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sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Time de Design Stellantis South America Equipe conquistou o prêmio máximo com o troféu Better Project. - Case premiado “Tempo de Cuidar”

O Design da Stellantis conquistou a premiação máxima com o troféu Better Project do prêmio nacional “Design for a Better World”, organizado pelo Centro Brasil Design. O case premiado foi “Tempo de Cuidar”, um projeto de co-criação da equipe de designers da empresa com a Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável, localizada próxima ao Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG). Na ocasião, o time de Design desenvolveu juntamente com as cooperadas novas estampas para a coleção de aniversário da cooperativa, que celebrou 15 anos em 2021. A cerimônia de premiação ocorreu de forma on-line nesta terça-feira (30).

O time concorreu na área de atuação Design. Essa foi a primeira vez que a equipe da Stellantis, representada por Peter Fassbender, responsável por Design da Stellantis para a América do Sul, se inscreveu em uma premiação de design associada à sustentabilidade.

“A premiação é o reconhecimento da nossa arte, pelo que de fato podemos fazer por um mundo melhor com as nossas ações. Estamos muito felizes e honrados com o prêmio, que é fruto da dedicação e trabalho de cada profissional da nossa equipe na parceria com as cooperadas da Cooperárvore. “Tempo de Cuidar” simboliza esperança, autocuidado, amor, carinho e acolhimento. E conseguimos traduzir esses significados nas novas estampas”, comenta Peter Fassbender, responsável pelo Design Stellantis para a América do Sul.

A premiação nacional contempla cinco áreas de atuação: Design, Comunicação, Arquitetura & Construção, Cidades e Maker kids. Organizado pelo Centro Brasil Design, o prêmio é destinado a pessoas, negócios, startups e organizações que buscam soluções para transformar o mundo. O reconhecimento valoriza soluções positivas para a sociedade e é realizado de forma pioneira pelo Centro Brasil Design.

A organização buscou iniciativas com essências em design, inovação e soluções com impactos reais na sociedade. Foram consideradas produtos, projetos, serviços e experiências com esses pilares. O corpo de jurados foi composto por profissionais de destaque como Bebel Abreu, Renato Paixão, Darragh Murphy, Fernanda Martins e Leley-Ann Noel.

O Centro Brasil Design é signatário da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU).

Coleção Tempo de Cuidar

 O case premiado, “Tempo de Cuidar”, nomeia a coleção de aniversário de 15 anos da Cooperárvore, que foi co-criada entre os designers da Stellantis e as cooperadas. Os profissionais da companhia se envolveram ao longo de todo o processo produtivo, da pesquisa inicial até as soluções e propostas de novas técnicas e estampas para a iniciativa.

Inspirada em palavras de cura e de conforto, a coleção transmite a mensagem de que é tempo de cuidar de si, cuidar dos outros e levar mais amor para o mundo.

Os conceitos foram inspirados em hábitos de cura e cuidado que queremos manter no nosso dia-a-dia, mesmo depois que a pandemia passar como: a busca por bem-estar e alimentação saudável; o contato com a natureza; admirar e se encantar com as coisas belas.

O resultado da colaboração é uma coleção de estampas com temas leves e cores vivas para alegrar e acalmar os corações.

As estampas da coleção são alegres e coloridas com imagens de plantas, frutas, flores e montanhas e palavras que remetem à esperança. O objetivo da coleção é proporcionar um cuidado às pessoas, principalmente devido ao momento atual vivenciado por todos com a pandemia do Covid-19. Através das palavras de conforto e imagens, as estampas proporcionam mais amor ao mundo.

Cada uma das estampas teve inspiração em um aspecto do “cuidar”, como autocuidado e busca por bem-estar, por meio de contato com a natureza, alimentação saudável, aceitação e admiração a si mesmo.

A coleção de estampas renovou ainda o portfólio de produtos da cooperativa. Fazem parte da coleção dos 15 anos: sousplat, luva térmica, bolsa de praia, porta-vinho, lixocar, sacolas, pipoqueira, sacolas térmicas, almofada de pescoço, mochila esportiva, bolsas, ecobag e necessaires.

Sobre Cooperárvore

 A Cooperávore é uma cooperativa de moda sustentável, por onde já passaram 83 cooperados. Criada em 2006 com o objetivo de proporcionar a inclusão social de mulheres do bairro Jardim Teresópolis (MG), comunidade próxima ao Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o local se tornou um negócio social, gerando trabalho e renda para a comunidade.

Originada da iniciativa social Árvore da Vida, apoiada pela Stellantis, a cooperativa se tornou exemplo de economia circular. Já foram aproveitadas mais de 39 toneladas de materiais reutilizados doados pela Stellantis e seus fornecedores.

Sacolinha de lixo para carros

Os resíduos do setor automotivo são matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos como bolsas, mochilas, necessaires, artigos de casa e brindes personalizados. Já foram comercializados mais de 250 mil produtos em feiras, eventos, para empresas e vendas diretas ao consumidor, com peças inclusive exportadas para o Paraguai, Itália e Alemanha.



Fiat apresenta Nova Fiorino e reforça atributos de funcionalidade, economia e segurança do utilitário líder da categoria

 


- Modelo tem novo design exterior e interior totalmente renovado
- Mais funcional com novos conteúdos e porta-objetos na cabine, a Nova Fiorino também melhorou o consumo de combustível em até 11,8% no motor 1.4 EVO Flex
- Veículo está ainda mais seguro com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sinal de freio de emergência.
- Custa R$ 99.990
Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, a Fiat Fiorino sempre proporcionou uma experiência positiva a centenas de milhares de comerciantes que confiaram no modelo para garantir o sucesso de seus negócios.

Presente na vida dos brasileiros desde 1980, o modelo muda para perpetuar os bons serviços prestados com mais benefícios ao consumidor.A linha 2022 do veículo vem carregada de novidades, começando pelo design. Na dianteira, os novos faróis, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano de um modelo totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim (MG). A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

O interior confortável e funcional ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros — 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas, demonstrando a versatilidade da cabine como característica essencial para o uso profissional, que sempre foi o foco do veículo.

O conforto dos ocupantes é garantido por uma longa lista de equipamentos de série. A Nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade

E como nada é mais importante do que segurança, a Nova Fiorino incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle. E, por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos. Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.

A Nova Fiorino usa o consagrado motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, que deixa o utilitário mais ágil e eficiente na hora de transportar cargas, o propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.

O motorista se beneficia ainda dos novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

Nem mesmo os menores detalhes passaram despercebidos pelo time de Engenharia. As palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.

Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis, com melhora significativa em relação ao conjunto anterior e superando até modelos de passeio da concorrência, pois usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e passageiro de qualquer estatura.

O clima na cabine também será sempre agradável, graças ao ar-condicionado recalibrado, capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.

Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

Essas melhorias complementam os atributos que tornaram o Fiat Fiorino favorito de empresários e frotistas. Isso inclui a robustez de um veículo pensado para o trabalho, a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.

 A Nova Fiorino chega às lojas na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$99.990.

NOVO FIAT FIORINO (MY22) – Ficha técnica

Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 72,0 x 84,0 mm

Cilindrada total: 1.368 cm³

Taxa de compressão: 12,35:1

Potência máxima (ABNT): 84 cv (gasolina) / 86 cv (etanol) a 6.000 rpm

Torque máximo (ABNT): 116 Nm (gasolina) / 120 Nm (etanol) a 4.000 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote

Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Magneti Marelli, multiponto, sequencial

Combustível: Gasolina / Etanol

Transmissão

Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,273

2ª – 2,429

3ª – 1,520

4ª – 1,029

5ª – 0,756

Ré – 4,200

Diferencial – 4,400

Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ESC de série

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A tambor (diâmetro de 228 mm) com regulagem automática

