Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Honda Civic Type R estabelece novo recorde de tempo de volta para carro com tração dianteira em Nürburgring

 


Tóquio, Japão -- A Honda Motor Co., Ltd. anunciou que o novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para um carro de tração dianteira*1 em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, durante os testes realizados para a avaliação de desempenho do modelo. Esse recorde de tempo de volta, 7 minutos e 44,881 segundos*2, demonstra que o novo Civic Type R melhorou ainda mais o seu desempenho dinâmico em comparação com a sua geração anterior.

O novo Civic Type R foi desenvolvido com o objetivo de alcançar o "melhor desempenho esportivo puro", unindo o máximo em velocidade, que é um valor essencial para um modelo esportivo, ao extremo prazer de condução, garantindo a emoção do motorista.



Principais tecnologias responsáveis pelo tempo de volta mais rápido

  • Com base no motor 2.0 VTEC Turbo herdado da geração anterior do Civic Type R, o desempenho foi melhorado por meio da adoção de um turbo compressor totalmente novo e outros avanços.
  • O desempenho de arrefecimento juntamente com a liberação de calor e a performance aerodinâmica foram aprimorados por meio da adoção de várias medidas, como a ampliação da área de abertura da grade frontal e a área de abertura efetiva do radiador.
  • Ao adotar o design de partes da carroceria orientado para os detalhes, tanto na frente quanto na traseira do veículo, o downforce foi aprimorado de forma eficaz, o que proporciona estabilidade durante a condução com todo o potencial do veículo.
  • Para o sistema de freio, com disco de duas peças, herdado da geração anterior do Civic Type R, as características de potência principais foram modificadas para melhorar ainda mais a capacidade de controle do freio em todas as faixas de velocidade. Além disso, ao aumentar a eficiência da entrada de ar em direção ao sistema de freio, a temperatura do sistema durante condução contínua em circuitos fechados foi reduzida, o que gera um efeito de frenagem sólido e resistência ao desgaste.


Mensagem de Hideki Kakinuma, líder de Desenvolvimento do Civic Type R

 

“Aos fãs do Civic Type R em todo o mundo:

Sob o conceito "Ultimate SPORT 2.0", desenvolvemos o novo Civic Type R com o espírito de "ir além de nossas conquistas passadas" e nos esforçamos para produzir o melhor carro esportivo FWD (Front Wheel Drive), refinando o "valor essencial" e o "apelo emocional" únicos de nossos modelos Type R.

 

Desde o início das vendas do modelo no Japão, recebemos inúmeros comentários de clientes de todo o mundo, surpreendidos e alegres, excedendo muito as nossas expectativas. No entanto, ainda tínhamos mais uma missão a cumprir, que era receber o título de carro FWD mais rápido do mundo com um tempo de volta recorde em Nürburgring.

 

Seis anos após o recorde de volta alcançado pela geração anterior do Civic Type R (FK8), atingimos essa nova dimensão como resultado de toda a paixão que entregamos e todos os avanços que fizemos neste novo modelo Type R. Finalmente, nosso desejo de compartilhar este título com todos os fãs do Type R em todo o mundo se tornou realidade.

 

Sinceramente esperamos que todos os atuais e potenciais proprietários do Civic Type R desfrutem e amem o seu veículo com o mesmo orgulho que compartilhamos com todos."


ASSISTA O VÍDEO: https://youtu.be/jzqOTRnvWK0

Confira o vídeo completo do novo recorde do Civic Type R em Nürburgring: clique aqui


*1 Pesquisa interna da Honda (a partir de Abril 2023).
*2 Uma medição oficial da volta de Nürburgring Nordschleife. O tempo de volta foi medido com base nas regras oficiais instituídas em 2019, com uma volta completa de Nordschleife, que possui 20,832 km de extensão. Antes de 2019, os tempos de volta eram medidos com o comprimento de volta de 20,600 km e não eram oficialmente certificados por Nürburgring.

Bruno Rosas assume a presidência da ABIEPS com a missão de ampliar a sinergia com entidades parceiras

Atuando desde 2001, a ABIEPS – Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência – reúne os fabricantes de equipamentos, distribuidores, representantes comerciais e os prestadores de serviço do segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

A nova diretoria executiva da entidade, da qual também fazem parte Ricardo Spinelli, bice-diretor presidente; Jorge Kuzyyama, diretor Financeiro e Lincoln César, vice-diretor Financeiro, já tem estruturado o plano de ação da sua gestão, apoiado em dois pilares estratégicos.

O primeiro é consolidar as relações com a ABIMAQ, trabalho iniciado há dois anos, no sentido de proporcionar aos associados da ABIEPS um nível de suporte diferenciado, expandindo e focando - com mais capital intelectual e político - as dores atuais das revendas, mediante a observação e análise de boas práticas implementadas por outros setores da indústria e comércio brasileiros.

O segundo é fortalecer o alcance e visibilidade da ExpoPostos, evento bianual, realizado em parceria com a Fecombustíveis, fórum de troca de informações e aprendizado e forte impulsionador de negócios do setor, considerado o maior da América Latina.

“O desafio, este ano, está na priorização das demandas, com o cenário político e econômico do país em constante mudança – natural para o primeiro ano de um novo governo –, o que gera potenciais correções de rumo e a necessidade de sermos flexíveis e rápidos para acompanhar e apoiar nossos associados”, observa Rosas.

Bruno Rosas é formado e mestre em engenharia mecânica, e mestre em Petróleo e Gás, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e tem MBA em Gestão Empresarial Internacional pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, ocupa a presidência para América Latina da Gilbarco Veeder-Root.

A participação ativa em entidades de classe também faz parte da sua carreira: foi coordenador da CEDAC - Comissão de Estudos de Distribuição e Armazenamento de Combustíveis do SINDICOM, presidente da CSMEPS - Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento da ABIMAQ, entidade da qual participa da vice-presidência, desde 2022.

Assumir o cargo de presidente da ABIEPS traz uma responsabilidade muito grande, pois distintos executivos renomados do nosso setor passaram por esta posição, exercendo um excelente trabalho nos últimos 22 anos. É um orgulho assumir a presidência da associação  com 100% de aprovação do Conselho Administrativo e suporte de outras entidades como a ABIMAQ por exemplo”, diz Bruno Rosas. “Nossa meta é elevar o conhecimento e o diálogo no nosso setor, incluindo o engajamento nas tecnologias que estão ingressando no país.”

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira


Turismo movimenta com o feriado de Tiradentes



O feriado da próxima sexta-feira, dia 21, deve impulsionar a demanda e influenciar a movimentação de passageiros e aeronaves no BH Airport. A expectativa é de que cerca de 150 mil pessoas passem pelo aeroporto, com previsão de 1.165 operações de aeronaves, no período de 20 a 24 de abril de 2023. No pico da movimentação, estimado para quinta-feira, dia 20, 33.369 passageiros devem circular pelo terminal. Já entre pousos e decolagens, estão previstas 279 operações de aeronaves.   

  

Para atender o aumento da demanda durante o período que compreende o feriado de Tiradentes, sobretudo para as cidades litorâneas, as companhias aéreas programaram 33 voos extras, de quinta-feira (20) a segunda-feira (24). A Azul Linhas Aéreas planejou 15 operações a mais para Cuiabá (MT), São Paulo - Guarulhos (SP), Jericoacara (CE), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e São Paulo - Viracopos (SP). A Gol ampliou a oferta com 18 voos extras para Carajás - Parauapebas (PA), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto Seguro (BA).  


“O feriado de 21 de abril vem somar ao da Semana Santa, que também caiu em uma sexta-feira, contribuindo para o aumento da movimentação de passageiros em abril”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos. O feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, cai em uma segunda-feira e também deverá influenciar na movimentação do último final de semana. 


A expectativa é de que mais de 850 mil pessoas passem pelo aeroporto neste mês. “Estamos focados em fortalecer nosso hub de conectividade doméstica, priorizando a eficiência operacional e a qualidade na prestação de serviços para os passageiros”, acrescenta.  


Destinos atendidos em abril -O voo para Ribeirão Preto, com uma partida no dia 30, é uma novidade em relação ao mês de março. Entre os destinos internacionais, as operações para Fort Lauderdale (Estados Unidos) e Curaçao (Caribe) estão programadas para iniciar em junho. 


A rota inédita para Bogotá, na Colômbia, está em pleno funcionamento, com cinco frequências semanais, compondo a malha aérea internacional que disponibiliza os voos para Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá (Panamá). O voo inaugural para Orlando será em setembro deste ano.  


Entre voos regulares e extras, o BH Airport estará conectado aos seguintes destinos domésticos em abril: 

Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guanambi (BA), Ilha de Comandatuba (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Palmas (TO), Paracatu (MG), Parauapebas (PA), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro - Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo - Congonhas (SP), São Paulo - Guarulhos (SP), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA).   

