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sábado, 6 de março de 2021

Stellantis avança na liderança do mercado brasileiro e argentino





A Stellantis avançou na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 46.065 veículos emplacados em fevereiro e uma participação de mercado de 29,1%. A marca Fiat manteve-se na liderança do mercado brasileiro, com expressivos 21,2% de participação nas vendas totais e 33.501 unidades emplacadas.



Com este bom resultado, a Stellantis está na liderança do mercado no bimestre, com 91.707 veículos vendidos e 28,6% de participação de mercado, enquanto Fiat se destaca como a marca mais vendida, com 20,1% do volume de vendas acumuladas. Entre os dez modelos mais vendidos no país desde janeiro, cinco são produzidos pela Stellantis: os Fiat Strada, Argo, Toro e Mobi e o Jeep Renegade.

A Stellantis também liderou o mercado argentino com 8.110 unidades vendidas, o equivalente a 28,2 % de participação de mercado no mês de fevereiro. No acumulado do ano, as vendas somam 21.813 veículos, com 28,3% de participação de mercado.



Fiat aumenta participação de mercado
A Fiat registrou 33.501 veículos emplacados em fevereiro e 21,2% de participação de mercado. Assim, a marca foi líder de vendas pelo segundo mês consecutivo no ano e já acumula 64.391 unidades emplacadas no bimestre, com 20,1% de participação. É a marca que mais cresce no país neste ano, com ganho de 6,2 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os destaques da marca estão os modelos Argo e Toro, ambos com recordes de participação de mercado desde o seu lançamento, com 5,1% e 3%, respectivamente. A Fiat também alcançou o recorde histórico de participação no segmento de picapes, com 57,8% no mês.



Jeep avança na liderança dos SUVs
Com 10.473 veículos emplacados em fevereiro e 6,6% de participação de mercado, a Jeep confirma a trajetória de crescimento. No acumulado do ano, as vendas somam 22.600 unidades e 7% de participação de mercado, posicionando a Jeep como a quinta marca mais vendida no Brasil.

O Jeep Renegade está entre os cinco modelos mais vendidos no bimestre, com o equivalente a 4% das vendas totais de veículos no período. O Jeep Compass alcança 3% de participação nas vendas.

A Jeep avança na liderança do segmento de SUVs. Em fevereiro alcançou 22,5% de participação nas vendas do segmento, totalizando 23,9% de participação no acumulado do ano.



O desempenho de Peugeot, Citroën e Ram
A Peugeot somou 1.160 unidades vendidas em fevereiro e 2.678 no bimestre, com 0,8% de participação sobre as vendas acumuladas do ano. 



Citroën registrou 811 unidades vendidas em fevereiro e 1.616 no acumulado no ano, com 0,5% de participação.


A marca Ram avançou e ganhou espaço no mercado brasileiro, com 115 emplacamentos em fevereiro e 419 no bimestre, crescendo 13% em relação a igual período do ano anterior. Com este bom desempenho no Brasil, Ram fechou o primeiro bimestre com 1.770 carros vendidos na América do Sul, com um crescimento de 10% na comparação com 2020.



Stellantis lidera na Argentina
A Stellantis liderou o mercado argentino de automóveis e comerciais leves em fevereiro e no acumulado do ano. Com 21.813 unidades emplacadas desde janeiro, a empresa tem 28,3% de participação nas vendas registradas no país no período.

Fiat Cronos continua a ser o modelo mais vendido no mercado argentino. Em fevereiro, teve 3.182 unidades vendidas, o que representa mais de 11% do mercado total.

Com 8,3% do mercado argentino em fevereiro, a Peugeot posicionou o Novo 208 como líder do segmento B Hatch, com um total de 1.527 unidades vendidas.



Estratégia ACCELERATE: A Volkswagen anuncia seus grandes temas para o futuro - digitalização, novos modelos de negócios e condução autônoma. - Volkswagen tornará a condução autônoma amplamente disponível até 2030




A Volkswagen está acelerando sua transformação como provedora de mobilidade movida por software. Ao colocar em ação a estratégia ACCELERATE apresentada hoje, a empresa vai se preparar de forma sistemática para as profundas mudanças na indústria automotiva em seu devido momento. Assim como a Volkswagen assumiu a liderança com sua ofensiva elétrica global, está acelerando agora outras áreas de grande importância no futuro: integração do software no veículo e a experiência digital do cliente. 

Na implementação de modelos de negócios baseados em dados, a empresa está procurando atrair novos grupos de clientes e criar fontes de faturamento adicionais. A Volkswagen também tornará a condução autônoma disponível para muitas pessoas antes do final da década. "A mobilidade elétrica foi apenas o começo: a transformação real ainda está por vir. Com nossa estratégia, vamos acelerar rumo ao futuro digital", declarou Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen. "Nos próximos anos, vamos mudar a Volkswagen como nunca antes."

Em 2016, a Volkswagen deu início à sua transformação de longo alcance e à maior ofensiva elétrica da indústria com a estratégia TRANSFORM 2025+. Com a nova estratégia ACCELERATE, a Volkswagen quer agora transformar-se na "marca mais atraente de mobilidade sustentável". A empresa está seguindo três impulsionadores de valores estratégicos para uma transformação acelerada - "valor da marca", "plataformas escaláveis" e "empresa valiosa". Todos eles se fundamentam em medidas específicas e objetivos ambiciosos.

Integração de software se tornará uma competência central da Volkswagen

Os altos volumes da empresa garantirão a necessária escalada do software no Grupo. Assim, a integração do software ao veículo e a experiência digital do cliente passarão a ser competências centrais da Volkswagen. Para isso, a Volkswagen está encabeçando o desenvolvimento do ecossistema digital centrado no cliente, com a Família ID. desbravando o caminho. 

Com essa intenção, a Volkswagen implantou a ágil unidade de projetos ID. Digital, que irá fornecer atualizações de programas "over-the-air" a cada 12 semanas, começando no verão europeu deste ano. Isso irá permitir que o veículo se mantenha atualizado durante todo o seu ciclo de vida e melhore cada vez mais com as novas funções. Uma frota totalmente ligada por rede de mais de 500 mil veículos deverá chegar às ruas e estradas em apenas dois anos, por meio do qual a Volkswagen será capaz de transmitir feedback direto do cliente sobre as novas funções.

Modelo de negócios 2.0: novos clientes e fontes adicionais de faturamento

Ao transformar o veículo num produto baseado em software, a Volkswagen está preparando o cenário para novos modelos de negócios baseados em dados destinados a diminuir as barreiras de entrada para a mobilidade individual, oferecendo ao mesmo tempo aos clientes pacotes de serviços muito atraentes. A Volkswagen almeja assim gerar um faturamento adicional ao longo da vida útil do veículo com serviços de recarga e energia, por meio de funções baseadas em software que os clientes poderão reservar quando necessárias, ou mediante à condução automatizada.

A empresa também vai tornar a estrutura de seu portfólio de veículos muito menos complexa. As futuras gerações de automóveis serão produzidas com um número de versões muito menor. As configurações individuais não serão mais definidas pelo hardware quando o veículo for adquirido. O veículo terá praticamente tudo a bordo e os clientes poderão adicionar as funções desejadas sob demanda a qualquer momento usando o ecossistema digital. Isso reduzirá significativamente a complexidade da produção.

Um plano claro para aumentar a lucratividade

A Volkswagen reservou cerca de 16 bilhões de euros para investimentos nas futuras tendências da mobilidade elétrica, hibridização e digitalização até 2025. Para poder financiar os investimentos futuros, a empresa vai trabalhar sistematicamente para aumentar sua eficiência com a estratégia ACCELERATE. A meta de margem operacional de pelo menos 6% deve ser alcançada até 2023 e garantida no longo prazo.

O foco nesse aspecto será tornar-se mais resiliente ante flutuações do mercado. Para conseguir isso, a Volkswagen está procurando cortar seus custos fixos em 5% antes de 2023, aumentar a produtividade das fábricas em 5% ao ano, otimizar os custos com materiais em 7% e trazer todas as regiões a números lucrativos de longo prazo. Na América do Sul e Estados Unidos, a Volkswagen está se esforçando para chegar ao equilíbrio ainda neste ano fiscal. A empresa agora pode registrar lucro na América do Norte, com uma queda no volume de vendas de cerca de 15% e na América do Sul, com os volumes caindo em até 30%.

Expansão mais rápida da mobilidade elétrica

A Volkswagen planeja acelerar rapidamente a campanha elétrica global mais uma vez: até 2030, a marca aumentará sua participação no mercado para mais de 70% das entregas de carros totalmente elétricos na Europa - o dobro da meta de 35% anteriormente planejada. Nos Estados Unidos e China, a marca está visando uma participação no mercado de veículos elétricos, no mesmo período, de mais de 50%.

Para conseguir isso, a Volkswagen irá lançar pelo menos um novo modelo por ano da plataforma BEV. O ID.4 GTX* com tração nas quatro rodas vai dar início a isso no primeiro semestre de 2021, seguido pelo esportivo ID.5*, no segundo semestre do ano. O ID.6 X / Cross*, um SUV elétrico de sete lugares para o mercado chinês, será lançado no outono. Os planos para um carro elétrico abaixo do ID.3** - com preço de entrada começando em 20 mil euros - foram postergados por dois anos, para 2025.

A Volkswagen otimizará continuamente Plataforma Modular para Propulsão Elétrica (MEB) com melhorias na aceleração, capacidade de carga e alcance. A Volkswagen também usará seus pontos fortes como campeã de plataforma na próxima geração de um kit de ferramentas de acionamento totalmente elétrico de alto desempenho para veículos “flats” - a Plataforma de Sistemas Escaláveis. Isso será implantado em 2026 pela primeira vez no projeto carro-chefe da Volkswagen, Trinity.

A frota com motores a combustão também ganhará mais desenvolvimento, paralelamente à aceleração da campanha elétrica. Todos os modelos base, incluindo o Golf, Tiguan, Passat, Tayron e T-ROC, terão outros sucessores. Ralf Brandstätter: "Continuaremos precisando de motores a combustão por algum tempo, mas eles têm que ser tão eficientes quanto possível. É por isso que a nova geração de nossos principais produtos - que são todos modelos globais - também será equipada com a última geração de tecnologia híbrida plug-in, com uma autonomia elétrica de até 100 quilômetros."

Trinity vai expandir a condução autônoma

Tudo o que a Volkswagen planeja para o futuro, os clientes poderão experimentar num veículo pela primeira vez em 2026. No Trinity, todos os elementos estarão reunidos. O veículo vai estabelecer novos parâmetros em três pontos: tecnologicamente, em termos do modelo de negócios 2.0, e com novos procedimentos de produção na fábrica de Wolfsburg.

O Trinity irá proporcionar condução automatizada de Nível 2+ no lançamento e Nível 4 no futuro. " O Trinity se tornará uma espécie de máquina do tempo para nossos clientes, economizando tempo e estresse. No entanto, essa tecnologia não deve se tornar domínio exclusivo de uma elite seleta, por isso estamos trabalhando nisso para torná-la disponível para muitas pessoas", disse Brandstätter.

A venda de cerca de 6 milhões de unidades por ano dá à empresa a massa crítica necessária para impulsionar a condução autônoma, cujo desenvolvimento é sofisticado, e expandi-la mundialmente Começando com a Trinity em 2026, a Volkswagen assumirá a liderança no Grupo Volkswagen, estabelecendo uma rede neural em toda a sua frota de veículos totalmente interconectada, sobre a qual os veículos trocarão dados continuamente, por exemplo, sobre a situação do tráfego, obstáculos ou acidentes. Isso permitirá que a Volkswagen crie um sistema de autoaprendizagem com milhões de veículos que beneficiará os clientes de todas as marcas do Grupo.

Ralf Brandstätter: "A Volkswagen passará por mudanças profundas. Representaremos não apenas a mobilidade elétrica climaticamente amigável, mas também experiências digitais fascinantes para o cliente, novos modelos de negócios e direção autônoma para muitas pessoas. Construímos uma base sólida para isso nos últimos anos. Agora, com ACCELERATE daremos um novo impulso à digitalização."

* Os veículos não estão à venda.

** ID.3 – consumo combinado de potência em kWh/100 km (NEDC): 17.7 - 14.5, emissões de CO2 em g/km: 0; classe de eficiência: A+

Renault inaugura carregador solar público em Fernando de Noronha



A Renault, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo, inaugura hoje um ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos que já circulam na ilha. A inauguração do ecoposto é mais uma etapa do programa Noronha Carbono Zero, que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos movidos a combustão no arquipélago a partir de 2022, visando reduzir as emissões de gás carbônico (CO2). 

O ecoposto, localizado no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis carros ao mesmo tempo e gera de energia 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha. Essa energia gerada é equivalente a 180 mil quilômetros rodados sem a geração de CO2. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura de 90 m².  Além de carregar os diversos carros elétricos que já rodam na ilha, também gera energia para a população local.



Os primeiros carros 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019. Hoje, 28 carros zero emissão já circulam pelo arquipélago. Seis veículos (3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E.) foram cedidos em 2019 para uso oficial da Administração local e outros 22 Kangoo Z.E. foram comprados por empresários locais para realizar as tarefas do dia a dia.

“A Renault quer trazer modernidade à indústria automobilística, este projeto em Fernando de Noronha, patrimônio do Brasil, faz parte da nossa estratégia de sermos uma empresa de tecnologia, serviços e energia limpa”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe, Twizy e Kangoo Z.E. São cerca de 20 clientes e parceiros nesses projetos, como Porto Seguro, DHL, Mercado Livre, CPFL e Itaipu, entre outros. Ao todo já são mais de 300 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil. 
 


Noronha Carbono Zero
Em janeiro do ano passado, o governador Paulo Câmara sancionou o Decreto-Lei nº 16.810/20, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha. Com a medida, nenhum carro movido a gasolina, álcool e óleo diesel entrará na ilha a partir de 2022. Os veículos que estão em Noronha poderão continuar transitando até 2030, quando o trânsito será definitivamente restrito apenas aos transportes elétricos.

O programa Noronha Carbono Zero contempla ainda outras ações de sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), substâncias que causam o aquecimento global, fazendo da ilha um território neutro na emissão de GEE. Também dentro do programa, foi firmado em 2020 um Termo de Cooperação Técnica entre o governo e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), para o acionamento de dois novos módulos de baterias solares fotovoltaicas, reforçando o sistema de armazenamento na ilha, dobrando a utilização de energia limpa em horários de pico.



“Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do Governo do Estado de reduzir a poluição atmosférica em Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente”, afirma Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

Sobre o Grupo Renault
O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e sua expertise única em eletrificação, o Grupo Renault compreende 5 marcas complementares - Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tendo vendido 2,9 milhões de veículos em 2020. 

Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050.

Sobre a WEG 
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.



Sobre a Polo
 
A Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica é uma empresa especializada na gestão inteligente de energia elétrica. Desenvolve estratégias e soluções tecnológicas para todos os segmentos do mercado, destacando-se pela agilidade na elaboração de projetos e pela implantação completa de soluções personalizadas nos setores comerciais, residenciais, industriais, rurais e em projetos de grande porte.
 
Tendo em mente o lema "para cada projeto uma solução com excelência” e sólidas parcerias desenvolvidas - a Polo é Integrador WEG -, a empresa executa automação, consultoria, laudos técnicos e sistemas fotovoltaicos, estando em um patamar no qual poucas organizações chegam. Seus números são expressivos na área fotovoltaica, como mil painéis solares instalados, 250 projetos executados no Brasil, 2373 MW/h de energia gerada, mais de 675 MW/h em economia gerada para os seus clientes. Isto a capacita para oferecer qualidade criativa, industrial e logística para oferecer sempre a melhor solução.
 
O empreendedorismo da Polo fez com que a empresa se expandisse rapidamente. A empresa é reconhecida no Noroeste Paulista por desenvolver projetos de excepcional qualidade e excelência, tendo unidades em Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas e Umuarama (PR). Em 2021, a ampliação planejada inclui o desenvolvimento de projetos internacionais. As suas ações têm impacto positivo na sustentabilidade do planeta e ajudam a transformar o mundo em um lugar melhor.



 

MINI anuncia pré-venda de versão elétrica no Brasil.



Os MINIs são produtos de desejo, ícones da mobilidade com a personalidade 
daqueles bens que recebem nomes dos seus donos e, por isso, são únicos. A marca sexagenária, que tem seu histórico marcado por esportividade, personalidade e carisma, traz ao Brasil o modelo premium compacto mais desejado do mundo, reforçando seu design consagrado, mantendo um estilo com menor volume exterior, mas trazendo o maior espaço interno do segmento premium em sua categoria: uma opção ideal para os grandes centros urbanos.  

Todas estas características foram pensadas no desenvolvimento do modelo elétrico que não perdeu espaço de pernas ou volume de porta-malas para receber as baterias de alta voltagem.  Sua distribuição de peso foi concebida de forma a garantir a dirigibilidade típica da marca britânica. As células de bateria, sua disposição e até o peso total foram planejados para revolucionar o já conhecido “Go-Kart-Feeling”, que traz sorrisos aos seus motoristas logo no primeiro contato, seja pela rigidez da carroceria ou mesmo pela esportividade, aceleração, equilíbrio, manobrabilidade e baixo centro de gravidade.

Design, exclusividade, tecnologia e esportividade marcam a chegada do novo MINI Cooper SE ao país, o icônico MINI Hatch 3 Portas equipado com powertrain 100% elétrico, que inicia a pré-venda no mercado brasileiro em todos os 22 concessionários da marca.   

“A chegada do MINI elétrico ao mercado brasileiro marca um importante avanço da categoria de carros eletrificados do país e, especialmente, para a nossa marca. Seu design urbano e versátil são a perfeita combinação com o dia a dia nas grandes cidades”, conta Rodrigo Novello, diretor de Vendas e Marketing da MINI no Brasil. “Queremos oferecer ao público a experiência e o prazer de dirigir do Go-Kart-Feeling eletrificado com personalidade, mantendo o carisma, a personalidade e a esportividade da marca”, ressalta Novello. O começo das vendas e a entrega dos modelos estão previstos para junho deste ano.

 Primeiro MINI a funcionar apenas com energia elétrica, o modelo é produzido na lendária fábrica de Oxford, no Reino Unido, a casa da MINI. Com transmissão automática e motor capaz de entregar 184cv de potência e 270 Nm de torque instantâneo, o MINI chega em duas versões inéditas: MINI Cooper S E – Exclusive e MINI Cooper S E – Top, com atributos inéditos e exclusivos para a categoria de elétricos no Brasil. 

O desenvolvimento do MINI Cooper S E trouxe desafios diretos para o time de engenharia do BMW Group. Pensando na mobilidade dos centros urbanos, o novo modelo deveria trazer a autonomia e a performance ideais aos clientes e aos fãs da marca sem alterar o design, a dirigibilidade, o preço e o tamanho (incluindo espaço de pernas e porta-malas) do compacto.

 Tecnicamente, o desenvolvimento resultou em uma bateria de íon-lítio de 32,6 kWh, que permite uma autonomia de até 234 km (ciclo de testes WLTP), e pode ser carregada em uma tomada doméstica com o carregador portátil, com carregadores rápidos como o MINI Wallbox, e com carregadores de rodovias de corrente contínua. 

Na cidade de São Paulo, uma recarga completa realizada na residência do próprio cliente tem custo estimado inferior a R$ 30,00, que pode variar de acordo com a tarifa/bandeira no período da recarga. Os clientes MINI ainda contam com uma rede de recarga gratuita desenvolvida pelo BMW Group de mais de 250 pontos em todo o Brasil.