Suspensão dianteira Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Mola helicoidal

Suspensão traseira

Tipo: Eixo rígido tipo ômega

Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Mola parabólica longitudinal

Direção

Tipo: Mecânica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 9,5 m

Rodas

Medida: 5.5 J x 14” em chapa de aço

Pneus: 175/70 R14

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.131 kg

Capacidade de carga: 650 kg

Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas

Comprimento do veículo: 4.407 mm

Largura do veículo: 1.643 mm

Altura do veículo (vazio): 1.899 mm

Distância entre-eixos: 2.716 mm

Bitola dianteira: 1.424 mm

Bitola traseira: 1.420 mm

Altura mínima do solo: 176 mm

Capacidade do compartimento de carga: 3.345 litros

Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 157,8 km/h (gasolina) / 160 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 14,7 s (gasolina) / 13,7 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 11,74 km/l (gasolina) / 8,11 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 12,42 km/l (gasolina) / 8,38 km/l (etanol)



Após cinco meses de queda, emplacamentos de veículos zero km crescem 7,31% em novembro e chegam a quase 13% no acumulado. Esta é a primeira alta de emplacamentos de veículos após cinco meses de quedas seguidas, demonstrando que o setor vai, aos poucos, retomando o ritmo de crescimento esperado. A FENABRAVE calcula que o ano deve fechar com licenciamentos 11,1% maiores do que em 2020.

                              Foto Divulgação Fenabrave

 De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em novembro, cinco dos seis segmentos automotivos registraram altas nos emplacamentos. Apenas Caminhões, segmento que teve elevação de mais de 45% no acumulado do ano, registrou baixa em relação ao mês anterior.

No total, o Setor como um todo somou 296.203 mil unidades, uma alta de 7,31%, em novembro, sobre o mês de outubro de 2021mas queda de 11,40% sobre novembro de 2020.  No acumulado dos 11 meses do ano, o Setor teve crescimento de 12,86%, sobre o mesmo período do ano passado.

“Após cinco meses de quedas seguidas, o Setor reagiu em novembro, e acredito que podemos fechar o ano dentro das nossas projeções de crescimento (11,1% para o ano de 2021). Dados os desafios enfrentados nos últimos meses, como a crise de abastecimento global e alta de juros no País, penso que é um ótimo desempenho, ainda que sobre uma base comparativa mais baixa, de 2020. Valem ser destacados os bons resultados de Ônibus, Motocicletas e Comerciais Leves no mês. Todos cresceram, de forma consistente, em novembro”, analisa Alarico Assumpção Júnior, presidente da FENABRAVE.

Resumo Mensal novembro de 2021 – Tabela Geral e por Segmento










Stellantis faz mostra de seus carros elétricos no Haras Tuiuti (SP): e-208 GT e 500 liberados para test-drive,


A Stellantis está presente em mais um evento de eletrificação com uma ampla gama de veículos destinados ao consumidor até este domingo (5). No Haras Tuiuti, na cidade de Tuiuti, interior de São Paulo, a empresa participa do Electric Experience com quatro veículos elétricos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën.

Peugeot e Citroën

Os recém-lançados furgões elétricos Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy estão pela primeira vez no Brasil em um evento público. Na pista de test-drive, é possível experimentar a condução dos modelos e conhecer as particularidades de cada um.

Já o Peugeot e-208GT é uma das atrações entre os veículos de passeio no evento. O modelo alia esportividade, força, tecnologia e eletrificação para agradar todos os gostos e preferências de condução.

Fiat

Também está disponível para testes o Fiat 500e, o primeiro veículo elétrico das marcas do grupo a chegar ao Brasil, em agosto de 2021. Clássico e charmoso, o modelo traz uma série de tecnologias que transportam o condutor para o futuro. 

Debates para além dos carros elétricos

O Electric Experience teve início nesta terça-feira (30) e acontece até domingo (05) com testes-drives e uma série de conteúdos sobre o universo da eletrificação.

