Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Azul inicia venda de passagens para voos entre Belo Horizonte e Curaçao e inaugura 50ª loja no Paraná

 


Conhecida por ter a maior e mais capilar malha aérea do Brasil, a Azul iniciou vendas de passagens para a sua nova rota internacional: Curaçao. A partir de 24 de junho, a companhia passará a operar um voo semanal que vai conectar a ilha localizada no sul do mar do Caribe à Belo Horizonte, em Minas Gerais.

 

O voo AD8787 partirá da capital mineira aos sábados, às 13h00, pousando em Curaçao às 18h00. Já no sentido inverso, a decolagem do voo AD8786 está programada para ocorrer aos domingos, saindo da ilha caribenha às 08h30, chegando às 16h00 no Aeroporto de Confins.
 

“Com o novo voo a partir de Confins, as opções se tornarão muito mais cômodas aos Clientes que desejam passar férias no Caribe, sendo que aqueles originários de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Vitória farão conexões de, no máximo, 1h30 no terminal mineiro. Isso é possível, porque a Azul possui a malha aérea capilarizada que conecta Clientes de variados aeroportos para nossos hubs”, destaca Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul. “Estamos animados e prontos para começar a operar essa nova rota internacional. Curaçao é um destino fantástico, com diversas praias paradisíaca, passeios de tirar o fôlego e um povo bem acolhedor” conclui o executivo.
 

Os voos serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 174 Clientes. Clientes da Azul poderão desfrutar de serviço de bordo com lanches quentes e acompanhados por bebidas alcóolicas e não alcóolicas, além entretenimento de bordo on demand, com as séries e filmes de maior sucesso da história da televisão e do cinema e, internet wi-fi em alta velocidade totalmente gratuita.
 

O anúncio do início das vendas da nova operação ocorreu durante eventos organizados pelo Turismo de Curaçao, realizados em Minas Gerais e em São Paulo com a presença de representantes da Azul, do BH Airport e agentes de viagem.

 

CURAÇAO: SINTA VOCÊ MESMO

Com mais de 50 nacionalidades convivendo entre seus 150 mil habitantes, Curaçao é diversa na composição de sua população e atrações. A peculiaridade da ilha a torna muito original perante outras da região. Quem chega identifica-se bastante com a hospitalidade e seu povo acolhedor. Todos muito “dushi” (que significa querido em papiamento, idioma oficial).
 

A ensolarada Curaçao está localizada no mar do Caribe onde também estão outras ilhas que faziam parte das Antilhas Holandesas e distante 60km da costa da Venezuela. A capital Willemstad, eleita Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, possui autênticos prédios de arquitetura dos Países Baixos, criando um perfeito equilíbrio entre a atmosfera europeia e o clima tropical. A estrutura do recente país, independente desde 2010, é digna de receber turistas do mundo todo. O clima é convidativo e mesmo quando há chuva, a quantidade é baixíssima.
 

As passagens para a nova rota internacional da Azul já estão disponíveis para venda no site www.voeazul.com.br, e em todos os canais oficiais da companhia.

 

Confira, a seguir, a programação de voos da Azul de Belo Horizonte para Curaçao: 

 

Confins (CNF) -- Curaçao (CUR)
*A partir de 24/06*   

Origem   

Saída   

Destino   

Chegada   

Frequência   

Confins  

13:00  

Curaçao  

18:00  

Sábados  

Curaçao  

08:30  

Confins  

16:00  

Domingos  




 

Azul Viagens inaugura sua 50ª loja e já está presente em todas as regiões do país

 

O ano para a Azul Viagens começou com importantes inaugurações que acabaram virando marcos para a história da operadora de turismo de lazer da Azul – que, hoje, possui 50 lojas, e está presente em todas as regiões do país.

 

No final de janeiro, a abertura de uma loja em Belém, em um dos melhores endereços da capital paraense, simbolizou duas conquistas: para a Azul Viagens, por ser a primeira loja da operadora na região Norte do país e, para a companhia aérea como um todo, que prevê oferecer uma experiência completa aos seus Clientes e, assim, incrementar os negócios em uma cidade estratégica para a sua malha aérea.

 

Já as duas últimas unidades da operadora, inauguradas nesta semana no Paraná, uma em Foz do Iguaçu (01/02) e a outra em Cascavel (02/02), mais do que reforçaram a presença da Azul Viagens na região Sul (que já contava com três lojas em Curitiba e uma em Londrina). A loja de Foz, por exemplo, vai ajudar a atender a demanda de Clientes que tem crescido com a operação internacional da Azul, iniciada em 2022, saindo desta cidade direto para Montevideo, com duas frequências semanais. Enquanto a de Cascavel, pode oferecer experiências completas de viagens aos seus Clientes, que têm agora a opção de embarcar direto de sua cidade em voos regulares da Azul para a vizinha Curitiba e também para Campinas (SP), que é o principal hub da companhia e de onde é possível se conectar com mais de 150 destinos domésticos e internacionais.

 

E não é só. A loja de Cascavel – o quinto município mais populoso do estado – ficará marcada como a 50ª loja da operadora e o resultado de uma estratégia de expansão que deve ser mantida e que pretende ser ainda mais ousada em 2023. Hoje, ao todo, a operadora possui 49 lojas no país e uma nos Estados Unidos.

