Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 28 de outubro de 2023

COLUNA DE AVIAÇÃO: NOVOS VOOS - Azul anuncia voos para Salinas, novo destino em Minas Gerais. Município receberá voos diretos de Belo Horizonte; vendas começam na próxima semana e os voos serão a partir de 6/12 // Air France voará para 167 destinos no inverno 23/24 // Azul vai voar direto de Guarulhos para Araxá, em janeiro de 24 // JetSMART lança novas conexões saindo do Brasil para Chile e Peru

  


Azul anuncia voos para Salinas, novo destino em Minas Gerais. Município receberá voos diretos de Belo Horizonte; vendas começam já na próxima semana e os voos no dia 6/12


São Paulo – A Azul seguindo com sua expansão em Minas Gerais, anuncia que passará a oferecer voos diretos entre Belo Horizonte e Salinas, via Azul Conecta, a partir de 6 de dezembro. As vendas de passagens estarão disponíveis já a partir da próxima semana no site da Azul, Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras. 

  

As operações entre Salinas e o BH Airport, um dos principais hubs da companhia, acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras. Os voos serão realizados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove Clientes.   

  

“Salinas é uma cidade com grande importância econômica e vamos conectá-la com a capital e, de lá, com mais de 50 outros destinos no Brasil e no exterior. Desta forma, continuamos a expandir a nossa operação no estado, que já é hoje a maior companhia em destinos atendidos em Minas Gerais, voando para 13 cidades e, com Salinas, chegaremos a 14”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas.  

  

A Azul também confirmou os estudos para ter operação regular no município de Araçuaí, localizado no Vale do Jequitinhonha. Nesta etapa, a empresa já estabeleceu as primeiras tratativas com a prefeitura da cidade a fim de entender a demanda e a infraestrutura ofertada e necessária para tais operações. 

  

“Essa é mais uma ação Governo de Minas, em parceria com a Azul e a BH Airport, para levar mais desenvolvimento e oportunidades de negócios para o Vale do Lítio. Os novos voos vão agilizar a ligação da região com o Brasil e com o mundo, facilitando a mobilidade de quem já trabalha no local e também potencializando a atração de mais empreendimentos que vão gerar mais empregos nesses municípios”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio 

       

Por que viajar para Salinas?  

Localizada no norte de Minas Gerais, a cidade é conhecida como a capital nacional da cachaça. Inclusive, para quem quiser conhecer mais sobre a história e produção da bebida, o município abriga o Museu da cachaça, além de realizar anualmente o Festival da Cachaça.  

  

Confira a tabela dos novos voos de Belo Horizonte para Salinas:  


Belo Horizonte (CNF) – Salinas (IAL)  
*A partir de 06/12/2023*   

Origem     

Saída     

Destino     

Chegada     

Frequência     

Belo Horizonte  

8h45     

Salinas  

10h25  

Segundas, quartas e sextas-feiras  

Salinas  

  

10h55   

Belo Horizonte  

  

12h35  

Segundas, quartas e sextas-feiras  




Air France voará para 167 destinos, incluindo duas novas rotas saindo de Paris-Charles de Gaulle, no inverno europeu 2023-2024

Airbus A350-900 da Air France


Paris – Após uma temporada de verão no hemisfério norte marcada por forte demanda, especialmente para viagens de longa distância, a Air France segue com a reabertura global e expansão de sua malha ao redor do mundo. Durante a temporada de inverno europeu 2023-2024 (novembro de 2023 – março de 2024), a companhia aérea voará para 167 destinos – 84 de longa distância e 83 de média distância. Destaque também para o fato de que a empresa operará em níveis próximos do inverno europeu de 2019, com 98% da capacidade daquele ano em termos de assentos por quilômetro disponíveis em voos de longa distância.

Longa distância: Raleigh-Durham e Abu Dhabi são incluídas na malha e capacidade para a Ásia aumenta 60%

O inverno no hemisfério norte 2023-2024 contará com um aumento de 20% na capacidade para a América do Norte, em comparação com 2019. Durante esse período, a Air France operará até 212 voos por semana para 20 destinos nos Estados Unidos, Canadá e México. 

Raleigh-Durham (Carolina do Norte, EUA) será incluído na rede da Air France a partir de 30 de outubro, com três voos semanais no Boeing 787-9. A cidade se tornará o 14º destino da Air France nos EUA neste inverno. 

Além disso, a empresa estenderá seu serviço em Ottawa (Canadá) durante o inverno. A rota para a capital canadense foi inaugurada em junho e os voos são a bordo do Boeing 787-9. 

Já o serviço para Dallas (EUA), Vancouver (Canadá), Boston (EUA) e Montreal (Canadá) será reforçado, com mais voos ou mais aeronaves de maior capacidade.

Mais um destaque é que em homenagem aos seus 90 anos, a partir de 29 de outubro, a Air France renumerará os seus voos entre Paris-Charles de Gaulle e Nova Iorque-JFK (EUA). Os voos AF015 e AF022 passarão a ser AF001 e AF002, os icônicos números de voo do Concorde até 2003.

Em direção ao sul, a Air France reforçará a operação para a América Central e do Sul, com a introdução do serviço diário para San José (Costa Rica), no Airbus A350-900. Os voos para Bogotá (Colômbia) também serão operados pelo Airbus A350-900, aumentando a capacidade na capital colombiana. 

No Caribe, em 1º de dezembro, a Air France irá inaugurar uma nova rota entre Pointe-à-Pitre (Guadalupe) e Saint-Martin – um voo semanal a bordo do Airbus A320. Dessa forma, será elevado para sete o número de destinos atendidos pela rede regional caribenha da Air France: Belém (PA), Caiena, Pointe-à-Pitre, Fort-de-France, Saint-Martin, Miami e Montreal.

No oriente, a oferta da Air France de/para a Ásia também deverá crescer. Embora ainda abaixo dos níveis de 2019, a capacidade aumentará em 60% quando comparada com o inverno no hemisfério norte de 2022-2023, impulsionada pela China e pelo Japão. 

A empresa manterá ainda os voos diários na China para Pequim, Xangai e Hong Kong no período e adicionará um segundo voo para Tóquio-Haneda (Japão). Além disso, a companhia voará até 16 vezes por semana para os dois aeroportos de Tóquio. 

Por fim, os voos diários serão retomados para Bangkok (Tailândia), e o destino poderá desfrutar de até 10 voos por semana durante os meses de pico de janeiro e fevereiro de 2024.

Já como parte de uma cooperação com a Etihad Airways, a partir de 29 de outubro, a Air France começará a voar para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Os voos partirão todos os dias, operados pelo Airbus A350-900. O serviço para Dubai, no mesmo país, será feito 14 vezes por semana a bordo do Boeing 777.

Na África, a Air France voa agora diariamente para Nairobi (Quênia), e a rota para Dar Es Salaam (Tanzânia), inaugurada em junho, como continuação do serviço para Zanzibar (Tanzânia), será estendida durante a estação.

Por questões de segurança, os voos de/para Niamey (Níger), Bamako (Mali) e Ouagadougou (Burkina Faso) permanecem suspensos até novo direcionamento.

Implantação das novas cabines nos Boeing 777-300 ER e nos Airbus A350-900 já está em andamento

A Air France segue lançando as suas mais recentes cabines de longas distância, sendo gradualmente implementadas em 12 Boeing 777-300 ER, e agora também nos modelos Airbus A350-900.

Parte do movimento da Air France com foco em um serviço de primeira linha, esse novo produto, disponível nas classes Business, Premium Economy e Economy, constitui a base da nova experiência de viagem da companhia. 

E, durante a estação, estará disponível em voos selecionados para Nova York-JFK, Nova York-Newark, Boston (EUA) Rio de Janeiro (RJ), Bangkok (Tailândia), Dakar (Senegal), Tóquio-Haneda (Japão), Hong Kong, Xangai (China) Seul-Incheon (Coreia do Sul) e Joanesburgo (África do Sul).

Curta e média distância: mais de 660 voos diários e retomada de rotas sazonais para a Escandinávia

Liderando as viagens de média distância no período, está o reinício das rotas sazonais entre o aeroporto Paris-Charles de Gaulle e Tromsø (Noruega, dois voos por semana a partir de 28 de outubro), Rovaniemi (Finlândia, três voos por semana a partir de 2 de dezembro e até sete voos por semana durante o feriado de Natal), Kittilä (Finlândia, um voo por semana a partir de 23 de dezembro) e Innsbruck (Áustria, um voo por semana a partir de 23 de dezembro).

Os voos para Cracóvia (Polônia) serão estendidos durante o inverno europeu, acontecendo três vezes por semana no Embraer 190.

Neste momento, os voos de/para Tel Aviv (Israel) permanecem suspensos até 31 de outubro.

Por fim, a afiliada low cost do Grupo Air France-KLM, a Transavia France, voará para 84 cidades em 26 países neste inverno europeu. Novamente, a empresa será a principal companhia aérea de baixo custo a operar nos aeroportos de Paris.

Horários, dias e tarifas detalhados dos voos estão disponíveis em airfrance.com e transavia.com.

Azul terá voos diretos entre Araxá (MG) e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Voos serão realizados em parceria com o Grande Hotel Termas de Araxá durante a alta temporada 

 


  

São Paulo – A Azul realizará voos diretos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para a cidade de Araxá, em Minas Gerais, a partir de 5 de janeiro de 2024, em parceria com o Grande Hotel Termas de Araxá.   

 

Conhecida por suas fontes termais, o município mineiro terá voos às segundas e sextas-feiras, que serão operados por aeronaves Embraer E1, com capacidade para 118 Clientes. As vendas já estão disponíveis no site da Azul, Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras. 

 

Segundo Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas, será uma ótima oportunidade para expandir ainda mais o turismo e a economia da cidade mineira. 


“Já temos voos diretos de Belo Horizonte para Araxá, mas com essa parceria vamos oferecer mais uma conexão direta e rápida para que mais pessoas possam conhecer essa bela cidade mineira, com forte vocação turísticadevido a sua localização, mas também com grande desenvolvimento econômico”, explica Vitor. 


 

O voo Azul saindo de Guarulhos

"Um voo direto de Guarulhos para Araxá abre as portas para que todas as pessoas do nosso país e até do mundo possam conhecer, com conforto e rapidez, um dos ícones mais importantes do Brasil, o Grande Hotel Termas de Araxá. Um mergulho completo: nas águas termais exclusivas, na cultura, na história, na beleza de sua arquitetura e nos jardins de Burle Max". Afirma Lizete Ribeiro, Diretora Comercial e de Marketing do Grande Hotel Termas de Araxá que faz parte do Grupo Tauá. 

 

O que fazer em Araxá? 

Araxá é um destino conhecido por integrar o Circuito das Águas de Minas Gerais. A cidade possui águas termais de temperaturas agradáveis o ano todo, recomendadas em diversos tratamentos de beleza e spas, disponíveis no histórico Grande Hotel Termas de Araxá, uma joia arquitetônica da região. Esportes aquáticos como caiaque e stand up paddle são praticados no Lago do Barreiro, que também permite que o Cliente ande de pedalinho ou apenas contemple a vista bonita do local. 

 

Turistas interessados em desfrutas da experiência de esporte e bem-estar, podem consultar as diárias do Grande Hotel no site da Azul Viagens. 

 

A cidade também conta com passeios históricos que acontecem de segunda a sábado, que inclui instituições como o Museu de Arte Sacra, que reúne o significativo acervo da história da Igreja de São Sebastião fundada em 1804, destacando imagens sacras em madeira do artista Bento Antônio da Boa Morte, escultor do início do Século XIX. 

 

Confira a tabela de voos que ligam Guarulhos a Araxá: 


Guarulhos (GRU) – Araxá (AAX) 
*A partir de 05/01/2024 

Origem    

Saída    

Destino    

Chegada    

Frequência    

Guarulhos 

13h15  

Araxá 

14h35 

Segundas e sextas-feiras 

Araxá 

 

15h15  

Guarulhos 

16h35 

Segundas e sextas-feiras 




JetSMART lança novas conexões saindo do Brasil para Chile e Peru




 

A JetSMART Airlines anuncia hoje novas conexões para suas rotas internacionais no Brasil, que ligarão cidades brasileiras ao Chile e ao Peru. A partir de agora, os brasileiros terão opções de voar com a companhia aérea saindo de São Paulo para Concepción via Santiago; e do Rio de Janeiro para Antofagasta, Iquique, Calama e Concepción, todos via Santiago. 

Ao mesmo tempo, os viajantes poderão viajar com a JetSMART para Lima, no Peru, partindo do Rio de Janeiro via Santiago. Por fim, poderão viajar de Florianópolis para Concepción via Santiago.
 

Esses novos voos ajudarão os brasileiros a descobrir o Chile a um preço acessível e conhecer os atrativos turísticos naturais, culturais e gastronômicos de diferentes regiões deste extenso país como Concepción, localizada ao Sul, cidade conhecida por seus museus, parques e restaurantes; San Pedro de Atacama, cidade localizada no planalto do norte do país e famosa por sua impressionante paisagem desértica que inclui salinas, vulcões, gêiseres e fontes termais; e Puerto Montt, capital da região de Los Lagos, e principal ponto de chegada de quem deseja visitar cidades próximas como Puerto Varas, Frutillar e Llanquihue e apreciar a vista dos vulcões Osorno, Puntiagudo e Calbuco, cobertos de neve e ainda ativos.
 

As novas conexões entram em operação hoje, quinta-feira, 26 de outubro de 2023. Mais detalhes sobre frequências e datas de voos estão em www.jetsmart.com.
 

Em apenas seis anos de operação, a JetSMART alcançou um desenvolvimento significativo em sua oferta de voos em toda a região e continua expandindo seus planos em toda a América do Sul, incorporando novas aeronaves à sua frota, para continuar oferecendo uma operação eficiente, com destinos e rotas mais acessíveis”, comenta Victor Mejía, CCO da JetSMART Airlines.
 

A JetSMART possui atualmente 20 rotas internacionais em sete países da América do Sul: Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Brasil, Uruguai e Paraguai, com uma rede total de 72 rotas em toda a região. 

A companhia aérea de custo ultrabaixo do grupo Indigo Partners possui uma frota regional de 26 aeronaves, todas Airbus A320 e A321 com tecnologia CEO e NEO e motores Pratt & Whitney GTF, que ajudam a economizar até 25% em combustível.
 

Sobre a JetSMART

Fundada em 2016, a JetSMART Airlines é uma companhia aérea de custo ultrabaixo com operações domésticas no Chile, Argentina e Peru, e mais de 70 rotas em toda a América do Sul com serviços para Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai, e já transportou mais de 20 milhões de passageiros. de passageiros. JetSMART possui uma frota completamente nova de Airbus A320 e A321. 


Além disso, possui dois prêmios SKYTRAX como melhor companhia aérea de baixo custo em 2021 e 2023, e dois anos consecutivos em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Satisfação do Cliente no Chile na categoria Companhia Aérea concedido pela organização sem fins lucrativos Procalidad, e é reconhecido com o Airline Strategy Awards 2023, que premia a excelência na execução da estratégia durante os últimos 12 meses e é demonstrado no sucesso subsequente a este período.

 

Os clientes JetSMART se beneficiam de uma extensa rede de rotas ponto a ponto, incluindo diversas rotas SMART, conectando cidades secundárias em voos diretos na região e oferecendo tarifas ultrabaixas. 


A JetSMART é liderada por uma equipe de trabalho de alto nível, múltiplas nacionalidades e muitos anos de experiência no mercado aéreo nacional e global. @jetsmart_brasil / www.jetsmart.com

 

A JetSMART faz parte do portfólio de companhias aéreas do fundo norte-americano Indigo Partners, bem como da Frontier nos EUA, da WizzAir na Europa, da Volaris no México, da Lynx no Canadá e da Cebu Pacific na Ásia.


sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Hyundai atualiza seu site com acessibilidade em Libras. Nova funcionalidade permite acesso aos conteúdos por pessoas surdas e pessoas que se comunicam através de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Serviço de tradução simultânea está disponível por meio da navegação em computadores, tablets e smartphones











Oct. 27, 2023
– A Hyundai Motor Brasil atualizou seu site com uma nova ferramenta dedicada à tradução de textos escritos para linguagem de sinais. Mais inclusivo, o portal passou recentemente por atualizações e conta agora com a Maya, uma tradutora virtual para acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Já em funcionamento, a atualização foi feita em parceria com a Hand Talk para facilitar o acesso aos conteúdos do site por pessoas surdas e/ou que fazem uso dessa linguagem.

