Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Forró vira patrimônio imaterial mas desfigurado


    Foto divulgação


Rosemilton Silva

O forró que vem da palavra “forrobodó” e não de For All como andaram propagando era uma festa tocada por sanfona, zabumba e triângulo e que sempre terminava numa briga, numa confusão, daí o nome que aos poucos foi sendo abreviado para forro.

Nesta semana, o forró foi declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN - como Patrimônio Imaterial e Cultural e até que o reconhecimento veio tarde o que poderia ter sido quando ainda o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, era vivo, conforme vários artistas afirmam, mas vem em boa hora.

O que está sendo estranhado por muito é ter incluído no reconhecimento ritmos que não dizem ao quarteto que forma o forró – xote, xaxado, baião e arrasta pé. O que se estranha é a inclusão do reconhecimento das músicas tocadas por bandas que nasceram a partir da formação de Mastruz Com Leite que se intitulava como banda forrozeira tocando um tipo de música que não contém um único elemento dos 4 ritmos com batida e formação melódica bem distante do que vem a ser o forró.

E ganhou seguidores no Nordeste desconfigurando uma cultura centenária que se projetou a partir dos anos 40 com Luiz Gonzaga e que formou uma legião de fãs e seguidores da melhor estirpe.

Não é de hoje que se tenta desconfigurar a cultura nordestina. Não temos nada contra as outras culturas que até admiramos mas essa região do país vem recebendo ataques de muito tempo e com o beneplácito e até participação de órgãos oficiais de governo como a de tentar dar uma outra cara aos festejos juninos com a entrada de ritmos diferentes dos tradicionais e sem a participação do seu principal formato musical que é o forró.

Sem contar com os “blocos de carnaval” em que foram transformadas as quadrilhas juninas que foram apelidadas de quadrilha estilizada como se a cultura tivesse que evoluir e não ser preservada e tudo isso, como foi dito, com o apoio de órgãos oficiais da dita cultura.

Se já incluíram elementos que tocam e cantam uma música que não tem nada a ver com o forró, como foi feito com a quadrilha junina, talvez a próxima investida se volte para o aboio do nosso vaqueiro que tange o gado com seu canto lindo como fazem os peões de boiadeiros com seus berrantes nas outras regiões do país.

Quem sabe se daqui a pouco não vai aparecer um cantador de viola no meio da feira entoando um repente com outro ritmo e outra melodia. Será que não vai aparecer um Boi de Reis estilizado dançando um ritmo puxado por um DJ. Nosso João Redondo ou mamulengo pode, de repente, aparecer falando uma linguagem diferente da habitual. O Nordeste perdeu o seu último bastião de defesa da sua cultura, Ariano Suassuna, e por isso mesmo estamos à mercê desses ataques sem que baluartes da música, das letras e das artes nos defendam.

Stellantis amplia liderança no Brasil, Argentina e América do Sul e continua a liderar no segmento de automóveis ed comerciais leves

 



A empresa encerrou o mês de novembro com 47.179 veículos emplacados no Brasil (29,2% de participação de marcado), com 7.961 unidades na Argentina (30,3%) e 61.087 na América do Sul (20,6%). Com este resultado, a empresa projetou-se ainda mais à frente da concorrência nestes mercados no acumulado do ano. De janeiro a novembro, acumula mais de 580 mil veículos emplacados no Brasil (32,4% de participação de mercado), 99,4 mil na Argentina (29,3%) e 747 mil na América do Sul (23,2%).

A Stellantis posicionou seis modelos entre os sete mais vendidos no Brasil no acumulado do ano. Os campeões de vendas entre todas as marcas são os Fiat Strada e Argo. Em quarto lugar no ranking nacional aparece o Jeep Renegade e seguem na sequência Fiat Toro, Jeep Compass e Fiat Mobi.


Fiat lidera mercado brasileiro pelo 11° mês consecutivo


A Fiat manteve sua liderança no ranking nacional pelo 11° mês consecutivo, com 19% de participação de mercado e 30.692 unidades em novembro. Com esse resultado, a Fiat segue na liderança do ranking de vendas em 2021, com 22,1% de market share e 395 mil unidades emplacadas, sendo a marca com maior crescimento no mercado (5,7 pontos percentuais).

