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quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Rota do Café do Cerrado



Entre o Triângulo, Alto Paranaíba e Nordeste de Minas está localizado o segundo maior bioma brasileiro e uma das mais conhecidas regiões produtoras de cafés especiais do estado: o Cerrado Mineiro. 

A conexão das belezas e paisagens naturais com a tradição e qualidade do café produzido no território deu origem a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro. O lançamento para o mercado do novo destino turístico será durante o Festuris, um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 12 de novembro.

“Estamos entusiasmados em apresentar a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro, em dos mais importantes eventos de turismo do país. A iniciativa é fruto do trabalho do Sebrae Minas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secult, para reposicionar os destinos turísticos mineiros no mercado e oferecer experiências memoráveis aos visitantes. No caso do Cerrado Mineiro, a estratégia uniu a produção de café de alta qualidade da região com os atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos locais, para valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligados à cadeia produtiva associada ao turismo rural”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.



A estruturação da Rota Turística teve início, em abril deste ano, com o projeto piloto na cidade de Patrocínio. O passeio inclui a visitação em diferentes fazendas que podem ser escolhidas pelos turistas, e terão a oportunidade de conhecer as plantações e os processos de produção dos grãos, além de experimentar a gastronomia local e tradicional café do Cerrado Mineiro, em verdadeira imersão à mineiridade.

“Será gratificante abrir as porteiras das nossas fazendas e compartilhar nossa cultura e mostrar nosso trabalho na produção de um café sustentável e de qualidade. A expectativa é que o projeto em Patrocínio seja replicado para outros municípios da região, incentivando a geração de emprego e renda”, explica o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro.



O objetivo é estimular o turismo rural e de experiência na primeira região produtora de café do Brasil reconhecida com a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“Além de ser referência na produção de cafés especiais com inovação e práticas sustentáveis, Patrocínio passa a oferecer experiências enriquecedoras para os turistas e benefícios duradouros para o território. O turista poderá saborear o tradicional cafezinho contemplando lugares e paisagens únicas e deslumbrantes. O resultado será o aumento do fluxo de visitantes, o desenvolvimento econômico regional e a valorização do processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores”, conta o gerente do Sebrae Minas na regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

Para garantir um atendimento de excelência ao cliente e uma boa experiência, o projeto também inclui ações voltadas para a capacitação de donos de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva associada ao turismo da cidade, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes.



O lançamento da Rota Turística do Café Cerrado Mineiro faz parte do trabalho conjunto realizado pelo Sebrae Minas, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL), Secretarias Municipal e de Estado de Cultura e Turismo.

Produzido por 4,5 mil produtores em 55 municípios do estado, o café do Cerrado Mineiro é cultivado de 170 mil hectares de plantio. A produção da região corresponde por 12,7% da safra anual do país. Em Minas Gerais, representa 25,4% da produção total do estado, com uma média de 6 milhões de sacas por ano.

O diferencial dos grãos produzidos na região se dá por uma soma de fatores naturais e humanos. O clima da região, com estações definidas e um inverno seco, permite, por exemplo, que a secagem, feita entre os meses de maio e agosto, ocorra sem chuva, o que é ideal para manter a qualidade dos grãos e o sabor da bebida. A topografia também ajuda. O relevo, quase todo plano, favorece a mecanização das lavouras, otimizando o tempo de colheita e o manejo e permitindo que se produza em grande quantidade. Outra característica é o solo, antigo e de excelente condição para a produção de café.

Estímulo ao turismo



O Sebrae Minas tem desenvolvido o programa Check in Turismo, uma série de ações e projetos voltados para a promoção e estruturação de destinos turísticos de norte a sul do estado. Entre as iniciativas estão a participação de receptivos e agências mineiras em feiras e eventos do setor, elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros e comercialização. Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.

Nos últimos dois anos, já foram mapeados o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. O objetivo do Sebrae Minas é reposicionar os destinos do estado já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes.

