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sábado, 12 de setembro de 2020

Fiat apresenta linha 2021 do Argo com novidades. - Hatchback embarca em nova era da marca Fiat - Novo ano-modelo recebe novos equipamentos que o destacam no segmento. - Versão Trekking renova o apelo aventureiro do veículo.- Série S-Design reforça sua exclusividade ao democratizar o Keyless Entry n’ Go, conteúdo até então disponível apenas em faixas de preço mais altas




Após ultrapassar a marca de 200 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, a Fiat começou a distribuir a toda sua rede de concessionárias a linha 2021 do Argo.

Crescendo de forma consistente desde que foi lançando, em 2017, o veículo encontra-se entre os mais vendidos do país. As novidades implementadas no novo ano-modelo buscam manter sua boa trajetória comercial ao atender as premissas do consumidor que deseja um hatchback compacto por fora, mas muito espaçoso por dentro, equipado e com estilo primoroso, além de ótimo custo-benefício e com conforto a bordo.

O moderno e elogiado design do hatch agora recebe o Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal, alinhada ao movimento de Rebranding da marca, que teve sua estreia na Nova Strada. O Logo Script também estampa o centro da nova calota na versão de entrada e nas rodas de alumínio.

O Fiat Argo, que sempre teve como um de seus pontos altos a qualidade de acabamento, levou também para seu interior a nova identidade da marca. O Logo Script está no centro do volante, no cluster e na tela de boas-vindas da central multimídia UConnect 7”, que passou a ser equipamento de série desde a versão Drive 1.0. Já a Fiat Flag está presente no revestimento do câmbio, deixando clara a italianidade da marca.


A gama do Fiat Argo 2021 dispõe de uma oferta completa de versões, que evoluíram com novos kits de opcionais e nova lista de itens de série, conforme a necessidade dos clientes. A configuração Drive prima pelo design, interior com alto nível de acabamento, tecnologia, qualidade e eficiência; a Trekking garante ainda mais robustez, exclusividade e versatilidade; e a HGT entrega ainda mais esportividade. As versões estão alinhadas à escolha dos motores, justamente onde reside outra força do modelo.

Os propulsores Firefly 1.0 (econômico e ágil) e 1.3 (alta performance e economia) entregam excelentes níveis de consumo de combustível, mesmo comparados às novas motorizações turbo dos concorrentes. Além disso, oferecerem ao cliente o melhor torque, sem perder o prazer ao dirigir. Ambos têm nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e também estão entre os mais fortes do segmento. Com 3 cilindros e 1.0 litro, Argo tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol. Quando 1.3, ele traz 4 cilindros, 109 cv e 14,2 kgmf de torque (etanol).

Se o assunto for desempenho, o Argo pode contar com o E.torQ, um dos mais potentes entre seus concorrentes. Com 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm (ambos com etanol), a versão HGT pode levar o Argo aos 192 km/h de velocidade máxima, com aceleração de zero a 100 km/h em apenas 9s2 segundos, os melhores números do segmento.


Vale destacar também a série S-Design, disponível para a versão Drive nas motorizações 1.0 e 1.3. Ela confere um acabamento exclusivo que potencializa a esportividade natural do veículo. No exterior há nova calota com pintura shadow (1.0) e rodas de liga leve de 15 polegadas com a mesma pintura (1.3). O retrovisor elétrico e o spoiler são pintados em preto, há faróis de neblina, friso lateral em dark chrome e badge S-Design, que reforça a exclusividade da série.

O interior escurecido conta com ar-condicionado digital, controles de tração e estabilidade, Hill Holder, Logos FIAT escurecidas e Keyless Entry n’ Go (conveniência e comodidade extras ao liberar o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição; sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine, fazem todo o trabalho ao simples toque dos dedos. Este conteúdo é mais uma exclusividade do Argo em seu segmento). Esse pacote democratiza o acesso a elementos oferecidos normalmente no mercado em versões topo de gama.


Confira como ficou a linha 2021 do hatch com principais itens de série, kits e preços:

Fiat Argo 1.0 – R$ 53.990Versão de entrada para a família Argo traz a alto nível na qualidade de acabamento e oferece os principais conteúdos de série esperados pelos clientes deste segmento, como direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, alarme antifurto e travas elétricas, chave canivete com telecomando para abertura de portas, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix) e volante com regulagem de altura.

O modelo recebeu calotas com novo design e um pacote de opcionais com predisposição para som com antena, dois alto-falantes dianteiros e traseiros e dois tweeters, além de limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 58.890A versão acrescenta ao que já consta no Argo 1.0 itens como banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador temporizado e limpador com intermitência do vidro traseiro, além de maçanetas e retrovisores na cor do veículo. A linha 2021 recebeu central novas calotas e a central multimídia UConnect de 7” com volante multifuncional e entrada USB traseira.

Estão disponíveis como opcionais o pacote Plus (espelhos retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos e sensor de estacionamento traseiro), a série S-Design, que acrescenta aos itens do Plus sensor de pressão dos pneus, e a pintura bicolor da carroceria para maior personalização do modelo.

Fiat Argo Drive 1.3 – R$ 61.990Com motor FireFly 1.3 Flex, o modelo se destaca pela performance e o reconhecido baixo consumo de combustível. Além dos equipamentos presentes na versão Drive 1.0, o hatch apresenta faróis com LED Design e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Na linha 2021, a versão fica ainda mais completa: além da central multimídia UConnect de 7” com volante multifuncional e entrada USB traseira, agregou itens de série como retrovisores e vidros elétricos e sensor de estacionamento traseiro.

A série S-Design também está disponível, 
assim como a pintura bicolor da carroceria.