Para utilizar o serviço de tradução em Libras, o usuário deve clicar no plug-in que aparece no lado esquerdo da tela e aguardar a apresentação do avatar Maya. Depois, é só arrastar o cursor e selecionar o conteúdo que deseja a tradução e ela será feita automaticamente. A funcionalidade também está disponível em acessos por tablets e smartphones.

“Baseada na sua visão de ‘Progresso para a Humanidade’ e no objetivo de ser uma promotora de soluções de mobilidade inteligente e sustentável, a Hyundai acredita na inclusão como ferramenta fundamental para uma sociedade mais acessível e justa. E é isso que queremos também para os nossos clientes. A nova ferramenta tem a função de tornar o site ainda mais abrangente para todos aqueles interessados na marca. Queremos garantir o acesso de todos às informações referentes aos nossos produtos e serviços. Sabemos que ainda existe muito trabalho pela frente, mas estamos certos de que este é mais um passo na direção correta”, ressalta Jan Telecki, diretor de Marketing da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem algum nível de deficiência auditiva. Para conhecer a Maya, obter mais informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, acesse: hyundai.com.br.

Indústria global de autoveículos discute em São Paulo rumos do setor

 

Da esquerda para a direita, estão Henry Joseph Jr., diretor Técnico da ANFAVEA, Aurélio Santana, diretor Executivo da ANFAVEA, Márcio Lima Leite, presidente da ANFAVEA, John Bozzella, presidente da OICA e Yves van der Straaten, secretário-geral da OICA.

São Paulo, 27 de outubro de 2023 - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) está organizando nesta semana, em São Paulo, um evento inédito na história da indústria automobilística nacional. 


Pela primeira vez o Brasil está sediando o encontro da OICA, Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles, entidade sediada em Paris, composta por 36 associações que reúnem fabricantes responsáveis pela produção global de cerca de 90 milhões de veículos por ano.


A cada ano a OICA realiza seu encontro no país de uma de suas associadas. O evento deste ano, de responsabilidade da ANFAVEA, é um marco importante para o Brasil, que pode exibir ao mundo sua posição de liderança na transição para a mobilidade sustentável. 

Neste ano, a Assembleia Geral recebeu representantes de África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia, além de membros da European Automobile Manufacturers' Association (ACEA).

Durante solenidade de abertura do evento, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou por vídeo a satisfação de receber no país a Assembleia Geral da OICA. 

“É motivo de grande orgulho saber que o Brasil foi o escolhido para sediar os importantes debates sobre descarbonização, segurança, automação, conectividade e outros que têm impactado a indústria da mobilidade e dos transportes. As riquezas do Brasil vão muito além da nossa geração limpa de energia e de nossos recursos minerais e agrícolas. Somos ricos em tecnologia, em capacidade industrial, em formação técnica e acadêmica. Temos um papel de protagonismo em questões energéticas e podemos dar grandes contribuições para o planeta com nossa expertise em biocombustíveis”, comentou.

Assembleia Geral da OICA

O presidente da OICA, John Bozzella, agradeceu a calorosa recepção da ANFAVEA e dos brasileiros. “As discussões técnicas que estamos tendo nesta Assembleia refletem o momento disruptivo pelo qual passa nossa indústria. Por isso é tão importante essa troca de experiências e boas práticas entre tantos países fabricantes, com diferentes culturas e abordagens sobre os temas mais urgentes do nosso setor". afirmou.

Já o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, destacou que o setor automotivo brasileiro está totalmente comprometido com a descarbonização. "Se nosso setor é parte desse problema, tem de ser parte ativa da solução. Nesse sentido, o Brasil tem muito a contribuir. A eletrificação é um processo que veio para ficar. Além disso, temos longa experiência com biocombustíveis, em especial o etanol e o biodiesel, além de alternativas bem encaminhadas como o biogás, o HVO e o hidrogênio verde”, destacou.

“Pelos nossos cálculos de emissões do poço à roda, a utilização de etanol em nossa frota de veículos flex circulante significa, em termos de redução das emissões de CO2, o mesmo se tivéssemos 8 milhões de carros elétricos rodando em nossas vias”, completou o dirigente. “Poderia ser melhor se mais pessoas adotassem o etanol nas bombas, e não apenas os 30% da média atual”.

BYD nomeia Grupo Destaque e terá primeira unidade em Mogi das Cruzes (SP). Nova concessionária será inaugurada ainda neste ano no Alto Tietê paulista

     BYD Destaque será a 1ª concessionária da marca na região do Alto Tietê Paulista

(27/10/2023) - A BYD terá sua primeira concessionária em Mogi das Cruzes (SP) inaugurada ainda este ano, a partir de dezembro. Isso ocorre graças a nomeação do Grupo Destaque, que também será responsável pela gestão de outra unidade da marca na região de Atibaia e Bragança Paulista. A unidade entrará em operação a partir do primeiro semestre de 2024.