Todo MINI Cooper S E sai conectado de fábrica com um SIM card virtual sem custo ao cliente por um período mínimo de três anos. Com isso, o cliente pode acessar o MINI Connected, sistema que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas: concierge, chamada de emergência inteligente, MINI Teleservices, notícias em tempo real, previsão do tempo, serviços remotos, preparação para Apple CarPlay, informações de trânsito em tempo real e assistente de autonomia, que avisa a necessidade de incluir paradas para recarregar as baterias no trajeto e localizar os pontos de recarga disponíveis. A versão MINI Cooper S E – Top traz também conectividade com Amazon Alexa, possibilitando maior integração do veículo com casas inteligentes.  

No que diz respeito à tecnologia, o MINI Cooper S E conta ainda com sistema interativo para facilitar a condução do veículo. Entre os destaques da Versão Top está o assistente de direção, sistema de câmera que auxilia o motorista na condução do veículo com diversas funcionalidades, como por exemplo: 1) Sistema de navegação Profissional; 2) Sistema de proteção ao pedestre com frenagem automática; 3) aviso de saída de faixa com vibração do volante; 4) assistente de farol alto com regulagem automática da intensidade dos faróis dependendo do tráfego; 5) alerta de aproximação perigosa sem limite de velocidade e assistente de frenagem automática de 5 até  60 km/h. O sistema também pré-condiciona os freios para uma resposta mais rápida e distâncias de frenagem mais curtas. Além disso, outros itens também complementam a experiência a bordo, tais como câmera de ré e controle de cruzeiro.

Já em segurança, o motorista poderá contar com 06 air bags de série, controle de cruzeiro com ajuste velocidade, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro e sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos. Os Pneus Runflat de série trazem maior segurança contra impactos e contra detalonamento. Este tipo de pneu oferece capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos. 

Até 80 Km/h pode-se rodar com o pneu vazio. A grande vantagem está em manter o pneu no aro de roda mesmo com perda súbita de pressão, mantendo a estabilidade direcional do veículo. Se um pneu comum estourar a 60 km/h ao passar por um determinado obstáculo, por exemplo, é provável que o mesmo só ocorra com o run flat se o automóvel estiver a 100 km/h.  Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto e resistente. Porém, está robustez não interfere na performance e no conforto do pneu.

O teto Multitone, uma das novidades em relação ao design e ao estilo, estará disponível como opcional na versão MINI Cooper S E – Top. Consiste em uma pintura especial feita em três cores; a parte dianteira para a traseira as cores serão: Azul Soul, Azul Pearly Aqua e Preto Jet, uma inovação da marca inglesa e feita exclusivamente na fábrica do BMW Group em Oxford, na Inglaterra. Além disso, o consumidor também poderá escolher os detalhes dos acessórios e demais revestimentos do carro, tanto por dentro quanto por fora.

Confira as versões, os principais equipamentos de série e os preços sugeridos:

MINI Cooper S E – Exclusive: R$ 239.990,00*

  • Painel Digital de 5”;
  • Central MultiMidia com touchscreen de 8,8” com sistema de navegação;
  • Rodas 17" Roulette Spoke 2-tone;
  • Teto solar panorâmico;
  • Sensor e câmera de ré;
  • Ar-condicionado digital dual-zone;
  • Conjunto ótico Full LED;
  • Apple CarPlay; Serviços digitais do MINI Connected gratuitos por um mínimo de três anos; Equipamento portátil para carregamento com tomada no padrão brasileiro.

Mini Cooper S E – Top: R$ 264.990,00*

Todos os equipamentos da Versão Exclusive e mais:

  • Pacote Parking incluindo Assistente de estacionamento + Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
  • Comfort Access;
  • Conjunto ótico Full LED direcionais;
  • Assentos revestidos em couro;
  • Assistente de direção;
  • Sistema de Audio Hi-Fi Harman/Kardon;
  • Head Up Display;
  • Serviço de ConnectedDrive com disponibilidade da função Amazon Alexa e serviço de Concierge gratuito por mínimo de três anos;
  • Sistema de Navegação MINI com RTTI (informação de trânsito em tempo real);
  • Rodas exclusivas aro 17” MINI Electric Power Spoke 2 tons com pneus run-flat.

Exclusividades da pré-venda do MINI Cooper S E:

Período da campanha: março a maio de 2021.

Para os clientes que realizarem a reserva e pagamento de sinal no período da campanha de pré-venda, receberão sem custo adicional o seguinte pacote de benefícios:

  • 3 anos de MINI Service Inclusive (plano de manutenção gratuita MINI);
  • 3 anos de Garantia do veículo (2 anos de Garantia Padrão + 1 Ano através do programa MINI Repair Inclusive);
  • Carregador Rápido MINI WallBox.

E para os clientes que realizarem o financiamento por meio da MINI Serviços Financeiros receberão gratuitamente a instalação do carregador rápido MINI Wallbox no local que desejar.

*Por se tratar de um produto importado, os preços podem sofrer alterações em decorrência da variação cambial.

Somente acelerar rápido em linha reta não é suficiente para a BMW. O totalmente elétrico BMW i4 garante manobras precisas, eficiência fascinante tanto em aceleração quanto em curvas, conforto equilibrado e excelente acabamento.



O equilíbrio entre dinâmica e conforto é um referencial dos modelos BMW Série 3 e Série 4. O BMW i4, primeiro Gran Coupé de 4 portas alimentado exclusivamente por eletricidade, deve muito em breve também ser reconhecido pelo prazer de dirigir.

“Pela primeira vez, desenvolvemos um BMW com DNA esportivo para uma direção totalmente elétrica do zero”, explica o gerente de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho. “O BMW i4 oferece tudo o que a BMW representa - e também é totalmente elétrico”, completa o executivo.

Poucos meses antes de sua estreia mundial, o BMW i4 está atualmente concluindo a fase final de testes dinâmicos. O foco está na integração de todos os componentes de tração e suspensão, garantindo que a entrega de potência espontânea do motor elétrico seja combinada com manuseio precisamente controlável em todas as situações, eficiência fascinante em curvas, tração otimizada em todas as condições climáticas e condições de pista, além do conforto na direção.  O BMW Group aplicou neste modelo seu conhecimento tecnológico nas áreas de tração e suspensão extraídas de décadas de experiência. Isso dá ao novo BMW i4 um caráter premium maduro e contribui para uma experiência de direção única.

