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sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Onix 1.4 Advantage estreia como o automático mais acessível da Chevrolet. Nova versão foca no consumidor que busca um carro de entrada com a conveniência de uma legítima transmissão automática de seis velocidades. Ar-condicionado, direção elétrica, Isofix e Top Tether, alerta de baixa pressão dos pneus, retrovisores elétricos e sistema de áudio com bluetooth são itens de série. Caracterizam a nova versão as calotas escurecidas, o adesivo de coluna e a capa dos retrovisores em preto brilhante, além do emblema “Advantage” nas portas dianteiras



São Caetano do Sul –A procura por carros equipados com câmbio automático aumenta a cada ano no Brasil, inclusive entre os modelos compactos. 

O emplacamento de veículos nesta configuração quadruplicou nos últimos cinco anos, impulsionada principalmente pela venda de modelos mais acessíveis.


Para atender esse perfil ascendente de consumidores que a Chevrolet está lançando mais uma opção do Onix com transmissão automática: é a versão Advantage, inédita para o hatch e que chega para ser o modelo AT mais acessível da marca.

É uma configuração para quem procura um veículo ágil, econômico e com a conveniência de uma legítima transmissão automática de última geração.


“Depois da direção elétrica e do ar-condicionado se tornarem equipamentos comuns até entre os carros de entrada, o brasileiro agora sonha com o conforto da transmissão automática”, observa Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM.


“O fato de o carro automático eliminar o pedal da embreagem facilita muito a vida do motorista, que também não necessita ficar trocando as marchas no trânsito. É uma praticidade que coloca a experiência de dirigir em outro patamar de conveniência. Algo restrito a modelos de luxo até pouco tempo”, completa o executivo.

Automático acessível

O Onix Advantage traz os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado, direção elétrica progressiva, sistema de áudio com Bluetooth, travas, retrovisores externos e vidros dianteiros com acionamento elétrico, além de painel com velocímetro digital e regulagens de altura do banco, volante e do cinto.


Sistema Ixofix e Top Tether para fixação de cadeirinha infantil, alerta de baixa pressão dos pneus, alerta de esquecimento dos faróis acesos, alerta de não utilização do cinto de segurança, duplo airbag e freios ABS com EBD também fazem parte do pacote – não há opcionais.


O Onix Advantage é visualmente caracterizado pelas calotas escurecidas aro 15, pelos adesivos de coluna e capas dos retrovisores externos em preto brilhante, além do emblema com nome da versão nas portas dianteiras.

O interior, predominantemente escuro, replica o mesmo acabamento contemporâneo presente no exterior. O modelo é ofertado nas seguintes cores de carroceria: cinza, branco, preto ou prata.


O Onix Advantage vem equipado com o motor flex 1.4 ECO de até 106 cv e a transmissão automática de seis velocidades com tecnologia Activ Select – mesmo conjunto mecânico das versões mais sofisticadas do modelo.

De acordo com os dados do Inmetro, o Onix é nota máxima em eficiência energética (AA). Com etanol, o veículo percorre média de 7,9 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 11,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

Em relação aos principais concorrentes, o Onix Advantage se destaca pelo amplo espaço interno, elevada eficiência energética e pelo consagrado serviço de pós-venda da marca Chevrolet, que colaboram para que o modelo seja reconhecido por ter o maior valor de revenda em sua faixa.


Expectativa de crescimento
A Chevrolet tem uma larga tradição no segmento de compactos automáticos, desde o Chevette, em meados dos anos 80. Mas foi o Onix, em 2013, o primeiro a oferecer uma caixa de seis marchas com opção de trocas sequenciais, até hoje referência no mercado. O sistema passou recentemente por atualizações na calibração para maior conforto e eficiência.

Carro mais vendido do mercado brasileiro há três anos consecutivos, o Onix também é o hatch compacto automático preferido do consumidor, conforme apontam os emplacamentos. Foram aproximadamente 32 mil unidades do modelo 1.4 AT ao longo de 2017 entre as versões LT, LTZ e Activ.


