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quinta-feira, 5 de maio de 2022

Coluna Fernando Calmon




Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.199 — 5/5/22

 


AUTOMÓVEIS E SUVS SEM NOVA

REDUÇAO DO IPI, POR ENQUANTO

Anfavea tem um novo presidente, Márcio Leite, da Stellantis (foto ao lado), que substituiu Luiz Carlos Moraes, da Mercedes-Benz. A entidade vai completar 66 anos de existência no próximo dia 15 de maio e Leite, de 51 anos, é o 20º a ocupar a posição para mandatos trienais. Ele terá muito desafios pela frente de curto e longo prazos.

Logo de início a esperada segunda rodada de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos não saiu da forma que se esperava. Na realidade, o Governo Federal realmente ampliou o corte na alíquota do IPI de 25% para 35%, para vários produtos em um segundo decreto publicado em 29 de abril último. 

Mas é bom lembrar que, no caso da indústria automobilística, a primeira rodada, em 1º de março, a redução foi de 18% e não de 25%. No preço final a diminuição ficou entre 1,2% (motores de 1 litro, flex ou gasolina) e 3,7% (motores acima de 2 litros, gasolina). Os últimos representam apenas 2% das vendas totais.

A surpresa agora é que apenas picapes e furgões enquadraram-se no segundo decreto. Estes produtos já tinham alíquotas mais baixas e os reflexos no preço final foram de 0,6% no primeiro decreto e 0,65% no segundo, totalizando 1,25% conforme cálculos da Bright Consulting. Como isso será repassado aos compradores dependerá da estratégia de cada marca. Os custos da indústria têm subido bem mais do que esses percentuais.

Automóveis e SUVs não se beneficiaram da segunda rodada de corte no IPI, neste momento. Porém há ainda possibilidade de o Governo Federal rever esta posição, pois há forte pressão da Anfavea e da Fenabrave para tanto. 

É bom salientar que a redução das alíquotas é definitiva e não temporária como aconteceu diversas vezes no passado, causando distorções até no mercado de trabalho. E empresa lucrativa, quando houver, paga imposto de renda. Automóveis, no Brasil, são os mais taxados diretamente do mundo.

Há uma longa cadeia produtiva e comercial ligada à indústria automobilística no Brasil: 20% do PIB industrial, 98.000 empresas, 1,1 milhão de empregos e investimentos de R$ 105 bilhões de 2014 a 2018.

Entre as prioridades de atuação de Márcio Leite estão aumentar a localização de itens como chips e caixas de câmbio automáticas (mais de 50% das vendas), exportações, descarbonização progressiva com ajuda do etanol e renovação da frota. “Tudo dentro do senso de urgência que tudo isso exige”, declarou na sua posse.

Macan 2023 agora em quatro versões


Atualização do Macan ano-modelo 2023, o SUV de entrada da Porsche que na realidade é um crossover, inclui retoques visuais e aumento de potência. O modelo surgiu em 2014 e utiliza a mesma plataforma MLB do Audi Q5 e outros produtos do Grupo VW. Mas há modificações específicas com acertos de suspensão, direção e motores. Caixa de câmbio automatizada PDK de duas embreagens/sete marchas é exclusiva. Tração 4x4 sob demanda.

O Macan foi o Porsche mais vendido em nível mundial no ano passado e no Brasil o segundo, atrás do 911. As mudanças externas concentraram-se na parte traseira, arredondada e com novo difusor. No interior os botões foram substituídos por superfícies táteis. As potências começam em 265 cv (quatro cilindros). Os biturbos V-6 agora entregam 380 cv e 440 cv. Neste último a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 s, uma diferença brutal em relação ao motor básico.

Suspensões são firmes e conseguem lidar bem com buracos e piso irregular no asfalto. Fora de estrada só em condições “civilizadas”, onde o vão livre do solo é fator determinante.

Em regime de pré-venda, o Macan T tem altura de rodagem reduzida em 15 mm. Está colocado entre as versões de entrada e a S, por R$ 479.000, para entrega no segundo semestre. Os preços começam em R$ 439.000 e vão a R$ 669.000 (GTS).

Esta repaginação é a última com motores a combustão interna. A próxima geração, em 2024, terá propulsão 100% elétrica.

Vendas em abril mostram esboço de reação


Apesar da falta de peças, juros altos e preços em ascensão o mercado brasileiro de veículos leves e pesados apresentou pequena alta em abril sobre março. Fenabrave informou que foram emplacadas 147.237 unidades em abril contra 146.800 no mês anterior, uma diferença positiva de 0,3%. Entretanto, no acumulado dos quatro primeiros meses de 2022 o resultado ainda é 21,3% inferior ao mesmo período de 2021.