Extremamente silencioso: Acelerando o BMW i4

Com uma potência máxima de até 390 kW, o trem de força elétrico do BMW i4 permite manobras de aceleração impressionantes: ele vai da inércia até atingir a marca de 100 km/h em apenas quatro segundos. Ainda mais impressionante do que sua pura capacidade de aceleração, é a resposta que o modelo transmite. 

Um sistema de suspensão com amortecimento específico reduz a transferência de peso da carroceria em situações diversas de aceleração e frenagem, enquanto o controle de tração extremamente rápido e preciso garante transferência de potência para o solo na medida e estabilidade direcional otimizada em qualquer situação, incluindo superfícies com pouca aderência. Estes equipamentos oferecem controle direcional ideal em momentos de aceleração forte, evitando correções de curso e aumentando a confiabilidade no conjunto mecânico.

No entanto, a aceleração fascinante é apenas um aspecto das características de desempenho superior que definem o BMW i4. Outras características distintivas incluem suas reações espontâneas a cada movimento - não apenas do pedal do acelerador, mas também da direção e do pedal do freio. 

Os pré-requisitos para esse alto nível de agilidade e precisão estão ancorados no conceito BMW i4. Isso inclui a longa distância entre eixos, grandes bitolas dianteira e traseira, cambagem específica do modelo, rodas grandes, bem como a alta rigidez da carroceria e o baixo centro de gravidade do veículo e equilíbrio de peso.

Precisão sem esforço: fazendo a curva na linha ideal

Todos esses parâmetros foram levados em consideração detalhadamente na aplicação integrada dos componentes de tração e suspensão, de modo a garantir o estilo esportivo da BMW em todas as situações na estrada. O design e o ajuste dos sistemas de suspensão e amortecimento garantem um contato ideal com a estrada. Ao mesmo tempo, a dirigibilidade silenciosa em combinação com a sofisticada tecnologia de suspensão dá a impressão de um veículo flutuando sem esforço mesmo em velocidades mais altas, sem ser afetado por irregularidades na estrada ou condições de tração difíceis.

“O BMW i4 transmite a sensação de ser leve e ágil, mas ao mesmo tempo sólido e confiável”, afirma o gerente de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho. “Com sua confiabilidade direcional superior e alto nível de estabilidade em curvas, o modelo parece literalmente se prender à estrada. Todos os veículos elétricos são capazes de aceleração rápida em linha reta. Mas isso não é o suficiente para nós da BMW”, completa o executivo.

O BMW i4 também é facilmente controlável - mesmo em situações de direção altamente dinâmicas. Além de seu comportamento direcional e seus freios potentes e controláveis ​​com precisão, a dirigibilidade do modelo é um fator importante. Isso porque ela responde diretamente e com um alto grau de precisão, oferecendo ao motorista um retorno preciso em todos os momentos enquanto permanece totalmente independente das forças motrizes, mesmo durante intensas acelerações ou desacelerações. 

Mudanças de faixa em altas velocidades são dominadas com facilidade, enquanto uma direção tranquila em longas distâncias é garantida pela direção eletro-hidráulica Servotronic progressiva, relacionada à velocidade e pelo fato de que o veículo é amplamente insusceptível a qualquer perturbação causada por obstáculos na estrada.

BMW típico: o equilíbrio único entre estilo esportivo e conforto de condução

A dinâmica de direção distinta do BMW i4 deriva em parte do fato de que suas características de desempenho não são obtidas em detrimento do conforto de direção. O Gran Coupé, movido exclusivamente a eletricidade, é caracterizado pela adequação irrestrita para o uso diário. 

Equipado com um sistema de armazenamento de alta tensão com a mais recente tecnologia de células de bateria que permite um alcance de até 600 quilômetros (WLTP), a tecnologia do chassi do BMW i4 também foi projetada para o conforto de longa distância. 

Baseia-se na tecnologia de amortecedores de alta qualidade, complementada com componentes específicos do modelo e ajustados separadamente. Isso reduz efetivamente vibrações, ruídos e asperezas transmitidas ao motorista e passageiros. O ajuste fino da suspensão e do amortecimento específicos do modelo contribui significativamente para as características de direção harmoniosas do BMW i4.

Ao mesmo tempo que as calibrações finais estão sendo realizadas, os preparativos estão em andamento para o início da produção na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha. Cada etapa de produção está atualmente passando por validação antes que o BMW i4 receba seu selo final de aprovação para a qualidade de entrega característica da BMW.

Confira o vídeo do projeto BMW i4: https://www.youtube.com/watch?v=y1gsiHt5zQM&feature=youtu.be

Link do texto original em inglês: https://www.press.bmwgroup.com/south-africa/article/detail/T0324770EN/%E2%80%9Csimply-accelerating-fast-in-a-straight-line-is-not-enough-for-bmw-%E2%80%9D

sexta-feira, 5 de março de 2021

Mesmo com bom desempenho de caminhões, produção geral de veículos cai 3,5% em fevereiro, pior resultado para o mês desde a crise de 2016




São Paulo, 05 de março de 2021 – Apesar de todos os esforços logísticos feitos 
pelas montadoras, a produção de auto veículos ainda não retomou aos níveis de antes da pandemia. Segundo o levantamento mensal da Associação Nacional dos 
Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), fevereiro teve 197 mil unidades 
produzidas, 3,5% a menos do que no mesmo mês do ano passado e 1,3% abaixo de janeiro. Desde a crise de 2016 não havia um número tão baixo para o mês.

acumulado de 396,7 mil do bimestre é 0,2% maior que o de 2020, mas isso se deve à suspensão das férias coletivas em janeiro deste ano por parte de várias empresas. “Muitas das nossas montadoras trabalharam até durante o Carnaval para tentar  recompor os baixos estoques e compensar alguns atrasos e paradas por falta de insumos, mas ainda há muita dificuldade de retomar o ritmo normal de funcionamento das fábricas”, explicou o presidente Luiz Carlos Moraes. 

Os estoques de auto veículos nas fábricas e nas concessionárias na virada do mês eram de 97,8 mil unidades, suficientes para 18 dias pelo ritmo atual de vendas, um número ainda muito baixo comparado aos níveis pré-pandemia, de 30 a 40 dias de estoque. Pior do que os gargalos de produção foi o arrefecimento da recuperação no mercado doméstico. 



Os licenciamentos de 167,4 mil unidades em fevereiro representaram queda de 16,7% sobre o mesmo mês do ano passado, e de 2,2% sobre janeiro deste ano. O acumulado de 394,5 mil do bimestre significa uma retração de 14,2%. 

Em compensação, as exportações no bimestre estão nos mesmos patamares do ano passado, pouco acima de 58 mil unidades. As boas notícias do mês vêm do setor de caminhões. A produção de 11,8 mil unidades foi 37,9% maior que em janeiro e 29,3% maior que em fevereiro de 2020. Os licenciamentos (7,8 mil) cresceram 3,2% e 21,4%, respectivamente. 