 

Feira Mostrô do brechó e a sustentabilidade

Espaço externo Museu Mineiro

Tendo o brechó e a sustentabilidade do consumo como temas centrais, a 20ª edição da Feira Mostrô reúne 110 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais e leva para o Museu Mineiro produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes de Minas Gerais. A extensa programação ainda vai contar com show da Orquestra Mineira de Brega, discotecagem com vinil, feira de adoção de cães, espaço massagem e kids. O evento é gratuito e acontece nos dias 22 e 23 de abril, das 10h às 17h.

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais e incentivar o consumo sustentável, a Mostrô deste mês recebe sete comerciantes do segmento brechó e antiquários e busca evidenciar ao público a importância dessas lojas na troca de bens culturais. “Quando compramos uma peça em um brechó estamos dando continuidade às roupas que poderiam parar no lixo. Isso evita que o meio ambiente seja exposto a mais materiais difíceis de se decompor. Além disso, menos roupas serão produzidas nas fábricas têxteis, isso faz com que menos substâncias tóxicas sejam despejadas no meio ambiente. Ao final, você auxilia de duas formas a proteger o planeta Terra”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Feira Mostrô.

A programação receberá a loja de discos “Usados com arte”, localizada nas sobrelojas 23 e 33, do emblemático edifício Malleta. O espaço é gerido por Alexandre Veloso Pereira, que mantém viva a cultura do vinil na capital mineira. “Aproximo as pessoas para cultura do vinil por meio da experiência sonora e faço isso priorizando o consumo sustentável. Nós vamos levar para a Mostrô, durante os dois dias de evento, um mercado bem eclético.  O público da Mostrô vai poder se deparar com algumas raridades para namorar”, conta Pereira.

A Orquestra Mineira de Brega é uma das atrações da Mostrô. A banda marca se apresenta no sábado, às 15h. O show é uma viagem de Las Vegas a Belém do Pará, passando pelo Cassino do Chacrinha e Domingo Legal. No repertório, hinos de karaokês se entrelaçam com trilhas de novelas que brilhavam no Good Times, da BH FM. O público pode esperar clássicos de Sidney Magal, músicas de Gaby Amarantos, Só pra Contrariar, Rouge, Rosana, Odair José, Wando e Reginaldo Rossi.

No sábado (22/04), a programação ainda vai contar com uma feira de adoção, realizado pelo Grupo de Proteção Ambiental. O público do evento também vai poder relaxar com massagens a preços populares, oferecido pelo “Espaço Quick Massagem – Zen Shiatsu: Janaina Ferreira”. O espaço kids “Brincar Festas”, da professora Alana Miranda Cunha Carneiro, também estará presente para entreter as crianças.

Os 150 anos do mineiro Santos Dumont, pioneiro da aviação no mundo, também será celebrado no evento. A Mostrô vai receber a artista Sheila Naves, conterrânea de Dumont. Naves lança na Feira a marca “Petit Dumont”, que conta com quase 70 produtos e reúne, dentre outros, os segmentos, de vestuário, souvenir e itens de decoração. O objetivo é trabalhar a imagem do criador do avião através de um olhar mais contemporâneo. O trabalho é artesanalmente desenvolvido por várias mulheres do município de Santos Dumont.

 A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 60 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado. O projeto tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.


MUSEU MINEIRO

 O Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX que faz parte do conjunto arquitetônico original da cidade de Belo Horizonte. Foi residência oficial e posteriormente sede do Senado Mineiro. O Museu possui um riquíssimo acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas e achados arqueológicos. São mais de 3.500 peças, incluindo o acervo da Pinacoteca do Estado. Sua coleção de arte sacra é memorável, com peças do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras do mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher e Aníbal Mattos, além de renomados artistas brasileiros como Volpi e Di Cavalcanti.

CIRCUITO LIBERDADE O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural, buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, na cidade de Belo Horizonte.

Mês do Descobrimento: programe-se para conhecer Barra do Cahy, em Prado, a primeira praia do Brasil

De beleza natural deslumbrante e de grande valor histórico, Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, recebeu, em 2017, o título de 1ª Praia do Brasil. Segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorarem em Porto Seguro. 


Monte Pascoal e as baleias, atrações na região

A Praia da Barra do Cahy está há 47 km ao norte da cidade do Prado, há 15 km de Cumuruxatiba. Para a Secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, a Barra do Cahy é o marco inicial da história brasileira. “Além do valor histórico, Barra do Cahy possui também um valor geográfico e cultural de grande importância. 

