Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 4 de agosto de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais apresenta o II Festival do Queijo da Canastra



Coluna
Minas Turismo Gerais  

Jornalista Sérgio Moreira




II Festival do Queijo da Canastra 

Queijos premiados no Brasil e no mundo, produzidos na região da Canastra 


A capital da Serra da Canastra se agita no mês de agosto com a realização da segunda edição do Festival do Queijo da Canastra. Nos dias 2 e 3 do próximo mês, a cidade de São Roque de Minas sedia o evento realizado pela Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN). 

Protagonista do festival, o queijo canastra é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN desde 2008 e faz parte da cultura e tradição locais. 

Segundo a história, a receita veio de Portugal e é passada de geração em geração há mais de dois séculos. Antigamente, para não amassar, o queijo só podia viajar com mais de 30 dias de cura, quando já estava mais firme e amarelado. É por isso que o queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. Feito com leite cru, o queijo artesanal é exclusivo da região e tem até selo de autenticidade e rastreabilidade feito de caseína (proteína do leite) para comprovar sua origem.

São Roque de Minas concentra o maior número de produtores do famoso queijo da Canastra e, para apresentar esse produto típico aos visitantes, a maioria das fazendas produtoras está abrindo suas porteiras para apresentar todo o processo de fabricação. 

Durante o II Festival do Queijo da Canastra, os turistas poderão aproveitar uma programação especial na Praça da Matriz, com exposição de diversos produtos regionais da região, além de cozinha show com chefes ensinando receitas, e muito mais. Haverá ainda programação cultural com apresentações do Chico Lobo em trio e Renato Caetano e banda, entre outros. 

E para completar, as fazendas produtoras de queijo contarão com uma série de atividades como degustação, harmonização dos queijos com vinhos e cervejas, almoço, voo de balão, e muito mais. 

Uma boa opção para a sua hospedagem em São Roque de Minas é a Pousada Chapadão da Canastra. Considerado o mais completo empreendimento hoteleiro da região, o empreendimento oferece estrutura completa de serviços; apartamentos com frigobar, ar condicionado, televisão, restaurante onde é servido um delicioso café com iguarias da região. Ainda há novíssima área de lazer com piscinas adulto e infantil, sauna, toboágua e hidromassagem. 

Além disso, o Chapadão oferece todo o apoio logístico em carros 4x4 para os passeios pela região. As diárias promocionais para o período são de R$ 350,00 em apartamento standard para casal, incluindo café da manhã, internet e estacionamento. 

Informações:
www.chapadaodacanastra.com.br


FESTURIS se reinventa e atrai 
expositores inéditos para Gramado 

Vários debates são realizados no Meeting Festuris 


A Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) é o ponto de encontro de grandes marcas com as principais lideranças do mercado turístico. Profissionais com o poder de decisão marcam presença nos corredores da feira, atraindo importantes players que apostam no potencial de negócios gerados. Diante disso, operadoras de turismo e redes hoteleiras enxergam no evento a possibilidade de aumentar a visibilidade das suas marcas e lançar novos produtos para o mercado nacional e internacional. 

No Turismo, a reinvenção é a porta de entrada para o desenvolvimento do setor. E mesmo o FESTURIS, com três décadas de vida, entende que a renovação é peça chave para continuar crescendo. Para esta edição, cerca de 40% dos expositores confirmados estarão participando pela primeira vez da feira. Uma mistura de inovação e experiência de marcas que acompanham o evento desde as primeiras edições.

"Diante do momento econômico, que ainda está se reabilitando, o mercado turístico precisa se reinventar. Nesse sentido, cabe ao expositor apresentar novos elementos. E para o FESTURIS é importante um grupo de novos expositores que vêm para diversificar a oferta de produtos e serviços. Por outro lado, temos a manutenção de grandes players, comprovando a efetividade dos negócios gerados na feira", declara o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Dentre as operadoras de turismo confirmadas na feira, algumas estarão pela primeira vez, como a Tui Operadora, Trip Tri, Passione Itália, Images Travel e Raidho. Outras acompanham o evento desde as primeiras edições, como a Incomum, Giordani, MGM, Tia Iara, Trend Operadora, Personal, Brocker Turismo, Mercatur, Hello Brazil e Uneworld.

Além das citadas acima, outras grandes operadoras acreditam no evento como oportunidade para o fechamento de bons negócios, como a Soul Traveler, Special Tours, Stela Barros, Abreutur, Agaxtur, Galápagos, Bedsonline, Europlus, Kangaroo Tours e Azul Viagens, que triplicou o tamanho de seu estande para essa edição. As marcas estarão distribuídas entre os doze espaços da feira.


