O equilíbrio entre dinâmica e conforto é um referencial dos modelos BMW Série 3 e Série 4. O BMW i4, primeiro Gran Coupé de 4 portas alimentado exclusivamente por eletricidade, deve muito em breve também ser reconhecido pelo prazer de dirigir.
“Pela primeira vez, desenvolvemos um BMW com DNA esportivo para uma direção totalmente elétrica do zero”, explica o gerente de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho. “O BMW i4 oferece tudo o que a BMW representa - e também é totalmente elétrico”, completa o executivo.
Poucos meses antes de sua estreia mundial, o BMW i4 está atualmente concluindo a fase final de testes dinâmicos. O foco está na integração de todos os componentes de tração e suspensão, garantindo que a entrega de potência espontânea do motor elétrico seja combinada com manuseio precisamente controlável em todas as situações, eficiência fascinante em curvas, tração otimizada em todas as condições climáticas e condições de pista, além do conforto na direção. O BMW Group aplicou neste modelo seu conhecimento tecnológico nas áreas de tração e suspensão extraídas de décadas de experiência. Isso dá ao novo BMW i4 um caráter premium maduro e contribui para uma experiência de direção única.
Extremamente silencioso: Acelerando o BMW i4
Com uma potência máxima de até 390 kW, o trem de força elétrico do BMW i4 permite manobras de aceleração impressionantes: ele vai da inércia até atingir a marca de 100 km/h em apenas quatro segundos. Ainda mais impressionante do que sua pura capacidade de aceleração, é a resposta que o modelo transmite.
Um sistema de suspensão com amortecimento específico reduz a transferência de peso da carroceria em situações diversas de aceleração e frenagem, enquanto o controle de tração extremamente rápido e preciso garante transferência de potência para o solo na medida e estabilidade direcional otimizada em qualquer situação, incluindo superfícies com pouca aderência. Estes equipamentos oferecem controle direcional ideal em momentos de aceleração forte, evitando correções de curso e aumentando a confiabilidade no conjunto mecânico.
No entanto, a aceleração fascinante é apenas um aspecto das características de desempenho superior que definem o BMW i4. Outras características distintivas incluem suas reações espontâneas a cada movimento - não apenas do pedal do acelerador, mas também da direção e do pedal do freio.
Os pré-requisitos para esse alto nível de agilidade e precisão estão ancorados no conceito BMW i4. Isso inclui a longa distância entre eixos, grandes bitolas dianteira e traseira, cambagem específica do modelo, rodas grandes, bem como a alta rigidez da carroceria e o baixo centro de gravidade do veículo e equilíbrio de peso.
Precisão sem esforço: fazendo a curva na linha ideal
Todos esses parâmetros foram levados em consideração detalhadamente na aplicação integrada dos componentes de tração e suspensão, de modo a garantir o estilo esportivo da BMW em todas as situações na estrada. O design e o ajuste dos sistemas de suspensão e amortecimento garantem um contato ideal com a estrada. Ao mesmo tempo, a dirigibilidade silenciosa em combinação com a sofisticada tecnologia de suspensão dá a impressão de um veículo flutuando sem esforço mesmo em velocidades mais altas, sem ser afetado por irregularidades na estrada ou condições de tração difíceis.
“O BMW i4 transmite a sensação de ser leve e ágil, mas ao mesmo tempo sólido e confiável”, afirma o gerente de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho. “Com sua confiabilidade direcional superior e alto nível de estabilidade em curvas, o modelo parece literalmente se prender à estrada. Todos os veículos elétricos são capazes de aceleração rápida em linha reta. Mas isso não é o suficiente para nós da BMW”, completa o executivo.
O BMW i4 também é facilmente controlável - mesmo em situações de direção altamente dinâmicas. Além de seu comportamento direcional e seus freios potentes e controláveis com precisão, a dirigibilidade do modelo é um fator importante. Isso porque ela responde diretamente e com um alto grau de precisão, oferecendo ao motorista um retorno preciso em todos os momentos enquanto permanece totalmente independente das forças motrizes, mesmo durante intensas acelerações ou desacelerações.
Mudanças de faixa em altas velocidades são dominadas com facilidade, enquanto uma direção tranquila em longas distâncias é garantida pela direção eletro-hidráulica Servotronic progressiva, relacionada à velocidade e pelo fato de que o veículo é amplamente insusceptível a qualquer perturbação causada por obstáculos na estrada.
BMW típico: o equilíbrio único entre estilo esportivo e conforto de condução
A dinâmica de direção distinta do BMW i4 deriva em parte do fato de que suas características de desempenho não são obtidas em detrimento do conforto de direção. O Gran Coupé, movido exclusivamente a eletricidade, é caracterizado pela adequação irrestrita para o uso diário.
Equipado com um sistema de armazenamento de alta tensão com a mais recente tecnologia de células de bateria que permite um alcance de até 600 quilômetros (WLTP), a tecnologia do chassi do BMW i4 também foi projetada para o conforto de longa distância.
Baseia-se na tecnologia de amortecedores de alta qualidade, complementada com componentes específicos do modelo e ajustados separadamente. Isso reduz efetivamente vibrações, ruídos e asperezas transmitidas ao motorista e passageiros. O ajuste fino da suspensão e do amortecimento específicos do modelo contribui significativamente para as características de direção harmoniosas do BMW i4.
Ao mesmo tempo que as calibrações finais estão sendo realizadas, os preparativos estão em andamento para o início da produção na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha. Cada etapa de produção está atualmente passando por validação antes que o BMW i4 receba seu selo final de aprovação para a qualidade de entrega característica da BMW.
Confira o vídeo do projeto BMW i4: https://www.youtube.com/watch?v=y1gsiHt5zQM&feature=youtu.be
Link do texto original em inglês: https://www.press.bmwgroup.com/south-africa/article/detail/T0324770EN/%E2%80%9Csimply-accelerating-fast-in-a-straight-line-is-not-enough-for-bmw-%E2%80%9D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário