adotou.

Exceção - Minas, não. Cartorialmente exigiu laudo do Instituto do Patrimônio para informar se o veículo teria a idade para a isenção. 

Caso foi resolvido por instâncias de Antônio Monte, da Associação Mineira de Antigomobilismo, através do deputado Duarte Bechir, aprovando projeto para isentar os veículos de coleção e retirando do tal instituto a competência para emitir laudos.

Gente – Tatiana Carvalho, comunicóloga, retorno. 

OOOO Deixou a Fiat para MBA e doutorado, experiência em outros temas, e voltou. 

OOOO Ficará no escritório paulista da marca. 

OOOO Desafio. FCA em re estruturação na área entrelaçando comunicação, brand e publicidade. 

OOOO Começa com lançamento do Cronos. 

OOOO Albéric Chopelin, francês, pedreira. 

OOOO VP Sênior, Diretor de Vendas e Marketing Groupe PSA – chamará M’sieur apenas o presidente mundial. 

OOOO Coordenará vendas de todas as marcas do grupo – Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall, automóveis e comerciais, todo o mundo, cuidando para não ser engolido pela sócia chinesa Dongfeng. 

OOOO Após mais de século de administração familiar, PSA trouxe para salvá-la o português Carlos Tavares, então VP da vitoriosa concorrente Renault. OOOO

Mercedes Classe C, mais vendido entre importados Premium

Mercedes, mais vendido entre os Premium

Número sensível, 12.474 unidades, Mercedes vendeu 38,3% nos segmentos onde participa. No total, os 7.361 produtos montados na fábrica de Iracemápolis, SP, foram responsáveis por 61,2% das vendas, com liderança pelos Classe C comercializando 4.061 automóveis – 36,3% do total.

Outro indutor das boas vendas foi pequeno SUV GLA, com 3.570 unidades – 29% dentre o total dos Mercedes automóveis e variações, e quase metade do volume de produção nacional. A atualização de itens internos e externos auxiliaram acelerar vendas.

Outros fatores responsáveis pela liderança da marca foi a presença de modelos importados, Classe A, GLC, GLC Coupé, GLE Coupé, SLC, auxiliando fazer liderança em seus segmentos e compondo o total nas vendas; e a corajosa disponibilidade dos produtos de performance elaborada, como são as versões AMG, elevando a marca como líder no segmento de elevada performance. 

No ano comemorativo de meio século, mudando o foco para popularizar o rendimento extra, marca assinalou 621 unidades vendidas, 14% a mais relativamente a 2016 e superior aos 10% de expansão nas vendas de automóveis, em parte pela expansão de sua rede de concessionários, de 38 para 55, incluindo 12 especializados nos AMG.


Quer resultados maiores em 2018, especialmente por novidades em produtos e por apurar os serviços dos concessionários às demandas e expectativas dos clientes.
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quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Não fique na pista: conheça cinco itens essenciais para verificar antes de viajar. Um simples esquecimento de revisão antes de uma viagem pode interrompê-la, ou no mínimo atrasá-la



Viajar é sempre bom. Por isso, realizar a manutenção preventiva antes de tirar o carro da garagem, poupa estresse e dor de cabeça desnecessários e ficar 
 no meio da estrada.

A manutenção preventiva do veículo que irá transportar toda a família não pode ficar em segundo plano e, sair com o carro sem revisão, pode ser algo muito perigoso e custar muito caro no final.

Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016, o número de veículos atendidos nas estradas do País ultrapassou os 2,3 milhões. 

Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou a quase 942 mil. 

Se antecipe a uma possível paragem na estrada por avaria:
Um dos equipamentos de segurança mais importante do carro são os freios, então, trocar os fluídos em média uma vez por ano é indispensável. 


Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento; 

Fique sempre atento a quilometragem e as necessidades das trocas dos óleos lubrificantes e dos filtros. Em média a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses as trocas devem ser realizadas. 


Deixar essa manutenção preventiva para depois pode causar danos irreversíveis ao motor e grandes prejuízos ao bolso. Se o carro for de direção hidráulica, as trocas do óleo da caixa de direção também são necessárias; 


Sair de casa com pneu careca é de fato uma temeridade. O limite de segurança de um pneu é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca" e o veículo pode ser apreendido. 


