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domingo, 8 de novembro de 2020

SHIRO conquista três títulos, em três categorias, ao final do Sertões 2020 Bissinho Zavatti (Moto 2), Thiago Veloso (Brasil) e Maurício Fernandes (Moto Over) são campeões desta 28ª edição. O bicampeão Tunico Maciel sofre acidente e está hospitalizado na capital maranhense

 



A 28ª edição do maior rali das Américas terminou no sábado (7), em Barreirinhas, no Maranhão. Três pilotos que representam a SHIRO, marca espanhola de capacetes, no grid foram campeões em suas respectivas categorias. Bissinho Zavatti #11 (Honda CRF 450 RX) foi campeão na categoria Moto 2 e vice-campeão na geral após um desempenho consistente. Quem levou o título na Brasil foi Thiago Veloso #58 (Honda CRF 250F) que ficou entre os Top 10 da geral. Em um retorno triunfal para o Sertões, após 15 anos, Maurício Fernandes #49 (Husqvarna FE 450) foi campeão na Moto Over, depois de liderar desde o início do rali e terminar em 11º na geral. 

Tetracampeão na categoria Brasil, o paulista Zavatti, agora, levanta o troféu na Moto 2 e acumula cinco títulos em oito edições. “Eu tive um saldo positivo neste ano. Estou feliz com o resultado e com meu desempenho na moto. Feliz com o capacete SHIRO, que me dá muita segurança”, conclui o vice-campeão na geral que ficou a 11min43seg de Ricardo Martins #3.

O estreante Veloso não se intimidou com o Sertões e fez uma prova limpa. O piloto nascido em Três Pontas, Minas Gerais, venceu quatro das cinco etapas pela categoria Brasil, na qual foi campeão e ficou entre os 10 mais rápidos do rali nas motos.

Fernandes conquistou a 11º posição na classificação geral, logo atrás de Veloso, e mostrou estar muito bem preparado. O Campeão da Moto Over venceu quatro etapas na categoria, inclusive a última e conquistou o título. Esta foi sua 8ª participação e já tem um título na Marathon. “Foi um grande desafio retornar ao Sertões e voltei no momento certo. Já vinha me preparando desde o fim do passado. Foi uma prova dura, que exigiu muito dos competidores e da moto, tivemos especiais longas que deram moleza e dias com muita chuva e lama. Valeu demais e estou muito feliz com o resultado conquistado”, afirma o piloto.

André Guerra #46 (Husqvarna 501), que estava há três anos afastado do grid, também subiu ao pódio com o 5º lugar na Moto 1, em sua terceira participação no Sertões.

A SHIRO contou, ainda, com mais cinco pilotos nesta edição. Os estreantes Vinícius Rodrigues #36 (Honda CRF 250F), que ficou em 6º na Brasil, e o catarinense Guto Bogo #47 (Husqvarna FE 501), que terminou em 12º na Moto Over. Rodrigo Montemor #39 (Husqvarna FE 450) garantiu a 11ª posição da Moto 2. Já Marcos Colvero #42 (Husqvarna FE 501) não completou a prova.

Acidente com o bicampeão - Tunico Maciel #1 (Honda CRF 450 RX), que buscava o tricampeonato na geral das motos -  venceu as 4ª e 5ª etapas -, sofreu um acidente na Especial de sábado (7), último dia do rali, e foi levado de helicóptero ao hospital em São Luís (MA). Ainda não foi divulgado um boletim oficial sobre o quadro do piloto, mas sabe-se que o caso inspira cuidados. “Foi um dia muito ruim para todos do rali. Tunico é um amigo que fiz no grid, independentemente de representar a nossa marca. É um atleta de ponta e, antes disso, um ser humano e um menino de ouro. A SHIRO e todos do off-road estamos torcendo pela sua pronta recuperação”, afirma Marcos Finato, diretor administrativo da TWP que também disputou o Sertões, mas nos UTVs. Tunico tem 26 anos e é de Lavras (MG), piloto oficial da Honda Racing, e com os pontos somados durante o Sertões já havia conquistado o Bicampeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Tradicionalmente em agosto, o Sertões deste ano começou no final de outubro devido à pandemia. Foram cinco estados (SP, MG, GO, TO e MA), além do DF. A princípio, seriam sete etapas, mas duas foram canceladas devido ao mau tempo. E foi realizado de Bolha em Bolha de Mogi Guaçu/SP a Barreirinhas/MA para evitar o contato com a população local.

Excelência em capacetes – Com sede em Múrcia, na Espanha, a SHIRO Helmets foi fundada em 1993 por Antonio Tomás. Atualmente está presente em mais de 80 países. Além de fabricar capacetes de tecnologia inovadora, trabalha com uma linha de acessórios para motociclistas. Aprovada por campeões europeus, a marca patrocina competidores no Campeonato Mundial de Motovelocidade e no Motocross MX2. Assim, utiliza a tecnologia adquirida nas pistas e no off-road nos mais inovadores projetos do mercado. Já a SHIRO Brasil nasceu em 2017 e é comanda por Marcos Finato, Théo Lopes e Luciana Barreto da TWP. Atualmente os principais modelos comercializados são: SH-881SV (City), SH-600 (Strada), SH-336 (Racing) e MX-917 (Off-Road). Desde 2018 apoia pilotos nos campeonatos de Rally Cross Country (Tunico Maciel e Bissinho Zavatti), Enduro de Regularidade (Tunico Maciel e Dário Júlio), Motocross e Arena Cross (Paulo Aberto, Humberto Martin, Rafael Araújo “Bubinha”, Juninho Tayt-Sohn, Fábio Rogério, Roosevelt Assunção e Leonardo Cassarotti) e SuperBike (Rafael Rigueiro, Lincoln Melo e Fabio Puccini). A marca tem uma equipe de representantes em todo o território nacional e os produtos podem ser encontrados nas melhores lojas do Brasil, tanto físicas quanto online.

