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terça-feira, 8 de novembro de 2022

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Capitólio e região destaque turístico

 


 Conhecida por abrigar o famoso Mar de Minas, que é a represa de Furnas, Capitólio está localizada a quase 400 km da capital Belo Horizonte, entre o Parque Nacional da Serra da Canastra e a hidrelétrica de Furnas.

Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, está entre os principais destinos procurados para o turismo no estado, como apontou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, que colocou o estado mineiro em segundo lugar dos destinos mais procurados no Brasil. A região ficou conhecida pelos passeios de barco nas águas da cor azul-turquesa e pelas cascatas. As belezas naturais e a gastronomia mineira, especialmente o queijo canastra, o café, o peixe e a cachaça, trazem aos visitantes a experiência de mineiridade e a hospitalidade típica de uma cidade do interior de Minas Gerais. Nesse contexto estão os diversos complexos turísticos de cachoeiras, incluindo a Capivara, que faz parte da lista internacional das 100 melhores histórias de destinos responsáveis pelo mundo. A competição realizada anualmente, é da instituição Green Destinations Top 100.

A natureza das cachoeiras e os canions em Capitólio atraem os turistas


Segundo o secretário de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes, ressaltou o orgulho em ter o município entre os principais destinos para turismo em Minas. “Nós temos aqui, além dos passeios náuticos, no Mar de Minas, diversas cachoeiras que englobam a região da Serra da Canastra, temos uma gastronomia muito bem estruturada, vários restaurantes com uma diversidade enorme de comida mineira, pratos especiais com muitos peixes. Temos o café, cachaça e o famoso e premiado queijo da Canastra. Então, o turista que vem a Capitólio, tem a experiência de viver o turismo de natureza e viver um pouco da cultura mineira em contato com a natureza. A gente fica muito feliz de saber que estamos entre os destinos mais procurados e trabalhamos para que cada vez mais o turista brasileiro venha nos prestigiar e viver essa experiência que é experimentar Capitólio em todas as suas versões”, completou Lucas.

Ainda segundo a pesquisa, os resultados do Módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) – apontam que, em 2021, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas Gerais mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde ocupou também o segundo lugar. De acordo com o IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no volume das atividades turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021, se consolidando como o estado que mais cresce no turismo brasileiro.

“Turismo e cultura são fundamentais para a diversificação econômica. Temos desenhado políticas públicas e ações, buscando descentralizar as experiências turísticas pelo território, sobretudo por meio dos circuitos turísticos. São trabalhados os segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, com foco na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A Liberdade mora em Minas


Estande de Minas Gerais com detalhes da mineiridade e sua história

Quem esteve presente nos estandes de Minas Gerais, durante os dias 3 e 6 de novembro, na Festuris, fez questão de registrar a beleza dos espaços montados no estante projetado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e a da arquiteta Luisa Lima/Secult-MG.

Além de levar o carinho pelo nosso estado, oferecemos aos visitantes cenários de nossa mineiridade, como imagem de fundo as pinturas de Mestre Ataíde na Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto, ou as montanhas da Serra do Intendente.

 


A 34ª Festuris já é considerada a maior e melhor de todas. Foi registrado um crescimento de 120% em relação a 2021, com mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais apresentados.

Foram dias intensos de conversas, de trocas e, sobretudo, de oportunidades de novos negócios que podem se converter em mais emprego e renda. Durante o evento, foram realizados 500 atendimentos no nosso estande voltado especialmente para a promoção do Destino Minas Gerais.


Para a Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, a presença no evento, que é uma das maiores vitrines do setor, contribui tanto para ampliar a projeção de Minas Gerais nacionalmente quanto para destacar o papel da atividade turística na economia. “A Festuris é uma feira consolidada e uma das mais importantes da América Latina, reunindo diversos agentes do trade turístico, o que é essencial para que novos projetos possam surgir, destacando ainda mais o protagonismo do turismo como força motriz dentro da nossa economia", pontua a Secretária.


Os sabores e aromas do café, dos queijos, da cachaça, dos licores, e dos doces de diferentes produtores também marcaram a nossa participação, que colocou em evidência toda a diversidade da culinária mineira.

Mais de 5 mil pessoas estiverem conosco, conhecendo melhor o trabalho de fomento ao turismo mineiro desenvolvido pela Secult. Houve quem aproveitou para saber detalhes do cultivo dos grãos e pegar dicas de preparo de cafés especiais com os especialistas Rogerio Maffort e Rebeca Bernardes, de Santa Rita do Sapucaí. Além disso, teve aulas preciosas do legítimo pão de queijo com as quitandeiras de Paracatu, Vânia e Gláucia.