“Nossa expectativa é que as vendas do Onix automático cresçam acima do ritmo do mercado em 2018 com a adição da versão Advantage, que estreia como o AT mais acessível do portfólio Chevrolet”, diz o diretor de Marketing da GM.

Na linha Chevrolet, a versão Advantage é conhecida por sua relação custo-benefício e está atualmente disponível também para o Spin e em breve para o Prisma.


Campina Grande sediará dias 23 e 24 o 9º Salão Itinerante das Motopeças



A Anfamoto realiza nos dias 23 e 24/2, em Campina Grande (PB), o 9º Salão Itinerante das Motopeças. O encontro contará com a participação de cerca de 60 expositores, representando mais de 100 marcas ligadas ao mercado de motopeças e acessórios. 

A mostra será no Garden Hotel (rua Engenheiro José Bezerra, 400). Credenciamento antecipado está disponível. Mais informações pelo 11-3052- 2002, anfamoto@anfamoto.org ou www. itineranteanfamoto.org

Groupe PSA lança uma nova geração de monovolumes para suas marcas Peugeot, Citroën e Opel/Vauxhall. Continuação da ofensiva de produto do Groupe PSA como parte da Core Model Strategy do plano “Push to Pass”. • Um programa desenvolvido para três veículos correspondendo ao posicionamento diferenciado das marcas Peugeot, Citroën, Opel/Vauxhall. • Uma nova plataforma derivada da EMP2 montada em dois centros de produção: Vigo, na Espanha e Mangualde, em Portugal.


Precursor e líder histórico do segmento de Monovolumes na Europa, o Groupe PSA pretende consolidar sua liderança trazendo esta oferta para uma nova dimensão, com os três modelos de nova geração posicionados em territórios de marca muito diferentes.

A oferta corresponde a um programa único de desenvolvimento cujo objetivo é aumentar a eficiência dos investimentos e dos recursos aplicados na criação de um veículo para atender às expectativas e às utilizações dos clientes.    
                              
Uma nova plataforma inédita foi desenvolvida para esses veículos a fim de fortalecer sua posição como referência no segmento de Monovolumes em termos de eficiência, manobrabilidade, conforto e segurança.

Desenvolvidos sobre a plataforma EMP2, esses novos modelos recebem grupos motopropulsores e equipamentos de assistência ao motorista de última geração. 

Essa nova oferta de veículos oferece aos clientes de Monovolumes a gama mais elaborada em performance, com a habitabilidade, modularidade e volume de porta-malas no melhor nível do mercado. 

De modo a contemplar todas as utilizações dos clientes de Monovolumes, os modelos terão duas opções de comprimento, cada uma delas disponível em versões de cinco e sete lugares.

O design exterior se caracteriza por uma silhueta com proporções equilibradas e dinâmica graças a um capô alto e curto que confere aos modelos modernidade, robustez e segurança, ao mesmo tempo em que integra os códigos estilísticos característicos de cada uma das marcas.

Cada veículo também se diferencia pelo estilo interior, que se harmoniza com o universo de cada marca. Esses novos modelos serão apresentados nos próximos dias por cada uma das Marcas.

Os veículos serão produzidos nas fábricas de Vigo (Espanha) e de Mangualde (Portugal). Para atender às ambições comerciais dessa nova gama, nos próximos meses será criado um quarto turno em Vigo e um terceiro turno em Mangualde. 

As duas fábricas do Polo Industrial Ibérico, dotadas de um desempenho do mais alto nível do Groupe PSA, passaram por profundas transformações para receber esses novos modelos.

Armazenamento automático em linhas de prensa, controle geométrico de qualidade por visão artificial, robôs colaborativos (cobots), ou ainda o sistema Full Kitting com distribuição por meio de AGV (Veículos Autoguiados).... uma série de inovações industriais que levam ambas as fábricas à era da “Fábrica 4.0 “!