“Notamos uma recuperação gradativa nos emplacamentos. Apesar de continuarmos em retração, no acumulado do ano, notamos que, no fechamento do primeiro bimestre de 2022, o volume estava cerca de 13% menor se comparado a igual período de 2021. Agora, a retração caiu para pouco mais de 7%, o que sinaliza um movimento de retomada ”, afirma Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Ele também relembrou que “a guerra entre Rússia e Ucrânia agrava a crise de abastecimento mundial de semicondutores, além de aumento do preço dos combustíveis”.

Há mais fatores influenciando negativamente na minha avaliação. Juros de financiamento deram um salto de 10 pontos percentuais, ao refletir o inevitável aumento da taxa básica de juros do Banco Central. Além da expectativa do IPI menor, quando o consumir prefere adiar a compra.

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www.fernandocalmon.com.br



 

Chevrolet Camaro ganha Onstar e wi-fi grátis. Pacote Super Preminum beneficia acesso ao Spotify nativo inclusive em outros modelos

 


São Caetano do Sul, 5/4/22 – Depois da S10 High Country e do Trailblazer Premier, a Chevrolet estende os benefícios do pacote Super Premium de conectividade para o Camaro. A oferta inclui um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.

O benefício conta também com o myChevrolet app, para comandar funções do veículo à distância. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

O Camaro SS passa a oferecer ainda Spotify nativo. A principal vantagem de ter o serviço de streaming baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone, por exemplo, para acessar músicas e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo.

Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já preexistente, trazendo todas configurações e históricos.

Spotify estará disponível para outros modelos, incluindo usados

A Chevrolet vai utilizar a tecnologia OTA (over the air), que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota, para disponibilizar o Spotify para download também para outros modelos equipados com multimídia MyLink compatível, como o Cruze, conforme a tabela abaixo.

Veículo

Versão

População

S10

LTZ e High Country

A partir do ano/modelo 2021

Trailblazer

Premier

A partir do ano/modelo 2021

Cruze

LTZ, RS e Premier

A partir do ano/modelo 2021

Camaro

S

A partir do ano/modelo 2022


Importante salientar que para usufruir dos serviços de streaming do Spotify nativo é necessário ter Wi-Fi veicular e um plano de dados ativo.


quarta-feira, 4 de maio de 2022

Durante o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, a Alpine revela um pacote exclusivo South Beach Colorway para o Alpine A110, com as cores Bleu Azur e Rose Bruyère. Vendido a partir do terceiro trimestre de 2022, este pacote opcional já está disponível para pré-reserva por meio do aplicativo Alpine

 



Pela primeira vez para a marca, o Alpine A110 chega à Flórida, celebrando sua presença no primeiro Grande Prêmio de F1 de Miami. Para esta estreia, o A110 vai homenagear este destino tão especial exibindo uma combinação exclusiva de cores e personalizações criadas pelo Atelier Alpine.

Inspirado nos neons da Avenida Ocean Drive, os típicos prédios em estilo art déco de Miami, o pôr do sol colorido e a vibrante cena musical da cidade, o A110 South Beach Colorway estará disponível com dois visuais diferentes, azul ou rosa. Destacado pelos aros de roda brancos Sérac de 18 polegadas, o pacote exclusivo vai diferenciar esta temática exclusiva que se estende até a parte interior do veículo, com tapetes “South Beach” bordados com as cores do visual da carroceria e as bandeiras azul e rosa que vão adornar a parte externa e interna do A110. Pespontos em um tom claro de cinza darão o acabamento nos bancos e no revestimento de couro do console central.

 


Assinatura do atelier Alpine 

Apesar da aparência disruptiva que remete ao pop art, o South Beach Colorway se insere perfeitamente na identidade da Alpine, pois as tonalidades Bleu Azur e Rose Bruyère fazem parte das cores históricas da marca, transformando esta edição com visual rétro em um ícone contemporâneo e único, feito para curtir cada curva da estrada. Ambas as cores são disponibilizadas pelo programa de personalização do Atelier Alpine. Contando com 20 cores de carroceria inspiradas nas célebres cores que fazem parte do legado da marca, o Atelier Alpine também oferece várias opções adicionais de personalização, incluindo diferentes acabamentos para os aros de rodas e um amplo catálogo de cores de pinças de freios, fazendo com que cada A110 seja tão único como seu proprietário.

Disponível exclusivamente na versão A110, o pacote opcional South Beach Colorway será incluído no catálogo de produtos Alpine a partir do terceiro trimestre de 2022. 

As pré-reservas podem ser feitas por meio do aplicativo Alpine a partir de 3 de maio, pendente da abertura dos pedidos no terceiro trimestre.

 


Sobre a Alpine

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Renault Group, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.


Caoa Chery Tiggo 8 ganha edição especial Founder's Edition limitada a 1.000 unidades em homenagem ao fundador da Caoa



Considerado o maior salto tecnológico dentro do portfólio da CAOA CHERY, o Tiggo 8 ganha nova versão especial em homenagem ao fundador da CAOA, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empreendedor que revolucionou o mercado automotivo nacional e se tornou um ícone da indústria automobilística brasileira. O Tiggo 8 Founder’s Edition chega ao mercado com 1.000 unidades limitadas e configurações que tornam o maior e mais luxuoso SUV da CAOA CHERY ainda mais sofisticado.

Além do conteúdo já conhecido do Tiggo 8, a edição especial conta com itens exclusivos como bancos dianteiros aquecidos, interior marrom, acabamentos em madeira, novo design de rodas aro 18”, cobertura do porta-malas retrátil e banco do motorista com memória e ajuste de lombar. Os tapetes também ganharam logo com a inscrição “Founder´s Edition”. A nova versão será comercializada nas cores cinza e azul.

Fábricado em Anápolis (GO), o Tiggo 8 Founder’s Edition será vendido em toda a rede Concessionária do Brasil por R$ 214.990,00.

Sucesso de vendas

Lançado em agosto de 2020, o Tiggo 8 representou a materialização do sonho do Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade de produzir e comercializar no Brasil veículos com os mais elevados níveis de qualidade, tecnologia e design. À época do lançamento, o empresário chegou a afirmar que a chegada do produto ao portfólio “traduzia a força que a CAOA CHERY e seus produtos podem oferecer para o consumidor brasileiro”.

Sucesso absoluto desde então, o Tiggo 8 já vendeu cerca de 15 mil unidades no Brasil e conquistou o consumidor nacional e a mídia especializada. O SUV com capacidade para até sete passageiros foi eleito o melhor utilitário da sua categoria em premiações como Prêmio Mobilidade Estadão, UOL Carros, Top Car TV e Carsughi L’Auto Preferita.

Agora, a edição limitada Founder’s Edition espera repetir esse sucesso e entregar ao consumidor brasileiro um veículo ainda mais requintado e diferenciado. “Exclusividade é a palavra que traduz essa nova versão do Tiggo 8. O consumidor pode esperar ainda mais luxo e refinamento de detalhes nesta homenagem ao Dr. Carlos, a mente brilhante por trás do sucesso da CAOA CHERY no Brasil, que deixou um grande legado para todo o nosso segmento”, comenta Mauro Correia, CEO da CAOA.

Sobre o Tiggo 8

Desenvolvido com o mais alto nível de qualidade, tecnologia e sofisticação, o Tiggo 8 conta com motor 1.6 Turbo GDi e câmbio wet dual clutch de sete velocidades. O modelo possui porta-malas configurável em até 1.930 litros e itens de tecnologia e conforto referência em seu segmento como sistema keyless, com partida sem chave; alavanca tipo joystick; teto solar panorâmico elétrico; painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas; multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução; banco do motorista com ajuste elétrico; carregador de celular por indução (wireless); acabamento interno premium com luz de ambientação; faróis em full LED; lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado; compartimento central com refrigeração; câmera 360 graus e muito mais.

O pacote tecnológico e de segurança reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança, como RCTA (Rear Cross traffic Alert), que atua em conjunto com o detector de ponto cego e informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

Ele também é equipado com sistemas eletrônicos de controle de tração (TCS) e de estabilidade (ESP), sistema de monitoramento de ponto cego (BSD) com aviso sonoro e visual no painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores externos, assistente de partida em rampa (HHC), controle eletrônico de descida (HDC), freio de estacionamento eletrônico (EPB) e função Auto Hold, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) com aviso sonoro e alerta visual tanto para pressão baixa quanto temperatura elevada dos pneus. Há ainda seis airbags, sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina.

Em termos de dimensões o CAOA CHERY Tiggo 8 oferece uma das melhores combinações da categoria: são 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.710 mm de entre eixos. Com capacidade para sete passageiros, a configuração dos bancos é modular, o que traz uma série de possibilidades de uso: a terceira fileira de bancos, que fica embutida no piso quando rebatida, pode ser repartida em 50/50 e a segunda fileira em 60/40.

O design também chama a atenção. O Tiggo 8 foi desenvolvido pela equipe do britânico Kevin Rice no estúdio da Chery em Frankfurt, na Alemanha, e incorporou elementos dinâmicos que configuram elegância e esportividade ao modelo, com um design extremamente contemporâneo, característica comum a toda gama CAOA CHERY.

Grupo Volkswagen Argentina anuncia novos investimentos no país hermano: US$ 250 milhões no país entre 2022-2026, renovação da picape Amarok, início da produção de motocicletas Ducati em Córdoba e projeto de localização de peças para Taos.



General Pacheco - 4 de maio de 2022. O Grupo Volkswagen Argentina recebeu em seu Centro Industrial Pacheco o Secretário de Indústria, Economia do Conhecimento e Gestão Comercial Externa da Nação, Ariel Schale; o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli; o embaixador da República Federal da Alemanha na Argentina, Ulrich Sante; o Prefeito de Tigre, Julio Zamora, e o Secretário Geral Adjunto da SMATA, Mario Manrique. Os funcionários foram recebidos por Pablo Di Si, Chairman Executivo da Volkswagen América Latina e Thomas Owsianski, presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina. 


O Grupo Volkswagen Argentina anuncia um investimento de US$ 250 milhões para a Argentina no período 2022-2026. O investimento será destinado à renovação da picape Amarok que é produzida na fábrica General Pacheco, ao início da montagem das motocicletas Ducati em Córdoba e a um projeto de localização de peças para Taos. 


Nos últimos anos, o Grupo VW investiu mais de US$ 1 bilhão na Argentina, o que permitiu a modernização da tecnologia e infraestrutura de suas plantas produtivas e uma nova planta de pintura com tecnologia única no país. Alinhado ao processo de transformação que a Volkswagen está vivendo com investimentos de mais de US$ 1,2 bilhão para a região entre 2022 e 2026, o que impulsionará a digitalização e a descarbonização na América do Sul.

 

“A Argentina é um pilar importante para a Volkswagen América Latina. Com este novo investimento, continuaremos fortalecendo nossa marca na região, com modelos cada vez mais adaptados às necessidades de nossos clientes”, disse Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina. “Iniciar a montagem das motocicletas Ducati em Córdoba é uma grande alegria, pois o Grupo Volkswagen Argentina será a primeira subsidiária do Grupo VW no mundo a fazê-lo”.

 

“É um orgulho ver o crescimento e o compromisso do Grupo Volkswagen com a Argentina. Temos realizado vários dos projetos anunciados nos últimos anos que contou com investimentos na ordem de US$ 1 bilhão no país: a modernização da infraestrutura e tecnologia em nossos centros industriais, a produção e exportação da nova caixa de transmissão MQ281 em Córdoba; a nova planta de pintura com tecnologia única no país e o início da produção e exportação do novo SUV Taos em Pacheco, e o novo Centro Logístico de Fátima”, disse Thomas Owsianski, presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina. “Hoje continuamos investindo no futuro do país, com renovações em nossa icônica picape Amarok que faz tanto sucesso na Argentina e em toda a região; a montagem da Ducati em Córdoba, o desenvolvimento da cadeia de valor com o projeto de localização Taos. Tudo isso é resultado do grande esforço de toda a nossa equipe de trabalho e reflexo do compromisso que temos no Grupo Volkswagen Argentina com produção, exportação e emprego nestes 41 anos que estamos presentes no país.”

 

Graças a este novo investimento, a Amarok apresentará alterações no design, segurança e tecnologia da icônica picape que a Volkswagen produz há mais de 10 anos no Centro Industrial Pacheco, tendo sido selecionada entre 60 unidades de produção do mundo para fabricar a primeira picape do Grupo a nível global. Atualmente, mais de 600 mil unidades da Amarok já foram fabricadas, sendo o modelo com maior número de unidades produzidas em Pacheco.

 

Da mesma forma, o Grupo VW Argentina iniciará a montagem de motocicletas Ducati no Centro Industrial de Córdoba, sendo a primeira subsidiária do Grupo Volkswagen no mundo. O modelo Scrambler Icon começará a ser produzido no final de 2022 para abastecer o mercado local. Este importante marco reflete o grande profissionalismo e competitividade do Grupo Volkswagen Argentina, fruto do esforço e empenho de todas as pessoas que trabalham na empresa, seus representantes e parceiros de negócios.

 

O Grupo Volkswagen Argentina está em processo de transformação graças à implementação de investimentos anunciados de mais de USD 1 bilhão para a modernização de seus dois Centros Industriais na Argentina e a renovação de seus produtos, com foco claro nas exportações. Em Pacheco, a nova plataforma global MQB A já é uma realidade, onde é produzido o novo SUV Taos, e foi inaugurada uma nova fábrica de tintas à base de água, a primeira e única fábrica do país que conta com a tecnologia Primerless + à base de água, o que permite uma economia média de 80% no consumo de água e energia e uma redução substancial nas emissões de partículas.

 

Graças a esses novos investimentos anunciados, o Grupo VW Argentina continuará a desenvolver a indústria com um ambicioso projeto de localização para o Taos, que promove um maior conteúdo local de peças e um maior compromisso com toda a cadeia de valor. Tudo isto implica um salto tecnológico ao nível do produto e do processo de produção que oferece maior flexibilidade para a produção de novos modelos, o que garantirá a sustentabilidade das nossas fábricas para os próximos anos. Após 41 anos de presença no país, a Volkswagen segue reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da indústria automotiva nacional.











Venda de importados anota em abril alta de 3,3%. Produção nacional, de 2,1%. Emplacamento de veículos importados registrou aumento de 3,3% em abril ante março de 2022; em relação a março de 2021, drástica redução de 33,2%; Já o emplacamento de veículos de produção nacional das associadas cresceu 2,1% no mês. E queda de 2,1% em relação a abril de 2021

04/05/2022 – As onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 5.033 unidades, das quais 1.500 importadas e 3.533 veículos de produção nacional, anotaram em abril último aumento em suas vendas de 2,5% ante março de 2022, quando foram comercializadas 4.911 unidades. Comparado a abril de 2021, a redução é de 14,1%: 5.033 unidades contra 5.856 veículos.

 
Na importação, as 1.500 unidades vendidas significaram alta de 3,3% ante as 1.452 unidades de março de 2022 e redução de 33,2% ante abril de 2021; enquanto na produção nacional – com 3.533 unidades – o aumento de vendas foi de 2,1% ante as 3.459 unidades do mês anterior e redução de 2,1% em relação a abril de 2021.
 
Com esse desempenho de abril, as marcas associadas à Abeifa fecharam o primeiro quadrimestre com total de 19.304 unidades licenciadas, 7,7% inferior às vendas dos quatro primeiros meses do ano passado. Ao separar os números de importados e unidades de produção nacional, no entanto, a disparidade ainda é marcante. Enquanto os importados amargaram baixa de 34,6% (5.405 unidades este ano x 8.264 veículos em 2021), a produção nacional apresentou performance positivo de 9,9% (13.899 x 12.649 unidades).
    
Participações – Em abril último, com 5.033 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,7% do mercado total de autos e comerciais leves (136.338 unidades). Se consideradas somente as 1.500 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,1% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.533 veículos, significaram marketshare de 2,6%.
   

Downloads, acesse:
Emplacamento por marcas - Abril 2022 (PDF) - Download
Emplacamento por modelos - Importados Abril 2022 (PDF) - Download

Emplacamento por modelos - Nacionais Abril 2022 (PDF) - Download

terça-feira, 3 de maio de 2022

Qstomize é o novo nome da Renault Tech que revela nova estratégia de pós-venda desde janeiro de 2021. Já presente com 12 unidades nas fábricas do grupo na Europa, Oriente Médio e África), a Qstomize está expandindo sua presença para 7 novos países

 


Um novo nome para representar a evolução da empresa

A Renault Tech passa a se chamar Qstomize, dando início a uma nova era. Mais internacional, o novo nome vai permitir uma expansão da divisão para além do perímetro geográfico atual, além de remeter ao seu negócio principal de expertise de transformação, personalização e customização. A nova denominação da empresa permite ampliar sua área de atuação para todas as marcas do Renault Group, da Aliança e de seus parceiros e até mesmo além do grupo.


Reafirmando o propósito de oferecer soluções automotivas 

sob medida a todos os públicos

Ao desenvolver, produzir e comercializar transformações de veículos, a Qstomize  oferece serviços associados para atender as necessidades tanto de clientes pessoa jurídica como física, respeitando os padrões de qualidade do grupo.


A Qstomize atua em quatro segmentos:

  • Veículos de passeio, tendo como foco principal os furgões, autoescolas e séries limitadas;
  • Veículos comerciais leves, com transformações pesadas como caçambas, cabines estendidas ou ainda a instalação de equipamentos profissionais;
  • Frotas de empresas, com capacidade para atender diferentes especificações técnicas;
  • Transporte de pessoas com mobilidade reduzida (PCD), uma atividade histórica que permite tornar a mobilidade acessível a todos.

 

Ampliação da linha de transformações complexas

A Qstomize vai ampliar seu catálogo de produtos, com transformações mais complexas e com ainda mais valor agregado. A Qstomize vai atuar em suas próprias unidades instaladas dentro das fábricas da Renault. Essa estratégia permite reduzir tanto os prazos de entrega dos veículos aos clientes como os custos de transporte e o impacto ambiental, como no caso do desenvolvimento de uma versão chassi-cabine do Kangoo ou ainda veículos customizados com oficinas móveis.

Sempre respondendo aos padrões de qualidade do Renault Group, o catálogo de produtos da empresa será aumentado com novas transformações, que poderão ser encomendadas pelos clientes na rede comercial das marcas do Renault Group, permitindo oferecer uma experiência completa em um único ponto de venda.

A Qstomize tem a ambição de produzir 30 mil transformações completas anualmente até 2025, contra as atuais 15 mil anuais.