34º Festuris


Abraços, emoção, homenagens, com propósito e alma. Assim, valorizando pessoas e trabalhos, ocorreu o tradicional encontro de encerramento do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado com a imprensa, autoridades e convidados. Durante a cerimônia na sala de imprensa do evento, no Serra Park, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello agradeceram o apoio e credibilidade do trade, imprensa e autoridades no evento que em 2023 completa 35 anos. 

O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais.

No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.


Na segunda parte da cerimônia, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.



A escolha de Jussara Höppner (foto acima) reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. O empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk disse que Silvia, Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.

Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita à Jussara Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, organizadores do Festuris

O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela. A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.

Chocoland Hotel

O Chocoland Hotel Gramado está cada vez mais perto da sua inauguração oficial, que ocorrerá em março de 2023. O empreendimento apresenta uma proposta inédita que une hotelaria e entretenimento temático, oferecendo uma atmosfera única para crianças e adultos. As reservas já podem ser feitas para uso a partir da abertura do hotel, estando disponíveis neste primeiro lote duas modalidades de suítes temáticas para hospedagem.


Com mais de 90% de suas obras concluídas, o Chocoland contará com 76 apartamentos em sua primeira etapa. Inicialmente, as modalidades de suítes disponíveis são a Choco Blanc e Trufa. O hotel temático do chocolate terá 7 mil metros quadrados de área construída, contemplando, além das suítes, diversos espaços de experiências e convivência voltados ao entretenimento, gastronomia, saúde, bem-estar e eventos. 

A estada dos convidados será enriquecida com muita ludicidade, um storytelling com personagens próprios, cenários instagramáveis, experiências multissensoriais e atrações surpresas dentro deste fascinante universo do chocolate. Outras novidades serão divulgadas em breve, ampliando ainda mais a oferta temática do empreendimento.


"O sonho do Chocoland está se tornando realidade e estamos preparando tudo com muito carinho para encantar, surpreender e emocionar cada família que nos visitará. Mesmo antes da nossa inauguração, já temos um grande retorno de pessoas interessadas em garantir reserva. Convidamos todos a viver a experiência inesquecível a partir de março de 2023", destaca a idealizadora e CEO do Chocoland Hotel Gramado, Daniela Gallassini.


O local escolhido para sediar o empreendimento não poderia ser outro: a capital nacional do chocolate artesanal, Gramado/RS. O hotel está localizado em área nobre e estima um investimento total superior a R$ 60 milhões. Na segunda etapa da obra, prevista para ser concluída no final de 2023, o Chocoland Hotel Gramado deverá aumentar sua estrutura para 114 suítes.

As reservas para hospedagem a partir de março de 2023 já podem ser feitas e custam a partir de R$ 711. Para efetuar a compra basta acessar o site www.chocoland.com.br. Mais informações no Instagram @chocolandhotelgramado, no telefone (54) 3295-1515 ou pelo WhatsApp (54) 2108-4114.


Informações para a coluna

  @sergiomoreira63   

sergio51moreira@bol.com.br

Festuris Gramado deste ano supera todos os 33 eventos realizados anterior e anualmente: 12.500 participantes e 6 mil deles simultaneamente no pavilhão Serra Park. A 35ª edição acontecerá de 9 a 12 de novembro de 2023



Texto Arnaldo Moreira*

Com a presença de mais de 12.500 profissionais de turismo, 120% a mais em relação a 2021, e 16% diante de 2019, 2.700 produtos expostos, e 40 destinos internacionais de 20 países presentes, encerrou-se neste domingo a 34ª edição da Feira Internacional de Turismo - Festuris -, de Gramado, o maior da história do evento. O Festuris de 2023 acontecerá de 9 a 12 de novembro.

O frio fora época que invadiu Gramado, nos últimos dias 3 a 6 deste mês, com mínima de 6º e máxima de temperados 19º a 21º imprimiram ao Festuris uma intensa atividade com milhares de pessoas pelos corredores do pavilhão Serra Park, onde no sábado (4) estivera, no evento 6.000 pessoas simultaneamente fazendo negócios conhecendo novos produtos.




Esse sucesso do Festuris se deveu ao trabalho incansável, profissional de uma equipe liderada pelos CEOs da empresa, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello que a cada ano conseguiu atrair cada vez mais profissionais de turismo de diversos países das Américas do Norte, do Sul e Central, da Europa e da Ásia. 




À semelança de anos anteriores, os compradores e vendedores de produtos turísticos iveram no espaço Luxury o lugar certo para realizar negócios. O encontro entre as partes é feita com hora marcada.



A feira funcionou das 13 h às 18h, mas na parte da manhã as salas destinadas às palestras ficavam lotadas por gente interessada nas palestras técnicas proferidas por profissionais especializados nas diversas áreas de gestão, administração, gerenciamento, empreendedorismo, entre outras, que contaram com centenas de participantes interessados em aprimorar seus conhecimentos.

Na feira, o jornalista Carlos Casaes lançou seu livro 
"Patranhas de um Viajeiro".
 



A coletiva de Imprensa de encerramento do Festuris, no final da tarde de sábado (5), foi marcada pela emoção, em meio às homenagens prestadas valorizando pessoas e trabalhos.

Embaixador premiado



No primeiro momento da solenidade ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 425 profissionais.

Troféu Silvia Zorzanello


Na segunda parte da cerimônia, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. 

O  empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que trouxesse para Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento (possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos).

A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori  e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. O ato também teve a participação da secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Hoppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk  disse que Silvia, Marta e Jussara “elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.


Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia emocionada com a homenagem feita a Jussara Hoppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.


Este ano, como em anos anteriores no Festuris foi plantada mais uma árvore simbolicamente representando a preocupação de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello com o meio ambiente. 

Entre os inúmeros estandes e boxes, um chamava a atenção e levou ali muita gente que gosta de ostras. Leonardo Cabral Costa produz ostras em Florianópolis.

SKÅL no Festuris

Vera Lúcia de Camillis, presidente Nacional do SKÅL, no estande, com o diploma de homenagem recebido do Arroz Amigo, entidade do turismo formado por mulheres 

Como em anos anteriores o SKÅL Internacional do Brasil, uma das entidades que compõem o trade turístico brasileiro, constituído por dirigentes de empresas e organizações do segmento, esteve presente com estande no Festuris. 

A partir da esq. presidente do SKÅL, José Valmir, presidente do SKÅL Porto Alegre, João Araújo, do SKÅL Porto Alegre, Vera Camillis, presidente Nacional, Vanda Catão e Arnaldo Moreira, do SKÅL Rio de Janeiro

Skalegas de todo o Brasil e visitantes foram recebidos pela presidente nacional Vera Lúcia de Camillis. 

35º Festuris em 2023
O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela. A cerimônia encerrou com um mini-coquetel de pizzas e vinhos da Forneria 847 e vinhos da Vinícola Jolimont.

*Jornalista Arnaldo Moreira foi a Gramado a convite parab cobrir o Festuris.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Citroën segue celebrando êxito do Novo C3, que custa a partir de R$ 68.990, e registra crescimento de 63% nas vendas do hatch em outubro. C4 Cactus registra crescimento de 16% em volume entre janeiro e outubro de 2022 com relação ao mesmo período do ano passado


Esse número representa um crescimento de 63% das vendas do modelo com relação ao mês de setembro e aumento de 67% no volume total da marca. Com esse volume, o Novo Citroën C3 fecha outubro com participação de mercado de 1,5% e participação no segmento de 7,4%.

Comparativo 2022 x 2021

No comparativo entre os meses de janeiro e outubro de 2021 e o mesmo período de 2022, a indústria registrou uma queda de 3% no volume total, no entanto, a Citroën teve um crescimento de 34%. Até o mês passado, a marca vendeu 23.500 unidades ante 17.500 dos dez primeiros meses do ano anterior.

Enquanto o segmento BSUV sofreu uma sutil queda de 0,3% no volume em comparação com os dez primeiros meses de 2021, o C4 Cactus celebrou um crescimento de 16% no volume entre janeiro e outubro de 2022, alcançando participação no segmento de 4,4% (+0,6pp em comparação com o mesmo período do ano passado).

Novo Citroën C3

O Novo Citroën C3 está à venda em todo o Brasil, com diferentes opções de cores, motores, câmbio e acabamento, a partir de R$ 68.990. Ele também é o modelo mais acessível da categoria para fazer manutenção, reparar e proteger. Clique aqui para saber mais.

Essa versatilidade continua com a possibilidade de o consumidor customizar seu C3 por meio de um amplo catálogo de acessórios originais Mopar. São mais de 50 itens feitos para que cada modelo seja único, sem abrir mão da garantia, segurança e qualidade dos produtos Citroën. Esses itens são comercializados em todos os concessionários Citroën e podem ser adquiridos já no momento de reserva da compra do Novo C3 ou posteriormente. 

É possível ainda comprá-los online através do site Monte o seu Novo Citroën C3 | Monte o Seu (citroen.com.br).

 


Nova geração do BMW M2 reforça suas raízes esportivas com 460cv de potência e câmbio manual de seis marchas como opcional



Dimensões compactas, juntamente com a tecnologia do trem de força e do chassi adaptado do BMW M3/BMW M4, estão no centro de um conceito de veículo que confere à nova edição do modelo de duas portas uma agilidade sedutora e manuseio que permanecem facilmente controláveis ​​mesmo quando o motorista explora o limites do carro. 

Este perfil de caráter distinto também se manifesta no design exterior expressivo com suas proporções coupé atléticas. O sofisticado conceito de controle/operação para personalizar a configuração do veículo também ajuda a produzir uma experiência de desempenho de intensidade notável. 

Graças a esses muitos atributos, o novo BMW M2 dá continuidade à tradição da marca de modelos ultraesportivos com dimensões compactas que começou em 1973 com a chegada do BMW 2002 turbo. Também está se baseando no sucesso de seu antecessor,

O lançamento global do novo BMW M2 começará em abril de 2023. Ele será construído ao lado do novo BMW Série 2 Coupé na fábrica do BMW Group em San Luis Potosí, no México.



Dimensões compactas, proporções extremamente poderosas.
A aparência atlética do novo BMW M2 decorre de suas dimensões compactas, proporções extremamente poderosas e características de design da marca M. Ele mede 214 milímetros a menos no comprimento exterior do que os modelos BMW M4 Coupé e tem uma distância entre eixos 110 milímetros mais curta. Ao mesmo tempo, as larguras do veículo e das vias excedem os números do novo BMW Série 2 Coupé por uma margem considerável.

A grande grade de rim BMW sem moldura com suas barras horizontais combina com uma entrada de ar inferior de três seções com contornos quase retangulares para dar à frente do carro uma aparência M familiar. O design foi elaborado em torno dos requisitos técnicos em termos de fornecimento de ar de refrigeração e equilíbrio aerodinâmico.

Superfícies claramente projetadas, saias laterais proeminentes e arcos de roda musculosos dão o tom para a visão lateral. A traseira do novo BMW M2 também tem uma sensação compacta e poderosa e adiciona vários toques individuais na forma do atraente lábio do spoiler na tampa do porta-malas, os refletores dispostos verticalmente, a inserção do difusor do avental traseiro - com sua design purista – e os dois pares de saídas de escape posicionadas bem longe das bordas externas.

A escolha de cinco acabamentos de pintura exterior disponíveis para o novo BMW M2 inclui os tons metálicos azul Zandvoort sólido e vermelho Toronto exclusivos para este modelo. Um teto M Carbon que reduz o peso do veículo em cerca de seis quilos é oferecido como opção.

Motor de seis cilindros em linha com entrega de potência instantânea e um apetite emocionante por rotações.

A versão do motor de seis cilindros em linha desenvolvida para o modelo compacto de alto desempenho com tecnologia M TwinPower Turbo e design de alta rotação se destaca com suas características de desempenho típicas do M. Diferindo apenas em um pequeno número de detalhes do motor empregado nos modelos BMW M3 e BMW M4, a unidade de 3,0 litros emociona com sua resposta urgente, apetite saudável por rotações e entrega de potência linear nas faixas mais altas da faixa de rotação do motor.

Desenvolvendo uma potência máxima de 338 kW/460 hp, o motor sob o capô do novo BMW M2 supera a unidade básica usada por seu antecessor em 66 kW/90 hp. O torque máximo de 550 Nm (405 lb-ft) é produzido entre 2.650 e 5.870 rpm com potência máxima chegando a 6.250 rpm. O novo motor gira a um máximo de 7.200 rpm. O acúmulo pulsante de potência é acompanhado por uma trilha sonora emocionalmente rica gerada pelo sistema de escapamento específico M com abas controladas eletricamente. O sistema de abastecimento de óleo é projetado para lidar com situações de condução extremamente dinâmicas em pista, assim como o sistema de refrigeração.

Uma escolha de experiência de desempenho: transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic de série, caixa manual de seis velocidades como opção.

A potência do motor é transmitida às rodas traseiras através de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic como padrão. Suas trocas de marchas extremamente esportivas, conexão direta com o motor e capacidade de executar várias reduções para a marcha mais baixa disponível formam a base ideal para uma aceleração instantânea e sedutora. Ele é operado por meio de uma alavanca seletora com o mais recente design M, bem como patilhas de mudança no volante. A função Drivelogic oferece uma escolha de três configurações de mudança.

Uma caixa manual de seis velocidades está disponível como opção para quem busca uma experiência de performance nos moldes clássicos, enraizada na intensa interação entre motorista e carro. Ele se presta a um estilo de condução esportivo graças não apenas à ação de mudança de marcha definida com precisão, mas também ao Gear Shift Assistant, que usa o controle de velocidade de engate para garantir uma operação sem deslizamento ao reduzir a marcha em frenagem nas curvas. Se necessário, o Gear Shift Assistant pode ser desativado no menu M Setup.

O novo BMW M2 completa o sprint até 100 km/h (62 mph) a partir do repouso em 4,1 segundos com a transmissão M Steptronic de oito velocidades e em 4,3 segundos quando equipado com a caixa manual de seis velocidades. É capaz de acelerar de 0 a 200 km/h (124 mph) em 13,5 segundos (automático) ou 14,3 segundos (manual). A velocidade máxima limitada do novo BMW M2 pode ser aumentada de 250 km/h (155 mph) para 285 km/h (177 mph) especificando o opcional M Driver's Package.



Tração traseira, Controle de Tração M e Diferencial Ativo M proporcionam agilidade, precisão e prazer de dirigir conforme a ocasião exige.

Independentemente da escolha da transmissão, a forma tradicional de desempenho dinâmico do novo BMW M2 também é incorporada por sua tração traseira. O acúmulo linear de forças de aceleração lateral característicos dos modelos M ajuda o motorista a guiar o carro nas curvas com derrapagens controladas, por exemplo. 

A função padrão M Traction Control também foi projetada para permitir que o motorista analise cuidadosamente os limites de desempenho do veículo, definindo limites de intervenção individuais para limitação de deslizamento das rodas, com uma escolha de dez estágios.

Outro contribuinte para a dinâmica sublime do BMW M2 é o diferencial ativo M no eixo traseiro. Também incluído como padrão, é capaz de gerar um efeito de travamento de até 100% sempre que necessário. Isso otimiza a tração nas superfícies da estrada, oferecendo diferentes níveis de aderência para a roda traseira esquerda e direita, por exemplo, além de melhorar a transferência de potência ao acelerar com força nas curvas.

Tecnologia de chassi sofisticada, manuseio precisamente controlável.

As dimensões compactas do novo BMW M2, a curta distância entre eixos, a distribuição de peso 50:50 quase perfeitamente equilibrada e a sofisticada tecnologia de chassis combinam-se para proporcionar um manuseamento na ponta dos dedos controlável com precisão. A agilidade, o dinamismo e a precisão do carro também se beneficiam da excelente rigidez torcional da estrutura da carroceria e dos suportes do chassi, auxiliados por reforços sob medida.

Tanto o eixo dianteiro de dupla articulação quanto o eixo traseiro de cinco braços vêm com cinemática específica M. A lista de equipamentos padrão para o novo BMW M2 inclui suspensão M adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente, direção M Servotronic com relação variável, DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) incluindo M Dynamic Mode e poderosos freios M Compound com freios de pinça fixa de seis pistões na dianteira e freios de pistão único e pinça flutuante na traseira. 

O sistema de frenagem integrado apresenta ao motorista duas configurações de sensação de pedal. O novo BMW M2 vem com rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e itens de 20 polegadas na traseira, cada uma representando um aumento de uma polegada no diâmetro das rodas instaladas de série nos modelos BMW M3 e BMW M4. Há também a opção de instalá-los com pneus de pista.

Cockpit de carro esportivo avançado com BMW Curved Display como padrão e a opção de assentos tipo balde M Carbon.

O novo BMW M2 possui um cockpit com design centrado no motorista, com leituras, controles e opções de configuração específicos para M, bem como o avançado BMW Curved Display. Informações relacionadas à direção, incluindo Shift Lights, aparecem em um novo layout gráfico na tela de informações de 12,3 polegadas. 

Widgets específicos para M para configuração do veículo e condição dos pneus são apenas dois dos itens que podem ser acessados ​​na tela de controle de 14,9 polegadas. O BMW Head-Up Display opcional também possui leituras específicas para M.

Tanto o BMW Curved Display como o BMW Intelligent Personal Assistant fazem parte da última geração do BMW iDrive. Baseado no BMW Operating System 8, foi projetado especificamente para interação intuitiva entre motorista e veículo usando controle de toque e linguagem natural. 

O novo sistema BMW iDrive permite a personalização com o BMW ID e o aplicativo My BMW, além de permitir que um eSIM pessoal seja usado no veículo. A integração de smartphone para Apple CarPlay® e Android Auto™ também está incluída como padrão no novo BMW M2, e também há um sistema de antena 5G para conectividade otimizada.

O condutor e o passageiro dianteiro são recebidos de série pelos bancos desportivos com um design específico do modelo com superfícies Sensatec/Alcantara. Os bancos desportivos M com apoios de cabeça integrados e superfícies perfuradas em pele Vernasca/Sensatec estão disponíveis como alternativa. 

Os bancos tipo concha M Carbon, que também podem ser encontrados na lista de opções, usam plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) nos elementos estruturais do assento e do encosto e também apresentam recortes nos apoios laterais e abaixo dos apoios de cabeça, reduzindo cerca de 10,8 kg do peso do veículo.

Ar condicionado automático de três zonas, sistema de navegação BMW Maps, botão Setup e M Drive Professional de série.

Os recursos de conforto de série no novo BMW M2 incluem controle climático automático de três zonas, BMW Live Cockpit Plus completo com sistema de navegação BMW Maps, iluminação ambiente e sistema de alto-falantes Hi-Fi. 

Quando se trata de sistemas automatizados de direção e estacionamento, as funções de aviso de colisão frontal, exibição de limite de velocidade com indicador de não ultrapassagem, aviso de saída de pista e controle de distância de estacionamento são padrão. 

O Driving Assistant, o Active Cruise Control com função Stop & Go e o Parking Assistant, incluindo o Reversing Assistant, são apenas algumas das opções disponíveis.

O botão de configuração no console central fornece acesso direto às opções de configuração do motor, chassi, direção, sistema de freios e controle de tração M, bem como o assistente de troca de marchas, se instalado. Duas configurações gerais do veículo podem ser armazenadas e recuperadas usando os botões M no volante.

Além do M Traction Control, o M Drive Professional padrão também inclui o M Drift Analyzer e o M Laptimer. Além disso, o botão M Mode no console central pode ser usado para ajustar o nível de atividade do sistema de assistência ao motorista e o conteúdo mostrado na tela de informações e no Head-Up Display, com opções de configurações de ROAD, SPORT e TRACK.

Também na lista de opções está o M Race Track Package, que inclui o M Driver's Package juntamente com o teto M Carbon, bancos tipo balde M Carbon, frisos internos em acabamento Carbon Fiber e pneus de pista.
EMISSÕES E CONSUMO DE CO2.


Transmissão BMW M2 M Steptronic de oito velocidades:
consumo de combustível combinado no ciclo WLTP: 9,8 – 9,6 l/100 km; Emissões de CO2 combinadas no ciclo WLTP: 222 – 218 g/km; valores para o ciclo NEDC: – 



Caixa manual BMW M2 de seis velocidades:
consumo de combustível combinado no ciclo WLTP: 10,2 – 10,0 l/100 km; Emissões de CO2 combinadas no ciclo WLTP: 230 – 226 g/km; valores para o ciclo NEDC: – .

Toyota e Automob iniciam jornada de transformação na rede de concessionárias da fabricante. Atualmente, a marca conta com 287 concessionárias em todo o Brasil

(Da esq para a dir) Ademir Canal – Diretor da planta da Toyota em Sorocaba - José Ricardo Gomes – Diretor Comercial da Toyota do Brasil - Viviane Mansi – Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe - Fernando Simões – CEO do Grupo SIMPAR - André Barreto –  Diretor Executivo da Simpar -Roger Armellini – Diretor de Mobilidade, Transformação Digital e Value Chain da Toyota para América Latina e Caribe - Evandro Maggio - Diretor de Compras, Pesquisa e Desenvolvimento da Toyota para a América Latina e Caribe

 

A Toyota vem se posicionando ao longo dos últimos anos como uma empresa provedora de soluções em mobilidade, com ações que proporcionem uma jornada do cliente mais integrada, inovadora e que seja capaz de fidelizar seu cliente por toda sua vida.

Dentro do seu planejamento estratégico, a montadora se une à Automob por meio da sua subsidiária UAB Motors, que agora passa a integrar sua Rede de Distribuidores no Brasil. A chegada deste novo parceiro colabora para o avanço no modelo de negócio, que no médio e longo prazo proporcionarão serviços mais digitalizados e com foco total no cliente.

Atualmente com 287 concessionárias em todo o Brasil, a rede Toyota é reconhecida nacionalmente por sua qualidade, confiabilidade e atendimento personalizado. O Grupo Simpar inicia sua trajetória com a fabricante por meio da concessionária T-Drive, com presença nas cidades de São Paulo, Barueri, Taubaté e São José dos Campos, todas no Estado de São Paulo. 

“Temos um amplo leque de serviços e soluções de mobilidade para os mais diferentes perfis de consumidores. Entender as jornadas de nossos clientes em uma comunicação transparente é muito importante, por isso, temos uma força de vendas altamente capacitada. A vinda do Grupo Simpar, que passa a controlar a T-Drive, busca reforçar nossa cultura e valores, disseminar o DNA Toyota no país, além de iniciar um novo capítulo na nossa história”, afirma José Ricardo Gomes, Diretor Comercial da Toyota do Brasil. “Novo Grupo, novas instalações, nova mentalidade. Acreditamos que este seja apenas o começo de uma longa e próspera relação”, completa ele.

A UAB Motors, faz parte da holding Automob que representa hoje as principais marcas automotivas do mundo, são 25 marcas com mais de 73 lojas, localizadas nas regiões sul, sudeste e nordeste do país - áreas que representam 44% do PIB nacional. Após as últimas aquisições, a Companhia - um dos maiores grupos no varejo de veículos leves do país - alcançou receita de R$ 5,2 bilhões anualizadas.

“Essa aliança com uma das principais fabricantes do mundo, consolida a estratégia da Automob como referência na comercialização e prestação de serviços de automóveis no Brasil. Com amplo portfólio de produtos, peças, oficinas e serviços voltados à mobilidade dos consumidores, aliado ao DNA do grupo Simpar que preza pela qualidade no atendimento e fidelização de nossos clientes”, afirma Antônio Barreto, Diretor Executivo da Simpar. 

Com integração à rede Toyota, o Grupo dá início à estratégia da marca em promover cada vez mais soluções de mobilidade sustentável, com integração de canais e modernização digital da jornada de experiência dos clientes nas concessionárias. 

 

A divulgação deste material colabora diretamente para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.125 — 7/11/22

 


Elétricos podem representar até

10% dos carros mais caros no Brasil

 


Avanço de carros 100% elétricos no Brasil, nos próximos anos, estará concentrado no segmento de marcas premium cuja definição ultimamente vem apresentando certa elasticidade de interpretação, além de discussões intermináveis que pretendo abordar numa coluna futura.

A barreira do preço elevado para os elétricos ainda vai demorar para ser superada. Em mercados emergentes como o brasileiro é natural que clientes com dois ou mais carros na garagem tenham a iniciativa de sentir de perto a alta aceleração, ausência de ruídos e vibração, além, é claro, de uma pegada local amiga do meio ambiente, entre motor e rodas, pela zero emissão de CO2.

Também há a vantagem do baixo preço baixo da energia elétrica para recarregar a bateria, apesar de não existir garantia de que isso se manterá para sempre pelo que se observa hoje no exterior. Mudar a matriz energética para zero emissão de CO2 do poço à roda e criar uma rede capilar de recarga em estradas exigem investimentos de grande monta.

Marcas como Audi, BMW e Mercedes-Benz preveem que até 10% de todas as suas vendas em 2023, no Brasil, sejam de modelos elétricos a bateria (sem incluir híbridos comuns e/ou plugáveis). Cada uma delas terá de quatro a cinco modelos com essas características.

A Mercedes-Benz acaba de lançar três elétricos simultaneamente: EQA 250 (R$ 480.900), EQB 250 (R$ 502.900) e EQE 300 (R$ 709.900) já incluídos carregador de parede instalado e as três primeiras manutenções preventivas. Modelos elétricos estão isentos do imposto de importação de 35%. Os dois primeiros são SUVs de cinco e sete lugares, respectivamente, cujas arquiteturas derivam dos modelos com motor a combustão. O terceiro é um sedã equivalente ao Classe E, porém trata-se de desenvolvimento específico.

