Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 2 de abril de 2023

Azul apoia o Seminário Mulheres da Floresta e leva ribeirinhas, quilombolas e indígenas para o evento em Manaus

  


 

São Paulo – A Azul, maior companhia aérea em número de voos e cidades atendidas no Brasil, tem se aproximado cada vez mais do território Amazônico e se conectado às comunidades locais – e não apenas com seus voos para Manaus e região. A presença da Azul no local mais verde do País – e com a maior biodiversidade do planeta –tem sido marcada também pelo apoio às principais Ongs e instituições que trabalham pela proteção, pela bioeconomia da floresta e pelo desenvolvimento sustentável da região.


Juliana Pinto dos Santos, gerente de Cultura, 

Atração de Talentos e Inclusão Social da Azul


A mais recente iniciativa foi o apoio à Fundação Amazônia Sustentável (FAS), para a realização do 1º Seminário Mulheres da Floresta, entre os dias 28 e 30 de março. A Azul ofereceu passagens gratuitas para 40 mulheres, permitindo a participação de lideranças comunitárias que teriam dificuldade de acesso ao evento, e também levou Juliana Pinto dos Santos, sua gerente de Cultura, Atração de Talentos e Inclusão Social, para contar um pouco da política da Azul de apoio à liderança feminina.

 

No dia 30 de março, no último dia do seminário, Juliana participou da roda de conversa Como foi a Conquista/Trajetória de Seu Espaço como Protagonista? e dividiu seus desafios e vitórias com as líderes locais: Jaqueline Soeiro, do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), e Daniela Franco, gerente de Comunicação da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia.


Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, registrou a importância de empresas como a Azul para a realização de eventos como esse. “Nosso seminário foi muito estratégico e relevante para fortalecer os territórios onde estão essas lideranças femininas, e a Azul, ao disponibilizar essas passagens, possibilitou que a gente pudesse reuni-las aqui em Manaus. Sem essa parceria, diante da dificuldade logística e de acesso para muitas participantes, a realização desse evento -- voltado para os problemas do dia a dia das comunidades -- seria praticamente impossível”, explica. 

 

Para a representante da Azul, a experiência não foi rica apenas pela troca de vivências e histórias que podem inspirar e motivar mais mulheres a assumirem seus papéis como protagonistas em suas comunidades. “Conversar com essas líderes ou potenciais líderes locais, além de autoridades e executivos do Amazonas presentes, foi um grande aprendizado e nos ajuda a entender os anseios e desejos dessas mulheres que colaboram diretamente para o desenvolvimento sustentável da região. É esse conhecimento, quando estamos de fato próximos, que pode nos guiar em novos projetos e parcerias”, explicou Juliana.  

 

 


Amazônia mais Azul: para manter a floresta em pé

 

Segundo Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade da Azul, que também esteve presente, quando Juliana menciona a importância de eventos como esse para ajudar a planejar o futuro, é porque há em andamento um projeto da companhia voltado especificamente para inciativas de desenvolvimento socioeconômico sustentável e de conservação ambiental da Amazônia legal—região responsável por 15% do estoque de sequestro de carbono do mundo.

 

Filipe conta que a companhia já conversa com pelo menos 11 cooperativas, reconhecidas por seus projetos voltados à essa região – que envolve não só o Amazonas, mas outros estados do Norte do país  – e já desenha ações que vão ao encontro do modelo de negócios da Azul e podem colocar a aérea em outro patamar de colaboração com a bioeconomia.

 

Mais do que conectar locais remotos e comunidades às grandes cidades de todo o país e do mundo, a companhia quer colaborar mais e de diversas formas que ainda estão sendo acertadas com essas cooperativas. Uma das iniciativas, por exemplo, segundo Filipe Alvarez – aproveitando entre outras empresas do grupo, o trabalho da Azul Cargo, e suas bases na região, é oferecer transporte a preço de custo dos produtos regionais para os principais centros comerciais. Ou ainda facilitar a chegada de itens que podem fazer toda a diferença para as comunidades, como o transporte de kits (computador, celular e antena) para permitir o acesso à Internet via satélite. 

 

“Para isso e muito mais, a Azul montou uma rede parceira, com instituições potentes e referenciadas que, inclusive, têm ajudado a nos aproximar dos responsáveis e a identificar os melhores projetos e formas de apoio”, concluiu Filipe.

sábado, 1 de abril de 2023

PROGRAMAÇÃO DO CASINO LISBOA PARA ABRIL


Casino Lisboa apresenta até 16 de Abril exposição “Vespa, a Rainha de Ouro”

O Casino Lisboa apresenta com entrada livre, a não perder, até 16 de Abril, pelas 18h30, “Vespa, a Rainha de Ouro”, uma exposição organizada pelo Póvoa de Santa Iria Vespa Clube. Estarão em destaque mais de 30 vespas, de vários modelos, que marcaram diferentes épocas e gerações, no amplo espaço da Galeria de Arte, localizada na área circundante ao Arena Lounge. .

 


Uma viagem de Vespa a dois, na qual, a quilómetros tantos, não só se conduz como se é conduzido, entre passado e presente, com os olhos postos também no futuro: esta a experiência que o Póvoa de Santa Iria Vespa Clube, em parceria com o Casino Lisboa, lhe vêm oferecer com esta exposição, em que a Vespa é, mais do que Senhora, incontestável Rainha! 

Os modelos em exibição atravessam, literalmente, décadas da história, desde o ano de fundação da marca (1946), até aos dias de hoje. A conclusão é uma e só uma: o tempo passa, mas o carisma, esse, ficou intacto”, sublinha o Póvoa de Santa Iria Vespa Clube, uma associação sem fins lucrativos, nascida em janeiro de 2020, pela iniciativa de três amigos com uma paixão em comum: a inconfundível Vespa.

“Assim, são trazidos até nós, pelos sócios e amigos do Póvoa de Santa Iria Vespa Clube, alguns modelos raros em excelente estado de conservação, bem como outros, restaurados, mas com total respeito pela sua originalidade, para além de alguns modelos alterados para fins diversos. Vários são propriedade de colecionadores oriundos dos mais distintos quadrantes geográficos do país, ao passo que os restantes pertencem, simplesmente, a entusiastas da Vespa, que dela fazem uma utilização diária, para máximo usufruto dos prazeres que proporciona. Afinal, ser Vespista é um sentimento que só se explica a andar”, refere a organização.

“Desfrutar e reviver modelos de uma marca que marca diferentes épocas – é este o mais genuíno desejo da organização. Que o visitante possa pôr a imaginação no guiador de um ícone sem par no mundo das duas rodas, deixando-se levar numa viagem certamente inesquecível”, conclui o Póvoa de Santa Iria Vespa Clube.

O Casino Lisboa abre às 15h e encerra às 3h. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos. 


Com entrada gratuita

Casino Lisboa reforça em Abril

música ao vivo no Arena Lounge

O Casino Lisboa é reconhecido por oferecer aos seus visitantes um extenso programa de animação musical. Em Abril, de Quinta-Feira a Sábado, sobem ao palco-multiusos do Arena Lounge, Trio Naranjus Duo, Miss Manouche, João Teixeira Trio e os The Peakles que prestam um tributo a The Beatles. O Casino Lisboa propõe, ainda, aos sábados e vésperas de feriados, pouco depois da meia-noite, conhecidos DJ’s que seleccionam os melhores ritmos e sonoridades até de madrugada. A entrada é livre.


 

O Trio Naranjus Duo actua, de 6 a 8 de Abril, pelas 22h30, no Arena Lounge, distinguindo-se por recriar vários clássicos que marcaram diferentes épocas. Trata-se de um curto ciclo de actuações que aposta na diversidade musical, recuperando composições de nomes consagrados do meio artístico internacional.

Versões electro-acústicas de tudo e mais alguma coisa. Mais de 15 anos juntos em palco. Milhares de quilómetros percorridos e de horas a actuar. Sérios e divertidos, por vezes imprevisíveis, mas sempre muito empenhados em dar um grande concerto para mais tarde recordar. Assim é o Trio Naranjus.

 


Os Miss Manouche apresentam-se, de 13 a 15 de Abril, pelas 22h30, no Arena Lounge do Casino Lisboa. O ritmo swing dos anos 20/30, a paixão fogosa do jazz e da incontornável figura de Django Reinhardt são o cartão-de-visita deste quarteto.

Os êxitos vocais radiofónicos desta época constituem o repertório de Miss Manouche, repleto de ritmos quentes e dançáveis aos quais será impossível o público ficar indiferente. Os Miss Manouche integram, em palco, Luís Bastos (clarinete/voz), João San Payo (baixo/voz), Ian Mucznik (voz/guitarra) e Alcides Miranda (guitarra).

 


Em estreia no Casino Lisboa, João Teixeira Trio estará em evidência, de 20 a 22 de Abril, pelas 23 horas. Este grupo constitui o reflexo de uma boa amizade e de uns bons jantares musicais. João, juntamente com Luís Neiva na bateria e André Galvão no baixo, proporciona-nos um momento de grandes emoções, onde poderão ouvir bossa nova, samba, pop e soul.

 


Com um enquadramento revivalista, a banda The Peakles apresenta-se, de 27 a 29 de Abril, pelas 23 horas, no Arena Lounge para prestar homenagem aos The Beatles. Trata-se de um pequeno ciclo de actuações que privilegia numerosos êxitos da carismática banda de britânica. A banda The Peakles aposta na sua própria interpretação das melhores composições do famoso quarteto de Liverpool. 

Arena Lounge – Jukebox

O programa de animação propõe, ainda, os melhores ritmos e sonoridades da Juke Box que assume, nos próximos Sábados e vésperas de feriado, pouco depois da meia-noite, o protagonismo das noites do Casino Lisboa. São experientes DJ’s que seleccionam criteriosamente os ritmos mais adequados pela noite dentro. 

Com entrada gratuita, o elenco é o seguinte:

 


Dia 1 de Abril: Luis Patraquim

Os DJ sets de Luís Patraquim são viagens musicais que visitam o Rock n' Roll, Soul e Funk, de outros tempos, interligando-os com a atual Eletrónica, Indie Pop e Trip Hop. Cruzamentos sonoros que marcam épocas e estilos, celebrando a diversidade, como só a música sabe fazer.

 


Dia 6 de Abril: DJ Al

Alcides, também conhecido como DJ AL, é um DJ respeitado, com seguidores fiéis que confiam no seu apurado sentido (há discos que só ele tem e há discos que só ele tem coragem de tocar) e o gosto musical livre de preconceitos de estilo. Em actividade desde o início dos anos 90, Alcides passou pelo mítico movimento rave inicial e acompanhou o nascimento e crescimento da cena clubbing portuguesa. Alcides também é produtor em projetos como o Deal e Slight delay.

 


Dia 8 de Abril: DJ João Afonso

João Afonso, colecionador aficionado do vinyl, desde cedo mostrou a sua paixão pelos discos que ia ouvindo por casa. Dedicado e atento a tudo o que de bom se faz neste mundo, vai partilhando por várias cabines a sua cultura musical. Apresenta-se com um estilo actual no qual circula agilmente nos contextos mais underground, do House ao Techno numa linha bem definida conseguindo assim transmitir toda a emoção contextualizada em sonoridades quentes e rítmicas.


Dia 15 de Abril: Luis Leite

É um dos DJ’s que mais contribuiu para a evolução da dance scene em Portugal. Ao seu lado estiveram nomes como Underworld, Danny Tenaglia DJ, Roger Sanchez, Deep Dish, FranÁois K, Carl Cox, Jeff Mills, Dave Clark, Groove Armada, entre tantos outros. Mas mais que os nomes que o acompanharam foram os seus feitos que o destacam perante todos. Com início de carreira nos anos 80 com residência no Plateau (Oficial) e progressão para o mítico Alcântara-Mar" acabou por dar vida ao primeiro álbum a ser gravado por um club em Portugal: “The House of Rhythm”. Foi com este disco que conseguiu o que nunca antes havia sido conquistado, o primeiro disco de ouro na música electrónica nacional. A este, juntam-se inúmeros marcos alguns associados a diferentes projectos, como é o caso dos, Delicado, Crystal Symphony, LL Project e DarkMountainGroup, um co-projecto com Alex Santos e cujo primeiro single, “Lose Control”, alcançou o número 1 da revista britânica DJ Magazine.


 “O Meu Melhor Amigo” a 15 de Abril no  Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa

O musical infantil “O Meu Melhor Amigo” regressa ao Casino Lisboa, após um bem-sucedido ciclo de representações em 2022. O espectáculo está agendado para o próximo dia 15 de Abril, pelas 16h30, no Auditório dos Oceanos.

“O Meu Melhor Amigo” leva-nos às ruelas de um bairro típico português e a todas as aventuras que lá vamos viver com um divertido gang de gatos de rua! Sofia, uma mulher vinda de outro país, agora habitante do bairro, que vive sozinha num quarto alugado, e o casal de cães – Manjerico e Sardinha, todos juntos, vão formar o grupo de amigos mais divertido e improvável de sempre!

Entre gatos e miados, fados e aliados, “O Meu Melhor Amigo”, traz um ambiente bem português, num espectáculo cheio de cor e alegria, pincelado por muitas e animadas guitarradas, onde os valores da amizade e da solidariedade falam mais alto, alertando para o problema dos animais abandonados e para a inserção de quem pode ser diferente. Um hino bem português, recheado dos valores mais importantes da vida.

O Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa acolhe "O Meu Melhor Amigo", no próximo dia 15 de Abril, pelas 16h30. M/3

Preço: 10€

Ticketline - As reservas podem ser efectuadas:

- Tel: 707 234 234 / Email: www.ticketline.sapo.pt

- Info & Reservas ligue 1820 (24h).

 


Dia 22 de Abril: John Holmes

Um dos segredos mais bem guardados de Lisboa, John Holmes explora diversos géneros da música de dança do Funk à House onde o Disco é o centro das atenções numa combinação propositadamente old school: inesperada, inspirada e dinâmica, misturada com perspicácia e elegância tal como as suas camisas impecavelmente engomadas.

 


Dia 24 de Abril: Bruno Safara

"Refugiado na música desde 2002, Bruno Safara começou a partilhar a sua paixão pela música por acaso. O seu trajeto musical tem sofrido muitas influências musicais, fruto da sua procura incessante de novas correntes musicais assim como a redescoberta de temas mais antigos, tendo passado como dj residente por alguns bares emblemáticos da noite lisboeta como o Estado Liquido em Santos e Frágil no Bairro Alto. Nos seus sets poderá ouvir-se as influencias rock, funk, disco, house e tecnho, procurando sempre fazer pontes musicais entre o passado e o presente, sempre com os olhos postos no futuro."

 


Dia 29 de Abril: DJ Pan Sorbe

Viveu toda a agitação dos anos 2000 no Bairro Alto, onde tocou nos lugares mais emblemáticos como o Frémitus, Capela, Purex, Frágil, Clube da Esquina, Bicaense e ZDB. Foi residente no Lux durante 7 anos com a noite mensal Fiasco. Destacam-se também outros clubes onde foi residente de norte a sul do país: Musicbox, Europa, Lounge, Alcantâra-Club, Maus Hábitos, Indústria, Plano B, Pitch. Passou por alguns dos principais festivais nacionais: Boom Festival, Super Bock Super Rock, Sudoeste, Sagres Surf Fest e Cosmopolis.

 


Dia 30 de Abril: DJ Nery

Hipnótico. Futurista. Geek. Incansável. Nery sempre foi muitas coisas. Produtor, DJ, Radio Host e Scratch nerd: alguns dos elementos que definem a sua carreira. Os seus sets demonstram uma rara capacidade de gestão de energia e dinâmica, juntamente com a sua sensibilidade em fundir padrões electrónicos com momentos orgânicos e a sua apurada técnica. Ao desafiar o publico a ser transportado numa viagem única alem fronteiras, Nery supera as expectativas de quem e seguro de si mesmo.

Distinguido com o certificado “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, o Casino Lisboa abre às 15h00 e encerra às 03h00. O acesso é livre, sendo que a partir das 22 horas, é para maiores de 14 anos, e maiores de 10 anos acompanhados pelos pais. Nas áreas de Jogo é para maiores de 18 anos.

 

Comparativo de emissões de CO2 confirma vantagens do etanol para uma mobilidade mais sustentável

 

Stellantis simula em teste comparativo a utilização de um veículo com quatro fontes distintas de energia, e mede a emissão total de CO2 em cada situação Resultados, aferidos em uso dinâmico e em tempo real, comprovam a efetividade e sustentabilidade do etanol como opção acessível para a descarbonização

 

A Stellantis simulou em teste dinâmico um veículo quando alimentado com quatro fontes distintas de energia, a fim de mensurar a emissão total de CO2 em cada situação. O automóvel foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com a mesma situação de rodagem em três alternativas: com gasolina tipo C (E27); 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética brasileira, e 100% elétrico (BEV) abastecido na matriz energética europeia. Na comparação, foram utilizadas metodologia e tecnologia de conectividade desenvolvidas pela Bosch, que consideram não apenas a emissão de CO2 associada à propulsão, mas as emissões correspondentes a todo o ciclo de geração e consumo da energia utilizada. É o conceito ‘do poço à roda’ (well-to-wheel) ou ‘do campo à roda’, no caso dos biocombustíveis.