“Em nenhuma outra cidade, nem em Porto Seguro, se avista o Monte Pascoal como aqui. O berço da nação brasileira começou em Barra do Cahy, assim como o descobrimento do Brasil”, destaca o Prefeito de Prado, Gilvan da Silva Santos. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, mais precisamente no Monte Pascoal na cidade de Prado, no estado da Bahia. “Durante todo o século XV foram realizadas grandes navegações, como a expedição de Cristóvão Colombo à América Central e a chegada dos portugueses aqui no Brasil”, finaliza Gilvan.

No século XV acreditava-se que a Terra era plana e que em suas extremidades havia monstros. Colombo não acreditava nisso, e planejava encontrar uma rota para as Índias, acidentalmente encontrou, o que chamamos hoje de América Central. Após a expedição de Colombo financiada pela Espanha, Portugal organizou uma nova expedição com a expectativa de encontrar terra a oeste e uma nova rota para as Índias. Portugal estava desfrutando o auge do comércio de especiarias da Índia (pimenta-do-reino, noz-moscada, perfumes e incenso), mercadorias valiosíssimas por serem raras no mercado europeu. A procura pela nova rota era justamente para garantir o acesso a essas mercadorias. O nome escolhido para liderar tal expedição foi o de Pedro Álvares Cabral, cavaleiro da Ordem de Cristo, que zarpou de Lisboa em 9 de março de 1500. No dia 22 de abril, do mesmo ano, avistaram o Monte Pascoal e no dia seguinte desembarcaram na praia da Barra do Cahy.

Prado-Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima em seus 84 km de extensão. Algumas praias não devem faltar em seu roteiro, como o Balneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado com toda certeza encantará os turistas.

As praias de Prado estão localizadas no litoral baiano em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre junho e outubro na região. Os animais descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes e Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Conhecer as belezas que temos em alto mar devem fazer parte do seu roteiro, como o Recife de Guaratiba, onde também é possível praticar mergulho livre e se surpreender com as diversas espécies de peixes e corais da região.

Connection Terroirs Brasil

 

O Connection Terroirs do Brasil é um evento inédito que conectará os pequenos produtores que atuam com produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil ao turismo. O elo será proporcionado por meio de debates como posicionamento de marca, competitividade, marketing, sustentabilidade e mercado em volta dos artigos terroirs brasileiros.

                                                                                      Foto Rafael Cavalli

O evento reunirá cerca de 600 pessoas em Gramado de 17 a 21 de maio e com o Sebrae RS na correalização. Por isso, entenda os cinco principais motivos para que você e sua empresa não fiquem de fora desse evento inédito. As inscrições devem ser feitas no site: https://www.connectionexperience.com.br  

  Itaimbezinho, em Cambará do Sul – foto Júlia Saint-Pierre

1 - Palestrantes nacionais e internacionais: Por meio da expertise de profissionais que atuam com produtos com terroir brasileiro e o knowhow de painelistas internacionais da Itália, Peru, Colômbia e Espanha os participantes terão conhecimento sobre cada processo que faz dos produtos com terroir serem únicos.  

2 - Networking e rodada de negócios: Possibilidade de gerar relacionamentos e prospectar bons negócios entre cadeias produtivas nos intervalos das palestras e experiências. E a rodada de negócios reunirá compradores e vendedores para uma melhor explanação de seus produtos e possibilidades de negócios 

3- Experiências sensoriais: O Connection proporcionará demonstração e degustação dos produtos com terroirs dos biomas do Brasil como queijos, vinhos, azeites, café, chocolate e artesanatos.

4 - Hospedagem em Gramado com tarifas especiais: O participante que vier para o evento tem tarifa especial nos principais empreendimentos hoteleiros do segundo destino mais desejado no Brasil pelos turistas, a cidade de gastronomia farta e elegante e capital do chocolate artesanal, Gramado  

5 - Benchmarking: Possibilitará conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso da Serra Gaúcha com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória dos destinos. As missões técnicas acontecerão em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves. 

Ação solidária da Aero Service

A Aero Service, empresa especializada no atendimento de embarque e desembarque que opera em diversos aeroportos do país, participou de uma ação solidária no último dia 8 de abril, em Guarulhos.

Para celebrar a Páscoa, Matheus Aquino e Joseane Azevedo, respectivamente diretor executivo e diretora administrativa da companhia, se uniram a Luiz e Viviane Reale, representantes da Igreja Batista Peniel, e Jean Azevedo, responsável pelo time de várzea Azevedo. Juntos fizeram a arrecadação de chocolates na igreja e durante um jogo beneficente, realizado no dia 01 deste mês, cujo ingresso consistia em uma caixa de bombons.