 

Segundo Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens, a pandemia desacelerou um pouco as inaugurações, mas desde 2022 as metas para expandir foram retomadas. “Estamos animados com os contatos e os potenciais negócios fomentados pelas nossas últimas inaugurações e parcerias. Em 2023, queremos fortalecer ainda mais a nossa marca em todo o país, especialmente em cidades onde ainda não há loja da nossa operadora de turismo e em regiões com poucas unidades ainda, como Norte e Nordeste”, conta.

 

Durante o ano de 2022, a Azul Viagens inaugurou nove lojas, Paulínia (SP), Shopping Barigui, em Curitiba (PR); Shopping Partage, em Betim (MG); Marília (SP); Cuiabá (MT); Uberaba Shopping (MG); Araxá (MG) e iniciou a expansão no estado de Santa Catarina, inaugurando duas lojas, em Joinville e Florianópolis.

 

Atualmente, a Azul Viagens está presente nos Estados Unidos com uma loja na cidade de Orlando e, no Brasil, em 10 estados, sendo Alagoas, Pernambuco, Pará, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, além de Minas Gerais e São Paulo, onde se concentram 64% das lojas.

 

Endereços das três novas lojas:

Belém: Avenida Comandante Brás de Aguiar, nº 111. Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 9h às 19h, e, aos sábados, das 8h às 13h.

Foz do Iguaçu: Avenida Brasil, 303, Sala B – Centro. Horário de funcionamento:  de segunda a sexta, das 08h30 às 18h15, e sábado, das 08h30 às 12h00. 

Cascavel: Avenida Paraná, nº 979 no Botelho Open Mall no centro da cidade. Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 18h.

 

Jeep® CJ-3B celebra 70 anos e segue inspirando modelos como o Jeep Wrangler, Gladiator e Renegade

 


Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep® CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954. Algumas unidades de versões anteriores já haviam chegado ao país como CKD antes disso, mas coube ao CJ-3B integrar as primeiras peças nacionais ao longo dos seus anos de produção aqui no Brasil.

O CJ-3B – CJ de “Civilian Jeep” (Jeep civil) – foi uma evolução dos modelos já produzidos até então para clientes civis e não militares. Nascida em 1945 com o CJ-2A, a família CJ foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980.

O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevados para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo”. Algumas publicidades da época destacavam a força e capacidade off-road dos modelos, que seguem sendo grandes atributos da Jeep até hoje.

Aventureiro nato

Dentre as muitas aventuras proporcionadas pelo CJ-3B ao longos dos seus 70 anos, destacamos uma realizada por três escoteiros em 1955, a Operação Abacaxi. Eles saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboreee, encontro mundial de Escotismo. 

Uma viagem incrível, que acabou sendo ampliada até o Alasca a bordo do CJ-3B. Entre a ida e a volta, os três aventureiros rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo histórias incríveis. Os nomes desses aventureiros: Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly.

Tudo isso foi retratado no livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”. O CJ-3B utilizado na expedição já continha um grande conteúdo de peças e acessórios nacionais. Alguns fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a empreitada, que recebeu esse nome pois os componentes locais eram considerados “abacaxis”. No final, o Jeep foi aprovado não só em testes na fábrica original da Willys, em Toledo (EUA), como na aventura, pois não teve nenhum problema mecânico.

Esse vídeo relata o emocionante retorno de Hugo Vidal, um dos escoteiros expedicionários, ao Alasca, mais de seis décadas depois:   https://youtu.be/JSLG0KPPqeQ (no fim do vídeo, publicado em 2018, vemos a citação ao Programa Jeep Nation que evoluiu, tornando-se o atual Programa de Fidelidade da marca, o Jeep Wave )

 


O CJ-3B, que também teve uma versão militar, o M606, foi produzido nos Estados Unidos até 1968, com cerca de 155 mil unidades fabricadas. Além disso, o CJ-3B foi um pioneiro "carro mundial", fabricado sob licença em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

Parabéns ao icônico CJ-3B pelos 70 anos de paixão, aventuras e liberdade proporcionadas!

Fotos: acervo pessoal Nélson de Almeida Filho, Hugo Vidal e Jeep

Nova F-150, com 46 anos de história, é a atração especial da Ford no Show Rural Coopavel


A Ford F-150, ícone mundial das picapes, chega em breve ao Brasil e é exibida como destaque no Show Rural Coopavel, até 10 de fevereiro em Cascavel, no Paraná. Os visitantes da grande feira do agronegócio podem conhecer o modelo que vai ampliar a família de picapes Ford Raça Ford, ao lado da Ranger e da Maverick, também presentes no estande.

A F-150 é a principal representante Série F, linha de picapes mais vendida da América do Norte há 46 anos consecutivos, e também veículo líder de toda a indústria no continente há 41 anos. Com esse lançamento, a Ford reforça a sua autoridade em picapes, trazendo a linha mais completa do mercado com produtos de prestígio mundial.

Poucos veículos no mundo têm uma história de sucesso tão rica quanto a Série F. Ao longo de suas 14 gerações, ela evoluiu trazendo seguidas inovações e tornou-se a referência no segmento de picapes. Com desempenho confiável em diferentes tipos de aplicação, seja de trabalho, esporte ou lazer, virou sinônimo de força, robustez, durabilidade, conforto e sofisticação.

Todas essas qualidades agora estarão disponíveis para o consumidor brasileiro, que já conhece a tradição da família de picapes Ford Raça Forte, formada hoje pela Ranger e a Maverick. O design icônico, o tamanho imponente, o desempenho incomparável em estrada e fora de estrada, as tecnologias avançadas de assistência, segurança e conectividade e os itens diferenciados de acabamento e requinte fazem da F-150 um veículo único na categoria.