Durante o teste comparativo realizado no simulador, o veículo percorreu 240,49 km e foram obtidos os seguintes resultados de emissões de CO2 durante o trajeto:

  • Gasolina (E27):                                                           60,64 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia europeia:          30,41 kg CO2eq
  • Etanol (E100):                                                             25,79 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia brasileira:         21,45 kg CO2eq

“Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, analisou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. Quando considerado o saldo total de emissões de todo o ciclo energético, o veículo movido a etanol apresenta vantagens inclusive em comparação com um veículo elétrico a bateria abastecido com energia gerada na Europa, consideradas as características da matriz energética europeia. Quando comparado à gasolina, o etanol se destaca ainda mais. O saldo final mostra que, na comparação entre os dois combustíveis, o uso do etanol evitou a emissão de 34,85 kg de CO2eq no trajeto, o equivalente a 144 gramas de CO2eq por quilômetro rodado. O etanol reduz mais de 60% a pegada de carbono.

BIO-ELECTRO: um híbrido nacional que combina etanol e eletrificação

A matriz energética brasileira, em que se destacam os biocombustíveis e a energia elétrica gerada por meios renováveis, é uma vantagem comparativa do país, que pode ser usada para promover uma mobilidade mais sustentável. A Stellantis trabalha a opção estratégica de desenvolver no Brasil soluções, tecnologias e componentes para veículos híbridos que combinem etanol e eletrificação. Para organizar estes esforços, a empresa lançou a plataforma BIO-ELECTRO, apoiada em três pilares:

  • Academy: abrange informação, formação e recrutamento
  • Lab: incubação de ideias e desenvolvimento de ecossistema
  • Tech: a materialização de soluções, da inovação e da localização da produção

BIO-ELECTRO articula em torno da Stellantis um grande conjunto de parcerias estratégicas, visando acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão e de descarbonização da mobilidade. Seu grande objetivo estratégico é nacionalizar soluções, tecnologia e produção, impulsionando uma onda setorial de reindustrialização.

A estratégia de descarbonização da Stellantis

A Stellantis foi constituída em janeiro de 2021, a partir da fusão da FCA e PSA, com uma visão de mobilidade sustentável. As estratégias do grupo estão alinhadas ao desenvolvimento de soluções de eficiência energética em produtos e serviços, redução de emissões, eletrificação e hibridização, direção autônoma, carros mais conectados por meio de plataformas de conteúdos e e-commerce. O plano estratégico global da empresa, Dare Forward 2030, projeta a descarbonização completa de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030.

Rumo a estes objetivos, a empresa investe em múltiplas alternativas de propulsão, como a eletrificação, e planeja que 100% de suas vendas na União Europeia em 2030 sejam de veículos elétricos. Nos Estados Unidos, a participação dos elétricos será de 50%. Considerando suas 14 marcas icônicas, até 2030 a Stellantis planeja oferecer globalmente 75 modelos de propulsão elétrica (BEV), que representarão vendas anuais de 5 milhões de unidades em todo o mundo. Para atingir essas metas, a Stellantis está investindo € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software.

Além disto, a empresa está construindo uma ampla infraestrutura para assegurar seus objetivos, que incluem a construção, já em curso, de uma rede global de cinco gigafábricas de baterias veiculares, capazes de fornecer até 400 gigawatts-hora em produção de baterias até 2030. Paralelamente, a Stellantis assume posições relevantes no mercado de matérias-primas estratégicas, através de aquisições e associações em projetos de lítio e cobre, entre outros.

A descarbonização da Stellantis na América do Sul

A Stellantis na América do Sul é parte ativa do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 e trabalha para atingir regionalmente as metas de descarbonização. A empresa está concentrada em reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Nesta rota, a Stellantis busca a múltipla matriz energética, a fim de aproveitar as vantagens competitivas regionais para tornar a propulsão mais limpa e eficiente. A análise regionalizada mostra que a necessidade de descarbonização do Brasil se dá em uma realidade específica e distinta de outras regiões do planeta.

Na Europa, a necessidade da descarbonização está focada na indústria automotiva e baseada em uma rota tecnológica de eletrificação em função das próprias condições europeias. A matriz energética local tem grande participação dos combustíveis fósseis, o que impõe limitações às opções de descarbonização, levando à opção imediata pela mobilidade eletrificada. O custo financeiro deste caminho é elevado.

