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sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.273 — 19/10/23


Motoristas ainda não se sentem

à vontade com automação ao dirigir


O alerta vem de uma grande pesquisa recente feita nos EUA pela J. D. Power. Na realidade, quem está ao volante nem sempre consegue dominar o significado exato de cada um dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês) e, portanto, não tira proveito destes recursos em sua totalidade ou sentem algum grau de insegurança no seu funcionamento.

De fato, constatou-se que os consumidores estão atrasados ​​na compreensão e preparação para níveis superiores de automação. Ou, por outra visão, a indústria automobilística está se adiantando ao oferecer muitos recursos, alguns até bem caros, sem que os clientes finais tenham absorvido o modo certo de entendê-los e operá-los. São muitas as siglas que descrevem até com palavras pomposas o que, de fato, oferecem.

Motoristas receptivos ao aprendizado são de gerações mais novas. A pesquisa apontou as fontes de informação: manual do proprietário (32%), pesquisa on-line (27%) e explicação na concessionária (26%). O restante procura se informar por conta própria e interação com o ADAS.

O resumo do sentimento de muito dos entrevistados aparece nessa declaração: “Não estou pronto para confiar minha vida a um veículo totalmente automatizado. Preciso de tempo para confiar nas capacidades do sistema.”

Segundo Bryan Reimer, cientista pesquisador do Centro de Transporte e Logística do instituto tecnológico MIT, alguns dos recursos altamente automatizados permanecem em fase de evolução e teste. Há problemas e limitações sendo encontrados – e corrigidos.

Para ele, “quanto mais cedo os consumidores reconhecerem que podem aproveitar hoje uma série de funcionalidades ADAS para ajudar o seu comportamento ao volante, mantendo ao mesmo tempo a responsabilidade ao guiar, rapidamente se chegará a um futuro em que daremos prioridade a escolhas de mobilidade segura, convenientes e sustentáveis proporcionadas por veículos altamente automatizados.”

Então, se você se considera um ser um pouco inferior por não compreender bem o funcionamento de algumas destas soluções, não se preocupe. Com o tempo a confiança aumentará e estará integrada a todo o ecossistema de segurança ativa que tem muito a oferecer.

Mustang Mach-E acelera de verdade e como poucos

Primeiro modelo elétrico a bateria importado pela Ford, o Mustang Mach-E exibe alguns superlativos. O mais atraente é a aceleração de 0 a 100 km/ em apenas 3,7 s, apesar de sua massa em ordem de marcha de nada menos que 2.281 kg. Seus dois motores (um em cada eixo) entregam 487 cv e 87,7 kgf·m, com tração naturalmente integral. E, curiosamente, cada cv “custa” quase exatos R$ 1.000, totalizando R$ 486.000 para a versão única GT Performance.

Suas linhas são típicas de um crossover, mais precisamente um SUV cupê, com referências claras ao Mustang de motor a combustão como indicam o capô longo e o desenho das lanternas traseiras. Também chama atenção a ausência de maçanetas convencionais: basta apertar um botão para acessar o interior. Este se destaca pelo espaço interno (entre-eixos de confortáveis 2.984 mm), quadro de instrumentos de 10,2 pol., tela multimídia vertical de 15,3 pol. (com botão para controle de volume), seis portas USB tipos A e C, sistema premium de som (B&O) e freio de estacionamento eletromecânico com função de autoimobilização nas paradas.

Outros destaques são teto solar de grandes dimensões com revestimento termorreflexivo, nove airbags (um deles o providencial entre os bancos dianteiros para evitar que um ocupante lesione o que está ao lado num colisão lateral), quatro modos de condução e dois porta-malas (traseiro de 402 litros e o dianteiro de 140 litros, este lavável e drenável), rodas de 20 pol. com pneus 245/45 R 20, freios Brembo, amortecedores com variação de carga magnética, quatro modos de condução, perfeita distribuição de massa (50% em cada eixo) e vão livre do solo de 200 mm.

A bateria de 91 kW·h permite o alcance médio de 379 km no padrão Inmetro. Tempo de recarga entre 11 e 14 horas.

Japão e Coreia do Sul vão devagar com os elétricos

Outro dia recebi uma informação de uma empresa entusiasmada com a participação de carros elétricos no mercado brasileiro: “mais que tendência já é uma realidade”. Fico pensando sobre percepção elástica da realidade. Apesar de com frequência abordar este assunto, além de seguir de perto os lançamentos e avaliações ao volante, deve-se reconhecer que ainda falta muito para a tendência se transformar em vendas.

Razões são sobejamente conhecidas: preço muito alto que começa a cair com as ofertas de marcas chinesas, alcance limitado fora dos perímetros urbanos, tempos de recarga longos e uma rede incipiente de eletropostos. Também jogam contra o poder aquisitivo limitado dos brasileiros e a extensão territorial do País por exigir ampliação dos atuais e estimados 3.000 locais de recarregamento de baterias para no mínimo 80.000.

Por todos os motivos citados não chega a ser exatamente uma surpresa que a participação de modelos 100% elétricos no País representem apenas 0,6% das vendas de automóveis e veículos comerciais leves até o mês passado.

Porém, em nações de alto poder aquisitivo com ampla oferta de modelos de todos tipos e plenas condições de implantar uma malha de recarga por terem extensão territorial minúscula em comparação ao Brasil, essa participação poderia ser muito maior. Para ter certeza, solicitei à consultoria JATO Dynamics informações sobre Japão e Coreia do Sul.