Teste-drive e ofertas
Como atrações na Coopavel, a Ford oferece também test-drive da Ranger, que pode ser dirigida nos modelos XLS, FX4 e Limited em uma pista especial, e ofertas com descontos de até R$73.000 no preço de tabela da picape média. Essa é a redução, por exemplo, aplicada no valor da Ranger XLT, que sai por R$234.990 durante a feira.

Outras ofertas exclusivas são a da Ranger XL 4x4, por R$199.900, e da Ranger XLS 4x4 Automática, por R$214.900. A mostra da marca se completa com a Transit Furgão, van de vocação urbana que tem mostrado a sua versatilidade também em aplicações do agronegócio.

Polo Track 1st Edition: versão especial de 1.000 unidades. – Hatch de entrada da Volkswagen nasce na plataforma MQB com motor 1.0 MPI flex e câmbio manual de cinco velocidades


São Bernardo do Campo (SP)
– Existe uma combinação entre robustez e estilo. E ela estreia com o Polo Track 1st Edition, versão limitada e numerada que comemora a chegada do mais novo veículo de entrada da Volkswagen no País. Produzido na planta de Taubaté (SP), o compacto estará disponível em um lote de apenas 1 mil unidades, oferecido ao Brasil e América Latina, com itens exclusivos de design. O projeto foi desenvolvido especialmente pela equipe de Design da marca no Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.

O Vermelho Sunset, presente na linha Polo, Nivus e T‑Cross, foi a cor escolhida para a 1ª Edição. Ela contrasta com o teto pintado em Preto Ninja, mesmo cor da capa dos espelhos retrovisores externos e das maçanetas das portas. Para a versão, as calotas das rodas aro 15 foram pintadas em preto brilhante. Ainda na parte externa, o grande destaque é o emblema comemorativo aplicado nas Colunas C do hatch. Também em alusão à versão, na base das portas estão adesivos exclusivos em preto com a inscrição '1st Edition'. Na traseira, uma faixa pintada em Preto Ninja conecta as lanternas do hatch e sinalização com o 'Track 1st Edition' que se trata de um modelo especial.


Ao abrir a porta, o condutor encontrará soleiras em alumínio, ao estilo do Gol Last Edition. Os bancos inteiriços trazem detalhes de acabamento em pesponto vermelho e têm a inscrição '1st Edition' em Flex Film na porção superior do encosto. Os tapetes também têm uma tag alusiva à versão.

Ao entrar, os olhos logo dão conta da placa da edição limitada com a numeração da unidade, localizada ao lado direito do painel, que possui acabamento preto. Mais refinado, o habitáculo tem detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado e na base do câmbio, e nova manopla de marcha com lente preta.

O Novo Polo Track 1st Edition chega ao mercado com lista de conforto incluindo volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico e remoto das portas, rádio Media Plus II e quatro alto falantes, tomada USB tipo C, chave canivete com controle remoto, entre outros.



Quando o quesito é seguro, o Polo entrega pacote amplo. O modelo dispõe de quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill Hold Control - Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, alerta de afivelamento de cinto de segurança para todas as posições, e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+).

Projetado a partir da plataforma MQB, que proporciona o que há de mais moderno em termos de design, inovação e alta performance, o Polo Track 1st Edition é equipado com o consagrado motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplamento ao câmbio manual de cinco marchas.



domingo, 5 de fevereiro de 2023

Casino Estoril apresenta dia 4 de março Noite de Música e Humor com o comediante e músico russo Semyon Slepakov

 


O músico e comediante russo Semyon Slepakov actua, no próximo dia 4 de Março, pelas 20 horas, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Reconhecido pela sua versatilidade artística, Semyon Slepakov sobe ao palco para conciliar a interpretação de novos trabalhos com a apresentação de numerosos êxitos que marcam a sua carreira.

Semyon Slepakov é um prestigiado produtor, showrunner, roteirista e bardo. Seguido por milhões de fãs, é autor e produtor de sketches  de sucesso, projectos de comédia e muitos outros programas de TV que registaram expressivos êxitos.

Distinguido com numerosos prémios, Semyon Slepakov foi autor e showrunner de “House Arrest”. Lançada em 2018, esta série constitui um dos pontos altos da sua carreira.

Semyon Slepakov é, também, um popular autor e intérprete de canções, fundador do canal Semyon Slepakov no YouTube, com milhões de visualizações de vídeos e mais de um milhão de inscritos.

Em digressão, Semyon Slepakov irá apresentar, nos próximos espectáculos, os seus principais sucessos, assim como novos trabalhos artísticos sobre diversos assuntos que dominam a agenda dos órgãos de comunicação social.

Os concertos do artista russo distinguem-se, habitualmente, por serem muito interactivos, proporcionando um excelente ambiente e inesquecíveis emoções. Os espectadores terão oportunidade de conversar e colocar várias perguntas a Semyon Slepakov, durante a sua actuação no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Recorde-se que, Semyon Slepakov deixou a Rússia e reside em Israel, desde o início da guerra, na sequência da ofensiva militar lançada, a 24 de Fevereiro de 2022, pela Rússia contra a Ucrânia.

O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, a 4 de Março, às 20 horas, Semyon Slepakov. M/6. 

Preços: De 49€ a 249€.

As reservas podem ser efectuadas:

https://besteventseurope.com/pt/event/25

Distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o Casino Estoril abre às 15h00 e encerra às 03h00. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos.

BMW Group está com agenda 2023 aberta para programa de visita na maior fábrica de veículos premium da América do Sul, em Araqui, com direito a test-drive



São Paulo, fevereiro de 2023 - O BMW Group Brasil, em parceria com a Serra Verde Express, está com a agenda aberta a partir de 23 de janeiro até junho de 2023 para aquisição da experiência de visita à maior fábrica de veículos premium da América do Sul. O programa “Por Dentro do BMW Group Brasil” consiste em um tour de até três horas pela planta de Araquari, em Santa Catarina, e pode ser realizado de segunda a sexta (exceto feriados), às 9h ou às 13h.

 

Na visita, os participantes conhecem de perto o dia a dia da fábrica e cada detalhe da produção dos veículos. Um guia especializado explica as etapas de carroceria, soldagem e montagem dos carros da marca enquanto os visitantes acompanham em tempo real os processos de fabricação. Ao final, está incluso um teste prático na pista interna em um veículo BMW com piloto especializado na direção.

 

O passeio é ideal não só para fanáticos pela marca, mas também para amigos, casais e famílias com crianças a partir de dez anos. “Quem tiver curiosidade de conhecer de perto a excelência com que são produzidos os veículos BMW ou buscar um passeio diferente e interessante, vai gostar de visitar a fábrica”, comenta Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express.

 

Todas as informações sobre o programa de visitas “Por Dentro do BMW Group Brasil” e aquisições de ingressos podem ser realizadas no site: link.

 

A maior fábrica de veículos premium da América do Sul

Com 1,5 milhão de metros quadrados, a planta do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, tem 112.893 metros quadrados de área construída e não passa despercebida por quem transita na BR-101, rodovia que dá acesso à fábrica. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares. Nessa planta, são fabricados para o mercado brasileiro os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4. Com processos de qualidade extremamente rígidos, a fábrica tem capacidade para produzir até 32 mil veículos ao ano.

 

BMW X1

Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC), o novo BMW X1 traz sob o capô duas opções de motorização, com potências que variam de 156cv a 204cv, ambos equipados com a tecnologia BMW TwinPower Turbo. Recheado de equipamentos em todas as versões, o novo BMW X1 tem itens como faróis com LEDs adaptativos, Parking Assistant com câmeras de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital, rodas de até 20 polegadas com design mais agressivo, volante M Sport com empunhadura esportiva, sistema de som da renomada Harman Kardon, Head-up Display e um incrível painel curvado, que exibe as informações do painel de instrumentos e da central multimídia.

 

BMW 320i

O novo BMW Série 3, produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, já está à venda no Brasil. Na dianteira, os faróis e o duplo rim foram redesenhados. O para-choque também ganhou novo desenho com novas tomadas de ar. O para-choque traseiro, assim como design de luzes das lanternas, ganharam novo visual, deixando o sedã ainda mais elegante, mas sem perder a sua esportividade. Debaixo do capô, o novo BMW Série 3 segue com o eficiente e potente motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 184cv e 300Nm de torque. A tração, como segue a tradição de ser traseira e o câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100km/h em 7,1s e atinge a velocidade máxima de 235km/h. Tudo reforçando o Puro Prazer de Dirigir, que faz parte do DNA do modelo.

 

O BMW X3 é o BMW X4

Produzido em todas as suas versões a combustão no Brasil, os BMW X3 e BMW X4, são os carros mais modernos, tecnológicos e potentes produzidos em solo nacional. Recheados de equipamentos e tecnologia, os modelos são equipados com o BMW Live Cockpit Professional. Duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento -- sendo esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto. Há ainda sistemas como o Driving Assistant, Parking Assistant Plus e Surround View, o BMW Gesture Control, BMW Head-up e sistema de som premium da renomada Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W de potência. Mas a cereja do bolo é a versão M40i, equipadas com motor BMW M de seis cilindros em linha, 2.998cm³, TwinPower Turbo, que rende 387cv de potência (entre 5.800 e 6.500rpm) e 500Nm de torque máximo (entre 1.900 e 5.000rpm). Além de serem os mais potentes, os novos modelos são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil. Aceleram de 0 a 100km/h em 4,5s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração integral por demanda.

 

Serviço:

“Por Dentro do BMW Group Brasil”

Datas: visitas de segunda a sexta (exceto feriados)

Horários: às 9h e às 13h

Valores: a partir de R$190

Ingressos: disponíveis neste link (a partir de 10 anos de idade). Os ingressos também podem ser adquiridos na sede da Serra Verde Express (Av. Presidente Affonso Camargo, 330) em Curitiba ou pelo telefone (41) 3888 3488, mediante disponibilidade.

 

Sobre a Serra Verde Express:

Sediada em Curitiba, a Serra Verde Express é a empresa que detém a concessão dos trens turísticos que realizam o percurso na ferrovia Paranaguá-Curitiba. Responsável por coordenar os passeios turísticos ferroviários, a Serra Verde Express é a maior companhia do ramo de serviços de receptivo de viagem de Curitiba e do Litoral Paranaense. Os serviços receptivos da Serra Verde Express são completos e incluem transfer, hospedagem, city tour, excursões e ingressos, com acompanhamento de profissionais altamente treinados e capacitados. Para mais informações acesse o site ou visite o perfil da Serra Verde Express no Instagram: serraverde_oficial.