Entre os veículos mais vendidos do ano, a Fiat se destaca com a Nova Strada em primeiro lugar, superando a marca de 100 mil unidades vendidas. O Argo vem na sequência com mais de 80 mil unidades comercializadas.



Jeep mantém liderança entre os SUVs no mês de novembro

Em novembro, mais uma vez a Jeep manteve a liderança entre os SUVs com 18,5% de participação de mercado. Além disso, no acumulado do ano, seus veículos nacionais estão entre os mais vendidos de suas categorias.

No acumulado do ano, a Jeep manteve a liderança do mercado de SUVs no ano mais uma vez, com mais de 135 mil veículos vendidos em 2021. O Renegade ultrapassou a marca de 450 mil unidades produzidas no Polo Automotivo da Stellantis em Pernambuco desde o início de sua produção em 2015.


Peugeot registra alta de 133,5% como a marca que mais cresce

A Peugeot registrou crescimento de 133,5% na comercialização de veículos de janeiro até novembro desse ano, na comparação a igual período de 2020. Com 26.043 unidades vendidas, a marca emplacou 93% mais carros do que todo o ano passado, e continua a ser a marca que mais cresce no mercado brasileiro em 2021.


Citroën conquista em novembro o melhor resultado dos últimos anos no Brasil

 A Citroën conquistou no mês de novembro de 2021 seu melhor resultado de vendas dos últimos sete anos. A marca comercializou em novembro 2.753 unidades, conquistando 1,7% de participação de mercado neste mês, seu melhor resultado desde 2014.

No acumulado do ano, a Citroën já comercializou 20.262 veículos, um crescimento de 65% quando comparado ao mesmo período do ano passado.


Ram vive melhor ano

Além de estar vivendo o melhor ano de sua história no Brasil, os números da marca Ram também são recordes no mercado sul-americano. No país, a Ram 2500 é o quinto veículo premium mais emplacado em 2021. E somando as vendas da Ram 1500, a marca Ram é a terceira colocada no ranking de veículos acima de R$ 400 mil.
 

Fiat inova mais uma vez com a Nova Strada com câmbio automático. São duas versões com motor 1.3, de 107 cv e 13,7 kgfm de torque e câmbio CVT de sete velocidades. Vídeo no canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube

 


LINK DO VÍDEO NO YOUTUBE: 

Com o histórico de pioneirismo do modelo não só líder de seu segmento, mas do mercado automotivo brasileiro em 2021, a Fiat inova mais uma vez com a Nova Strada, ícone em versatilidade, qualidade, confiança e robustez, ao completar a oferta da linha 2022 da picape com a inédita transmissão automática CVT.

A opção pelo câmbio automático era um desejo dos consumidores da Nova Strada, que foram conquistados por seu design moderno, tecnologia e espaço interno da cabine dupla de quatro portas, assim como da ampla caçamba da picape.

O câmbio automático CVT é associado ao avançado motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência com sete velocidades simuladas.

A transmissão CVT oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo. Quem prefere estar sempre no comando pode optar pelo modo manual, que permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. 

Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais divertida e ágil. Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.

A Nova Strada com câmbio automático é oferecida em duas versões: Volcano, que mantém a opção de transmissão manual, e na inédita topo de gama Ranch.

Nova Strada Ranch: ainda mais exclusiva

A Nova Strada Ranch com câmbio automático possui muitos diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria moderna adota novos skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.

O estilo marcante da versão topo de gama é completado pelos faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), a imponente grade com o Logo Script da marca no centro com a elegante Fiat Flag à direita e o capô vincado, que sugere força e robustez, itens que também caracterizam a Nova Strada Volcano.

O requinte da versão Ranch continua no interior. O painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Nova Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante.

O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos. O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas reforçam o DNA exclusivo da versão.


A picape mais completa do segmento

A Nova Strada com transmissão automática mantém o amplo pacote de equipamentos que conquistou os consumidores desde a chegada de sua segunda geração. O controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) agrega ainda mais segurança e conforto junto do câmbio automático, enquanto o controle de tração avançado E-Locker (TC+) permite ao modelo ir mais longe, fazendo ajustes constantes para garantir o máximo de tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h.

A capacidade e robustez da picape podem ser verificadas por sua altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm), ângulos de entrada acima de 23º e saída de obstáculos além de 28º entre os melhores da categoria, além de contar com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.