No total 230 caixas foram arrecadadas. Os organizadores distribuíram os doces em pacotinhos que foram entregues em duas comunidades, uma no bairro São João e outra no Jardim Presidente Dutra, ambas em Guarulhos. Uma parte também foi para a Igreja Peniel, que fez a redistribuição.

Não é a primeira vez que a empresa se envolve em ações desse tipo. Ano passado também foi feita a distribuição de doces para crianças carentes atendidas por um centro social da região. “Desde mais nova sempre tive vontade de fazer serviço social, e agora unindo a empresa a outras pessoas que gostam de participar fizemos essa ação para poder alcançar o maior número de crianças”, conta Joseane Azevedo.

Mais informações sobre a empresa: (11) 2382-6089, aeroservice.tur.br ou instagram.com/aeroservice.

 

 @sergiomoreira63  informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.247 — 20/4/23

 



Salões de automóveis não

morreram, pelo menos na China


Os cancelamentos de vários salões internacionais de grande porte durante o período da covid-19 foram um grande golpe para os organizadores e também para o público mais fiel. Mesmo com o fim da pandemia, há uma grande dificuldade em restaurar as tradicionais exposições por seu alto custo e a perda de fôlego financeiro dos fabricantes às voltas com os altos investimentos necessários para a transição aos veículos elétricos.

Entretanto, este cenário contrasta com o visto agora no 20º Salão de Xangai (desde 1985). Inaugurado no dia 18 e aberto até o dia 27 deste mês, são nada menos que 320.000 m² e cerca de 100 carros novos ou extensivamente melhorados. Sem esquecer de que mesmo durante a pandemia, em 2021, a exposição foi realizada.

Como bem disse o CEO da BMW, Oliver Zipse: “O que guia os clientes chineses hoje, guia o mundo amanhã”. Na mesma toada segue a revista inglesa Autocar sobre os lançamentos na mais populosa cidade da China: “Pode esquecer qualquer último vestígio da produção de carros inferiores ou imitadores de outras marcas. Em estilo, trem de força e qualidade de construção, os melhores modelos chineses são absolutamente páreo para seus equivalentes europeus. E em termos de tecnologia digital, muitas vezes são superiores.”

Entre as curiosidades no estande decorado por mais de 80.000 tulipas vermelhas vivas da subsidiária da Volvo focada apenas em carros elétricos, a Polestar, está o modelo 4, um SUV cupê que eliminou o óculo traseiro. Em vez deste, o motorista verá uma tela de alta definição mostrando imagens amplas captadas por uma câmera montada no teto e virada para atrás. As duas marcas suecas são propriedade da chinesa Geely.

Entre as europeias a BMW apresenta seus últimos lançamentos, apostando em duas fórmulas: o SUV híbrido plugável XM Red Label de 748 cv e o sedã elétrico de grande porte i7 M70 de 659 cv e alcance de até 550 km. Também chama atenção o carro-conceito i Vision Dee.

Outra estreia, o SUV grande Mercedes-Maybach EQS também elétrico e potência de 668 cv, aproveita que Rolls-Royce e Bentley ainda não lançaram modelos deste tipo.

A VW lança o sedã elétrico topo de linha ID.7, de porte do Passat (5 m de comprimento), com motor traseiro de 285 cv e alcance de até 700 km em função da bateria escolhida.

Nissan mostra o carro-conceito Max Out, um conversível de dois lugares que deve estrear a bateria de estado sólido, muito superior às atuais, e também o SUV Arizon, de estilo bem estranho.

Entre as várias novidades das chinesas, destaque para o cupê esporte BYD Yangwang U9 com um motor elétrico em cada roda e um controle inteligente de movimentos da carroceria. A GWM apresenta sua nova tecnologia híbrida Hi4.

Comunicação digital não é suficiente para vender carro

As novas gerações que nasceram no mundo digital e querem comprar um veículo novo iniciam suas buscas em sites, revistas digitais, redes sociais, YouTube e blogs especializados. Segundo as pesquisas internacionais mais recentes 96% dos jovens seguem esse caminho.

Entretanto, na hora de fechar negócio 80% deles procuram uma concessionária física também de acordo com as pesquisas. Negociar olho no olho, presencialmente, permite maior interação e quase sempre se consegue um melhor resultado seja no preço, condições de pagamento, brindes em forma de acessórios ou outras vantagens negociadas no ato.

