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segunda-feira, 5 de julho de 2021

Primeiras unidades do Volkswagen Taos chegam às concessionárias. – Fabricado na Argentina, modelo é referência em design, conforto, tecnologia e segurança


São Bernardo do Campo (SP) – As primeiras unidades do Volkswagen Taos começam a chegar às concessionárias da marca em todo o Brasil. Fabricado no complexo industrial de General Pacheco, na Argentina, o mais novo SUVW da família é referência em design, conforto, tecnologia e segurança na categoria de SUVs médios premium.

O Taos já é um sucesso de vendas. Todas as unidades de pré-venda, por exemplo, esgotaram em sete minutos. Simplesmente surpreendente e espetacular”, destaca Ricardo Casagrande, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil. “A chegada das primeiras unidades à rede nesta semana segue o nosso planejamento, desenhado pelos times de produção, vendas e logística, atendendo aos prazos de entrega aos clientes”, completa o executivo.

Taos é o novo representante da maior ofensiva de SUVs do Brasil, que conta também com Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace. O modelo chega em duas versões, Comfortline e Highline. Ambas são equipadas com motor 250 TSI Total Flex e transmissão automática de seis marchas, que juntos formam um conjunto robusto, confiável e que entrega eficiência e performance acima da média. O modelo também está disponível com a Edição de Lançamento, que traz itens exclusivos de design e tecnologia.


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Volkswagen Taos: um SUV médio premium como você nunca viu!

Com excelente espaço interno e o maior porta-malas da categoria (498 litros), o novo SUVW tem acabamento premium, com materiais que elevam seu nível de requinte e tecnologias de segurança e comodidade encontradas em veículos de categorias superiores. Entre os principais itens estão o AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestre e o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go.

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Volkswagen usa robôs de última geração no desenvolvimento do Taos

E se não bastassem todas essas qualidades, o Volkswagen Taos entrega ainda os menores custos de revisão, manutenção, seguro e cesta de peças em comparação aos seus principais rivais.

Para o cliente interessado em conhecer e fazer um test-drive no mais novo SUV da Volkswagen, basta seguir para uma concessionária da marca e se surpreender.

Produção em série do BMW iX é iniciada na fábrica da marca na Alemanha. Com os mais altos padrões de flexibilidade, todas as variantes da unidade de potência são apresentadas em uma única linha. Fábricas do BMW Group contam com transformação bem-sucedida em direção à e-mobilidade e à transformação digital. Metade do volume da produção da fábrica de Dingolfing, na Alemanha, será de veículos eletrificados em meados da década.

 


São Paulo, dia 05 de julho de 2021 – A produção padrão do BMW iX totalmente elétrico acaba de começar em Dingolfing, na Alemanha. A fábrica, localizada na Baixa Baviera, agora produz veículos com todas as variantes da unidade de potência, ou seja, veículos com motor a combustão, híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos, todos em uma única linha.

O BMW iX está sendo produzido na maior fábrica europeia do BMW Group, em uma linha de montagem com a flexibilidade de construir um mix de modelos BMW Série 5, Série 7 e Série 8. Para lidar com essa flexibilidade e variedade de unidades de potência, a montagem de veículos em Dingolfing foi expandida e reformada. O BMW Group investiu um total de mais de 400 milhões de euros na produção do BMW iX nessa fábrica. Muitas das medidas de remodelação e estruturais necessárias para o BMW iX já estão beneficiando as gerações futuras do BMW Série 7 e Série 5, que sairão da linha de produção em Dingolfing nos próximos anos. Também foram anunciadas variantes totalmente elétricas para ambas as gamas de modelos.

Metade do volume de produção já será de eletrificados em meados da década

Apenas com o BMW iX e outros modelos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle – Veículo Elétrico Híbrido Recarregável) na fábrica de Dingolfing, o BMW Group planeja dobrar a porcentagem de veículos eletrificados produzidos este ano em comparação com 2020. Em meados da década, metade dos veículos produzidos em Dingolfing já serão eletrificados. O novo modelo terá um papel importante nisso. O BMW iX será seguido no outono europeu pelo BMW i4, que será construído em Munique, na Alemanha. No final do próximo ano, todas as fábricas alemãs produzirão pelo menos um veículo totalmente elétrico.

Amplo know-how: produção de veículos e e-Drive no local

A produção do BMW iX em Dingolfing se beneficia de um amplo know-how e experiência nas tecnologias localizadas na fábrica. A interação próxima entre essas diferentes áreas permite um alto nível de atividade interna e linhas curtas de comunicação, além de garantir em geral uma tecnologia ideal de produção. O coração totalmente elétrico do BMW iX, o e-Drive altamente integrado e a bateria de quinta geração, bem como o eixo elétrico completo, são produzidos no local, juntamente com as fábricas de componentes em Dingolfing. A capacidade de produção será sistematicamente ampliada e, a partir de 2022, a fábrica de Dingolfing poderá produzir e-Drive para mais de meio milhão de veículos eletrificados.

O BMW iX como um pioneiro

O BMW iX apresenta uma infinidade de inovações no produto e nos processos de produção da fábrica – especialmente na arquitetura do sistema elétrico do veículo, no software, nos serviços digitais, na conectividade e nas funções automatizadas de condução. Como resultado, o veículo desempenha um papel importante como um pioneiro e está tornando a fábrica de Dingolfing “pronta para e-car e smart-car" como a principal fábrica do BMW Group para a classe de luxo.