Os quatro airbags de série da Nova Strada Automática incluem bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, agregando proteção adicional em diferentes tipos de colisões. São de série também sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor monitoramento da pressão dos pneus.

A extensa lista de equipamentos conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.

A tecnologia também está presente na Nova Strada com câmbio automático. Além do sistema multimídia de 7” - único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos - o modelo passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular, ao mesmo tempo que aproveitam o amplo espaço e o fácil acesso graças às portas traseiras com abertura de 80º. Os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas.

A caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg. Leve, a tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg. Quatro ganchos inferiores e superiores facilitam a fixação dos mais diferentes tipos de carga, e o cliente ainda pode incrementar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.

O custo-benefício sempre foi item de série na Strada e continua na nova versão CVT. O óleo do sistema de câmbio é projetado para ter durabilidade for life, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo. Essa característica única do segmento vai ao encontro da já conhecida robustez e eficiência do motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv e 13,7 kgfm com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

O conjunto dá à Nova Strada Automática CVT um custo de propriedade competitivo, com garantia de três anos e assistência de uma ampla rede com 520 concessionários em território nacional.

A Nova Strada Volcano com câmbio automático tem preço público de R$ 111.990 e a versão topo de gama Ranch por R$ 116.990.



CCJ da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que cria Tax Free no País





A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados finalmente aprovou, nesta quinta-feira (9) o projeto de lei que permite a restituição de parte dos valores de impostos pagos pelos turistas nas compras realizadas nas lojas do País. O Tax Free é adotado em diversos países da Europa, nos Estados Unidos, em países da América do Sul para incentivar o turismo e a economia locais. O Brasil, ao contrário de seus vizinhos fronteiriços é o único em que não há Tax Free e onde também o turismo não é tratado pelo governo como uma atividade verdadeira econômica: recursos orçamentários ridículos, por exemplo.

O projeto de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) apresentado em 2017 passsou pelas comissões da Câmara e será agora enviada ao Plenário e se aprovada, que é o que tudo indica será encaminhada para sansão do presidente da República.

Turistas brasileiros voltam a casa com o reembolso do que gastaram em impostos

O parlamentar considera que "o turista ao ter um produto mais barato é estimulado a comprar mais, logo o tax free é um indutor de mais compras, o que anima a economia local. Além disso, ao ter de volta o dinheiro da restituição, na maioria das vezes, o próprio turista o utiliza em novas compras, nem que seja no embarque”.

“É preciso compreender que a maioria dos países adota esse tipo de programa em suas políticas de incentivo ao turismo. Se a China, União Europeia, alguns estados Norte Americanos, Argentina e Uruguai adotam essa medida, por que o Brasil fecha os olhos? O Brasil está perdendo tempo”, acrescentou





BMW Group firma un acuerdo directo con los proveedores de microprocesadores para asegurar los suministros. • Acuerdo trilateral con el fabricante de microprocesadores de alta tecnología INOVA Semiconductors y la fundidora de semiconductores GlobalFoundries. • Se asegurarán varios millones de semiconductores por año. • Primeras entregas para el BMW iX. • Wendt: “Asegurando nuestro suministro de semiconductores a largo plazo.”

 



Múnich - BMW Group está explorando nuevas formas de trabajar con los proveedores y, en el caso de componentes estratégicamente importantes, participando más de cerca en la red de proveedores. Para asegurar los suministros de semiconductores a largo plazo, la compañía ha concluido un acuerdo de garantía de suministro directo con el desarrollador de microprocesadores de alta tecnología INOVA Semiconductors y GlobalFoundries, un fabricante de semiconductores ricos en funciones. El acuerdo garantiza a BMW Group el suministro de varios millones de microprocesadores al año. Los microprocesadores se utilizarán en la tecnología LED inteligente ISELED co-desarrollada por BMW Group, que se implementará por primera vez en el BMW iX y se implementará en otros modelos.

“Estamos profundizando nuestra asociación con proveedores en puntos clave de la red de proveedores y sincronizando nuestra planificación de capacidad directamente con los fabricantes y desarrolladores de semiconductores. Esto mejora la confiabilidad y transparencia de la planificación en torno a los volúmenes necesarios para todos los involucrados y asegura nuestras necesidades a largo plazo”, comenta el Dr. Andreas Wendt, miembro del Consejo de Administración de BMW AG responsable de Compras y la Red de Proveedores. "Este acuerdo pionero marca el siguiente paso lógico para asegurar nuestros suministros de una manera aún más equilibrada y proactiva en el futuro".