Vários estados e países estarão no Festuris 

A renovação também aparece no grupo de redes hoteleiras confirmadas no FESTURIS até o momento. Entre as que estreiam no evento estão: Hard Rock, Sandals & Beaches Resort, Beachcomber Resort, The Shore Club, Bal Harbour, Hotel Saint Petrius, Di Roma, Max Savassi, Alameda Hotéis, Varanda das Bromélias, Wyndham, Pousada Es tância das Flores, Termas da Guarda, Pratas Termas, Nacional Inn, Hotel & Spa do Vinho e Design Hotéis.

Na outra ponta estão redes que participam da feira há muitos anos, como Hotel Panamby, Villa Galé, Iberostar, Costão do Santinho, GJP Hotéis, Vovó Carolina, Laghetto Hotéis e Best Western. Ainda reforçam a lista dos confirmados as seguintes marcas: Sheraton, Casa da Montanha, RCD Hotéis,Belmond, Unique Garden, Preferred, On Request, Bahia Príncipe, Luzeiros Hotéis, Master Hotéis, Alpestre, Rede Sky, Itá Termas, Hplus, WZ Hotéis, Rede Bourbon e Deville.

Está aberto o credenciamento gratuito para agentes de viagens no FESTURIS Gramado, a mais efetiva feira de negócios da América do Sul, que acontece de 7 a 10 de novembro. Além da gratuidade, os agentes ainda contam com tarifas especiais na rede hoteleira. O primeiro lote de inscrições vai até o dia 30 de agosto. Não deixe para última hora e confirme já sua participação. https://www.festurisgramado.com.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br

Venda de veículos importados cresce 10,3% em julho Foram emplacadas, em julho último, 2.952 unidades importadas por associadas à Abeifa, ante as 2.676 veículos licenciados no mês anterior. Mas, o setor ainda amarga queda de 4,8% em relação a julho de 2018 e no acumulado de 8,9%. São 19.168 unidades contra 21.049 unidades do ano passado.



As 15 marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores -, com licenciamento de 2.952 unidades, anotaram em julho último aumento de vendas de 10,3% em relação a junho de 2019, quando foram vendidas 2.676 unidades importadas. Mas ante julho de 2018, quando foram comercializadas 3.101 unidades, ainda há registro de queda, de 4,8%.

O desempenho positivo de 10,3% em julho último fez com que o resultado do acumulado dos primeiros sete meses do ano também melhorasse. A queda agora é de 8,9% contra 9,6% do primeiro semestre. Embora o setor tenha anotado tendência de alta, a estimativa de vendas para o ano será mantida em 40 mil unidades.

Em compensação, as quatro montadoras associadas à entidade que produzem veículos localmente mantêm taxa de crescimento de 44%, passando de 11.929 unidades licenciadas nos primeiros meses de 2018 para 17.180 unidades em igual período deste ano.


“De alguma forma, o setor de importados acompanhou o desempenho do mercado interno total de veículos automotores em julho. Além de algumas associadas terem recuperado vendas mensais, em julho tivemos 23 dias úteis conta 19 dias em junho”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.

No segmento de importados, as cinco marcas que mais venderam, em julho, foram a Kia Motors (812 unidades / +35,8%), Volvo (634 / +1,8%), BMW (360 / -26,2%), Land Rover (337 / +47,8%), e Porsche (224 / +40,9%).

Entre as associadas com produção nacional - BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki -, em julho último, o emplacamento de 2.653 unidades representou alta de 3,5% em relação a junho de 2019, quando totalizaram 2.564 unidades e significaram alta de 43,3% ante julho de 2018, quando anotaram 1.851 unidades.

Por marcas, a CAOA Chery, com 1.799 unidades emplacadas, registrou alta de 3,5% ante junho de 2019; a BMW, com 515 unidades, queda de 18,1%; a Land Rover, com 149, queda de 14,4% e a Suzuki, com 190 unidades licenciadas, alta de 24,2%.

Somados os emplacamentos de unidades importadas e produzidas localmente, o ranking das cinco marcas, por volumes, aponta, a CAOA Chery com 1.779 unidades (só produção nacional), a BMW com 875 unidades (515 nacionais + 360 importadas), a Kia Motors com 812 veículos (só importados), a Volvo com 634 unidades (só importadas), e Land Rover com 373 veículos (149 nacionais e 224 importados).


Participações
Em julho último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.952 unidades -, o setor significou marketshare de 1,27%. Com 5.605 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,41% do mercado total de autos e comerciais leves (232.243 unidades).