O BMW iX também é um importante pioneiro em termos de fabricação, trazendo futuras tecnologias para o sistema de produção, como métodos digitais para treinamento de funcionários, automação de processos logísticos, além da colocação em funcionamento e a validação de sistemas de assistência ao motorista de modo virtual.

Foco especial na sustentabilidade

O tema sustentabilidade está firmemente ancorado em toda a empresa. Um foco em especial está em melhorar nossa pegada de carbono, especialmente na produção de veículos elétricos. Auditores independentes confirmaram que o potencial de emissão de gases do efeito estufa do BMW iX xDrive40 é cerca de 45% menor do que o de um veículo esportivo comparável com motor de combustão interna. O BMW Group adota uma abordagem holística para reduzir as emissões de CO2, minimizando o consumo de recursos que abrangem toda a cadeia de valor, incluindo a produção, bem como a cadeia de suprimentos e a fase de utilização.

O BMW Group já conseguiu reduzir em mais da metade o consumo de recursos por veículo produzido entre 2006 e 2020. As emissões de CO2 foram reduzidas de forma ainda mais significativa, em até 78%. O objetivo é reduzir em mais 80% as emissões de CO2 por veículo produzido até 2030. Por exemplo, o BMW iX é produzido exclusivamente usando energia verde regional e direta de duas usinas hidrelétricas localizadas nos rios Isar e Lech. A fábrica inteira, como todas as instalações do BMW Group, também será neutra em carbono a partir deste ano, por meio do uso de compensações e certificados correspondentes.

Outros aspectos da sustentabilidade variam de instalações com eficiência energética ao planejamento de embalagens, passando por logística de transporte e reciclagem, e até incluindo tópicos como biodiversidade e gestão da água. A fábrica de Dingolfing é, portanto, capaz de atingir uma taxa de reciclagem de mais de 90% e uma taxa de recuperação ainda maior de mais de 99%. Os poços da própria planta atendem a mais de 40% de suas necessidades de água, ajudando assim a conservar as reservas de água potável da região. Desde 2006, o BMW Group já reduziu seu consumo de água em mais de 30% em geral.

O BMW iX como um catalisador da mudança: uma mudança ativa de competência

O BMW iX cria a necessidade de treinamento adicional, além da ampla experiência e conhecimento que já estão disponíveis. O modelo está acelerando a mudança de competência que já está ocorrendo na rede de produção e ajudando a preparar a força de trabalho para as demandas de uma nova era. Desta forma, o desenvolvimento dos funcionários em toda a empresa está sendo direcionado para a transformação digital e a e-mobilidade. Como parte da maior ofensiva de treinamento da história da empresa, 75.000 funcionários estão sendo treinados em futuras áreas de atividade.

Somente em Dingolfing, desde 2012, mais de 4.000 funcionários mudaram para funções com fortes perspectivas de futuro. Um exemplo atual disso é a criação e expansão do Centro de Competência para Produção de E-Drive na unidade, que dobrou seu número de funcionários no ano passado de 600 para 1.200. É provável que esse número ainda aumente para mais de 1.900 até o final do ano.

Citroën registra em junho o seu melhor mês de vendas no Brasil e uma participação recorde na América do Sul • Com 2.566 veículos vendidos em junho, a Citroën chegou a 1,51% de market share no Brasil • No acumulado do ano, a Marca avança 33% em volume de vendas e triplica sua participação de mercado em relação ao seu resultado no primeiro bimestre do ano • O multipremiado SUV C4 Cactus chega a 7.302 unidades vendidas nos seis primeiros meses do ano, um crescimento de 47% • Na América do Sul, a Citroën conquistou sua melhor participação de mercado desde 2018, com 2,05% em junho de 2021




A Citroën realizou no mês de junho o seu melhor resultado de vendas este ano no Brasil, com 2.566 unidades vendidas. Esse volume representou uma participação de mercado de 1,51% no mês, com crescimento tanto nos clientes particulares como nos clientes profissionais.

No acumulado de janeiro a junho desse ano a Citroën cresceu 33% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando 9.160 veículos e uma participação de mercado também superior ao mesmo período do ano passado. Um crescimento acima do registrado pelo mercado brasileiro, que foi de 32%.

Este importante resultado é fruto de uma sólida estratégia de crescimento da Citroën e do engajamento de toda a sua Rede de Concessionários.

A Citroën apresentou uma importante arrancada de vendas nos últimos três meses de 2021 no país. Considerando uma comparação entre os dois trimestres desse ano, as vendas do SUV C4 Cactus cresceram 131%, passando de 2.200 unidades vendidas no primeiro trimestre para 5.100 unidades no segundo trimestre. O veículo utilitário JUMPY é outro destaque da marca, com 78% de crescimento de vendas entre os dois primeiros trimestres do ano. O utilitário emplacou 516 unidades nos três primeiros meses do ano e no segundo trimestre essas vendas saltaram para 921 unidades.