Katia Ribeiro, responsável pelos veículos utilitários da Stellantis, participa no dia 03/12 em painel sobre frotas eletrificadas com a executiva Oscar Sacramento, líder de frotas da DHL, e Tayguara Helou, diretor de desenvolvimento da Braspress. Juntos debaterão sobre o uso das vans e furgões elétricos no segmento de entrega de produtos.

Estratégia de eletrificação



A Stellantis apresentou em julho deste ano sua estratégia de eletrificação global, que prevê a oferta de uma ampla gama de veículos para as marcas icônicas da empresa, além de contar com a experiência interna e o estabelecimento de parcerias e joint ventures para fornecer avançadas tecnologias a preços acessíveis. Globalmente, o grupo já possui 29 modelos eletrificados e a perspectiva é introduzir outros dez veículos até o fim do ano.

Para executar essa estratégia, a Stellantis planeja investir mais de 30 bilhões de euros até 2025 em tecnologias de eletrificação, desenvolvimento de software e direção autônoma.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Honda revela a estreia mundial de tecnologias avançadas de segurança do futuro em direção à realização de sua meta de fatalidades por colisão no tráfego zero até 2050


Para prevenir colisões, é importante aprimorar as habilidades das pessoas, incluindo habilidades mentais, como habilidades de direção, habilidades cognitivas e de tomada de decisão e mostrar compaixão para com os outros.

Tóquio, Japão - Honda Motor Co., Ltd. realizou a estreia mundial de tecnologias de segurança do futuro avançadas que a Honda está desenvolvendo atualmente para a realização de uma sociedade onde todos que compartilham a estrada estarão livres do risco de colisões de tráfego e desfrute da liberdade de mobilidade com total tranquilidade.

A Honda se empenhará para atingir sua meta de atingir “zero fatalidades por colisão no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo até 2050”, utilizando duas tecnologias-chave. Um deles é a primeira * 1 tecnologia de assistência ao motorista inteligente do mundo * 1 equipada com inteligência artificial (IA), que oferece assistência adequada à capacidade e situação de cada indivíduo para reduzir erros e riscos de direção, ajudando o motorista a alcançar uma direção segura e confiável. A outra é a “Tecnologia de Rede Segura e Sadia” que conecta todos os usuários das estradas, tanto pessoas quanto produtos de mobilidade, por meio das telecomunicações, possibilitando prever riscos potenciais e ajudar as pessoas a evitá-los antes que ocorram de fato as colisões.




■ Realização de “zero fatalidades de colisão no trânsito até 2050”

Buscando uma sociedade livre de colisões para todos que compartilham a estrada, representada pelo slogan de segurança global “Segurança para Todos”, a Honda tem buscado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de segurança da perspectiva de hardware e software.

Em busca de uma sociedade livre de colisões, a Honda expandirá a introdução do Honda SENSING 360, um sistema de assistência ao motorista e segurança omnidirecional anunciado recentemente, para todos os modelos a serem colocados à venda em todos os principais mercados até 2030. Além disso, a Honda continuará trabalhando para expandir a aplicação de uma função de detecção de motocicletas e aprimorar ainda mais as funções de seu ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista).

Além disso, a Honda também continuará avançando na expansão da aplicação de tecnologias de segurança para motocicletas e na oferta de tecnologias de educação para a segurança (Honda Safety EdTech) . Por meio dessas iniciativas, a Honda se esforçará para reduzir as fatalidades globais por colisão de tráfego envolvendo motocicletas e automóveis Honda pela metade * 2 até 2030.
Além disso, a Honda se empenhará para cumprir sua ambiciosa meta de "mortalidade por colisão zero em 2050" por meio do estabelecimento de segurança futura tecnologias o mais cedo possível.


■ 1) Segurança adequada a cada indivíduo:

Visando “zero erro humano” na direção com a “Tecnologia Inteligente de Assistência ao Motorista”

A Honda desvendou os fatores por trás dos erros humanos por meio de seu estudo original do cérebro humano baseado em fMRI * 3 e análise de comportamentos de risco.

O sistema pressupõe preditores de erros de direção com base nas informações obtidas por meio de uma câmera de monitoramento do motorista e no padrão das operações de direção.

Esta tecnologia está sendo desenvolvida para permitir que cada motorista mitigue erros de direção e desfrute da mobilidade sem qualquer sensação de ansiedade.
A Honda se esforçará para estabelecer tecnologias subjacentes durante a primeira metade da década de 2020, com aplicação prática durante a segunda metade da década de 2020.

Com o objetivo de desvendar as causas subjacentes de erros de direção que deixam o motorista ansioso, a Honda vem conduzindo pesquisas e desenvolvimento de “tecnologias para entender as pessoas” com um método original que utiliza fMRI * 3.

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Além de tecnologias para entender o comportamento e as condições humanas, que a Honda acumulou até hoje, a “Tecnologia Inteligente de Assistência ao Motorista” hoje revelada, a primeira do mundo , usa sensores e câmeras ADAS para reconhecer riscos potenciais no entorno do veículo, que permite que a IA detecte riscos de direção . Ao mesmo tempo, a IA determinará o comportamento de direção ideal em tempo real e oferecerá assistência adequada ao estado cognitivo e às situações de tráfego de cada motorista.

Com as funções de assistência ao motorista de última geração atualmente em pesquisa e desenvolvimento, a Honda se esforçará para oferecer o novo valor de segurança "livre de erros" e paz de espírito que são adequados ao comportamento de direção e situação de cada motorista individual e mantê-los longe de quaisquer riscos potenciais.

<Três valores que a Honda oferecerá com sua tecnologia de assistência ao motorista de última geração>

1Sem erros de operação de direção (assistência operacional): o
veículo oferece assistência baseada em IA para reduzir o desvio e evitar atrasos nas operações.

2Sem supervisão / sem erros de previsão (assistência cognitiva): o veículo comunica os riscos com as sensações visuais, táteis e auditivas.

➣Tecnologias em fase de P&D: Indicador de risco, controle do cinto de segurança e áudio 3D

3* Sem erros devido a devaneios e direção descuidada (Assistência de atenção): O veículo ajuda a reduzir a fadiga / sonolência do motorista

➣Tecnologias na fase de P&D: Bio feedback / estímulo de vibração através do encosto do banco




Daqui em diante, a Honda avançará ainda mais com a "Tecnologia Inteligente de Assistência ao Motorista" revelada hoje e continuará fazendo progresso no desenvolvimento com o objetivo de estabelecer tecnologias subjacentes durante a primeira metade da década de 2020 , e então lançar aplicações práticas durante a segunda metade da década de 2020 .

Com esta tecnologia, a Honda avançará a assistência ao motorista convencional que ajuda o motorista a evitar riscos enquanto ocorre para a assistência ao motorista com alimentação de AI, que manterá o motorista longe dos riscos e se esforçará para eliminar completamente os erros humanos, que são a causa de mais de 90% das colisões de tráfego * 4 .

■ 2) Coexistência segura de todos os usuários da estrada:

Estabelecimento da “Tecnologia de Rede Segura e Sadia” que conecta todos os usuários da estrada por meio de telecomunicações

O sistema entende / reconhece a situação e o ambiente circundante de cada motorista e usuário da estrada
Por meio da rede de comunicação, as informações sobre os riscos potenciais no ambiente de tráfego serão agregadas no servidor, e os riscos são previstos a partir da reprodução do ambiente de tráfego no espaço virtual.
O sistema obtém as informações de suporte mais adequadas, as comunica a cada usuário da estrada e os incentiva a tomar medidas para evitar o risco potencial antes que ele realmente aconteça.
A Honda vai acelerar a colaboração setorial e público-privada com o objetivo de padronizar a tecnologia na segunda metade da década de 2020.




