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terça-feira, 3 de março de 2020

Os melhores restaurantes em Lisboa com refeições e petiscos até dez euros. Vai lá, é bom e barato.






A cidade de Lisboa é cada vez mais dos turistas, dizem, mas ainda há sítios que se mantêm com toda a resiliência como cantinas diárias para o almoço dos lisboetas. Comer fora não tem de ser caro e na cidade existem verdadeiros achados entre alguns dos restaurantes baratos em Lisboa. Pense num prato rico, em comida saborosa e atendimento simpático  às vezes até familiar. Fazem-se literalmente negócios da China, da Índia, do Nepal, bem portugueses e outros completamente vegetarianos. Para encher a barriga sem esvaziar a carteira, este barato não lhe vai sair caro. Corremos a cidade em busca de pechinchas gastronómicas e encontramo-las: estes são os melhores restaurantes em Lisboa até dez euros. Ou menos.

Os melhores restaurantes em Lisboa até 10 euros







Piano do Zé dos Cornos



Fotografia: Manuel Manso





Restaurantes, Português

Zé dos Cornos

Castelo de São Jorge

O piano é o rei da grelha do Zé dos Cornos, restaurante de mesas corridas e bancos de pau. E é para comer sem preconceitos e sem medo de se agarrar ao osso com as mãos, com umas garfadas pelo meio no saboroso arroz de feijão e na salada de tomate. Se o orçamento for mesmo 10€, nem olhe para os pratos de queijo e presunto e atire-se directamente às doses. 

Restaurante Das Flores



Fotografia:Ana Luzia





Restaurantes

Das Flores

Chiado

A iminente construção de um hotel no prédio do restaurante Das Flores, no Chiado, fez anunciar o fecho de uma das tascas mais concorridas e amadas do Chiado. Mas o Sr. José Fernandes por lá continua, forte, a abrir só aos almoços. Às terças, sextas e sábados há croquetes com arroz de tomate (imperdíveis, também estão disponíveis como couvert). As iscas e pastéis de bacalhau são outros pratos obrigatórios. Tudo caseiro e em doses generosas. 

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O Maravilhas



©DR





Restaurantes, Português

O Maravilhas

Estrela/Lapa/Santos  

O nome é o adjectivo certo para qualquer refeição que se faça nesta casa em Alcântara. Negócio familiar, com a D. Ermelinda na cozinha há 34 anos e Luísa e Carlos Tavares aos comandos há 10. Todos os dias há uma especialidade diferente e convém ligar a reservar – pelo menos quando falamos do ensopado de cação (à terça), das ervilhas com ovos escalfados (à quarta) ou da língua de vitela com puré de batata (à quinta).

Sé da Guarda



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes, Português

Sé da Guarda

Oeiras  

Nesta pequena casa em Algés há peixe frito do bom. A garantia é dada pelo nosso crítico Alfredo Lacerda. De jaquinzinhos e cachuchos a pescadinhas de rabo na boca, tudo é fresco e acompanha com arroz de tomate, de feijão ou uma boa açorda. Os pratos de carne não lhes ficam nada atrás, como a entremeada de leitão ou a mão de vaca. Marque na agenda: à segunda há dobrada, ao sábado pato assado no forno. 

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O Trevo



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes

O Trevo

Bairro Alto

No Trevo, pequeno snack-bar no Chiado, é tudo díspar, da ementa às figuras que lá entram a cada segundo. Mas vão quase todos ao mesmo – a bifana. É feita à vista de todos, de frente para o Largo Camões, numa gordura controlada e saborosa. Já no pão, é seguir a recomendação do piripíri caseiro. Além desta sanduíche icónica, tem bons pratos do dia e sopas. 

A Provinciana



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes, Português

A Provinciana

Santa Maria Maior  

Para almoçar na Provinciana, convém chegar antes das 13.00, ou arrisca-se a ficar na fila à porta. E por mais boa vontade que tenha Carla, a filha do dono – o Sr. Américo, que trata do serviço, rápido e simpático – é coisa para demorar. À segunda-feira há bacalhau à minhota, quarta é dia de pernil e a caldeirada de bacalhau é ao sábado. Depois há sempre os bons clássicos, da alheira com ovo (4,75€) aos choquinhos grelhados (5,95€) ou ao bitoque (5,25€). 

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Casa do Alentejo



©DR





Restaurantes

Taberna da Casa do Alentejo

Santa Maria Maior

A Taberna da Casa do Alentejo é um bom sítio para petiscar com os amigos ao final da tarde e não entrar em grandes despesas. Mas à hora de almoço tem os “petiscos do dia”, que ficam entre os 5€ e os 6,50€, com carne de porco à portuguesa, pica-pau de vitela, choco frito, migas de espargos com carne de porco ou codornizes fritas, consoante o dia. A tosta de queijo de ovelha e paio também merece referência – é bem recheada e para um almoço rápido é uma bela aposta.

A Castiça



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes, Português

A Castiça

Lumiar  

Os pratos do dia andam ali entre os 5,80€ e os 7€. Estamos a falar de pataniscas com arroz de feijão, carne de porco à portuguesa e boa carne e peixe que levam tratamento de grelha, montada à porta, sempre acompanhados por uma saladinha bem temperada. Cumprimente a D. Joaquina, cozinheira de mão cheia, e o Sr. Inocêncio, o dono desta casa forrada a bandeirolas e cachecóis de clubes. 

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cantina das freiras



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes, Português

Cantina das Freiras

Santa Maria Maior

O self-service da Associação Católica Internacional ao serviço da Juventude Feminina é mais conhecido como Cantina das Freiras – é aberto a todos e, para cantina, tem das melhores vistas da cidade. Fica em pleno Chiado e deixa ver o rio e a outra margem. O melhor de tudo é que come por 7 euros com menus completos, incluindo sobremesa. Há pataniscas, quiches e pratos do dia sempre variados. 

Rui do barrote



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes, Português

Rui do Barrote

Beato  

O Sr. Rui do Barrote teve de sair do Poço do Bispo, onde geria o restaurante bem conhecido pela picanha e outros grelhados no ponto. Mudou-se para a Penha de França mas só mudou mesmo o espaço físico, o resto continua tudo igual. Além dos grelhados há bons pratos do dia, cozido à portuguesa à quinta e volta e meia uma mão de vaca que vale a pena. Se tiver com desejos, ligue a perguntar por ela.

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Restaurantes

Tambarina

Chiado/Cais do Sodré

Aqui serve-se a comida tradicional cabo-verdiana, com especial destaque para a cachupa de carne, de peixe ou a especial, em meias doses (7€) ou doses completas, para duas pessoas (14€). Há também muamba de galinha, mandioca com carne de vaca e uma sobremesa de coco com leite condensado cozido muito gulosa. Tudo isto com música ao vivo de quarta a domingo.

Mercado Oriental



©Inês Félix





Restaurantes, Asiático contemporâneo

Mercado Oriental

Santa Maria Maior  

Na verdade, o Mercado Oriental não é um restaurante mas vários restaurantes que partilham as mesmas mesas. O maior promotor e ideólogo do projecto é o chef André Magalhães (da Taberna da Rua das Flores), que tem três bancas no Mercado Oriental. Dos baos às katsu sandos, dos phos ao sushi, do bibimpap aos petiscos macaenses, aqui tem um bocadinho da Ásia toda e a preços mesmo simpáticos.