Este acuerdo es un ejemplo del compromiso de construir un enfoque de asociación de la cadena de suministro más resistente para recuperar el equilibrio entre la oferta y la demanda de microprocesadores en la industria automotriz, así como los esfuerzos para acelerar aún más la innovación tecnológica.

“Este acuerdo directo con un OEM ciertamente marca un nuevo territorio para nosotros como fabricante de semiconductores”, comenta Robert Kraus, CEO de INOVA Semiconductors. “Pero creemos firmemente que este enfoque innovador de asociación a lo largo de la cadena de producción nos ayudará a lograr nuestros objetivos: de esta manera, podemos asegurar suministros para nuestros clientes finales y asegurar una alta confiabilidad en la planificación a lo largo de los ciclos largos de producción de microprocesadores. Es un verdadero ganar-ganar."

“GlobalFoundries se compromete a construir relaciones más sólidas con la industria automotriz para ofrecer innovación y abordar la creciente demanda de microprocesdores ricos en funciones”, comenta Mike Hogan, vicepresidente senior y gerente general de Automotriz, Industrial y Multimercado de GlobalFoundries. “Este acuerdo de garantía de suministro con BMW Group e INOVA demuestra cómo las empresas se están asociando para desarrollar tecnología LED inteligente innovadora para el nuevo BMW iX y para desarrollar nuevas tecnologías para el automóvil del mañana”.

Varios miles de semiconductores por vehículo.

Dependiendo de las opciones de equipamiento, cada vehículo contiene varios miles de semiconductores que son esenciales para todos los dispositivos electrónicos. Sirven para varias funciones realizando tareas aritméticas y de control en computadoras, almacenando datos o incluso manejando múltiples tareas al mismo tiempo. Es probable que la proporción de componentes electrónicos en los vehículos aumente aún más en el futuro.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

BMW iX conquista cinco estrelas e gabarita com a melhor nota possível no teste de segurança do Euro NCAP. Confirmado para o Brasil, modelo obteve conceito máximo na proteção de adultos e crianças. Assistentes avançados de direção ajudam a prevenir acidentes com bicicletas e pedestres, tecnologias que ajudaram na ótima avaliação.




São Paulo, dia 9 de dezembro de 2021 – Com sua propulsão puramente elétrica e uma extensa gama de recursos digitais, o BMW iX representa uma nova era de mobilidade premium. Somado a isso, ele opera no mais alto nível de segurança, segundo o Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), – o instituto de proteção ao consumidor especializado em segurança automotiva. Foram cinco estrelas de proteção para ocupantes adultos e crianças, nota máxima em todos os testes de impacto realizados. 

O novo top de linha da BMW impressionou tanto pela proteção avançada de seus ocupantes quanto pelo seu sistema avançado de assistência ao motorista, tecnologias capazes de evitar acidentes com pedestres, ciclistas ou veículos ao frear automaticamente até em curvas e esquinas, vigiar a manutenção de faixa e outras situações. 

Somado a tudo isso, também se destaca o capô capaz de levantar-se para absorver parte do impacto em caso de atropelamento. Quanto aos impactos, a estrutura do carro usa materiais como alumínio e plástico reforçado por fibra de carbono para manter a cabine íntegra, envolvendo os passageiros em uma gaiola de proteção. O BMW iX está confirmado para o mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022.

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.178 — 09/12/21

 




VEÍCULOS AUTÔNOMOS AINDA

DEMORAM A VENCER DESAFIOS 

Um tema que desperta curiosidade – ou fascínio – para muitos é o de veículos autônomos. No Brasil, também existe este interesse e até exacerbado. Basta ver a repercussão nas redes sociais do episódio de um proprietário de Tesla, em São Paulo, flagrado dirigindo com o banco reclinado e, aparentemente, dormindo. Na realidade ele estava fingindo apenas, para chamar a atenção. Esse tipo de comportamento ocorreu várias vezes nos EUA, logo que as vendas daquele modelo decolaram por lá.