Para concretizar uma sociedade de mobilidade “livre de colisões” para todos os usuários das estradas, a Honda está se esforçando para concretizar uma “sociedade de segurança cooperativa”, onde a utilização de tecnologias de telecomunicações permitirá que todos que compartilham a estrada estejam conectados e coexistam.

Com a “Tecnologia de Segurança e Som”, informações sobre potenciais riscos no ambiente de tráfego, que são detectados a partir de informações obtidas de câmeras de beira de estrada, câmeras de bordo e smartphones, serão agregadas no servidor para reproduzir aquele ambiente de tráfego no virtual espaço. Nesse espaço virtual, tendo em consideração as condições e características de cada utente da via, o sistema prevê / simula o comportamento dos utentes da via com elevado risco de colisão. Em seguida, o sistema obtém as informações de suporte mais adequadas para ajudar os usuários da estrada a evitar riscos.

Essas informações de suporte serão comunicadas intuitivamente aos motoristas de automóveis, motociclistas e pedestres por meio de "HMI de risco cooperativo (interface homem-máquina)", o que tornará possível para o sistema encorajar os usuários da estrada a tomarem medidas para evitar uma colisão antes que ela aconteça .

Com o objetivo de implementar esta tecnologia no mundo real após 2030, a Honda construirá o sistema e concluirá a verificação de eficácia na primeira metade dos anos 2020 e, em seguida , acelerará a colaboração público-privada em toda a indústria com o objetivo de padronizar a tecnologia na segunda metade de a década de 2020.

■ Comentários de Keiji Ohtsu, Presidente e Diretor Representante da Honda R&D Co., Ltd .:

“Esforçando-se para eliminar completamente os riscos de mobilidade para todos que compartilham a estrada, a Honda oferecerá segurança e tranquilidade para cada usuário da estrada como um novo valor. Aplicando nossas futuras tecnologias de segurança que incorporarão esse novo valor, a Honda trabalhará em direção à realização de "fatalidades por colisão zero no trânsito" envolvendo motocicletas e automóveis Honda globalmente até 2050. Para a realização de uma sociedade livre de colisões, onde todos os usuários das estradas cuidem de cada um outro e a liberdade de mobilidade se torne possível, vamos acelerar ainda mais nossas iniciativas setoriais e público-privadas. ”

* 1Pesquisa interna da Honda

* 2Reduzir as fatalidades por colisão no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda por 10.000 unidades vendidas em 50% até 2030 em comparação com 2020.

* 3A imagem de ressonância magnética funcional, fMRI (um dos métodos para obter imagens de áreas de funcionamento do cérebro com base nas mudanças no fluxo sanguíneo.)

* 4Fonte: “Número de acidentes fatais em acidentes de trânsito por tipo de violação das leis”, White Paper on Traffic Safety in Japan 2017

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.178 — 2/12/21

 


VEÍCULOS AUTÔNOMOS AINDA

DEMORAM A VENCER DESAFIOS

 


Um tema que desperta curiosidade – ou fascínio – para muitos é o de veículos autônomos. No Brasil, também existe este interesse e até exacerbado. Basta ver a repercussão nas redes sociais do episódio de um proprietário de Tesla, em São Paulo, flagrado dirigindo com o banco reclinado e, aparentemente, dormindo. Na realidade ele estava fingindo apenas, para chamar a atenção. Esse tipo de comportamento ocorreu várias vezes nos EUA, logo que as vendas daquele modelo decolaram por lá.

Há uma escala de um a cinco que a americana Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla original) criou para diferentes níveis de autonomia. Tesla e outros modelos de várias marcas estão no Nível 2,5 que exige o motorista tocar no volante em intervalos fixos de tempo. No começo deste ano a Honda conseguiu homologar no Japão o primeiro carro de Nível 3, o Legend. São apenas 100 unidades a US$ 102.000 (R$ 570.000). Neste caso, o motorista ainda precisa monitorar o trânsito e estar pronto a intervir. No Nível 4 não há necessidade de supervisão e no Nível 5 pedais e volantes nem existem mais.

No entanto, ainda prevalece grande desconhecimento sobre veículos autônomos (VA). Isso ficou claro em uma pesquisa da consultoria JD Power publicada agora em 30 de novembro, nos EUA. O estudo foi feito em conjunto com o instituto MIT e uma entidade conhecida como PAVE (Parceiros para Educação sobre Veículos Autônomos, em inglês).

A conclusão apontou que “os consumidores não sabem o que não sabem”. Mais do que simples jogo de palavras, há uma lacuna significativa entre o conhecimento real e o percebido acerca de VA. Prova disso é que 19% dos entrevistados acreditam que veículos totalmente automatizados estão disponíveis para compra hoje. Trata-se de uma crença incorreta, também compartilhada por 16% dos proprietários de Tesla.

A indústria, então, precisa ser o catalisador para educar o público para além dos métodos tradicionais de aprendizagem.

Bryan Reimer, cientista pesquisador do MIT, ressaltou outro aspecto. “Segurança é fundamental ao construir qualquer experiência de direção autônoma. Pequenos contratempos na confiança do público pelo uso indevido de sistemas ou uma falha de desempenho com base em expectativas equivocadas do consumidor podem dificultar as implantações nas próximas décadas.”

Por esses motivos está tão difícil prever quando, de fato, os VA avançarão. Poderão fazer entregas urbanas em rotas segregadas ou transportar passageiros sob condições controladas como acontece nos EUA e China. Tecnologia celular 5G será fundamental, porém cravar uma data é pouco factível.


ALTA RODA


NOVA picape intermediária Chevrolet Montana mantém-se dentro do cronograma esperado. Unidades de pré-série começam a ser montadas no final de 2022, mas início da produção está marcado para janeiro de 2023, segundo minhas fontes. Lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre daquele ano. Ao contrário de rumores recentes, não há previsão de versão 4x4. Tração nas quatro rodas aumentaria a massa do veículo e exigiria um motor bem mais potente que foge dos parâmetros de custos do projeto original.

SITE Automotive Business completou 25 anos e organizou semana passada um dos eventos on line mais concorridos de 2021. Um trabalho de fôlego que em dois dias reuniu 10 superespecialistas (os game changers) nos temas de mobilidade e 60 palestrantes divididos em três trilhas de atuação. Palestras e debates focaram o ambiente de recuperação do setor e as peculiaridades do mercado brasileiro. O País tem como influenciar outros países sem condições econômicas e financeiras para a virada de chave que avança acima da linha do Equador.

HYUNDAI Creta exibe estilo controverso dos faróis e lanternas, mas há qualidades do produto a ressaltar. Interior ficou bem melhor, incluindo quadro digital de 7 pol. e tela multimídia de 10,25 pol. Além do indispensável autohold (freio automático de imobilização), duas câmeras laterais projetam a retrovisão no campo visual central do motorista. Acabamento bem cuidado, espaço interno ampliado e portas malas de 422 litros destacam-se. Motor 1-litro turbo limita o desempenho, mas o 2-litros aspirado resolve.

SUV elétrico BYD Tan, de sete lugares, começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2022. Preço a definir, na faixa de R$ 450 mil/R$ 500 mil. Grande (4,87 m de comprimento; 2,85 m de entre-eixos) e pesado (número não informado) o chinês se destaca pelo nível de equipamento que inclui até câmera de filmagem interna. Tração 4x4 sob demanda (motor dianteiro, 245 cv e traseiro, 272 cv, totalizando 517 cv) permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 s, entre os mais rápidos desse segmento de elétricos.

CUMMINS completou 50 anos de atuação no Brasil com plano de diversificar sua linha de produtos para veículos pesados e geradores de energia elétrica. Além de diesel e gás, pilhas a hidrogênio para motores de caminhões e estacionários completarão o portfólio. A empresa também fornecerá hidrogênio para qualquer veículo.

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