A realidade brasileira é muito diferente. A matriz energética é mais sustentável, devido ao uso de biocombustíveis e da geração de energia elétrica por meios renováveis. Esta característica da matriz energética abre para o país um leque de opções de soluções de mobilidade, em condições privilegiadas. O etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil. Sua combinação com a eletrificação pode ser uma alternativa competitiva de transição para a difusão da eletrificação a preços acessíveis, além da capacidade de a empresa atingir as metas de emissões. Quando considerado no conceito well-to-wheel (no caso, do campo à roda), o etanol é altamente eficiente quanto às emissões, porque a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve de 70% a 80% do CO2 liberado na produção e queima do etanol combustível.

O Brasil tem quatro décadas de acúmulo de tecnologia nesta área e intensificar o uso do etanol é uma decisão inteligente, que leva em conta a imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada no país, além da frota flex circulante. A combinação do etanol com a eletrificação em motores híbridos é uma alternativa adequada para o país como transição para uma mobilidade sustentável de baixo carbono, pois permitirá o acesso de faixas maiores do mercado consumidor a tecnologias de baixa emissão.

Os elétricos, embora sejam eficientes no processo de descarbonização, têm um custo muito elevado, que impede sua aquisição por amplas faixas de consumidores. A solução 100% elétrica ainda não tem a escala necessária e precisa ser desenvolvida e aprimorada, para que possa entrar como alternativa de massa em uma estratégia efetiva de descarbonização em um país em desenvolvimento com características de renda como as do Brasil. Está claro que a propulsão elétrica é a tendência dominante do setor automotivo mundial e a Stellantis, como uma das maiores empresas globais do setor, avança nesta direção. No Brasil, a empresa já oferece a maior gama de modelos elétricos e eletrificados, abrangendo carros de passeio e veículos comerciais leves: Fiat 500e, Peugeot e-208GT, Peugeot e-2008, os furgões Citroën Ë-Jumpy, o Peugeot e-Expert e o Fiat e-Scudo, e o Jeep Compass 4xe híbrido plug-in.

Não se trata, portanto, de contrapor descarbonização e eletrificação. A descarbonização é o resultado desejado e necessário, enquanto a eletrificação é um dos caminhos para se alcançar a descarbonização da mobilidade. O emprego do etanol combinado com eletrificação é o caminho mais rápido e viável do ponto de vista social, econômico e ambiental para uma crescente eletrificação da frota brasileira.

Economia circular

É importante observar que o projeto de carbono zero não inclui apenas os veículos, mas toda a cadeia de valor envolvida no ciclo de produção. Começa no desenvolvimento de produtos mais eficientes em termos de CO2 e na cadeia de fornecedores, passa pela manufatura mais eficiente, pelo produto, pela rede de concessionários e pelo usuário. Ao fim do ciclo do produto, outro ciclo se abre, com a remanufatura, reuso e reciclagem. É a economia circular que torna o ciclo virtuoso.

A Stellantis investe € 130 milhões na unidade de montagem de Eisenach na Alemanha para o sucessor do Opel Grandland elétrico

 


  • A produção de novos veículos elétricos a bateria (BEV) baseada na plataforma STLA Medium deve ser iniciada no segundo semestre de 2024
  • A alocação da unidade apoia o compromisso ousado da Opel com a linha totalmente elétrica até 2028
  • A produção atual de Eisenach inclui o híbrido elétrico plug-in Opel Grandland
  • A eletrificação dos produtos Stellantis apoia as metas do plano estratégico Dare Forward 2030

Amsterdã – A Stellantis anunciou hoje que vai investir mais de €130 milhões de euros na Eisenach Assembly Plant, na Alemanha, produtora do SUV compacto Opel Grandland, para acrescentar a produção do veículo sucessor do BEV que será fabricado na novíssima plataforma STLA Medium. A produção do novo BEV está programada para começar no segundo semestre de 2024.

A adição de um BEV à produção de Eisenach apoia o compromisso ousado da Opel de ter uma linha de produtos totalmente elétricos na Europa até 2028. O Opel Grandland atualmente produzido em Eisenach inclui também variantes híbridas plug-in.

“Eisenach, nossa unidade mais compacta na Alemanha, demonstrou um forte impulso em melhorias de qualidade”, disse Arnaud Deboeuf, Chiel Manufacturing Officer da Stellantis.  “Com esta alocação da nova plataforma totalmente BEV da Stellantis, STLA Medium, a força de trabalho altamente qualificada da unidade de Eisenach continuará a melhorar o custo e a qualidade dos veículos produzidos para encantar os clientes.”