Essas versões de VP (Veículos de Passeio) ganharão versões de utilitários em alguns meses. Na ocasião, Olivier Bourges, vice-presidente Executivo de Programas e Estratégia, disse “Com esta nova gama competitiva oferecemos aos nossos clientes uma nova geração de Monovolumes que farão toda a diferença em termos de estilo e benefícios. É também uma ilustração concreta de nosso plano “Push to Pass”: a partir de uma base comum, apresentamos modelos bastante diferenciados e perfeitamente inseridos no DNA de cada uma de nossas marcas. ”

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O estudo chamado Consumidor Automobilístico Global 2018 apontou um aumento de confiança sobre o grau de segurança dos veículos que dispensam a atuação de um motorista para se locomoverem. Mas, na média mundial, 64% dos entrevistados preferem os motores a combustão para os próximos anos.



Alta Roda                 

Nº 980 — 15/2/18

Fernando Calmon




O FUTURO E A REALIDADE



A aceitação de novas tecnologias que vão sacudir a indústria automobilística mundial nas próximas décadas ainda é motivo de incerteza em vários mercados. 

Para aferir a evolução de como os motoristas encaram o cenário por vir de carros autônomos e meios de propulsão alternativos, a consultoria Delloite atualizou uma pesquisa com 22.000 consumidores de 17 países. 

Além do Brasil, África do Sul, Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, México, Reino Unido e Tailândia.

O estudo chamado Consumidor Automobilístico Global 2018 apontou um aumento de confiança sobre o grau de segurança dos veículos que dispensam a atuação de um motorista para se locomoverem (nível 4 de automação) em relação à mesma pesquisa realizada em 2017. 

Deve-se notar que se trata apenas de percepção, pois a tecnologia não está pronta, nem se sabe quanto custará (consequentemente sua aceitação), como será aplicada (segregada ou aberta) e, acima de tudo, regulamentada por órgãos de trânsito e judiciais.

O balanço geral apontou que, no ano passado, 67% dos participantes, em média, acreditam que automóveis totalmente autônomos não seriam seguros. Esse percentual recuou para 41% no relatório compilado este ano. 

No entanto, até 71% dos entrevistados disseram que a comprovação de um histórico de segurança na operação dos veículos é fator essencial para garantir a confiança. Em outras palavras, “quero ver, para crer”.

Na média, 45% dos participantes confiam nos fabricantes de veículos tradicionais para a direção autônoma, 30% apontam novas companhias dedicadas a essa tarefa e 25% acreditam nas empresas de tecnologia existentes (Waymo, Apple e outras). 

De acordo com Carlos Ayub, sócio da Deloitte especializado em indústria automobilística, “52% dos brasileiros (acima da média global) são mais confiantes nos produtores de veículos já conhecidos”.

O estudo também apontou algum conservadorismo quanto ao meio de propulsão nos veículos. Na média mundial, 64% dos entrevistados preferem os motores a combustão para os próximos anos. 

Outros 24% optariam por veículos híbridos ou híbridos plugáveis e 12% apostam em elétricos a bateria ou pilha a hidrogênio. No Brasil, 66% ainda escolheriam os combustíveis tradicionais, 13%, os híbridos e 21%, outras alternativas.

"Os preços de híbridos e elétricos ainda estão em patamar elevado, o que justificaria esse quadro em nível mundial. No Brasil, esta realidade torna-se mais marcante pela falta de infraestrutura e de uma rede para reabastecimento de carros elétricos em todo o país”, acrescentou Ayub.

Apesar de direção autônoma, mobilidade flexível e alternativa elétrica ocuparem todas as cabeças pensantes na indústria ao redor do mundo, sem ainda se saber se haverá dinheiro para financiar tudo isso ao mesmo tempo, uma enquete simples do Google nos EUA sobre o que os americanos querem nos carros de hoje foi divulgada pelo site Verge. Além do interesse pela vida a bordo dos cãezinhos de estimação, a busca frenética é por câmeras.

A procura inclui opções além de câmeras dianteira, traseira e de 360°. Agora, a demanda é grande pelas que gravam tudo à frente e atrás do veículo e mesmo o movimento periférico enquanto está rodando ou estacionado. 

Em caso de acidente, ajuda a descobrir os culpados, útil também para seguradoras. Tecnologia à mão e relativamente barata, pois muitos modelos já possuem telas no painel.