Fiat Argo Trekking 1.3 – R$ 64.990Renovando seu apelo aventureiro, o modelo 2021 do Argo Trekking apresenta novos adesivos alusivos à versão no capô, na lateral inferior e na traseira. O veículo tem o melhor comportamento dinâmico da categoria e conforto em piso de terra. Tem suspensão elevada e o maior vão livre em relação aos concorrentes (210 mm), sendo 40 mm mais alta em relação à versão Drive 1.3. Ela traz ainda pneus com banda de rodagem para uso misto.

É o único do segmento com teto bicolor de série. Traz ainda barras no teto pintadas em preto, assim como os retrovisores e aerofólio. Há também faróis com design em LED, moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, logomarca da Fiat em cromo escurecido na traseira e ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva.

Por dentro, conta com bancos com tecido escuro e costura laranja, textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado. Além disso, o logo Fiat do volante é escurecido, assim como a peça central do painel e a moldura do console central. As saídas de ar são cromadas.

Completa, a versão traz de série os itens da Drive 1.3 e acrescenta controles de tração e estabilidade, além de Hill Holder. Como pacotes opcionais, oferece o kit Plus (rodas de liga leve 15” exclusivas e câmera de ré) e o kit Full (Plus + Keyless Entry n’ Go e ar-condicionado digital automático).

Fiat Argo Trekking 1.8 AT – R$ 69.990Com a boa sintonia entre o motor E.torQ 1.8 Flex de 4 cilindros e o câmbio automático de 6 marcas, o Fiat Argo Trekking 1.8 AT traz muita tecnologia e conforto com desenvoltura fora também do asfalto. Além de contar com os equipamentos de série da Trekking 1.3, como ESC, Hill Holder e controle de tração, a versão na linha 2021 vem com rodas de liga leve de 15” com acabamento escurecido.

A versão oferece os pacotes Plus (câmera de ré, Keyless Entry n’ Go e ar-condicionado digital automático) e Full (Plus + rebatimento elétrico dos retrovisores, quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, bancos em couro bipartido com apoia braço dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, além de retrovisor interno eletrocrômico).

Fiat Argo HGT 1.8 AT – R$ 74.990Com esportividade em cada detalhe, o Fiat Argo HGT 1.8 AT oferece exclusividade e personalidade, tanto que na linha 2021 a versão recebeu como equipamento de série quadro de instrumento digital TFT de 7”, volante em couro e apoia-braço dianteiro.

Se destacam em seu design externo as novas rodas esportivas de 17” pintadas de preto, aerofólio traseiro e capa dos retrovisores com pintura exclusiva na cor cinza, escapamento traseiro esportivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, suspensão com calibração esportiva, faróis de neblina e moldura nas caixas de roda.

Como opcionais, conta com os kits Full (Keyless Entry n' Go, retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado digital, câmera de ré, sensor de chuva crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sobretapetes, piloto automático e câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante); bancos em couro; side bags dianteiros; e pintura bicolor.

Bruno Varela e Gustavo Bortolanza vencem segunda especial do RN1500. Prova repete alto padrão de dificuldades do primeiro dia. E também de perigos: a dupla Gabriel Varela/Eduardo Shiga capotou seu Can-Am, mas saiu ilesa



Bruno Varela e Gustavo Bortolanza venceram nesta sexta-feira (11) a segunda especial do RN1500, corrida que vale pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para competidores de UTVs. A dupla da Varela Can-Am Monster Energy foi a melhor nos 191 quilômetros de estágio realizado entre as cidades de Campina Grande (PB) e Parelhas (RN), ao fechar o percurso em 2h24min47s. A prova repetiu o nível de dificuldade do primeiro dia, quando Bruno/Bortolanza chegaram em segundo em uma especial classificada pelos competidores como uma das mais perigosas e desafiadoras da década.
A dupla, que venceu a primeira etapa do campeonato, o Rally Jalapão, segue com o objetivo de tentar conquistar a ponta também na corrida deste fim de semana no Sertão nordestino. Os atuais líderes da prova, Denísio do Nascimento/Idali Bosse, possuem uma vantagem de apenas 14 segundos. Os adversários de Varela e Bortolanza ficaram com a segunda colocação na especial de hoje, que chegou ao Rio Grande do Norte.

A dupla tricampeã mundial Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin fechou a especial de hoje na oitava colocação, mesmo posto que ocupam no acumulado dos tempos. Um detalhe curioso foi o fato de Gugelmin ter sido obrigado a descer do carro para abrir uma porteira, que estava fechada e bloqueando a passagem da prova.


Capotagem
O Rally RN1500 deu sequência no seu segundo dia ao padrão de dificuldades técnicas e perigos espalhados pelo trajeto. Nesta sexta-feira, a dupla Gabriel Varela/Eduardo Shiga capotou seu Can-Am Maverick X3 Turbo em uma cena mostrou que os duos estão andando no limite em meio às adversidades oferecidas pelo Sertão.

“O roteiro é muito acidentado, cheio de pedras, e a planilha é bastante técnica, às vezes com três anotações (informações para o navegador repassar ao piloto) em um espaço de menos de 100 metros de percurso”, resumiu Gabriel. 
“Isso faz crescer a pressão sobre a dupla, que precisa ser rápida e não errar nenhuma manobra, sempre andando no limite. Felizmente, na nossa capotagem, o UTV nos protegeu bem, saímos ilesos do acidente”, conta o piloto da equipe Can-Am Monster Energy.

O RN1500 terá sequência neste sábado (12), quando a caravana do rali deixará Parelhas e seguirá em direção a Mossoró, no interior potiguar. O percurso total contará com 289 quilômetros, sendo 209 deles cronometrados. Este será o penúltimo estágio da prova.