Alinhar e balancear os pneus também é um item de segurança básico e não se esqueça de conferir a calibragem; 

Triângulo, macaco e chave de roda são os itens necessários. Não confira apenas se estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada; 


Não se esqueça de conferir o nível da água para que a temperatura ideal do motor seja mantida. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-la antes de viajar; 

As palhetas dos vidros dianteiros e traseiros são itens essenciais de segurança. Sempre verifique se as borrachas estão ressecadas e substituam quando necessário. 

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas também são itens indispensáveis de segurança. É importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. 

A manutenção não deve ser feita somente para viajar, na volta, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral. 


Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas. Se o carro tiver ido ao litoral, ou se trafegou de forma intensa em estradas de terra, faça uma limpeza cuidadosa da carroceria e cabine. Manter o veículo limpo facilita a identificação de eventuais vazamentos de óleo e outros fluídos.

No Rio de Janeiro, a Mecânica DOMAR, na  Rua General Polidoro, 65 - Botafogo, é uma sugestão séria, onde há anos faço a manutenção dos meus carros. Tel.: 021 22950145 e 99987-1330.

O que se pode esperar em 2018 do setor automotivo é um ano com muitos lançamentos, tanto de produtos locais e regionais (Argentina e México), como de outras origens. Serão mais de trinta entre inéditos ou de nova geração. PRIMEIRO SUV compacto da VW estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo, mas estará um mês antes no Salão de Paris


Alta Roda                

Nº 975 —  11/1/18

Fernando Calmon



A RECUPERAÇÃO AVANÇA

Em 2017, o mercado brasileiro finalmente parou de cair e iniciou uma trajetória de recuperação. Em dezembro de 2016, já se esperava um ano melhor mesmo porque se completou um quadriênio de baixas consecutivas: um tombo de quase 50% sobre o ano recorde de 2012 com 3,8 milhões de automóveis e veículos comerciais (leves e pesados). O Brasil chegou a ser o quarto maior mercado do mundo e caiu para oitavo.

O ano passado foi em particular importante porque a produção se recuperou de forma mais rápida graças às exportações, com reflexo positivo no nível de emprego da indústria. 

Os 762.000 veículos enviados ao exterior marcaram um recorde histórico (mais 46,5% sobre o ano anterior). Esse volume representou 28% da produção total de 2,7 milhões de veículos. 

Um percentual saudável seria exportar 30% da produção, desde que o mercado interno ajudasse com números mais robustos.


Em 2017, venderam-se 2,240 milhões de veículos que significaram recuperação de 9,2% (a coluna tinha previsto 9% há pouco mais de um ano). 

Em dezembro último, a média diária de comercialização foi de 10.633 unidades com apenas 31 dias de estoques totais, indicando bons ventos à frente. 

Em 2018, apesar de incertezas políticas e econômicas, a reação positiva continuará. Existe até uma rara coincidência sobre as previsões para este ano. Fenabrave 
(concessionárias) e Anfavea (indústria) estimam crescimento de 11,8% e 11,7%, respectivamente, do mercado interno de autos e comerciais. A Coluna aposta em percentual um pouco maior, 14,1%.

Este ano, a Anfavea prevê produção de 3,055 milhões de unidades (mais 13,2%), das quais de 800.000 exportadas (mais 5%) e mercado interno de 2,502 milhões de veículos. 

Percentualmente, a maior recuperação (em torno de 35%) ocorrerá no mercado de importados com o final do programa Inovar-Auto, em 31 de dezembro passado. 

Este impunha um acréscimo de 30 pontos percentuais do IPI para um volume acima de 4.000 unidade/ano para modelos que não fossem argentinos ou mexicanos.

O novo programa de diretrizes para a indústria, batizado de Rota 2030 e importante por ser mais longo, incentivar pesquisa e desenvolvimento locais, além de projetar novas metas de eficiência energética para modelos nacionais e importados, teve seu anúncio postergado para fevereiro próximo. 

Esse conjunto de medidas será fundamental para um crescimento sustentável e, acima de tudo, previsível sem surpresas ou trancos. 

Se aprovado sob os termos longamente discutidos, é perfeitamente possível que em 2022 o Brasil retorne aos níveis de mercado de 2012 completando o ciclo de 10 anos perdidos. A indústria automobilística enfrentou quatro crises graves de mercado (incluindo esta) desde seu primórdio, em 1956.

O que se pode esperar em 2018 é um ano com muitos lançamentos, tanto de produtos locais e regionais (Argentina e México), como de outras origens. Serão mais de trinta entre inéditos ou de nova geração. 