Resultados Sertões -  7ª etapa (extraoficial)

Motos – Classificação Geral
1º Ricardo Martins – 00:36:06
2º Bissinho Zavatti #11 – 00:36:58
3º Jean Azevedo – 00:37:05
4º Rami Sfredo – 00:37:30
5º Tulio Malta – 00:37:47

Moto 2
1º Bissinho Zavatti #11 – 00:36:58
2º Rami Sfredo – 00:37:30
3º Tulio Malta – 00:37:47

Moto Over
1º Maurício Fernandes #49 – 00:39:31
2º Osmar Shimosaka – 00:40:38
3º Guto Bogo – 00:41:00

Brasil
1º Andre Bezerra – 00:42:11
2º Rafael Espindola – 00:42:47
3º Thiago Veloso #58 – 00:43:50

Resultado Final, após 7ª etapa  – extraoficial

Classificação geral
1º Ricardo Martins – 17:52:25
2º Bissinho Zavatti #11 – 18:04:08
3º Vitor Siqueira – 18:13:53
10º Thiago Veloso #58 – 18:55:17
11º Maurício Fernandes #49 – 19:02:55

Moto 2
1º Bissinho Zavatti #11 – 18:04:08
2º Tulio Malta – 18:14:58
3º Bruno Leles – 18:30:58

Moto Over
1º Maurício Fernandes #49 – 19:02:55
2º Oscar Shimosaka – 19:17:53
3º Mauricio Ghiraldelli – 19:46:43

Brasil
1º Thiago Veloso #58 – 18:55:17
2º Rafael Espindola – 19:24:55
3º André Bezerra – 19:36:12

Moto 1
1º Ricardo Martins – 17:52:25

FESTURIS, o ponto de partida para o recomeço com sucesso de público diante de um pandemia

 



A feira da transformação dos negócios e das pessoas. Assim podemos definir a 32ª edição do FESTURIS. A concretização de um sonho praticamente impossível - se considerarmos o contexto que cercava a todos de incerteza há alguns meses -, tornou-se realidade com o esforço de muitas partes. 

O poder público, especialmente o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, não abriu mão da sua responsabilidade, mas usou da sensibilidade em acompanhar todo o trabalho de construção de um novo FESTURIS para validar a realização do evento. 

Ciente do compromisso assumido pelos promotores da Feira Internacional de Turismo, o Governo do RS viu na sua realização a forma de passar uma mensagem não só aos gaúchos, mas ao Brasil e ao mundo: a de que aqui a retomada do turismo e dos negócios já é uma realidade.




Certificação 

Uma equação difícil desafiou a organização do evento o tempo todo: como realizar, em um curto espaço de tempo, todas as adequações necessárias para fazer do FESTURIS não só uma feira de negócios, mas sim, um evento completo e representativo também sob o ponto de vista sanitário. As adequações em todas as áreas foram trabalhadas com afinco e o resultado foi visto na cerimônia de abertura, realizada na noite de quinta-feira (5) quando o Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) entregou uma certificação internacional ao FESTURIS, conferindo o título de primeiro evento ‘Covid Free’ do Brasil.


União

Outro desafio, não menos importante que o primeiro, foi reunir players dispostos a encarar a retomada do turismo com a mesma energia, coragem e responsabilidade que o evento foi construído. E foi neste momento que uma das grandes lições que a pandemia trouxe se mostrou real. A de que ninguém faz nada sozinho e que a união é o melhor caminho nessa etapa de reconstrução. Muitas mãos se deram, virtualmente, a abraçaram a ideia de sonhar e realizar o FESTURIS de maneira presencial, para que ele realmente fosse o ponto de partida para o recomeço do turismo no Brasil.




Negócios

Ser palco da retomada dos negócios representa ter empresários convictos de que a transformação de um cenário tão adverso como o que estamos vivendo neste ano passa pelas suas mãos. E assim, corredores vazios foram sendo preenchidos, estandes foram sendo ocupados e o que se viu no primeiro dia do FESTURIS foram sorrisos acontecendo em profusão, mesmo que debaixo das máscaras. As pessoas se transformaram com a pandemia. Novos valores passaram a fazer parte de suas vidas. E o evento está oportunizando a todos o ato valioso de voltar ao trabalho com o contato presencial e personalizado, em que todos têm a oportunidade de construir relações e fazer negócios.





Meeting

A realização do Connection Meeting trouxe para o palco do FESTURIS conteúdo e reflexões sobre as ações que se fazem necessárias nessa reação que as empresas e o trade turístico estão protagonizando. O público confirmou a relevância dessa proposta voltada a atualização e ao conhecimento, pois acompanhou a sequência de painéis que aconteceram durante toda a manhã.



Feira

O clima de otimismo pautou o primeiro dia da feira de negócios e mostrou o quanto o trade estava na expectativa por esse encontro. O que seu viu - além das novas práticas de relacionamento baseadas em protocolos de saúde - foram atendimentos constantes, confirmando que a política de agendamento de reuniões é uma conquista que está beneficiando a todos nesta edição, conferindo ainda mais dinamismo e qualidade ao evento.  