Conheça os projetos do Check in Turismo:Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.-

Lançamento Rota Turística do Café Cerrado Mineiro-De 9 a 12 de novembro Festuris – Rua Garibaldi, 308 – Vila Suíça - Gramado/RS

Carnaval em BH



Estão abertas as inscrições para o Edital de Auxílio Financeiro para Blocos de Rua, referente ao Carnaval de Belo Horizonte de 2024. Os interessados devem entregar a documentação até o dia 20 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, presencialmente, na Gerência de Licitações e Contratos da Belotur (Rua Espírito Santo, 527 - Centro). Para receber o auxílio o bloco deve, obrigatoriamente, estar inscrito no cadastro de blocos de rua.



Os valores do auxílio passaram por reajuste e aumentaram para 2024. Os aprovados na categoria A receberão R$ 21.500 (50 blocos); na categoria B, R$ 12.500 (35 blocos); na categoria C, R$ 7.500 (20 blocos). O valor global investido é de R$1.662.500,00. Caso alguma das categorias não seja preenchida com o número máximo de blocos, o valor remanescente poderá ser redistribuído para a categoria seguinte, desde que haja blocos habilitados ainda não contemplados.

"Belo Horizonte é pioneira na criação de editais de auxílio financeiro para blocos de rua, o que demonstra o nosso comprometimento em oferecer para os turistas e moradores uma das melhores experiências de carnaval do país, assim como o compromisso que temos em tratar o evento enquanto política pública. O recurso repassado gera empregos, fomenta a indústria criativa e cultural e movimenta a cadeia produtiva do turismo, além de ajudar a fortalecer a cultura carnavalesca da cidade", afirma Marah Costa, diretora de eventos da Belotur.

O objetivo do auxílio financeiro é proporcionar aos blocos a oportunidade de melhorar a estrutura de ensaios, aprimorar a qualidade do som e a segurança oferecida aos foliões que acompanham o cortejo. O valor poderá ser utilizado na contratação de músicos, dançarinos, carregadores, assessores, produtores, técnicos de som, motoristas, seguranças, equipe de apoio, produção, brigadistas, mini trio, UTI móvel, entre outras despesas que estão descritas no edital. Em contrapartida, os contemplados deverão veicular as marcas da Prefeitura de Belo Horizonte, da Belotur e marca turística nas peças de divulgação do desfile do bloco, sob a chancela de patrocínio.

A documentação será analisada pela comissão julgadora e a pontuação será dada de acordo com os critérios descritos no edital. Entre eles estão o bloco já ter desfilado no Carnaval de Belo Horizonte, a realização de atividades entre março e setembro de 2023, a manutenção do diálogo com a comunidade, associação de bairro e comerciantes da região onde o desfile está previsto e a realização de atividades que promovam o respeito à diversidade e a inclusão.



Em caso de dúvidas, os representantes dos blocos de rua podem enviar um e-mail para licitacoes.belotur@pbh.gov.br até 24 horas antes do prazo final do edital. A Diretoria de Eventos da Belotur também realizará uma palestra pública no dia 13 de novembro, das 19h às 22h, no auditório da Belotur - Rua Espirito Santo, 527 - Centro.

Carnaval 2024

A edição do próximo ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 27 de janeiro a 18 de fevereiro. O evento é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

BH Airport reconhecido como aeroporto verde

Pelo terceiro ano consecutivo, o BH Airport foi reconhecido como um Aeroporto Verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International) – ACI. A conquista do Green Airport se deu durante a conferência anual da ACI-LAC, realizada em Miami, nos Estados Unidos, entre 5 e 7 de novembro.

O reconhecimento foi obtido por meio de um projeto de descarbonização, implantado no BH Airport, o 400HZ +PCA elétrico. A iniciativa consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica, de fonte renovável, e ar-condicionado às aeronaves durante os serviços de solo. Até 2022, eram utilizados o querosene de aviação e os geradores à diesel. Hoje, Azul, Latam e Gol contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto. Com isso, aproximadamente 203 mil litros de óleo diesel deixarão de ser utilizados anualmente, o que representa uma redução estimada de 450 toneladas de gás carbônico emitidos na atmosfera.



O diretor-presidente, Daniel Miranda, esteve presente no evento e ressalta o orgulho de ver o aeroporto novamente no topo mais alto quando o assunto é a sustentabilidade. “As práticas ambientais são uma realidade no aeroporto, assim como a sustentabilidade é um importante pilar estratégico. Receber esse reconhecimento pela terceira vez consecutiva mostra a consistência do nosso trabalho e como o meio ambiente é valorizado pela companhia. Além disso, é preciso ressaltar a grandiosidade do projeto 400HZ para a descarbonização”, destaca.

