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quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Mercedes-AMG GLC 63 4M chega às pistas mais conectado e inteligente. Tecnologia MBUX com comando de voz “Hey Mercedes”, cockpit digital de 12,3” e tela central de 10,25” sensível ao toque. · Exclusivos sistemas de assistência garantem mais dinamismo na condução. Motor V8 biturbo de 476 cv assegura o desempenho tradicional da Mercedes-AMG. Suspensão pneumática AIR BODY CONTROL com regulagem de altura proporciona uma experiência de condução mais esportiva ou mais confortável. Custa R$ 549.900,00




Para completar a nova família GLC, a Mercedes-AMG entrega, ainda mais conectado, o GLC 63 4MATIC+ ao mercado brasileiro. O SUV recebeu um novo design, além do sistema MBUX com funções e telas exclusivas da AMG. O novo controle dinâmico de dirigibilidade AMG DYNAMICS e o diferencial traseiro blocante, controlado eletronicamente, promovem uma experiência de condução ainda mais versátil em curvas ou arrancadas. Além do modelo ser o único, em seu segmento, que é composto por um motor oito cilindros biturbo.

O característico prazer na condução do esportivo, é evidenciado também pela suspensão pneumática AIR BODY CONTROL com regulagem de altura, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva ou mais confortável, dependendo do modo selecionado (Comfort ou Sport+), além da tração nas quatro rodas com distribuição de torque totalmente variável e o sistema de freios de alto desempenho.

O novo SUV de alta performance é equipado com o motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros, que gera 476 cv, com torque máximo de 650 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,0 segundos e a velocidade máxima é 270 km/h.



Design robusto com detalhes ainda mais expressivos
A parte frontal do modelo, composta pela grade exclusiva da AMG com barras verticais pretas capturam o olhar imediatamente. Os faróis dinâmicos MULTIBEAM LED com 84 LEDs independentes e com um alcance de farol alto de 650 metros, reforçam a presença marcante do modelo. O para-choque dianteiro com design remetendo a asa de um jato, combinado com o grande defletor frontal, enfatizam a força do SUV e permite a visualização da tecnologia de esfriamento, típico atributo do automobilismo que o diferencia dos demais modelos GLC. 

Acentuando a aparência dinâmica, as rodas dianteiras e traseiras, contam com proteções mais largas e dois arcos.  O modelo é oferecido no Brasil com rodas de liga leve com raios cruzados de 21’.

Também no exterior, os painéis das saias laterais fazem o SUV se assentar mais baixo na estrada, ao mesmo tempo que alongam suas linhas. As lanternas traseiras em LED, também redesenhadas, garantem uma assinatura luminosa exclusiva, com blocos diferenciados. Duas ponteiras duplas trapezoidais completam o sistema de escapamento.
Já no interior o condutor e o passageiro da frente são abraçados por bancos esportivos de série em couro Nappa, que unem um excelente apoio lateral com ergonomia funcional sob medida e acentuam o conforto durante a condução, disponível em 4 cores: preto, branco pérola com preto, vermelho pepper com preto ou cinza magma com preto.

O painel tem acabamento de série em couro sintético ARTICO preto com costuras contrastantes, combinado com superfícies em fibra de carbono e frisos de alumínio. A superfície de toque é ladeada pelo interruptor do AMG DYNAMIC SELECT e numerosos controles especiais da AMG, como o botão para os 3 estágios da suspensão AIR BODY CONTROL e o ESP (programa eletrônico de estabilidade) também com três estágios.



Esportivo e ainda mais conectado
A tecnologia MBUX já compõe os novos modelos do portfólio Mercedes-Benz e, agora, está disponível também no Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+. A inovação, apresentada pela primeira vez em um utilitário esportivo da marca, contribui para um veículo ainda mais conectado. Seja quando operado pelo touchscreen, pelas teclas no volante ou controle de voz.

Como nos demais modelos, o controle por voz é ativado por meio das palavras chaves “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”.

Por meio do conjunto de instrumentos de 12,3 polegadas à esquerda e a tela touchscreen de 10,25 polegadas à direita, o condutor recebe um composto de informações visuais. Com os três estilos de mostradores especiais da AMG, "Classic", "Sport" ou "Supersport", tornando o ambiente visual das telas mais clássico ou remetendo mais esportividade.



Um SUV com DNA das pistas de corrida
Por meio do menu exclusivo da AMG, o condutor pode obter um conjunto de informações adicionais para tornar a experiência de condução ainda mais esportiva, tais como Warmup (aquecimento), Setup (ajuste), G-Force (forças de aceleração) ou Engine Data (dados do motor). As visualizações no display central permitem que mais funções do veículo possam ser exploradas.



Nova geração do volante AMG é equipamento de série
Design extremamente esportivo, formato ergonômico e operação intuitiva são os principais atributos do novo volante AMG forrado de Nappa e microfibra DINAMICA. Com a parte inferior aplainada, perfurações na área de pegada, a e palhetas galvanizadas permitem um estilo de condução ainda mais esportivo com trocas de marchas manuais.

As teclas Touch Control integradas podem ser usadas para controlar as funções do conjunto de instrumentos e o sistema de informação e entretenimento, tudo isso, apenas por meio do deslizamento horizontal ou vertical dos dedos. Os programas de condução AMG são controlados e mostrados no display LCD integrado. Um diferencial, que foi atribuído da tecnologia de Fórmula 1, são as teclas AMG no volante: duas teclas do lado esquerdo, que podem ser customizáveis entre ajuste de suspensão, ajuste de som do escape, câmbio manual e ESP, além de uma tecla rotativa do lado direito para selecionar o modo de condução do AMG DYNAMIC SELECT, entre Comfort, Sport, Sport+. Graças as posições ergonômicas dessas teclas, o motorista pode mudar suas características de condução sem tirar as mãos do volante.