No fundo, não me surpreendi pelos dados coletados de vendas entre janeiro e agosto deste ano. No Japão apenas 2,2% dos veículos leves eram 100% elétricos a bateria e outros 5,3% tinham tração elétrica, mas com motor a combustão como extensor de alcance. Modelos 100% a combustão representavam 51% e híbridos 41,5%. Números semelhantes na Coreia do Sul: apenas 7% eram elétricos, 67% a combustão e 26% híbridos.

Em proporção os percentuais frente ao Brasil podem ser até 10 vezes maiores, porém ainda muito distantes do cenário na China onde um quarto das vendas são de elétricos por razões estratégicas e forte suporte financeiro governamental.

Aliás, não canso de repetir sobre os elétricos: rumo certo, ritmo incerto.

 

 

 

 

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

South African Airways volta a voar para o Brasil após três anos, direto para São Paulo


Após passar por um intenso processo de reestruturação, a companhia aérea South African Airways vai voltar a operar no Brasil no final de outubro com os primeiros voos saindo da cidade do Cabo no dia 31 e de Joanesburgo no dia 6 de novembro com destino à São Paulo.

Serão quatro voos por semana, sendo dois saindo da Cidade do Cabo e dois de Joanesburgo. São Paulo foi escolhida para ser a primeira rota internacional que marca o retorno da companhia aos céus e a FOME, agência de estratégia e posicionamento de marcas, foi selecionada fazer a comunicação da empresa aérea nesta importante retomada.

No projeto de comunicação inicialmente serão realizadas ações voltadas aos parceiros e agentes de viagens, peças fundamentais para alavancar a divulgação e comercialização dos voos. 

Além de assinar essa comunicação, a FOME também será responsável pela estruturação de mídia da companhia no Aeroporto de Guarulhos que receberá o primeiro voo reinaugural da South African Airways. Na próxima etapa a agência deverá desenvolver campanhas com foco no cliente final.

“Queremos fazer um trabalho para valorizar o potencial que uma retomada como essa pode significar para o mercado corporativo, facilitando o acesso à feiras e eventos, estimulando a realização de negócios, o intercâmbio e a retomada do turismo entre os dois países.” afirma Omar Hamam Junior, fundador e diretor da agência.

Com uma filial em Portugal, a FOME desenvolve estratégias de posicionamento de marcas assinando a comunicação de diversas empresas como a japonesa Kirin Holdings que adquiriu a indústria agrícola Tozan e se tornou a primeira empresa do grupo a fabricar saquê fora do Japão.


Aena assume administração do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Terminal da capital paulista é o terceiro da nova rodada de concessão, que conta com 11 aeroportos e já teve investimentos de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais



A Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, assumiu à 0h desta terça-feira (17) a administração do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

O primeiro voo sob a nova gestão foi o Gol 1553, proveniente de Recife e com pouso no terminal da capital paulista às 6h03. A primeira decolagem foi do voo Azul 4006, às 6h09, com destino a Belo Horizonte. Na primeira meia-hora de operação, foram 12 voos com 100% de pontualidade.

O aeroporto de Congonhas teve um fluxo de 22,2 milhões de passageiros em 2019, último ano antes da pandemia. Em 2022, foram 17,7 milhões passageiros. Até agosto deste ano, já passaram pelo terminal 14,1 milhões passageiros.

Localizado na cidade de são Paulo, o equipamento é o segundo mais movimentado do Brasil, conta com a segunda ponte aérea mais movimentada em termos de assentos ofertados na América Latina e é o terceiro mais conectado domesticamente no continente.

Entre as melhorias de curto prazo para o terminal da capital paulista, estão ampliação da sala de embarque remoto, readequação das vias de acesso, reforma dos banheiros e revitalização da fachada. 

Na Fase I-B, os principais investimentos serão a revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, ampliação do pátio de aeronaves, com novas posições de contato, e outras melhorias ambientais e de sustentabilidade. 

Também a construção de um novo terminal de passageiros, com mais pontes de embarque e uma experiência de viagem completamente nova para o passageiro. A entrega das obras da Fase I-B de Congonhas está prevista para junho de 2028.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Congonhas é o terceiro dessa rodada a passar para o controle da Aena. A empresa assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou investimento de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. 

Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

Atualmente, a companhia opera o aeroporto de Uberlândia e mais seis aeródromos no Nordeste do Brasil – Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE) e ainda: 
Ponta Porã (MS),
Corumbá (MS), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

A empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, implantando o padrão?Aena?nestes equipamentos, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional. Este projeto colocará os terminais do Nordeste em uma posição ideal para enfrentar o crescimento futuro e seguir contribuindo para o desenvolvimento econômico e a estruturação regional.

Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Confira o cronograma para os próximos aeroportos:
21/11 – Marabá (PA)
24/11 – Carajá (PA)
27/11 – Santarém (PA)
30/11 – Altamira (PA)

Azul e CRM&BONUS criam benefício inédito que revoluciona relação com cliente e modelos de negócios. "Boas-vindas Azul" dará aos clientes créditos para usar em varejos e serviços


A Azul, maior empresa aérea brasileira em número de voos e destinos atendidos no Brasil, lança nessa semana o “Boas-Vindas Azul”, um programa de benefícios para os clientes em parceria com a CRM&BONUS, maior empresa de giftback do mundo e dona de um pacote completo de soluções para relacionamento com consumidores.

A iniciativa é uma inovação que terá impacto no modelo de negócios da empresa, como uma nova fonte de receita. A novidade é um passo relevante para que a Azul avance em um dos seus principais pilares, que é a experiência do Cliente.  