Ampliação da área geográfica atendida

Atualmente, a Qstomize está presente em 12 unidades localizadas em fábricas da Renault na França, Espanha, Eslovênia, Turquia, Marrocos e Romênia. Agora, a marca vai levar sua expertise e profissionalismo aos centros logísticos de importação de países com forte potencial, com a utilização de kits de transformação prontos para montagem antes da entrega dos veículos nas concessionárias. Esta expansão internacional permitirá realizar transformações nos próprios países, atendendo as especificidades dos clientes locais segundo os padrões de qualidade do Renault Group. Até 2025, a Qstomize será capaz de atender à demanda local de conversão de sete novos países.

“Este é um dia importante para a Qstomize. O novo nome representa uma grande mudança para a divisão de pós-venda do Renault Group. Ao ampliar a área geográfica atendida e os serviços oferecidos com transformações mais complexas, vamos contribuir ainda mais tanto para a performance do grupo como para a satisfação dos nossos clientes”, declarou Hakan Dogu, Vice-presidente Mundial Sênior de Pós-Venda do Renault Group.

 

Qstomize – Números-chave

360 colaboradores

14 unidades em 6 países

213.000 veículos transformados em 2021

Cobreq leva novidades e linha premium para Autopar. Tradicional fabricante de pastilhas e lonas de freio, apresentará itens para as linhas leve, moto e pesada



Conhecida no mercado original e de reposição, a Cobreq, empresa do grupo multinacional TMD Friction e especializada em itens de fricção para veículos, nas linhas leve, utilitários, moto, pesada, estará presente mais uma vez na Autopar - Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, em Curitiba no estado do Paraná.

O evento, que retorna de forma presencial após a suspensão das atividades por conta da pandemia de Covid-19, acontecerá entre os dias 11 e 14 de maio, no Expotrade Pinhais, terá aproximadamente 600 expositores e a exemplo de sua última edição em 2019, deve receber a visita de mais de 56 mil visitantes.

A Cobreq aproveita a grande oportunidade de retomada de negócios e relacionamentos, levando para esta décima edição da Autopar itens para as linhas leve, moto e pesada.

Na linha leve, a novidade fica por conta de sua linha de pastilhas cerâmicas, um produto com qualidade “Premium” da marca. O diferencial dessas pastilhas é seu material de fabricação: ela é produzida em cerâmica, tecnologicamente inovadora e ecologicamente moderna, pois não possui amianto em sua composição. Já em termos de uso, sua aplicação oferece melhor desempenho, combinado com baixo desgaste de pastilhas e discos, e ainda garante melhor limpeza das rodas, sem acumulo de resíduos. Todos os itens da linha vêm com uma placa antirruído, minimizando ruídos e vibrações em todas as aplicações.

A empresa também destaca sua maior eficiência, proporcionando uma resposta mais rápida e em menor tempo na distância de parada do veículo além de estabilidade de atrito, independente da velocidade e ou temperatura.

Ainda para esse segmento, a Cobreq também terá em seu estande a linha Max Performance, especialmente projetada para oferecer pastilhas diferenciadas, com vida útil prolongada e alto desempenho em aplicações severas ou contínuas. É ideal para veículos de transporte de passageiros de cargas e longas jornadas de trabalho.

Já na linha moto, a marca levará seu portfólio dividido em quatro linhas diferentes: Street, Racing, Racing Extreme e Custom com pastilhas e patins para freios, cubos de roda, espelhos de freio, flanges de roda, discos de freio, kits e discos de embreagem, cabos de comando e fluidos para freios.

Terá também o recém-lançado Kit de Transmissão, composto por coroa, pinhão e corrente, com alta resistência ao desgaste e a corrosão. Produzidos em aço 1405, oferecem o melhor desempenho para motos até 300cc. Certificados pelo INMETRO, as peças possuem rendimento maior do que o esperado, em comparação ao requerido pela norma.

Ainda para o setor das duas rodas, a Cobreq tem como novidades as Embreagens Primárias Completas 0017-KE (Honda C100 Dream e Biz 100) e 0018-KE (Honda Biz 125), e o complemento da linha de Kits de Embreagem 0015-KE (Honda CB300 e XRE300) e 0016-KE (Honda NX4 Falcon), ainda para esse segmento de motocicletas até 400cc. Outra novidade demonstrada é a gravação do “Q” de Cobreq em baixo relevo na parte metálica dos patins, cubo, espelhos e flanges de freio, atestando definitivamente toda a tecnologia e qualidade envolvida e aplicada em todo o processo de produção do item.

Para a linha pesada, a empresa levará lonas e pastilhas de freios para caminhões, ônibus e veículos agrícolas. Desenvolvidas com tecnologia europeia e aplicadas nas principais montadoras, o amplo portfólio das pastilhas de freio para a linha pesada garante um excelente desempenho atendendo 90% do mercado brasileiro.