Maior agilidade com alta estabilidade: AMG DYNAMICS
Há cinco programas à disposição do condutor: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual". Os programas estão conectados ao controle de agilidade AMG DYNAMICS, permitindo que as características de dirigibilidade do Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ possam selecionadas para atender a várias exigências e condições de condução.

O AMG DYNAMICS abriga as funções de agilidade "Basic", "Advanced" e "Pro", que são selecionadas automaticamente pelo respectivo programa de direção. Parâmetros importantes para a rodagem, como a distribuição de torque da tração nas quatro rodas, as intervenções do diferencial com bloqueio controlado eletronicamente e os limites do ESP (programa eletrônico de estabilidade), completamente desenvolvidos, são ajustados automaticamente de acordo com o programa de condução.

O programa "Basic" é indicado para os programas "Slippery" e "Comfort", enquanto o "Advanced" é ativado no programa "Sport". Dessa maneira, o GLC 63 4MATIC+ ganha um equilíbrio neutro.  Já o “Pro" (profissional), que faz parte do programa "Sport+". No qual o condutor recebe uma assistência ainda maior para realizar manobras de condução dinâmicas.

Independentemente dos programas de condução, o motorista pode usar as teclas do console central ou do volante para selecionar diretamente o modo de transmissão manual, seu nível favorito da suspensão e o sistema de escapamento, por exemplo.
Único no segmento com motor V8 biturbo.



O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+, mantém o seu título de único utilitário esportivo do segmento que conta com o motor biturbo com oito cilindros e 4,0 litros, que já é encontrado em outros modelos do portfólio da Mercedes-AMG   Uma característica particular do veículo é que os dois turbocompressores não são montados do lado de fora das bancadas de cilindros, mas sim dentro do "V" formado por elas. 

As maiores vantagens dessa disposição são a construção mais compacta do motor e a otimização das respostas. O sistema de injeção direta de gasolina com aspersão controlada garante uma combustão limpa e eficiente, com alto rendimento termodinâmico. Além disso, Injetores piezoelétricos de ação rápida permitem que múltiplas injeções de combustível possam ser feitas no motor a cada ciclo conforme a necessidade e com máxima precisão.

O eficiente sistema de arrefecimento garante o desempenho mesmo sob solicitações extremas. O mesmo vale para os cabeçotes com fluxo otimizado, feitos de uma liga especial resistente ao calor. O ajuste contínuo dos eixos de comando das válvulas de admissão e descarga aumentam a potência e a eficiência. Ele gera uma excelente resposta ao acelerador e otimiza o ciclo de admissão para cada nível de operação. A bomba de óleo com controle variável também contribui para reduzir o consumo de combustível.

Na fábrica de motores de Affalterbach, cada motor é montado manualmente e assinado por um único montador, conforme o princípio "um homem - um motor". A sonoridade típica do motor V8 é proporcionada pelo sistema de escapamento dotado de flaps, que são controlados por um mapa e operados automaticamente de acordo com o programa AMG DYNAMIC SELECT ou pela tecla independente no console central ou no volante.



Transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G automática
Uma embreagem multi discos em banho de óleo substitui o conversor de torque na transmissão AMG SPEEDSHIFT MCT 9G. Seu uso reduz o peso e otimiza a resposta aos comandos do acelerador. A função de múltiplas reduções de marcha permite elevações de velocidade mais rápidas, enquanto a função de dupla debreagem nos programas de condução "Sport" e "Sport+" contribui para uma experiência de direção ainda mais emocionante. Ajustes precisos na ignição também proporcionam trocas mais rápidas nas outras opções de modos de condução. Em todos os modos, a arrancada acontece em primeira marcha, para garantir sempre uma experiência de condução dinâmica.

O modo "Manual" pode ser selecionado por meio de uma tecla separada, no console central ou no volante. As trocas de marchas são baseadas no programa de condução selecionado e o condutor pode fazer as mudanças usando as borboletas no volante. Além disso, a transmissão mantém a marcha selecionada e não troca automaticamente para a superior quando a rotação do motor atinge o limite. Para a AMG, os comandos do piloto devem prevalecer sempre, especialmente ao dirigir esportivamente.

O modo de transmissão manual é identificado por um "M" amarelo e um aviso para troca de marcha superior ao chegar à rotação máxima do motor, um toque também inspirado nas tecnologias da Fórmula 1.



Tração integral AMG Performance 4MATIC+ com ótima aderência
A tração inteligente nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC+ combina as vantagens de várias configurações de propulsão numa só: a distribuição totalmente variável de torque entre os eixos dianteiro e traseiro garante ótima aderência até o limite físico. O condutor pode assim confiar na alta estabilidade de direção e num alto nível de segurança em todas as condições, seja com piso seco ou molhado. A transição entre a tração traseira e a tração integral é imperceptível, podendo transmitir até 50% de força para o eixo dianteiro, dependendo da necessidade.

Uma embreagem controlada eletromecanicamente conecta o eixo traseiro permanentemente tracionado ao eixo dianteiro de forma totalmente variável. A melhor divisão do torque é computada continuamente de acordo com as condições de condução e a ação do condutor. As transições são imperceptíveis, baseadas numa sofisticada matriz. Além da aderência e da dinâmica lateral, a tração integral também melhora o dinamismo longitudinal, proporcionando uma aceleração ainda mais forte.