O “Boas-Vindas Azul” vai oferecer aos Clientes Azul oportunidades de créditos em lojas de varejo, serviços e lazer nos destinos em que o passageiro pousar. “Não queremos encerrar a relação com nosso cliente quando entregamos a bagagem para ele. Queremos que a percepção positiva continue. Somos uma empresa de pessoas para pessoas, não uma empresa aérea apenas”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

Assim que o passageiro colocar seu celular em rede, após a aterrisagem da aeronave, as possibilidades de ofertas chegarão via WhatsApp verificado da Azul. A CRM&BONUS tem uma carteira com 2.000 marcas brasileiras, espalhadas em 35.000 pontos de venda pelo país. 

No início, serão contemplados os pousos em Congonhas (São Paulo) e Brasília e, logo em seguida, no Santos Dumont (Rio de Janeiro). O plano, porém, é cobrir todos os aeroportos nos quais a Azul pousa – são cerca de 150 destinos no Brasil.

A inovação da Azul e da CRM&BONUS está no modelo de negócios, onde todas as pontas envolvidas são beneficiadas: os passageiros, as marcas que fazem as ofertas, a Azul e a própria CRM&BONUS. 

O ‘ganha-ganha-ganha-ganha’ funciona da seguinte maneira: os varejistas e clientes da CRM&BONUS vão remunerar o lead gerado toda vez que o passageiro Azul clicar para aceitar a oferta e usar o benefício. 

Para o cliente da CRM&BONUS, a vantagem é o lead qualificado e só remunerado quando realmente gerado. Essa receita será dividida entre Azul e CRMBONUS. E o passageiro Azul ganha o benefício e tem a segurança de que seus dados estarão cuidados dentro um sistema protegido e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com esse serviço, a Azul consegue transformar o relacionamento com seu cliente em receita. “Tem que pensar grande. Isso é apenas o começo dessa parceira. Podemos fazer muito mais. Coisas que ninguém imaginou, na era em que o dado, a informação, é o novo petróleo”, afirma Rodgerson. 

Por ano, mais de 30 milhões de clientes voam com a empresa e 16.000 milhões participam do programa de fidelidade da empresa. “No ano que vem serão 35 milhões de pessoas viajando a bordo das aeronaves da Azul”, prevê o executivo. A CRM&BONUS assinou um contrato de exclusividade desse serviço com a Azul.

Por trás do sistema conjunto, está uma ampla estrutura de Inteligência Artificial (IA), que vai personalizar a oferta de cada passageiro – para ampliar sua efetividade.

Todos os Clientes que informarem seus contatos corretos no ato do check-in ou, ainda, aqueles que estiverem com o contato atualizado no programa de fidelidade da Azul, receberão as ofertas. Já nos próximos dias, a aérea passará a oferecer o serviço também nos contatos adicionados no ato da reserva da passagem.

“Temos uma pequena faísca de algo muito grande tanto para a Azul, que pode mudar a forma como é percebida por seus investidores, como para a CRM&BONUS. Nós usamos tecnologia e inteligência para fazer os negócios crescerem. Somos uma empresa que busca novas formas de incentivo positivo para as companhias expandirem suas receitas. E nosso lema é fazer isso de forma que todos os envolvidos ganhem com isso”, diz Alexandre Zolko, fundador e CEO da CRM&BONUS.

 

Marcelo Siciliano é eleito presidente da Abav-RJ

Novo presidente Marcelo Siciliano e o vice-presidente Luiz Strauss, ex-presidente 

Foi realizada nesta terça-feira (17), na sede da Abav-RJ, a eleição da Diretoria e do Conselho que estará à frente da entidade no biênio 2023/2025. A chapa "Agente pelo Rio", encabeçada pelo sócio fundador e CEO da Point Travel, Marcelo Siciliano, foi eleita por aclamação.

Dentre as propostas apresentadas pelo presidente eleito, estão os investimentos em capacitações e eventos, inovação e tecnologia, modernização da associação e também a busca de uma representatividade ainda mais expressiva no setor de agenciamento de viagens.

Com mais de 38 anos de atuação, Marcelo Siciliano começou sua trajetória na agência de viagens Hotur, trabalhou no Hotel Glória e, em 1989, foi para Orlando trabalhar com o pai, fundador da Point Travel. Posteriormente, contribuiu para o sucesso da agência Network, de Teresa e Toninho Valente. Na virada da década de 90, inaugurou a matriz da Point Travel no Rio de Janeiro.



Plano de Ação Chapa Agente pelo Rio

Missão: Dar continuidade às iniciativas da gestão anterior e fortalecer ainda mais a Abav-RJ promovendo a capacitação, inovação e modernização das agências associadas para impulsionar o setor de turismo no Estado.

1. Capacitação dos Agentes de Viagens:

a. Implementar um programa de treinamento e capacitação contínua para os agentes de viagens associados, abrangendo temas como atendimento ao cliente, destinos turísticos, tendências de mercado e tecnologia.

b. Fomentar parcerias com instituições de ensino e universidades locais para oferecer cursos de turismo e hospitalidade com descontos aos associados.

c. Organizar workshops e seminários regulares com especialistas da indústria para manter os agentes de viagens atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas.

2. Inovação e Tecnologia:

a. Reformulação do site da Abav-RJ para uma experiência de usuário mais satisfatória e para que funcione como uma vitrine para as empresas associadas.

b. Criação de filtros no site para que o cliente final possa encontrar a agência de acordo com os serviços oferecidos.

c. Melhorar a presença online da Abav-RJ, incluindo o site atualizado e a presença ativa nas redes sociais para divulgar eventos, notícias e iniciativas relevantes.