“O sentimento foi de vitória, primeiro porque nós observamos um feedback muito positivo por parte dos expositores e dos participantes da feira em relação ao evento apresentado. Muitos comentando, inclusive, que está além da expectativa, diante do momento da pandemia e isso para nós é motivo de satisfação”, destacou o CEO Eduardo Zorzanello.


“Observamos as pessoas contentes e interessadas, buscando qualificação em conteúdo, buscando se reunir para saber quais os serviços e os novos atrativos para 2021, conhecendo o que cada local estará apresentando em termos de segurança para o cliente fique tranquilo no momento de fazer a compra do pacote turístico. Tudo isso mostra que o primeiro dia do FESTURIS foi um sucesso”, completou.


Fotos: Cássio Brezolla e Jei Heydt.

sábado, 7 de novembro de 2020

Visual agressivo e avançada tecnologia são diferenciais do novo pneu Grabber A/TX

 

   Visual agressivo e avançada tecnologia são diferenciais do novo pneu Grabber A/TX
Um pneu para qualquer tipo de terreno, pronto para vencer todos os desafios na condução off-road e também capaz de entregar conforto em pisos pavimentados. Esse é o Grabber A/TX , nova geração do modelo AT2 da General Tire, marca norte-americana integrante do Grupo Continental.

Ele chega ao Brasil com seu emblemático visual agressivo que antecipa suas qualidades de durabilidade e de resistência, demandadas na direção fora de estrada.

“O Grabber A/TX foi desenvolvido para quem busca conciliar desempenho em condições climáticas e de piso adversas, mas sem comprometer o conforto em pistas urbanas”, explica João Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.

Visual arrojado e muita tecnologia exclusiva – O padrão agressivo da banda de rodagem do Grabber A/TX não impressiona apenas visualmente.

Ele foi projetado para facilitar a expulsão de pedras e de detritos, contribuindo para a autolimpeza do pneu. Seus entalhos conferem aderência adicional em pisos de terra molhados e em superfícies soltas.

Já os blocos maciços nos ombros suportam sem problemas as cargas pesadas. O padrão de cinco fileiras cria bordas de tração multiângulos de alta densidade proporcionando aderência no off-road em todas as direções.

As ranhuras alternadas no ombro conferem uma maior resistência contra pedras e superfícies pontiagudas, enquanto defletores laterais protegem o Grabber A/TX contra penetrações ao desviar os obstáculos do corpo do pneu.

O novo modelo da General Tire incorpora também uma série de tecnologias exclusivas para conciliar essa pegada agressiva no off-road com o conforto em piso urbano.

A Comfort BalanceTM fornece uma camada de amortecimento na banda de rodagem que reduz os distúrbios para um percurso silencioso e suave.

Outro elemento importante para garantir uma direção mais confortável no asfalto – além de aderência em terrenos irregulares – é o design multi-pitch da banda de rodagem.


A pegada agressiva do Grabber A/TX tem origem na tecnologia DuragenTM. Ela emprega um composto altamente durável para assegurar uma excelente resistência a cortes e a outros danos comuns em terrenos acidentados e desafiadores. Suas cintas de aço ultrarresistente e seu contorno abrangente e plano proporcionam estabilidade, desgaste uniforme e respostas precisas.

Já a tecnologia StabiliTreadTM favorece o desgaste regular e uma maior vida útil do pneu por meio da distribuição uniforme da pressão e do emprego de um composto mais robusto na banda de rodagem.

“O resultado final de todos esses avanços tecnológicos é um pneu com
 performance e equilíbrio surpreendentes e capaz de atender com perfeição tanto as exigências do off-road como o conforto esperado em pistas pavimentadas”, conclui João Scalabrin.

No Brasil, o Grabber A/TX está disponível em 34 artigos dos aros 15 ao 20 e é voltado tanto para aplicação comercial (agribusiness) como para uso pessoal calçando jipes, SUVs e caminhonetes como Amarok, Ranger, L200, Frontier, S10, Troller, Wrangler, entre outras.



100 anos de tradição – Para comemorar o lançamento do novo Grabber A/TX , será veiculada até dezembro a websérie de seis episódios “Expedição General Tire”.


Os atributos de robustez, alta aderência e conforto dos pneus da marca serão colocados à prova em 880 km de trilhas desafiadoras.

A General Tire, com mais de 100 anos de tradição, é uma parceira confiável em todas as condições de direção. Seu portfolio de produtos à disposição do consumidor brasileiro inclui uma ampla oferta de pneus de passeio, all-terrain e mud-terrain, este último, aliás, uma das principais competências da herança norte-americana da marca. São mais de 130 itens oferecidos nos aros 13 ao 20, sendo 30 deles já produzidos na planta da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia.

Para conhecer mais sobre a linha de pneus General Tire da Continental visite www.generaltire.com.br e acompanhe as novidades da marca no Instagram @generaltire_brasil.

Fonte: Mecânica Online

Chevrolet convoca donos dos modelos Tracker e Cruze para recall: inspeção e eventual substituição do acumulador do STOP/START da transmissão.

 



O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos no que diz respeito ao recall de veículos Chevrolet Tracker modelos 2018 a 2019 e Chevrolet Cruze modelos 2019 a 2020, data de fabricação e chassis abaixo identificados. A Chevrolet deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Modelos Envolvidos:
Chevrolet Tracker Modelos 2018 a 2019
Chassis: 3GNCJ8CZ1JL370551, 3GNCJ8CZ7JL364303, 3GNCJ8CZ7KL114321, 3GNCJ8CZ9JL382088 e 3GNCJ8CZXJL419374
Data de fabricação: de 18 de abril de 2018 a 13 de julho de 2018.