Downloads, acesse:Emplacamento por marca Julho 2019 (PDF) - Download
Emplacamento por modelo Julho 2019 (PDF) - Download

Emplacamento nacional Julho 2019 (PDF) - Download


Rio de Janeiro vive época medieval, em feira dia 11 e 12 de agosto, no Aterro do Flamengo


Muito mais do que longos vestidos e lutas de espadas, o período medieval enriqueceu a cultura. Em diversas cidades de Portugal e de vários países da Europa festas medievais são normais nos seus cardápios do turismo. Para homenagear a importância deste período a Feira Medieval Carioca acontece, este ano, na Arena Socioambiental do Aterro do Flamengo, nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo). 
O evento gratuito conta com a banda Lyria, que se apresenta em formato acústico, relembrando os antigos concertos bardos. Além disso, a mostra contará com fornecedores de hidromel, cervejas artesanais, esgrima medieval, arco e flecha, luta de espadas, workshops, danças, stands diversos,  e muito mais.

Assista o vídeo da banda Lyria:
Um dos grandes nomes do metal nacional, o Lyria apresenta a versão acústica da turnê “Immersion”, que lotou espaços no Rio e em São Paulo. Com fãs na Europa, Estados Unidos e Brasil, a banda conta com Aline Happ (voz), Rod Wolf (guitarra), Thiago Zig (baixo) e Thiago Mateu (bateria). No repertório do show, as canções do recém-lançado “Immersion” (2018) e do álbum de estreia “Catharsis” (2014). 
O evento contará também com stand de merchandise do grupo, e uma coleção de acessórios feitos pela vocalista Aline Happ. A banda receberá os fãs gratuitamente em seu stand para fotos e autógrafos, além de venda de produtos.

Considerada a maior do País, a Feira Medieval Carioca ocupará a Arena Socioambiental do Aterro do Flamengo, próximo à Marina da Glória. O último evento reuniu mais de 20 mil pessoas, levando cultura e diversas atividades voltadas para os amantes do período medieval. O evento ainda contará com stands de produtos medievais, tais como acessórios, artigos místicos, livros, entre outros.

Serviço

VIII Feira Medieval Carioca
Data: 10 e 11 de
 agosto 2019 (sábado e domingo)
Horário: 10h às 18h (15h – Show do Lyria)
Endereço: Arena Socioambiental 
Ingressos: Gratuitos
Classificação etária: Livre
Evento: https://www.facebook.com/events/2212213932386513




sábado, 3 de agosto de 2019

Mulheres assumem cada vez mais postos no agronegócio e produtoras gaúchas tomam a frente da discussão da importância da mulher no setor



A participação das mulheres na agricultura está cada vez maior e, hoje, a presença delas é ainda mais valorizada. No agronegócio, elas seguem ocupando papéis de liderança e são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do setor. 

Diante dessa realidade, a Case IH, em parceria com a concessionária RGS Agrícola, reuniu, no dia 1º de agosto, um grupo de agricultoras, numa fazenda em Pedro Osório (RS), para discutir os principais desafios e os avanços no campo.

Além de palestras com mulheres que estão na linha de frente e na tomada de decisões do agronegócio, elas participaram uma demonstração prática, com Camilla Missio, Especialista de Serviços para Grandes Contas da Case IH, para que as participantes pudessem testar os tratores e pulverizadores da marca. 

“Além da imersão no DNA da Case IH, essas mulheres tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do dia, o que tornou o evento ainda mais enriquecedor”, pontua Camilla.

O evento é uma iniciativa inédita que segue alinhada com os valores da marca. “Reconhecemos a força feminina e prezamos pela diversidade e competência. Para nós, a atuação das mulheres envolvidas no agronegócio é fundamental”, afirma Tayana Anieri, coordenadora de Marketing da Case IH, ressaltando ainda que, o objetivo da Case IH junto com sua rede de concessionários é ampliar, cada vez mais, iniciativas como essa, para que as mulheres tenham voz, reconhecimento e representatividade no segmento.

Renault lança o Sandero R.S. 2020 por R$ 69.690 e o Stepway Zen, R$ 61.190, a versão 1.6 CVT X-Tronic, R$ 70.990 e o Iconic CVT X-Tronic, R$ 73.090 e o Zoe, elétrico que custa R$ 149.990



Da Assessoria de Imprensa da Renault


O novo Renault Sandero R.S. 2020 vai mostrar todo o seu potencial na pista do Velo Città, em Mogi-Guaçu. O recém-lançado esportivo é uma das principais atrações do Fast, o Festival Acelerados Speed on Track, primeiro evento de experiência realizado pelo canal Acelerados, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto.