3. Modernização da Associação:

a. Reestruturação do segundo andar da sede de forma a transformar as antigas salas de treinamento em espaços para coworking ou aluguel de reuniões.

4. Eventos

a. Definição de um calendário de eventos anual com os principais encontros promovidos pela entidade.

b. Realização de reuniões informais no Pub da entidade, de forma a aproximar a Abav-RJ das agências de viagens não associadas.

5. Fortalecimento da Representatividade:

a. Fomentar parcerias estratégicas com órgãos governamentais, empresas do setor e outras associações para fortalecer a representatividade da Abav-RJ.

b. Fortalecer a representatividade da Abav-RJ junto a órgãos governamentais e legisladores, defendendo os interesses do setor de agências de viagens.

c. Participar ativamente de fóruns, conselhos e comitês relacionados ao turismo, contribuindo com ideias e influenciando políticas.

d. Realizar pesquisas regulares para entender as necessidades e tendências do mercado, orientando a atuação do associado.

Confira a diretoria do biênio 2023/2025:

DIRETORIA EXECUTIVA
1) Presidente: Marcelo de Faria Siciliano (Point Travel)
2) Vice-presidente: Luiz Antônio Strauss de Campos (Promotional Travel)
3) Diretor Administrativo: Maristela Sum Doherty (Transpacific Turismo)
4) Diretor Financeiro: João Carlos Vilaça (Formula Turismo)
5) Diretora Ass. Parlamentares: Teresa Cristina C.G. Fritsch (Carnaval Turismo)
6) Diretora Extraordinária: Viviane Fernandes (Nice Via Apia)



CONSELHO DELIBERATIVO
1) Aldo Arthur Siviero (Premier Travel)
2) Salvador Constantino Saladino (Brazilian Summer)
3) Monica Giselle Destri (Travel Expert Viagens e Turismo)
4) Alexandre Gurgel de Araujo Lima (New It Club)
5) Miguel Rodrigues de Andrade (Transmundi Operadora de Turismo)
6) Ronaldo Aguiar Malta (Vamar Turismo)
7) Fernando Zavallo (Via Capi Viagens e Turismo)
8) Cristiana Andréa  Krautz Chao (Mar-tha Rio)
9) Fátima Bertran (Aloha Turismo)

CONSELHO DE ÉTICA, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM
Rosele Brum Fernandes (RBF Turismo)
Luis Fernando Oliveira do Vabo (Solid Viagens e Turismo)
Marcos Zani (Tower Viagens e Turismo)
Suplente:
Vera Joppert da Silva (Agência de Viagens e Turismo Clássico)

CONSELHO FISCAL
Aldo Arthur Siviero
Salvador Constantino Saladino
Ronaldo Aguiar Malta
Suplentes:
Alexandre Gurgel de Araujo Lima
Fernando Zavallo

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Novo UTV esportivo para quatro pessoas chega ao Brasil. Modelo com aderência à diferentes tipos de terrenos, capaz de ultrapassar 120 km/hora, já disponível no mercado


O mercado off-road espera saltar de 16 bilhões de dólares, em 2023, para 19 bilhões, em 2028. A projeção é do Mordor Intelligence, que atribui o salto à popularidade, cada vez maior, dos equipamentos e veículos deste segmento.

Robustos e compactos, os produtos off-road saem das trilhas e corridas para serem protagonistas nos mais diferentes setores, como mineração, construção, náutico e agricultura. São fatores que estimulam a chegada de mais modelos ao mercado e o interesse de um público plural, os custos pequenos com manutenção, bem como com combustíveis. 

Atenta ao comportamento dos consumidores, a CFMOTO Brasil, do Grupo Unique, acaba de lançar no Brasil, um produto que atende exatamente às exigências do mercado.

Trata-se do ZFORCE 950 SPORT 4, um UTV (em inglês, Utility Task Vehicle, ou, veículo utilitário multitarefas) forte, com espaço para quatro passageiros – 485 quilos de carga – e capacidade para reboque de até 780 quilos. Os detalhes de acabamento e de suspensão, garantem ampla estabilidade, conforto e segurança, absorvendo impactos e irregularidades de qual seja o terreno.

“Nossos produtos se adaptam muito bem em diferentes tipos de solo e certamente atende à expectativa da indústria. O produto que apresentamos ao mercado, traz conforto, segurança, velocidade, tudo o que se precisa para otimizar o trabalho ao ar livre, por exemplo. É um veículo também muito interessante para a diversão em família, algo tão importante e que está tão em evidência especialmente desde a pandemia”, sublinha Ricardo Rossignoli, After Sales Service & Product Manager da CFMOTO Brasil.

"Sobre o ZFORCE 950, pontualmente, precisamos destacar que os quadriciclos são uma solução extremamente versátil. Sua capacidade de tração e mobilidade em terrenos variados, faz com que sejam ideais para guiar reboques de forma segura e eficiente”, completa Gabriel Tonin Maschietto, sócio-diretor da empresa.  

Certificado com a ISO 3471/2008, norma que estabelece os requisitos de segurança, o ZFORCE 950 SPORT 4, reúne como características a suspensão dupla, que oferece uma condução mais suave e confortável, além de melhorar a estabilidade e o controle do veículo em terrenos acidentados; e um potente motor 4 tempos (4T), condição para uma maior eficiência de combustível, menor nível de ruído e emissão de poluentes, além de maior durabilidade.