Há uma escala de um a cinco que a americana Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE, na sigla original) criou para diferentes níveis de autonomia. Tesla e outros modelos de várias marcas estão no Nível 2,5 que exige o motorista tocar no volante em intervalos fixos de tempo. No começo deste ano a Honda conseguiu homologar no Japão o primeiro carro de Nível 3, o Legend. São apenas 100 unidades a US$ 102.000 (R$ 570.000). Neste caso, o motorista ainda precisa monitorar o trânsito e estar pronto a intervir. No Nível 4 não há necessidade de supervisão e no Nível 5 pedais e volantes nem existem mais.

No entanto, ainda prevalece grande desconhecimento sobre veículos autônomos (VA). Isso ficou claro em uma pesquisa da consultoria JD Power publicada agora em 30 de novembro, nos EUA. O estudo foi feito em conjunto com o instituto MIT e uma entidade conhecida como PAVE (Parceiros para Educação sobre Veículos Autônomos, em inglês).

A conclusão apontou que “os consumidores não sabem o que não sabem”. Mais do que simples jogo de palavras, há uma lacuna significativa entre o conhecimento real e o percebido acerca de VA. Prova disso é que 19% dos entrevistados acreditam que veículos totalmente automatizados estão disponíveis para compra hoje. Trata-se de uma crença incorreta, também compartilhada por 16% dos proprietários de Tesla.

A indústria, então, precisa ser o catalisador para educar o público para além dos métodos tradicionais de aprendizagem.

Bryan Reimer, cientista pesquisador do MIT, ressaltou outro aspecto. “Segurança é fundamental ao construir qualquer experiência de direção autônoma. Pequenos contratempos na confiança do público pelo uso indevido de sistemas ou uma falha de desempenho com base em expectativas equivocadas do consumidor podem dificultar as implantações nas próximas décadas.”

Por esses motivos está tão difícil prever quando, de fato, os VA avançarão. Poderão fazer entregas urbanas em rotas segregadas ou transportar passageiros sob condições controladas como acontece nos EUA e China. Tecnologia celular 5G será fundamental, porém cravar uma data é pouco factível.

 

ALTA RODA

 

NOVA picape intermediária Chevrolet Montana mantém-se dentro do cronograma esperado. Unidades de pré-série começam a ser montadas no final de 2022, mas início da produção está marcado para janeiro de 2023, segundo minhas fontes. Lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre daquele ano. Ao contrário de rumores recentes, não há previsão de versão 4x4. Tração nas quatro rodas aumentaria a massa do veículo e exigiria um motor bem mais potente que foge dos parâmetros de custos do projeto original.

SITE Automotive Business completou 25 anos e organizou semana passada um dos eventos on line mais concorridos de 2021. Um trabalho de fôlego que em dois dias reuniu 10 superespecialistas (os game changers) nos temas de mobilidade e 60 palestrantes divididos em três trilhas de atuação. Palestras e debates focaram o ambiente de recuperação do setor e as peculiaridades do mercado brasileiro. O País tem como influenciar outros países sem condições econômicas e financeiras para a virada de chave que avança acima da linha do Equador.

HYUNDAI Creta exibe estilo controverso dos faróis e lanternas, mas há qualidades do produto a ressaltar. Interior ficou bem melhor, incluindo quadro digital de 7 pol. e tela multimídia de 10,25 pol. Além do indispensável autohold (freio automático de imobilização), duas câmeras laterais projetam a retrovisão no campo visual central do motorista. Acabamento bem cuidado, espaço interno ampliado e portas malas de 422 litros destacam-se. Motor 1-litro turbo limita o desempenho, mas o 2-litros aspirado resolve.

SUV elétrico BYD Tan, de sete lugares, começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2022. Preço a definir, na faixa de R$ 450 mil/R$ 500 mil. Grande (4,87 m de comprimento; 2,85 m de entre-eixos) e pesado (número não informado) o chinês se destaca pelo nível de equipamento que inclui até câmera de filmagem interna. Tração 4x4 sob demanda (motor dianteiro, 245 cv e traseiro, 272 cv, totalizando 517 cv) permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 s, entre os mais rápidos desse segmento de elétricos.