"Vamos seguir com esse grande trabalho junto com a nossa Rede de Concessionários. O comprometimento de todos nesse momento se reflete nos resultados dos últimos meses e, principalmente, de junho, onde alcançamos 1,51% do mercado brasileiro. Se olharmos os números dos dois primeiros trimestres do ano, dobramos as nossas vendas nos últimos três meses em relação aos três meses iniciais do ano, passando de 3.060 emplacamentos no primeiro trimestre para 6.100 emplacamentos no segundo. Esses números nos passam a confiança que estamos na boa direção”, afirmou André Montalvão, Responsável pelas Operações Comerciais Citroën Brasil.

"Esse resultado de junho é muito importante e mostra que o redirecionamento estratégico feito na Citroën está no caminho certo para ampliar sua participação no mercado brasileiro. Temos uma sólida estratégia para esse crescimento, com produtos como a nossa linha de veículos utilitários e o nosso SUV Citroën C4 Cactus, que é produzido no Brasil, recebendo inúmeras premiações da imprensa especializada e dos clientes, o que endossa a força do produto”, comentou Vanessa Castanho, Responsável pela Citroën na América do Sul.

Considerando sua atuação nos mercados brasileiro, argentino e chileno, a Citroën também obteve no mês de junho a sua melhor participação desde janeiro de 2018 na América do Sul, com 2,05%. O SUV C4 Cactus é o grande destaque de vendas da região.

Bolt EV é o elétrico mais vendido de sua categoria no semestre. Empresas que valorizam a sustentabilidade, locadoras especializadas em terceirização de frota e entusiastas da tecnologia são os principais clientes do carro zero emissão da Chevrolet





São Caetano do Sul - O Bolt EV fechou o primeiro semestre como o carro elétrico mais vendido da sua categoria, assim como havia acontecido no ano anterior. Ao todo já existem cerca de 200 unidades do crossover de zero emissão rodando no país.

"Os veículos com algum tipo de propulsão elétrica ainda representam pequena parcela das vendas totais, mas seus emplacamentos praticamente duplicam a cada ano no país. Isto mostra que o potencial é enorme. No caso do Chevrolet Bolt EV, observamos que a procura pelo modelo zero emissão é maior entre empresas. Isto porque cada vez mais companhias estão adotando políticas mais sustentáveis, o que inclui a frota de veículos", diz Marcelo Tezoto, gerente sênior de Vendas Diretas da GM.

Além de empresas engajadas com práticas sustentáveis, o Bolt EV tem chamado a atenção de companhias de energia, instituições governamentais e até locadoras especializadas em terceirização de frota, que estão transformando o carro elétrico em um novo nicho de negócio.

O fato de ser zero emissão e o baixo custo por quilômetro rodado (até quatro vezes inferior ao de um carro tradicional do mesmo porte) são os principais atrativos do modelo 100% elétrico da Chevrolet. Para empresas, o baixo custo de manutenção e a ampla rede de assistência também são diferenciais.

A Chevrolet anunciou recentemente que está triplicando o número de concessionárias habilitadas para comercializar e dar assistência técnica ao Bolt EV, passando de 26 para 79 pontos, o que coloca a marca como a rede de EVs mais capilarizada do país.

Outra parcela importante de consumidores é formada por entusiastas da tecnologia inovadora. Neste caso, destaca-se também entre as principais razões de compra a performance superior do motor elétrico e a elevada autonomia das baterias do Bolt EV.



"Muitos que optam pelo carro elétrico não estão interessados apenas na performance superior do veículo, mas buscam externar que o discurso pela sustentabilidade que representam é autêntico e abrangente. Além disso, o carro zero emissão agrega uma imagem visionária a líderes e formadores de opinião", observa Marina Willisch, vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação da GM América do Sul.

O Bolt EV desenvolve 203 cv com quase 37 kgfm de torque instantâneo. Já a autonomia das baterias de 66 kWh é de 416 km, em média, pelo ciclo EPA.

Outros destaques do modelo 100% elétrico da Chevrolet são os 10 airbags, o sistema de som premium Bose, o sistema de câmeras 360 graus, as duas telas configuráveis no painel que trazem todas informações sobre o consumo de energia e carregamento das baterias, além das funcionalidades do sistema de entretenimento a bordo.








Jeep® lança websérie para esclarecer as principais dúvidas dos clientes sobre o Novo Compass Batizado de Central Jeep, o projeto está disponível nas redes sociais da marca

 

Para deixar os jeepeiros ainda mais apaixonados pelo Novo Compass, a Jeep® lança a websérie Central Jeep. A marca reuniu as principais dúvidas dos internautas sobre o SUV médio mais tecnológico do País e, ao longo dos episódios, especialistas vão responder às demandas mais frequentes sobre o novo modelo. O primeiro vídeo já está disponível nos canais digitais da marca.


“Conteúdo novo é algo que não falta no Novo Compass. A Central Jeep vem para enfatizar ainda mais os atributos do nosso Compass, esclarecendo as principais dúvidas dos jeepeiros. Estamos sempre muito atentos aos nossos clientes e sua relação com o modelo. De alguma forma esta websérie é uma materialização disso”, afirma Malu Antonio, gerente de Marketing e Comunicação da Stellantis para a América do Sul.

No total serão cinco episódios explicativos. Em cada um deles será abordado um tema diferente sobre o veículo. No primeiro vídeo sobre “Motor”, Marcio Tonani, diretor de Engenharia da Stellantis para América do Sul, explica mais detalhes sobre o T270, o propulsor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil.