SOBRE A CFMOTO Brasil

CFMOTO Brasil faz parte do Grupo Unique, responsável por representar a marca no país e conta com mais de 80 colaboradores, que estão distribuídos entre a sede administrativa em Piracicaba, São Paulo, e a fábrica em Manaus. Além disso, a marca possui a maior rede de assistência técnica do mercado offroad, com mais de 86 revendedores estrategicamente distribuídos em todo o território nacional.

https://www.cfmoto.com.br/

SERVIÇO

Ficha técnica e fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1tltSWcgvsW8mZJwH95Ve8rU4UFDhiG90

38º Natal Luz de Gramado celebra a magia natalina durante 88 dias de atrações

 


Sem sombra de dúvida, é o maior evento natalino do Brasil. São 88 dias de pura magia e encantamento. O 38º Natal Luz de Gramado na Serra Gaúcha inicia dia 26 de outubro e segue até 21 de janeiro de 2024. “Iniciar a programação de natal em outubro e só terminar na segunda quinzena de janeiro, só Gramado faz isso, podem ter certeza”, disse a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk.

 

A programação do Natal Luz de Gramado oferece atrações diárias a todos que visitam a cidade, “as pessoas podem vir para cá em qualquer data a partir de 26 de outubro que irão encontrar sempre um espetáculo, ou uma atração gratuita, e uma cidade toda decorada”, comemora Rosa Helena. Segundo a presidente da autarquia, “nosso objetivo sempre é fazer o melhor evento de Natal, e estamos trabalhando para isso, as pessoas irão se surpreender”, conta eufórica.

 

Sempre buscando resgatar a verdadeira magia do Natal, a programação do evento oferece também uma extensa lista de atrações gratuitas. Desta forma, independente de poder aquisitivo, todos os públicos podem celebrar e participar dos festejos. Entre os espetáculos gratuitos, estão a Parada de Natal, Vila de Natal, Tannembaumfest, os shows da Rua Coberta e o tradicional Show de Acendimento, destaque da programação gratuita e que reúne milhares de pessoas diariamente a cada apresentação no centro de Gramado.

 

Agora para aqueles que procuram assistir grandes espetáculos, o Natal Luz de Gramado oferece atrações dignas de grandes produções internacionais. “Enfim, estamos com espetáculos grandiosos, alguns com nova produção e direção, novos figurinos, novos carros alegóricos, enfim, estamos fazendo o máximo para apresentar shows de grande potencial artístico e técnico”, disse Rosa Helena.

 


São mais de 3.000 profissionais que trabalham de forma direta no Natal Luz, e mais de 1.000 artistas envolvidos nas atrações. “Movimenta a cultura e mexe com a emoção de forma muito forte”, disse Rosa Helena. Entre as grandes atrações está o Nativitaten, o show do lago, que acontece quartas e sábados no Lago do Serra Park, a Fantástica Fábrica de Natal que acontece terças e sextas no Expogramado, o Grande Desfile de Natal às quintas e domingos em área especialmente preparada no Expogramado, além do Light of Christmas, o concerto-show que é uma das novidades do 38º Natal Luz de Gramado.

 

Importante lembrar que as atrações gratuitas e os grandes espetáculos acontecem até o dia 14 de janeiro, porém a cidade mágica toda decorada vai até o dia 21 de janeiro quando encerra a 38ª edição do evento.

 

O 38º Natal Luz de Gramado acontece de 26 de outubro de 2023 até 21 de janeiro de 2024 e é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco. Patrocínio de Nacional Gás, Residence Club Hard Rock Hotel Gramado e Stemac Grupos Geradores. O copatrocínio é da Coca-Cola e Havan. A hospedagem oficial é da rede Laghetto Hotéis e o Chocolate Oficial do Natal Luz é a Prawer Chocolates.


O evento tem o apoio da Hasam, Kia Brasil, RBT Internet, Vinícola Miolo, Corsan e Aegea: Juntas. Nossa natureza movimenta o Rio Grande, e a venda de entradas é pela Ingresso Oficial Gramado. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur.

 

Ingressos, horários e informações do evento:

www.natalluzdegramado.com.br

www.ingressooficialgramado.com.br

 

Fotos – Cleiton Thiele

Stellantis Pro One: Ofensiva de veículos comerciais para impulsionar a liderança global. Dia 23 de outubro será apresentará sua linha completa de vans conectadas renovadas no dia 23 de outubro e revelará o novo Ram ProMaster EV este ano

 

Ram ProMaster EV

  • Permitindo a concretização do plano estratégico Dare Forward 2030, com o negócio de veículos comerciais representando um terço das receitas líquidas da Stellantis, além de proporcionar 5 bilhões de euros em receitas de serviços conectados como um parceiro comercial preferencial de 360 graus
  • Aproveitando a linha mais completa, composta por seis marcas, cinco vans, 10 picapes e uma oferta de micromobilidade, a Stellantis apresentará sua linha completa de vans conectadas renovadas no dia 23 de outubro e revelará o novo Ram ProMaster EV este ano
  • Continuando a ofensiva norte-americana: quatro picapes eletrificadas nos próximos dois anos, incluindo a nova Ram 1500 REV em 2024 e uma nova solução de hidrogênio por vir
  • Inquestionável liderança em veículos comerciais na Europa Alargada com mais de 40% de market share de BEV´s (veículos elétricos a bateria), posição nº 1 na América do Sul, nº 2 no Oriente Médio e África e nº 3 na América do Norte, apoiada por 20.000 “pontos de contato” dedicados aos clientes e produção global em 12 países
  • Liderando o caminho de zero emissões com ofertas de soluções próprias: uma propulsão BEV de segunda geração com maior autonomia, uma solução de célula de combustível de hidrogênio exclusiva e um ecossistema de conversão robusto
  • Aprimoramento da ofensiva de software com 100% das novas vans e picapes conectadas até o final de 2023; novos pacotes de serviços conectados, como “manutenção preventiva” para garantir a continuidade dos negócios e “gestão de tarefas” e “orientação eco-drive” para melhorar a eficiência
  • Desenvolvimento de um ecossistema digital integrado para conversores e adaptadores, com tecnologia e-Power Take Off para reduzir o tempo de entrega e conectar clientes, revendedores, conversores e fabricantes