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Sun Tan



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes, Asiático contemporâneo

Sun Tan

Chiado/Cais do Sodré  

Nestes 15 metros quadrados há diferentes sopas asiáticas, caldos que demoram muitas horas a fazer, alimentam bem e dão uma sensação de conforto no estômago, como a coreana de gochujang. O caldo é feito de ossos de vaca e galinha, gochujang (um condimento coreano feito com uma pasta fermentada de malagueta, arroz glutinoso, soja e sal), e servido com frango do campo ou carne de vaca estufada, espinafres, noodles de ramen e ovo. O Sun Tan não tem menu fixo, mas tem sempre uma opção de carne e outra vegetariana. Estas malgas grandes nunca ultrapassam os 7€-8€. 

clandestino n12



Fotografia: RDF





Restaurantes, Chinês

Pangzi

Martim Moniz  

O menu pendurado na parede está em chinês e é provável que fique confuso, mas a ementa em papel dá-lhe mais informações. As sopas são grandes e a nossa escolha vai para a número 40, com noodles de batata doce, bem picante e bem guarnecida de amendoins. 

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templo hindu



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes, Indiano

Templo Hindu Radha Krishna

Lumiar

Foi em tempos um segredo bem guardado por quem queria comer muito (e bem) e pagar pouco, até porque a entrada não é fácil, entre estacionamento, escadas e muitas portas. A premissa é simples: na Cantina do Templo Hindu há uma cozinha 100% vegetariana onde se almoça por 8€ e se janta por 10€, sempre em regime buffet. Inclui bebidas (lassi e chai), pães indianos (chapatis, rotis, a servir de talheres), arroz branco, salada, pratos principais e molhos. Só gasta mais do que uma nota ao almoço se quiser acrescentar chamuças (1€ a unidade) ou sobremesa (1€ também). No jantar, chamuça e o docinho estão incluídos. 

Pratos do Mi dai



Fotografia: Ricardo Dias Felner





Restaurantes, Chinês

Mi Dai

Martim Moniz

Não tem nome à porta mas esta cantina chinesa chama-se Mi Dai – corre a ideia de que ficou baptizado assim depois de o crítico da Time Out ter visitado o espaço, há uns anos, e ter visto um pequeno letreiro com este nome. Não fique “lost in translation” quando lá chegar: tem de entrar, dirigir-se ao balcão e apontar para os ingredientes que quer. Depois são levados para o wok e temperados, com alho, gengibre e pimentas. Há ainda sopas de noodles (entre os 5€ e os 8€), gyosas (5€) e crepes chineses (5€).  

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Food Temple, cozinha



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes, Vegetariano

The Food Temple

Castelo de São Jorge

Não é tanto uma viagem pelo mundo mas pela cabeça de Alice Ming, uma canadiana de ascendência chinesa, responsável por uma cozinha de base vegetariana mas com influências ora asiáticas, ora portuguesas – e sempre com especial atenção à sazonalidade dos produtos. Não tem uma ementa fixa, portanto passe por lá para espreitar os pratos do dia. Aproveite o Verão tardio para ficar numa das mesas neste largo pitoresco da Mouraria. 

Zaafran by Chef Khan



©DR





Restaurantes, Indiano

Zaafran by Chef Khan

Lisboa  

O Zaafran by Chef Khan fica a poucos minutos do irmão mais velho (Zaafran), no largo da Estefânia. É mais descontraído e virado para o take-away mas tem mesas (10 lugares) para ir comendo por ali. Não é só cozinha indiana, embora tenha boas chamuças de vegetais, gambas e carne (a partir de 1€) e tikka massala sem picante, com picante ou com muito picante (entre os 5,20€ e os 6,50€). Tem ainda asinhas de frango picantes (4,50€), moelas (5,50€) e combinados de frango (½ 3,60€, um inteiro, 7€). Sai de barriga cheia por menos que 10€. 

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Restaurantes, Pan-africano

Associação Caboverdeana

Avenida da Liberdade

Fica no último piso de um prédio ao pé do Marquês de Pombal e é o sítio perfeito para provar uma cachupa ou qualquer um dos pratos que fazem parte da gastronomia cabo-verdiana. O menu varia todos os dias, mas a muamba, o bife de atum, o caril de frango e a cachupa são sempre uma certeza. Às terças e quintas há música ao vivo, para levantar o espírito e ir animado para mais uma tarde de trabalho – sim, isto tudo ao almoço (há menus a partir de 6€); jantares só servem para grupos de 20 pessoas com marcação antecipada. Não saia sem provar a aguardente de cana. 

Wurst Salsicharia Austriaca - Cachorro



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes

Wurst - Salsicharia Austríaca

Chiado/Cais do Sodré

Maria Fuchs e Martin começaram a fazer as mais típicas salsichas austríacas na Herdade do Freixo do Meio, no Alentejo, com saudades da comida da sua terra-natal. São 100% biológicas e seguem a tradição à risca para as vender depois no Mercado de São Bento. Tem as frankfurter, de bovino e suino, as debreziner, condimentadas com pimentão doce e piripíri, as bratwurst, brancas, de sabor suave, e as kaskrainer, normais ou picantes, recheadas com queijo. Todas podem ser servidas cozidas ou grelhadas com pão e acompanhamento. O molho também é à escolha, da mostarda doce à de estragão, rábano picante, ketchup e maionese. Os preços dos menus começam nos 4,80€ e o mais caro, com tudo a que tem direito, não passa dos 8,40€. 

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Go Natural Chiado



©DR





Restaurantes

Go Natural Chiado

Bairro Alto

O primeiro restaurante de rua da marca Go Natural abriu no Chiado no início de Julho de 2018 com opções de refeições ligeiras e brunch a todas as horas do dia (a 11,95€). O menu divide-se em bowls (a partir dos 3,45€), tostas de cogumelos e espinafres (4,15€) ou de acabate e ovo (3,15€) e depois as refeições mais compostas, onde estão os pratos de massa como o linguine preto com camarão, abacate e pimentos (7€), os zoodles de camarão com pesto de agrião (7,25€) ou frango salteado com arroz, legumes e leite de coco (6,50€).
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crave



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes

Crave

Campolide  

O primeiro Crave abriu nas Amoreiras para mostrar que cozinha saudável também é comfort food – entretanto abriram mais dois, sempre com malgas bem recheadas, ali entre os 7 e os 9€. Usam salmão cozinhado a baixa temperatura, frango marinado com tomilho bela-luz e fazem todos os molhos e pastas, como o hummus. Também há wraps, além de uma infinidade de ingredientes para quem gosta de jogar ao d.i.y. e construir a sua própria bowl. 

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hamburgaria da parada



©DR





Bares

Hamburgaria da Parada

Campo de Ourique

Este quiosque é perfeito para esplanadar e aproveitar as happy hours mas se quiser comer algo mais consistente, aqui tem o acréscimo de uma carta recheada de bons hambúrgueres. A Hamburgueria da Parada fica bem no meio do Jardim Teófilo Braga, mais conhecido como Jardim da Parada, e tem desde o mais simples hambúrguer só com alface, tomate e maionese (5,20€) ao de requeijão e pesto (6,20€), com queijo da Ilha e molho de caril (6,20€) ou com bacon e molho agridoce (6,50€). Com uma nota pode ainda pedir as batatas da parada para acompanhar, com molho de alho e ervas. Peça uma imperial, que dizem que são mesmo boas é ao lusco-fusco.





Restaurantes

B' Perfect Burgers

Avenidas Novas

É uma hamburgueria simples e sem grandes pretensões, e isso é que faz dela um dos melhores sítios para comer hambúrgueres. O pão é feito especialmente para esta casa – não é tão doce como um brioche, é leve e não se esfarela imediatamente quando o levemos à boca. Antes de ser recheado com um hambúrguer de 150 gramas, uma mistura de carnes, é torrado ligeiramente. Prove o B’Toque, com dois ovos de codorniz, manteiga de alho, alface e tomate (7,50€) ou o B’Spicy, com molho picante, pimentos, cheddar, cebola caramelizada, rúcula e tomate (7€).

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Frankie Hot Dogs - Cachorro



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes, Cachorros quentes

Frankie Hot Dogs

Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Antes de abrir o Frankie, em 2015, Gonçalo Teixeira, o dono, esteve a fazer uma prospecção de mercado nos Estados Unidos. Foi lá que chegou à fórmula deste restaurante, que vai além da salsicha no meio do pão e o recheia com mais ingredientes e toppings, da cebola crocante aos nachos e até ovos estrelados inteiros. Os preços começam nos 2,90€ por cachorro e não ultrapassam os 4,95€. As batatas Frankie, com queijo cheddar, bacon e cebolinho (2€) são um dos acompanhamentos com mais saída.

Hummus Bar



©Manuel Manso





Restaurantes

hummusbar

Campo de Ourique

No Hummusbar, no Mercado de Campo de Ourique, todos os pratos que existem na carta (maioritariamente vegetariana e com opções vegan), têm hummus feito com grão de bico trazido do Egipto. Há sanduíches de pita bem recheadas, saladas, shakshuka e pratos de hummus, sempre acompanhados pelo pão pita fresco. O mais simples é o hummus com tahini (6,90€). Depois é consoante a fome e o tipo de refeição que quer fazer.

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Hottie



DR





Restaurantes, Cachorros quentes

Hottie

Lisboa

No Hottie há salsichas bratwurst, frankfurter ou vegetarianas, todas servidas em pão artesanal (4,50€). Mas vale a pena olhar para o resto da ementa, bem completa, onde está o mac ‘n’ cheese, aqui feito com macarrão, três tipos de queijo e flocos de pão tostados como topping, para as três variedades de asinhas de frango ou para as suas ribs de entrecosto de porco ou de vaca com molho BBQ. 





Restaurantes

Cachupa da Tia Alice

Sete Rios/Praça de Espanha  

O restaurante da Tia Alice na Estrada da Luz é famoso pela cachupa, incluída no menu do dia a 9€ (completo com entrada, sopa, bebida, prato, sobremesa e café), bem servida e com diferentes carnes.

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Polpetta



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes

Polpetta

Lisboa  

Um prato de almôndegas com molho de tomate é, provavelmente, um dos expoentes máximos da comfort food. O menu de almoço (8,50€) desta almondegaria artesanal nos Anjos inclui três bolinhas de novilho, frango, porco ou veggie, com molho de tomate, de pesto, de cogumelos ou de iogurte, um acompanhamento, da pasta fresca à polenta ou cuscuz, uma bebida, uma sobremesa do dia e ainda um café.

Isco Pão e Vinho



Fotografia: Manuel Manso





Restaurantes, Padarias

Isco

Alvalade

Nesta padaria artesanal há almoços ligeiros sem menu fixo e tão rotativo quanto a criatividade permitir: tanto há sopas como croque monsieur, croquetes de rabo de boi com mostarda, quiches ou baguetes bem recheadas com carne de vitela, molho tonatto e algumas verduras. 

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Empanadaria El Pibe - Sandes



Fotografia: Ana Luzia





Restaurantes

Empanaderia El Pibe

Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A Empanaderia El Pibe leva-nos até à América do Sul com as mais típicas empanadas recheadas. Há de cebola e mozarela (1,65€); a Papa Francisco com mozarela, tomate cherry e pesto (1,85€) e a Susana Baca, recheada com molho de tomate, beringela e requeijão (1,85€). Acompanhe as empanadas com o ceviche de manga (5,90€) para refrescar. É perfeito para picar qualquer coisa rápido e beber umas imperiais (1€) ou jarros de margarita (17€).

Sopa no pao



©Duarte Drago





Restaurantes

Sopa no Pão

Grande Lisboa

Neste espaço, a verdadeira comfort food são as sopas de várias gastronomias como a de moqueca de peixe brasileira, a de goulash húngaro ou a sopa do clássico cozido à portuguesa (7,20€). Mas em vez de serem servidas numa taça de loiça, usam o pão alentejano para os caldos e outros pratos típicos. Há pães de diferentes sabores e dimensões (dependendo das sopas) – a sopa de caril de peixe e lulas, por exemplo, vem em pão de sementes. Todos os dias há pratos novos.

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Restaurantes, Pizza

Verdachado

Princípe Real

Este restaurante é pequenino e acolhedor e serve boa pizza italiana. Há pizzas com um carácter rústico em forno de lenha, desde a mais clássica Margherita, a hot diavola com salame picante ou a vegetariana (a partir de 6€). Há opção de take-away.

Quiosque Hot Dog Lovers, avenida da liberdade



Fotografia: Arlindo Camacho





Restaurantes

Hot Dog Lovers

Avenida da Liberdade

O quiosque da Hot Dog Lovers representa a sede em Lisboa dos famosos cachorros que começaram na Boca do Inferno, em Cascais. Há várias opções desde o clássico completo (4,20€) com cebola, couve roxa, batata palha, queijo ralado e quatro molhos; o chili (4,5€) com chilli com carne, cebola e batata palha, ou com guacamole e coentros, batata palha, couve roxa, cebola, queijo e ketchup (5,20€).

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Restaurantes

Spinach

Chiado

O Spinach, no Chiado, tem comida fresca, biológica e saudável. Existem seis combinações de sabores: hummus com rebentos de alho, beterraba e molho de iogurte (4,40€), queijo de cabra com molho pesto (4,80€) ou atum marinado com aipo e molho de abacate e hortelã (5,20€), que pode escolher em modo salada, wrap ou em pão biológico. Uma opção saudável e em conta para comer rápido ou levar para o trabalho.

sande raffi's bagels



Fotografia: Manuel Manso





Restaurantes, Padarias

Raffi's Bagels

Lisboa

É a meca dos bagels em Lisboa. As receitas caseiras de bagels vêm da família de Raphael Schneider, o dono. Tem dois menus à escolha. O primeiro é o bagel, que inclui uma bebida, uma salada coleslaw ou simples, e um dos cinco bagels da casa (como o chelsea, com salmão fumado, queijo creme e cebola roxa, o Manhattan com maionese de coentros, frango, tomate seco e salada, ou o Little Italy, com pesto caseiro, tomate assado, parmesão, mozzarella e espinafres). Já o menu salada inclui uma base de massa ou salada com cinco ingredientes à escolha, uma bebida e um mini bagel (7,60€). Aos fins-de-semana servem um brunch com uma bowl salgada e iogurte com granola, para além de bagels e bebidas.

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Panda Cantina



Duarte Drago





Restaurantes, Chinês

Panda Cantina

Baixa Pombalina

Aproveite a comida de conforto asiática nesta cantina, com uma mesa corrida e uns quantos lugares ao balcão, para ter uma refeição rápida, barata e descontraída. No Panda Cantina encontra três tipos de ramen (7,90€): o de carne de vaca, o de carne de porco ou o de tofu panado. Aos almoços há um menu com uma das sopas, bebida e sobremesa da casa por 9,90€.

guacamole



DR





Restaurantes, Mexicano

Guacamole

Grande Lisboa

O Guacamole nasceu na praça de alimentação de um centro comercial e ganhou entretanto um restaurante de rua, no Cais do Sodré. Comece com clássicos: as chips com guacamole (2,60€) ou os jalapeños com queijo creme (3,80€), e escolha depois um burrito bem recheado, disponível em tamanho médio (6,20€) ou grande (7,20€). Para terminar há cheesecake caseiro (2,80€), o brownie de chocolate (3,80€), os churros com chocolate (2,50€) ou então a tortilla fechada com fruta da época (2,80€).

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A Courense



©Manuel Manso





Restaurantes, Português

A Courense

Sete Rios/Praça de Espanha  

Da rua, parece um snack bar, uma dezena de lugares apertados à entrada, nas traseiras outra sala, igualmente pequena, mas com mesas partilhadas e sempre
 a rodar e com vários cartazes antigos alusivos a comidas e bebidas. É aqui que se senta
 uma clientela fiel e feliz, a quem a empregada Laura – simpática e competente – e
 o patrão Manel– cáustico e competente – tratam pelo nome e servem boa comida. Há sempre peixes frescos 
para grelhar. Há bifanas, entremeada de novilho com óptimas batatas fritas, cozido ao sábado e, ex-líbris da casa, bacalhau à lagareiro à sexta-feira.