Os outros quatro episódios terão conteúdos sobre “Design Interno”, “Tecnologia e Conectividade”, “Design Externo” e “Performance” com a participação de especialistas da Jeep. O arquiteto Marcelo Rosenbaum também fará uma análise sobre as nuances de design do veículo.

“Estamos sempre ligados no que o consumidor está pensando, falando e desejando sobre a Jeep. E nada como um conteúdo da Central Jeep Te Conta para mostrar que atendemos às expectativas, ao trazer o novo Compass no detalhe, apresentado por quem tem mais propriedade no assunto: quem fez o carro.", comenta Fabiano Pinel, diretor de criação da Fbiz.


Acompanhe os canais da Jeep:

Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

Youtube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/


Ficha Técnica

Título: Central Jeep

Anunciante: Stellantis

Produto: Jeep Compass 2022

Agência: F.biz

co-CEO: Fernand Alphen e Paulo Loeb

VP de Criação: Icaro de Abreu

Diretores de Criação: Fabiano Pinel

Head de Estratégia Criativa: Livia Lanzoni

Criação: Lucas Meirelles, Bernardo Medina, Fernando Christo e Bruno DiCelio

Conteúdo: Daniele Rodrigues, Carlos Damazo e Giulia Perrone

RTVC Aline Fernandes e Gabriela Cruz

Planejamento: Sara Silva, Thiago Neves, Guilherme Cipolla, João

Roa, Maria Farnettani, Danrley Rosa, Paulo Luciano,

Beatrice Mestre, Renata Mora

CMO: Carolina Buzetto

Parceria (Projeto Especial)

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Demarche, Bruno

Giorgetto, Thaís Fontenelle, Renata Caderno e Guilherme Paiva.

Produtora: Hogarth Worldwide Produção

Gestao de produção: Mônica Silveira

Colorista: Leandro Lamezi

Motion: Wesley Silva

Montagem/Edicao Fabio Bortoletto

Pós Produção: Douglas Terciano

Produtora de Som: A9 Áudio

Atendimento Produtora de Som: Guta Lima

Cliente: Frederico Battaglia, Maria Lúcia Antônio, Paula Salerno, Renato Miele e Lívia Lira

Ram estreita laços com o mundo equestre Parcerias com a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e com o Doda Training Center, entre outras, são algumas das ações para tornar a marca cada vez mais próxima de seu público




Ao longo dos últimos dois anos, a Ram vem se colocando no mercado nacional de veículos premium de forma cada vez mais enfática, com produtos de altíssimo padrão, como a Nova Ram 2500 Laramie e a recém-lançada e até então inédita no país Ram 1500 Rebel, a primeira premium muscle truck do Brasil. O que explica em parte o recorde de vendas obtido no ano passado e o melhor mês da marca em junho, pela segunda vez consecutiva - a Ram 2500 foi o 4º veículo premium mais emplacado no mês passado.

Mas há outro fator preponderante para o sucesso da Ram, a capacidade de estabelecer relações próximas com seu público. “Estamos colocando muita atenção nisso e criando parcerias sólidas, a exemplo da ABQM e do Doda Training Center, entre outras”, diz Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul.



No caso da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha, a relação já vem há alguns anos e está cada vez mais forte. “A ponto de lançarmos a Ram 2500 Rodeo, uma edição limitada pensada especialmente para quem puxa reboques pesados como os de transporte de cavalos”, explica o executivo. A novidade inclusive foi exposta em primeira mão no 30º congresso da entidade, entre o final de maio e o início de junho, em Araçatuba (SP).

Nesta semana, a Ram também está presente em outro evento do extenso calendário de competições da ABQM, as finais do 44º GP ABQM Potro do Futuro & GP ABQM Rei e Rainha da Velocidade, em Sorocaba (SP), que serão realizadas neste sábado (3).



“Essas parcerias não apenas posicionam a marca junto a clientes em potencial como ainda se conectam por meio de pilares fundamentais da Ram, como a força, o luxo e a tecnologia”, complementa Kamei. Além da ABQM, outro grande exemplo disso é o Doda Training Center, em Itatiba (SP). Trata-se do mais novo centro de treinamento e eventos equestres do Brasil, com infraestrutura completa para abrigar até mesmo torneios de nível internacional.

Inclusive neste sábado e domingo (3 e 4), o local será palco para amazonas e cavaleiros disputarem as provas decisivas da 4ª etapa do DTC Tour 2021, um circuito de competições que, no ano passado, teve premiação recorde para torneios individuais, distribuindo R$ 1,627 milhão.



Vale destacar que o DTC é iniciativa de Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, um dos cavaleiros mais importantes na história do hipismo brasileiro, com duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (Atlanta-1996 e Sydney-2000) e um ouro no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999, entre muitas outras conquistas.





sábado, 3 de julho de 2021

Fiat apresenta Cronos 2022 com destaque para a série S-Design reestilizada • Série especial é uma das mais desejadas pelo consumidor e recebeu novos elementos em bronze que conferem maior sofisticação. Veja os preços e assista o vídeo de lançamento



ASSISTA O VÍDEO
https://youtu.be/SAcJVDHiRdo

A linha 2022 do Fiat Cronos evoluiu e chega às concessionárias da marca com uma importante novidade: a série especial S-Design, a mais buscada e desejada pelo consumidor do sedã da marca, passou por uma reestilização visual completa e ficou ainda exclusiva e esportiva. C
onhecida pelo visual com itens de estilo escurecidos, agora o Cronos S-Design privilegiou a sofisticação com a inclusão do bronze aos elementos.