Investimento no projeto 400HZ + PCA

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 36 milhões na implantação do projeto 400HZ + PCA no BH Airport. “A eletrificação desses processos trouxe eficiência financeira, redução de ruído e, principalmente, das emissões de gases de efeito estufa, o que torna as nossas operações mais sustentáveis. A proposta do projeto foi substituir a utilização de combustíveis fósseis pelas companhias aéreas durante operações em solo”, explica Geovane Medina, gestor de Produtos e Serviços Aeroportuários e do Terminal de Cargas do BH Airport.

Antes do início do projeto, o processo era o seguinte: a aeronave pousava no aeroporto e, logo, tratores traziam os equipamentos, movidos a querosene e diesel, que eram responsáveis por manter a aeronave e o seu ar-condicionado ligados.

A companhia aérea ainda tinha a alternativa de usar o APU (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia) que é um terceiro motor, que geralmente se localiza na cauda do avião, e funciona como uma pequena turbina, muito utilizado durante o pré-voo, para manter os sistemas do avião em funcionamento no embarque de passageiros, assim como prover energia durante o voo. Quando em operação, o APU utiliza o mesmo querosene dos tanques das aeronaves e seu funcionamento contribui com emissão de gás carbônico no meio ambiente. Com isso, manter o APU ligado não é a melhor alternativa para as companhias aéreas.

“O projeto 400 HZ e PCA contribui exatamente para que as empresas não utilizem o APU e os equipamentos movidos a querosene e diesel. A ideia é realmente contribuir para a preservação do meio ambiente e proporcionar um ganho de eficiência para as empresas aéreas. Para se ter uma ideia, Azul, Latam e Gol têm uma redução de cerca de 30% dos custos que envolvem essa operação, com a utilização dos novos equipamentos”, explica Geovane Medina.



Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado entra em ritmo frenético. Com os corredores e espaços já definidos, a estrutura de estandes está sendo montada por empresas especializadas que movimentam centenas de pessoas direta e indiretamente, entre marceneiros, eletricistas, equipes de limpeza, segurança e outros profissionais envolvidos na tarefa de dar vida à maior feira de negócios turísticos da América Latina.

Festuris gera mais de 1000 empregos


De acordo com Eduardo Zorzanello, CEO do evento, cerca de mil empregos diretos e indiretos o evento gera. Para a montagem dos mais de 26 mil m² de área construída, 40 montadoras estão no Centro de Eventos. “São muitas frentes de trabalho para realizar o Festuris, são 35 edições e, a cada ano, esse número aumenta”, comenta Zorzanello que fica à frente de toda a execução de montagem no Centro de Eventos Serra Park.

Com mais de 20 anos de atuação somente com o Festuris, Cesar Lima, diretor da Concept Stands, de Santa Catarina, diz que este é o maior Festuris em espaço e volume de materiais de todos os tempos. São três pavilhões e mais uma estrutura na área externa do Serra Park. Com a Concept, César acompanha a feira há 10 anos, mas já trabalhava desde a 15ª edição da feira com outra empresa. “A gente fica feliz em acompanhar de perto este crescimento, que acontece a cada ano”, afirma César.

Lima se diz satisfeito principalmente com a recuperação do setor de eventos após a pandemia, quando quase todas as empresas montadoras de eventos tiveram problemas em decorrência das restrições de algumas atividades econômicas. No Festuris, a Concept oferece a montagem básica de estandes, além de desenvolver e executar projetos especiais. Somente este ano a empresa está envolvendo mais de 100 pessoas entre profissionais da sede e trabalhadores no Complexo do Serra Park. “É muita gente envolvida na montagem e desmontagem desta estrutura”, aponta César, comemorando este momento histórico do evento e do setor turístico brasileiro.



Edição histórica-Desde a solenidade de abertura até o último evento na noite de sábado, o turismo brasileiro viverá um momento histórico com a celebração das 35 edições do Festuris comemoradas este ano. Como ocorre desde a primeira edição, tudo está sendo preparado para que o Festuris mantenha a condição de principal evento de negócios de turismo da América Latina. Mais informações em festurisgramado.com e nas redes sociais @festurisgramado.


O patrocínio do Festuris é da CVC e do Sebrae, o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Marta Rossi recebe Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

    Crédito da foto: Cibele Marcon

Aconteceu dia 8, a entrega da Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo à Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. A entrega da honraria acontece na Câmara de Vereadores de Gramado. Após a cerimônia, haverá celebração com coquetel.

A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).

Troféu Silvia Zorzanello e Moção ao Festuris

Na mesma noite, aconteceu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. Também nesta sessão solene, o Festuris recebeu uma Moção de Reconhecimento dos vereadores pela importância do evento no apoio do desenvolvimento turístico da cidade.
A entrega das distinções aconteceu no plenário Júlio Floriano Petersen, na Câmara de Vereadores.

Mar vermelho muitas curiosidades

Da superfície ao fundo do mar: juntam-se histórias, cultura e mergulhos. Do novo ao antigo, começando pela passagem na moderna Dubai e chegando à milenar cidade do Cairo. “A dicotomia entre os Emirados Árabes e o Egito por si só torna esta viagem para lá de interessante. Ambas com construções gigantescas, porém, no Egito, milenares e compostas de templos, pirâmides, tumbas - diz a empresária Paula Loque, diretora da escola marAmar, de Belo Horizonte, que todo ano faz viagens para mergulho no mar Vermelho. A próxima será em setembro de 2024.



Do Cairo, o grupo segue para Hurghada, balneário que se estende por 40 quilômetros ao longo do mar Vermelho. Antes, uma pequena vila de pescadores e, hoje, cidade turística, de grandes resorts. “Lá, embarcamos em um mini-iate para, então, iniciarmos nossos 6 dias de mergulho.”

A diretora da marAmar explica que a água do mar Vermelho é muito clara porque a região é desértica e não há rios desaguando no mar. Lembra que o Nilo deságua no Mediterrâneo.



Há recifes de coral de 25 metros de profundidade, peixes coloridos, naufrágios como o SS Thistlegorm - um cargueiro britânico, que afundou depois de ter sido bombardeado pelos alemães em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial.

“Foi encontrado pelo oceanógrafo Jacques Cousteau, na década de 1970. O SS Thistlegorm virou parque marinho: pode-se ver motocicletas, caminhões, tanque de guerra, locomotiva, metralhadora, materiais bélicos aos montes.



Um cenário com muita vida marinha colorida em meio aos destroços - conta Paula Loque. Ela acrescenta que no porão do navio é possível ver dois buracos provocados pelos torpedos. “Água é vida! Hoje há magia e cores esculpidas pela natureza num antigo cenário de guerra.”

Existem mais naufrágios de épocas diferentes, alguns com mais de 100 anos, próximos uns dos outros. “É um lugar com muitas histórias”, relata a diretora da marAmar, que já mergulhou 9 vezes no mar Vermelho e ainda se encanta com o lugar.

O advogado Luiz Gustavo Nascimento Gonçalves Torres estreou este ano nestas águas. “Uma viagem inesquecível. Foi muito bom mergulhar no Mar Vermelho. Era um ponto de mergulho melhor que o outro”, diz. Percorreu lugares diferentes. “Todas as expectativas que eu tinha antes de ir foram mais que superadas.”



Não só ele. A psicóloga Lorena Lustosa também achou a viagem e os mergulhos incríveis. “Há muita vida, cores, bichos que nunca tinha visto antes.” Ela já havia mergulhado em Noronha, Curaçao e Cozumel. “Não havia mergulhado em naufrágios ainda”, diz. Quis mais e na volta ao Brasil parou em Dubai para mergulhar na piscina mais funda do mundo, a Deep Dive.

Piscina mais funda do mundo


Com 60 metros de profundidade, a Deep Dive tem 14 milhões de litros de água, prédios de apartamentos que parecem abandonados, salão de jogos e videogames, carros, instrumentos musicais... “É muito divertido mergulhar nesta piscina”. O advogado Luiz Gustavo também foi e se surpreendeu. “A gente entra nas galerias, tira fotos e se diverte muito.”