Verde Minho



©Duarte Drago





Restaurantes, Português

Verde Minho

Lisboa  

O Verde Minho, casa concorrida
 de clientela autóctone mas estrategicamente escondida da transumância turística numa curva da Calçada de Santana, serve meias doses que são, na verdade, doses inteiras. Isto tudo por tuta e meia. A grelha a carvão, plantada 
à janela direita de quem entra, 
é a oficina da melhor parte de uma ementa que vai rodando em dias mais ou menos fixos. 
Mais restaurantes em Lisboa

Lisboa em modo poupança







estufa fria



Fotografia: Manuel Manso





Coisas para fazer

18 coisas para fazer em Lisboa até 5€



É verdade que é cada vez menos fácil respeitar a fasquia da nota de cinco euros, mas se puxar pela cabeça ainda descobre muito para fazer na cidade sem ultrapassar este valor. A vida anda mais cara, bem sabemos, mas felizmente em Lisboa há sempre opções para todos os bolsos e feitios. Se já explorou as nossas sugestões de coisas grátis para fazer em Lisboa, está na altura de abrir os cordões à bolsa, mas sem puxar muito a corda do orçamento mensal. Desde um bom copo de vinho a um bom filme na maior casa dos clássicos do país, há muitas coisas para fazer em Lisboa até 5€. 

Passeio de bicicleta promovido pela Massa Crítica



Fotografia:Ana Luzia





Coisas para fazer

Coisas grátis para fazer em Lisboa



Não sabe o que fazer em Lisboa? De concertos de rock a aulas de swing, de recitais de poesia até às estrelas, damos-lhe uma grande variedade de sugestões para aproveitar tudo quanto é à borla na cidade. São dezenas de coisas grátis para fazer em Lisboa, afinal não queremos que deixe de aproveitar o melhor que a cidade tem apenas por ter a carteira mais vazia. Há muito para fazer à borla em Lisboa. Não acredita? Então espreite a lista que se segue. Não se vai arrepender. Já lhe dissemos que é grátis?

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Maria Limão



Fotografia: Manuel Manso





Restaurantes

Os melhores brunches até dez euros em Lisboa



Quando se fala de um brunch, já se sabe que não vai ser a refeição mais barata do fim-de-semana – ou, verdade seja dita, aos dias de semana, que esta refeição deixou de ser exclusiva dos dias de descanso. Mas também não precisa de pagar um balúrdio para comer uns bons ovos mexidos, um cappucino, sumo de laranja e croissant num menu. Corremos a cidade à procura dos menus de brunch mais económicos da cidade e encontrámos sete restaurantes ou pastelarias que os servem com fartura. Siga as nossas sugestões: para pequenos almoços ou lanches, cá vai uma barrigada até 10 euros. 


MINI com condições especiais em março.





A MINI anuncia condições especiais dentro do mês de março para a compra de modelos novos. Entre os benefícios oferecidos nesta campanha comercial destacam-se toda a linha com IPVA 2020 grátis e condições especiais de financiamento com taxa de 0,99% em 60 meses. 


Dois bons exemplos de condições especiais para os fãs da MINI são: o MINI Cooper Exclusive de 3 portas, equipado com motor 1.5l TwinPower Turbo de 3 cilindros e Transmissão Automática Steptronic de 7 velocidades e dupla embreagem, com 136cv de potência, tem preço à vista de R$ 126.990, e que ao longo do mês de março pode ser adquirido com parcelas mensais de R$ 799 e mais IPVA 2020 Grátis. 

Condições de financiamento pela MINI Serviços Financeiros com taxa 0,99% a.m.: Entrada de R$ 56.950 + Mensais de R$ 799 + parcelas intermediárias no 12º, 24º, 36º e 48º mês no valor de R$ 12.500 cada, totalizando R$ 154.890 a prazo.

O consumidor também poderá adquirir o MINI Cooper S Countryman ALL4, equipado com motor 2.0l TwinPower Turbo de 4 cilindros com 192cv de potência, Transmissão Automática Esportiva Steptronic de 8 velocidades e tração integral que tem preço à vista de R$ 193.990, e que ao longo do mês de março pode ser adquirido com parcelas mensais de R$ 1.499 e mais IPVA 2020 Grátis. 

Condições de financiamento pela MINI Serviços Financeiros com taxa 0,99% a.m.: Entrada de R$ 77.420 + Mensais de R$ 1.499 + parcelas intermediárias no 12º, 24º, 36º e 48º mês no valor de R$ 18.000 cada, totalizando R$ 239.354 a prazo.

Venda de veículos importados reage em fevereiro com alta de 10,8%. Setor emplacou 2.668 unidades em fevereiro último, alta de 10,8% em relação a janeiro e de 6,8% ante fevereiro de 2019.




As quinze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.668 unidades, anotaram em fevereiro último alta de 10,8% em relação a janeiro, quando foram vendidas 2.407 unidades importadas. 
Ante fevereiro de 2019, quando foram comercializadas 2.497 unidades, o aumento foi de 6,8%. Com esses resultados, o primeiro bimestre do ano fechou com alta de 2,1%: 5.705 unidades contra 4.972 emplacamentos de veículos importados.

“Com a valorização da moeda norte-americana de 11,6%, somente no período de 2 de janeiro de 2020 ao dia de hoje, o setor de veículos importados esforçou-se ao máximo em manter os preços mais estáveis em reais. Por esse motivo, em fevereiro e no primeiro bimestre, obtivemos um resultado positivo. A permanecer essa escalada do dólar, porém, certamente nossos números de venda serão afetados seriamente para baixo nos próximos meses”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem, com prováveis interferências mais incisivas do Banco Central na política cambial, a economia brasileira pode acelerar seu processo de recuperação.

Gandini ressalta ainda que “por mais paradoxal que possa parecer, em dólar os veículos importados encontram-se hoje com os preços mais acessíveis dos últimos anos. Ou seja, é o momento certo para adquirir um importado. Até porque, na sequência, tanto importadores como os fabricantes nacionais terão de repassar a alta do dólar aos preços finais ao consumidor em reais”.

As cinco marcas que mais venderam, em fevereiro, foram a Volvo (651 unidades / +19,2%), Kia (599 / +1%), Land Rover (323 / +22,8%), Porsche (279 / +24,6%) e BMW (268/ -7,6%).

Produção local
Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam fevereiro último com 2.906 unidades emplacadas, total que representou alta de 15,2% em relação a janeiro de 2020, quando totalizaram 2.523 unidades. E aumento de 24,5% ante fevereiro de 2019, quando foram comercializadas 2.335 unidades de fabricação nacional.

Por marcas, a CAOA Chery, com 1.922 unidades emplacadas, obteve alta de 46,5% ante igual período de fevereiro de 2019; a BMW, com 649 unidades, alta de 7,1%; a Land Rover, com 231, retração de 7,2% e a Suzuki, com 104 unidades licenciadas, queda de 38,1%.

Participações
Em fevereiro último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.668 unidades -, o setor significou marketshare de 1,38%. Com 5.574 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,89% do mercado total de autos e comerciais leves (192.639 unidades).

Citroën tem um carro elétrico, de dois lugares, o AMI, para viagens curtas que carrega as baterias em apenas 3 h numa tomada residencial. Por enquanto, só será vendido na Europa a partir dos 6 mil euros. Não precisa de carteira.




  • Por 100 anos, a Citroën demonstrou ousadia e criatividade para democratizar o acesso à mobilidade. No início do 101° ano, a marca está inovando mais uma vez ao revelar o Ami – 100% ëlétric, resultado de um trabalho que começou com o AMI ONE Concept.
Em 2020, a marca Citroën pretende proporcionar a mobilidade urbana para todos com o Ami – 100% ëlétric. O veículo é um descendente direto do AMI ONE Concept, que foi apresentado no Geneva Motor Show, em março de 2019. 