O Fast é realizado em parceria com a TSO Brasil e dará aos interessados a chance de acelerar no Velo Città. Além do esportivo Sandero R.S. 2.0, outro veículo disponível da Renault será o Zoe, o elétrico mais vendido da Europa. O novo Stepway 2020 marca presença na pista off-road, destacando a elevada altura do solo, que permite vencer obstáculos cotidianos com facilidade, ao lado da série limitada Duster GoPro, que chega de série equipado com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha Hero. Uma parceria que reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV.

O esportivo europeu Megane R.S. de 265 cv será um dos modelos que o interessado poderá dar Volta Rápida como passageiro ao lado dos apresentadores do programa Acelerados, Cassio Cortes e Gerson Campos.

O Instituto Renault também estará presente no Velo Cittá com uma área dedicada à educação para segurança no trânsito para crianças com o programa “O Trânsito e Eu”. Cerca de 230 mil crianças já foram atingidas pela iniciativa.



NOVO SANDERO R.S. 2020
Em 2015, o Sandero ganhou um sobrenome de peso no mercado brasileiro, com a chegada da versão R.S. 2.0, o primeiro Renault Sport fabricado e comercializado no Brasil. A versão esportiva teve importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, assistente de partida em rampas e controle eletrônico de estabilidade, entre outras) e estéticas. 

Desenhado e desenvolvido na França pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo. Essa versão se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.


Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos.

Na linha 2020, o Sandero R.S. 2.0 traz novas rodas diamantadas de 17 polegadas na cor preta diamantadas e herdou características da série limitada Racing Spirit, como as pinças de freio na cor vermelha, que, juntamente com a nova assinatura luminosa traseira em LED, a dianteira com a lâmina F1, o aerofólio preto, o duplo escapamento e os novos adesivos nas laterais com a assinatura Renault Sport, que reforçam a esportividade do modelo.

O interior também traz características herdadas da série limitada Racing Spirit, como o teto na cor preta e os bancos com faixas duplas na cor vermelha. No apoia braço, as portas ganharam revestimento de tecido que parece fibra de carbono, ressaltando a esportividade do Sandero R.S. 2.0. 

A suspensão esportiva e exclusiva, associada tanto à direção eletro-hidráulica tunada pela Renault Sport Cars como ao sistema de freios a disco nas quatro rodas, proporciona excelente desempenho, garantindo estabilidade e segurança. 


E com o sistema R.S. Drive é possível escolher ainda entre três modos de condução: Standard, Sport e Sport+:
  • Modo Standard: Este é o modo mais seguro para uso diário. O ESP e o ASR ficam ligados. O Modo Standard não exige nenhuma intervenção do motorista (ativado por padrão).

  • Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha lenta aumentada para 950 rpm, permitindo uma condução reativa. O modo Sport é acionado por meio de uma leve pressão no botão R.S., localizado no console central.

  • Modo Sport+: todos os recursos do modo Sport, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo desfrutar ao máximo da condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. O modo Sport+ é acionado através de uma longa pressão no botão R.S.


Completo de fábrica, o único opcional do novo Sandero R.S. da linha 2020 é a pintura metálica – a pintura branca é de série.  

As opções de cores são o novo vermelho Fogo, prata Étoile e preto Nacré. Confira os principais itens de série: 
R.S. 2.0 (R$ 69.690): assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), Media Evolution, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas.

SOBRE A RENAULT SPORT
Desde 2016, a Renault Sport é comandada por duas unidades distintas: a Renault Sport Racing e a Renault Sport Cars. As duas trabalham de mãos dadas para maximizar as sinergias técnicas e comerciais, das pistas para as ruas.

A Renault Sport Racing é responsável por todas as atividades de competição da Renault, com a Equipe Renault Sport de Fórmula 1, a Renault e.dams, a Fórmula Renault 2.0 e outros programas de customer racing em circuitos e rali. O comando das operações da Renault Sport Racing é dividido entre as plantas de Enstone (Reino Unido) e Viry-Châtillon (França).

A Renault Sport Cars, que tem sua origem na divisão Renault Sport Technologies, comanda o desenvolvimento e comercialização da gama de veículos de produção em série Renault Sport. 

A Renault Sport é reconhecida em todo o mundo pela excelência de seus hatches esportivos compactos, como Mégane R.S., Clio R.S. e Sandero R.S., assim como pela eficácia e acessibilidade de seus GT, incluindo o Novo Mégane GT. Já as atividades da Renault Sport Cars estão baseadas na cidade francesa de Les Ulis.