“Estamos muito felizes em sermos nomeados pela BYD e, assim, fazer parte do futuro da mobilidade limpa, tecnológica e sustentável por meio da parceira com uma marca tão significativa”, declara Fabrício Oliveira, diretor comercial do Grupo Destaque.

Para o executivo, atuar com a maior fabricante do mundo, líder em tecnologia limpa e soluções inovadoras, “será uma honra muito grande para nós ingressarmos nesse time vitorioso. Com muita dedicação, empenho e perseverança, vamos trilhar por uma trajetória de sucesso da nova BYD Destaque”, conclui.

O Grupo Destaque está há 30 anos no mercado automotivo e possui 37 concessionárias de diferentes marcas. Atualmente, a empresa está presente em 12 municípios paulistas e conta com 1.000 colaboradores diretos e 200 indireto

“Continuamos a nossa expansão do mercado de veículos com a chegada de novos modelos elétricos e híbridos em território nacional e, principalmente, firmando parcerias com grupos experientes e consolidados no setor automotivo, como o caso do Grupo Destaque”, destaca Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD no Brasil.

Do Brasil para Paris via Toulouse: a Aventura de Ana Flavia, graças ao Programa de Trainess da Nissan Europa. Interessados podem se candidatar a uma carreira na Nissan, saiba como no texto


Ana Flavia confessa que, quando era mais jovem, nunca tinha pensado em seguir carreira na indústria automotiva, ainda mais do outro lado do mundo... Tendo crescido no Brasil, sua ambição de tornar-se piloto da aeronáutica não pôde ser concretizada por questões médicas. 

Ainda sonhando em trabalhar na área de engenharia e equipamentos de alta tecnologia, ela explorou um novo caminho no mundo da aerodinâmica, tomando a decisão de obter um diploma em engenharia aeroespacial.

Quando os seus planos de seguir carreira militar foram interrompidos abruptamente, Ana Flavia tomou uma decisão difícil: “Comecei a pensar: ‘o que mais eu gosto de fazer’? É difícil quando você tem 17 anos e precisa tomar uma decisão sobre algo que vai fazer pelo resto da sua vida”!

Mas foi o interesse de Ana Flavia por matemática e a resolução de problemas que serviram de inspiração para que ela seguisse uma carreira em engenharia.

Ela se mudou para a França para estudar em Toulouse e foi lá onde seu interesse pela engenharia motivou seu interesse pela indústria automotiva. Depois de passar horas em sala de aula aprendendo sobre veículos leves e os fundamentos de engenharia e design automotivo, foi preciso apenas passar por um módulo de estudos sobre carros de Fórmula 1 (que associavam duas de suas verdadeiras paixões) para que ela se apaixonasse. Assim nascia uma carreira na indústria automotiva!

Depois de se candidatar para o primeiríssimo Programa de Trainees da Nissan Europa, Ana Flavia mudou-se de Toulouse para Paris, em 2022. A Nissan lançou este programa para atrair talentos recém-formados direto das universidades no qual os trainees acumulariam uma série de experiências em todas as operações regionais da Nissan, permitindo que eles aprendam sobre as diversas áreas onde podem trabalhar e quais são seus pontos fortes, além prepará-los para se tornarem os líderes do futuro.


Refletindo sobre seu primeiro ano na montadora japonesa, Ana Flavia comenta que “o Programa de Trainees da Nissan oferece a possibilidade de conhecer diferentes áreas do negócio por meio de um sistema de rotação de tarefas (job rotation) entre três ou mais equipes durante um período de 18 a 24 meses*, permitindo que você tenha uma boa ideia do que realmente quer na sua carreira”.

Mas não é só o trabalho que interessa. A Ana Flavia adora o lado cosmopolita do programa e trabalhar em um ambiente diversificado com várias nacionalidades que contribuem com diferentes pontos de vista, além de formas de trabalhar inovadoras e estimulantes. Ana Flavia comentou ainda que: “o programa é bastante enriquecedor, estou aprendendo muito com diversas pessoas e diferentes formas de trabalhar”.

Hoje, o sucesso da Ana Flavia no Programa de Trainees da Nissan permitiu que ela assumisse uma função fascinante para atuar em projetos transversais na divisão de planejamento de produto regional da Nissan, onde ela explora novas e inovadoras formas de ajudar a garantir a segurança das tecnologias de condução autônoma.  

Além de ajudar a equipe da matriz da Nissan no Japão a ter uma visibilidade sobre quais itens de segurança devem equipar os modelos da Nissan, ela também faz estudos de mercado dos concorrentes e trabalha com a matriz para garantir que a Nissan se mantenha na vanguarda da inovação no setor. Atualmente ela está trabalhando em estreita colaboração na tecnologia ProPILOT Assist da Nissan.

Quando perguntamos a ela o que pode ser feito para motivar mais mulheres e garotas a seguir o caminho que ela está trilhando na indústria automotiva, Ana Flavia deixa claro que é preciso atuar desde muito cedo para aumentar a confiança das garotas nas carreiras STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Ela explica que “é difícil mudar preconceitos na adolescência ou na idade adulta; é mais fácil aprender a ter mais confiança em si mesma durante a infância... é preciso incentivar mais garotas a não deixar que seus medos impeçam seu protagonismo quando elas ainda são bem jovens”.


Se não fosse pelo incentivo de seu pai quando era criança – e dos esforços de sua professora de matemática que a inspiraram – é bem provável que a Ana Flavia não teria tido confiança suficiente para estudar engenharia.