No acumulado do ano, os caminhões registram alta de 24,9% na produção, 11,8% nas vendas e 85,9% nas exportações, na comparação com o primeiro bimestre do ano anterior. Parte dos bons resultados é atribuída à força do agronegócio e à ampliação da rede de entregas em domicílio.

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea

Horizonte nebuloso e adesão ao movimento Unidos Pela Vacina
Para o Presidente da ANFAVEA, o primeiro bimestre não serve de termômetro para o desempenho do ano pois é geralmente o que tem menor ritmo de negócios, mas apresenta alguns elementos que aumentam a preocupação do setor automotivo.

“Temos duas crises se agravando. A sanitária é a que mais preocupa, pois vem ceifando cada vez mais vidas de brasileiros. A crise conjuntural, consequência da primeira, vem desorganizando toda a cadeia global de fornecimento e provocando gargalos e paradas cada vez maiores nas fábricas. A tudo isso se soma a fragilidade estrutural do ambiente de negócios no Brasil, que reduz nossa competitividade em nível internacional, e que não vem sendo devidamente atacada pelas várias esferas do poder público. Tudo isso gera um horizonte absolutamente nebuloso para o planejamento estratégico das empresas, e isso vale para todos os setores da economia”, alerta Luiz Carlos Moraes.

Preocupada com o ritmo lento da vacinação no Brasil e com os reflexos disso na saúde da população e na economia do país, a ANFAVEA aderiu em fevereiro ao movimento apartidário Unidos Pela Vacina, criado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano. 

Com a participação da sociedade civil, entidades, empresas, associações e ONGs, o Unidos Pela Vacina tem como meta ajudar no que for possível para que toda a população seja vacinada até o fim de setembro. As associadas da ANFAVEA estão em contato com várias prefeituras para facilitar apoio logístico de transporte e armazenagem, e também para oferecer as estruturas médicas das fábricas (enfermarias e profissionais de saúde) para campanhas de vacinação.








Fiat estreia no BBB21 e abre as portas de sua fábrica para mostrar o desenvolvimento de seu novo SUV. - Vencedor do programa levará para casa o utilitário esportivo mais esperado do ano. - Plataforma colaborativa vai colher a opinião dos internautas e promover grande interação entre os participantes para falar do novo modelo

 

Presente em praticamente todas as edições do Big Brother Brasil, a Fiat entrou na casa mais vigiada do País este ano uma vez mais em grande estilo. Com ações de conteúdo realizadas em quase duas décadas no programa que viraram lembrança recorrente no imaginário popular, a participação da marca já vinha sendo pedida pelo público e se concretizou na noite dessa terça-feira (2), reforçando sua parceria em mais um BBB, desta vez com o Progetto Fiat 363. De forma ousada e inédita, a marca vai mostrar as etapas do desenvolvimento de um dos lançamentos mais esperados do mercado, que chega no segundo semestre: seu novo SUV.

“O nosso novo SUV é um marco muito importante para a Fiat. E para concretizar a apresentação do modelo nesta etapa, criamos uma plataforma de conteúdo que traz o consumidor para o centro de tudo, que vai nos permitir informar, interagir e instigar o público sobre o nosso próximo lançamento. No BBB, vamos abrir as portas da nossa fábrica em Betim (MG) para mostrar em detalhe as fases de desenvolvimento do projeto. Ninguém fez nada parecido com isso na indústria até o momento”, comenta Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comercias Brasil.



“Abrimos as portas da nossa casa para os participantes e expectadores do BBB. Não vamos apenas mostrar os nossos veículos, mas sim colocar o consumidor no centro do desenvolvimento do nosso modelo: um SUV incrível feito especialmente para o consumidor brasileiro”, comentou Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a região da América Latina.

A interação com os brothers começou na tarde de terça-feira, quando encontraram na parte externa da casa os modelos Toro (versão Ultra), Nova Strada (versão Volcano), Argo (versão Trekking) e Cronos (S-Design) junto a uma caixa enigmática com a inscrição Progetto Fiat 363, despertando curiosidade dos participantes. Logo após, houve uma dinâmica no qual eles tiveram de procurar dentro dos veículos peças com letras para completar a frase “Está chegando o Novo SUV da Fiat”.

Os brothers também souberam ali que o vencedor do programa levará o novo SUV da Fiat para casa. A ação que foi idealizada em conjunto com a agência LeoBurnett Tailor Made, e também contou com cenas colhidas no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), para apresentar parte do processo de desenvolvimento do novo modelo.

Conteúdo transmídia 

As ações e interação com os participantes e fãs do BBB21 não vão parar por aí. A Fiat preparou uma websérie para deixar o público ainda mais próximo da criação e concepção do novo SUV da marca.

De forma inovadora e apostando em conteúdo transmídia, no decorrer de cada ação no BBB será divulgado um episódio com mais detalhes e curiosidades sobre o tema retratado no programa, que poderá ser acessado pelo QR Code divulgado pelo apresentador Tiago Leifert.

Para isso, foi criada uma plataforma exclusiva, que traz conteúdo próprio, além do teaser da websérie que foi transmitido para os confinados. A ideia é promover interação entre os internautas e colher suas opiniões sobre detalhes do novo modelo. O acesso já está disponível em https://suv.fiat.com.br/

Ainda que o Big Brother Brasil seja um parceiro importante e estratégico na divulgação das ações da marca, a Fiat pretende ir muito além do programa para apresentar o novo SUV de sua gama de produtos. Com lançamento marcado para o segundo semestre do ano, a Fiat planeja diversas iniciativas para que o seu utilitário esportivo seja conhecido pelo consumidor brasileiro fã de design, conectividade, segurança e performance.

Liderança digital: Família ID. será lançada com atualizações online. ID.3 e ID.4 podem receber novas funções e atualizações técnicas através de redes móveis

 

Os modelos ID.3 e ID.4 podem receber agora na Europa novas funções e atualizações técnicas em profundidade através de W-LAN ou redes móveis. O veículo do cliente permanecerá sempre na vanguarda do desenvolvimento digital com as chamadas atualizações "Over-the-Air". O software versão ID.2.1, que estabelece os pré-requisitos técnicos para as atualizações "Over-the-Air", é incluído automaticamente em todos os modelos ID. produzidos desde a oitava semana do ano (final de fevereiro).

"A Volkswagen está levando adiante a digitalização de seus produtos e se transformando em uma provedora integral de hardware, software e serviços. A introdução das atualizações Over-the-Air é o próximo e importante passo em nossa transformação numa empresa tecnológica e no desenvolvimento de novos modelos de negócios", diz Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen.