Destaques para os nacionais VW Virtus, Fiat Cronos, Toyota Yaris, Citroën Cactus; os importados Ford Mustang, Audi A8, BMW X3, VW Tiguan, Kia Stonic, Volvo XC 40, Jaguar E-Pace, Honda CR-V, Jeep Wrangler e Renault Alaskan. As repaginações, também numerosas: VW Golf, Ford Ka e Honda City são apenas algumas.

RODA VIVA

PRIMEIRO SUV compacto da VW estreia no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo, mas estará um mês antes no Salão de Paris. T-Cross terá produção simultânea no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), e na Espanha. Mas o início de fabricação, segundo fonte da Coluna, é 1º de janeiro de 2019 com início efetivo das entregas, em março.

APÓS o fim do IPI adicional sobre carros importados, a Renault ainda estuda a viabilidade comercial de importar a segunda geração do seu SUV grande Koleos fabricado na Coreia do Sul. 

Está próximo de ser lançado na Argentina, onde a primeira geração foi importada e depois descontinuada em razão dos impostos e cotação cambial. As mesmas razões daqui.

COMPARTILHAMENTO de veículos, na modalidade aluguel temporário, ainda avança de forma moderada no Brasil. No entanto, a Moobie, que começou em 2015, conseguiu reunir uma comunidade de 30.000 participantes e 2.000 veículos cadastrados. Ideia, no caso, é ceder o carro por prazo determinado (em média R$ 70,00/dia) e assim ajudar despesas principalmente no começo do ano.

OUTRO aplicativo de compartilhamento de transporte, Zumpy, é bem avaliado em Belo Horizonte (MG) e agora lançado nacionalmente. Sua atividade se concentra em dar caronas pagas em meio urbano. 

Os passageiros pagam valores de R$ 4 por trajetos de até seis quilômetros, R$ 5 para viagens de seis a oito quilômetros, R$ 6 por viagens de oito a 10 quilômetros e assim sucessivamente.

RESSALVA: no Honda Fit 2018, avaliado pela coluna no dia a dia, falta regulagem de altura do banco do passageiro, não do motorista. Interessante seria acrescentar uma saída auxiliar para o sistema multimídia.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Peugeot convoca donos do modelo 3008 para recall por perigo de vazamento de combustível e de incêndio. Procure urgente uma concessionária. Veja abaixo os números de chassis dos carros afetados



Se você é dono do SUV 3008 da Peugeot deve fazer o agendamento numa concessionária para correção do posicionamento das tubulações de combustível situadas sob o carro.

O defeito de fábrica poderá causar vazamento de combustível, com risco de incêndio e acidente com probabilidade de danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículos ou a terceiros.

Esta é a segunda vez em três anos que o 3008 passa por recall. Desta vez, foram afetados os carros fabricados entre 9/9/2016 a 27/7/2017, de chassis números HS003128 a JS007599.

Para solucionar o problema, a Peugeot adicionará uma proteção sobre as tubulações de combustível situadas sob a carroceria e trocará as tubulações de combustível caso seja constatado desgaste. O tempo médio para o reparo é de duas horas.

Os clientes devem ligar para o telefone 0800 703 24 24 ou acessar o site: www.peugeot.com.br.

Ford lança no Salão de Los Angeles o novo SUV Nautilus, sucessor do Lincon MKX. O luxuoso Nautilus vem com motores turbo 2.7, de 335 cv e 2.0 com 245 cv



A Lincoln, marca de luxo do grupo Ford, apresentou neste mês no Salão de Los Angeles o Nautilus, novo utilitário esportivo médio, sucessor do Lincoln MKX. 

O SUV, que estará disponível no mercado norte-americano no segundo semestre de 2018, oferece motores turbo com alta potência e um conjunto de tecnologias avançadas desenvolvidas para proporcionar aos motoristas mais segurança ao dirigir na estrada.


O design característico da marca, alinhado aos outros modelos da família Lincoln, apresenta grade de assinatura forte e ousada. Com linhas elegantes, oferece visual e aerodinâmica harmoniosos.

No interior, a cabine é cuidadosamente projetada, proporcionando um ambiente espaçoso e moderno que mantém o foco no conforto. 

Vidros laterais acústicos reduzem o ruído do vento para os passageiros do banco traseiro e soluções avançadas de engenharia ajudam a diminuir o barulho vindo de fora.