Os materiais aplicados na fabricação de lonas Cobreq estão preparados para atender o mercado nacional e global, são ecologicamente corretos e livres de substâncias nocivas como amianto e outros metais pesados.


Linha Textar

Além de todos esses itens, ainda será possível encontrar no estande para complementar os produtos oferecidos para a manutenção do sistema de freios, três novidades da TEXTAR, outra empresa do grupo TMD Friction: o Hydra Tec, o Cera Tec e o Fórmula XT, produtos importados, fabricados na Alemanha.

Hydra Tec é uma graxa de complexo de lítio totalmente sintética à base de óleo e de poliglicol. Foi desenvolvida para lubrificação de longa duração/vida útil de pares de metal/plástico ou plástico/plástico. A Hydra Tec é usada como lubrificante de montagem em aplicações automotivas em geral, como na lubrificação de superfícies deslizantes (superfície de trabalho do cilindro ou pistões na área das pinças de freio), que são conectadas a vedações e/ou materiais sintéticos.

Cera Tec é um lubrificante antirruído não metálico para sistemas de frenagem, altamente resistente (suporta até 1.000°C) que facilita a instalação dos freios reduzindo o ruído de atrito e protegendo contra arranhões e corrosão. Pode ser aplicado em superfícies de contato metal/metal.

Já o Fórmula XT é um limpador para o sistema de freios, que remove óleo, graxa e sujeira sem deixar nenhum resíduo. Pode ser aplicado para limpar componentes de freio, embreagem e engrenagem, motores de partida e alternadores, bombas de combustível e componentes do motor além de superfícies de vidro e metal antes da colagem.

“Estamos ansiosos para essa Feira, pois é um momento de retomada não somente do mercado mas também dos relacionamentos presenciais. Poder receber nossos clientes, distribuidores, reparadores, parceiros e amigos em nosso estande será um fator especial nesse momento. Será muito bom apresentar todas as novidades mas também rever e ter esse contato humano novamente fará toda diferença, com certeza.”, declara Raulincom Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.

A Cobreq aguarda a visita de todos no estande AV5 na Rua L, com a presença da equipe de Gestores dos segmentos para atender ao público, tirando dúvidas e esclarecendo sobre produtos, serviços e aplicações.

Serviço

10ª Autopar – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva

Data:11 a 14 de maio de 2022

Local: Expotrade Pinhais

Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Vila Amelia, Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR

Horários: De Quarta à Sexta-feira das 14h às 21h

               Sábado das 9h às 16h

Entrada gratuita para profissionais do setor.

“Rio - e o Brasil - precisam de política de mobilidade para veículos elétricos”, diz associação das locadoras. Somente 1,5% do total de veículos elétricos emplacados pelas locadoras no País estão no estado



Em 2021 as locadoras superaram a marca de 3.519 mil veículos híbridos e elétricos na frota do setor (somando autos, comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus, motos e outros). Atualmente o Estado do Rio de Janeiro possui aproximadamente apenas 1,5% do total de veículos híbridos e elétricos emplacados pelas locadoras no Brasil, conforme estatísticas da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
 

O diretor da associação no Rio, Daniel Bittencourt, aponta que a criação de projetos que incluam o aluguel de automóveis elétricos nas frotas públicas e privadas é essencial para fazer com que, não só o estado, mas o País avance na massificação de elétricos. “Seria um passo inicial importante para o objetivo de popularizar a eletrificação”, diz.
 

Para o diretor da ABLA, se trata de uma tendência natural do uso de carros elétricos por meio de aluguel. “Não será possível uma expansão em massa sem envolver locadoras e grandes frotistas”, afirma.
 

Conforme a associação, entre os usuários, a aceitação é surpreendente. “É visível o desejo por mais sustentabilidade e isso se aplica também ao transporte, mas as locadoras precisam de volume para que possam investir com ênfase e mais rapidamente em modelos do gênero”, acrescenta o diretor.
 

Rota 2030
 

No Brasil, o Programa Rota 2030 tenta fomentar os carros eletrificados desde 2018. Mas ainda há poucos benefícios para veículos do tipo no País. “Ainda há muitos entraves. É necessário ter uma política de mobilidade específica a se seguir. Assim como incentivos para estimular a adesão. Nem tudo é questão de dinheiro, mas boa vontade em encontrar soluções”, diz Bittencourt.
 

A padronização dos conectores outro fator que, segundo o diretor da ABLA, é crucial para a massificação do carro elétrico no Brasil. “Há uma tendência natural ao padrão europeu T2, mas o mais próximo que temos hoje em dia de algo oficial é que os órgãos federais têm uma normativa que, na compra de carro elétrico, ele tem que ser nesse padrão”, explica.
 