 

AMSTERDÃ, 18 de outubro de 2023 – Hoje a Stellantis apresentou Pro One como a ofensiva estratégica aprimorada do negócio de veículos comerciais da empresa para alcançar a liderança global, abrangendo as ofertas profissionais de seis marcas icônicas da Stellantis – Citroën, FIAT, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.

Os clientes de Stellantis Pro One se beneficiarão deste amplo negócio que abrange: vans, picapes e opções de micromobilidade líderes do segmento; propulsões eletrificadas líderes e de última geração; um ecossistema para conversores/adaptadores conectado; tecnologias de veículos totalmente conectados e uma mentalidade de parceria comercial completa para maximizar a eficiência comercial dos clientes profissionais, minimizar custos e aumentar a rentabilidade.

Com o segmento de veículos comerciais representando atualmente um terço das receitas líquidas da Stellantis, com 1,6 milhão de unidades vendidas anualmente, a estratégia Pro One ajudará a Stellantis a atingir as metas do plano estratégico Dare Forward 2030: duplicação das receitas líquidas de veículos comerciais até 2030, em comparação a 2021; 40% do mix de vendas de veículos elétricos e geração de 5 bilhões de euros em receitas de serviços.

Como parte do lançamento de Stellantis Pro One, uma linha de vans totalmente renovada para cada marca será revelada em 23 de outubro, apresentando motores de zero emissão de segunda geração, uma solução de hidrogênio exclusiva, conectividade total e sistemas de assistência à direção autônoma de alto nível.

Em paralelo, a linha de produtos será revitalizada na América do Norte com as próximas vans e picapes eletrificadas, incluindo a Ram ProMaster EV e a 2025 Ram 1500 REV.

“Estamos lançando Stellantis Pro One para alavancar nossa liderança inegável em veículos comerciais com o conceito de “seis marcas, uma força”, visto que esse negócio representa um terço das receitas líquidas da Stellantis”, afirmou Jean-Philippe Imparato, Head da Stellantis Commercial Vehicles Business Unit. “Conforme as expectativas dos clientes se tornam mais complexas e diversificadas, estamos aqui para atender a cada necessidade específica com uma solução dedicada. Nossa missão é estar lado a lado com nossos clientes no mundo todo e fornecer produtos e serviços que os ajudem a prosperar.”

Stellantis Pro One, entregue pelas marcas, é suportada por seis pilares:

  • Maior oferta de produtos na Indústria, abrangendo vans, picapes e micromobilidade
  • Liderança contínua em zero emissões com soluções complementares, como hidrogênio e retrofit. Para os BEVs de segunda geração, mais autonomia sem comprometimento das capacidades oferecidas pelas versões de combustão interna
  • Experiência do cliente personalizada e fluída, com mais de 20.000 pontos de contato dedicados em todo o mundo, um completo ecossistema de carregamento oferecido pela Free2move para entregar soluções de carregamento dedicadas e personalizadas para os clientes em qualquer lugar e de diferentes formas, incluindo hardware, software, instalações e serviços; e ofertas de financiamento competitivas graças a Stellantis Serviços Financeiros
  • Novo ecossistema digital para conversores/adaptadores para reduzir o prazo de entrega
  • Serviços 100% conectados: todas as vans e picapes conectadas e ativadas até o fim de 2023, beneficiando-se de recursos de software
  • Produção global em 15 fábricas de veículos comerciais na Europa, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio e África, apoiando a ambição global

 

Hoje, a Stellantis lidera as vendas de veículos comerciais na Europa Expandida, com market share de 31%, e na América do Sul, com participação de 28%. É a nº 2 no Oriente Médio e África e a nº 3 na América do Norte. Com uma linha de vans totalmente eletrificadas desde 2021, a Stellantis é líder absoluta em BEVs comerciais na Europa Expandida com mais de 40% de fatia de mercado, além de ser pioneira em tecnologias com hidrogênio e combustíveis alternativos.

A estratégia Pro One também está testando um programa de retrofit com a Qinomic, aproveitando a expertise de Economia Circular da Stellantis, que tem como objetivo prolongar a vida útil das frotas existentes de vans a combustão interna por meio de uma conversão de eletrificação acessível e confiável.

A Stellantis tem mais de 20.000 pontos de vendas e de serviços em todo o mundo para apoiar parcerias totalmente imersivas e personalizadas com os clientes, por meio de sua rede de consultores de vendas e serviços operando em horários estendidos. Com a abordagem 360 graus do Pro One, os especialistas de produtos da marca e consultores de conteúdos podem ajudar os profissionais a selecionar os veículos, as configurações de equipamentos e os serviços que melhor atendem às tarefas. Dependendo das expectativas, capacidades e missões dos clientes, a Stellantis propõe a solução empresarial mais adequada.