Classificação da segunda especial do RN1500:1º - Bruno Varela/Gustavo Bortolanza (Can-Am Maverick X3) - 2h24min47s
2º - Denísio do Nascimento/Idali Bosse (Can-Am Maverick X3) - 2h26min28s
3º - Riamburgo Ximenes/Flávio França (Can-Am Maverick X3) - 2h29min35s
4º - Neto Valentim/Breno Rezende (Can-Am Maverick X3) - 2h29min36s
5º - Leonardo Beleza/Anibal Feijó (Polaris RZE Pro XP) - 2h29min54s
6º - Roberto Keller/Marcelo Ritter (Can-Am Maverick X3) - 2h30min32s
7º - Bruno Dantas Santos/Henrique Correia (Can-Am Maverick X3) - 2h32min18s
8º - Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3) - 2h32min38s
9º - Fábio Rudiger/Jhonatan Ardigo (Can-Am Maverick X3) - 2h33min25s
10º - George Ximenes/Wellington Rezende Jr. (Can-Am Maverick X3) - 2h34min49s

1º - Denísio do Nascimento/Idali Bosse (Can-Am Maverick X3) - 5h00min26s
2º - Bruno Varela/Gustavo Bortolanza (Can-Am Maverick X3) - 5h00min41s
3º - Neto Valentim/Breno Rezende (Can-Am Maverick X3) - 5h05min35s
4º - Roberto Keller/Marcelo Ritter (Can-Am Maverick X3) - 5h11min00s
5º - George Ximenes/Wellington Rezende Jr. (Can-Am Maverick X3) - 5h12min36s
6º - Riamburgo Ximenes/Flávio França (Can-Am Maverick X3) - 5h13min33s
7º - Leonardo Beleza/Anibal Feijó (Polaris RZE Pro XP) - 5h13min59s
8º - Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3) - 5h15min38s
9º - Marcelo Tomasoni/Luís Felipe Eckel (Can-Am Maverick X3) - 5h15min44s
10º - Rodrigo Varela/Gunar Dums (Can-Am Maverick X3) - 5h18min34s

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Chevrolet vai estrear versão RS do Onix no Brasil. Ele carrega o conceito de carro com design esportivo que tanto agrada consumidores que gostam de se expressar pela atitude e estilo marcantes



São Caetano do Sul - Dentro da linha de séries especiais, a versão RS do Onix é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, pelo fato de agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo ao veículo. Inicialmente presente apenas em modelos icônicos da marca, seu conceito vem se expandindo para diversos modelos recém-lançados do portifólio. No Brasil, o Onix foi o escolhido para estrear a versão RS, justamente por alcançar diversos perfis de clientes com seu grande volume de vendas.



"O conceito RS na linha Chevrolet foca no aspiracional e agrega um visual bem esportivo ao veículo. A versão conta com acabamentos específicos que proporcionam uma aparência exclusiva ao acentuar as linhas aerodinâmicas da carroceria e dão um toque mais marcante para o interior", explica Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.


O Onix RS será equipado com o motor 1.0 turbo e terá um pacote de equipamentos exclusivo no mercado brasileiro para atender as preferências do consumidor local.



quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Coluna do Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.114 — 10/9/20





208 REÚNE TUDO PARA
FAZER PEUGEOT CRESCER


A Peugeot aposta em nova vida para o hatch 208, fabricado em El Palomar (Argentina) com motor exportado do Brasil de quatro cilindros, 1,6 litro, 118 cv (etanol), 15,6 kgfm e todas as versões com câmbio automático de seis marchas. 

Sua arquitetura CMP, a mais moderna da marca francesa, estilo arrojado e pacote tecnológico avançado significam também uma guinada no posicionamento, ao se descolar da base do mercado. Oferecido entre R$ 74.990 e R$ 94.990 inclui entre alvos principais Polo, Yaris e Fit (este considerado mais monovolume do que hatch de teto alto).

A principal executiva do grupo no Brasil, Ana Theresa Borsari, afirma que os SUVs compactos se estabilizaram em 15% de participação e, portanto, os hatches tendem a voltar a crescer como segundo ou mesmo terceiro carro da família, no período pós-pandemia.

Segundo Oswaldo Ramos, diretor comercial, as projeções de vendas estão mantidas como no começo do ano, ainda antes da pandemia, por se tratar de um modelo com vantagens na sua faixa (alta) de preço. 

Ele acredita que o 1% atual de mercado da marca crescerá, sem revelar uma meta. Para isso acha que o plano de financiamento com 30% de entrada, 36 prestações e mais 30% ao fim do período com garantia de recompra por 100% da tabela FIPE (concorrentes oferecem 80%) deve atrair antigos e novos clientes.

O novo 208 mantém o volante de pequenas dimensões com respostas rápidas e acrescenta quadro de instrumentos inovador com holografia tridimensional que identifica placas de trânsito, além de frenagem autônoma de emergência e assistente de mudança de faixa. Freios são a tambor atrás e como pesa 23 kg a menos que o modelo anterior não chega a comprometer. 

Espaço interno para as pernas no banco traseiro é algo limitado, porém o carro ficou 2 cm mais baixo e pessoas altas raspam a cabeça no teto. O assoalho é ligeiramente desnivelado em relação à soleira de porta porque na versão elétrica as baterias ocupam esse vão. Porta-malas tem 265 litros, 20 litros menos que antes.

O motor entrega desempenho razoável (0 a 100 km/h em 12 s, dado de fábrica). Importar o 1,6 L turbo do 2008 ou o tricilindro turbo europeu, com a cotação atual do euro, deixaria o carro sem condição de competir. 

Opção é oferecer a versão elétrica 208 e-GT a partir do início de 2021, ainda sem valor estimado, mas competitivo na Europa. A sensação de guiar, como todo elétrico, alia desempenho (0 a 100 km/h, em 8,1 s) ao silêncio a bordo. Pesa 300 kg a mais que o modelo convencional. 

No entanto, comportamento é exemplar, tanto em estabilidade direcional quanto em curvas, no travado circuito do Haras Tuiuti. O 208 elétrico deve vender muito pouco, mas pode ser líder nesse nicho de mercado por seu estilo e provável bom preço relativo.

ANFAVEA VAI REVER
PREVISÕES PARA 2020

Apesar de as vendas diárias estarem em ascensão, a situação da indústria automobilística ainda preocupa bastante principalmente pelo nível de emprego que depende da produção e exportações. A Anfavea admite rever a queda do mercado interno, hoje em torno de 35%, já no próximo balanço mensal em outubro.

A revisão da entidade deve apontar uma queda anual de 30% de 2020 sobre 2019 contra até 45% das primeiras estimativas. Alguns executivos, como o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, estimam o retorno dos níveis do ano passado só em 2023. No entanto, o consultor Francisco Mendes acredita que já em 2021 o mercado interno de automóveis e comerciais leves (94% do total) atingirá um crescimento de 3,9% sobre 2019. 

Se concretizada sua previsão, comprova a resiliência da economia brasileira à pandemia do Covid 19. E a chamada recuperação em “V”, quando as vendas sobem tão rapidamente quanto caíram, já não pode ser apontada como delírio de otimistas.

Mesmo com preços de tabela (sugeridos) em alta moderada, os negócios entre consumidores e concessionárias são influenciados por planos de postergação das primeiras prestações, bônus atraentes e também o velho recurso de “compre antes que aumente”. 

Rendimentos do mercado financeiro estão muito baixos e viagens internacionais encareceram demais pela alta acentuada do dólar. A opção pode ser trocar o veículo por um novo ou outro menos velho.

GM E HONDA ACERTAM
ALIANÇA PONTUAL

Os desafios ambientais e pesquisas sobre conectividade com enorme impacto financeiro sobre investimentos estão deixando os fabricantes sem saída a não ser juntar forças. 

Este cenário levou GM e Honda a assinarem um acordo para aliança estratégica na América do Norte. Em comunicado conjunto as duas empresas se comprometeram a explorar o compartilhamento de plataformas de veículos e sistemas de propulsão para diversos segmentos.

Apesar de o acordo estar restrito àquela região, é bom lembrar que pode ser expandido no futuro. E também os mercados internos da América do Norte (Estados Unidos, Canadá, México) e Japão somados, praticamente se igualam ao da China, o maior do mundo.
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www.fernandocalmon.com.br

Coluna Minas Turismo Legal.


Coluna 
Minas Turismo Gerais
10/9/20



A Federação de C&VB do Estado de Minas Gerais oferece milhares de bolsas de estudos para capacitação profissional

A Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado de Minas Gerais (FC&VB-MG) acaba de disponibilizar milhares de bolsas de estudos integrais aos munícipes das cidades com escritórios dos C&VB do estado.

Fruto de uma parceria com o Brasil Convention % Visitors Bureau, através do Portal Trilhas do Sucesso, especializado em cursos livres e profissionalizantes online, a entidade mineira está ofertando milhares de bolsas de 30 cursos de 6 diferentes áreas do conhecimento para todos os trabalhadores ou potenciais trabalhadores ligados ao turismo.

O C&VB é uma entidade não governamental de promoção do turismo local, nacional e internacional, com representatividade nas três esferas: nacional, estadual e municipal, com escritórios distribuídos por todo país. Basicamente o trabalho é ampliar as estratégias para os destinos turísticos brasileiros.

Essas estruturas são mantidas pela própria cadeia produtiva turística local como bares, restaurantes, organizadores de eventos, centro de convenções, agências e operadoras de viagens, transportadoras, locadoras de veículos, hotéis e pousadas, totalmente interessadas no fortalecimento da cadeia turística.

Segundo o governo estadual de Minas Gerais o turismo é uma atividade de grande impacto econômico para o Estado. Minas Gerais recebe cerca de 10% do fluxo de turismo doméstico, 6% do turismo internacional, é o 2º estado do Brasil com maior número de municípios com potencial turístico, além de possuir 4 municípios indutores (referência), estando atrás apenas do Estado de São Paulo (segundo EMBRATUR).

Somente no ano de 2019 o setor turístico mineiro movimentou R$ 20,5 bilhões na economia segundo estudo do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Esse valor representa 3% do PIB estadual.

Porém, após o início da pandemia, o faturamento mensal da cadeia turística mineira registrou uma queda de 30,09% apenas no mês de março. É o que revela o Índice Cielo de Vendas do Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (ICV-Tur-CNC).

Para que a retomada do crescimento do setor seja sustentável em Minas Gerais e em todo Brasil, os C&VB apostaram na parceria com o portal de capacitação profissional Trilhas de Sucesso. O setor deverá estar preparado para entender e atender as novas necessidades dos turistas.

O presidente da FC&VB-MG – Roberto Fagundes relata que “para isso a parceria está investindo pesado em divulgação para que o máximo de pessoas possa aproveitar esse momento delicado de isolamento social para se preparar para o que virá”.

E o que virá é uma demanda reprimida de pacotes cancelados, viagens, eventos que deverão acontecer dentro de alguns meses. A competitividade do setor pode ficar mais acirrada e estar qualificado fará a diferença na hora da contratação.

Os interessados deverão escolher um dos cursos disponíveis. É preciso ter mais de 16 anos e estar concluindo ou ter concluído o ensino médio. Ao final das atividades será emitido certificado de conclusão dos estudos.


Como se inscrever em um dos curso-Os interessados em aderir a uma bolsa de estudos devem se cadastrar pelo endereço https://trilhasdosucesso.com.br/minas-gerais/

Festuris Gramado com proposta focada na segurança

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) chega neste ano à sua 32ª edição ininterrupta. Mesmo diante da pandemia, que impactou diretamente o setor, mantivemos a nossa data de 5 a 8 de novembro de 2020. Estamos trabalhando forte para que a feira seja o palco da retomada segura do turismo, respeitando uma série de protocolos criados para a realização do evento presencial.

Acompanhamos de perto todos os movimentos do mercado e as restrições impostas pelo Governo do RS no combate à Covid-19. Nesta edição atípica, o Festuris busca ser vanguardista no quesito segurança sanitária levando aos pavilhões do Serra Park um sistema completo que inclui serviços e equipamentos necessários para a higienização do espaço e proteção dos participantes.


O Festuris já tem grandes marcas confirmadas entre os expositores e neste ano terá mais espaço para o mercado nacional. Tanto destinos quanto empresas dos mais variados segmentos do turismo precisarão se mostrar ao mercado para recuperar as perdas do período de pandemia. Também está sendo estudada a possibilidade de criar uma feira virtual paralela à presencial para absorver a demanda do mercado internacional.

Em seu novo formato, o Festuris Gramado tomará todos os cuidados para não causar aglomerações e o agendamento de reuniões será obrigatório através do App Festuris. Com isso, os participantes e expositores aumentam sua produtividade e otimizam o seu tempo na feira de negócios. A digitalização proposta pelo evento também passa por reduzir a distribuição de materiais impressos e oferecer todo um controle de acesso e segurança dos participantes.

A segmentação por nichos do mercado turístico sempre foi um dos diferenciais do Festuris. Neste ano a feira também aposta em novos segmentos e adaptou alguns à nova realidade do mercado. Entre as novidades estão o espaço Saúde (voltado a produtos e serviços de saúde e segurança sanitária), o Green Experience (voltado à sustentabilidade), o Espiritualidade (voltado a produtos e destinos voltados ao segmento), o Tecnologia & Inovação (voltado a startups, destinos inteligentes e negócios tecnológicos) e o Business Hotels (voltado à hotelaria).

Acreditamos que o conteúdo será fundamental para a retomada do turismo. Por isso, além das tradicionais capacitações levaremos o Festuris Connection para dentro do Serra Park junto à feira de negócios. Serão dois palcos de conteúdo e a programação ocorrerá nas manhãs de feira com inscrição à parte. O evento será híbrido e quem não estiver presencialmente poderá assistir no formato on-line.

ABAV Collab

Primeiro grande evento virtual do 
turismo brasileiro acontece 
de 27 de setembro a 2 de outubro 

A ABAV Nacional abriu hoje as inscrições para o ABAV Collab, evento híbrido que realiza este ano de 27 de setembro a 2 de outubro, em um projeto inovador que une a força das grandes entidades e marcas do turismo no objetivo comum de fortalecer todos os segmentos da cadeia produtiva para a retomada do setor.

Serão seis dias de uma programação intensa de dinâmicas e conteúdos desenvolvidos por meio de capacitações, interações e múltiplas oportunidades de negócios.

Neste que será o primeiro grande evento do turismo brasileiro, o ABAV Collab reunirá expositores nacionais e internacionais atendendo em estandes virtuais, área de networking com chat traduzido simultaneamente em diversos idiomas, auditório para a realização de capacitações e uma série de ativações, algumas presenciais, caracterizando o formato híbrido como um dos diferenciais do evento.

No último dia, o ABAV Collab receberá também o público consumidor para a Black Friday de Viagens, área em que agências de turismo associadas à ABAV terão ofertas com descontos especiais na venda de produtos e serviços turísticos.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje no site oficial do evento: www.abavcollab.com.br.

Sobre o ABAV Collab Jornada virtual entremeada por ações presenciais, desenvolvida sob o conceito colaborativo e com o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, unidos no objetivo comum de alavancar a retomada do setor, com sustentabilidade e múltiplas oportunidades de negócios.

A partir de dinâmicas inovadoras, o evento desenvolve a programação com foco em capacitação, networking e geração de negócios, por meio de palestras, apresentações em formato de ted talks, tutoriais, manifestações culturais e stand ups, entre muitas outras atrações e interações.

Mais informações: www.abavcollab.com.br

Sobre a ABAV Nacional Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo � âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente a ABAV Nacional está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Mais informações: www.abav.com.br
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sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63

Festuris apresenta detalhes da segunda edição do Connection em que foi revelada parte da programação que se inicia dia 6 de outubro. Ingressos já podem ser adquiridos. Parte da receita será destinada à compra de computadores para alunos de baixa renda






Com o tema “O futuro da alimentação e da gastronomia - Origem, Mesa, Turismo”, a segunda jornada do Connection irá promover o intercâmbio entre Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá.

Nomes da gastronomia, do agronegócio e de entidades representativas dos cinco países estão entre os confirmados. Ao todo serão 13 painéis, cerca de 30 palestrantes e ainda chefs de cozinha que irão encerrar cada um dos dias da programação com o preparo ao vivo de um prato com ingredientes dos diferentes destinos. 


A programação do segundo Festuris Connection irá iniciar sempre às 14h e será transmitida diretamente dos empreendimentos da coleção Casa Hotéis (Casa da Montanha, Wood e Parador) pelos canal do YouTube de forma exclusiva aos participantes que adquirirem ingressos.


A apresentação aconteceu no Hotel Wood, em Gramado, durante a live de lançamento da segunda edição do Festuris Connection para revelar a programação do evento agendado para os dias 6, 7 e 8 de outubro.


Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris Connection, conduziram a transmissão para detalhar a programação, convidados e parceiros que irão integrar as atrações no próximo mês.

“Será imperdível, com muito conteúdo e um olhar macro. Enquanto empresa especializada em organização de eventos e com uma expertise na área do turismo, a gente tem que ter um olhar amplo do setor. A preocupação de falar nessa edição da alimentação e da gastronomia é porque nós temos consciência da transversalidade do turismo que alcança mais de 50 setores e que faz girar a roda da economia”, destacou Marta durante a transmissão.


Conexão entre diferentes setores 
A conexão entre os setores da agricultura, alimentação, gastronomia e turismo será o pano de fundo dos painéis espalhados em três dias de programação. Um espaço para destacar tendências, cases de sucesso e debater o futuro da alimentação e da gastronomia.


