Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Time de Design Stellantis South America Equipe conquistou o prêmio máximo com o troféu Better Project. - Case premiado “Tempo de Cuidar”

O Design da Stellantis conquistou a premiação máxima com o troféu Better Project do prêmio nacional “Design for a Better World”, organizado pelo Centro Brasil Design. O case premiado foi “Tempo de Cuidar”, um projeto de co-criação da equipe de designers da empresa com a Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável, localizada próxima ao Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG). Na ocasião, o time de Design desenvolveu juntamente com as cooperadas novas estampas para a coleção de aniversário da cooperativa, que celebrou 15 anos em 2021. A cerimônia de premiação ocorreu de forma on-line nesta terça-feira (30).

O time concorreu na área de atuação Design. Essa foi a primeira vez que a equipe da Stellantis, representada por Peter Fassbender, responsável por Design da Stellantis para a América do Sul, se inscreveu em uma premiação de design associada à sustentabilidade.

“A premiação é o reconhecimento da nossa arte, pelo que de fato podemos fazer por um mundo melhor com as nossas ações. Estamos muito felizes e honrados com o prêmio, que é fruto da dedicação e trabalho de cada profissional da nossa equipe na parceria com as cooperadas da Cooperárvore. “Tempo de Cuidar” simboliza esperança, autocuidado, amor, carinho e acolhimento. E conseguimos traduzir esses significados nas novas estampas”, comenta Peter Fassbender, responsável pelo Design Stellantis para a América do Sul.

A premiação nacional contempla cinco áreas de atuação: Design, Comunicação, Arquitetura & Construção, Cidades e Maker kids. Organizado pelo Centro Brasil Design, o prêmio é destinado a pessoas, negócios, startups e organizações que buscam soluções para transformar o mundo. O reconhecimento valoriza soluções positivas para a sociedade e é realizado de forma pioneira pelo Centro Brasil Design.

A organização buscou iniciativas com essências em design, inovação e soluções com impactos reais na sociedade. Foram consideradas produtos, projetos, serviços e experiências com esses pilares. O corpo de jurados foi composto por profissionais de destaque como Bebel Abreu, Renato Paixão, Darragh Murphy, Fernanda Martins e Leley-Ann Noel.

O Centro Brasil Design é signatário da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU).

Coleção Tempo de Cuidar

 O case premiado, “Tempo de Cuidar”, nomeia a coleção de aniversário de 15 anos da Cooperárvore, que foi co-criada entre os designers da Stellantis e as cooperadas. Os profissionais da companhia se envolveram ao longo de todo o processo produtivo, da pesquisa inicial até as soluções e propostas de novas técnicas e estampas para a iniciativa.

Inspirada em palavras de cura e de conforto, a coleção transmite a mensagem de que é tempo de cuidar de si, cuidar dos outros e levar mais amor para o mundo.

Os conceitos foram inspirados em hábitos de cura e cuidado que queremos manter no nosso dia-a-dia, mesmo depois que a pandemia passar como: a busca por bem-estar e alimentação saudável; o contato com a natureza; admirar e se encantar com as coisas belas.

O resultado da colaboração é uma coleção de estampas com temas leves e cores vivas para alegrar e acalmar os corações.

As estampas da coleção são alegres e coloridas com imagens de plantas, frutas, flores e montanhas e palavras que remetem à esperança. O objetivo da coleção é proporcionar um cuidado às pessoas, principalmente devido ao momento atual vivenciado por todos com a pandemia do Covid-19. Através das palavras de conforto e imagens, as estampas proporcionam mais amor ao mundo.

Cada uma das estampas teve inspiração em um aspecto do “cuidar”, como autocuidado e busca por bem-estar, por meio de contato com a natureza, alimentação saudável, aceitação e admiração a si mesmo.

A coleção de estampas renovou ainda o portfólio de produtos da cooperativa. Fazem parte da coleção dos 15 anos: sousplat, luva térmica, bolsa de praia, porta-vinho, lixocar, sacolas, pipoqueira, sacolas térmicas, almofada de pescoço, mochila esportiva, bolsas, ecobag e necessaires.

Sobre Cooperárvore

 A Cooperávore é uma cooperativa de moda sustentável, por onde já passaram 83 cooperados. Criada em 2006 com o objetivo de proporcionar a inclusão social de mulheres do bairro Jardim Teresópolis (MG), comunidade próxima ao Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o local se tornou um negócio social, gerando trabalho e renda para a comunidade.

Originada da iniciativa social Árvore da Vida, apoiada pela Stellantis, a cooperativa se tornou exemplo de economia circular. Já foram aproveitadas mais de 39 toneladas de materiais reutilizados doados pela Stellantis e seus fornecedores.

Sacolinha de lixo para carros

Os resíduos do setor automotivo são matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos como bolsas, mochilas, necessaires, artigos de casa e brindes personalizados. Já foram comercializados mais de 250 mil produtos em feiras, eventos, para empresas e vendas diretas ao consumidor, com peças inclusive exportadas para o Paraguai, Itália e Alemanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.