A mudança começa pelo exterior, que na dianteira recebeu detalhe em bronze no logo Fiat e na grade inferior; na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas, o nome do modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.


Internamente, a versão apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console central com detalhes em bronze, e bancos com padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio.



A série S-Design oferece ainda mais exclusividade, requinte e personalidade com as rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro.



No interior, o alto padrão de qualidade da cabine combina o ambiente sofisticado com itens de conforto, a exemplo do ar-condicionado automático digital e do sistema Keyless Entry n’Go (conveniência e comodidade extras ao liberar o uso do telecomando para destravar as portas e ligar a ignição; sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas e na tampa do porta-malas, somados ao botão de ignição instalado no interior da cabine, fazem todo o trabalho ao simples toque dos dedos).



O Cronos S-Design também dispõe de importantes equipamentos, como câmera de ré, retrovisores elétricos, Hill Holder e controles eletrônicos de tração e estabilidade. A série especial pode ser adotada na configuração Drive 1.3 e sai por R$ 4.500,00.



O Fiat Cronos recebe os consumidores também com espaço de sobra, principalmente no porta-malas de 525 litros, o maior da categoria.

Confira os principais itens de série das versões equipadas com motor 1.3 que produz até e seus respectivos preços:



Cronos 1.3 MT – R$ 72.990
A versão de entrada do sedã tem como novidade o Fiat Script jateado no espelho retrovisor externo, que agora dispõe de indicador de seta, e com a etiqueta Fiat Flag nas laterais dos bancos dianteiros. O modelo reúne economia com o motor Firefly 1.3 de quatro cilindros e câmbio manual e vem completo de série. Traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, chave com telecomando, rádio com conexão Bluetooth e USB dianteiro. Além disso, tem monitoramento de pressão dos pneus, vidro dianteiro e travas elétricas, alarme perimétrico, comandos de som no volante e lanternas em LED, entre outros.



Cronos Drive 1.3 MT – R$ 78.590
A versão Drive 1.3 incorpora a extensa lista de itens da configuração de entrada e soma a moderna central multimídia Uconnect™ de sete polegadas (compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth), comandos de áudio no volante, entradas USB dianteira e traseira, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em LED nos faróis.

Com carro emprestado, Bruno Varela é campeão do RN1500. Válida pelo Brasileiro de Cross-Country, competição mostrou força com 55 UTVs inscritos

Gabriel/Mayer cruzam riacho no RN: vitória com carro emprestado
(Daniel Lins/Fotop)

Filho do tricampeão mundial Reinaldo Varela, o piloto Bruno Varela e o navegador Ivo Mayer foram os campeões da 23ª edição do Rally RN1500, prova válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, encerrada neste sábado (03) após 1.065 km de competição no Sertão Nordestino. O detalhe curioso na conquista é que Bruno e Mayer não teriam competido sem o empréstimo de um UTV na última hora, já que o carro da dupla passava por reparos e não ficaria pronto para a competição.

Com média diária de 182,7 km de trechos cronometrados em alta velocidade, a corrida teve início em Campina Grande, na Paraíba, na quarta-feira passada, e terminou na tarde de hoje em São Miguel do Gostoso, um paraíso dos amantes do windsurfe localizado no nordeste do Rio Grande do Norte.

Defendendo a mesma equipe de Bruno/Mayer, a Monster Can-Am, Reinaldo Varela e o navegador Gunnar Dums terminaram a especial deste sábado no segundo lugar. E também com um detalhe curioso: a vitória de hoje foi decidida em favor da dupla Vinícius Castro/Gustavo Bortolanza por apenas alguns milésimos de segundo, mesmo após um percurso de 162,68km. Com o resultado, Reinaldo e Dums terminaram o RN1500 como vice-campeões na classificação geral e campeões na classe OverPro.

Reinaldo/Dums: vice-campeões do RN1500
(Claudiney Sandro/Fotop)


“Super parceiros” – “Eu quero muito agradecer a dois super parceiros nessa vitória: ao Ivo, que já na estreia da nossa parceria foi fundamental para que conseguíssemos vencer. E ao amigo Denísio Casarini, que nos emprestou o carro para que pudéssemos participar. De coração, essa vitória é parte dele também”, destacou o piloto da equipe Monster Can-Am.

“A sinergia com o Ivo aconteceu desde o primeiro dia. Hoje nós até viemos com um pouco de cautela, para não arriscar demais, e terminamos a especial do dia em sétimo – mas campeões da prova como um todo. Foi um dia praticamente todo acelerando nas dunas e nas praias, com areia bem pesada. Estou muito feliz, pois venci o RN1500 já na minha segunda tentativa. Competi no ano passado também, venci duas especiais, mas não deu pra ser campeão em 2020. Hoje é um grande dia na minha carreira”, completou Bruno Varela.