“O Festuris Connection é uma grande plataforma de conectividade com todos os players do turismo que, a partir da pandemia, estão passando a entender a necessidade de reinventar e de trabalhar muito mais a ideia da experiência”, destacou Zorzanello. 


Entre os temas que serão discutidos estão inovação e tecnologia para a produção sustentável, ecogastronomia e produtos orgânicos, gastronomia como estratégia de valorização do destino, a indústria do alimento, agronegócio, cozinha de ingredientes e o futuro dos eventos gastronômicos.


A conexão entre gastronomia e hotelaria imprimida na gestão da coleção Casa Hotéis chancelou os empreendimentos como o cenário perfeito para a programação.

“Não existe destino que não funcione através da cadeia da hotelaria e da gastronomia, está totalmente ligado. O destino é a porta de todas as atrações, onde se encontra todos os atrativos turísticos, mas sem hotelaria e gastronomia ele não funciona. Nós, como propósito, marca e empreendimentos turísticos nunca pensamos em criar algum empreendimento sem ter a gastronomia ligada”, explicou Rafael Peccin, diretor de Marketing do Casa Hotéis, durante a live.


O chef Rodrigo Bellora, que assina o cardápio do hotel Wood, também participou do lançamento para reforçar o conceito de valorização dos produtores locais e defender a identidade da cozinha brasileira, temas que também serão abordados nesta jornada do Connection.


Além dele, participarão ainda da 2ª edição do Festuris Connection nomes como Patrícia Miranda Allen, chef do restaurante Cerro Bujo, do Panamá, que está entre os 50 melhores vegetarianos do mundo; Maitê Lang, CEO da Nugali Chocolates; Thomas Eckschmidt, cofundador da CBJ Conscious Business Journey, organização global sediada nos EUA que promove programas de formação em negócios conscientes; Guilherme Sanzio, CEO do Festival Fartura; Deborah Villas-Boas Dadalt, diretora do Spa do Vinho; além de muitos outros nomes a serem confirmados.



Caráter social: evento fará doação de tablets
Na primeira edição do Festuris Connection, o evento repassou mais de R$ 5 mil ao Hospital São Miguel, de Gramado, através dos ingressos vendidos (parte do valor foi destinado à ação) e doações espontâneas. Mais uma quantia de R$ 54 mil foi intermediada através do evento e doada ao HASM por um grupo de empresários.


Agora, o evento mantém seu caráter filantrópico e social ao assumir o compromisso de doar parte dos ingressos para a compra de computadores e tablets à escola Vicente Casagrande, no bairro Altos da Viação Férrea. A iniciativa tem como objetivo viabilizar o acesso para os estudantes que não têm equipamentos apropriados para acompanhar as aulas de maneira remota. 


Os ingressos para a segunda edição do Festuris Connection já estão à venda no site www.festurisgramado.com/connection pelo valor de R$ 99 no primeiro lote.


O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Casa Hotéis, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). Tem o apoio de Abrasel Hortênsias e a realização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Fotos: Moisés Castilhos.

A JAC apresentou sua nova SUV T60 1.5T CVT 2020, em duas versões. Tem motor 1.5 turbo com 168 cv e mais de 41 kg de torque. Custa R$ 111.990 e R$ 115.990





Por Derek Flores (Texto e fotos) 


Nos últimos anos você deve você deve ter reparado na grande evolução dos SUVs chineses que desembarcam por aqui. O novo T60, lançado neste ano pela JAC, vem para a ser a cereja do bolo dessa nova leva dos SUVs e colocar os chineses no patamar acima de muitas marcas já consolidadas por aqui.




O T60 é um SUV médio com medidas similares ao Jeep Compass e um visual muito atrativo, fazendo o JAC um dos mais bonitos do mercado. São 4,410 metros de comprimento e 2,520 metros entre-eixos, enquanto o Jeep tem 4,416 m e 2,636 m. 


O espaço para os ocupantes é bem bom. Mesmo com os bancos posicionados atrás, um ocupante de 1,79m viaja no banco traseiro confortavelmente. As luzes diurnas e o farol de milha são em LED assim como a lanterna traseira, que aliás, traz um aspecto muito moderno e invocado para o carro.

A montadora chinesa apostou - e caprichou - no acabamento externo e interno do SUV. O design criado pelos italianos traz pequenos detalhes na carroceria que engrandecem e trazem requinte ao carro. 

Na traseira, o aerofólio é bem integrado com a tampa e os detalhes cromados no parachoque "aumentam" a parte de trás do chinês. Os retrovisores também possuem um design diferente com elevações e detalhes que chamam a atenção.



Na cabine o bom acabamento continua, com materiais sensíveis ao toque, peças em alumínio fosco e boa qualidade de encaixes e plásticos. O console central em black piano é sensível ao toque e controla todo o sistema multimídia e de temperatura. 


A tela central é de 10 polegadas e o painel da versão topo de linha é 100% digital. O ar condicionado digital não é dual zone e também não mede a temperatura, mas funciona muito bem.



Se no acabamento e aparência o T60 surpreende, ao volante o SUV não entrega tudo quanto poderia. O propulsor é o potente 1.5 Turbo que entrega 168 cavalos e 21,4 Kgfm, mas o ponto negativo é o câmbio CVT do chinês, que dá a impressão de segurar a boa potência do motor. 


A calibragem do câmbio é longa e cansa um pouco o motor em algumas situações. Outro aspecto que chama atenção é o ruído do câmbio CVT que invade um pouco a cabine e pode incomodar em baixas rotações. Mesmo com esses pontos, dirigir o T60 é muito agradável e gostoso no uso urbano. 


