quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Coluna Minas Turismo Legal.


Coluna 
Minas Turismo Gerais
10/9/20



A Federação de C&VB do Estado de Minas Gerais oferece milhares de bolsas de estudos para capacitação profissional

A Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado de Minas Gerais (FC&VB-MG) acaba de disponibilizar milhares de bolsas de estudos integrais aos munícipes das cidades com escritórios dos C&VB do estado.

Fruto de uma parceria com o Brasil Convention % Visitors Bureau, através do Portal Trilhas do Sucesso, especializado em cursos livres e profissionalizantes online, a entidade mineira está ofertando milhares de bolsas de 30 cursos de 6 diferentes áreas do conhecimento para todos os trabalhadores ou potenciais trabalhadores ligados ao turismo.

O C&VB é uma entidade não governamental de promoção do turismo local, nacional e internacional, com representatividade nas três esferas: nacional, estadual e municipal, com escritórios distribuídos por todo país. Basicamente o trabalho é ampliar as estratégias para os destinos turísticos brasileiros.

Essas estruturas são mantidas pela própria cadeia produtiva turística local como bares, restaurantes, organizadores de eventos, centro de convenções, agências e operadoras de viagens, transportadoras, locadoras de veículos, hotéis e pousadas, totalmente interessadas no fortalecimento da cadeia turística.

Segundo o governo estadual de Minas Gerais o turismo é uma atividade de grande impacto econômico para o Estado. Minas Gerais recebe cerca de 10% do fluxo de turismo doméstico, 6% do turismo internacional, é o 2º estado do Brasil com maior número de municípios com potencial turístico, além de possuir 4 municípios indutores (referência), estando atrás apenas do Estado de São Paulo (segundo EMBRATUR).

Somente no ano de 2019 o setor turístico mineiro movimentou R$ 20,5 bilhões na economia segundo estudo do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Esse valor representa 3% do PIB estadual.

Porém, após o início da pandemia, o faturamento mensal da cadeia turística mineira registrou uma queda de 30,09% apenas no mês de março. É o que revela o Índice Cielo de Vendas do Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (ICV-Tur-CNC).

Para que a retomada do crescimento do setor seja sustentável em Minas Gerais e em todo Brasil, os C&VB apostaram na parceria com o portal de capacitação profissional Trilhas de Sucesso. O setor deverá estar preparado para entender e atender as novas necessidades dos turistas.

O presidente da FC&VB-MG – Roberto Fagundes relata que “para isso a parceria está investindo pesado em divulgação para que o máximo de pessoas possa aproveitar esse momento delicado de isolamento social para se preparar para o que virá”.

E o que virá é uma demanda reprimida de pacotes cancelados, viagens, eventos que deverão acontecer dentro de alguns meses. A competitividade do setor pode ficar mais acirrada e estar qualificado fará a diferença na hora da contratação.

Os interessados deverão escolher um dos cursos disponíveis. É preciso ter mais de 16 anos e estar concluindo ou ter concluído o ensino médio. Ao final das atividades será emitido certificado de conclusão dos estudos.


Como se inscrever em um dos curso-Os interessados em aderir a uma bolsa de estudos devem se cadastrar pelo endereço https://trilhasdosucesso.com.br/minas-gerais/

Festuris Gramado com proposta focada na segurança

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) chega neste ano à sua 32ª edição ininterrupta. Mesmo diante da pandemia, que impactou diretamente o setor, mantivemos a nossa data de 5 a 8 de novembro de 2020. Estamos trabalhando forte para que a feira seja o palco da retomada segura do turismo, respeitando uma série de protocolos criados para a realização do evento presencial.

Acompanhamos de perto todos os movimentos do mercado e as restrições impostas pelo Governo do RS no combate à Covid-19. Nesta edição atípica, o Festuris busca ser vanguardista no quesito segurança sanitária levando aos pavilhões do Serra Park um sistema completo que inclui serviços e equipamentos necessários para a higienização do espaço e proteção dos participantes.


O Festuris já tem grandes marcas confirmadas entre os expositores e neste ano terá mais espaço para o mercado nacional. Tanto destinos quanto empresas dos mais variados segmentos do turismo precisarão se mostrar ao mercado para recuperar as perdas do período de pandemia. Também está sendo estudada a possibilidade de criar uma feira virtual paralela à presencial para absorver a demanda do mercado internacional.

Em seu novo formato, o Festuris Gramado tomará todos os cuidados para não causar aglomerações e o agendamento de reuniões será obrigatório através do App Festuris. Com isso, os participantes e expositores aumentam sua produtividade e otimizam o seu tempo na feira de negócios. A digitalização proposta pelo evento também passa por reduzir a distribuição de materiais impressos e oferecer todo um controle de acesso e segurança dos participantes.

A segmentação por nichos do mercado turístico sempre foi um dos diferenciais do Festuris. Neste ano a feira também aposta em novos segmentos e adaptou alguns à nova realidade do mercado. Entre as novidades estão o espaço Saúde (voltado a produtos e serviços de saúde e segurança sanitária), o Green Experience (voltado à sustentabilidade), o Espiritualidade (voltado a produtos e destinos voltados ao segmento), o Tecnologia & Inovação (voltado a startups, destinos inteligentes e negócios tecnológicos) e o Business Hotels (voltado à hotelaria).

Acreditamos que o conteúdo será fundamental para a retomada do turismo. Por isso, além das tradicionais capacitações levaremos o Festuris Connection para dentro do Serra Park junto à feira de negócios. Serão dois palcos de conteúdo e a programação ocorrerá nas manhãs de feira com inscrição à parte. O evento será híbrido e quem não estiver presencialmente poderá assistir no formato on-line.

ABAV Collab

Primeiro grande evento virtual do 
turismo brasileiro acontece 
de 27 de setembro a 2 de outubro 

A ABAV Nacional abriu hoje as inscrições para o ABAV Collab, evento híbrido que realiza este ano de 27 de setembro a 2 de outubro, em um projeto inovador que une a força das grandes entidades e marcas do turismo no objetivo comum de fortalecer todos os segmentos da cadeia produtiva para a retomada do setor.

Serão seis dias de uma programação intensa de dinâmicas e conteúdos desenvolvidos por meio de capacitações, interações e múltiplas oportunidades de negócios.

Neste que será o primeiro grande evento do turismo brasileiro, o ABAV Collab reunirá expositores nacionais e internacionais atendendo em estandes virtuais, área de networking com chat traduzido simultaneamente em diversos idiomas, auditório para a realização de capacitações e uma série de ativações, algumas presenciais, caracterizando o formato híbrido como um dos diferenciais do evento.

No último dia, o ABAV Collab receberá também o público consumidor para a Black Friday de Viagens, área em que agências de turismo associadas à ABAV terão ofertas com descontos especiais na venda de produtos e serviços turísticos.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje no site oficial do evento: www.abavcollab.com.br.

Sobre o ABAV Collab Jornada virtual entremeada por ações presenciais, desenvolvida sob o conceito colaborativo e com o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do turismo, unidos no objetivo comum de alavancar a retomada do setor, com sustentabilidade e múltiplas oportunidades de negócios.

A partir de dinâmicas inovadoras, o evento desenvolve a programação com foco em capacitação, networking e geração de negócios, por meio de palestras, apresentações em formato de ted talks, tutoriais, manifestações culturais e stand ups, entre muitas outras atrações e interações.

Mais informações: www.abavcollab.com.br

Sobre a ABAV Nacional Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo � âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente a ABAV Nacional está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Mais informações: www.abav.com.br
________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.