Com larga experiência internacional, Reinaldo Varela destacou a qualidade da prova. “Foi um rally muito completo, cheio de desafios e acho que continua sendo um dos melhores e mais interessantes do Brasil”, disse o tricampeão mundial. “Voltaremos no ano que vem. E dessa vez não vou dar moleza pro Bruno e pro Gabriel”, brincou Reinaldo, provocando os dois filhos que disputaram a prova. Gabriel Varela e o navegador Felipe Bianchini completaram a equipe Monster Can-Am. Mas a dupla enfrentou problemas nos dois últimos dias, que a afastaram da briga pelas primeiras posições.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country será o Rally dos Sertões, que terá início no dia 13 de agosto, em Timbau do Sul (na Praia da Pipa, Rio Grande do Norte), com encerramento no dia 22, em Carneiros (PE). A equipe Monster Can-Am compete com apoio de Norton, Arisun Pneus, Techbond, Motul e Blindarte.

Gabriel e Bianchini: problemas tiraram a dupla da briga pela vitória
(Claudiney Sandro/Fotop)


Confira os 10 primeiros na etapa de hoje após 162,68km:
1) Vinícius Castro/Gustavo Bortolanza, 2h24min07s.
2) Reinaldo Varela/Gunnar Dums, a 0s;
3) Tomas Luza/Robson Schuinka, a 0min04s;
4) Leonardo Beleza/Anival Feijó, a 0min07s;
5) Fabio Ruediger/Humberto Ribeiro, 0min32s;
6) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter; 1min34s;
7) Bruno Varela/Ivo Mayer, 188km em 2min25s;;
8) Gustavo Zanforlin/Marcos Melado, a 2min45s;
9) Gabriel Varela/Felipe Bianchini, a 2min57s;
10) Richard Fliter/André Munhoz, a 3min16s.

Classificação final do RN1500 após 1.065km:
1) Bruno Varela/Ivo Mayer, 10h54min06s;
2) Reinaldo Varela/Gunnar Dums, a 2min52s;
3) Denísio do Nascimento/Idali Bose, a 5min18s;
4) João Valentim/Breno Rezende, a 8min12s;
5) John Monteath/Paulo Medina, a 18min26s;
6) Richard Fliter/André Munhoz, a 22min59s;
7) Fabio Ruediger/Humberto Ribeiro, 23min38s;
8) Gabriel Cestari/Jhonatan Artigo, a 25min40s;
9) Tomas Luza/Robson Schuinka, 26min50s;
10) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter; 27min13s.

Renault, depois de anunciar a instalação de novo motor, agora revela alterações no interior da Captur 2022



A Renault aposta nas importantes alterações em seu modelo Captur 2022 para aumentar as vendas no concorrente mercado dos SUVs. Depois de anunciar a instalação de um novo motor turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm, junto com o câmbio automático CVT XTRONIC® de oito velocidades proporcionando um desempenho totalmente diferente do antigo propulsor usado no modelo. Agora, a montadora francesa anuncia mais uma modificação no interior que ganhou um toque de sofisticação com um toque bi tom combinando a cor marrom Castaneyra.



O novo motor, de acordo com a Renault, foi desenvolvido a partir de resultados obtidos da tecnologia de ponta da Fórmula 1 que garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.



quinta-feira, 1 de julho de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.156 — 1/7/21

 



ANJO DA GUARDA DIGITAL

PARA CICLISTAS E PEDESTRES



 

Usuários vulneráveis no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões, peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de fatalidade são elevados no caso de intercorrência, às vezes mesmo sem colisão direta, pois um ciclista pode se desequilibrar até por deslocamento do ar. Por isso, os códigos de trânsito tanto no Brasil quanto no exterior exigem manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre carros e bicicletas.

O Conselho Europeu de Segurança Viária calcula em 80% os casos de morte quando um acidente ocorre em estradas entre veículos e usuários vulneráveis. Bicicletas que contam com assistência elétrica ao pedalar são rápidas e cansam menos os ciclistas, tornando-se assim populares. Na Alemanha a fabricante de autopeças e pneus Continental se uniu à empresa de telecomunicações Deutsche Telekom para criar um sistema que possa dar maior segurança e evitar acidentes.

A ideia surgiu do alto nível de conectividade possibilitado por smartphones. Na Europa, por exemplo, 85% da população utiliza esse tipo de telefone celular inteligente (estima-se em torno de 70% no Brasil). A solução desenvolvida pelos parceiros foi monitorar as trajetórias dos veículos, dos ciclistas e numa segunda etapa também dos pedestres.

A base para o desenvolvimento reúne o serviço de posicionamento por satélite (GPS), sensores de aceleração, comunicação móvel e computação em nuvem. O carro transmite informações de posição e aceleração por meio de telefonia celular. O ciclista também emite esses parâmetros via smartphone. Executam-se cálculos para prever as trajetórias dos próximos cinco segundos. No caso de colisão iminente, um aviso é enviado tanto ao motorista quanto ao ciclista.

Para garantir que as informações cheguem a ambos os usuários da via ou estrada de forma quase instantânea, sempre se utiliza o computador em nuvem mais próximo da rede móvel do local do possível acidente. Tudo em tempo real e ainda com maior eficiência quando a telefonia 5G (quinta geração) estiver disseminada, embora funcione também no atual padrão 4G.

Os testes de estrada iniciais foram bem-sucedidos. Neblina espessa associada à diminuição de visibilidade poderá representar um perigo a menos na circulação rodoviária. Porém essa tecnologia deverá receber investimentos adicionais para ser útil também em trânsito urbano.