CUMMINS completou 50 anos de atuação no Brasil com plano de diversificar sua linha de produtos para veículos pesados e geradores de energia elétrica. Além de diesel e gás, pilhas a hidrogênio para motores de caminhões e estacionários completarão o portfólio. A empresa também fornecerá hidrogênio para qualquer veículo.

___________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br




 

Jeep® mantém liderança entre os SUVs no mês de novembro

 


Em novembro, mais uma vez a Jeep® manteve a liderança entre os SUVs com 18,5% de participação de mercado. Além disso, no acumulado do ano, seus veículos nacionais estão entre os mais vendidos de suas categorias. Para completar, o recém-lançado Commander foi eleito o Carro Premium do Ano da Autoesporte, o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira.

“Os resultados alcançados em novembro nos levam a um desempenho de marca de destaque tanto no mês quanto no acumulado do ano. Mesmo com um mercado cada vez mais disputado, a Jeep segue sendo a número um no segmento que criou”, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. 

Com o fechamento do último mês, a Jeep manteve a liderança do mercado de SUVs no ano mais uma vez, com mais de 135 mil veículos vendidos em 2021 e 10.644 carros da marca emplacados no penúltimo mês do ano. Em novembro, o Renegade ultrapassou a marca de 450 mil unidades produzidas no Polo Automotivo da Stellantis em Pernambuco desde o início de sua produção em 2015. Também vale destacar que o modelo é líder entre os SUVs em 2021, com quase 70 mil unidades comercializadas, quarto lugar no ranking geral de automóveis.

O Compass também fez bonito no décimo primeiro mês de 2021 e garantiu a liderança de seu segmento (SUVs médios) com 42,7% de share e 5.287 veículos emplacados no mês. O modelo atingiu em novembro o seu melhor resultado anual de vendas de sua história no Brasil e já totaliza 64.251 unidades vendidas (o recorde anterior em um ano completo foi em 2019 com 60.368 modelos comercializados).

Já o eleito Carro Premium do Ano da Autoesporte, o Commander, alcançou a fatia de 23,8% de share do seu segmento. Com um pouco mais de um mês do open door do modelo, ele já conquistou a segunda posição entre os D-SUVs (utilitários esportivos grandes). Foram 1.085 unidades emplacadas no mês.

Com challenge no TikTok, Fiat convida público a conhecer o Fiat Pulse


Lançamento mais aguardado do ano, o Fiat Pulse já nasceu inovador de diversas formas, afinal, foi revelado de maneira inédita na indústria automotiva brasileira, na final do BBB21.  Além disso, engajou mais de 380 mil pessoas em uma votação nacional para a escolha do nome. Agora, o novo SUV da marca se prepara para surpreender o mercado novamente com uma estratégia digital que convida o público a contar o que o faz pulsar mais forte.

“O Fiat Pulse nasceu para surpreender, algo que, de fato, cumpre: seja pelas suas funcionalidades ou por toda sua inovação. A campanha do lançamento mais aguardado do ano tinha que estar à altura dele, por isso estamos contemplando diversas iniciativas”, afirma Malu Antonio, gerente de Storytelling and Content Stellantis para a América do Sul. 

Com o #challengepulse lançado no TikTok domingo (5) (veja aqui), a campanha tem formato nativo da rede social com o desafio embalado por um solo de bateria composto por Nath Calan, baterista que também é a personagem principal do filme da peça publicitária.

Além de Nath, a campanha vai contar com um squad de influencers formado por Dora VarelaAna Flavia LoboCarol SoaresLeo HortaSheron MenezesArielle Macedo e Tadeu Tanouri, seguindo organicamente o estilo do perfil de cada um, que fomentam assuntos como Moda, Esportes Urbanos, Fotografia, Dança e Humor.

O desafio se estende para o Instagram, no qual os vídeos serão reproduzidos nos perfis dos participantes e da Fiat. A campanha prepara ainda o lançamento de um filtro gamificado, que permite mais interação com o público. No estilo de jogo, o filtro reconhece o rosto do participante para que ele siga as batidas das baquetas na bateria.  