A Ana Flavia reconhece que a representatividade das mulheres na área está aumentando – 21% de sua turma na universidade na França eram mulheres –, mas ainda há muito a ser feito para convencer as mulheres do amanhã que a engenharia e a carreira na indústria automotiva têm muito a oferecer para elas. 

Graças a iniciativas como o Programa Regional de Trainees na Europa e profissionais que servem de inspiração como ela, a Ana Flavia espera que haja uma maior representatividade das mulheres em todas as atividades da Nissan nos próximos anos, em linha com as próprias metas da marca representadas por seu plano Ambition 2030.

Você tem interesse em iniciar uma carreira na Nissan? Saiba mais aqui.

Stellantis se tornará acionista estratégica da Leapmotor com investimento de 1,5 bilhão de euros e reforçará o negócio global de veículos elétricos da Leapmotor

 

Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo será entregue no dia 8 de novembro, a Marta Rossi, a primeira mulher a receber a homenagem da entidade. Cerimônia ocorrerá na Câmara de Vereadores de Gramado


Na véspera do início da 35ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado -, dia 8 de novembro, a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi, receberá a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Por indicação da diretoria e aprovação unânime da Academia, a empresária é a primeira mulher a receber a Medalha do Mérito Acadêmico na história da instituição. A entrega da honraria acontece na Câmara de Vereadores de Gramado. Após a cerimônia, haverá celebração com coquetel.

Parte do colegiado estará presente para este grande momento. Entre os acadêmicos e acadêmicas: Adenauer Góes, Alexandre Sampaio, Antônia Marisa Canton, Anita Pires, Carlos Alberto Júlio, Chieko Aoki, Elza Tsumori, Guilherme Paulus, J. Cocco, José Guillermo Condomi Alcorta, Marisa Canton, Milton Zuanazzi, Norton Lenhart, Romano Pansera, Roosevelt Hamam, Sergio Junqueira Arantes, Virgilio Carvalho.

A honraria tem como um dos principais compromissos conceder Diplomas, Medalhas de Honra ao Mérito e outros prêmios, para homenagear indivíduos e entidades que contribuíram ou contribuem, de forma considerável, para o progresso e aprimoramento dos setores.

A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Sobre Marta Rossi
Há anos, o nome Marta Rossi se tornou sinônimo de turismo em meio ao trade. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta atuou na Prefeitura de Gramado desenvolvendo projetos educacionais com apenas 17 anos. 

Entretanto, foi em 1980 que a gramadense ingressou no segmento do Turismo, trabalhando nos principais hotéis da cidade. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, iniciou uma transformação para o mercado turístico regional e estadual. As profissionais criaram a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feira e Eventos. Visionárias, cientes da grande demanda de turismo de negócios presente no Brasil, as sócias criaram o Festival Internacional de Turismo de Gramado, que desde 2015 leva o nome de Festuris. 

O evento ficou consagrado e, em 2023, terá a realização de sua 35ª edição de forma ininterrupta, com estimativa de atrair 15 mil participantes, 2,7 marcas em exposição e 40 destinos internacionais.

Foto: Gustavo Merolli

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Coluna Fernando Calmon

Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.274 — 26/10/23

 

Renault Kardian chega em março

de 2024 com proposta avançada

 


Uma apresentação mundial antecipada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), com pormenores descritos sem cerimônia, mostram que a Renault tem ambições para o Kardian nos mercados brasileiro e sul-americano. A arquitetura foi desenvolvida a partir do zero sem nenhuma ligação com a subsidiária romena Dacia e os atuais Sandero, Logan e Duster. O visual lembra o de um SUV, mas tem identidade mais próxima de um hatch com altura de rodagem elevada.

Linhas são de um autêntico Renault. Frente imponente com o novo logotipo da marca, grupo óptico dianteiro em três níveis (de cima para baixo: DRL, faróis alto/baixo e de neblina no para-choque), rodas de liga leve de 17 pol. e lanternas traseiras em forma de “C”.

O interior é amplo para referências do segmento graças aos 2.604 mm de entre-eixos e 4.119 mm de comprimento proporcionando bom espaço para pernas no banco traseiro. Quadro de instrumentos digital de 7 pol., multimídia de 8 pol., freio de imobilização eletroassistido com autoimobilização do veículo nas paradas e porta-malas de 358 litros (VDA) tornam o Kardian um produto bastante competitivo na faixa de preço do Nivus e do Pulse. Estima-se algo a partir de R$ 115.000 quando chegar às concessionárias em março próximo

Para acompanhar a nova arquitetura, a Renault desenvolveu um novo trem de força de 1 litro, três cilindros, turbo flex, de 125 cv e 22,4 kgf.m de torque com etanol. Não se adiantaram pormenores, mas esta é a maior densidade de torque entre os motores produzidos no Brasil por qualquer marca.

Outra escolha bem-vinda é o câmbio automatizado de duas embreagens a banho de óleo, de seis marchas (descartado o câmbio manual). Trata-se de uma caixa mais prazerosa de usar e, segundo o fabricante, permitirá uma economia de combustível até 20% superior a um CVT.

O Kardian será produzido no Brasil no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba, a partir de dezembro próximo e lançamento em março de 2024.