ZOE
O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, é comercializado no mercado brasileiro na versão Intense com preço sugerido de R$ 149.990. O modelo pode ser comprado pelo site https://eletricos.renault.com.br/ ou em duas concessionárias: Sinal, em São Paulo, e Globo, em Curitiba.

O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.

A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso.

O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veículo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no início de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.

Desde o lançamento, o Zoe é o carro-chefe da tecnologia Renault Z.E., representando a excelência elétrica do Grupo. Entre os destaques desta tecnologia estão a frenagem regenerativa e a bomba de calor, que maximizam a autonomia.

O Zoe é um veículo ágil, fácil de manobrar e agradável ao dirigir, graças a um chassi adaptado às especificidades elétricas e ao trabalho realizado no ajuste da direção, pneus e amortecedores.
  • Em uma fração de segundo, o motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 22,9 kgfm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h — faixa mais frequente em uso urbano — em 4 segundos. 
     
  • A aceleração é fluida, perfeitamente linear e sem solavancos. Do ponto de vista do condutor, é como se ele tivesse o melhor câmbio automático do mercado. 
     
  • Paralelamente, a natureza elétrica do Zoe proporciona uma condução mais tranquila principalmente graças à ausência de ruído do motor e vibrações. 
     
  • O som medido na cabine do Zoe entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é duas ou três vezes menor se comparado a um veículo térmico de potência equivalente. 

NOVO STEPWAY 2020
O visual do Stepway sempre foi um dos diferenciais do modelo. A maior altura do solo – 185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual – facilita a condução do dia a dia, encarando as valetas e lombadas das cidades. A posição de dirigir elevada é outro destaque do modelo.

Agora na linha 2020, o modelo está mais robusto com um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis (dianteiros e traseiros) na cor prata, que reforçam ainda mais o visual SUV. As lanternas com tecnologia em LED, com máscara preta, conferem um estilo único ao Stepway, com uma assinatura luminosa exclusiva. 

O Stepway 2020 traz novas rodas de 16 polegadas bíton diamantadas, na cor cinza Erbe, contribuindo para o visual diferenciado do modelo.

Internamente, o veículo tem elementos que reforçam através do estilo a identidade diferenciada do modelo, como a assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante, além da identificação 3D e baixo relevo nos bancos e elementos de cor.

O Stepway tem motor 1.6 SCe e três versões de acabamento: Zen, com câmbio manual, Intense com câmbio CVT X-Ttronic, e Iconic, com câmbio CVT X-Tronic.

Lançado em 2008, um ano após a chegada do Sandero ao mercado brasileiro, o Stepway se destacava por seu alto nível de robustez. Esse atributo foi um dos pilares de todo o processo de desenvolvimento da base mecânica realizado pela equipe de profissionais do Renault Tecnologia América (RTA), que fica complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

O veículo também passou pelo facelift em 2011, apresentando uma personalidade própria em relação às demais versões. Para-choques mais encorpados, máscaras negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo marcaram esta versão.

Em 2012, o modelo ganhou a série limitada Rip Curl, feita em parceria com a conhecida marca multinacional de moda surfwear, destinada aos consumidores que procuravam um hatch completo com design atraente e detalhes diferenciados.

Em 2014, chegou a nova geração, com um visual ainda atraente, muita versatilidade e conectividade. Com ponto forte no design, o veículo trazia a imponência típica dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. E em 2016 ganhou uma nova série limitada Rip Curl.

No total, mais de 160 mil Stepway já foram vendidos. Sucesso desde seu lançamento, o veículo é hoje um dos mais vendidos entre os compactos aventureiros, com 23% de participação no segmento em 2019.

Assim como o Sandero e o Logan, o Stepway também vem completo de fábrica. O único opcional fica por conta da pintura branca ou metálica. O bege Dune estreia como cor exclusiva do Stepway, que também é oferecido nas cores cinza Cassiopée, branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo.

Confira abaixo os principais itens de série de cada versão do Stepway:
  • Zen 1.6 (R$ 61.190): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.

  • Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990): Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

  • Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090): Todos os itens da Intense CVT mais bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

DUSTER GOPRO
A Renault lança a série limitada Duster GoPro, que vem equipada com uma câmera GoPro Hero 7 Black, a mais potente câmera da linha Hero. A parceria reforça ainda mais o espírito aventureiro e a robustez do SUV, que chega em duas versões: 1.6 CVT X-Tronic e 2.0 4x4. Ambos recebem barras de teto na cor preta, kit alargador de para-lamas, proteção do para-choque frontal com faróis de longo alcance e adesivo GoPro localizado logo abaixo dos retrovisores. A versão 4x4 ganha também rodas pretas.