Claro que as concessionárias já perceberam isso e trataram de se adaptar aos novos tempos. Nas cidades grandes e médias os interessados querem agilidade e agora dificilmente visitam mais de uma ou duas lojas. Daí surgiu a necessidade de desenvolver e focar no chamado marketing digital.

Eder Polizei, doutor e mestre em Administração pela FEA/USP e diretor da agência Seven7th para o setor automobilístico, chama atenção para um ponto muitas vezes esquecido. “Quando falamos de marketing digital, nos referimos mais a marketing e menos a digital. Em outras palavras quero dizer que uma comunicação digital sem um correto estudo e robusto plano de marketing, são meros bits e bytes, assegura.

Portanto, há de se ter equilíbrio e continuar a apostar numa boa atmosfera no salão de vendas, sem exageros na decoração e sempre treinar muito bem vendedores e atendentes. Pesquisas podem ser digitais, mas na hora de fechar negócio nada como uma boa conversa no velho conhecido mundo físico.


ALTA RODA

- Mesmo sem anunciar um plano definido para produção de veículos elétricos (VE) no Brasil, a GM acena para essa possibilidade logo que o mercado atingir escala de vendas compatível. O presidente da empresa, o colombiano Santiago Chamorro, reafirmou o potencial do País em termos de matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial.

Ele confirmou a importação de três modelos (dois já informados, Blazer EV e Equinox EV; o terceiro poderá ser a Silverado EV) que ainda serão lançados nos EUA, mas já têm participação do Centro Tecnológico de São Caetano do Sul (SP) e do Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP). Estas duas instalações atuam em áreas de eficiência energética, conectividade, testes de certificação e homologações para adequar os VE à legislação e às preferências de cada mercado.

- Agora no começo de abril a versão de topo Exclusive do Sentra chegou às concessionárias e animou os vendedores do sedã médio. Seu estilo é marcante, em especial o desenho do teto. A dianteira e a traseira também se destacam. Interior impressiona em especial pelos bancos dianteiros e traseiros com conforto bem acima da média (tecnologia Zero Gravity). O que não agrada são o freio de estacionamento por pedal, o que afasta a possibilidade de auto-hold (embora libere volume para o bom porta-objeto entre os bancos) e a tela multimídia de apenas 8 pol. Faltam o carregamento de bateria do celular por indução e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, embora três adultos se acomodem com espaço para ombros e pernas acima da média.

À primeira vista o motor 2-litros (gasolina) de 151 cv pode parecer insuficiente, mas o perfeito casamento com o câmbio CVT de oito marchas surpreende. Não é tão rápido, mas fica longe de se considerar lento. Gostei especialmente da resposta da direção, sua correta definição de centro e assistência elétrica no nível exato. Freios a disco nas quatro rodas e suspensão traseira multibraço estão de acordo – e até certo ponto sobram – para seu nível de desempenho. Porta-malas de 466 litros é muito bom.

 

Abarth volta às pistas com a Fórmula 4 na temporada brasileira de 2023

 


  • Pulse Abarth segue como carro-madrinha em todas as corridas da competição 
  • Marca terá também exposição do modelo recém-lançado, além de logotipo em uniforme de pilotos, carros, podium e em pontos diversos da pista e das arquibancadas

Depois de uma temporada de sucesso em 2022, está na hora dos monopostos equipados com o motor Abarth 1.4 T-Jet de 176 cv da Fórmula 4 voltarem às pistas brasileiras. Em 2023 serão novamente seis etapas e a primeira acontece no próximo fim de semana (22 e 23 de abril) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). 

Assim como no ano passado, a Fiat segue com o patrocínio oficial da marca Abarth ao campeonato, que é certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e é como uma categoria-escola, ou seja, o primeiro passo para pilotos do kart que almejam uma carreira no automobilismo profissional. 


“Trouxemos a Abarth de volta ao Brasil e o patrocínio à Fórmula 4 no Brasil é uma parte importante entre as diversas ações para divulgar a marca no país. Ter o motor do escorpião em cada monoposto e o Pulse Abarth como carro-madrinha das corridas ajuda a reforçar para o público o DNA diretamente ligado ao mundo da velocidade e toda a esportividade que a Abarth tem. 

Para completar, o campeonato será uma importante plataforma de relacionamento porque convidamos nossos clientes proprietários do Pulse Abarth para assistirem à corrida, conhecerem os boxes e darem uma volta rápida na pista. Vão viver uma experiência Abarth única”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.