Chevrolet Cruze Modelos 2019 a 2020
Chassis: 8AGBN69S0KR116379, 8AGBN69S0KR129285 e 8AGBP69S0LR115032
Data de fabricação: de 25 de janeiro de 2019 a 17 de setembro de 2020

No comunicado a empresa informa ter verificado que a tampa do acumulador do STOP/START da transmissão pode se soltar, ocasionando um vazamento do fluido da transmissão automática e, em contato com superfícies quentes, há risco de incêndio no compartimento do motor e de danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

A empresa orienta os proprietários a entrarem em contato com a Rede de Concessionárias e Oficinas Autorizadas Chevrolet para para agendar a inspeção e eventual substituição do acumulador do STOP/START da transmissão.
Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza a Central de Relacionamento Chevrolet 0800-702-4200 e o site www.chevrolet.com.br

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fonte: Procon-SP / Assessoria de Comunicação

Novo PEUGEOT 208 com câmbio manual: prazer ao dirigir em duas novas versões. Like e Like Pack passam a integrar a família do Novo 208; Airbags frontais e laterais, volante com ajuste de altura e profundidade e piloto automático estão entre os itens de série; Preços partem de R$ 65.990 Parcelas dentro do programa PEUGEOT Just Drive It saem a partir de R$ 590.

 


A família do Novo 208 acaba de crescer: a Peugeot inicia as vendas de duas novas versões: Like e Like Pack. Ambas trazem como grande novidade a caixa manual de cinco marchas ­­– o motor é o EC5 1.6 também aplicado às demais versões automáticas, já consagrado por sua robustez e confiabilidade.

A Like atenderá prioritariamente a empresas e frotistas, enquanto que a versão Like Pack oferece o mais atraente pacote de itens de série do segmento, com repetidores de pisca nos retrovisores, antena no teto, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e tração, cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, limpador e desembaçador do vidro traseiro, alarme, travas e vidros elétricos (inclusive na traseira), ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático, limitador de velocidade, chave do tipo canivete com telecomando das travas, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, direção com assistência elétrica e ajuste de altura e profundidade, assistente de partida em ladeira, sistema multimídia PEUGEOT Connect Radio com tela de sete polegadas, seis alto-falantes, comando de voz e Android Auto e Apple CarPlay, além de um pacote de tratamento estético com maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria e frisos cromados decorativos nos difusores de ventilação e no painel. O Novo 208 Like custa R$ 65.990, enquanto que a versão Like Pack sai por R$ 69.990.

Como não poderia deixar ser, os novos integrantes da família 208 poderão ser adquiridos também pelo PEUGEOT Just Drive It, uma linha especial de venda (disponível para todos os veículos de passeio) com valor das parcelas a partir de
R$ 590 e uma série de serviços que podem ser incluídos no financiamento, como revisões, despachante, seguro, acessórios e muito mais.

Novo PEUGEOT 208 Like e Like Pack: design, tecnologia e dinamismo

Assim como as versões equipadas com o câmbio automático de seis marchas, a chegada do câmbio manual à família do Novo 208 eleva o padrão geral nessa faixa do segmento de hatches compactos. Ou seja, o 208 Like Pack com câmbio manual é o novo alvo a ser batido – sob diversos aspectos.

No capítulo dirigibilidade, um nível de prazer ao dirigir sem igual, sustentando o conceito Unboring the Future. Não há outra opção no segmento capaz de unir com tanta competência o equilíbrio perfeito entre performance e conforto de rodagem. Seja pelo acerto fino das suspensões de trabalho suave na cidade (com alta capacidade de absorção de irregularidades do asfalto), seja pelo absoluto controle em velocidades elevadas (mesmo curvas longas de raio irregular são contornadas com total segurança).

Adicione aí o comando pleno da direção proporcionado pelo câmbio manual e entenda por que os mais puristas – ou, simplesmente, os que não fazem questão do câmbio automático – vão se apaixonar pelo Novo 208 Like Pack.

PEUGEOT Total Care: “Cliente não satisfeito com o serviço, não paga”

As duas novas versões do 208 integram, automaticamente, assim como os demais veículos da marca, o PEUGEOT TOTAL CARE. O programa, único no mercado, oferece aos consumidores 10 compromissos que garantem a transparência e excelência na prestação de serviços, que podem ser sintetizados em um compromisso que representa sua essência: “cliente que não estiver satisfeito com o serviço, não paga”

 

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Indústria automobilística supera desafios e continua recuperação em outubro




São Paulo, 6 de novembro de 2020 – Como já havia ocorrido em setembro, o setor automotivo mantém sua recuperação em outubro com bons números de licenciamentos e produção, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A retomada se dá em um cenário de grandes desafios para a indústria automobilística, e projeta para o fechamento do ano números bem próximos às das projeções feitas pela entidade.

A produção no mês foi de 236.468 autoveículos, crescimento de 7,4% sobre setembro, mas queda de 18% em relação a outubro de 2019. No acumulado dos dez meses, o recuo é de 38,5%, bem próximo à projeção de -35%. Já o mercado interno fechou o mês com 215.044 unidades licenciadas, elevação de 3,5% sobre o mês anterior, com retração de 15,1% sobre outubro do ano passado. A queda acumulada no ano já chega a 30,4%, em linha com os -31% previstos pela Anfavea.