Com conceito “O SUV que pulsa com você”, a campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made apostou na interatividade com o público desde o início do projeto e no conceito de intensidade em todo o desenvolvimento. A estratégia 360º abrange narrativas em social e com influenciadores, game, peças para digital, o filme “Drums” com veiculação nas TVs aberta e fechada, anúncios, spots e diferentes formatos de OOH. https://youtu.be/QR-bNeHdU4M

Filme

O filme traz à tona os principais pilares do carro, como conectividade, segurança, performance e design. Durante o enredo da história, que mostra um homem saindo do escritório e embarcando em seu SUV, entra um solo de bateria que vai ficando mais intenso com o decorrer do filme, ditando cada movimento do carro com cenas que mostram a intensidade da direção, da cidade ou da estrada. O solo de bateria é de autoria da baterista Nath Calan, que também participa do comercial e compôs a trilha especialmente para a campanha. A produção da melodia ficou por conta da Antfood.

“Um SUV que se chama Pulse pedia uma campanha pulsante. E foi através de um solo de bateria que ditamos essa intensidade para o lançamento. É como se o carro fosse atraído pelo som de uma baterista enquanto passa por diferentes paisagens e situações, criando uma narrativa intensa que reflete de uma maneira única a personalidade do novo SUV da Fiat. É sobre a sensação que esse carro provoca em quem dirige”, comenta Vinicius Stanzione, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made.

O filme foi produzido pela produtora Saigon e traça um paralelo entre a direção do carro e o estilo de vida do público, trazendo à tona os principais pilares do carro. 

FICHA TÉCNICA

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE

Título: drums

Produto: fiat pulse 363

Anunciante: FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA

CCO: Marcelo Reis

VP de criação: PEDRO UTZERI E VINICIUS STANZIONE

DiretorES de Criação: TOMAS CORREA, Bruno godinho

REDATOR: bruno godinho, renato ramalho

diretor de arte:  marco mattos, claudio júnior e fernando lyra

diretora de conteúdo: andreza aguiar

conteúdo: KARLA LIMA, HENRIQUE XAVIER, CAIQUE DANTAS, TAMIRES SOARES, GABRIELA ARAÚJO, PABLO CRUZ, NAYARA KEULLEN

diretor de tecnologia e aceleração digital: denis gustavo alves 

PROJETOS DIGITAIS: PEDRO RAIS, KATIA ROSA

diretora de produção integrada: maria fernanda moura 

RTV:  JACKELINE NEUWIRT, THIAGO CAMPOS, maite romao

Artbuyer: mauro moura

 

ATENDIMENTO: FABIO BRITO, KAROL ALBERTI, ANA CEOLIN, JÉSSICA SARAVALLI, BRUNA ROCHA

MÍDIA: ANDREA HIRATA, DANIELA FRANCO, PAULA RICARTE, KATARINE SANCHES, RODOLFO CONTIERO, LAURA ANDRADE, GISLENE MATOS, GUILHERME LEÃO E CAROLINA OLIVEIRA

PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, CAIO COSTA, MURILO FEDELE, JAQUELINE TAMPELLI, DANIEL DANTE, DOELIO BERGAMO E BRUNA SALVADOR

ASSESSORIA DE IMPRENSA: JEF MARTINS, NATHALIE URSINI, MARIANA DUTRA.

APROVAÇÃO DO CLIENTE: FREDERICO BATTAGLIA, MARIA LÚCIA ANTONIO, ANA BRANT, CAMILA RAPINI E MARINA MARIA.

Produtora de filme:  saigon filmes ltda

Diretor:  DOIS

Diretor 2a unidade: Eduardo de Moraes

Produtor Executivo: Marcelo Altschuler, Carol Pessini

Atendimento: Fernanda Gomes, Rafael Costa, Karin Diniz, Giovanna Saad

Coord. de Produção: Katiucia Soares, Jucilene Almeida, Thalita Machado

Diretor de Fotografia: Paulo da Rocha (Lito)

Diretor de Fotog. 2a unidade: Daniel Belink e Alex Vecchi

Piloto de Drone: Renato Passarelli

Drone - Op. Câmera/Gimbal: Luiz Albertin

Drone - 1AC: Luiz Freitas

Ass. de Drone: Caio Viana e Marco Fração

Fotográfo Still: Clayton Alexandre

Ass. de Still: Guilherme Fernandez e Bruno Vatanabe

Diretor de Arte: Taisa Malouf

Assistente de Direção: Flavia Meszberg e Carol Fernandes

Assist. de Direção 2a unidade: Larissa Andrade

Pesquisador Criativo: Diogo Pacifico

Diretor de Produção: Roberto Bellezia

Figurinista: Marina Vieira e Gabriela Pinesso

Produtora de Casting: Flavia Cocozza

Produtor de Locação: Fabrício Marinho

Produtora de Objetos: Fernanda Reinert

Maquiador: Vick Garaventa

Coordenação de Pós-produção: Virgini Fares

Atendimento Pós-Produção: Claudia Rocha

Finalizador: Henrique Gomes

Montador: Beto Araújo

Cor: Bleach

Finalizadora: Globetrotter Studio

PRODUTORA FILMES DIGITAL / SOCIAL:

Produtora: Casinha VFX

Direção: Marcelo Binaghi

Atendimento e Coordenação de pós: David Cazeli

Montagem e Finalização: Luiz Moreira Paulin / Rafael Hernandes 

Animação e Composição: Marcelo Binaghi / Juliana Martin / Vital Pasquale / Fernando Snake / Marcos Faria

 

 

Produtora de Som:  ANTFOOD PRODUÇÕES LTDA

Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes

Produtor Executivo: Christiane Rachel e Renato Castro

Coordenação: Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins

Baterista: Nath Calan

Locução: Drê


Turismo sustentável: alternativa para quem quer diminuir seu impacto no meio ambiente e evitar aglomerações no final de ano


Bruno Baptista em Curitiba - crédito: Wanderlei Soares / Hyset

Todos esperam provas aguerridas na 12ª e última etapa da Stock Car Pro Series, a Super Final BRB, que revelará o campeão de 2021, no Autódromo de Interlagos, no próximo fim de semana, de 10 a 12 de dezembro. Os principais candidatos ao título são o líder Gabriel Casagrande, o vice-líder Daniel Serra e Thiago Camilo, que está em terceiro lugar na classificação. Bruno Baptista, 12º colocado na tabela, espera muito jogo duro na pista.

“Provavelmente o Gabriel e o Daniel terão mais prudência, pensando no campeonato; o Thiago Camilo buscará necessariamente a vitória para superá-los na briga; e outros, como eu, correrão com o objetivo de melhorar sua posição o máximo possível. A minha meta é terminar o ano no top 10”, diz Bruno Baptista, piloto da RCM Motorsport que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.

Bruno Baptista em Cascavel -
crédito: Carsten Horst / Hyset
Como em todas as provas, ele prevê muita competitividade: “A Stock Car é a principal categoria brasileira de automobilismo e todos os pilotos são de altíssimo nível. São muitos carros no mesmo segundo. Chegar ao fim da minha quarta temporada entre eles, por si só, é uma honra e ao mesmo tempo uma boa credencial. Em Interlagos daremos tudo para fazer boas corridas e terminar de preferência no pódio!”.

As atividades de pista da 12ª etapa da Stock Car começarão na sexta-feira, com um shakedown (17h15). No sábado, haverá treinos a partir das 8h10 e das 11h20, e a classificação para o grid de largada da primeira prova será às 15h55. No domingo, a primeira corrida terá largada às 13h40 e a segunda às 14h18.

A classificação poderá ser vista no canal por assinatura SporTV2, no canal da Stock Car no YouTube, na página da categoria no Facebook (que também deve mostrar o segundo treino livre ao vivo) e na plataforma de vídeos ZoOme. As corridas serão exibidas ao vivo na Band TV, no SporTV2, no Facebook e YouTube da categoria, na ZoOme, e em mídias de automobilismo como AutoVideos (Facebook e Twitch), CATVE e Motorsport TV.

PROGRAMAÇÃO DA 12ª ETAPA DA STOCK CAR PRO SERIES

Sábado, 11 de dezembro
8h10-8h40: 1º Treino - 1º Grupo
8h45-9h15: 1º Treino - 2º Grupo
11h20-11h50: 2º Treino - 1º Grupo
11h55-12h25: 2º Treino - 2º Grupo
15h55-16h40: Classificação

Domingo, 12 de dezembro
13h40: 1ª Prova / 30 minutos + 1 volta
14h13: Chegada 1ª Prova
14h18: 2ª Prova / 30 minutos + 1 volta
14h51: Chegada
14h55: Pódio

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12.079/SP
charles.marzanasco@gmail.com +55 11 98174-9634




ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.