 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Agende: Joana Almeirante em concerto inédito no Auditório do Casino Estoril. Convidados especiais: Mafalda Veiga, Nena e João Só



Joana Almeirante actua, no próximo dia 1 de Abril, às 21h30, no Auditório do Casino Estoril. A jovem compositora e intérprete sobe ao palco para apresentar o seu EP de estreia, “Ilusão”. Um concerto a não perder que terá como convidados especiais Mafalda Veiga, Nena e João Só.

"Confetis", "A tua namorada", "Bem me quer", "Tão cedo não é amanhã", "Horas longas" e "Mera ilusão" são os temas do EP de estreia, “Ilusão”, que estará em destaque no Auditório do Casino Estoril.

Natural de Santa Maria da Feira, Joana Almeirante iniciou o seu percurso musical bem cedo quando, aos 13 anos, ingressou na escola “Acorde” onde teve um primeiro contacto mais sério com a guitarra. Posteriormente, inscreveu-se no curso de profissional de instrumentista de jazz em Guitarra no Conservatório de Música da JOBRA. Aos 18 anos, após concluir esta etapa de formação, integrou a banda do Miguel Araújo, em que se mantém até ao presente.

Joana Almeirante, actua, agora, a solo em formato voz e guitarra, para apresentar “Ilusão”. O registo de originais que marca a estreia de Joana Almeirante em nome próprio, conta com temas da sua autoria, bem como com letras e composições de estrelas da indústria como Agir, Bárbara Tinoco, Miguel Araújo, Jorge Cruz e Tyoz.

O Auditório do Casino Estoril acolhe, no próximo dia 1 de Abril, pelas 21h30, Joana Almeirante. M/6.

Preços: De 15€ a 18€.

As reservas podem ser efectuadas:

https://ticketline.sapo.pt/evento/joana-almeirante-65748



Distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o Casino Estoril abre às 15h00 e encerra às 03h00. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos.

SuperBike Brasil anuncia Suhai Seguradora como novo patrocinador. 1ª etapa dia 26 de fevereiro. Além de patrocinar campeonato, empresa adquire naming rights da SuperSport 400cc



Começando a temporada 2023 com novidades, o SuperBike Brasil anunciou a Suhai Seguradora, que é a líder nacional no segmento de seguro para motos e que este ano completa 10 anos, como seu mais novo patrocinador. Além do patrocínio da competição, a mais nova parceira também chega como patrocinadora da categoria 400cc, adquirindo seu naming rights, que agora passa a se chamar Suhai 400 Cup. 

Segundo o idealizador do SBK Brasil, Bruno Corano, a parceria é uma via de mão dupla, visando as melhores condições para o esporte. “É sempre muito importante frisar que quem ganha é o esporte. Ter a Suhai, uma segurada moderna e eficiente patrocinando um evento assim, só agrega. Eles são inovadores e atendem clientes que não têm aceitação para seus veículos nas seguradoras tradicionais, então essa inovação e o zelo pela qualidade nos faz ter certeza de que será uma parceria de sucesso”, pontuou.


Além disso, Bruno também reforçou os valores de ambas as partes são parecidos. “O SuperBike, desde que foi criado, é a grande vitrine do motociclismo esportivo no país, então faz todo sentido termos ela como nossa parceira. Além de lançar diversos pilotos para o mercado e ser uma porta de aprendizagem em diversas categorias, o evento reúne uma série de iniciativas sociais, parcerias e oportunidades para pilotos e entusiastas. Fico feliz que a Suhai Seguradora tenha se unido a nós e vejo uma parceria de muitos anos”, concluiu. 

A primeira etapa do SuperBike Brasil acontece no dia 26 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos. Ao todo, serão dez etapas e quatro autódromos confirmados.

Jeep Commander e Compass seguem líderes de seus segmentos em janeiro. O Compass conquista 44,4% entre os C-SUVs e o Commander garantiu 28% entre os D-SUVs

  

Com 4.139 emplacamentos em janeiro de 2023, o Jeep Compass conquistou novamente a liderança entre os SUV médios no mercado brasileiro, com 44,4% entre os C-SUVs. O modelo também garantiu presença entre os Top 10 modelos mais vendidos do mercado, considerando todos os segmentos. O Jeep Compass mantém a sua trajetória de sucesso entre os clientes brasileiros.

O mesmo sucesso entre os clientes e a mesma liderança são vistos também entre os D-SUVs, com o Jeep Commander! O modelo emplacou 1.289 unidades e garantiu, mais uma vez, a liderança da categoria, com 28% de participação. O Commander, que chegou ao mercado em agosto de 2021, segue como líder absoluto da categoria emplaca mais um mês no topo da lista dos D-SUVs.

No total do mês de janeiro de 2023, a marca Jeep comercializou 8.510 unidades, conquistando a sexta posição no mercado brasileiro. As vendas do Jeep Renegade, com 3.050 emplacamentos no mês passado, completaram a performance da marca no início desse ano, juntamente com o Jeep Wrangler e Jeep Gladiator.

145 anos de André Citroën: de limões até Napoleão Bonaparte, conheça um pouco da história do visionário criador da marca que leva o seu nome e que mudou a indústria automobilística


No dia 5 de fevereiro de 1878, nascia em Paris, na França, um dos mais inovadores e visionários nomes da indústria automobilística: André-Gustave Citroën, fundador da marca que ostenta o seu nome e responsável por importantes renovações até hoje reconhecidas e aplicadas na produção de veículos por todo o mundo.