Primeiro contato com os três modelos foi bem curto e rápido no entorno do Parque Ibirapuera em São Paulo (SP). Os dois SUVs têm rodagem firme e agradável, acabamento e materiais no mesmo padrão elevado da marca, mas sentem a massa total de 2.040 kg (EQA) o que afeta o desempenho, em especial o EQB (2.110 kg). Ambos têm o mesmo motor de 190 cv de potência e 39,2 kgf.m de torque.

O sedã médio-grande EQE 300 de 245 cv e 56,1 kgf.m vai bem melhor no para e anda do trânsito com acelerações mais fortes, apesar dos 2.380 kg de massa. Apresenta quadro de instrumentos e tela multimídia com mais recursos tecnológicos, além de vários comandos no volante de três raios vazados. A distância entre eixos de nada menos que 3.120 mm (10 mm superior ao Classe S) proporciona espaço extraordinário para as pernas de quem senta no banco traseiro.

Outro SUV interessante é o iX3 (R$ 475.950) cedido pela BMW para avaliação por cerca de uma hora em estradas na Grande Campinas (SP). Versão elétrica do X3 tem 286 cv, 40,8 kgf.m e 2.185 kg de massa. Tração traseira e comportamento mais agradável em curvas que o EQA de tração dianteira, além de melhor desempenho. Na viagem a regeneração de frenagem dispensou totalmente o uso dos freios. Isso é comum em trânsito urbano, porém em estradas é necessário manter um pouco mais de distância do veículo à frente e o sensor de radar do carro também ajuda.

 

BYD produzirá elétricos e híbridos na Bahia

 

Os rumores já existiam, porém no último dia 28 o governo baiano anunciou um protocolo de intenções com a chinesa BYD para começar a produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos a partir de 2024. Haverá subsídios estaduais por 10 anos. Mesmo sem pormenores é fácil concluir que SUV e picape elétricos, além de híbridos plugáveis, estão previstos para 2025. Desde o começo deste ano comenta-se que parte das instalações da Ford, em Camaçari (BA), onde se produziam Ka e EcoSport até o início de 2021, seria a base de uma segunda operação da BYD no Brasil. A empresa produz ônibus elétricos em Campinas (SP) desde 2015 com baixo índice de conteúdo local e em volume quase simbólico.

Como sempre acontece nesses casos, a marca (ainda) não confirmou que produzirá veículos leves na Bahia. Muito menos a Ford se pronunciou, mesmo porque as instalações e o parque de fornecedores em volta da fábrica inaugurada há 21 anos são bem maiores do que as necessidades da BYD e ainda restará uma grande área industrial. O acordo com o governo baiano inclui a produção de ônibus elétricos para as regiões Nordeste e Norte.

Por que motivo haveria duas fábricas de ônibus? A prefeitura de São Paulo anunciou no mês passado que novos ônibus a diesel não poderão circular e serão substituídos por elétricos. Por motivo de escala produtiva, é provável que tudo fique concentrado mesmo em Camaçari.

Híbridos flex são prioridades de Stellantis e VW

O etanol está na rota de alternativas para o Brasil como uma transição dos motores a combustão para os elétricos. Stellantis e Volkswagen confirmaram que os planos estão em marcha durante o Congresso Autodata Perspectivas 2023, que se encerrou em 28 de outubro. A tecnologia não esconde segredos, mas se trata de decisão estratégica. Afinal, um híbrido flex abastecido com etanol produzido no Brasil apresenta emissões de CO2, quando se calcula o ciclo do poço à roda, bem abaixo de um carro 100% elétrico fabricado hoje na Europa com a matriz energética existente no continente.

Antônio Filosa, CEO da Stellantis, afirmou que o etanol exige menos investimentos por parte das fabricantes, dos fornecedores e do próprio governo e com resultados muito positivos para o meio ambiente. A tecnologia híbrida flex pode ser exportada para países vizinhos e outros continentes, em especial para a Índia, que é grande produtora de cana-de-açúcar e já tem etanol disponível.

O presidente da VW, Ciro Possobom, defende igual ponto de vista e anunciou que este mês será inaugurado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Quanto à expansão do mercado interno de veículos leves em 2023 o presidente da Renault, Ricardo Gondo, espera crescimento de 5% a 10%. Confirmou um novo SUV produzido no Brasil com a mesma arquitetura CMF-B hoje existente na Europa e a produção aqui do motor 1-litro turbo. Este será flex, embora não tenha entrado em pormenores.



 

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