O futuro? Que fique para o futuro...
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Ford comemora a primeira vitória do Troller T4 de 2018, ao vencer o Rally Cerapió, considerado um dos mais difíceis, entre o Ceará e o Piauí





O Troller T4 começou o ano com mais uma grande vitória em competições off-road. Pilotado pela dupla Fernando Lage e Gustavo Schmidt, da equipe Minas Racing, o utilitário foi campeão do Rally Cerapió 2018 na categoria Master, mostrando sua força, valentia e robustez no roteiro de mais de 1.000 km entre o Ceará e Piauí, passando por vários tipos de pista, relevo e clima.

Uma das maiores provas off-road da América Latina, o Rally Cerapió reuniu na mesma competição carros 4x4, motos, quadriciclos, UTV’s e bikes, nas modalidades de regularidade e velocidade. 


Cerca de 400 competidores participaram da largada e muitos quebraram pelo caminho, atravessando caatingas, fazendas, serras, rios e riachos durante quatro dias.


A 31ª edição do rali teve a largada em Trairi, uma das regiões mais belas do litoral norte cearense, e seguiu em direção a Sobral. 


Depois cruzou a Serra da Meruoca rumo ao litoral do Piauí até Parnaíba, cidade situada na entrada para o único delta em mar aberto das Américas. Passou também por Piripiri e terminou em Teresina.

Pilotando o único Troller T4 da categoria Master, Fernando Lage e Gustavo Schmidt assumiram a liderança no segundo dia do rali e mantiveram a posição até o final. Experiente, a dupla vencedora é conhecida pela participação na Copa Troller.

Nascido para o off-road, o Troller T4 foi criado para enfrentar todo tipo de terreno. Além de carroceria produzida em compósito especial, é equipado com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv, transmissão manual de seis velocidades, comando eletrônico de tração, diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas com sistema ABS e EBD. 

No interior, itens como ar-condicionado automático digital de dupla zona, som de última geração com Bluetooth, vidros elétricos e teto solar duplo de vidro aumentam o conforto para rodar também na cidade.


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Chevrolet Equinox um carro de alta performance por um preço altamente competitivo que sobressai diante da concorrência, inclusive entre SUVs premium pelo elevada e útil tecnologia se segurança, conforto e desempenho. O Test-drive do Blog desvendou um carro que além de moderno e bonito assegura viagens tranquilas e agradáveis. Custa a partir de R$ 137.490 e é uma alternativa para quem gosta de viajar e tem de enfrentar o trânsito das cidades. Conheça




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Equinox, Equinócio, em Português, momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração. 


Essa definição astronômica foi muito bem escolhida pela Chevrolet para dar o nome a seu - na minha opinião seu mais rico SUV - dando a sensação que tanto de dia quanto de noite, o carro se comporta com as mesmas características, o que atribuo à enorme e excelente carga tecnológica que garante segurança no seu uso.


Depois de 505 km rodados com a Equinox Premier, topo de linha, na semana que finda com o início do Carnaval, posso afirmar que o carro me surpreendeu pelo seu desempenho equilibrado, rápido, sempre que necessário, confortável e seguro, nos testes que me foram permitidos na viagem, não deixou quase nada a dever a SUVs premium de preço mais elevado. O Equinox Premier custa a partir de R$ 137.490,00.


Na cidade, a Equinox oferece a grande vantagem do posicionamento elevado na direção, na saída da garagem, quase sempre com veículos estacionados impedindo a visibilidade da rua, que você observa do púlpito em que se torna o banco eletricamente movível do motorista. 



O estacionamento é ajudado pelos sensor dianteiro e reforçado pelo traseiro e a câmera de ré, além do carro possuir sistema Easy Park, o assistente de estacionamento semiautônomo. 


A dirigibilidade é excelente graças à boa posição dos comandos de painel e volante, de boa pegada, bem à mão. 


Rodas de 19", direção elétrica super equilibrada e a altura do solo despreocupam quando se transpõem os conhecidos quebra-molas.

O Equinox apesar de ser um carro de quase 1.700 kg, tem um poder de freiar muito eficiente graças ao sistema de preparação para frenagem, que age através da maior pressão nas linhas, além de possuir vetorização de torque, que ajuda no controle direcional e na assistência em frenagens longas. 