Mais novo de cinco filhos do casal Levie Citroën e Masza Amalia Kleinman, André foi criado em um lar de costumes cosmopolitas e orientado para os negócios. Mas foi apenas depois dos 30 anos de idade que o futuro empresário começou a se interessar de fato pelo universo automotivo.

A origem do nome

O sobrenome Citroën foi criado em circunstâncias no mínimo curiosas e, acredite se quiser, por culpa de Napoleão Bonaparte.

Em 1811, o então imperador francês ordenou a realização de um censo, obrigando todos aqueles que não tinham sobrenome a receberem um, de preferência uma alcunha que identificasse a pessoa por meio de sua ocupação. O bisavô de André, Roelof, que era vendedor de frutas, passou a se chamar Roelof Limoenmann (literalmente, "o homem dos limões"), em referência à sua profissão.

Um dos filhos de Roelof, Barend, o avô de André, também assinava o sobrenome Limoenmann, mas teve que mudar por causa de seu futuro sogro, que era um artesão ourives muito renomado e só consentiria que Barend se casasse com sua filha, Netje Rooseboom, se tivesse um sobrenome mais refinado. Foi então que Barend Limoenmann se tornou Barend Citroen, apelido que, em neerlandês, é grafado sem o trema e significa "limão".

Levie, um dos doze filhos de Barend e Netie, pai de André, quis expandir o comércio de pedras e metais preciosos da família e se mudou para Varsóvia, na Polônia, onde se casou com Masza Amalia Kleimann. No entanto, por conta do domínio russo no país, o casal resolveu se estabelecer em Paris, na França. E foi na “Cidade Luz” que Barend decidiu dar uma conotação francesa ao seu sobrenome, acrescentando um trema acima da letra "e", dando origem à família Citroën.

Mudança de planos

Embora a tendência naqueles tempos fosse perpetuar os negócios da família, André não nutria interesse pelas pedras preciosas. Por sua visão mais moderna e tecnológica, ele ansiava por inovar e produzir, sentimentos que se intensificaram após seu ingresso no curso de engenharia na Ecole Polytechnique e na oportunidade de visitar fábricas especializadas em mecânica de precisão durante a graduação.

Aos 22 anos, André se formou e, cinco anos depois, criou sua primeira empresa, que explorava uma patente para engrenagem bihelicoidal, conhecida como espinha de peixe, que foi aperfeiçoada por Citroën e se tornaria base para o símbolo da marca usada até hoje, dos Dois Chevrons – Deux Chevrons em francês.

Seu interesse de fato pela indústria automotiva veio só em 1908, quando assumiu o cargo de gerente geral da Mors, uma empresa automotiva em declínio que reconquistou o sucesso na virada do século. Citroën foi responsável pelo desenvolvimento de novos modelos e pela reorganização dos processos de fabricação, o que resultou em um aumento de dez vezes nas vendas em apenas seis anos.

Apesar do renascimento, a Mors não conseguiu superar o declínio trazido pela Primeira Guerra Mundial e Citroën então resolveu colocar um antigo sonho em prática: o de produzir veículos acessíveis a uma parcela maior da população. Em 1919, comprou um terreno no Cais de Javel, em Paris, e assim nasceu a fábrica de automóveis André Citroën.

Inovações na comunicação e na tecnologia

Um dos projetos iniciais da nova fábrica foi o do Citroën Type A 10 HP, primeiro automóvel europeu construído em série e o primeiro automóvel francês com direção à esquerda. O modelo era equipado com um motor de quatro cilindros de 1.327 cm³ e podia atingir uma velocidade de 65 km/h, além de vir de fábrica com capota, roda sobressalente, faróis e outros sistemas elétricos. Em uma época em que direitos trabalhistas ainda engatinhavam, Citroën se destacou ao recorrer à mão-de-obra feminina, para a qual montou serviços sociais inéditos, como cantinas e creches para as colaboradoras que tinham filhos. Em 1927, o empresário foi o primeiro empregador na França a pagar o décimo terceiro mês a seus funcionários.

Citroën também foi um dos primeiros fabricantes de automóveis a entender que um veículo não se limitava à sua produção: ele criou um serviço completo de pós-venda que incluía uma rede de reparadores, um catálogo de peças, garantia, aluguel de carros e venda a crédito. Com o tempo, ainda abriu filiais na França, subsidiárias e linhas de montagem no exterior.

Inovador também na comunicação, Citroën se destacou na forma de se tornar ainda mais conhecido. Entre tantas ações, escreveu seu nome com um avião no céu de Paris e ainda em letras luminosas na Torre Eiffel (de 1925 a 1935). Ele também lançou brinquedos Citroën, como o Citroennette, um carrinho de pedal com as mesmas chapas dos modelos originais. E por fim, organizou cruzeiros transcontinentais que fascinaram o mundo inteiro, como a Travessia do Saara.

André Citroën morreu em 3 de julho de 1935, aos 57 anos. Mas seu legado e suas ideias seguem firmes e sempre muito além do seu tempo.


Dia Nacional do Fusca, líder do mercado por 23 anos conheça os modelos históricos da Garagem VW


São Bernardo do Campo (SP) – Quando a Volkswagen do Brasil produziu o primeiro Fusca nacional, em 1959, o modelo carismático criado pelo professor Ferdinand Porsche ainda se chamava Volkswagen Sedan. A marca alemã colocava nas ruas brasileiras um automóvel com características únicas de design e que seria um dos modelos mais icônicos não só da indústria global, mas também local.