As exportações tiveram uma sensível reação em outubro, graças à retomada de mercados vizinhos após uma prolongada quarentena. Foram enviados ao todo 34.882 autoveículos, crescimento de 14,3% sobre setembro e de 16,4% sobre outubro de 2019. O encolhimento acumulado em 2020 é de 34,2%, ante a projeção de -34% feita pela associação.

“Os resultados de outubro revelam os esforços da indústria para atender ao crescimento da demanda em alguns segmentos do mercado”, ressaltou o Presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. “Temos muitos desafios para atingir uma recuperação mais vigorosa, como os novos protocolos das fábricas, a dificuldade de planejar o médio prazo, a alta dos custos e, recentemente, a falta de alguns insumos”, destacou o dirigente.

O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias, menos afetado que o de autoveículos, registrou alta de 9% na produção (4.919 unidades) na comparação com setembro. Boa parte desse incremento se deveu às exportações de 901 unidades, 21,1% a mais que no mês no anterior. Já as vendas internas (4.530) recuaram 5% em outubro. No acumulado do ano, as vendas cresceram 1,6%, mas a produção e as exportações caíram 18,1% e 32,1%, respectivamente.


FESTURIS destaca resiliência e coragem em abertura da primeira feira de turismo das Américas durante a pandemia. Solenidade realizada no Serra Park, em Gramado, foi marcada por emoção e entusiasmo com a retomada dos eventos presenciais





Um grande ato para marcar a abertura da primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia. O FESTURIS Gramado começou ontem (5) com sua tradicional solenidade reunindo mais de 400 pessoas entre autoridades, convidados e lideranças do setor. 



O evento foi marcado pelos protocolos rí acontece nesta sexta (6) e sábado (7).

Resiliência e coragem, essas foram as palavras-chave destacadas durante a solenidade, marcada por muita emoção e entusiasmo. “Se nós conseguimos chegar até aqui, é em função dessas duas palavras. Nesse caminhar, percebemos que não estávamos sozinhos. Teve muita empatia e união de todos os atores do turismo. Assim, conseguimos criar inúmeras ações para minimizar os impactos da pandemia”, enfatizou o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.



Marta Rossi, outra CEO do evento, completou destacando a importância da retomada. “Foi uma sensação de vitória ver a feira montada. Mas refletimos e entendemos que a realização do Festuris foi apenas uma conquista e que a vitória está mais adiante, quando todo o setor puder retornar construindo junto esse novo momento”, acrescentou.



O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, elogiou as medidas adotadas pela feira nesta retomada das atividades do setor. “O Festuris é um momento de celebração e ao mesmo tempo de enorme responsabilidade para todos nós, porque estamos sendo, mais uma vez, pioneiros. E pelo que observamos em cada um dos cuidados aqui tomados, teremos um evento que será exemplo para o Brasil”, declarou.

Leite também aproveitou a oportunidade para anunciar a liberação de R$ 6 milhões para 45 municípios no Rio Grande do Sul que são especialmente vocacionados ao turismo, para reforço em suas ações de vigilância sanitária e de atenção hospitalar justamente para que a retomada do turismo possa acontecer com toda a segurança.



Representando o Governo Federal, o secretário especial de Cultura Mário Frias falou da relação do turismo com o setor cultural. “Mais do que nunca, é fundamental movimentar esse setor, fazendo a engrenagem girar. O mercado está em constante transformação e é essencial a gente se adaptar rapidamente a todas essas necessidades impostas pela pandemia. Para mim turismo e cultura andam de mãos dadas e Gramado tem feito muito bem esse papel”, destacou Frias.

Outras autoridades também estiveram no palco e foram colocadas como responsáveis conjuntas pela realização da feira neste ano. A valorização dos parceiros sempre foi uma característica do FESTURIS, e neste ano ainda mais diante das dificuldades enfrentadas para materializar a feira.



A decoração e as atividades artísticas do ato foram um pocket do que os visitantes da feira encontram no Natal Luz de Gramado, dando um gostinho daquilo que a cidade tem de melhor neste período do ano.

Troféu Amigos do Festuris
A tradicional premiação Amigos do Festuris reconheceu por mais um ano aquelas lideranças que contribuem com o crescimento do evento e da cadeia do turismo. Nesta edição os agraciados com o troféu, entregue com todos os cuidados e segurança, foram: Adriane Brocker Boeira, Anderson Boeira, Carlos Melles, Claiton Armelin, Claiton Luiz Saul, Eduardo Leite, Gilson Machado Neto, Gisele Abrahão, José Pedro Teixeira e Rodrigo Lorenzoni.



Sobre o evento
O FESTURIS tem o patrocínio de Sebrae Nacional e CNC. O apoio de Ministério do Turismo e Embratur. Tem o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião e Gramado como cidade anfitriã. A Gol Linhas Aéreas com transportadora aérea oficial e a LATAM Airlines como apoio aéreo. Tem o Laghetto Hotéis como rede hoteleira oficial, a Planalto Transportes como transportadora terrestre oficial, a Gramado Receptivo como agência oficial e a Brocker Turismo como transporte VIP. Os parceiros de biossegurança são Marcopolo Next, Imunizadora Hoffmann, IBES International e Hospital São Miguel. A Transul é responsável pela assistência médica oficial. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Texto: Gustavo Bauer

FESTURIS iniciou nesta quinta-feira com benção durante sobrevoo de balão. A maior feira de turismo da América Latina e segue até sábado em Gramado com a presença de representantes de diversos países



    Foto de Jei Hedet

Após um longo período de espera e muito trabalho para adequar o evento à nova realidade, o FESTURIS iniciou nesta quinta-feira (5) e segue até sábado (7) nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. Esta será a primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia, marcando a retomada dos eventos presenciais no Rio Grande do Sul. 
O primeiro ato foi uma benção nas alturas (foto acima), com um sobrevoo de balão, que antecedeu a solenidade de abertura realizada na noite desta quinta reunindo lideranças do turismo e autoridades. 