O requinte continua com os assentos Ultra Comfort, que podem ser ajustados de modo personalizado e contam com até 22 configurações, proporcionando massagem lombar para reduzir a fadiga. 

Desenvolvida com a ajuda de ortopedistas, esta função é perfeita para viagens longas ou enquanto se espera no trânsito. Assentos aquecidos e refrigerados estão disponíveis na versão Reserve.

Um recurso de carregamento sem fio permite que os smartphones compatíveis permaneçam conectados e elimina o incômodo dos cabos emaranhados. 

Uma grande tela central sensível ao toque conta com o SYNC 3, compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. O volante revestido em  couro e costurado à mão completa o interior sofisticado, com o quadro de instrumentos digital totalmente configurável de 12,3 polegadas.


Tecnologias de assistência ao motorista
Outra novidade é um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista destinado a tornar as viagens mais seguras e prazerosas. 

Entre elas está um sistema que combina o piloto automático adaptativo com radar e câmeras para ajudar a manter o veículo na faixa. 


Outro recurso inovador é a assistência evasiva de direção, que analisa a distância entre os veículos parados ou em baixa velocidade à frente para diminuir a chance de uma colisão traseira. 

Se o risco for alto e não houver espaço suficiente para evitar uma colisão com a frenagem, a tecnologia ajuda o motorista a desviar do veículo.


O utilitário esportivo conta ainda com alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, monitoramento de ponto cego, assistência de estacionamento e sistema de permanência em faixa.

Motorizações
O Nautilus oferece duas opções de motores turbo: o potente 2.7 que entrega 335 cv e o 2.0 de quatro cilindros, que gera 245 cv. Ambos contam com transmissão automática de oito velocidades.


Ford Galaxie acaba de completar meio século. Foi o primeiro automóvel de passeio nacional da marca. Tinha um motor V8 de 166 cv, câmbio de três marchas, 5,30 m de comprimento e 2 m de largura


O Ford Galaxie entrou para a história automotiva como o sedã mais confortável, luxuoso e espaçoso feito no Brasil em todos os tempos.

O modelo emblemático, que acaba de completar 50 anos, é homenageado na #TBT, ou “Throwback Thursday”, hashtag que se popularizou nas redes sociais usando as quintas-feiras para recordar fatos marcantes do passado.

Primeiro automóvel de passeio nacional da Ford, o Galaxie começou a ser feito no País em fevereiro de 1967. Sofisticado e bonito, logo se tornou objeto de desejo.

Com mais de 5,30 metros de comprimento e 2,00 metros de largura – grande até para os padrões americanos – impressionava pelo tamanho e pelo requinte, transportando confortavelmente seis passageiros.

O desempenho também impressionava, com motor V8 de 166 cv, câmbio de três marchas e conjunto mecânico robusto.

Em 1969 chegava ao mercado a versão LTD, o primeiro carro brasileiro a ter ar-condicionado e o segundo com câmbio automático, então chamado de “hidramático”, além de carroceria com teto de vinil.

O LTD Landau, lançado em 1971, era ainda mais luxuoso, trazendo jacarandá no painel e portas, veludo inglês e casimira inglesa no acabamento.

Em 1976, o Galaxie foi reestilizado, com destaque para os faróis horizontais e lanternas com três barras verticais.

Neste mesmo ano a linha passou a oferecer o Galaxie 500, versão mais simples, além do Galaxie LTD, intermediário, e do Landau, topo de linha.



Em 1979, a versão de entrada foi aposentada. Com a crise do petróleo e o mercado ávido por carros menores e econômicos, o LTD saiu de linha em 1982.

O Landau, último dos Galaxie, teve a produção encerrada em 1983, após vender 77.850 unidades no País. Em seu lugar veio o Del Rey, também focado no luxo, mas com tamanho e proposta bem diferentes.

O luxo e o design característicos fizeram com que o admirado modelo se tornasse parte da frota da Presidência da República.

Um Ford Landau 1976 foi o Papamóvel utilizado pelo Papa João Paulo II em sua visita a Curitiba em 1980. O sedã ainda marcou presença no horário nobre da TV brasileira, dividindo a cena com Tarcísio Meira na abertura da telenovela Araponga (1990).

sábado, 6 de janeiro de 2018

Fiat Chrysler comemora recorde de exportação em 2017 e Jeep Compass se consolida como o SUV mais vendido do Brasil


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) registrou seu recorde de exportação em 2017, avançando no mercado latino-americano. Também encerrou o ano liderando importantes segmentos do mercado brasileiros, como de SUVs, picapes, comerciais leves e subcompactos. O Jeep Compass consolidou-se como o SUV mais vendido no Brasil.