O interior traz suporte GoPro no para-brisa e uma câmera GoPro Hero 7 Black para registrar todos os momentos a bordo e gravar as paisagens onde o Duster pode te levar. A câmera apresenta como principal recurso a super estabilização de vídeo, o HyperSmooth, que dispensa o uso de gimbal durante produção de conteúdo. Com a GoPro Hero 7 Black é possível fazer fotos até 10m embaixo d’água, filmar suas aventuras em 4K e transmiti-las ao vivo para Facebook, YouTube, Vimeo e outras plataformas.  

A série limitada também traz mais conectividade, com o Media Evolution, central multimídia da Renault com tecnologia Android Auto e Apple Carplay e que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva. O Media Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir.

O Duster é o veículo ideal para quem procura robustez, amplo espaço interno e conforto para os passageiros. Com a diversidade de versões, seja com CVT X-TRONIC ou tração 4X4, o Duster permite ao condutor encarar qualquer terreno, seja ele urbano ou off-road.

INSTITUTO RENAULT
Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. 

No eixo Inclusão, são destaques:
  • O programa Renault Experience, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups. Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes.

  • A Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para:
  • Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram atingidas pela iniciativa.
  • No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 150 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

No total, mais de 700 mil pessoas já foram atingidas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Fernando Calmon: dupla personalidade




Fernando Calmon                 


Nº 1.056 — 2/8/19






DUPLA PERSONALIDADE



A Renault deve muito ao Sandero e ao Logan seu crescimento constante até os atuais 9,1 % do mercado de automóveis e comerciais leves. A marca francesa está em quarto entre as mais vendidas com tendência a se consolidar na posição, atrás das três tradicionais Chevrolet, VW e Fiat, nessa ordem. Em 2021 espera alcançar 10%.

Ambos estrearam em 2007, o sedã em junho e o hatch em novembro, dentro do conceito cheap space: em tradução livre, espaço com preço acessível. A segunda geração chegou em novembro de 2013 e junho de 2014, respectivamente. Agora estreou revitalização, de meia geração. Enquanto Sandero e Logan receberam frente mais moderna, incluindo luzes diurnas de LED, só o hatch foi resenhado na traseira com atraentes lanternas de LED e vidro de base semielíptica, em conjunto visual bonito.

Uma mudança mecânica, no entanto, desequilibrou a estética dos dois modelos. A grande novidade, a caixa de câmbio automática CVT levou ao aumento da altura de rodagem para manter distância segura do solo. Molduras em material plástico foram aplicadas às caixas de rodas a fim de diminuir o vão formado. A solução ficou menos feliz no sedã do que no hatch. Compradores apreciam essa aparência, segundo pesquisa da fabricante. Rodas de liga leve de desenho elaborado ajudam na estética lateral.

Reforços estruturais aumentaram a massa em 14 kg. Agora airbags laterais são de série, além de cinto de três pontos e apoio de cabeça para os três passageiros do banco traseiro. ESC (controle eletrônico de estabilidade, na sigla em inglês) também é de série, porém apenas nas versões automáticas. Bancos dianteiros estão mais confortáveis, central multimídia espelha aplicativos de rotas e o volante muito bem redesenhado (até o movimento de queda-livre na regulagem de altura foi atenuado, mas não eliminado, embora continue sem ajuste de distância). Como no Kwid, vareta de sustentação do capô é por mola a gás, solução cômoda.

O câmbio automático CTV simula seis marchas. Ficou bem melhor que o anterior automatizado e com pouco reflexo negativo em acelerações e retomadas. Pena que, por ser protuberante em relação ao câmbio manual, tenha deixado a carroceria em posição muito alta. Isso nunca é ideal para dirigibilidade direcional e em curvas, embora não chegue a comprometer a segurança. No sedã, comportamento dinâmico é marginalmente melhor.

O hatch “aventureiro” Stepway, se tornou versão à parte do Sandero. Teoricamente enquadra-se como SUV por uma regra do Inmetro apenas para normatizar medições de consumo de combustível e não indicação de desempenho fora de estrada. Equívoco do instituto foi flexibilizar em demasia. Permitiu que apenas três dos seis requisitos fossem atendidos: ângulos de entrada, de saída e de transposição de rampa, mais as três distâncias livres do solo, no centro do chassi e sob os eixos dianteiro e traseiro.
Entre as distorções aparecem casos curiosos, para dizer o mínimo. O Stepway com câmbio manual, em teoria um SUV, perde essa condição quando equipado com o automático. Estranha dupla personalidade.