Nesta edição o evento conta com mais de 4.000 inscritos e terá um papel importante no aquecimento do turismo no Brasil, que junto com os eventos foi um dos setores mais atingidos pela pandemia. E mesmo com o fechamento de fronteiras em muitos países, a feira continua com destinos internacionais confirmados como Suíça, Tailândia, Costa do Marfim, São Francisco, Mônaco e Seychelles.

   Foto: Moisés Castilho

Durante a programação, o FESTURIS receberá o selo como primeira feira “Covid Free” do Brasil, certificação internacional entregue pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES). Isso valida uma série de protocolos de segurança e medidas adotadas para a realização do evento. Além disso, sanitizações serão realizadas de tempo em tempo pela Imunizadora Hoffmann, deixando o ambiente seguro aos participantes.

A feira de negócios está com estandes montados e acontece nesta sexta (6) e sábado (7), das 12h às 19h. Antes disso, na parte da manhã, ocorre o Festuris Connection Meeting, evento de conteúdo que terá como tema a transformação do turismo. Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site www.festurisgramado.com.

   Foto: Cássio Brezolla

Benção inédita nas alturas
Na tarde desta quinta um momento único marcou a abertura da feira. Uma benção nas alturas com o sobrevoo de um balão sob as dependências da feira e da cidade de Gramado. O balão foi tripulado pelo pastor Erlo Aurich, que das alturas abençoou o evento, a comunidade de Gramado e despertou a espiritualidade em um ato simbólico em prece e gratidão.

“Você não escuta a voz da natureza, mas por toda a natureza, céus e terras, está expressa a presença de Deus e também em nós, como a sua imagem e semelhança. Poder fazer um voo como este abençoando o FESTURIS e a nossa cidade é um privilégio. Estar no alto é algo inebriante, fantástico. Foi uma experiência única”, destacou o pastor.

A ação foi patrocinada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes,Bares e Similares do Litoral Norte do RS através das seguintes empresas: Cantinho do Pescador, Tony Hotel, Pousada Baluarte, Ficare Hotéis, Pousada Aruá, Pousada Molhes da Barra, De Rose Hotéis, Solar Triad Clean Energy, Grupo de Hotéis Mar e Mar, Grupo de Hotéis Kimar, Hotel Mares do Sul, Hotel Bolzan, Litoral Praia e Acqua Lokos Parque Hotel.

   Foto: Cibele Marcon


Fiat Toro alcança marca de 300 mil unidades produzidas - Modelo inovou o mercado nacional inaugurando o conceito de SUP – Sport Utility Pick-Up - Sucesso desde o lançamento, em 2016, acumula recorde de vendas ano após ano. No acumulado de 2020, picape da Fiat alcança 92% de market share em seu segmento - Produzido em Pernambuco, é também exportado para a América Latina. Assista o vídeo - link no texto




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Goiana, Novembro de 2020 – Sucesso de vendas desde o seu lançamento, o Fiat Toro acaba de alcançar a marca de 300 mil unidades produzidas. Inovadora, inaugurou o conceito de SUP (Sport Utility Pick-Up) no país ao combinar a força e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs.

Desde o seu lançamento, em 2016, o modelo coleciona recordes de vendas ano a ano. “O Fiat Toro definitivamente é um veículo que mudou a história da Fiat. É um sucesso instantâneo de vendas desde o início. A aprovação do consumidor é comprovada quando vemos resultados como a marca histórica que alcançamos de 92% de market share no segmento C-pickups no acumulado desse ano”, destaca Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

O Fiat Toro conquistou o mercado brasileiro ao inaugurar um novo segmento de picapes no país, tornando-se referência de versatilidade, desempenho e design, capaz de agradar públicos com diferentes interesses e necessidades. Com características que reúnem conforto com praticidade com uma ampla caçamba, e inovação com a inédita tampa de abertura lateral, o modelo atende desde a utilização familiar para uso urbano e em estradas asfaltadas, como também para quem precisa para trabalho mais pesado em estradas de terra e fazendas.

O modelo é produzido em Pernambuco, dentro do conceito de indústria 4.0 e seguindo um rígido padrão de qualidade. Além de atender o mercado nacional, a produção também abastece a América Latina, com exportação para países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, entre outros.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.122 — 5/11/2020

 


PORSCHE TAYCAN TURBO S:

ELÉTRICO DE TIRAR O FÔLEGO

 


Partir para um automóvel elétrico era uma questão de sobrevivência, em longo prazo, para uma fabricante que tem histórico de modelos de altíssimo desempenho e, ao mesmo tempo, participação importante de SUVs no portfólio, modelos mais pesados e, naturalmente, de maior consumo de combustível que afeta de forma direta as emissões de CO2. Não havia escolha para a Porsche, pois híbridos plugáveis são insuficientes para evitar as altas multas que a União Europeia impõe para a média dos veículos à venda de cada marca.