Os dois parceiros desenvolvem esse anjo da guarda digital de ciclistas e pedestres para uso internacional e na vida cotidiana. Financiamento é do Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha. Haverá apresentação dos resultados do projeto no Congresso Mundial de Transportes Inteligentes, em Hamburgo, de 11 a 15 de outubro próximos.

 

ALTA RODA

 

CONFIRMADO que a nova picape intermediária Chevrolet receberá o nome Montana. Suas dimensões serão bem semelhantes às da Toro, até hoje sem nenhum concorrente direto pelo menos até a chegada da Ford Maverick, do México, no segundo semestre. A nova Montana exigirá investimentos, agora iniciados, na fábrica de São Caetano do Sul (SP). GM não divulgou data para o lançamento. Minha previsão é início de produção em janeiro de 2023 e de vendas 30 a 45 dias depois.

FRAUDES nas bombas de abastecimento de combustível, quando donos de postos desonestos adulteram o volume real vendido aos motoristas, começarão a ser eliminadas a partir de 1º de julho do próximo ano. O controle se dará por meio de assinatura digital das medições e o usuário poderá checar a autenticidade por meio de aplicativo no telefone celular. Não haverá, no entanto, substituição imediata das bombas atuais. A mudança será gradual à medida que forem repostas. Espera-se que a pressão dos consumidores acelere o processo.

FORD BRONCO SPORT apresenta bom desempenho em uso fora de estrada graças à tração nas quatro rodas sob demanda (inclui bloqueio para tração 4x4 e diferencial traseiro) e ao mesmo tempo se comporta de forma “civilizada” no dia a dia do asfalto, em ruas e rodovias. Não é excessivamente duro, a suspensão independente nas quatro rodas transmite confiança em curvas, a direção mostra precisão e o motor apresenta respostas vigorosas. Bom espaço interno para cinco passageiros adultos, mas o porta-malas tem volume inferior aos concorrentes até a altura do encosto do banco traseiro.

REVISTA inglesa Autocar, mais antiga do mundo, pois circula desde 1895, elegeu os melhores motores dos últimos 120 anos separados por décadas. Eis a lista: 1900, Mercedes Simplex 60 hp; 1910, Bentley 3 Litre; 1920, Bugatti Type 35; 1930, Duesenberg SJ; 1940, Ferrari 160 Inter; 1950, Chevrolet Corvette (V-8 Small Block); 1960, Porsche 911 (Flat Six); 1970, Lamborghini Countach; 1980, Ferrari F40; 1990, McLaren F1 (BMW V-12); 2000, Lexus LF-A (Yamaha V-10); 2010, Porsche 911 GT3 RS (Flat Six). Só Ferrari e Porsche tiveram duas indicações cada. Com essa autoridade centenária, quem pode discordar?

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COLUNA MECÂNICA ONLINE


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30 | JUNHO | 2021

Tarcisio Dias



O que significa um veículo completo hoje em dia?


Você está à procura do seu próximo veículo quando encontra aquele anúncio: modelo em perfeito estado e completo. O que será que realmente significa um veículo completo nos tempos atuais?

Outro termo habitual é o completo de fábrica, com todos os itens de opcionais. Será que realmente vale a pena? Quais itens que já vêm com o modelo, entre os de série e os opcionais? Quais são os itens obrigatórios?

Temos muitos nomes, peças e acessórios aos quais devemos nos manter atentos que, às vezes, fica difícil decidir na hora de comprar um novo carro ou saber se estamos fazendo a escolha certa. Será que esses itens vão realmente ser úteis em minha condução, para minha segurança?

Antigamente era ar, vidro, trava e direção. O ar condicionado, os vidros elétricos, trava elétrica (alarme) e a direção hidráulica. Os tempos mudaram e a evolução dos veículos é constante, permitindo várias opções que mudam os diferenciais de um veículo completo atualmente.

Claro que o famoso trio de antigamente continua, o ar condicionado é importante, se puder escolha os que possuem controle eletrônico, fica fácil programar a temperatura mais confortável. Os vidros elétricos também, mas observe a abertura e fechamento com apenas um toque, quer por dentro do veículo ou então diretamente através da chave. O fechamento do veículo e acionamento do alarme através do controle da chave é importante e a direção, aposte com assistência elétrica, garante maior facilidade no controle do veículo e melhor eficiência energética, pois ajuda na redução do consumo de combustível.

É sempre importante destacar que a escolha do veículo deve sempre considerar as necessidades do motorista, da sua família, da aplicação do veículo.

A melhor tecnologia é aquela que resulta em mais segurança para todos.

Hoje os freios ABS são obrigatórios, assim como airbags duplo frontal. Dois airbags é o mínimo, mas cuidado também para não comprar um veículo com muitos airbags, pois num simples acidente o custo de reparo pode ficar muito alto. Considere de quatro a seis airbags, entre eles o de cortina.

Que o brasileiro gosta de deixar seu carro equipado e esportivo todos sabemos, mas é importante investir em itens que muitas vezes não vemos, mas garantem a segurança em risco / casos de acidentes.

O controle eletrônico de estabilidade e de tração é outro item essencial atualmente. Não permita que seu próximo carro não possua esse item que já deveria ser obrigatório, mas foi prorrogado para todos os veículos a partir de janeiro de 2024.