Preços ainda competitivos: Sandero de R$ 46.990 a 65.400 (R.S. 69.690); Logan de R$ 50.490 a 71.090.

ALTA RODA

NISSAN praticamente confirmou que lançará no Brasil produto semelhante ao Note e-Power, líder de vendas no Japão fora da categoria de microcarros, como antecipou a coluna em novembro último. Trata-se de um elétrico híbrido, ou seja, tração 100% elétrica, porém livre de fios. Motor a combustão apenas aciona um gerador, dispensando bateria cara.

KICKS é o modelo escolhido (em 2021) e o motor aqui, o atual 1,6 L flex. Com uso de etanol, terá emissão de CO2 menor em relação a elétricos convencionais que recarregam bateria com energia de fonte fóssil, mesmo parcialmente. No híbrido comum, motor elétrico é secundário e no e-Power, o principal. Conceito já aplicado em megacaminhões, locomotivas e submarinos.

SEMANA de volta às aulas e vem uma dica de segurança da Alemanha para crianças e adolescentes na imediação de escolas. Dekra distribuiu quase três milhões de bonés desde 2004 em cores vivas. Pode ser amarelo, laranja ou vermelho, o que aumenta a percepção de movimento por parte dos motoristas. Valem ainda apliques no vestuário, calçados e mochilas.

SUBSTITUIÇÃO de controladores semafóricos antigos por sistemas eletrônicos com inteligência podem aperfeiçoar a operação de “ondas verdes” para os motoristas. Em grandes cidades, redução de congestionamentos alcançaria até 50%, de acordo com estimativa do especialista de trânsito Alexandre Zum. Incrível o atraso do Brasil em relação a um recurso tão óbvio.

APLICATIVOS mais elaborados chegam ao mercado. MEU AUTO coordena gama ampla de serviços ao conectar o dono do carro às oficinas. Há pré-orçamento e pagamento também online, no cartão de crédito em até 10 vezes (com juros). Oferece visita técnica em caso de reparos elétricos e serviço leva-e-traz. Começa em São Paulo, mas se expandirá para outras cidades.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

SKÅL faz manifesto contra a marca Brasil "que não representa a opinião do trade turístico" e se coloca ao dispor para participar da construção de uma política adequada ao real desenvolvimento do turismo brasileiro no exterior, durante o 49º Congresso Nacional da entidade que congrega executivos de turismo de todo o País


 

Por Arnaldo Moreira

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil realizou, no último fim de semana, em Campinas, interior de São Paulo, o seu 49º Congresso Nacional, organizado pelo SKÅL de São Paulo, sob a batuta da presidente Nacional, Priscila Cavalcanti. Compareceram ao encontro, que aconteceu no Centro de Convenções do Royal Palm Plaza, 150 associados e acompanhantes de diversos estados. 


Além da confraternização e da realização de negócios entre amigos, razões principais da existência do SKÅL, os participantes discutiram diversos temas ligados ao turismo, entre eles a nova política adotada pelo atual governo e criticaram a marca escolhida recentemente pela Embratur para divulgar o Turismo brasileiro no exterior por considerá-la pouco representativa para a importância e grandeza do que representa. (Leia o manifesto no final da matéria.)

Guilhermo Alcora colocou o pin de associado em Antônio Dias

O momento triunfal do evento, como o definiu a presidente Priscila Cavalcanti, foi a entrega da Medalha Geraldo Bethiol Mérito SKÅL Brasil (Geraldo Bethiol, falecido no dia 13 de janeiro deste ano, foi um dos mais atuantes
skalegas em nível nacional) aos “Expoentes do Turismo” Laércio Mazon, skalega past president do SKÅL de Campinas, e Antônio Dias, diretor do complexo hoteleiro Royal Palm Plaza que se filiou ao Clube e recebeu o respectivo pin de associado.

O SKÅL de Campinas recebeu o Troféu Turismo Mundo Afora por sua atuação exemplar na organização do congresso, entregue também ao SKÅL de Brasília por ter comparecido com a maior delegação liderada pelo presidente Carlos Vieira. 

Denise Bethiol recebe da presidente Priscila Cavalcanti um exemplar da Medalha Geraldo Bethiol Mérito SKÅL Brasil

Na ocasião, foi eleita “Skallady” Eliane Fleming, ausente (motivo viagem) do SKÅL Belo Horizonte e “Skallord” Sérgio De Camillis, do SKÅL Porto Alegre. A eleição homenageia cônjuges de associados que se destacam na atividade do Clube.