Suspensão a ar inteligente
Por conta da regulagem esportiva das molas e amortecedores e ao ajuste do amortecimento adaptativo, a nova suspensão pneumática com três câmaras combina um dinamismo de condução exemplar e excelentes características de absorção do ruído da estrada e vibração dos pneus. A rigidez das molas pneumáticas pode ser ajustada numa ampla margem por meio da ativação ou desativação das câmaras de ar individuais, contribuindo para um conforto e dirigibilidade perceptivelmente aprimorados.

Por meio do seletor no console central ou dos interruptores configuráveis do volante, o condutor pode escolher entre três conjuntos diferentes de características de amortecimento - "Comfort", "Sport" e "Sport+", influenciando assim sua experiência de direção, desde altamente confortável a esportivamente rígida. 



Sensível e rápido: o diferencial blocante controlado eletronicamente
Para uma melhor tração e dinâmica de condução, o modelo é equipado de série com um diferencial blocante controlado eletronicamente. Ele reduz o deslizamento da roda traseira interna nas curvas sem nenhuma intervenção de controle no sistema de freios. Dessa forma, permite que o condutor acelere mais cedo na saída das curvas. O veículo permanece mais estável ao frear em alta velocidade, e o diferencial de deslizamento limitado também melhora a tração na arrancada.

O grande benefício do controle eletrônico é sua capacidade de regulagem ainda mais sensível e rápida em situações de condução variáveis. Ele eleva os limites críticos, tornando mais fácil dirigir no limite do veículo.  O ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) de três estágios, com opções "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF" trabalha em conjunto com o diferencial de deslizamento limitado do eixo traseiro e é ajustado idealmente para possibilitar um melhor dinamismo.
Sistema de freios de alta performance
Alinhado aos altos valores de potência, o modelo de oito cilindros tem um sistema de freios de grandes dimensões com discos de material composto ventilados internamente e perfurados tanto no eixo dianteiro como no traseiro, com pinças fixas de seis pistões na frente e pinças flutuantes com um pistão na traseira. O sistema de freios impressiona pelas curtas distâncias de parada, respostas sensíveis e alta expectativa de vida, mesmo no caso de extremas exigências.
Entre os itens de conforto do veículo estão o assistente de partida em aclives, pré-ativação e secagem dos freios no molhado. Com a ignição desligada e o veículo parado, a transmissão seleciona automaticamente a posição de estacionamento "P" (Park). Ao mesmo tempo, o freio de estacionamento elétrico é liberado automaticamente ao arrancar.
O modelo conta também com sete airbags: dois dianteiros, laterais para motorista e passageiros, airbags em todas as janelas e de joelho para motorista.


Dados técnicos:

Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+
Motor
V8 biturbo com 4,0 litros, injeção direta
Cilindrada
3.982 cm³
Potência
476 cv a 5.500-6.250 rpm
Torque (Nm/rpm)
650 Nm a 1.750-4.500 
Sistema de tração
Tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de torque
Transmissão
AMG SPEEDSHIFT MCT 9G
Aceleração 0-100 km/h
4,0 s
Velocidade máxima
270 km/h*
*Limitada eletronicamente

O Mercedes-AMG GLC 63 4MATIC+ está disponível em todos os concessionários da marca pelo preço sugerido de R$ 549.900,00.





quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Fiat é eleita empresa campeã da década




Inovação e pioneirismo sempre foram palavras que acompanharam a Fiat. No Brasil desde 1976, a marca protagonizou importantes fatos que marcaram a história da indústria automotiva, como a produção do primeiro automóvel a álcool do mundo, o primeiro veículo a ser vendido na internet e o primeiro carro popular do País. E na última década não foi diferente. 


A Fiat não parou de trazer novidades para o mercado sempre antecipando as demandas dos clientes. Seu comprometimento em fazer sempre o melhor pensando em seu público foi reconhecido pelo prêmio como uma das Empresas da Década, promovido pelo Grupo Padrão, que edita a revista Consumidor Moderno. 

A premiação, que teve a entrega dos troféus essa semana em cerimônia em São Paulo (SP), tem como objetivo reconhecer as companhias que se destacaram no relacionamento com o consumidor nos últimos 10 anos.

O prêmio homenageou o legado de excelência de empresas e executivos em sete categorias com base em um estudo que avaliou seus índices de performance. A metodologia foi desenvolvida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e baseada nas dez edições mais recentes do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Além disso, foi considerada o desempenho das empresas nos diversos estudos e rankings do Grupo Padrão.

No período avaliado, a Fiat conquistou 18 prêmios do Grupo Padrão que ressaltam a qualidade da marca em serviços aos clientes e sua importância no mercado. Vale destacar que por quatro vezes a Fiat foi considerada a mais inovadora do setor e por três vezes, a mais notável. Além disso, este ano foi eleita a Marca mais Amada da sua categoria e também faturou o Prêmio Whow! de Inovação.


Conquistas da Fiat na décadaEm 2009, a Fiat trouxe para o Brasil um ícone: o novo Fiat 500, que vinha com um estilo autêntico e retrô, aliada à tecnologia avançada. No ano seguinte, foi a vez do Fiat Mio ganhar destaque, o primeiro carro conceito no mundo desenvolvido a partir da interatividade de internautas. Neste mesmo ano, a marca também apresentou a segunda geração do primeiro carro popular do Brasil, um dos mais vendidos no Brasil: o Novo Uno.