Teste de estrada



Do Rio de Janeiro a Penedo, no interior fluminense, pela Rodovia Presidente Dutra, cidade escolhida para saborear o famoso prato da culinária alemão eisbein, o belo joelho de porco com chucrute (sauerkraut), da Casa do Fritz (que recomendo), o Equinox brilhou com seus 262 cv do motor turbo (o mais potente da categoria) e 37 kgfm de invejável torque, logo nos 2.000 giros.


Esse motor 2.0 turbo, o mesmo usado no Camaro, leva o Equinox de 0 a 100 km/h em 7,6 s. O Equinox é um SUV de direção esportiva, mas dotado de um sofisticado sistema de segurança ativa e passiva só visto em carros de valor superior.


Falando ainda de sua moderna mecânica, o SUV vem com um câmbio de nove velocidades e equipado com tração integral de ignição elétrica (AWD). 


Isso é a garantia de subida segura, firme, de velocidade homogênea, da Serra das Araras, mas também para enfrentar terrenos off-road, afinal uma diversão em terras irregulares, lamaçais, é bem divertido. A AWD pode ser desligada com o carro em andamento, voltando à tração 4x2.

Conforto


O Equinox foi criado para proporcionar o máximo conforto a seus ocupantes, mas no banco traseiro o que viaja no meio, embora não seja um lugar tão desconfortável, não tem a mesma orgonomia dos assentos do lado. Mas, espaço não falta em toda a cabine, tanto na extensão quanto na altura. 

No banco traseiro, duas pessoas viajam muito bem acomodadas e sem aperto, mas o ocupante do assento do meio fica numa posição um pouco menos agradável, pois este lugar não tem a ergonomia dos do lado. Todos assentos têm cintos de três pontos. 


O eficiente ar condicionado Dual Zone, digital, é outro fator de conforto do Equinox, com saída também para os passageiros do banco traseiro que podem ser reclinados.

O conforto tem a ver com a suspensão utilizada no Equinox, sistema McPherson, no eixo dianteiro, e Multilink, independente na traseira. 


Subindo a Serra das Araras, com suas curvas acentuadas nota-se o molejar firme da suspensão, incutindo segurança. O Equinox tem uma boa suspensão que se traduz em viagens agradáveis, dada a suavidade da rolagem.


Outro fator de conforto deve-se ao completo multimídia do Equinox. ao som de boa qualidade e ao My Link com tela LCD de 8", sensível ao toque, que abriga conectividade compatível com Androide Auto e Apple Car Play com acesso a mensagens, músicas, mapas e verdadeiro espelhamento com movimento na própria tela.


Ouvir boa música durante a viagem fica mais agradável pois a GM instalou um anulador de ruídos, que reproduz ondas inversas às dos ruídos externos nos alto-falantes que os  neutraliza e deixa o ambiente mais silencioso e o som mais nítido e muito agradável. 


Há ainda o serviço On Star de concierge, socorro, navegação, emergência, tudo num simples toque de botões.

Segurança

Sabemos pela Imprensa notícias de pais que deixam crianças e animais esquecidos no banco traseiro de seus carros por distração, ou uma mera mudança de hábito. 

A GM equipou o Equinox com um sistema de alarme que avisa o motorista para que verifique se ninguém, ou nada foi esquecido no assento traseiro.

O Equinox foi criado para o mercado norte-americano - e aperfeiçoado nesta versão Primer -, onde estradas e ruas são mantidas em boas condições e a rodagem suave, silenciosa e agradável do SUV mostra, mas o carro apresenta uma série de elementos de segurança passiva e ativa da maior importância e valia para a prevenção de acidentes.


Alerta de colisão frontal, em três estágios, mais longo para estrada e mais perto para a cidade, alerta de colisão com projeção de aviso visual sobre o para-brisas e vibração no banco do motorista, câmera de ré, alerta de movimentação traseira (para manobras de marcha ré).


E ainda detector de pontos cegos, abertura elétrica do porta-malas com sensor de aproximação, frenagem de emergência, sistema semiautônomo de estacionamento, aviso de permanência nas faixas da estrada. Esses sistemas tornam o Equinox muito atraente, principalmente em face do preço final do carro.


O acabamento primoroso do carro inclui ainda abertura do porta-malas através de um sensor sob o para-choques traseiro e fechamento suave no botão instalado no interior da tampa. O porta-malas é digno de nota: 468 litros, e 1.267 com bancos rebatidos.


Gostei do amplo teto solar elétrico que alegra o ambiente, o sistema de memorização do banco do motorista garante que a posição ao volante escolhida será retomada, pois ao desligar o motor e abrir a porta do motoristas, o banco é rebaixado para facilitar a saída.


Nos sete dias de teste, por onde passei o carro chamou a atenção pelas linhas sóbrias e soberbas e porte elevado. Oferece ainda uma iluminação de alta potência com faróis Full Led Inteligentes. 


No Equinox não falta lugar para guardar trecos, desde o grande alçapão no console central, porta-copos, e ainda espaços nas portas. 


Para não faltar carga no celular existe carregador wireless para o smartphone.

Controle de estabilidade, controle de faixas são muito úteis à segurança, além do aviso eletrônico de controle de velocidade, igual ao usado pela Audi, que deixa o condutor alerta para armadilhas de caça à multa de radares (pardais) muitas vezes maldosamente e confusamente instalados. 

Desempenho


O desempenho do Equinox apresentado pela Chevrolet é de apenas 7,6 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, e a retomada de 80 km/h a 120 km/h, bastam 5,5 segundos, com velocidade máxima atinge 210 km/h limitada eletronicamente.

Já o consumo não é dos mais baixos, primeiro porque se trata de um carro com 262 cv, segundo por ser um carro de 1,7 tonelada, ainda assim a montadora aponta consumo médio de 8,4 km/l de gasolina na cidade e 10,1 km/l na estrada. 

Como meio de economia, o carro, que tem chave presencial, possui sistema star/stop que desliga o motor durante paradas curtas, economizando combustível.  

Esses dados parecem bater com o consumo durante o teste: o percurso misto cidade-estrada, com o carro saído da concessionária de tanque cheio, devolvi-o na reserva. Por segurança meti 50,00 de gasolina (em torno de 10 litros da reserva). 

É justo ressaltar que de um carro em test-drive é exigida uma direção mais rigorosa, o que significa maior gasto de combustível.

A única ressalva que faço ao acabamento do Equinox é o excesso de plásticos duros, em lugar de produtos emborrachados, que abafam e impedem ruídos desagradáveis, que a GM insiste em utilizar no painel e forração de portas, algo inadequado a um carro da categoria deste SUV, que entra, graças à tecnologia embarcada, na briga com congêneres da Audi, Mercedes e BMW.

Esta é a minha opinião sobre esse belo carro, de três anos de garantia, que se alguém me perguntar se o compraria, não exitaria em responder afirmativamente. 
Gostei!



sábado, 10 de fevereiro de 2018

Montadoras investem em SUVs que se tornam queridinhos do consumidor não apenas no Brasil, mas em todo o mundo


Divulgação
Jeep Compass, líder do mercado de utilitários esportivos no Brasil em seu primeiro ano de vendas no País
Por Célio Galvão

As novas gerações de compradores de carro viverão um dilema. Ou compartilham a propriedade de veículos ou têm o seu próprio à disposição na garagem. 

Enquanto isso não acontece, uma coisa as montadoras já perceberam: os grupos das chamadas gerações Y e Z, dos nascidos na década de 80 até os anos 2000, têm nos utilitários esportivos uma das preferências. 

Nessa sopa de letras de gerações e definições sobre perfis, as marcas sabem que estão diante dos principais consumidores do mundo atual, e fazem de tudo para conquistá-los.

Um dado recente da Fenabrave, a associação das revendedoras de veículos no Brasil, ajuda a reforçar esta conclusão. 

As vendas de utilitários esportivos em 2017 representaram 22,3%. Foi a segunda categoria de carros mais comercializada perdendo apenas para os hatchs compactos, que responderam por 27% dos emplacamentos no país.