“Construímos veículos de alta qualidade aqui em Turíngia há 31 anos e melhoramos continuamente nossa competitividade. Permaneceremos neste caminho claro com o sucessor elétrico do Opel Grandland”, disse Florian Huettl, CEO da Opel. “Esta decisão é mais um passo importante para a Opel em direção ao objetivo declarado de ser uma marca exclusivamente elétrica na Europa até 2028.”

“Na Stellantis, ‘We Win Together’ é um valor fundamental e este anúncio para Eisenach demonstra esse valor em ação”, disse Xavier Chereau, Chairman do Opel Supervisory Board e Chief Human Resources & Transformation Officer da Stellantis. “O foco na melhoria da qualidade e nos custos de administração e dos colaboradores da Eisenach, combinado com a contribuição e o diálogo social com os representantes sindicais alemães, ajudam a definir o futuro.”

“A Turíngia é um local com grande tradição automotiva que atualmente está fazendo a transição para a eletromobilidade em alta velocidade”, disse o Primeiro-ministro da Turíngia, Bodo Ramelow. “Nesse contexto, estou particularmente satisfeito pelo fato de a Opel desempenhar aqui um papel decisivo e produzir uma variedade de modelos à prova de futuro em Eisenach.”

Inaugurada em setembro de 1992 com a produção do Opel Astra, a Unidade de Montagem de Eisenach fica no estado da Turíngia, região central da Alemanha. Em 2022, a unidade comemorou seu 30º aniversário com um evento Open Day que celebrou a produção de 3,7 milhões de veículos.

O investimento em Eisenach é uma etapa fundamental para cumprir os compromissos do plano estratégico Dare Forward 2030, que é liderado por cortes profundos nas emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando as métricas de 2021, e por atingir o carbono líquido zero até 2038 com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. 

As principais metas do Dare Forward 2030 também incluem 100% das vendas de carros de passeio na Europa e 50% das vendas de carros de passeio e picapes nos Estados Unidos para serem BEVs até o final da década, a ambição de dobrar a Receita Líquida até 2030 (em comparação com 2021) e sustentar margens de Lucro Operacional Ajustado de dois dígitos ao longo da década, além do objetivo de se tornar o número um em satisfação do cliente para produtos e serviços em todos os mercados até 2030.

A Stellantis está investindo mais de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e software para fornecer BEVs que atendam às exigências dos clientes.

Os modelos atuais em Eisenach: Opel Grandland e Grandland GSe

O Opel Grandland de Eisenach ganhou fama no segmento dos SUV compactos. Esportivo e elegante, intuitivo para operar e equipado com tecnologias inovadoras, inspira os clientes. Com o Pure Panel totalmente digital, oferece um novo tipo de experiência de cockpit. 

Além disso, o Grandland está equipado com outras tecnologias de ponta e sistemas de assistência com os quais os clientes anteriormente só estavam familiarizados em veículos de classes superiores. 

Em primeiro lugar está a luz adaptável IntelliLux LED® Pixel com um total de 168 elementos LED. Há também o Night Vision: o sistema que detecta pedestres e animais no escuro a uma distância de até 100 metros e avisa ativamente o motorista. 

O SUV da Opel exibe orgulhosamente a nova cara da marca, o Opel Vizor. Os clientes têm a escolha do motor de combustão altamente eficiente e variantes híbridas plug-in. O principal modelo é o Opel Grandland GSe esportivo com tração integral elétrica.

Em maio: o poder do artesanato para a transformação de um destino. Vale do Jequitinhonha é um dos cases presentes na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que acontece em Gramado

Foto divulgação: artesã Anísia Lima de Souza vai destacar o por que do produto ser objeto de desejo de lojistas e de consumidores


O Palácio dos Festivais, em Gramado, será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento acontece de 17 a 21 de maio e conta com a correalização do Sebrae RS. Evento visa conectar o turismo com empreendedores que trabalham com produtos que possuem Indicação Geográfica - IG, um registro diferenciado conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, entre outros aspectos.

O painel com a conexão “Brasil x Espanha - Quando o Produto se Torna o Destino”, terá como um dos cases o artesanato do Vale do Jequitinhonha (MG), um dos mais legítimos e representativos do Brasil.

Para mostrar sobre esta arte que é moldada e colorida pela identidade cultural de muitas mulheres empreendedoras daquela região, a artesã Anísia Lima de Souza vai destacar o por que do produto ser objeto de desejo de lojistas e de consumidores. “É um exemplo inspirador, elas expressam suas tradições, de suas histórias, de suas famílias e do jeito de ser e viver através do artesanato que, com empreendedorismo, vem transformando a realidade de várias comunidades”, pontua a consultora e curadora de conteúdo do Connection, Luciana Thomé.