Carlan Lucas, coordenador de treinamento da marAmar, explica que os ambientes ficam nas laterais da piscina, que é redonda. “Cada andar é um lugar diferente. Tem música” Segundo ele, os mergulhos são conduzidos por guias da própria Deep Dive. O local onde se pode descer vai depender do nível de certificação do mergulhador. “Se a pessoa quiser ir até o fundo, aos 60 metros, precisa ter formação em mergulho técnico.”

Em Belo Horizonte, a escola marAmar, realiza anualmente realiza viagem para o Egito e Dubai que inclui mergulhos no mar Vermelho e na piscina mais funda do mundo, a Deep Dive. (31) 3225-0029

O mar Vermelho é um dos melhores destinos de mergulho do mundo, com
recifes de coral coloridos, peixes exóticos e naufrágios históricos.
Os participantes da viagem terão a oportunidade de mergulhar em alguns
dos naufrágios mais famosos do mar Vermelho, como o SS Thistlegorm, um cargueiro britânico que afundou durante a Segunda Guerra Mundial.
Além do mergulho, a viagem também inclui visitas às pirâmides de Gizé, a
Esfinge e outros monumentos faraônicos.

A escola marAmar é uma das mais reconhecidas do Brasil no segmento de
mergulho. Fundada em 1990, a escola já formou mais de 10 mil
mergulhadores.

Engenho Triunfo atração na Paraíba



Maria Júlia é um exemplo de superação e de constante inovação no turismo. Esposa, mãe e empresária, conseguiu criar um dos mais importantes complexos turísticos do Brasil, que une o Engenho Triunfo, Hotel Triunfo e o Engenho Cacau, uma fábrica de chocolate que teve seu início de produção no ano de 2022. No mês de setembro de 2023, Maria Júlia ganhou o prêmio de Turismo Internacional do Panamá e, agora, tem mais uma grande vitória como finalista do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Mulheres Empreendedoras do Turismo.

Empreendedores de sucesso trazem em si uma característica bastante peculiar. Maria Júlia tem algo que inspira, além de uma simplicidade incrível. Quem visita o Engenho Triunfo vai ver na loja não apenas produtos do Engenho, mas de produtores locais, um espaço que colabora com o crescimento de todos. A visita ao Engenho faz com que você deseje permanecer durante todo o dia no espaço: todas as áreas são aconchegantes, preparadas e pensadas em receber o turista para uma experiência incrível. O aprendizado constante fez com que o Engenho Triunfo venha a ser esta grande referência do turismo em Areia.



“Muitas coisas no Engenho, cada espaço, foi pensado no turista que nos visita. O SEBRAE nos ajudou bastante em suas consultorias e tudo que um consultor nos falava eu, de imediato, fazia a adaptação. O nosso sucesso vem de um trabalho em família: meu esposo, eu e meus filhos, mas também buscamos aprender e o SEBRAE nos ajudou bastante”, comenta Maria Júlia.

A história do Engenho Triunfo, por Maria Júlia



A história do Triunfo é a história do sonho do meu marido que, por força do amor, passou também a ser o meu sonho. Começou quando éramos namorados e Antônio Augusto me dizia: “um dia eu vou ter um engenho para fazer a melhor cachaça de Areia”. Isto há mais de quarenta anos. Como eu adorava cachaça, decidi: “é com esse que eu quero casar”.

Passaram- se muitos anos até que, em 1994, ele recebeu uma herança de uma fazenda na região do Curimataú, vendeu essa propriedade por quinze mil reais, o que equivalia, na época, a quinze mil dólares. Investiu tudo em uma pequena moenda e um alambique. Entretanto, a promessa ainda não estava cumprida, pois como não era filho de “senhor de engenho”, e a única referência que ele tinha de cachaça era de um avô que faleceu quando ele tinha apenas quatro anos de idade, o meu marido não sabia fazer cachaça. Vale salientar, que até 1994, cachaça era bebida de pobre, produzida para o pobre e o dono do engenho tomava whisky.

Até 1994, não existia nenhum curso quer seja a nível técnico ou superior, ou ao menos, uma literatura, que o norteasse para que produzisse uma boa cachaça. Daí tomei muita cachaça ruim, pois como participante ativa desse sonho era eu quem provava. Até que surge o evento Bregareia na nossa cidade, vindo o Professor Fernando Valadares Novaes ministrar um curso de cachaça de qualidade, através do Sebrae e da Universidade. Antônio Augusto foi fazer o curso. Humildemente convidou o Professor durante o curso para vir conhecer o seu engenho. O professor foi taxativo: “Estava tudo errado”. Mas depois desse curso, aí sim, a promessa estava cumprida: passei a tomar uma boa cachaça.