Começando nesse verão europeu, a Volkswagen vai proporcionar aos proprietários de veículos ID. uma atualização a cada três meses. Além de otimizar o desempenho do software, elas também incluem novas funções e opções de personalização.

"Isso vai garantir que todos os modelos ID. entregues estarão sempre no mesmo nível de software que os carros novos durante toda a sua vida útil. As atualizações Over-the-Air também serão normais nos carros no futuro. Com elas, vamos manter todos os modelos ID. entregues no mesmo nível de software dos carros novos pelos anos à frente", afirma Thomas Ulbrich, membro do Conselho da Volkswagen para Desenvolvimento Técnico.

A recém-fundada unidade de projetos ID.Digital vai conduzir o futuro desenvolvimento da família ID. e coordenar a implementação das atualizações Over-the-Air nos modelos ID. A ágil atuação da equipe de projetos estabelecerá novos parâmetros na manutenção de softwares com curtos ciclos de atualização e consideração flexível das exigências dos clientes. Dessa forma, decisões sobre novos serviços digitais e melhorias na interação com o cliente podem acontecer rápida e facilmente.

O novo ID.Software 2.1 já está a bordo, de série, dos veículos produzidos a partir da oitava semana do calendário. Para os clientes que já receberam veículos ID., o novo software e será disponibilizado em seguida. Conforme anunciado, eles terão que fazer uma visita única às suas concessionárias para esse fim. Com o novo software, será possível pela primeira vez no segmento de alto volume atualizar unidades de controle instaladas no veículo, entre outras coisas, sem que o cliente tenha que ir à oficina.

As primeiras atualizações Over-the-Air estão sendo testadas neste momento em mais de 3.000 carros de empresas. Assim, os primeiros clientes poderão se beneficiar em breve de contínuas melhorias no desempenho e novas funções. A Volkswagen está assim estabelecendo um importante marco no futuro desenvolvimento de sua própria arquitetura eletrônica.

O software vem se tornando mais e mais um fator de diferenciação competitiva e, consequentemente, numa decisiva motivação de compra no mercado automotivo no século 21.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da VW apresenta o novo SUV Taos


 

BMW Motorrad oferece taxa zero nos modelos G 310 R, G 310 GS e F 750 GS Sport durante o mês de março. A oferta é válida para os modelos G 310 R, G 310 GS e F 750 GS Sport 0km, com entrada mínima de 50% e saldo em 24 parcelas mensais através do financiamento com a BMW Serviços Financeiros.

 


São Paulo, 4 de março 2021 – A BMW Motorrad Brasil anuncia ofertas especiais para os clientes que pretendem adquirir uma nova motocicleta BMW no mês de março. Por meio do financiamento com a BMW Serviços Financeiros, o cliente conta com taxa 0% para os modelos G 310 R, G 310 GS e F 750 GS Sport com entrada mínima de 50% e saldo em 24 parcelas mensais.

A G 310 R, por exemplo, é possível adquirir com uma entrada de R$ 14.750,00 e 24 parcelas mensais fixas de R$ 651,00. Para a G 310 GS a entrada é de R$ 15.750,00 e 24 parcelas mensais fixas de R$ 693,00, e para conquistar uma F 750 GS Sport o valor da entrada é de R$ 28.750 e 24 parcelas mensais fixas de R$ 1.249,00. Todas com uma taxa especial de 0% ao mês.

Com exceção da G 310 R, G 310 GS e F 750 GS Sport, os demais modelos BMW Motorrad 0km estão com taxa de 0,59% a.m. Para planos com entrada mínima de 40%, saldo em 24 parcelas mensais e parcela final no 24º mês de 30% do valor da motocicleta.

A BMW Serviços Financeiros traz a facilidade de o cliente incluir no financiamento até 25% do valor da motocicleta em acessórios e equipamentos originais BMW para customizar sua nova aquisição como preferir.

Onstar e Veloe anunciam parceria para oferta de adesivo de pagamento automático Clientes de carros conectados Chevrolet terão a facilidade de pagar, de forma prática e rápida, pedágios em rodovias e estacionamentos por todo o país




SÃO CAETANO DO SUL - Os clientes dos carros conectados Chevrolet equipados com o sistema OnStar acabam de ganhar mais um benefício: 14 meses de mensalidade grátis na contratação do adesivo Veloe. O dispositivo permite ao veículo passar por cancelas com pagamento automático de todos os pedágios em rodovias e mais de 400 estacionamentos de rua, shoppings, aeroportos, hospitais e centros comerciais pelo país.

A parceria entre OnStar e Veloe já está ativa e a solicitação do benefício pode ser feita tanto no momento da compra do veículo na concessionária, como por meio de uma landing page no site da Chevrolet. Importante ressaltar que todos os veículos da marca equipados com o sistema OnStar são elegíveis a participar desta ação, sejam eles novos ou usados. Atualmente quase toda linha Chevrolet oferece o sistema OnStar, que soma mais de 215 mil carros conectados ativos no país.



"O cliente OnStar valoriza os serviços conectados que a tecnologia é capaz de proporcionar, desde o chamado automático de resgate em caso de acidente, passando pelo Wi-Fi nativo e pelos diagnósticos mecânicos remotos até a possibilidade de comandar funções do veículo por aplicativo. O adesivo de pagamento automático Veloe é mais uma comodidade e uma segurança para o dia a dia do motorista", destaca Rosana Herbst, diretora de serviços conectados da GM América do Sul.

Após a adesão ao benefício, o adesivo é enviado para o endereço apontado pelo consumidor, que também receberá as devidas instruções para fazer a ativação e a colagem na parte interna do para-brisas do automóvel.

"Durante o período de isenção proporcionado pela parceria o cliente OnStar só paga as passagens em pedágios e estacionamentos que fizer. Viemos para trazer mais uma facilidade a eles, que gostam de estar conectados e ter o controle do seu carro na palma da mão. Com Veloe, o motorista pode fazer a gestão de suas passagens e gastos de forma 100% digital, seja pelo aplicativo ou site", finaliza André Turquetto, diretor geral da Veloe.


Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.139 — 4/3/21

 



QUEM OCUPARÁ O ESPAÇO DA FORD

 


Os modelos da Ford no ano passado, incluídos automóveis e comerciais leves, responderam por cerca de 7% do mercado brasileiro. As projeções indicam que a marca americana com os modelos importados dos EUA (Mustang), México (Bronco Sport e picape Maverick), China (Territory), Uruguai (Transit) e Argentina (Ranger) mantenha entre 1% e 2% de participação, a partir de 2022.