No Dia Nacional do Fusca, a VW celebra a história do seu modelo mais tradicional, recebe membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC, e apresenta em detalhes três unidades preciosas que compõem seu acervo de clássicos. É na Garagem VW - parte II, recém-inaugurada, que modelos dos anos de 1986, 1993 e 1996 descansam, sempre aos olhares atentos do time da engenharia da marca. 

“A oportunidade de gerenciar um acervo de veículos clássicos traz um misto de desafio, ao preservar essa história pelos próximos anos, e também de muita nostalgia, por poder viver cada produto, pensando em como aquela unidade marcou a indústria do País”, diz André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto.

O Fusca é sinónimo de curiosidades e boas histórias. Entre algumas particularidades, o modelo que saiu da linha de produção da Anchieta em 1959 já era diferente do CKD, montado no Ipiranga desde 1953. Uma das novidades para o fabricado foi a introdução de uma barra estabilizadora para o eixo dianteiro. 

Na ocasião, o Fusca tinha um índice de nacionalização de 54%. Em seu primeiro ano de produção, o Fusca vendeu 8.406 unidades e, a partir de 1962, já era o grande líder do mercado, com um total de 31.014 unidades. E esse era só o começo de uma próspera história do modelo no Brasil. O Fusca foi líder do mercado por 23 anos!

Fusca 1986, o último antes do hiato

A unidade, que saiu diretamente da linha de produção, está entre os testes fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986. Esse simpático Fusca vermelho é equipado com motor 1.600 cm³ a ​​álcool.



Fusca 1993, o Fusca Itamar

Fora de linha desde o fim de 1986, o Fusca voltaria a ser fabricado em 1993. O renascimento, inédito no mundo, veio de um pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, que via na retomada da produção um caminho para a geração de empregos e um estímulo econômico. Um programa de carga tributária foi especialmente moldado à motorização refrigerada a ar de Fusca e Kombi.

O exemplar que faz parte do acervo tem chassi número 9BWZZZ11ZPP00001, é o primeiro exemplar produzido na segunda fase de manufatura e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.


Cabelos ao vento no Fusca 1996

Em 1996, três anos após ter sua produção retomada a pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o Fusca deixaria novamente a linha de produção da Planta Anchieta. Para a aposentadoria definitiva, a Volkswagen criou a Série Ouro: 1.368 exemplares diferenciados dos demais Fuscas "Itamar" por auxiliares avançados, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e placa "Fusca", na tampa do motor, em dourado. No interior, bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.

Encerrada a produção do Série Ouro, outros três exemplares foram convertidos em conversíveis pela Sulam (tradicional transformadora de veículos fundados em 1973). O último desses, chassis número 9BWZZZ113TP006623, pertence ao acervo histórico da Volkswagen do Brasil. Pintado na cor branca, com capota preta, o Fusca conversível do acervo traz o 1600 cm³ a ​​gasolina, com motor injetado para o mercado mexicano.



Fusca, uma história que nunca acaba

Carro que iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986.

Durante todo esse período o Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do motor quatro cilindros refrigerado a ar – o câmbio foi sempre manual de quatro marchas e tração traseira. Primeiro, o motor passou de 1.200 cm³ para 1.300 cm³, a partir de 1967, com 45 cv brutos.

Em seguida, ganhou a versão de 1.500 cm³, escrita em 1970, com 52 cv brutos. A potência veio associada à bitola traseira 62 mm maior, o que alterou a porta do modelo e lhe rendeu o apelido de "Fuscão".

A versão de 1.600 cm³ viria em 1974, com dupla carburação, que rende 65 cv brutos. Essa mudança veio acompanhada de aumento também na bitola dianteira, além de para-brisa maior, sistema de ventilação interna e pisca-alerta.

Ao longo dos anos foram sendo conduzidos melhorias como a coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando do limpador de para-brisa na coluna de direção (1977), volante de polipropileno texturizado e as lanternas traseiras grandes e arredondadas apelidadas de " Fafá"(1979), aquecimento interno e combustão eletrônica (1983), entre outras. O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979.

Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído pelo Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia a versão 1.600 movida a etanol. Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. 

"É um privilégio poder mostrar três unidades raríssimas e totalmente preservadas durante as comemorações do Dia Nacional do Fusca. Foram 30 anos de produção do carro no País e mais de 3,1 milhões fabricados por aqui. O Fusca não é só um queridinho nosso, mas do mundo inteiro", completa Drigo.

Novo Virtus 2023 se renova em conforto, tecnologia e competição, mais espaço interno, lanternas full LED e as três versões com versões turbo: 170, 200 e 250 TSI



São Bernardo do Campo (SP) – Um sedã em todos os sentidos. Entrando em uma nova era, o Novo Virtus chega ao mercado brasileiro mais moderno, sofisticado, tecnológico e seguro. A lista extensa de itens de série desde as versões mais básicas e o novo design exclusivo reforçam a posição do modelo como único em seu segmento.

Durante toda sua trajetória no Brasil, um Volkswagen foi referência para a categoria de sedãs. Modelos históricos como Santana, Passat e Jetta marcaram a indústria nacional e, hoje, GLI e Virtus deram continuidade à tradição, ambos totalmente renovados.

O papel do Novo Virtus é exaltar a essência do segmento três volumes, carregando a função de ser um carro espaçoso, luxuoso e confortável, do design exterior, passando pelo desempenho e conforto, até os pequenos detalhes da cabine.