Serão seis rodadas triplas ao longo da temporada (totalizando 18 corridas): primeira em Interlagos, em São Paulo (SP), nos dias 22 e 23 de abril; a segunda novamente em Interlagos em 8 e 9 de julho; a terceira no Velocitta, em Mogi das Cruzes (SP), nos dias 5 e 6 de agosto; a quarta em Goiânia (GO) em 26 e 27 de agosto; a quinta em Interlagos mais uma vez nos dias 4 e 5/11 (junto com a Fórmula 1) e, por fim, a sexta e última etapa em Brasília (DF), circuito que estreia na F4 este ano em 25 e 26 de novembro. Novamente as disputas terão transmissão ao vivo do Bandsports e no canal do YouTube da categoria.

Vale dizer que os veículos Tatuus F4 T-021 são os mesmos dos campeonatos da categoria na Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Índia. Iniciativa da Vicar, empresa responsável também pela organização da Stock Car Pro, Stock Series e Turismo Nacional, entre outras, a Fórmula 4 no Brasil tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). 


Patrocínio oficial 

Como patrocinadora oficial da segunda temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4, a Abarth conta com o Pulse Abarth, lançado em novembro do ano passado, como carro madrinha das provas. 

Acelerando como um autêntico modelo envenenado da marca, ele é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm, com nova calibração para a máxima performance, sendo simplesmente o SUV compacto mais rápido do Brasil. É capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). 


Na etapa inicial de Interlagos dois Pulse Abarth também estarão expostos para que o público possa vê-los de perto: um em estande atrás da arquibancada logo após a entrada do autódromo (próximo ao portão 7) e outro na alameda dos boxes. 

Para completar, a logomarca do escorpião também estampará os uniformes dos pilotos, carros, podium e backdrop de entrevistas. A marca ainda poderá ser vista nas arquibancadas e nas laterais da pista e entrará no conteúdo das redes sociais oficiais e site da categoria. 

Para saber mais sobre a Abarth e o Pulse Abarth, clique em https://abarth.fiat.com.br/. Para mais detalhes sobre a Fórmula 4, acesse: https://www.fiaf4brasil.com.br/.

Stellantis celebra primeiro ano do Stellantis Production Way, metodologia de excelência em manufatura da companhia

 


  • Implantado em 2022, o SPW é um sistema completo com abordagem única para todas as equipes da empresa
  • O SPW é baseado em 12 domínios técnicos e gerenciais que estruturam o trabalho diário das plantas
  • Em comemoração, a Stellantis realizou o SPW Day em todas as plantas da América do Sul

A Stellantis comemora o primeiro ano do Stellantis Production Way (SPW), o sistema de produção adotado globalmente por Stellantis, que constitui uma metodologia de excelência, que tem como objetivo buscar o melhor desempenho e resultados da indústria automotiva. Inspirado pela filosofia e cultura da Stellantis de desenvolver soluções de mobilidade, o SPW é a abordagem de produção global abrangente e estruturada, que traz como principal conceito oferecer a mais alta qualidade de produtos aos seus clientes, alinhando inovação, respeito ao desenvolvimento humano e sustentabilidade ambiental.

Para marcar a comemoração, a Stellantis realizou o SPW Day em todas as plantas da América do Sul, organizando atividades e o reconhecimento das pessoas que se destacaram nesse período no desenvolvimento do sistema. Também foram divulgados os melhores projetos desenvolvidos do longo do ano.

“Por meio da sinergia entre nossos times de manufatura em todo o mundo, estamos construindo juntos uma abordagem única para nos tornarmos os melhores no que fazemos, direcionando nossa empresa rumo à excelência no fornecimento de soluções para mobilidade de classe mundial,” explica Juliana Coelho, head global do Stellantis Production Way.

Constituída em janeiro de 2021 com o objetivo de liderar o desenvolvimento da mobilidade sustentável e acessível, a Stellantis passou a compartilhar as melhores práticas entres seus times, aproveitando o melhor do PSA Excellence System e do World Class Manufacturing (WCM), que era adotado pela FCA. Da reunião de conceitos e melhores práticas, surgiu em 2022 o Stellantis Production Way (SPW), sistema baseado em 12 domínios técnicos e gerenciais que estruturam o trabalho diário das plantas, aprim
orando as habilidades dos colaboradores e o uso melhorado e econômico dos ativos de produção.


“O SPW tem o importante papel de padronizar a forma de produzir os nossos produtos e componentes, com o objetivo de impulsionar a máxima eficiência em termos de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente, custo e processo. Este conjunto articulado gera benefícios para os nossos clientes, que podem contar com produtos cada vez mais confiáveis”, destaca Glauber Fullana, vice-presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul.