No mesmo evento a Renault apresentou uma picape conceitual, com o codinome Niagara, desenvolvida sobre a mesma arquitetura. Entre suas características destacam-se tração 4x4 híbrida (na frente um motor a combustão híbrido e atrás um motor elétrico), dois conjuntos mola-amortecedor por roda nos eixos dianteiro e traseiro, além de uma parte frontal e rodas com desenhos dos mais arrojados. A versão final, sem data prevista, terá estilo menos rebuscado.


Incentivos para elétricos começam a diminuir

Não se trata de criticar ou aplaudir, mas ter uma visão racional sobre o assunto. Novas tecnologias precisam mesmo ser incentivadas na forma de redução de impostos. Afinal, veículos elétricos apesar de suas indiscutíveis vantagens no controle da poluição local, têm preço elevado e outras limitações como alcance em estradas, tempo de recarga, além de exigência de uma rede capilar de pontos de carregamento da bateria.

Porém, isenção ou diminuição de impostos dever ser algo racional. Hoje nove Estados e o Distrito Federal oferecem algum tipo de incentivo com prazos diferentes de validade. São Paulo tem a maior frota de veículos convencionais e, claro, também de elétricos. Mas houve desentendimento quando o governador Tarcísio de Freitas vetou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa (AL) que isentava todos os elétricos do IPVA.

Em seguida, o governador enviou um projeto de lei à AL com uma proposta de zerar o IPVA já em 2024 apenas para híbridos com motor flex etanol/gasolina. Em Minas Gerais a isenção só vale para veículos elétricos produzidos no Estado.

Por sua vez, o Governo Federal deve anunciar um aumento gradativo do imposto de importação (I.I.) de elétricos ao longo de quatro anos, começando por 9% em 2024 até atingir 35% de I.I. em 2027.

Já comentei que “virar a chave” de combustão para eletricidade é um processo muito caro e lento, que não pode se conduzir apenas por voluntarismo. Precisa haver cautela. A Alemanha acabou de dar este exemplo. Desde 1º de setembro último, zerou o subsídio para as importantes vendas corporativas de automóveis elétricos e a demanda caiu drasticamente.

Como resultado, as vendas da Tesla recuaram 69% frente a agosto e a VW, líder de mercado, também sofreu bastante. Em janeiro de 2024, o governo alemão rebaixará os carros elétricos elegíveis a incentivos do preço sugerido de 65.000 euros (R$ 348.000) para 45.000 euros (R$ 240.000). E o desconto subsidiado encolherá de 4.500 euros (R$ 24.000) para 3.000 euros (R$ 16.000). Espera-se nova queda nas vendas.


Salão do automóvel de Genebra volta a... Genebra!

A tradição vem desde 1905, mas a exposição sofreu seguidos cancelamentos durante o período de epidemia da covid-19. Houve também desinteresse dos fabricantes e a empresa suíça organizadora do evento transferiu a edição deste ano, no começo de outubro, para o Catar, no Oriente Médio.

Agora o Salão Internacional do Automóvel de Genebra acaba de ver confirmada sua volta às origens, de 26 de fevereiro a 3 de março de 2024. O executivo-chefe da exposição, Sandro Mesquita, garantiu: “Não será um show de mobilidade, e sim focará no carro como atração central”. Exibirá de tudo desde veículos tunados com motor a combustão aos elétricos, além dos lançamentos de modelos, acessórios e peças.

Haverá áreas temáticas, além dos estandes tradicionais: “Pavilhão da Inovação”, “Distrito do Design”, “Zona de Adrenalina” e “Zona de Emissões Zero”.

Renault foi uma das primeiras a confirmar presença. E ressaltou em nota: “O Grupo participará dos Salões de Genebra e de Paris de 2024, bem como de todos principais salões do automóvel nas regiões onde o Grupo está presente. São verdadeiros espaços de compartilhamento de inovações e discussões em torno da paixão pelos carros.”

Por outro lado, marcas alemãs anunciaram desinteresse pela exposição de Genebra. Só a Porsche ainda não se manifestou. Stellantis também optou pela ausência. Cerca de 20 fabricantes chineses, no entanto, negociam com a organização.


Inteligência artificial já é aplicável no reparo de veículos

Um recurso para agilizar a avaliação de pequenos danos à carroceria e em até sete segundos fornecer um orçamento para o conserto está disponível em um novo e exclusivo aplicativo. Trata-se do Webmotors Serviços que faz uso da rapidez e precisão da IA (Inteligência Artificial) para tornar muito mais ágil uma operação que antes exigia tempo de deslocamento até uma oficina e assim orçar os serviços de funilaria, pintura e polimento.

A operação é simples e parte de uma foto obtida por meio de telefone celular da área afetada pela colisão classificada como dano leve ou médio, que não comprometa a estrutura do veículo, uma situação comum no pesado tráfego urbano. O aplicativo consegue consultar até 1.500 estabelecimentos conveniados, inicialmente só na cidade de São Paulo, e pode fornecer também o endereço da oficina mais próxima.

Mesmo para quem tem o carro segurado, é muito útil saber o preço do reparo porque sempre há uma franquia associada à apólice. Além disso, ao acionar a seguradora o motorista perde uma classe de bônus na renovação anual. Pode ser mais conveniente executar o conserto por conta própria, especialmente no caso de arranhões ou amassados que não envolvam um terceiro.