Foto: Rafael Cavalli

Também participam do painel Deborah Villas-Bôas Dadalt (uva e vinho), sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola e proprietária da Vinícola Ales Victoria; Julian Rodrigues, analista técnico do Sebrae/MG; e Augusto Schwingel Luz (chocolate artesanal de Gramado), presidente da Achoco e CEO no Chocolate Lugano.

A mediadora do conteúdo será Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS. “O Connection é uma oportunidade importante para difundir o conceito das indicações geográficas tanto do lado de território, em se apropriar e entender o que aquele produto representa e pode ser embaixador daquela localidade/região e, também, de levar a informação ao público final, para que ele conheça os diferenciais e as questões únicas em que esse produto foi produzido”, corrobora.

Inscreva-se!

As inscrições para 6ª edição já podem ser realizadas pelo site no valor de R$ 499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.

Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.

Programação intensa

A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.

- Palácio dos Festivais: área de conteúdo com painéis que conectam palestrantes e cases nacionais e internacionais;

- Sessão de Negócios: para IG's na sociedade Recreio Gramadense para proporcionar reuniões entre compradores e vendedores;

- Alameda Terroir: um espaço de promoção e comercialização de produtos e destinos, com stands que atenderão tanto compradores, quanto consumidores finais, e turistas, funcionando de quinta e domingo na Rua Coberta;

- Um espaço para promover a Origem Brasil, com programação de horários para workshops dos produtos (degustações, demonstrações, experiências, etc);

- 3 Roteiros de Benchmarking: no sábado e domingo, sendo um em Cambará do Sul com foco em sustentabilidade, biodiversidade e turismo; outro em Gramado com foco em mercado, eventos e turismo; e mais um em Bento Gonçalves, com cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.



Ford lança a Transit Automática, primeira van do mercado brasileiro com transmissão automática em duas versões: Minibus vidrada R$ 298.200 e Furgão R$ 274.500

   

 

A nova linha, pioneira no segmento, é lançada pensando no cliente comercial que busca o máximo de desempenho, economia e produtividade no seu negócio

A nova transmissão de 10 marchas com conversor de torque traz o estado da arte da engenharia para oferecer uma direção mais eficiente e confortável,  que contribui para diminuir o custo total de operação

Por não requerer a troca do kit de embreagem, ela exige menos paradas de serviço e contribui para reduzir em cerca de 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão

Sua durabilidade e eficiência já foram comprovadas em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da Ford

Lançada nas versões minibus e furgão, a Transit Automática chega na mesma faixa de preço da principal concorrente com transmissão manual, trazendo melhor retorno para o cliente



A Ford inicia este mês a venda da Transit Automática, a primeira van com transmissão automática do Brasil, trazendo uma opção pioneira no segmento para o cliente comercial que busca o máximo de desempenho, economia e produtividade no seu negócio. O modelo chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca, ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica.

“A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.”

A Transit Automática chega nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, traz o estado da arte da engenharia para oferecer uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução – exclusivos na categoria –, mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.



A tecnologia moderna da nova transmissão favorece a produtividade e a segurança. Ela tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem.

A Transit Automática chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial. Com preços a partir de R$ 298.200 na versão Minibus vidrada e de R$ 274.500 na versão furgão, a Ford mostra a sua disposição de continuar a crescer de forma consistente no segmento.



Desempenho e economia

A transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção. Junto com o moderno motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.

Entre outros avanços, esse motor conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.

“O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “A sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota.”

Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.



Manutenção e durabilidade

A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.

A durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo. Ela também foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.



Equipamentos exclusivos de série

Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, a Transit se destaca por ter a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. A Transit Automática não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.

Ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.

Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.

O volante multifuncional com excelente raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.



Ford Pro

A Transit Automática chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.

“A Ford é líder global em soluções para veículos comerciais e com a chegada da Ford Pro estamos reforçando a nossa estrutura local para atender esse cliente de forma 100% dedicada”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul. “Nosso objetivo é oferecer um portfólio completo de produtos e serviços desenhados para trazer o maior retorno para o negócio do cliente comercial, baseados na jornada específica desse tipo de consumidor.”

Essa estrutura dedicada possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento que melhor se adequem ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno emprendedor ou grande frotista.

A rede de concessionárias com mais de 100 pontos de vendas e serviços atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care.

A Ford possui a manufatura regional da Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí (SP), que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos, de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.

Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.