Exportações
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) encerrou 2017 com o melhor resultado em exportações de veículos de sua história. 

A empresa embarcou desde o Brasil para o exterior mais de 145 mil veículos ao longo do ano, com uma expansão de 55% em relação ao ano anterior. Os principais mercados de destino foram Argentina, México, Chile e outros países latino-americanos.

Este é o melhor desempenho em exportações de veículos desde a instalação da Fiat no Brasil, em 1976. O maior volume exportado anteriormente foi registrado em 1989, ano em que a Fiat embarcou 106.870 veículos completos principalmente para a Europa.

Em 2017, o foco estratégico da empresa esteve concentrado na expansão para a América Latina. Entre os modelos mais vendidos neste mercado destacam-se o Fiat Mobi (29 mil unidades exportadas), Fiat Strada (22,6 mil), Jeep Renegade (19 mil), Fiat Toro (17 mil) e Fiorino (15,7 mil unidades embarcadas).

O esforço exportador, baseado em uma gama renovada de produtos de classe mundial e no fortalecimento da presença comercial em diversos países, vai ser intensificado em 2018. 

O tradicional intercâmbio comercial com a Argentina vai ser reforçado, ao mesmo tempo em que a ofensiva aponta para conquistar novas fatias de participação em mercados importantes como México, Chile, Peru, Colômbia e outros latino-americanos.

Liderança em vários segmentos no Brasil
No mercado interno, a FCA encerrou o ano com mais de 380 mil veículos comercializados no Brasil, com uma participação de mercado de 17,5%. 

A empresa liderou importantes segmentos do mercado brasileiro. Foi a líder de vendas em subcompactos, com a aceleração de vendas do Fiat Mobi para cerca de 54,3 mil unidades no ano. 

Liderou o segmento de picapes com Toro e Strada, ambas da Fiat, cujas vendas superaram as 105,6 mil unidades no ano. Também liderou o segmento de comerciais leves, com destaque para o Fiat Fiorino.

A Jeep, por sua vez, foi a marca líder no segmento de SUVs pelo segundo ano consecutivo, com destaque para os dois modelos produzidos no país: Compass (mais de 49 mil unidades) e Renegade (acima de 38 mil veículos vendidos). Ao atingir esta marca, o Jeep Compass consolidou-se em 2017 como o SUV mais vendido no Brasil.

Com sete duplas e estreia do MINI JCW Buggy, equipe MINI está pronta para o Rally Dakar 2018, que começa hoje em Lima



Com sete duplas e a estreia do MINI John Cooper Works Buggy, a família MINI está pronta para a 40ª edição do Rally Dakar 2018 — o maior espetáculo de Rally do mundo, que começa neste sábado (6) em Lima, no Peru. 


Considerado uma das corridas mais desafiadores do planeta, o Rally Dakar percorre nove mil quilômetros em 14 etapas, passando por desertos de areia, dunas, montanhas em meio a temperaturas que variam abaixo de zero até mais de 40°C e altitudes que superam os 3.000 metros. 


A equipe MINI é composta por sete duplas que buscam a sua quinta vitória geral no Dakar. 


Três delas guiarão o modelo estreante MINI John Cooper Works Buggy: Mikko Hirvonen (Finlândia) e Andreas Schulz (Alemanha); Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita) e Timo Gottschalk (Alemanha); e Bryce Menzies e Peter Mortensen (ambos dos Estados Unidos). 



As outras quatro duplas que conduzirão o MINI John Cooper Works Rally são as seguintes: Joan ‘Nani’ Roma e Alex Haro (ambos da Espanha); Jakub ‘Kuba’ Przygonski (Polônia) e Tom Colsoul (Bélgica); Orlando Terranova e Bernardo Graue (ambos da Argentina); e Boris Garafulic (Chile) e Filipe Palmeiro (Portugal). 


Após iniciar no Peru e passar pela Bolívia, o Rally Dakar 2018 terá a sua linha de chegada, no dia 20 de janeiro, na Argentina.







sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Rally Dakar 2018 – Brasileiros prontos para a largada neste sábado (6)




Lima (Peru) – Está aberta a contagem regressiva para a largada do 40º Rally Dakar. O desafio off-road tem início neste sábado (6) em Lima, capital peruana, e inclui mais de oito mil quilômetros de trajeto. 