Já em 2013, a Fiat mais uma vez foi pioneira no setor ao conquistar a ISO 50001, selo de gestão eficiente de energia. Além disso, lançou a primeira picape leve com cabine dupla. Em 2014, concluiu a fusão com Chrysler na FCA, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles. No ano posterior, o Polo Fiat, em Betim (MG), atingiu recorde de reuso de água em 99%, o que praticamente eliminou novos consumos de água no processo produtivo.

Em 2016, mais lançamentos: o Fiat Mobi, um carro que leva o conceito de mobilidade até no nome e atualmente é o veículo mais barato do Brasil. A Fiat também apresentou o Fiat Toro, inaugurando o conceito SUP (Sport Utility Pick Up), sendo um sucesso de vendas até os dias atuais. 



Em 2017, foi a vez do Fiat Argo fazer a sua estreia no mercado e hoje se consolida com um dos carros mais vendidos do país. Ano passado, a Fiat lançou o sedã Fiat Cronos e inaugurou a primeira concessionária digital do Brasil.

Inovação não faz parte somente do passado da empresa, mas do presente e do futuro também. Neste ano a FCA anunciou investimentos para o Polo Automotivo Fiat, em Betim, além de inaugurar importantes espaços na fábrica. Também comunicou investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2024, além da instalação da nova fábrica de motores GSE Turbo. 


Em julho, inaugurou o Safety Center, centro de segurança veicular mais moderno da América Latina, que faz com que a planta de Betim, tenha autonomia de 100% para o desenvolvimento de um automóvel. Abriu as portas também do novo Design Center, que possui autossuficiência para projetar do início ao fim um carro.

Todos estes desenvolvimentos e a implementação de novas tecnologias se reverteram em resultados. A FCA encerrou o mês passado com 46.959 veículos emplacados, consolidando-se como líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Além disso, a Fiat finalizou o mês de outubro com 34.423 unidades emplacadas e uma expansão de 14,6% em relação ao resultado de setembro.

Volkswagen estreia vendas online da VW Collection. Fãs podem adquirir mais de 200 produtos oficiais da marca pelo novo e-commerce

São Bernardo do Campo (SP) - A marca Volkswagen estreia site de vendas online da VW Collection com mais de 200 opções de produtos oficiais entre peças de vestuário adulto e infantil, decoração, chaveiros, canecas, bonés e outros acessórios inspirados nos modelos e na história da Volkswagen.
Basta acessar www.vwcollection.com.br e conferir os itens da coleção de carros do atual portfólio da marca, como T-Cross, Polo, Virtus e Amarok, além de modelos clássicos com grande valor afetivo como Kombi e Fusca. Novidades serão disponibilizadas no site mensalmente.

"Este lançamento nos aproxima ainda mais de nossos clientes. O principal objetivo é transmitir o DNA de qualidade e design dos veículos, estendendo para o lifestyle das pessoas", afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.


Nos últimos anos,  principalmente de 2018 para cá, a Volkswagen Collection registrou um crescimento expressivo nas vendas provenientes das concessionárias participantes. Até o momento, foram 150% a mais em 2019 versus o acumulado de 2018 (jan-out).

O lançamento do site da VW Collection também está alinhado ao propósito da Volkswagen em oferecer sempre a melhor experiência de digitalização e conectividade para os clientes.

"Esta é mais uma facilidade que estamos trazendo aos nossos clientes, uma vez que a compra pela Internet é mais rápida e há a comodidade de receber o produto em casa. Isso também permite à Volkswagen se aproximar e entender quais produtos são os mais desejados pelos clientes", reforça Schmidt.


Os produtos oficiais da VW Collection também continuam sendo comercializados nos eventos que a empresa promove e nas concessionárias participantes do programa distribuídas pelo País.

Nivus, o SUV que será a cara da nova Volkswagen. Assim a montadora anunciou a sua nova menina dos olhos que será vendido no 2º semestre de 2020. O preço ainda é segredo, mas pelo tipo e porte do Nivus deverá rondar os R$ 65 mil a R$ 70 mil. Assista o vídeo e veja se gosta


A silheta esguia do NIVUS mostra um crossover de linhas modernas

Pouco depois de anunciar o regresso do Polo GTS e do Virtus (leia no https://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/2019/12/vw-devolve-ao-mercado-no-inicio-de-2020.html) ao mercado no começo do ano que vem, a Volkswagen revelou, hoje, mais uma novidade: o lançamento do Nivus, que definiu como New Urban Coupe para o segundo semestre de 2020. 

Assista o vídeo liberado pela VW que dá uma ideia do que será o novo carro:


As fotos mostram um carro com design diferente dos atuais modelos da marca, por exemplo do T-Cross. O Nivus tem teto abaulado, a frente esguia e uma traseira alta, deixando adivinhar um porta-malas de boa capacidade.


Ao que sabe o Nivus virá com motor 1.0 TSI de 128 cv no câmbio automático de 116 cv no manual, ambos de seis velocidades, virá equipado com um novo sistema de multimídia, mais amigável e intuitiva, e totalmente criada pela VW do Brasil.

"O Nivus é a  cara da nova Volkswagen, com um novo nome, novo design, nova tecnologia que vai revolucionar o mercado e inaugurar um novo segmento em 2020. O Nivus é a cara da Nova Volkswagen!" Ainda sem valor divulgado, mas pelo tipo de veículo imaginasse que ande em torno dos R$ 70 mil.