Novo Fastback Abarth: SUV Coupé ganhou uma dose extra de esportividade e surge em cinco versões com preços começando em R$ 121.990 pelo turbo 200 AT e R$ 159.990 pelo Abarth, top de linha

 


Depois do Pulse, chegou a vez do Fastback ser picado pelo escorpião mais famoso do mundo  

- Design ressalta esportividade e exclusividade do novo SUV da marca  

- Equipado com o motor Turbo 270, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 220km/h 

- Novo Fastback Abarth tem suspensão mais esportiva, direção direta, pneus mais aderentes e rodas largas e mais leves, além de controles eletrônicos com ajustes esportivos 

- Modo Poison, exclusivo da Abarth, oferece calibração de motor e câmbio com entrega de torque e potência muito mais rápida 

- Modelo conta com escape bilateral com som típico de um autêntico Abarth 

- Com uma ampla lista de equipamentos de série, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade a bordo, SUV Coupé esportivo dispensa opcionais  

- Modelo começa a ser vendido em 26 de outubro e poderá ser testado em uma das mais de 70 concessionárias da rede especializada Abarth


A família Abarth está crescendo e, depois do sucesso do Pulse, chegou a vez do Fastback ser picado pelo escorpião mais famoso do mundo. O primeiro SUV Coupé da Fiat agora traz o melhor da performance, tecnologia e inovação em um legítimo Abarth feito sob medida para os amantes de velocidade e adrenalina.  

Vale lembrar que dia 23 de outubro o Sol entra no signo de escorpião e isso tem tudo a ver com a Abarth. Não por coincidência o animal é símbolo da marca. A Abarth foi fundada em 1949, fruto da paixão de Carlo Abarth, piloto de corridas. Carlo é do signo de escorpião. Nasceu em 15 de novembro. Também não foi coincidência o Pulse Abarth, seu primeiro SUV no mundo, ter sido lançado em novembro de 2022 e agora – em 26 de outubro – o Novo Fastback Abarth é apresentado ao mercado.  

Ano passado, a marca retornou ao Brasil e, agora, aumenta sua gama com o Fastback, um moderno SUV Coupé que atrai os olhares por onde passa. Mas a história da Abarth no país é de longa data. Vale relembrar que por aqui já foram comercializados outros dois modelos envenenados: o Stillo, em 2002, com a sua versão mais potente e, em 2014, o icônico 500 Abarth. 


Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Novo Fastback Abarth mantém os traços que fazem sucesso no SUV Coupé, com um toque da direção provocante do escorpião mais famoso do mundo. Dispensando opcionais, traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1" com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).  

“Estamos promovendo um verdadeiro encontro entre dois ícones: uma marca lendária e um modelo único. O resultado disso é o Novo Fastback Abarth, um SUV que traduz a essência do escorpião, com um design arrojado aliado à performance esportiva, atributos muito valorizados pelos brasileiros. Com certeza, ele movimentará o mercado e vai atrair olhares por onde passar. O lançamento do Fastback Abarth é mais um passo do começo da nova era da marca no Brasil. Para completar, ainda estamos avançando na expansão de nossa rede de concessionárias”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul. 

Não é novidade que o mercado de SUVs teve um grande salto nos últimos anos. Atualmente, esta fatia já corresponde a 36% do mercado. Olhando mais especificamente para os B-SUVs, com o Pulse e o Fastback, a Fiat já ocupa a segunda posição deste segmento com 16% de market share. Já com a Abarth, o propósito é trazer mais exclusividade e performance para esse nicho e, assim, atingir um público que procura por um veículo esportivo premium. 

O Novo Fastback Abarth poderá ser visto e testado a partir de hoje (26 de outubro) em mais de 70 pontos de vendas da rede especializada Abarth presentes em todas as regiões do Brasil atualmente (em praticamente todos os estados). Elas carregam não só o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca e uma equipe capacitada para receber os apaixonados por esportividade. Por lá, os clientes vão encontrar um showroom específico da marca e itens da Abarth Wear disponíveis para venda. Vale dizer que todas as mais de 500 concessionárias Fiat no Brasil – mesmo sem fazer parte da rede Abarth - podem comercializar os dois modelos da marca pela modalidade de venda direta. 


Performance  

Como um autêntico Abarth, a performance do Novo Fastback Abarth é seu ponto alto. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria - 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm, o modelo traz sob o capô o propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv. 

Literalmente “feito sob medida”, o Novo Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.  

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.  

Como um verdadeiro SUV, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Novo Fiat Fastback, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.  

Vale dizer ainda que o modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva. 


Design 

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo. Afinal, a marca é a expressão do design italiano. Claro que, com o Fastback, não seria diferente, ainda mais por se tratar de um modelo tão premiado neste quesito. Tudo isso é percebido logo de cara, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro. Além disso, a Fiat Flag também pode ser vista na grade, enaltecendo a raiz italiana das marcas Fiat e Abarth. 

Contraste perfeito entre a esportividade e o premium, o SUV Coupé traz dupla saída de escapamento, um elemento que agrega ainda mais personalidade ao veículo. O aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica. O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao Novo Fastback Abarth. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.  

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono. O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.  

O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho. 


Segurança e Tecnologia  

O Novo Fastback Abarth traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução.  

Já o cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O Novo Fastback Abarth traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.  

O novo SUV da Abarth também possui recursos de segurança, como os ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.  

Além disso, o carro conta com o ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura. 

O Novo Fastback Abarth conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. 


Preços

Com a chegada do Fastback Abarth, houve um novo posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000. Confira abaixo todos os valores:

  • Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00 
  • Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00 
  • Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00 
  • Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00 
  • Fastback Abarth: R$ 159.990,00 



 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.