Após as inúmeras demonstrações de interesse, o Ami se tornou uma realidade em menos de um ano, sendo uma resposta prática às novas expectativas de deslocamento para viagens curtas. Ele proporciona acesso fácil aos centros das cidades e é uma alternativa real às scooters, bicicletas, motocicletas e outros meios de transporte.

O Ami – 100% ëlétric não tem um equivalente no cenário automotivo. Com ele, a Citroën apresenta uma experiência de mobilidade elétrica 100% disruptiva, nascida do desejo de tornar o deslocamento fácil para todos.

O AMI -  100% ËLETRIC
OBJETO DE MOBILIDADE NÃO CONFORMISTA
  • 100% ELÉTRICO: zero emissão de CO². Tem uma direção fácil, silenciosa e suave. A bateria carrega em apenas três horas em uma tomada padrão.

  • COMPACTO E ÁGIL: Com 2,41 metros de comprimento e 7 metros de diâmetro, o Ami torna os deslocamentos na cidade mais simples.

  • CONFORTÁVEL E SEGURO: pequeno por fora e espaçoso por dentro, o Ami permite que duas pessoas viajem lado a lado confortavelmente. Ele tem o compartimento de passageiros fechado, aquecido e seguro.

  • IDENTIDADE CUSTOMIZADA: seu estilo original confere ao Ami uma personalidade única. Sua customização é um convite para brincar com diferentes visuais graças ao pacote de seis acessórios coloridos disponíveis

MOBILIDADE PARA TODOS
  • Acessível a partir dos 14 anos na França (16 anos em outros países da Europa). Com ou sem licença para dirigir, o Ami é para todos.

  • “A LA CARTE”: Ami está à disposição a qualquer hora e vai ao encontro das necessidades de todos, seja para compartilhar, alugar ou comprar.

  • ACESSÍVEL: ofertas ultracompetitivas para o mercado europeu, adaptadas para diferentes usos.
Aluguel a longo prazo: €19.99 por mês (Versão Ami; pelo prazo de 48 meses, pagamento inicial de €2,644, bônus ecológico de €900, incluindo a dedução de impostos na França).

Free2Move compartilhamento de carro: de €0.26/min (sujeito a uma mensalidade de €9.90 sem compromisso).


Compra: A partir de €6.000, com impostos inclusos (versão Ami; bônus de €900, incluindo dedução de impostos na França).

 “Por 100 anos, a Citroën tem sido inovadora e criativa em democratizar a liberdade de movimento. Este ano, a Citroën apareceu com uma nova solução para a mobilidade urbana acessível para todos: compacto, seguro, 100% elétrico e acessível. O Ami – 100% ëletric tem potencial para ser uma grande revelação, e é uma solução que está em sintonia com os novos modelos de consumo. Essa grande ideia era um conceito há um ano atrás e estamos orgulhosos em já termos o trazido para a realidade de hoje.”
Vincent Cobée, presidente Mundial da Citroën


OBJETO DE MOBILIDADE NÃO CONFORMISTA
100% ELÉTRICO
O Ami – 100% ëlectric proporciona acesso fácil em áreas urbanas, tem uma direção 100% elétrica, suave e silenciosa.

ZERO EMISSÃO – ZERO BARULHO – ZERO ESTRESSE AO DIRIGIR
Perfeitamente adequado para a vida urbana, o Ami representa uma nova forma de mobilidade e é uma resposta aos desafios urbanos. Ele foi pensado para aumentar o prazer de dirigir e para tornar a vida dos condutores mais fácil.

O Ami – 100% ëlectric é um veículo leve, que se beneficia de uma condução suave, sem embreagem e uma aceleração instantânea (torque imediato disponível graças à engenharia elétrica). Silencioso por natureza graças à sua tecnologia 100% elétrica, o Ami tem o objetivo de proporcionar uma condução agradável para seus passageiros.


CARREGAMENTO FÁCIL E RÁPIDO
 

Ideal para múltiplas viagens curtas na cidade, o Ami é capaz de andar por mais de 70 km. 
Sua bateria de íon-lítio de 5.5 KWH, alojada sob o piso, pode ser facilmente carregada por meio do cabo elétrico a bordo localizado na porta do lado do passageiro. Depois que o cabo é conectado, apenas três horas são suficientes para uma carga completa em uma tomada convencional de 220 V. O uso do Ami é tão simples quanto qualquer objeto elétrico cotidiano.

ULTRACOMPACTO PARA MAIS AGILIDADE
O Ami – 100% ëlectric é um objeto de mobilidade dedicado à direção em ambientes urbanos, com uma postura única e dimensões ultracompactas. Instalada em suas rodas de 14" especialmente projetadas, o Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Promete agilidade diária, além de fácil estacionamento graças ao seu diâmetro ideal (7,00m).

CONFORTO A BORDO
Como personificação de uma visão moderna de conforto, o Ami - 100% ëlétric promete um passeio tranquilo com seu interior fechado e aquecido. A sensação de espaço é reforçada com o brilho do seu interior. Por fim, áreas de armazenamento inteligentes contribuem para o bem-estar a bordo.

LUMINOSIDADE
O Ami é, em grande parte, iluminado pela luz externa, combinando grandes áreas de vidro (pára-brisas, janelas laterais e janela traseira) com um teto panorâmico padrão. Isso representa 50% da superfície total acima da linha do corpo. Essa presença de luz melhora a sensação de espaço para o motorista e o passageiro, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla visão ao redor. Em um aceno para a história da Citroën, as janelas laterais se abrem inclinando-se manualmente para cima, como no clássico Citroën 2 CV.

DOIS ASSENTOS LADO A LADO E ESPAÇO A BORDO
Acesso fácil a bordo é facilmente facilitado pelas largas portas simétricas do Ami. O espaço interno otimizado representa um interior funcional. Dentro do compartimento do passageiro, o layout dos dois assentos oferece um senso real de espaço e movimento fácil para cada um, em termos de espaço de ombro, de pernas e para a cabeça. Dois passageiros podem, portanto, conversar confortavelmente.

O veículo tem o assento do motorista deslizável (ajustável em comprimento) e o assento do passageiro (fixo) que pode acomodar os passageiros mais altos. Com essa arquitetura, todos os cantos são explorados ao máximo, enquanto o espaço de armazenamento é inteligentemente distribuído por todo o compartimento de passageiros. Além da área para os pés do passageiro, na qual cabe uma mala pequena, os designers também incluíram outro compartimento de bagagem na parte traseira.


SEGURO
O Ami-100% ëlectric possui altura do corpo e posição de direção no mesmo nível de outros veículos na estrada, fazendo com que o motorista se sinta confortável e protegido. Único, projetado como uma alternativa ao transporte público e outros veículos individuais (bicicleta, ciclomotor ou scooter), o Ami tem outra vantagem real para seus ocupantes: um nível de proteção superior ao oferecido por veículos de duas ou três rodas e maior independência e conforto do que o transporte público. O compartimento de passageiros fechado e aquecido oferece proteção e conforto a bordo quando o tempo está ruim.

UMA IDENTIDADE ASSERTIVA E CUSTOMIZÁVEL
Ami – 100% ëlectric afirma seu caráter ousado e exibe livremente sua natureza moderna por dentro e por fora. O Ami é uma solução de mobilidade inovadora que aborda a cidade com estilo e conforto, com um visual colorido.

UM DESIGN ÚNICO PARA DOMINAR A CIDADE
Como parte da essência da Marca, o estilo da Citroën é sempre reconhecido à primeira vista. O Ami– 100% ëlectric reescreve as regras com seu tamanho, sua forma e seu design original.

O Ami tem tudo que precisa para se tornar popular. Por trás de seu modelo minimalista e suas suaves linhas, o veículo destaca a identidade da Citroën ao adotar uma dianteira expressiva: faróis e indicadores formam uma assinatura luminosa de dois andares. 

Esse ponto também está presente nas luzes traseiras para garantir a consistência geral do projeto. A sombra “Ami Blue” traz força e presença ao Ami, contrastando com a grande superfície de vidro do pára-brisa, teto panorâmico, janelas laterais e traseira. 

Pronto para a cidade, o Ami vem com (dependendo da opção de personalização) tampas de rodas, adesivos de teto ou cápsulas nas laterais como pastilhas Airbump®. Além disso, o Ami é ladeado por espelhos externos arredondados, ajustáveis ​​manualmente.

DESIGN INTELIGENTE: A SIMETRIA
Inteligência no design está no centro do projeto do Ami. Esse objeto de mobilidade oferece novas possibilidades graças às peças simétricas inspiradas no AMI ONE Concept. As largas portas são completamente idênticas no lado direito e esquerdo e abrem na direção oposta; a dobradiça traseira no lado do motorista beneficia a acessibilidade a bordo e proporciona maior conforto. 

As duas janelas laterais semi-abertas fixas também seguem esse princípio. Os pára-choques dianteiro e traseiro, as partes inferiores do para-choque e os painéis inferiores da carroçaria também são espelhados na frente e na traseira.

O compartimento de passageiros também se beneficia da racionalização do número de materiais e elementos, alinhado ao pensamento inteligente no centro do processo de design. 

Na posição de condução, os olhos são atraídos para o padrão quadriculado usado no visor do painel de instrumentos, localizado na coluna de direção, que exibe informações relevantes para leitura instantânea. 


Ele convida você a explorar a cidade diariamente, em uma atmosfera moderna e colorida (dependendo do nível de personalização). À direita do volante, há uma área dedicada para acomodar um smartphone, que se torna a tela principal do painel e fornece acesso à navegação e música.

CUSTOMIZAÇÃO
O Ami - 100%ëlétric representa uma visão moderna, acentuada por suas possibilidades únicas de personalização. Fácil de customizar, o Ami está disponível em sete versões diferentes. Moderno e ousado, o Ami - 100% ëlectric inova e oferece, de maneira "faça você mesmo", a possibilidade de criar o objeto que se adapte ao gosto de cada cliente por meio de um kit de acessórios que podem ser facilmente instalados. 

Os itens decorativos incluem: uma rede de separação central, tapete, bandeja de armazenamento na parte superior do painel, gancho pequeno para bolsa e clipe para smartphone.

Existe harmonia entre o interior e o exterior com toques de cor nas rodas, adesivos no painel e até na parte inferior da porta. Existem quatro cores disponíveis: MY AMI GREY (cinza), MY AMI BLUE (azul), MY AMI ORANGE (laranja) e MY AMI KHAKI (caqui).   
     
Outro nível de personalização oferece dois pacotes que combinam todos os elementos decorativos mencionados acima, atribuindo-lhe um estilo próprio:
  • Meu Ami POP com uma customização laranja, divertida e jovem.

  • Meu Ami VIBE com a cor cinza, acessórios mais sofisticados e gráficos que incorporam acabamentos de teto para complementar os adesivos.

O OLHAR DO DESIGNER
"Projetos disruptivos sempre são os melhores projetos. Esses são geralmente aqueles que movem para frente o mundo automotivo e é uma tradição da Citroën querer continuar contribuindo para mudar o cenário.O design do Ami é um design de produto, e não um design de automóvel, ou seja, é um design para o qual a forma deve definir a função.

O Ami foi projetado de dentro para fora. Em primeiro lugar, um interior que provoca um sentimento diferente do que você já conhece, um interior que quer ser espaçoso apesar de deixar uma impressão de ser muito pequeno. 
E aí vem a sua elegância. Com uma concepção inteligente, os elementos do Ami compõem um caráter forte com uma funcionalidade única. Com uma colocação exterior específica, não é nem muito feminina e nem muito masculina, e funciona com os diferentes pacotes de cor que desenvolvemos (azul, branco, cáqui e laranja). 

O Ami é uma base que pode se transformar em um objeto completamente customizado com acessórios para o exterior e o interior que oferecem muito estilo e uma funcionalidade extra, assim como os adesivos que mudam completamente o visual”
Pierre Leclercq, diretor de Estilo da Citroën

MOBILIDADE E ACESSO À TODOS
Ami – 100% ëlectric é inspirado nos seus consumidores e oferece uma verdadeira liberdade de movimento.


COM OU SEM LICENÇA
Ami – 100% ëlectric é um veículo leve e não requer licença para dirigir. Portanto, pode ser conduzido na França a partir dos 14 anos, com a condição de ter o certificado de segurança na Estrada, o qual é obrigatório para pessoas nascidas após 1987.  

Portanto, o Ami representa uma solução para a mobilidade e é acessível para um grande número de pessoas, a partir dos 14 anos na França (16 anos em média em outros países da Europa, dependendo da legislação). Todas as faixas etárias podem se interessar pela solução que facilita as viagens em perímetro urbano e não urbano.

Ami – 100% ëlectric foi projetado tanto para um jovem adolescente sem uma licença para dirigir quanto para um casal mais velho que já tem um veículo principal, mas prefere aproveitar a agilidade do Ami para viagens curtas. 

O Ami também tem apelo aos empreendedores que desejam fazer seus trabalhos diários e entregas em áreas urbanas com tranquilidade. Esses são os perfis de consumidores que fazem do Ami um objeto por excelência, tanto em famílias quanto em empresas.

PREÇO ACESSÍVEL POR MEIO DE OFERTAS COMPETITIVAS
Ami – 100% ëlectric torna o cotidiano mais fácil ao inspirar uma nova forma de consumo. Além de ser um objeto de mobilidade inovador, a Citroën adota uma estratégia disruptiva ao oferecer uma solução elétrica para a mobilidade com preços inéditos no mercado e ofertas exclusivas pensando na usabilidade do cliente.

FÓRMULA A LA CARTE – DE UM MINUTO A UM ANO
A mobilidade no perímetro urbano e não urbano incorporado pelo Ami é parte de uma jornada do consumidor 100% online, a qual tem o objetivo de ser descomplicada. O Ami torna a vida dos consumidores mais fácil ao oferecer uma série de soluções digitais: compartilhamento de carro, aluguel ou compra. 

O objetivo é satisfazer as necessidades ocasionais ou regulares que os condutores têm, individualmente ou em família. O sistema pode ser personalizado de acordo com usos diferentes, adaptados para oferecer ações rápidas e ajustáveis a qualquer tempo.


PARA QUEM O AMI É DIRECIONADO? O QUE O ESTUDO DIZ
“O denominador comum entre todos os futuros usuários não será o gênero, a idade, a categoria sócio-profissional, o local de residência ou menos ainda o nível de escolaridade, mas sim a necessidade de mobilidade. Estou falando da necessidade de uma solução para viagens frequentes, percorrer distâncias curtas, uma solução simples e fácil de usar. Estou falando de uma solução elétrica muito acessível e moderna. O Ami é a solução perfeita para atender essas necessidades”.
Michael Costa, Gerente de Pesquisa de Mercado

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA PARA O CONSUMIDOR
Fiel à assinatura da marca "Inspired By You", a Citroën se adaptou aos novos padrões de consumo para ficar o mais próximo possível de seus clientes. 

Portanto, a marca se afastou de seu método usual de distribuição e desenvolveu um ecossistema digital que permite que todas as etapas da aquisição do Ami sejam concluídas por meio de um processo 100% online. 