Os argumentos para a tarefa começam na dianteira, que é totalmente nova. Receba agora o conjunto de espera e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. O novo capô é imponente, com perfil mais alto, permitindo um para-choque sofisticado, completando a assinatura exclusiva do Novo Virtus.

Com elementos inéditos, a traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura que invadem a tampa do porta-malas. O emblema, com o nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logotipo da marca. O destaque fica para a parte inferior, que recebe friso cromado na versão Highline, além de refletores.

Todas as versões receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas. A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.



Atualizar interior

Conforto para todos os ocupantes sempre foi o destaque do Virtus. E agora, para quem viaja nos bancos dianteiros, as novidades começam nos pontos de contato com o carro. O painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca no topo da linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T‑Cross e Taos.

A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital do Novo Virtus. De série em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.

Os passageiros do banco traseiro ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de espaço para a cabeça. E conta também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade (VDA) no porta-malas, o maior do segmento.


Equipamentos e benefícios de um sedã de verdade

Para 2023, o Novo Virtus teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+ , sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atende automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.

Debaixo do capô, toda a linha dos três volumes está equipada com motores da linha TSI da VW. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; eo 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive.



Para todas as versões, o sedã ainda terá o Pacote Black, disponível nas motoristas. Dando uma pitada de esportividade, o kit contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em piano preto, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.

O dono de um Novo Virtus entrará no programa Revisão de Série da VW, realizando as três primeiras revisões grátis. Além disso, o Virtus oferece o menor preço na cotação do seguro, graças à parceria da marca alemã com a Porto Seguro, e o menor valor da cesta de peças no segmento.

O Novo Virtus estará disponível nas versões 170 TSI, Comfortline e Highline a partir de março em todas as concessionárias do Brasil.



Exclusivo: o Virtus mais sofisticado da história

Inspirado no sedã clássico da VW de 1990, o Santana EX, a nova versão Exclusive chega para assumir o posto de mais completo e sofisticado da história do Virtus. A soma do design exclusivo, à tecnologia e ao desempenho do motor 250 TSI faz do Exclusive um carro versátil: todas as características de um sedã sofisticado levados por um motor com desempenho de um esportivo, com quatro modos de condução à disposição (Eco, Normal , Esporte e Individual).

O design da versão é exclusivo, recebe para-choques inéditos com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor. Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama com a porta dianteira. Por fim, a parte traseira completa a roupagem minimalista e sofisticada, com emblemas pintados em preto piano.



Os bancos em couro recebem costura e design únicos, que acompanham as costuras duplas por todas as peças de couro da cabine: painel dianteiro, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como no exterior, o emblema Exclusive é gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco.

A versão que completa a linha do Novo Virtus chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2023.

Motoristas poderão parcelar débitos e consultar serviços em aplicativo ZIGAUTO


Com investimento estimado em mais de R$ 5 milhões, a ZIGNET, fintech (tecnologia financeira) de soluções de pagamentos, acaba de lançar o aplicativo ZIGAUTO.

O ZIGAUTO é mais uma novidade que chega para auxiliar os motoristas a resolver todos os problemas dos seus veículos ou motos em qualquer lugar do Brasil. Disponível para todos os sistemas de celular e tablets, ele está disponível para ser baixado na loja virtual do seu aparelho. 

Nesta primeira fase, o serviço já disponibiliza para o usuário o pagamento de multas, IPVA, licenciamento, entre outros débitos veiculares. Os pagamentos podem ser realizados no próprio aplicativo, via PIX ou em até 12 vezes pelo cartão de crédito.

O ZIGAUTO também oferece status do veículo, consulta de CNH, consulta e emissão de CRLV, tabela FIPE com valor do veículo no mercado, localização de oficinas mecânicas e postos de gasolina mais próximos.

“Já estão em desenvolvimento outros serviços que serão acrescentados nos próximos meses, como: alerta de rodízio municipal, alerta e histórico de manutenção do veículo, cotação de seguros, financiamento de veículos, tag de pedágio, localização de vagas de estacionamentos, Zona Azul, entre outros”, conta Paulo Lofredda, sócio Fundador da ZIGNET. 

Fundada em 2015 por ex-sócios da emissora de cartões PLANVALE (atualmente UP), a ZIGNET iniciou as operações como subadquirente de maquininhas de cartões. 

Em 2018 foi a primeira empresa cadastrada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e pelos Detrans Estaduais para operar o parcelamento de débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito. Na época, a operação da empresa nesse segmento era 100% presencial, nos postos de atendimento instalados nas sedes dos Detrans.

Em 2020, por conta da pandemia da COVID-19, as sedes dos Detrans fecharam por um longo período e a empresa teve que se reinventar. Fechou boa parte dos postos físicos e passou a investir pesado em uma nova plataforma para pagamento de débitos veiculares.

Hoje, a ZIGNET oferece aos usuários uma plataforma totalmente integrada que permite escolher a forma como prefere quitar seus débitos, seja presencialmente nos postos de atendimento, online no website www.zignet.com.br ou baixando o super ZIGAUTO.

A empresa vem se tornando referência em serviços para o motorista e planeja investir mais de R$10 milhões em novas tecnologias nos próximos 3 anos.

A ZIGNET já vem realizando, em parceria com A ESTAT UNICAMP, pesquisas e estudos periódicos sobre o comportamento do trânsito brasileiro. 

Também estão nos planos para 2023 a realização de uma campanha nacional de conscientização para o motorista “SE BEBER, NÃO DIRIJA”, em parceria com bares e restaurantes das principais capitais do país.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.