Inicialmente há três opções de preço: 4S, R$ 598.000; Turbo, R$ 809.000; Turbo S, R$ 979.000. Já inclui mudanças na estrutura elétrica em qualquer tipo de imóvel e endereço no Brasil. Haverá ainda versão de entrada, mas só quando a demanda mundial for atendida. A Porsche planejou 20.000 unidades/ano, porém a procura é pelo dobro. A fábrica dedicada precisou tomar “emprestados” 400 funcionários da Audi.

Trata-se de um sedã-cupê de quatro portas com inspiração de linhas no 911 e no Panamera. É bater um olho e ver um Porsche. Com apenas 1,38 m de altura o acesso ao interior não é o de um sedã comum. Contudo, ao sentar estão lá o volante em posição vertical e o tradicional botão de partida no lado esquerdo do painel. Na realidade é um botão de desligar, porque basta pisar no pedal de freio para o carro estar energizado. Além do quadro de instrumentos digital, há duas telas centrais e mais uma (sem tanta utilidade) para o passageiro, além da que controla o ar-condicionado quadrizona.

Em conectividade deixou de fora o Android Auto. O carro é um 4+1: passageiro central, atrás, só em curtas distâncias. Um vão no assoalho acomoda os pés dos outros dois passageiros, além do bom espaço para as pernas (2,90 m de entre-eixos). Dispõe de dois porta-malas: traseiro, de 366 litros e dianteiro, de 81 litros (se transportar o cabo de recarga, menos espaço).

É o primeiro elétrico com sistema de 800 V (normal, 400 V): recarrega a bateria de 5% a 80% em 22 minutos. Alcance declarado de até 412 km, no caso do Turbo S. Potência combinada dos motores dianteiro e traseiro atinge 625 cv (761 cv, com overboost). Torque descomunal: 107,1 kgfm. Para o motor traseiro existe uma caixa automática epicicloidal de duas marchas: uma melhora a arrancada e a outra aumenta o alcance em estrada.

Na avaliação que fiz no autódromo Velo Città não transpareceu o peso de 2.370 kg. Comportamento é exemplar, da tomada à saída de curvas, além da irrepreensível estabilidade direcional. Freios estão no melhor padrão: discos carbocerâmicos com pinças gigantes de 10 pistões na frente e 4 atrás. Há frenagem regenerativa por aletas no volante ou pela câmera dianteira que monitora o trânsito e aciona a regeneração. Silêncio a bordo é tal que mal se percebe o ruído de rodagem dos pneus (rodas de 21 pol. de diâmetro). No modo Sport Plus ouve-se leve rumor dos motores.

Impressionante é a aceleração do Taycan Turbo S com auxílio do controle de largada: 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s. Só perde por 0,1 s para o 911 Turbo S que inspirou o nome do elétrico, mesmo sem este ter turbocompressor, obviamente.


ALTA RODA


Amarok, ano-modelo 2021, ganhou motor V-6 turbo diesel mais potente no mercado de picapes médias. São 258 cv, mas a função overboost durante 10 s aumenta a potência para 272 cv. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 s equivale a um Jetta GLI. Hoje, 65% das Amarok têm motor V-6. Há três versões de R$ 243.290 a R$ 258.270. Continuam duas versões de quatro cilindros.

Leve reestilização de meia geração no Mini Countryman 2021. Quatro opções, duas com motores turbo de 136 cv e 306 cv, por R$ 199.990 e 299.990. As outras, híbridas plugáveis: R$ 234.990 e 264.990. Avaliei essa última com alcance de quase 50 km em uso urbano no modo elétrico. Quadro de instrumentos é acoplado à regulagem da coluna de direção. Em estrada, dirigibilidade e desempenho instigantes.

FCA e TIM confirmaram o acordo antecipado aqui com exclusividade. A partir do primeiro semestre de 2021, modelos Fiat, Jeep e Ram contarão com Wi-Fi a bordo com chip de celular integrado ao multimídia, esquema já oferecido por GM e Claro. Ainda não se anunciou preço dos serviços. Novos recursos de conectividade com atualização OTA e internet das coisas (IoT) estarão incluídos.

Desvalorização do real frente ao dólar traz oportunidades de exportação do SUV compacto Kicks, afirmou Marco Silva, presidente da Nissan. “Aguardo sinal verde da matriz para mercados sul-americanos hoje abastecidos por México e Tailândia.” Sua previsão para o mercado interno, a depender da evolução da pandemia e suprimento de peças, aproxima-se dos níveis de 2019.

Muito raro a Toyota distribuir nota pública sobre decisões do Congresso, como a extensão de incentivos fiscais para fábricas do Centro-Oeste. “Precisamos de cenários claros para investir com segurança. É um jogo de soma com resultado negativo, pois gera alguns empregos na região incentivada, mas elimina empregos e renda nas outras regiões.”

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Stock Car: para ficar no top 5 do brasileiro, Bruno Batista está em busca de mais pontos. Bruno acha que vai demorar para surgir um piloto que supere as vitórias de Hamilton e as 12 conquistas de Iggo Hoffman ficarão embatíveis para sempre na Stock Car




Com 106 pontos e ocupando o 12º lugar do Campeonato Brasileiro de Stock Car, o jovem piloto Bruno Baptista sabe que a sua missão inicial desta temporada, em tentar ficar entre os cinco primeiros do campeonato está muito difícil, mas não impossível. Depende demais das três provas que acontecerão neste final de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde serão realizadas a 8ª etapa, no sábado, às 10h50, com uma corrida de 40 minutos mais 1 volta e a 9ª, no domingo, com duas corridas de 30 minutos cada uma e mais 1 volta, a partir das 10h50. Ambas as provas terão transmissão ao vivo pelo Sport TV2.