“A expectativa é muito grande. A prova já começa nas dunas, com grau máximo de dificuldade”, antecipou o piloto Reinaldo Varela. 


A bordo do Can-Am Maverick X3, o paulista conta com o navegador catarinense Gustavo Gugelmin na disputa da categoria para UTVs.

Além do Peru, o roteiro passa pela Bolívia e Argentina – palco da chegada no dia 20, em Córdoba. O primeiro dia de disputas reserva 272 quilômetros até Pisco (31 deles de trechos cronometrados). 

A dupla brasileira já está no clima da largada ao lado dos profissionais da equipe Can-Am Divino Fogão/South Racing. “Esta será a minha sétima participação no Rally Dakar, mas os momentos que antecedem a largada sempre trazem bastante ansiedade”, continuou Varela. 


Com mais de 360 provas off-road disputadas, o piloto é bicampeão mundial de rally entre os carros da classe T2.

“Tenho muita confiança na nossa equipe e no UTV Can-Am Maverick X3, que é a principal referência da categoria. É hora de focar totalmente na corrida, ainda mais porque os primeiros dias já serão extremamente duros”, reforçou o piloto.

Gugelmin concordou. “As dunas serão a característica principal dos cinco primeiros dias de prova. Espero bastante exigência na navegação, será preciso ter muita atenção para cumprir todos os pontos do roteiro e evitar penalizações. Temos experiência na areia e vamos usar todas as nossas armas”, garantiu. Ele participa há 19 anos de competições off-road.

Confira o roteiro* completo dos UTVs no 40º Rally Dakar:6/1/2018 – 1ª etapa
Lima / Pisco (Peru)
 
Deslocamento: 241 km 
Especial (trecho cronometrado): 31 km 
Total do dia: 272 km 

7/1/2018 - 2ª etapa
Pisco / Pisco (Peru)
Deslocamento: 11 km 
Especial (trecho cronometrado): 267 km 
Total do dia: 278 km 

8/1/2018 - 3ª etapa
Pisco / San Juan de Marcona (Peru) 
Deslocamento: 207 km 
Especial (trecho cronometrado): 295 km 
Total do dia: 502 km



9/1/2018 - 4ª etapa
San Juan de Marcona / San Juan de Marcona (Peru) 
Deslocamento: 114 km
Especial (trecho cronometrado): 330 km
Total do dia: 444 km

10/1/2018 - 5ª etapa
San Juan de Marcona / Arequipa (Peru)
Deslocamento: 665 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 932 km

11/1/2018 - 6ª etapa
Arequipa (Peru) / La Paz (Bolívia) 
Deslocamento: 445 km
Especial (trecho cronometrado): 313 km
Total do dia: 758 km

12/1/2018 - Dia de folga
La Paz (Bolívia)
13/1/2018 - 7ª etapa
La Paz / Uyuni (Bolívia) 
Deslocamento: 301 km
Especial (trecho cronometrado): 425 km
Total do dia: 726 km

14/1/2018 - 8ª etapa
Uyuni / Tupiza (Bolívia) 
Deslocamento: 86 km
Especial (trecho cronometrado): 498 km
Total do dia: 584 km

15/1/2018 - 9ª etapa
Tupiza (Bolívia) / Salta (Argentina) 
Deslocamento: 512 km
Especial (trecho cronometrado): 242 km
Total do dia: 754 km

16/1/2018 - 10ª etapa
Salta / Belén (Argentina) 
Deslocamento: 423 km
Especial (trecho cronometrado): 372 km
Total do dia: 795 km

17/1/2018 - 11ª etapa
Belén / Fiambalá / Chilecito (Argentina) 
Deslocamento: 466 km
Especial (trecho cronometrado): 280 km
Total do dia: 746 km

18/1/2018 - 12ª etapa
Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina) 
Deslocamento: 269 km
Especial (trecho cronometrado): 522 km
Total do dia: 791 km
19/1/2018 - 13ª etapa
San Juan / Córdoba (Argentina) 
Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km
20/1/2018 - 14ª etapa
Córdoba / Córdoba (Argentina) 
Deslocamento: 165 km
Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.

TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km
Sobre a BRP - A BRP (TSX: DOO) é líder global no design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos powersports e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos off-road e roadsters Spyder da Can-Am e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário. Com renda anual de CA$ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a empresa conta com aproximadamente 8.700 colaboradores em todo o mundo.

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