Em um uso mais rodoviário, o ruído e a demora para entregar a boa potência do motor podem chatear o motorista que gosta de uma tocada mais esportiva. No aspecto segurança, o JAC é equipado com freios a disco nas 4 rodas - com pinças vermelhas, mas apenas é ofertado com 2 airbags frontais.

Um outro de atenção é a suspensão do T60. Bem calibrada para o uso urbano, o carro passa macio em imperfeições e buracos nas vias, porém seu curso é um pouco curto (assim como a maioria dos chineses) e pode fazer o carro saltar um pouco em grandes depressões. Na estrada a grande maciez pode incomodar um pouco em curvas e serras. O SUV é equipado na frente com McPherson e atrás, eixo de torção.




A posição ao volante é muito agradável. Os bancos macios e confortáveis trazem uma sensação gostosa ao motorista, que conta com ajustes elétricos no banco. Outro ponto negativo fica para a falta do ajuste de profundidade do volante, que geralmente fica de fora das linhas da JAC.

Central Multimídia de 10,2 polegadas salta aos olhos no painel central, mas peca por não oferecer os sistemas Apple Carplay e Android Auto. A Jac disponibiliza um outro sistema de espelhamento de smartphones, porém é pouco intuitivo e não é sensível ao toque. 

A qualidade do áudio é bem interessante mas a falta de um botão circular de fácil acesso para aumentar ou diminuir o volume pode causar estranheza para o motorista. O comando é feito por setas + e - no painel central, mas requer um desvio de olhar para ajustar seu dedo no local correto.




Quando o assunto é equipamento, o SUV volta a subir para o topo. Oferecido em apenas 2 versões, Pack 2 (R$111.990) e Pack 3 ( R$ 115,990 ) o carro parte recheado em sua versão inicial: central multimídia sensível ao toque de 10 polegadas, lanternas e faróis em LED, ar condicionado digital, chave de presença e partida por botão, rodas aro 17´, sistema de partida em rampa, câmera panorâmica 360 graus e câmera frontal, freio de estacionamento elétrico, monitoramento de pressão de pneus e controle eletrônico de tração e estabilidade. 

Na versão Pack3, acrescenta: teto solar elétrico, bancos revestidos em couro, projetor com luz de led nas portas e painel TFT 100% digital.

Conclusão 
O T60 tem a melhor relação custo x benefício do mercado. Ele tem tamanho de Jeep Compass, mas preço das versões mais caras do Renegade e T-Cross, além de entregar uma gama de equipamentos bem superior aos concorrentes. 

Sua maior pedra no sapato é o emblema chinês no capô, que se fosse qualquer outro levaria o carro a lista dos 10 mais vendidos. O SUV é bom carro com motor moderno, bom espaço, bons equipamentos e design arrojado além de levar a garantia da JAC de 6 anos.



*Ficha técnica
Motor - dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm³, comando de válvulas variável, injeção direta, turbo, gasolina

Potência/torque: 168 cv a 5.500 rpm; Torque: 21,4 kgfm de 2.000 a 4.500 rpm 


Transmissão: automática tipo CVT com simulação de 6 marchas, tração dianteira

Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira

Rodas e pneus: alumínio aro 17" com pneus 215/50 R17

Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e ESP

Peso 1.365 kg em ordem de marcha

Dimensões: comprimento 4.410 mm, largura 1.800 mm, altura 1.660 mm, entre-eixos 2.620 mm.




Capacidades: tanque 50 litros; porta-malas 650 litros

*Dados do fabricante 


Parceria com CarPoint




quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Chevrolet prepara Tracker 1.0 Turbo nas versões LTZ e Premier para atender ao aumento da procura por configurações mais sofisticadas do SUV estreiam a partir de outubro



São Caetano do Sul - O Chevrolet Tracker é o SUV que mais cresce em vendas no País. De março até agosto, primeiros seis meses desde a chegada da nova geração do produto, foram registradas 20,9 mil unidades, alta de 145% ante o mesmo período do ano passado. Nenhum outro sequer se aproximou deste índice, considerando os modelos mais emplacados.

Isto porque o Tracker lidera uma verdadeira transformação no segmento. Inova por entregar tudo aquilo que o consumidor realmente valoriza, sem precisar fazer renúncias. Traz porte de SUV de verdade e oferece tecnologias que tornam o dia a dia bem mais prático e seguro, como o Wi-Fi nativo.

Tanto que a configuração mais completa, a 1.2 Turbo Premier, concentrou logo no início a maior parcela das vendas. Outro destaque está sendo a excelente aceitação das configurações equipadas com o motor 1.0 Turbo, que são as que apresentam o maior ritmo de crescimento. Em virtude disso, a Chevrolet vai ampliar a oferta de versões deste modelo a partir de outubro.

Além da versão de entrada e da LT já existentes, o Tracker 1.0 Turbo também será comercializado nas opções de acabamento LTZ e Premier, mais sofisticadas.

"O Tracker 1.0 Turbo surpreendeu em performance e eficiência energética, superando inclusive concorrentes equipados com motores maiores. Além disso, estamos observando grande interesse do mercado por configurações mais equipadas", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Com estas duas novas opções de acabamento, LTZ e Premier, o modelo 1.0 Turbo passa a oferecer itens até então exclusivos do modelo 1.2 Turbo, como sensor de ponto cego, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente de estacionamento, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital e acabamento interno premium.

Multimídia MyLink com Wi-Fi e câmera de ré, sistema de telemática OnStar com serviços conectados de segurança e proteção, além do aplicativo myChevrolet app para comandar funções do veículo à distância eram algumas das tecnologias já disponíveis para o modelo.


Máximo em performance e sofisticação
Outra importante novidade da linha é que o modelo 1.2 Turbo passa a ser ofertado exclusivamente na versão topo de linha Premier, onde está concentrada quase a totalidade das vendas do SUV da Chevrolet com esta motorização. Afinal, o cliente aqui está buscando o máximo tanto em performance como em sofisticação.

