Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 4 de agosto de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais apresenta o II Festival do Queijo da Canastra



Coluna
Minas Turismo Gerais  

Jornalista Sérgio Moreira




II Festival do Queijo da Canastra 

Queijos premiados no Brasil e no mundo, produzidos na região da Canastra 


A capital da Serra da Canastra se agita no mês de agosto com a realização da segunda edição do Festival do Queijo da Canastra. Nos dias 2 e 3 do próximo mês, a cidade de São Roque de Minas sedia o evento realizado pela Associação dos Produtores de Queijo Canastra (APROCAN). 

Protagonista do festival, o queijo canastra é considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN desde 2008 e faz parte da cultura e tradição locais. 

Segundo a história, a receita veio de Portugal e é passada de geração em geração há mais de dois séculos. Antigamente, para não amassar, o queijo só podia viajar com mais de 30 dias de cura, quando já estava mais firme e amarelado. É por isso que o queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. Feito com leite cru, o queijo artesanal é exclusivo da região e tem até selo de autenticidade e rastreabilidade feito de caseína (proteína do leite) para comprovar sua origem.

São Roque de Minas concentra o maior número de produtores do famoso queijo da Canastra e, para apresentar esse produto típico aos visitantes, a maioria das fazendas produtoras está abrindo suas porteiras para apresentar todo o processo de fabricação. 

Durante o II Festival do Queijo da Canastra, os turistas poderão aproveitar uma programação especial na Praça da Matriz, com exposição de diversos produtos regionais da região, além de cozinha show com chefes ensinando receitas, e muito mais. Haverá ainda programação cultural com apresentações do Chico Lobo em trio e Renato Caetano e banda, entre outros. 

E para completar, as fazendas produtoras de queijo contarão com uma série de atividades como degustação, harmonização dos queijos com vinhos e cervejas, almoço, voo de balão, e muito mais. 

Uma boa opção para a sua hospedagem em São Roque de Minas é a Pousada Chapadão da Canastra. Considerado o mais completo empreendimento hoteleiro da região, o empreendimento oferece estrutura completa de serviços; apartamentos com frigobar, ar condicionado, televisão, restaurante onde é servido um delicioso café com iguarias da região. Ainda há novíssima área de lazer com piscinas adulto e infantil, sauna, toboágua e hidromassagem. 

Além disso, o Chapadão oferece todo o apoio logístico em carros 4x4 para os passeios pela região. As diárias promocionais para o período são de R$ 350,00 em apartamento standard para casal, incluindo café da manhã, internet e estacionamento. 

Informações:
www.chapadaodacanastra.com.br


FESTURIS se reinventa e atrai 
expositores inéditos para Gramado 

Vários debates são realizados no Meeting Festuris 


A Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) é o ponto de encontro de grandes marcas com as principais lideranças do mercado turístico. Profissionais com o poder de decisão marcam presença nos corredores da feira, atraindo importantes players que apostam no potencial de negócios gerados. Diante disso, operadoras de turismo e redes hoteleiras enxergam no evento a possibilidade de aumentar a visibilidade das suas marcas e lançar novos produtos para o mercado nacional e internacional. 

No Turismo, a reinvenção é a porta de entrada para o desenvolvimento do setor. E mesmo o FESTURIS, com três décadas de vida, entende que a renovação é peça chave para continuar crescendo. Para esta edição, cerca de 40% dos expositores confirmados estarão participando pela primeira vez da feira. Uma mistura de inovação e experiência de marcas que acompanham o evento desde as primeiras edições.

"Diante do momento econômico, que ainda está se reabilitando, o mercado turístico precisa se reinventar. Nesse sentido, cabe ao expositor apresentar novos elementos. E para o FESTURIS é importante um grupo de novos expositores que vêm para diversificar a oferta de produtos e serviços. Por outro lado, temos a manutenção de grandes players, comprovando a efetividade dos negócios gerados na feira", declara o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Dentre as operadoras de turismo confirmadas na feira, algumas estarão pela primeira vez, como a Tui Operadora, Trip Tri, Passione Itália, Images Travel e Raidho. Outras acompanham o evento desde as primeiras edições, como a Incomum, Giordani, MGM, Tia Iara, Trend Operadora, Personal, Brocker Turismo, Mercatur, Hello Brazil e Uneworld.

Além das citadas acima, outras grandes operadoras acreditam no evento como oportunidade para o fechamento de bons negócios, como a Soul Traveler, Special Tours, Stela Barros, Abreutur, Agaxtur, Galápagos, Bedsonline, Europlus, Kangaroo Tours e Azul Viagens, que triplicou o tamanho de seu estande para essa edição. As marcas estarão distribuídas entre os doze espaços da feira.


Vários estados e países estarão no Festuris 

A renovação também aparece no grupo de redes hoteleiras confirmadas no FESTURIS até o momento. Entre as que estreiam no evento estão: Hard Rock, Sandals & Beaches Resort, Beachcomber Resort, The Shore Club, Bal Harbour, Hotel Saint Petrius, Di Roma, Max Savassi, Alameda Hotéis, Varanda das Bromélias, Wyndham, Pousada Es tância das Flores, Termas da Guarda, Pratas Termas, Nacional Inn, Hotel & Spa do Vinho e Design Hotéis.

Na outra ponta estão redes que participam da feira há muitos anos, como Hotel Panamby, Villa Galé, Iberostar, Costão do Santinho, GJP Hotéis, Vovó Carolina, Laghetto Hotéis e Best Western. Ainda reforçam a lista dos confirmados as seguintes marcas: Sheraton, Casa da Montanha, RCD Hotéis,Belmond, Unique Garden, Preferred, On Request, Bahia Príncipe, Luzeiros Hotéis, Master Hotéis, Alpestre, Rede Sky, Itá Termas, Hplus, WZ Hotéis, Rede Bourbon e Deville.

Está aberto o credenciamento gratuito para agentes de viagens no FESTURIS Gramado, a mais efetiva feira de negócios da América do Sul, que acontece de 7 a 10 de novembro. Além da gratuidade, os agentes ainda contam com tarifas especiais na rede hoteleira. O primeiro lote de inscrições vai até o dia 30 de agosto. Não deixe para última hora e confirme já sua participação. https://www.festurisgramado.com.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.