VW devolve ao mercado no início de 2020 modelos esportivos que fizeram sucesso nos anos 1980 e 90 agora equipados com motor de 150 cv, desenvolvidos na fábrica de Anchieta para celebrar os 60 anos da unidade: o Polo e o Virtus GTS


A lenda está voltando. Após o grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, a Volkswagen apresenta agora Polo GTS e Virtus GTS, modelos que combinam tecnologia, inovação e tradição - trazendo à tona o saudosismo dos aficionados pela linha esportiva que fez sucesso no mercado brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Os modelos fazem sua estreia na celebração dos 60 anos da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos. Sua chegada ao mercado será no início de 2020.

Polo GTS e Virtus GTS são os primeiros veículos esportivos desenvolvidos no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB. Os modelos são equipados com motor 250 TSI (250 Nm de torque e 150 cv de potência) e câmbio automático de seis marchas - mesmo conjunto mecânico aplicado no Jetta, mas com calibragem mais esportiva.



Visual exclusivo
Há várias diferenças no visual em relação ao Polo e ao Virtus Comfortline e Highline, por exemplo. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo "GTS" e um filete vermelho que liga os dois faróis - características marcantes nos veículos "GT" da Volkswagen em todo o mundo.

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17. O Polo GTS também tem defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas do Polo GTS são de LED, com assinatura noturna exclusiva, e no sedã são escurecidas.



No Virtus GTS o defletor traseiro também é preto só que, em vez de ficar sobre o vigia, fica sobre a tampa do porta-malas.Internamente, os modelos contam com o painel digital (Active Info Display) com iluminação em vermelho. Além disso, toda a cabine é escurecida: teto, bancos, laterais de porta e painel.

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas, além de ter a sigla "GTS" na haste da base. O mesmo tom de vermelho dá acabamento às molduras da saída de ar e da base da alavanca de câmbio. Tapetes e bancos também têm detalhes em vermelho.

Os bancos são exclusivos dos modelos, mais esportivos e sofisticados. O encosto de cabeça é integrado ao banco, que é forrado com tecido inédito, mesclado com couro, com linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e com a inscrição "GTS".


Painel do Virtus GTS

Ronco esportivo
Os modelos são equipados com o mesmo conjunto de motor e transmissão: sob o capô, trazem o motor 1.4 TSI produzido pela Volkswagen na Fábrica de São Carlos (SP), que desenvolve potência de 150 cv (etanol ou gasolina). Seu torque máximo é de 250 Nm (25,5 kgfm), independentemente da mistura de combustível. 

Esse motor está combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com pegada mais esportiva). O conjunto exibe excelente compromisso entre desempenho, economia e conforto.

A lista de equipamentos dos modelos é extensa e inclui itens exclusivos no mercado nacional, como o painel totalmente digital (Active Info Display), sistema de som Beats e o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que integra o ESC - Controle eletrônico de estabilidade (item de série).


O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

Polo GTS e Virtus GTS contam ainda com o "Seletor do perfil de condução", para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos "normal", "ecológico", "esportivo" ou "individual". No modo esportivo é acionado o atuador sonoro, outro item exclusivo, que amplifica a experiência esportiva ao volante e entrega mais prazer ao dirigir.

Os modelos serão oferecidos em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado - esta exclusiva para o Polo GTS) e metálicas (Prata Sirius, Azul Night e Cinza Platinum).


No Polo GTS a saída de escapamento é dupla.



terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Novo Peugeot 208 será fabricado no centro de produção de Palomar, na Argentina



“O Novo PEUGEOT 208 acabou de ser apresentado na Europa e já é a expressão máxima da visão da Marca em design, tecnologia e experiência de condução. Ele resgata valores em um segmento em que sempre fomos protagonistas e, por isso, é com orgulho que confirmo sua fabricação a partir de 2020 em nosso Centro de Produção em EL Palomar, na Argentina”, diz Ana Theresa Borsari, Country Manager da PEUGEOT Brasil.

A executiva também anuncia a comercialização do Novo 208 no próximo ano, inaugurando uma nova etapa do plano estratégico “Virada Brasil”, que tem como um de seus eixos oferecer a gama mais moderna de produtos no país. “O Novo 208 representará uma ruptura no segmento hatch no mercado nacional. Ele tem o DNA da
marca e a mesma força revolucionária do Peugeot 206, um carro que conquistou o consumidor. Com o Novo Peugeot 208 e a alta qualidade dos nossos serviços, reuniremos os atributos para encantar todos os brasileiros”, conclui Ana Theresa.

Versão Trekking do Argo ganha motor 1.8, de 139 cv, e cãmbio automático. Custa R$ 68.990,00



A Fiat tomou uma decisão digna de aplausos ao instalar no Argo Trekking um motor 1.8 e uma transmissão automática de seis velocidades que o carro pedia, preenchendo

 uma lacuna que faltava na linha Argo, trazendo mais espírito aventureiro à família. 

O sucesso do modelo com motor 1.3 e câmbio manual tem sido grande no mercado - maior do que o esperado - e a versão já garante cerca de 30% do mix de vendas do Trekking. O Fiat Argo Trekking 1.8 A/T6 completa a linha aventureira com um novo nível de tecnologia e conforto, se colocando no topo da gama Argo, ao lado da versão esportiva HGT.