A principal missão deste primeiro ano de SPW foi unificar a manufatura da Stellantis em todo o mundo em uma única e arrojada metodologia de produção. Agora, o grande avanço será a execução e efetiva implementação de ferramentas do SPW, garantindo uma produção de qualidade em todas as unidades do Grupo ao redor do planeta.

Marcopolo atingiu a podução de 1.000 ônibus Paradiso G8 1800 DD

 

Unidade número 1.000 é um Paradiso G8 1800 DD

 

Veículo recebeu projeto de pintura exclusivo e diferenciado

 



A Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo está se firmando como o maior sucesso da indústria brasileira de ônibus dos últimos anos. A fabricante celebra a entrega do milésimo veículo produzido -- um Paradiso G8 1800 DD - ao Grupo Viação Garcia e Brasil Sul.

 

“As empresas são parceiras da Marcopolo há muitos anos. A entrega da nossa unidade 1.000 para um dos maiores compradores do G8 é um marco nas vendas. O veículo comemorativo faz parte do terceiro lote consecutivo de G8 que comercializamos para este grupo, que está em um processo de renovação de sua frota de ônibus rodoviários”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

 

“Lançamos os G8 em um momento difícil para os mercados brasileiro e mundial e, mesmo assim, a sua aceitação foi excepcional e sem precedentes, sobretudo do modelo Double Decker. A nossa satisfação é ainda maior porque o grupo atende rotas com G8 que passam por Caxias do Sul, cidade sede da Marcopolo, e os funcionários e comunidade podem viajar para diversos destinos a bordo de um veículo feito aqui”. explica o executivo.

 

A milésima unidade da Geração 8 da Marcopolo faz parte de um pedido de 53 novos ônibus da Viação Garcia e Brasil Sul - 28 Paradiso G8 1800 DD, 19 veículos Paradiso G8 1200 e seis Viaggio G7 900, que serão utilizados em linhas rodoviárias interestaduais e intermunicipais e em serviço de fretamento contínuo (Viaggio 900).

 


Os 28 Paradiso 1800 DD possuem três diferentes configurações. Catorze veículos têm 15 metros de comprimento total e capacidade para 56 lugares, para serviço “Cabine Cama”, sendo 48 poltronas semileitos no piso superior e oito poltronas leito-cama Next com massageador no piso inferior. Os ônibus são equipados com sanitário, sistema de ar-condicionado quente-frio e de mídia, com monitores em ambos os pisos, e tomadas elétricas de 110 volts, no porta-pacotes, no piso superior, e na parede da poltrona leito-cama, no piso inferior.

 

Onze unidades têm configuração para 52 lugares, para serviço “Cabine Cama”, sendo 44 poltronas semileito no piso superior e oito poltronas Leito-Cama Next com massageador no piso inferior. Possuem ainda sanitário, sistemas de ar-condicionado quente-frio e de mídia com monitores em ambos os pisos, e tomadas elétricas de 110 volts no porta-pacotes do piso superior, e na parede da poltrona, no piso inferior, além de cortinas plissadas nas janelas e entre as poltronas em ambos os pisos.

 

Três ônibus 1800 DD têm 15 metros de comprimento total e capacidade para 40 lugares, para serviço “Leito Plus”, sendo 30 poltronas Leito e duas poltronas Leito-Cama Next com massageador, no piso superior, e oito poltronas Leito-Cama Next com massageador no piso inferior. Também contam com sanitário no piso superior, sistemas de ar-condicionado quente-frio e de mídia, com monitores em ambos os pisos, tomadas elétricas de 110 volts no porta-pacotes do piso superior, e na parede da poltrona no piso inferior, além de cortinas plissadas nas janelas e entre as poltronas no piso superior e inferior, e itinerário eletrônico.

 

Os 19 Paradiso G8 1200 têm capacidade para 44 lugares, para serviço “Semi Leito”, com poltronas semileito Super Soft, sanitário, sistemas de ar-condicionado quente-frio e de mídia com preparação para rádio, monitores e DVD, tomadas elétricas de 110 volts no porta-pacotes, cortinas plissadas nas janelas e parede de separação do salão com porta de correr.

 

Para utilização em serviços de fretamento contínuo, os seis Viaggio G7 900 possuem configuração para 51 lugares, com poltronas do modelo Executiva 1060, sistema de ar-condicionado, parede de separação do salão com porta de correr, vidros colados, cortinas em tecido liso e tomadas 110 volts no porta-pacotes.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.