Com a mentalidade centrada no cliente e em linha com as tendências do mercado, a Stellantis oferecerá uma nova versão de van original de fábrica dedicada à grandes entregas, com equipamentos e funcionalidades destinadas a melhorar a eficiência dos motoristas, incluindo uma porta corrediça traseira e um porta-bolso.

Aproveitando 400 parcerias globais existentes em 34 países, a Stellantis conecta conversores e adaptadores, que representam 50% das vendas de veículos comerciais da Stellantis a clientes, varejistas e fabricantes em uma jornada digital fluída do cliente para reduzir os prazos de produção e entrega. A abordagem integrada inclui fornecer aos conversores e adaptadores acesso compartilhado a um ecossistema totalmente digital. Para realizar essas conversões, os conversores e adaptadores também poderão aproveitar a inovadora tecnologia e-Power Take Off (ePTO), que usa a energia instalada no veículo em vez de demandar baterias adicionais.

Com uma meta de 5 bilhões de euros em receitas de serviços como um dos sete negócios de crescimento do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis terá 100% de suas novas vans e picapes conectadas até o final de 2023 e atualizações online (over-the-air) a partir de 2026. Estas capacidades e conectividade atualizadas permitem novos pacotes de serviços focados na continuidade e eficiência dos negócios, com o objetivo final de reduzir o tempo de inatividade da frota e o custo total de propriedade. Os pacotes oferecerão serviços como monitoramento de manutenção digital, treinamento ecológico, gerenciamento de tarefas e software de gerenciamento de carga para otimizar frota de veículos elétricos e alertas em tempo real para motoristas.

“A renovação de toda a gama de vans da Stellantis, com base nas ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes, a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One, que é baseado em uma abordagem de 360 graus e centrada no cliente, e na ambição em reforçar a nossa liderança global nos veículos comerciais,” disse Xavier Peugeot, Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit.


GWM desmonta o SUV híbrido Haval H6 para avaliar durabilidade de suas peças após mais de 50 mil km rodados. A avaliação feita por Fábio Fukuda foi positivo


A GWM Brasil mais uma vez inovou ao realizar o total desmonte do SUV híbrido Haval H6 HEV, com o objetivo de verificar a durabilidade, a robustez e a confiabilidade do seu veículo. O modelo desmontado rodou exatos 51.886 quilômetros na mão de diferentes motoristas e em diversas situações de rodagem, como trânsito urbano intenso, estradas de terra e altas velocidades em rodovias. E, detalhe importante, esse veículo não passou por nenhuma revisão ou manutenção durante este período, como troca de óleo do motor e filtros de ar. 

 

“Com isso, acabamos de uma vez por todas com o mito segundo o qual os carros chineses não possuem qualidade. Isso é coisa do passado. Não ficamos atrás de nenhuma marca. Mas vemos várias delas pelo nosso retrovisor”, provoca Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM Brasil. 

 

Para realizar a desmontagem e a avaliação geral do carro, a Autotech brasileira convidou o especialista em mecânica automotiva Fábio Fukuda, que foi responsável pelo teste de Longa Duração da Quatro Rodas por 23 anos e já desmontou mais de 100 carros.

 

A análise foi realizada nos seguintes componentes: cabeçotes, velas, turbo, cilindros e pistões, freios, virabrequim, refrigeração, carroceria, suspensão e direção, interior e acabamento e sistema de transmissão elétrica. “O resultado é um carro que revelou robustez e qualidade de construção surpreendentes”, destaca Fukuda.

 

Todo o detalhamento e as condições das peças estão disponíveis no documento anexo.


Foto: Divulgação

Resultado


INTERIOR E ACABAMENTO - APROVADO

Fukuda elogiou muito a qualidade construtiva do interior do Haval H6. “Depois de mais de 20 anos desmontando veículos, posso dizer que esse carro está entre os que têm o interior mais bem construído”, constatou Fukuda.


Ele ressaltou que o Haval H6 possui uma quantidade impressionante de travas de fixação, que estão em todos os lugares. Se por um lado esse número expressivo dificultou o processo de desmontagem, para o proprietário é uma garantia de uma fixação eficiente e confiável ao longo de anos de uso intenso.


“Todos os painéis e acabamentos estavam bem fixados e não havia sinais de deformação ou deslocamento. Percebe-se que há um cuidado muito grande com os pontos de fixação”, esclarece Fukuda.


SISTEMA DE TRANSMISSÃO HÍBRIDO - APROVADO

Esse conjunto é a grande estrela dos híbridos da linha Haval H6. No caso do HEV, o motor a combustão 1.5 trabalha sempre em harmonia com um motor elétrico. O sistema prioriza o uso do motor elétrico, enquanto a unidade a combustão entra para dar o suporte quando necessário.


O acoplamento dos dois módulos de propulsão é feito pela transmissão e-Traction, que define como e quando cada um deles vai atuar. Em baixa velocidade, o elétrico traciona sozinho; nas velocidades mais altas, o 1.5 turbo recebe o auxílio motor elétrico. Porém, quando necessário, o motor a combustão pode funcionar ainda como um gerador para alimentar a bateria que fornece energiapara o motor elétrico.


“O acoplamento é feito por um câmbio de duas marchas de dupla embreagem cujo ponto positivo é ser banhada a óleo, o que evita reclamações de ruídos que muitos modelos que usam caixa seca enfrentam”, explica Fukuda. 