Lançado em 2017, o Fiat Argo conta agora com um portfólio ainda mais completo, com versões em cada faixa do segmento de hatches compactos. Assim, consegue atender a todas as necessidades dos consumidores e, com a versão Trekking 1.8 A/T6, a linha está ainda mais completa e passa a contar com oito diferentes versões: Fiat Argo 1.0, Fiat Argo Drive 1.0, Fiat Argo Drive 1.3, Fiat Argo Trekking 1.3, Fiat Argo Trekking 1.8 AT, Fiat Argo Drive 1.3 GSR, Fiat Argo Precision 1.8 AT e Fiat Argo HGT 1.8 AT.



A nova versão é oferecida com motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv de potência e torque de 19 kgfm, transmissão automática de seis marchas e rodas de liga leve de 15” de série. 

Como opcionais, estão disponíveis a câmera de ré (R$ 990) e novos kits que trazem para a versão Trekking conteúdos tecnológicos de topo de gama: Tech, com quadro de instrumentos 7" em TFT, ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, keyless entry'n'go, sensor de chuva e crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico (R$ 3.530), e Stile, com apoia braço no banco do motorista, volante revestido em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, bancos revestidos em couro ecológico e banco traseiro bi partido (R$ 2.900).



Assim como o Argo Trekking 1.3 MT, a nova versão traz robustez e estilo como diferenciais com acabamento superior aos concorrentes, suspensão elevada e o maior vão livre da categoria (ground clearance) – 210 mm. Ele traz ainda os pneus 205/60R15 91H S-ATR WL, com banda de rodagem para uso misto e montados exclusivamente para a versão Trekking, que proporcionam o máximo de desempenho e, mesmo com perfil mais alto, mais conforto e robustez para o veículo.



Além de contar com performance e conforto diferenciados para viajar por estradas irregulares, o Fiat Argo Trekking 1.8 AT é completo. Único aventureiro do segmento com teto bicolor, tem ainda barras no teto, que é preto assim como os retrovisores e aerofólio. O símbolo da versão, hoje já conhecido pelo público, é composto por três diferentes formas com os significados “transcender”, “explorar” e “criar” e está presente nas laterais inferiores e na traseira junto com o logotipo “Trekking”.

A versão tem ainda um adesivo preto no capô, faróis com design em LED, nova moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, logomarca da Fiat com acabamento em cromo escurecido na traseira e ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva. 


No interior, traz tecido escuro dos bancos de alta qualidade com o contraste da costura laranja, área central com textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado. Além disso, conta com logotipo Fiat do volante escurecido assim como a peça central do painel e a moldura do console central e saídas de ar cromadas.

Completa como a Trekking 1.3, a nova versão traz de série ainda a central multimídia Uconnect de 7 polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina. Disponível nas cores Branco Banchisa, Branco Alaska, Vermelho Montecarlo e Cinza Silverstone, o novo Fiat Argo Trekking 1.8 AT sai por R$ 68.990, valor que com todos os opcionais passa para R$ 79.490.



segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Jeep Grand Cherokee 2020, o SUV mais premiado da história, recebeu pacote e recursos de assistência à direção. O motor é o turbo diesel V6 de 241 cv. Custa R$ 359.990,00


Prestes a entrar em mais uma década, a quarta desde o lançamento mundial em 1992, o Jeep® Grand Cherokee acaba de receber novidades importantes no modelo 2020 oferecido no mercado brasileiro. 


Utilitário-esportivo mais premiado do planeta e Jeep mais vendido de todos os tempos, passando de 5 milhões de unidades ao longo de quatro gerações, o topo de linha da marca passa a contar, de série, com um amplo pacote com tecnologias de assistência à direção.


O conjunto é formado por recursos até então inéditos para o modelo no país. Casos do controle adaptativo de velocidade com parada total (ACC), assistente avançado de frenagem, aviso de colisão frontal com frenagem ativa (FCW+), alerta de mudança de faixa com assistente de correção (LaneSense), sistema semiautomático de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist) e monitoramento de pontos cegos (BSM).

O Jeep Grand Cherokee ainda exibe outras novidades no modelo 2020, como as rodas de liga leve de 20 polegadas com novo desenho e a opção de revestimento interno de couro bege, além do tradicional preto. Também foi reformulada a tela do sistema multimídia Uconnect. 


Com os mesmos 8,4” de antes, ela agora está ligeiramente mais próxima dos ocupantes, na mesma linha do painel. Isso ajuda na ergonomia e deixa o visual mais limpo. Lembrando que a central é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e tem navegador GPS próprio.

Capacidade 4x4 com todo o conforto                                O Grand Cherokee 2020 tem versão única, Limited Diesel, equipada com o eficiente conjunto mecânico formado pelo motor turbo diesel V6 de 3 litros, 241 cv e 56,1 kgfm combinado ao câmbio automático de oito marchas. 



A tradicional aptidão off-road líder da categoria é garantida pela tração integral Quadra-Trac II, com capacidade de subida (crawl ratio) de 44:1 com a reduzida acionada, podendo transferir 100% do torque para o eixo traseiro. Há ainda controle de descida (HDC) e sistema de tração Selec-Terrain com cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra).



O SUV grande da Jeep tem outros destaques em sua longa lista de equipamentos, a exemplo de: apoios de cabeça dianteiros ativos, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, banco traseiro com aquecimento, comutação automática de faróis (fachos alto/baixo), controle de oscilação de reboque (TSC), faróis com nivelamento automático, quadro de instrumentos com tela configurável de TFT de 7”, sistema de entretenimento traseiro com duas telas rebatíveis de 9”, duas entradas HDMI e dois fones de ouvido sem fio, som premium com 9 alto-falantes e subwoofer, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, teto solar panorâmico e volante com ajuste elétrico de altura e profundidade, entre outros. Só de itens relativos à segurança, são mais de 70.