Além do motor mais potente, o teto solar panorâmico é outra exclusividade do Tracker 1.2 Turbo Premier. Com estas alterações, a gama de versões do produto fica mais otimizada e escalonada:

• 1.0 Turbo MT/AT

• 1.0 Turbo LT

• 1.0 Turbo LTZ

• 1.0 Turbo Premier

• 1.2 Turbo Premier

Uber se alia com Renault e Nissan para eletrificar viagens na Europa e explorar parceria em países estratégicos da Europa


A Renault e a Nissan, por meio de sua Aliança, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a Uber, com o objetivo de eletrificar as viagens de seus clientes na Europa. As empresas pretendem explorar uma forte parceria para oferecer veículos elétricos a um preço acessível para os motoristas que utilizam o aplicativo Uber nos mercados europeus, principalmente no Reino Unido, França, Holanda e Portugal. Esta parceria é resultado de um projeto-piloto bem-sucedido entre a Nissan e a Uber no Reino Unido.

O memorando (MoU) entre as companhias foi anunciado como parte do posicionamento da Uber de se tornar uma plataforma de mobilidade zero emissão. Até 2025, 50% dos quilômetros rodados por meio da plataforma da Uber em sete capitais europeias (Amsterdam, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madri e Paris) serão feitos por meio de veículos elétricos. Com isso, os motoristas poderão optar por um veículo zero emissão em cidades que representam 80% das atividades da Uber na Europa até o final de 2021.

Por meio deste acordo, as empresas vão explorar como trabalhar em conjunto pode acelerar a adoção de veículos elétricos e o ecossistema elétrico nas cidades europeias, incluindo esforços para:

- Oferecer aos motoristas do aplicativo Uber acesso aos veículos elétricos da Renault e da Nissan: Renault ZOE e Nissan LEAF, além de futuros novos veículos elétricos das duas empresas.


- Ampliar o projeto-piloto do Reino Unido para a França até o fim de 2020, com o intuito de escalar o programa para a Holanda, Portugal e outros mercados.


- Lançar planos conjuntos de marketing e educação, para promover as ofertas e benefícios dos veículos elétricos para os motoristas parceiros da Uber e oferecer test drives para permitir a eles experimentarem os veículos.

"Este acordo com a Uber é um reconhecimento de nossa capacidade de conquistar novos mercados e auxiliar profissionais em sua transição energética. Hoje, estamos capitalizando em nossa vantagem competitiva: uma gama atrativa de veículos elétricos que contribui para a expansão da mobilidade elétrica em grande escala. Trabalhamos próximos às autoridades locais nos últimos anos para propor soluções para os crescentes desafios que as cidades estão enfrentando: transporte, a descarbonização e a qualidade do ar. Com a assinatura deste MoU, estamos unindo nossas forças para acelerar o movimento”, declarou Gilles Normand, vice-presidente sênior de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade no Grupo Renault.

Jordi Vila, vice-presidente da Divisão de Vendas e Marketing da Nissan Europa, acrescentou: “Com dez anos de experiência com o Nissan LEAF, sabemos que as pessoas adoram dirigir um carro elétrico e que esta mudança pode ajudar os motoristas a economizar dinheiro e apoiar as ambições de nossas grandes cidades em matéria de qualidade do ar. Por meio da nossa parceria com a Uber no Reino Unido, já fomos capazes de aumentar a conscientização em relação à mobilidade elétrica e a adoção dos veículos elétricos e estamos ansiosos para expandir esta iniciativa por toda a Europa”.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Jeep® Compass alcança maior participação no segmento de SUVs médios desde que foi lançado: 64,9% em agosto. E ainda alcançou seu maior market share em relação às vendas de veículos em geral


Que o Jeep Compass é um sucesso, ninguém duvida. Além de líder do segmento nos acumulados dos últimos 3 anos, o modelo é o SUV 4X4 mais vendido do País, é o carro nacional mais tecnológico produzido no Brasil e foi eleito nos últimos três anos o SUV médio menos desvalorizado por aqui. 

No fechamento do mês de agosto, o Jeep Compass conquistou mais uma vitória: atingiu sua maior participação no segmento de SUVs médios (CSUV) desde que foi lançado, em outubro de 2016. Chegou a 64,9% da categoria. Isso significa que, aproximadamente, dois em cada três SUVs médios vendidos no Brasil são Compass.

Além disso, o modelo também conquistou seu maior market share em relação ao mercado de veículos como um todo, considerando todas as categorias: 3%. 

“Se pensarmos que o líder de vendas entre todos os carros comercializados do País teve 6,1% de participação em agosto custando cerca de 25% do valor de um Jeep Compass, podemos dizer que motivos para comemorar não faltam, mesmo com esse cenário desafiador de 2020. O Jeep Compass é querido e reconhecido pelos brasileiros como um sucesso”, comenta Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

O Jeep Compass já acumulou 27.646 unidades vendidas em 2020 até agosto, mês em que ocupou a oitava posição no ranking de veículos, com 5.221 carros emplacados. Vale dizer que o seu irmão Renegade ficou com o nono lugar. Recentemente, em meados de agosto, o Compass atingiu a marca de 200 mil unidades comercializadas, vendendo mais do que todos os concorrentes diretos somados.

O modelo é fabricado no Polo Automotivo de Goiana (Pernambuco), que possui a mais moderna fábrica da FCA no mundo. O Brasil foi o primeiro país a fabricar e vender o Jeep Compass, que depois passou a ser fabricado também no México, China, Índia e Itália para ter alcance global. 

O Jeep Compass está disponível nas versões: Sport 2.0 Flex AT6; Longitude 2.0 Flex AT6; Limited 2.0 Flex AT6; Longitude 2.0 Diesel AT9 4X4; Limited 2.0 Diesel AT9 4X4; Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 e Série S 2.0 Diesel AT9 4x4.

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