É importante lembrar que as duas marchas são utilizadas em situações em que o motor elétrico não é suficiente para gerar a velocidade necessária. Nesse caso, o motor a combustão traciona usando a primeira marcha nas velocidades intermediárias e a segunda nas velocidades elevadas. E, nas ultrapassagens, as duas unidades de força atuam para garantir maior segurança e rapidez.


Durante a desmontagem, também ficou evidente como a bateria de alta tensão de 1,6 kWh é completamente blindada, revelando um elevado grau de proteção contra danos físicos ou alagamentos, além de apresentar uma brilhante solução de engenharia para ajudar na sua refrigeração. 


Os dutos que saem do ar-condicionado para resfriar os passageiros do banco traseiro possuem um desvio cuja função é levar ar gelado para resfriar a bateria de alta tensão. Um recurso simples, porém inteligente.


FREIOS - APROVADO

O sistema de freios a disco nas quatro rodas do GWM Haval H6 também não teve dificuldade de passar pela avaliação de Fabio Fukuda. De acordo com o manual técnico da GWM Brasil, as pastilhas dianteiras possuem 11 mm de espessura quando novas e devem ser substituídas ao atingir 2 mm, enquanto as traseiras têm 10 mm novas e 2 mm ao fim da vida útil. 


Como as pastilhas apresentavam a menor espessura de 8,19 mm à frente e 8,22 mm atrás, significa que, aos 50.000 km, elas não tinham atingido a meia vida, o que é condizente com o que se espera de um veículo híbrido, já que este utiliza os freios com menor intensidade do que um automóvel convencional graças ao seu sistema de frenagem regenerativa.


Os discos de freios também estavam de parabéns: o manual da GWM indica que os dianteiros têm 28 mm quando novos e devem ser substituídos com 26 mm, enquanto os traseiros devem ter 10 mm novos e 8 mm ao fim da vida útil. As medidas de Fukuda revelaram que os discos dianteiros tinham no mínimo 27,97 mm à frente e, portanto, estavam praticamente novos. 


Por outro lado os discos traseiros estavam com medida mínima de 10,18 mm atrás, curiosamente uma medida superior em relação à peça quando nova. A GWM explicou  que, apesar de incomum, pode ocorrer que alguns discos de freio novos apesentem uma espessura ligeiramente superior ao que consta no manual técnico previsto para a peça.


CILINDROS E PISTÕES - APROVADO

A pressão média de compressão dos quatro cilindros analisados variou entre 180 kgf/cm² e 196,7 kgf/cm². É uma diferença que está dentro do limite aceitável para esse tipo de motor, que é de 10% entre a maior e menor pressão medida. 


É importante lembrar que o filtro de ar também não foi substituído nos 51.886 km rodados, sendo que o prazo estabelecido pelo fabricante é a troca a cada 12.000 km. 


Esse cenário dá a entender que o filtro já estava saturado. Quando isso ocorre, ele pode permitir a passagem de partículas sólidas de impurezas, que entrariam nos cilindros e criariam pontos de perda de pressão de compressão. Se as três trocas tivessem sido efetuadas, talvez os cilindros poderiam ter apresentado uma variação de pressão ainda menor.


VELAS - APROVADO

As velas de ignição também estavam em ótimo estado e evidenciaram uma queima adequada. Como a previsão de troca é aos 60.000 km, não é de surpreender que elas aparentavam ter uma vida longa, o que pode ser explicado pela tecnologia usada: as velas do Haval H6 usam núcleo de irídio, uma tecnologia bem mais moderna.


TURBO - APROVADO

O turbocompressor de geometria variável apresentou-se sem folga em seu eixo e sem sinais de desgaste nas suas vedações, o que também é admirável num motor que rodou mais de 50.000 km com o mesmo lubrificante. Fukuda ressalta que, enquanto um motor atinge rotação máxima de 6.000 rpm, as pás da turbina podem girar até 100.000 rpm. Além disso, há que se lembrar que a lubrificação do seu eixo é feita pelo mesmo óleo do motor. Portanto, qualquer falha no filme de óleo que envolve o eixo do mancal comprometeria não só seu rendimento como provocaria folgas ou danificaria componentes do turbo, o que não ocorreu com este H6.

CILINDROS E


VIRABREQUIM - APROVADO

Não foi constatado nenhum desgaste no virabrequim, assim como em suas

bronzinas de mancal e bielas. O sistema chegou ao final do teste em perfeito estado de conservação, comprovou Fukuda. “Eu fiquei impressionado positivamente, já que esse carro rodou por estrada de terra e, apesar de ter mantido o mesmo filtro de ar por 50.000 km, ele não deixou aspirar poeira para dentro do motor.”


Governador do Rio Grande do Sul recebe convite oficial para o Festuris




Nesta última terça-feira, 17, os CEOs do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, se encontraram, em Porto Alegre, com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para entregar o convite oficial do Festuris ano 35.

Na ocasião, o governador adiantou que irá organizar a agenda para estar presente no evento. O encontro, também contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Luiz Fernando Rodriguez, presidente da ABAV RS, Lúcia Bentz, vice-presidente de Relações Externas da Abav RS, João Machado e Danilo Kehl Martins, presidente Sindetur RS.

O Rio Grande do Sul é o estado anfitrião do Festuris, e terá um stand próprio de 121m² com exposição do melhor do estado para o profissional visitante, por meio de diversas ativações históricas e culturais.

O Festuris - Feira internacional de Turismo - de Gramado acontecerá de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9. 

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia.

O evento será encerrado, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O patrocínio do Festuris e da CVC e o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. 

O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

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