O Jeep Grand Cherokee Limited Diesel 4x4 2020 estará disponível a partir de dezembro pelo preço sugerido de R$ 359.990, nas cores sólidas branco e preto e nas metálicas cinza e prata.

domingo, 1 de dezembro de 2019

A Fiat está mudando seus conceitos mais uma vez: conheça detalhadamente o carro que pretende comprar, em tempo real, sem sair de casa, através do novo aplicativo live.fiat.com.br com o apoio de especialistas



Para se conectar ainda mais com o cliente e melhorar a experiência de compra, a Fiat inova mais uma vez e traz a renovada plataforma de tours virtuais, o Fiat Live Experience. 


Pelo site live.fiat.com.br, o consumidor faz uma visita on-line e em tempo real ao carro, como se estivesse dentro ou ao lado dele. A interação é guiada por especialistas que respondem perguntas e apresentam as principais funcionalidades dos veículos, em detalhes.

Ao oferecer uma experiência transparente e personalizada, a solução proporciona mais conforto e conveniência ao consumidor. Em um estúdio de 200 metros quadrados em Betim (MG), os especialistas guiam o cliente pelo interior e exterior das versões S Design, HGT, Trekking e Drive 1.3 do Fiat Argo, além de explorarem em detalhes os acessórios Mopar. Ouros modelos estão em estudo para também estrearem no Fiat Live Experience.

“O lançamento do Fiat Live Experience reforça o compromisso da Fiat de buscar o melhor em tecnologia e inovação. Mais uma vez, saímos na frente com uma ferramenta inédita no setor no Brasil, conectada a plataformas digitais, que é onde o nosso consumidor está. Nossos objetivos são conhecer melhor o público e conversar com ele sobre suas preferências”, diz Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.



Experiência
O Fiat Live Experience pode ser acessado em desktop, notebook ou mobile. Para fazer a visita virtual ao Fiat Argo, basta se inscrever no live.fiat.com.br e agendar a “visita”. Um dos quatro especialistas treinados estarão à disposição dos clientes para tirar todas as dúvidas.

Um diferencial da plataforma é o modo carona. Enquanto aguardam sua vez, as pessoas poderão acompanhar o atendimento dos outros internautas em vídeo e áudio, mas sem interagir. Há também o acesso a vídeos que explicam detalhes do modelo. Os especialistas estão disponíveis para responderem às perguntas de segunda a sábado, das 10 às 22h. Toda a transmissão é feita em tempo real.

O Fiat Live Experience faz parte da estratégia da Fiat de investir em soluções digitais, para oferecer cada vez mais flexibilidade ao consumidor durante a jornada de compra. “Levamos a experiência de conhecer o carro para o ambiente on-line. É mais um ponto de contato com o cliente, para ajudá-lo no processo de decisão de compra. Nosso propósito é transmitir a essência de nossos produtos com clareza, possibilitando uma interação onde o cliente é quem dá o ritmo da conversa”, ressalta Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.



Para garantir a sensação de imersão, os especialistas utilizam um estabilizador de câmera mobile que permite a completa liberdade dos movimentos. Após a conclusão do atendimento, o cliente é encaminhado para o agendamento do test drive na concessionária ou para o MyFiat, onde é possível iniciar a negociação. 

Também desenvolvido no ambiente online, o MyFiat mantém o cliente no centro do processo de negociação, de forma confiável e segura, conectando-o à concessionária Fiat de sua preferência, além de disponibilizar informações sobre as condições do negócio.

O Fiat Live Experience foi desenvolvido pela agência Digital Code, um hub de user experience e inovação criado pelo Dentsu Aegis Network Brasil para atender exclusivamente às marcas da FCA (Fiat Chrysler Automobiles).

VW recupera o VEMP criado em 1970 que não chegou a ser adotado pelo Exército brasileiro que desistiu da licitação para renovação de seus veículos militares. O VEMP está hoje no Museu da montadora na fábrica



Era 1970 e a Volkswagen decidiu apresentar ao Exército brasileiro um novo veículo militar que batisou de VEMP (veículo militar protótipo). Nesse projeto, a VW mostrava sua ousadia ao desenvolver um projeto inédito para participar de uma licitação do Exército Brasileiro no início dos anos 1970. 



O texto falava em "veículo todo terreno", com tração 4x4 e que tivesse capacidade para puxar 500 kg de carga. E assim surgiu o VEMP, sigla para "Veículo Militar Protótipo". om construção do tipo carroceria sobre chassi, trazia o mesmo motor 1.6 a ar aplicado aos demais modelos da linha Volkswagen. A carroceria de aço toda feita com linhas retas e simples, para facilitar a manutenção.



A tração traseira, com caixas de redução nas rodas. A tração dianteira acionada sob demanda por uma pequena alavanca ao lado da de câmbio. A suspensão dianteira com barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi do protótipo.

Foram feitas duas unidades do VEMP. Sobre uma delas há poucas informações, estima-se que tenha sido desmontada.

Já essa unidade em exposição permaneceu na Anchieta e passou a ser utilizada internamente. Foi descaracterizada, recebeu rodas de liga leve, outra pintura e perdeu o jeito de veículo militar. Era utilizada para puxar uma carretinha de peças.

Mas estava na hora da VW resgatar esse protótipo, recuperá-lo e integrá-lo ao Acervo da Volkswagen. O modelo foi totalmente desmontado e entrou em processo de restauração. No entanto, havia poucas informações disponíveis sobre no protótipo e a VW recorreu às fotografias que possuía em seu acervo, o suficiente para montar iniciar a restauração.