Pelo êxito do Projeto Turismo Mundo Afora foi escolhido “SKÅL Referência” o SKÅL de Fortaleza, presidido por Epitácio que lançou no evento a Revista 461 SKÅL Turismo, com 90 páginas, o Presidente Epitácio Vasconcelos. O SKÅL de Porto Alegre foi eleito o de “Melhor Desempenho” no Projeto Turismo Mundo.

Alan Baldaci recebe de Aristides Cury 

O SKÅL de São Paulo foi eleito “SKÅL Master” pelo desempenho como Clube anfitrião e o presidente Aristides Cury recebeu o certificado “Preito de Gratidão” do SKÅL Brasil. Ele agradeceu a homenagem dizendo que “me sinto feliz por ter proporcionado aos skalegas de todo o Brasil momentos de confraternização, alegria e amizade”.

A presidente Vera Decamillis, do SKÅL de Porto Alegre, foi a mestre da cerimônias, trabalho que vem assumindo com merecidos elogios desde o Congresso de Poços de Caldas: “Obrigada presidente Priscila por confiar a mim a apresentação. Volto para o Sul com o coração quente de muita amizade e carinho que recebi no congresso”.

Presidente Priscila Cavalcanti


"Todo ano realizamos um evento parecido, levando os integrantes para um destino diferente, conhecendo os pontos turísticos da cidade sede, informando como estão as iniciativas regionais e realizando reuniões para debater o cenário atual do Turismo brasileiro", resume a presidente da Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil, Priscila Cavancanti.


Priscila Cavalcanti agradeceu a Aristides Cury o empenho que culminou com o êxito absoluto do congresso. “Estou em êxtase com o sucesso do 49º Congresso Nacional do SKÅL Internacional do Brasil. Tudo muito bem organizado. 
O lema do SKÅL: Saúde, Amizade, Longa Vida e Felicidade foi contemplado neste encontro acrescido de Alegria, Alegria... parabéns pelo seu empenho profissional skalega Aristides Cury, nosso presidente SKÅL Brasil. Foi tudo maravilhoso, a infraestrutura, a decoração, a alimentação e a atração musical Big Chico Jazz Band que garantiu muita animação e tivemos até Cassino”, ressaltou emocionada.

Presidente Aristides Cury de São Paulo assiste discurso de Guilhermo Alcorta


MANIFESTO
49º Congresso Nacional da SKÅL Internacional do Brasil

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil, em Assembleia Ordinária, realizada na cidade de Campinas, em 27 de julho de 2019, durante a realização do seu 49º Congresso Nacional, deliberou por maioria absoluta manifestar sua inconformidade com o processo de construção da nova Marca Brasil, anunciada pela Embratur, pelos seguintes motivos:

1. O setor turístico é responsável por mais de 10% dos empregos no mundo, movimentando mais de 1 trilhão de dólares; dada sua relevância é uma indústria que exige procedimentos que garantam a competitividade de cada ator no mercado. Por essa razão, o Brasil não pode se furtar às suas responsabilidades;

2. A história comprova que, o desenvolvimento do turismo se dá por meio da mais perfeita harmonia entre a iniciativa privada e os poderes públicos em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal;

3. A Marca Brasil não é um fim em si mesma, e requer um processo de construção no arcabouço de uma estratégia de marketing e comunicação turísticas, com horizonte de futuro, com objetivos e metas concretas, baseadas em subsídios técnicos, tais como, pesquisas de mercado, análises de tendência, expectativas do setor, benchmarking de competidores atuais e potenciais. 

Essa estratégia deve permitir ao turismo brasileiro posicionar-se adequadamente no cenário global de forma a garantir aos empresários brasileiros e estrangeiros condições de realizar negócios sustentáveis, sem mudanças abruptas e com o devido planejamento compartilhado.

Dito isto e, considerando a necessária transparência e melhor governança nos processos, solicitamos à Embratur, e ao Ministério do Turismo, que a construção da política de turismo do País observe e tenha a participação efetiva das diversas instâncias de governança, a saber: Conselho Nacional de Turismo, Fornatur - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Anseditur – Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismos de Turismo, bem como o setor empresarial, por meio da Cetur/CNC – Confederação Nacional do Comércio, entre outras entidades privadas, num amplo movimento de mobilização nacional.

A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil coloca-se à disposição para participar do processo de construção da política nacional de turismo, em suas diversas etapas, inclusive na adequação da Marca Brasil, valendo-se também de sua rede, presente em 85 países, por meio de 15.000 membros distribuídos em 355 sedes, que atuam em todos os setores da cadeia de valores da produção turística.



Cordiais Saudações, 

Priscila Cavalcanti 

Presidente 


Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo - SKÅL Internacional do Brasil 

Presidente da Assembleia




ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.