Também assinou parcerias com as principais redes de varejo de consumo para apresentar o Ami e desenvolveu centros de teste móveis usando contêineres com uma arquitetura distinta. Tudo isso complementará a presença tradicional nos pontos de venda oficiais participantes da Citroën.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 100% ONLINE
Os usuários hoje fazem a maior parte de suas compras online e o Ami oferece um modo de consumo adequado para uma solução de mobilidade urbana. O Ami é atípico e inovador em seu conceito e design, mas também em sua abordagem de vendas. 

Uma nova era está se formando com o Ami e sua jornada 100% online para o cliente. A Citroën desenvolveu um ecossistema digital global que visa facilitar a vida cotidiana dos clientes, permitindo que eles aprendam sobre a existência do Ami para fazer um pedido com apenas alguns cliques. Essa experiência digital simples e fluida integra todas as etapas da jornada do cliente:
  • Apresentação do produto,
  • Configuração,
  • Solicitação para test-drive,
  • Pedido,
  • Pagamento,
  • Entrega.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO DISRUPTIVA
Enquanto "La Maison Citroën" e uma seleção de concessionárias servirão como vitrine para o Ami - 100% ëlectric, a marca queria estender a experiência do cliente além do contexto usual, expandindo seu modo de distribuição para parceiros que compartilham o desejo da marca por modernidade, evoluir com o tempo e oferecer soluções que atendam às expectativas dos clientes.

MOBILE TEST-DRIVE CENTRES
Paralelamente, a marca também planeja instalar estruturas com uma superfície de aproximadamente 35 m² (em forma de contêineres para exposições), principalmente em estacionamentos de shopping centers. Os contêineres viajam pela França mudando de local todos os meses para propor test-drives dinâmico. 

Essa é uma maneira da marca encontrar os clientes onde eles estão para facilitar o conhecimento e o acesso a essa nova mobilidade. Todos esses locais serão decorados com as cores do Ami, que ocupam os elementos personalizados de My Ami Grey, My Ami Blue, My Ami Orange e My Ami Khaki, ecoando o espírito gráfico e colorido das tendências decorativas de hoje.

MANUTENÇÃO Ami – 100% ëlectric
Para a manutenção do Ami, a Citroën criou uma rede específica de reparadores independentes aprovados, garagens da Euro Repar Car Services e revendedores Citroën dedicados. E para responder a todas as perguntas dos usuários, um call center do Ami será gerenciado pelos países envolvidos na implantação.

CONCLUSÃO
A Citroën está desenvolvendo uma mobilidade 100% elétrica para todos com o Ami, um objeto ultracompacto, ágil, seguro, colorido e acessível. Uma solução que não se limita ao objeto e traz grandes vantagens que vão além do contexto automotivo: ofertas à la carte muito competitivas, direcionadas a usos específicos, uma jornada 100% online e métodos inovadores de distribuição.

A abertura de pedidos de compra está prevista para 30 de março na França e alguns meses depois na Espanha, Itália, Bélgica, Portugal e depois na Alemanha. As primeiras entregas aos clientes estão agendadas para junho na França.
 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO AMI
Comprimento: 2,41 m
Largura: 1,39 m
Altura: 1,52 m
Diâmetro: 7,00 m
Peso sem a bateria: Aproximadamente 425 kg
Peso com bateria: 485 kg
Bateria: 5.5 kWh

segunda-feira, 2 de março de 2020

Chocofest na Magia da Páscoa acontece de 2 a 12 de abril em Nova Petrópolis. Evento promete impactar economia da região apostando na decoração lúdica e oferecendo atrações gratuitas




Principal evento de Páscoa do Brasil, o Chocofest na Magia da Páscoa chega a sua 22ª edição de 02 a 12 de abril, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Essa é a terceira vez que o evento mais lúdico do Brasil e o mais popular do período da Páscoa acontecerá no município. O Conde Guloseima e toda sua turma de personagens colorem a cidade por dez dias em um evento que além de trazer muita diversão, impacta positivamente na economia de toda a região.

Com uma decoração lúdica que apresenta aos visitantes a Magia da Páscoa, o evento contará com as seguintes atrações: Planeta das Guloseimas, Desfile de Páscoa, Árvore da Páscoa Osterbaun, Rastro do Coelho, Páscoa pelo Mundo, Casa da Vovó Coelha, além de espetáculos teatrais e culturais. Todas as atrações são abertas e gratuitas ao público.


“O Chocofest nos envolve em ternura e toca em nossas emoções, pois falamos de um mundo lindo, cheio de pureza e fantasia que é o universo das crianças. E mais, falamos em guloseimas, chocolates, balas e doces. É um evento muito especial, porque além do trabalho, do público envolvido, foi responsável pela divulgação do chocolate caseiro Brasil afora e impulsionou o despertar dos parques temáticos em toda a nossa região. Com certeza estaremos colocando na rua um lindo e inesquecível evento”, destaca a CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi.

Nova Petrópolis é o novo polo turístico do Rio Grande do Sul. É uma cidade encantadora por natureza, berço da colonização alemã no Sul do Brasil e que vem crescendo e investindo forte no Turismo e na realização de grandes eventos. Conta com excelentes opções nas áreas da gastronomia, rede hoteleira em expansão, além de empresas e marcas que ganham destaque nacional.

"Receber mais uma edição da Chocofest na Magia da Páscoa de Nova Petrópolis é motivo de celebração para nós, pois esse evento consagrado e reconhecido nacionalmente carrega o nome da cidade para além fronteiras e cativa pessoas para a Capital Nacional do Cooperativismo. Esperamos todos de braços abertos", ressalta o Prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.



O Chocofest na Magia da Páscoa será coordenado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e realizado pela Casa Cooperativa e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. Mais informações sobre o evento no site: www.chocofest.com.br.

Texto de Gustavo Bauer
Jornalista | Assessor de Imprensa

Gramado Summit promove ações de empoderamento feminino. Evento, que acontece de 5 a 7 de agosto, em Gramado, oferece desconto especiais para mulheres, em março, e terá palco focado em empreendedorismo feminino. "A desigualdade para as mulheres deveria nos envergonhar no século 21. Porque não é apenas inaceitável; é estúpido”, disse o secretário-geral da ONU.




Mulheres ainda ganham menos do que homens no Brasil. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as trabalhadoras possuem salários 20,5% menores. Esses dados também se refletem na participação feminina em grandes cargos. Como a Gramado Summit é um evento de inovação focado em fomentar negócios e reunir empreendedores, surgiu a necessidade de trazer ainda mais mulheres para o centro das discussões. 
Pensando nisso, a Gramado Summit aproveitou o Mês das Mulheres para promover duas ações que devem reunir ainda mais mulheres no evento. Em parceria com o coletivo Minas de Propósito, foi criada uma campanha que diminui o valor da entrada para a principal conferência de inovação do País. Durante o mês de março, mulheres pagam apenas R$ 650, sendo que o preço atual do ticket está R$ 890. 
Além de trazer mais participantes para o evento, a Gramado Summit também fechou outra parceria com o coletivo, que irá fazer a curadoria de um palco exclusivo, focado no empoderamento feminino. A ideia é que diversos cases de mulheres sejam apresentados nesta plenária. 
Fora o palco “Minas de Propósito”, a Gramado Summit já conta com mulheres de peso confirmadas para palestrar em outros palcos. Entre elas estão Fabiana Panachão, jornalista da Band News com especialização em Finanças; Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora; Gabriela Augusto, fundadora da Transcendemos Consultoria; Onília Araújo, contadora e empreendedora; e Juliana Muncinelli, da XP Investimentos. Conheça todas aqui. O evento ocorre de 5 a 7 de agosto, em Gramado/RS. 


‘O século 21 deve ser o século da 
igualdade para as mulheres’, diz chefe da ONU

Falando a professores e alunos da The New School, uma universidade na cidade de Nova Iorque, o chefe da ONU declarou-se feminista orgulhoso e pediu aos homens em todos os lugares apoio aos direitos das mulheres. “Assim como a escravidão e o colonialismo eram uma mancha nos séculos anteriores, a desigualdade para as mulheres deveria nos envergonhar no século 21. Porque não é apenas inaceitável; é estúpido”, disse.