Em breve outros itens de segurança serão obrigatórios em 100% da frota de veículos zero-quilômetro. São eles: luzes de rodagem diurna (janeiro de 2024), alerta de não afivelamento de cintos de segurança (2024), luzes repetidoras laterais (2024), luzes de frenagem de emergência (2024) e regulagem de altura dos faróis (2024).

Considere também o ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro.

Na hora de estacionar sensores dianteiros e traseiros ajudam muito, assim como câmera de ré ou ao menos alertas sonoros de proximidade que evitam pequenos danos em manobras.

Com a segurança equilibrada, vamos melhorar nossa condução. Item simples e cada vez mais importante: o monitoramento da pressão dos pneus resulta em mais segurança e menor consumo de combustível, além de manter a vida útil do componente.

Um item que considero importante, mas que ficou caro para o brasileiro é o piloto automático inteligente, ou Adaptive Cruise Control (ACC). Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. Normalmente vem combinado com outros recursos que vão agregar muito mais segurança e conforto na condução, evitando acidentes e garantindo uma viagem mais tranquila.

E a multimídia, será que é importante também? Claro que sim. Cada vez mais o celular que já invadiu nossas vidas é útil junto ao veículo. Como item básico considero a conectividade com smartphones Android e Apple. Muitos modelos ainda utilizam o cabo USB para essa conexão, mas já é possível encontrar alguns com espelhamento sem fio.

Entre as vantagens você terá as funcionalidades principais do seu celular em seu veículo, mas com as mãos livres, sem tocar no celular. Utilizar mapas de navegação, atender e realizar chamadas e até ouvir mensagens que chegam no WhatsApp, por exemplo.

São muitos os itens oferecidos nos veículos atualmente e não é nada fácil dizer quando temos um veículo completo. Tudo vai sempre recair nas necessidades do motorista e uso do veículo.

Primeiro faça uma comparação entre os veículos para identificar aquele que melhor vai corresponder suas necessidades, depois verifique a composição das versões e veja aquela que oferecer a melhor relação entre custo e benefícios.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Volvo anuncia condições especiais em financiamento, consórcio e seguros para seus novos caminhões

 


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A Volvo Financial Services (VFS) terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros para os novos caminhões Volvo FH, FM, FMX e FMX Max. Quem financiar um dos novos veículos ainda este ano terá prazo especial de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem. Por sua vez, o Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes, com uma promoção exclusiva. Além disso, a corretora da VFS desenvolveu um seguro plurianual com diversas coberturas, sob medida. 


Além do prazo estendido de pagamento, que pode chegar aos 72 meses, o Banco Volvo terá juros competitivos para aquisição dos novos caminhões. Trata-se de uma condição válida tanto para linhas do Finame como para modalidade CDC, atendendo as demandas dos mais diferentes segmentos do transporte, de acordo com o perfil cada transportador. “Sabemos da importância do fluxo de caixa, especialmente num momento de crescimento do mercado. Por isso atuamos com muita flexibilidade para atender as necessidades dos clientes”, destaca Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

 

Mas não são apenas os prazos e percentual financiado os grandes diferenciais. Segundo Valter Viapiana, diretor comercial e de marketing da VFS, todos os transportadores que tiverem contrato ativo e pagamento em dia junto ao banco terão uma linha de financiamento pré-aprovada para aquisição dos caminhões da nova geração. Ele destaca ainda que “os clientes que faturarem os caminhões em outubro, por exemplo, só começarão a pagar as parcelas em abril de 2022, facilitando o fluxo de caixa, especialmente no período de final de ano, quando os transportadores têm mais despesas com salários e impostos, além de ser um período em que o faturamento das empresas é naturalmente um pouco menor”, assegura.

 

Consórcio terá grupo exclusivo

 

O Consórcio Volvo vai lançar um grupo exclusivo com 500 participantes e 100 meses de vigência e uma série de diferenciais. Os consorciados pagarão parcela reduzida de 0,65% ao mês até a contemplação. “O cliente paga menos até ser contemplado, ajustando os pagamentos de acordo com a necessidade de fluxo de caixa. E o prazo de até 100 meses é uma facilidade, pois reduz o valor da parcela mensal”, ressalta Viapiana.


 


Seguro inteligente

 

A alta conectividade da nova geração de caminhões permite monitorar em tempo real praticamente todas as ações do veículo, desde o total de vezes que o motorista usa o freio até a localização precisa dos caminhões. Com isso, a Volvo Corretora terá um seguro inteligente, que utiliza toda essa coleção de dados para personalizar o seguro do veículo. “Como podemos determinar o modo de operação do veículo, também podemos customizar e com isso baratear o custo do seguro”, explica Luiz Durek, gerente comercial da Volvo Corretora de Seguros. A queda no custo tem relação também com a redução de acidentes. “São veículos com elevada tecnologia de segurança ativa e passiva. Significa menos sinistros e, como consequência, menor custo do seguro”, exemplifica Durek.

 

A conectividade da nova linha Volvo é só um exemplo de como os transportadores se beneficiarão. “Essa nova geração de caminhões oferece a oportunidade de integrar as soluções da marca como um todo. Nosso cliente não precisa se preocupar em adquirir serviços em partes. Temos a solução completa em um único lugar. E essa solução é agora ainda mais personalizada, customizada, de acordo com aquilo que ele precisa. Os clientes terão certamente uma condição muito especial para o seguro”, finaliza Luiz Durek.




 

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