Todas as fabricantes estão se movimentando para conquistar ex-compradores de Ka (hatch e sedã) e EcoSport. Volkswagen tem Gol e Voyage, se o critério fosse apenas de preço (improvável). Nivus é um crossover e o T-Cross, SUV, mais caro. Fiat oferece o Argo (com boa perspectiva) e, no próximo semestre, seu primeiro SUV compacto. Dependendo do preço, seria opção ao EcoSport. Onix Joy (geração anterior) tem chance, enquanto novo Onix e Tracker ficam acima dos três modelos da Ford em preço. Mas o peso da liderança de mercado da GM por cinco anos ajuda.

Até o início do ano passado, a Renault ficaria bem posicionada, mas a marca francesa partiu para a estratégia de menos volume e mais rentabilidade. Essa orientação é mundial. Aqui, em 2020, as vendas diretas foram achatadas e a marca perdeu participação. Esta semana a Renault anunciou que investirá, numa primeira etapa, R$ 1,1 bilhão no País e terá cinco novidades até o primeiro semestre de 2022.

Dois serão elétricos importados: nova geração do Zoe (confirmado) e, tudo indica, o novo Kangoo. Picape Duster Oroch receberá revitalização. Terá também o motor turbo de 1,3 litro (flex) ainda importado e depois nacionalizado. Na Colômbia e na Argentina o turbo (gasolina) está no Duster. No Brasil estrearia no Captur. Furgão grande Master deve ser a terceira novidade.

Hyundai ficará com parte dos compradores do Ka. HB20 até o ano passado foi o adversário mais tenaz dos compactos da Ford na vice-liderança do mercado nacional. Já o Creta, que será atualizado no próximo semestre, está numa faixa de preço superior à do EcoSport.

Cruzando todas as possibilidades: Fiat, Chevrolet, Renault, VW, Hyundai e Jeep, nessa ordem, são as principais marcas que devem dividir o lugar da Ford em curto prazo. Esse movimento não alteraria a liderança da marca americana, mas vai atiçar a briga entre Fiat e VW pelo segundo lugar, enquanto Hyundai deve se manter em quarto, ameaçada por Toyota e Jeep. Isso a partir de 2022, pois 2021 será bem conturbado (ler abaixo). Fiat, menos dependente de peças importadas, lidera este ano pelo alto desempenho da Strada.

SOBE A MÉDIA DIÁRIA DE VENDAS

Fevereiro indicou dificuldades para a indústria aumentar o ritmo de produção e vendas pela escassez de componentes, principalmente de semicondutores (fundamentais na eletrônica de bordo). O problema não afeta todas as fabricantes da mesma forma.

A falta de insumos importados e até dos produzidos aqui mesmo viraram um pesadelo. GM e Honda foram as mais prejudicadas com interrupções das linhas de produção. As paralisações podem durar algumas horas, mas quando atingem dias o prejuízo é certo. Navios enfrentam congestionamentos nos portos. O transporte aéreo emergencial também está prejudicado: menos voos de passageiros significam menos porões disponíveis para cargas urgentes.

Já se detectou um fluxo menor de clientes nas concessionárias. O comprador sabe que o tempo de espera será longo e adia a visita. Ainda assim, a média diária de vendas em fevereiro chegou a 9.700 unidades, volume razoável em razão de todos os problemas. Quando comparado ao primeiro bimestre de 2020 (quando ainda havia pouca influência da pandemia) houve um queda de 18%, mas a trajetória de redução é menor que os 26% registrados em todo o ano passado. Março será um mês ainda difícil em razão de novos períodos de isolamento social e falta de peças. Apenas em abril o crescimento de 2021 poderá ser mais bem estimado.

KICKS SOBE O TOM NO MERCADO

A revitalização de meia geração do SUV compacto da Nissan vai além do sistema de áudio da Bose, que inclui dois alto falantes no encosto de cabeça do motorista, uma novidade entre os modelos nacionais, porém restrito à versão topo de linha. A nova frente, de fato, se destaca, assim como as rodas de 17 pol. e as lanternas traseiras. O interior, além de um sistema multimídia com tela de 8 pol., recebeu para-brisa com isolamento acústico que melhora o conforto a bordo.

O conteúdo para aumentar a segurança também foi ampliado. O Kicks foi pioneiro, neste segmento, ao oferecer a frenagem autônoma de emergência, porém sem detectar pedestres e ciclistas. Contudo, segundo a fabricante, há duas exclusividades no segmento: alerta inteligente de mudança de faixa e controle automático dos faróis baixo e alto (de LED, nas versões com câmbio CVT). O radar, que atua em conjunto com a câmera frontal, agora fica mais protegido atrás do logotipo na grade.

Preços (R$ 90.390 a 116.390) não mudaram como incentivo para as primeiras vendas.

 

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Turismo em Portugal vai recuperar totalmente segundo especialistas internacionais





O setor do turismo em Portugal não vai retomar em pleno este ano, mas o choque será temporário e a atratividade do país irá manter-se no período pós-pandemia. A conclusão é da agência de notação financeira DBRS Morningstar. “Embora esta crise vá ter, inevitavelmente, graves consequências para muitos trabalhadores e empresas, particularmente os mais expostos à atividade, a procura turística em Portugal deverá regressar aos níveis pré-pandemia”, lê-se no estudo realizado pela empresa.

Segundo a DBRS, as características que, antes da crise, tornaram Portugal atrativo para os visitantes a nível global “irão manter-se durante muito tempo” após a pandemia.

“Não houve uma alteração estrutural nas características que antes da crise tornaram o país num destino atrativo para os visitantes globais. As pessoas visitam Portugal por causa dos seus atrativos naturais, bom tempo e boas ligações à Europa. Quando a pandemia estiver controlada, a procura turística no país deverá, eventualmente, recuperar totalmente”, conclui a análise.

A agência recorda que, entre 2010 e 2012, Portugal recebeu em média 14 milhões de não residentes por ano, tendo este número atingido os 27 milhões de pessoas em 2019.

Esta quase duplicação das chegadas de turistas em menos de uma década permitiu que as receitas do setor de alojamento turístico praticamente triplicassem, de forma que, no final da década, o turismo e as indústrias com ele relacionadas respondiam por 17% do Produto Interno Bruto (PIB), 19% do emprego e 20% das exportações totais.

Em 2020, impactado pela pandemia, Portugal registou 10,6 milhões de turistas e, embora o turismo doméstico tenha permitido alguma recuperação nos meses de verão, a falta de visitantes estrangeiros contribuiu significativamente para a contração económica de 7,6% registada nesse ano.

Já este ano, a situação acabaria por agravar-se com a nova vaga da pandemia.

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