“Já tivemos onze corridas e, neste final de semana, estará em jogo 84 pontos. O quinto colocado atualmente do campeonato é o Rubens Barrichello, com 148 pontos, o mesmo número do quarto Thiago Camilo. Minha meta, das mais difíceis eu sei, será a de conseguir mais pontos do que esses excelentes e mais experientes pilotos da categoria”, adianta Bruno Baptista, da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.



Com uma pequena vantagem de correr na pista sede de sua equipe, em São José dos Pinhais, a cerca de 2 km do autódromo paranaense, onde, inclusive, fez seu primeiro treino do ano após ter contraído o vírus Covid-19, em fins de março deste ano, Bruno Baptista acredita que a maior vantagem que terá sobre os pilotos que o inspiraram a entrar na Stock será outra.

“É claro que a nossa equipe conhece demais a pista, mas isso atualmente deixa de ser vantagem quando a gente, pelo regulamento, só pôde fazer um único treino nela. Acredito que o maior handicap que terei sobre o Barrichello, o Thiago e os atuais três líderes do campeonato será a de não ter no meu carro o lastro do sucesso, um peso extra, entre 10 a 30 quilos que levam os cinco melhores classificados em cada uma das etapas”, explica Bruno Baptista.

O campeonato brasileiro deste ano tem na liderança o piloto Cesar Ramos (Toyota Corolla), com 172 pontos, seguido de Ricardo Zonta (Corolla), com 158 e Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze), com 156 pontos. 

Hamilton e Ingo Hoffman imbatíveis

Da nova geração da Stock Car, Bruno Baptista, atualmente com 23 anos, achava que, quando começou a correr de kart, em 2010, com 13 anos, seria quase impossível um outro piloto alcançar o número de sete títulos mundiais de F1 conquistado pelo alemão Michael Schumacher. Agora, dez temporadas depois, está vendo um dos seus maiores ídolos do automobilismo, o inglês Lewis Hamilton, que por coincidência corre com o mesmo número 44 que usa no seu Stock, já ter até possibilidades, no próximo GP, de ficar com o mesmo recorde do alemão, dependendo do resultado da corrida.

“Naquela época, era praticamente inacreditável qualquer piloto da temporada de F1, de 2010, chegar à tão sonhada façanha de sete mundiais. Entre os mais competitivos tinha o Fernando Alonso, com dois campeonatos, de 2005 e 2006, o próprio Hamilton com 1, em 2008 e o Jason Button, o atual campeão daquele momento, com a conquista de 2009. Além do que o próprio Schumacher estava retornando à F1, na Mercedes e o campeão mundial, daquele ano, foi o Sebastian Vettel, que chegou ao seu primeiro título”, recorda Bruno Baptista.

Com 2 vitórias e uma pole na difícil e competitiva Stock, onde é uma das principais revelações, Bruno Baptista acredita que deve demorar muito mais tempo para outro piloto chegar no recorde de sete títulos da F1.



“Sem dúvida, para um outro piloto chegar neste recorde de conquistas será muito mais difícil e demorado porque a F-1, nesta última década, teve uma junção de um excepcional piloto com um dos carros mais competitivos de todos os tempos, o Mercedes. Principalmente levando em conta que o Hamilton ainda será o favorito de 2021 e que nenhum dos jovens pilotos de mais futuro, como Max Verstappen, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Carlos Sainz, entre outros, ainda não alcançaram nenhum título mundial. E, quem já alcançou, provavelmente não terá mais tempo, casos dos experientes Vettel, com quatro conquistas, Alonso com as mesmas 2 daquela época de 2010 e o Kimi Räikönnen, com uma”, explica Bruno.

Mas se na Fórmula 1 não dá pra dizer, em hipótese alguma, que um recorde é impossível de ser alcançado por outro concorrente, conforme demonstra a sua história de 70 anos, Bruno Baptista lembra que na sua categoria, a Stock Car, a principal do nosso automobilismo, o recorde de títulos atual tem tudo pra ser eterno.

“Em 41 anos completos de disputas, o atual recordista, o piloto Ingo Hoffmann, soma 12 campeonatos, que obteve entre 79 a 2008. Sem desmerecer o ótimo piloto que foi e que exatamente, por isso, a sua façanha estará sempre na memória da categoria, a Stock, antes de entrar nesse novo milênio, era uma e passou a ser outra mais equilibrada. Atualmente, os pilotos com mais títulos, como Cacá Bueno, com 5, Daniel Serra, com 3 e Ricardo Mauricio, com 2, acredito que nunca chegarão ao impossível número de títulos do Ingo Hoffmann. Nem eu e nenhum outro que virá de uma próxima geração, acredito que chegará a tal façanha nem mesmo quando a categoria completar 70 anos, como a própria Fórmula 1”, prevê Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.

Amanhã (sexta-feira), Bruno Baptista já vai estar treinando, a partir das 9h05, no Autódromo Internacional de Curitiba, onde serão realizadas as 8ª etapa, no sábado, às 10h50, com uma corrida de 40 minutos mais 1 volta e a 9ª, no domingo, com duas corridas de 30 minutos mais 1 volta, a partir das 10h50. Ambas as provas terão transmissão ao vivo pelo Sport TV2.

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