No ranking, uma surpresa é o novo líder do segmento. O Jeep Compass com 49.187 unidades vendidas desbancou o Honda HR-V (47.775), que mantinha a liderança desde 2015. 

Completam a lista dos seis primeiros o Hyundai Creta (41.625), Jeep Renegade (38.330), Nissan Kicks (33.464) e Ford EcoSport (31.195).

Esta sexta posição da Ford pode ser considerada incômoda, afinal, foi ela a primeira a apostar pesado no segmento com o EcoSport, que até 2015 era líder de vendas e em 2016 ainda ocupava o terceiro lugar.

Ainda assim, o modelo tem a confiança da montadora e passou a ser vendido nos Estados Unidos, país famoso por adorar os utilitários de grande porte. O EcoSport, um SUV criado no Brasil, tem o desafio de agradar o jovem norte-americano.

Divulgação
Ford EcoSport , primeiro SUV compacto criado no Brasil, chega aos cobiçado mercado dos Estados Unidos

Aproveito este texto sobre utilitários esportivos para ressaltar a engenharia automotiva brasileira. Tive a oportunidade de constatar e trabalhar em todos os lançamentos de versões e gerações do EcoSport (até mesmo a versão recém- lançada do Storm AWD).

Um recuo na história para o início de 2000 mostra que os utilitários esportivos eram veículos sonhados, mas custavam muito caro. Não que hoje sejam baratos, mas ficaram mais acessíveis e há muito mais opções de compra.

"A Ford foi a criadora do segmento de utilitários esportivos no mundo. Sabíamos como fazer, tínhamos a fórmula dentro de casa. Tivemos a ousadia de investir em uma proposta nova, que ninguém mais tinha e a maioria dos concorrentes, na ocasião, voltava-se ao segmento de minivans. Assim surgiu o conceito do veículo que chegou do EcoSport", disse na época o Márcio Alfonso, então um dos principais engenheiros da montadora.

Divulgação
Hyundai Creta, um dos preferidos do consumidor brasileiro, ocupa a segunda posição entre os mais vendidos

Interessante que, 15 anos depois, o engenheiro Márcio Alfonso ocupa um cargo similar em outra montadora e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Hyundai Creta, um dos líderes atuais do mercado brasileiro.

Até nos segmentos mais caros chegam grandes apostas, como o Chevrolet Equinox, o Peugeot 3008, o Jaguar E-Pace e o BMW X2. A lista é enorme. A Volkswagen, por exemplo, promete cinco SUVs até 2020. Até a marca chinesa JAC trouxe T40, um SUV agradável e competitivo.

Vários fatores contribuem para este tipo de veículo ser muito desejado. Entre eles, a posição de comando ao volante e altura elevada do solo, além da capacidade de transpor áreas alagadas e a sensação de maior segurança.

Divulgação/Jaguar Land Rover
Jaguar E-Pace chega às lojas do Brasil em abril, como o menor SUV de luxo da marca inglesa

O começo do EcoSport

Curioso ver que o que ajudou o EcoSport a também se tornar um sucesso foram itens que hoje são completamente comuns. Ele trouxe equipamentos até então inéditos como o compartimento refrigerado no painel, porta-objetos no banco do passageiro com espaço para um laptop, sistema de som com MP3, conexão para iPod, USB e Bluetooth.

O estepe na tampa traseira do porta-malas também foi uma marca registrada. Hoje, ele é considerado de gosto discutível por muitos consumidores tanto que na Europa e Estados Unidos são oferecidas versões sem o pneu externo. O EcoSport foi mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 2002, bem diferente da versão atual.

Divulgação
EcoSport, primeira exibição da Ford em 2002 no Salão do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo

Todos esses detalhes do EcoSport mostram que o modelo abriu as portas para a popularização dos utilitários esportivos no país. Chego até a afirmar que ele foi precursor dos utilitários compactos em outros continentes.


Fonte: Carros - iG @ http://carros.ig.com.br/colunas/carros-do-celio/2018-02-09/utilitarios-esportivos.html

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