De volta ao seu estado original, o modelo conta com algumas modernizações, como a os bancos dianteiros do Fox e o motor 1.6 da Kombi. Embora não tenha sido aprovado pelo Exército, o projeto teve sua história preservada na Garagem VW.

Hoje, o VEMP é um significativo exemplar das memórias da VW e integra o acervo da montadora.




Coluna Mecânica Online e a segunda geração do Onix



COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 

30 | NOVEMBRO | 2019

Tarcisio Dias


Segunda geração do Onix chega com 
uma família de motores inteiramente nova


Quem procura um veículo compacto valoriza o espaço interno, tecnologias inovadoras de conectividade, comodidade e segurança além de motor econômico.

Para elevar o patamar tecnológico do Onix sem mexer na relação custo-benefício foi estabelecido um programa de escala para diluir os custos de engenharia, manufatura e desenvolvimento de fornecedores. Isso foi viabilizado graças ao desenvolvimento global.
As especificações do produto, no entanto, foram customizadas para cada mercado.

Tanto que o Novo Onix no Brasil possui características mecânicas exclusivas para nosso tipo de combustível.

A segunda geração do modelo chega com uma família de motores inteiramente nova, de três cilindros, da família Ecotec. São duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet apresenta bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.

O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;

Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil quilômetros.

Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.


Outro destaque fica por conta do sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.
O Novo Onix 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 10,1 segundos tanto na versão manual quanto na automática.

"Com o avanço principalmente da eletrônica, não dá para comparar carros mais modernos apenas pela ficha técnica, assim como não é possível comparar duas orquestras só pelos instrumentos. Para ambos é a afinação dos equipamentos e a harmonização do conjunto que importam", compara Dalício Guiguer, diretor de Programas da GM.

Várias destas tecnologias também contribuem para o menor consumo de combustível. Tanto que na versão aspirada, o Novo Onix aparece como o hatch à combustão mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro.

Com gasolina no tanque, o Novo Onix com transmissão manual de seis marchas roda, em média, 16,7 km/l na estrada e 13,9 km/l na cidade. Os números com etanol são 11,7 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.

Este novo conjunto mecânico foi projetado para ter maior durabilidade. Para isso, foram desenvolvidas diferentes soluções, como um tipo de injeção eletrônica com bicos aquecidos menos vulnerável a oscilações de qualidade do combustível.

A maior durabilidade reflete no menor custo das revisões fixas. A redução de mão de obra e dos custos de revisão até 60 mil quilômetros foram ao todo de 16%. Além disso, o intervalo das trocas de óleo subiu de 5 mil para 10 mil quilômetros.

Calibração exclusiva - O trabalho de dinâmica veicular do Novo Onix começou na fase de definição da arquitetura do veículo, caracterizada pela maior rigidez de carroceria, possibilitando uma maior versatilidade de calibração da suspensão com maior foco em conforto e mantendo o melhor compromisso entre dirigibilidade, estabilidade e prazer ao dirigir.

"O novo Onix alcança aqui um patamar de refinamento dinâmico que extrapola os níveis até então conhecidos na categoria. Para o hatch, trabalhamos numa nova calibração dos amortecedores que resultou em uma menor rolagem dinâmica da carroceria, que, somado ao fato de a direção elétrica ter ficado mais direta, a sensação que se tem é de maior agilidade e esportividade em curvas", explica Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.

O desenvolvimento da calibração do Novo Onix foi realizado no Campo de Provas da GM em Indaiatuba (SP).

Mecânica Online

Start/Stop
A BorgWarner anunciou o início da produção nacional do motor de partida para o sistema Start/Stop, em Brusque (SC), que terá início no segundo semestre de 2020. O produto será destinado a modelos da linha leve com motores 1.0 e 1.3 de duas grandes montadoras em operação no Brasil. Segundo levantamento da BorgWarner, esta tecnologia deverá crescer nos próximos dez anos.

Turbos
Com as regras cada vez mais exigentes de emissões e eficiência energética, a expectativa da BorgWarner é que o uso de turbos siga em alta em todo o mundo, especialmente no segmento de veículos leves, indo de 43% em 2017 para 59% dos modelos novos em 2027.

Choque
Entre os elétricos, a previsão da BorgWarner é que este mercado saia dos 900 mil veículos produzidos em 2017 para 5,6 milhões em 2023, globalmente.

Fim do ano: manutenção e segurança
Com o final de ano chegando, muitos já preparam as malas e o carro para aproveitar o período de descanso e lazer. No entanto, alguns cuidados com a segurança pessoal e a revisão veicular acabam passando batidos. A verificação de itens básicos pode ser feita antes mesmo de sair de casa, com o automóvel na garagem e um pouco de atenção. Confira a seguir.

Inspeção visual - Verifique o funcionamento dos conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como faróis, lanternas, luzes de freio e setas. É muito importante que você veja e seja visto nas estradas. Além disso, uma lâmpada queimada é motivo para multa.

Níveis de fluidos - Além do combustível, outra checagem importante e fácil é a análise dos níveis de fluidos do veículo: óleo do motor, líquido de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisas. Em caso de dúvida, consulte o manual do fabricante.

Estado dos pneus - Examine o nível de desgaste e pressão de todos os pneus, inclusive o estepe. Quando gastos e descalibrados, eles perdem aderência ao solo e podem trazer riscos para a segurança de quem está no veículo.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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