“Contudo, carros chineses, principalmente os mais simples, que não são comercializados na Europa, utilizam um padrão chamado GB/T. E há ainda o padrão japonês, que faz necessário o uso de um adaptador”. De acordo com Bittencourt, outro ponto essencial é com relação a necessidade de eletro-postos em ambientes externos e em grande quantidade, já que o abastecimento deste tipo tende levar mais tempo que os combustíveis. “Precisa fazer parte da rotina do usuário de carro elétrico, para não atrapalhar o dia-a-dia”, finaliza o diretor da ABLA.


segunda-feira, 2 de maio de 2022

Homenagem póstuma merecida: Gilson Campos, o famoso Xerife do Galeão. Momentos marcantes de sua vida


Com uma carreira profissional brilhante, Gilson Campos passou por grandes veículos de comunicação, entre eles o Correio da Manhã. Inúmeros ex-funcionários da Infraero, parentes e amigos estiveram presentes no velório para prestarem suas últimas homenagens. Outros ainda nem souberam de seu passamento.

Casado com Dona Itália, já falecida, que participou muito de sua carreira profissional, nos deixou aos 91 anos. Era, além de um bom texto, um excelente fotógrafo, o que no jargão da imprensa, era um jornalista completo.

Gilson foi muitos anos assessor de Imprensa da ARSA, depois da Infraero, onde ganhou a alcunha de “Xerife do Galeão”, pela seriedade com que exercia sua função em todo o País.

Entre suas grandes amizades, junto a centenas de profissionais deste segmento, está o estimado e famoso jornalista Azis Ahmed.

Dona Itália e Gilson Campos. Eternas saudades no mundo da aviação e do turismo

Gilson Campos e o empresário Modesto Lopes, seu grande amigo, entregando um dos troféus Destaques do Turismo

Amigos e parentes falaram sobre o grande Gilson Campos:

Dr. Mota, advogado e amigo, Eliane, sua secretária por muitos anos e a sobrinha Joanita, que orou e falou sobre Gilson

O fotógrafo e amigo de Gilson Campos, Maurício Seidl, que veio às pressas para o velório


• Terezinha Santos – Presidente do Clube de Comunicação e conselheira do Conselho Deliberativo da ABI

“Gilson Campos está em um lugar muito especial, estou muito triste e meu coração está doendo. Desejo muita luz e sou grata por ter participado de sua jornada. Deixo aqui minha homenagem pública.
Gilson Campos, fundador do CLUBE DE COMUNICAÇÃO foi atuante até onde sua saúde permitiu. Paramos de nos ver em 2020, depois que a Itália, mulher dele, partiu. Era atuante também na ABI – Associação Brasileira de Imprensa e no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, sempre presente para contribuir com seu voto e um bom conselho. Um homem elegante e doce, muito inteligente na forma de argumentar. Não sei quantas vezes o acompanhei nas tardes para bebericar no Villarinho, onde tinha a foto dele com famosos, no mural daquele restaurante. Saíamos da ABI e caminhávamos até avenida Presidente Wilson, para encontrar os amigos. Os encontros do Clube de Comunicação, antes da pandemia, aconteciam no Beduino, onde Gilson Campos tinha amizade com a família do dono. Gilson Campos virou estrelinha. Vou sempre vê-lo cada vez que olhar para o céu! Descanse em paz, querido amigo!”

• Jornalista Arnaldo Moreira, 2º vice-presidente (Comunicação) do SKÅL Rio
“Convivi muito com Gilson, grande jornalista e um excelente assessor de Imprensa e um amigo fantástico.”

• Jornalista Adolfo Martins, empresário de comunicação
“Que notícia triste. Tive  pouco com ele, mas sempre me passou a melhor impressão de uma pessoa correta e dedicada. Estou fora do Rio, senão teria ido lá. Abraço fraterno, Adolfo.”

• Jornalista Akiko Tanabe, ex- Editora da Revista do Turismo
“Gilson, Deus o abençoe, que descanse em paz.”

• Alexandre Oliveira, jornalista, ao receber a notícia de seu passamento
“Meus sinceros sentimentos.”

• Cleber Brisis, gerente-geral do Royal Palace Hotel Copacabana
“Gilson Campos, que Deus o receba de braços abertos e conforte sua família. Um grande Homem dedicado ao Turismo.”

• Sávio Neves, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
“Gilson era um querido amigo. Tenho muitas fotos com ele.”

• Radialista Sônia Monte, ex-apresentadora do Programa Show de Turismo, durante muitos anos, na TV Bandeirantes
“Gostava muito dele e de sua esposa, Dona Itália. Eles eram muito animados. E se amavam muito.”

• Nilo Sérgio Félix, ex-presidente da Embratur e membro do Clube do Feijão Amigo do Brasil
“Tristeza , Gilson era um Grande homem.”

• Vagner Lopes, diretor-geral da Revista do Turismo
“Uma triste notícia. O mundo perde muito com isto.”

Equipe RT

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