O secretário-geral da ONU, António Guterres, explica seu compromisso com a igualdade de gênero na The New School, em Nova Iorque. Foto: ONU/Mark Garten

O século 21 deve ser o século da igualdade de gênero, disse na quinta-feira (27) o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um apelo para transformar o mundo, garantindo a participação igualitária para todos.

Falando a professores e alunos da The New School, uma universidade na cidade de Nova Iorque, o chefe da ONU declarou-se feminista orgulhoso e pediu aos homens em todos os lugares apoio aos direitos das mulheres.

“Assim como a escravidão e o colonialismo eram uma mancha nos séculos anteriores, a desigualdade das mulheres deveria nos envergonhar no século 21. Porque não é apenas inaceitável; é estúpido”, disse.

Para o chefe da ONU, a desigualdade de gênero e a discriminação contra mulheres e meninas continuam sendo uma injustiça em todo o mundo.

“Desde a ridicularização das mulheres como histéricas ou hormonais, até o julgamento rotineiro das mulheres com base em sua aparência; dos mitos e tabus que cercam as funções corporais naturais das mulheres, ao ‘mansplaining’ e à culpabilização da vítima — a misoginia está em toda parte”, disse ele.


No cerne da questão está o poder, pois as estruturas de poder dominadas por homens sustentam tudo, desde economias nacionais, sistemas políticos, mundo corporativo e além. Mas ele ressaltou que o patriarcado também tem impacto sobre homens e meninos, prendendo-os em rígidos estereótipos de gênero, enquanto uma mudança sistêmica está muito atrasada.

“É hora de parar de tentar mudar as mulheres e começar a mudar os sistemas que as impedem de alcançar seu potencial. Nossas estruturas de poder evoluíram gradualmente ao longo de milhares de anos. Uma evolução adicional está atrasada. O século 21 deve ser o século da igualdade para as mulheres”, afirmou.
Problemas criados pelo homem, ‘soluções lideradas por humanos’

O desmantelamento da desigualdade de gênero transformará o mundo, afirmou o chefe da ONU, e é fundamental para resolver desafios globais como conflitos e violência, assim como a crise climática.

Também ajudará a diminuir a desigualdade digital, levar a uma globalização mais justa e aumentar a representação política.

“A oportunidade dos problemas criados pelo homem — e eu escolho essas palavras deliberadamente — é que eles têm soluções conduzidas por humanos”, disse ele.

Enquanto as Nações Unidas completam 75 anos este ano, o organismo global está adotando amplas medidas para apoiar os direitos das mulheres, continuou ele.

O mês passado marcou o início de uma Década de Ação para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destinados a construir sociedades pacíficas, prósperas e inclusivas, além de proteger o planeta.

A Década de Ação visa transformar instituições e estruturas, ampliar a inclusão e impulsionar a sustentabilidade.


“Revogar leis que discriminam mulheres e meninas; aumentar a proteção contra a violência; diminuir a desigualdade na educação e no acesso às tecnologias digitais das meninas; garantir acesso total aos serviços e direitos de saúde sexual e reprodutiva e acabar com as disparidades salariais entre homens e mulheres são apenas algumas das áreas que estamos mirando”, disse ele.

No nível pessoal, o secretário-geral da ONU se comprometeu a aprofundar seu compromisso de destacar e apoiar a igualdade de gênero durante o restante de seu mandato.

Ele tomará medidas em nível global, como exigir mudanças de governos que têm leis discriminatórias, e dentro da ONU, fortalecendo o trabalho sobre os vínculos entre a violência contra as mulheres e a paz e a segurança internacionais.

“A igualdade de gênero é uma questão de poder; poder que tem sido zelosamente guardado pelos homens por milênios. Trata-se de um abuso de poder que está prejudicando nossas comunidades, nossas economias, nosso meio ambiente, nossos relacionamentos e nossa saúde”, disse Guterres.

domingo, 1 de março de 2020

FCA confirma, em entrevista ao Blog, para 2021 a chegada de três modelos híbridos da marca Jeep, muito rápidos, com potência de 240 cv e preços competitivos, imaginando que a Jeep é líder de vendas de SUVs e com certeza não pretende perder esse status



O icônico Wrangler
Entrevista a Arnaldo Moreira
Editor do Blog do Arnaldo Moreira 

Enquanto as marcas vendidas no Brasil cada vez mais ampliam seus lançamentos de carrros híbridos - que ainda não estão num nível de preço considerado acessível - o Blog quis saber a posição oficial da FCA (Fiat Chrysler Automóveis), sobre esses veículos mais limpos, que não violentam tanto o meio ambiente. A entrevista da FCA tirou as dúvidas sobre a entrada da FCA no mercado de carros híbridos no País.


Blog. Que carros híbridos a Jeep trará para o mercado brasileiro?
FCA. Confirmados os modelos Renegade, Compass e Wrangler.



Blog. Serão carros adaptados dos atuais Renegade e Compass ou serão produzidos novos para serem veículos híbridos legítimos, já que implica na colocação de baterias e novos componentes, etc?
FCA. Serão desenvolvimentos totalmente novos. 

Blog. Como serão os motores: potências e consumos dos elétricos e de combustão? Que potência terão separadamente o elétrico e o a combustão.
FCA. O conjunto híbrido é formado por um motor elétrico de 60 cv associado a um 1.3 Turbo a gasolina de 180 cv, que combinados, entregam 240 cv de potência no total, atingindo 100 km/h em sete segundos. Os novos Jeep com tecnologia PHEV também são mais divertidos de dirigir, graças à maior aceleração e à rápida resposta do motor. Os SUVs também são extremamente silenciosos e ecologicamente corretos, com emissões de CO2 abaixo de 50 g/km.



Blog. Serão motores de combustão a gasolina ou flex?
FCA. Gasolina.

Blog. Que autonomia terão esses carros e que velocidade atingirão com ambos os motores e com e apenas com o elétrico, o que é importante para saber a economia de consumo na cidade?
FCA. O Jeep Renegade será capaz de rodar até 50 quilômetros no modo puramente elétrico e atingir consumo de até 52 km/litro combinando os dois motores. O Jeep Compass terá a mesma autonomia e será capaz de atingir até 47 km/litro de consumo. A velocidade máxima somente com o propulsor elétrico é de 130 km/h para os dois modelos. 

Blog. Haveria ideia de quando esses carros serão lançados?
FCA. Chegarão em 2021.

Blog. Haveria já ideia de preços?
FCA. Não divulgamos valores ainda, mas podemos dizer que serão bem competitivos em seus segmentos.

Blog. Para realizar essa programação quanto a Jeep investirá nas obras físicas e para produzir os carros?
FCA. Os carros serão importados de Melfi, na Itália. Ainda estamos estudando se seria viável a produção no Brasil.

Blog.Será construída nova fábrica?
FCA. Ainda estamos estudando se seria viável a produção no Brasil.

Blog. Haverá aumento de emprego de mão-de-obra?
FCA. Com uma nova fábrica, sim, mas ainda não está definido.

Blog. Qual o nível de nacionalização das peças?
FCA. Não está definida a produção no Brasil.

Blog. Haveria inclusive programada a exportação desses carros híbridos?
FCA. Ainda não está definido.

Blog. A Jeep não considera que há um certo atraso na marca em tomar esta decisão?
FCA. Entendemos que nossa estratégia está alinhada com a demanda por híbridos e elétricos no mercado brasileiro.



sábado, 29 de fevereiro de 2020

A Renault lança neste mês de março o novo Duster 2021






Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor.
 
Nesta quinta-feira (27), vai ao ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.

A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço       https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra  do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE).        

“O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
 

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