Iniciamos o engarrafamento com garrafas tipo “pet”, e fizemos um grande estoque, pois não vendia nada. As máquinas eram todas inventadas por ele, o dinheiro que tinha havia sido investido na moenda e no alambique. Apareceram vários gerentes de banco oferecendo capital. Ele não aceitava. Dizia para mim: “Só quero trabalhar para você e os quatro meninos, não quero trabalhar para agência financeira”. A luta era grande. Engarrafávamos à noite eu, ele e os quatro filhos, depois de eu trabalhar 10 horas por dia lecionando história no Colégio Santa Rita, trabalhando como escrevente no Fórum Judicial da Comarca de Areia, e ainda como escrevente no Cartório de Registro Imobiliário da mesma Comarca. Ele trabalhava ainda mais: acordava quatro horas da manhã e, com pouquíssimos empregados, era quem fazia a cerca da propriedade, quem arava a terra em um trator, quem destilava a cachaça.

Tive a oportunidade de desempenhar na Justiça, o cargo de analista eleitoral. Era uma boa gratificação, maior do que o meu salário. Entretanto, era um cargo transitório de apenas dois anos. No primeiro ano, como não gastava nada desse dinheiro, consegui comprar uma casa na cidade. No outro ano, daria para comprar outra casa. Entretanto, decidimos eu e meu marido que iríamos investir na Triunfo e depois, a Triunfo iria nos dar outras casas. Aí compramos as garrafas de vidro e investimos no rótulo, que tem a referência da nossa Cidade, além de homenagear o nosso amigo João Carlos, já que a figura é um quadro do mesmo.



Só uma coisa estava decidido para nós dois: nunca mais eu queria ser analista eleitoral, pois durante pelo menos três meses da minha vida, eu saía de casa antes das sete e chegava depois das 21h30. Tínhamos quatro filhos e era a meu marido que ficava reservado o papel de ensinar as tarefas das crianças, levá-las ao médico, ao dentista e, ainda, resolver as brigas.

No dia 2 de julho de 2001, comecei a vender de bar em bar, a Triunfo e as pessoas perguntavam: “o que é isso?” E eu respondia: é a cachaça que o meu marido faz. Eles respondiam: “aqui não vende isso não, só se bebe brejeira (cachaça não engarrafada)”. E eu dizia: “claro, não tem, como é que vão pedir? Vou deixar um pacote e com quinze dias passo de novo”. Nos bares em que os donos ficaram com um pacote de Triunfo (seis garrafas de 300 ml), em quinze dias ficaram com dois. Quem tinha ficado com dois pacotes pedia quatro. Depois a gente já não conseguia dar conta do mercado.

Procuramos comprar máquinas. Tudo era muito caro e, para cada dificuldade que surgia, o meu marido, com a persistência, inteligência e garra de quem sabe aonde quer chegar, inventava mais uma máquina. O moinho de carne da mãe dele transformou-se em máquina de tampar. A peça de bico de porco beber água nas pocilgas transformou-se em envasadora. A centrífuga de minha irmã transformou-se em máquina de polir garrafas. O pote de doce da minha mãe transformou-se em um lindo filtro de cachaça. A mesa de um frigorífico que nunca funcionou transformou-se em máquina de esterilizar garrafas.

Em 2006 deixei de trabalhar na Justiça e passei a trabalhar com a produção associada ao Turismo. Compramos novos alambiques, novas moendas, compramos terras, mudamos até de endereço, construímos um parque para visitação, com acessibilidade, calçamento, pedalinhos, passeios de jipe para contemplação dentro da propriedade e tudo isto com todo o envolvimento da família, pois cada filho cuida de um setor, podendo, com os seus salários, exercitar sua criatividade e empreender para o bem de todos, pois é com a produção associada ao turismo que vislumbro cada vez mais desenvolver o nosso território, beneficiando a todos aqueles que desejam trabalhar e usufruir de uma vida melhor.



Contamos com 66 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos. O nosso filho mais velho, hoje, é Químico Industrial, Engenheiro Químico, Mestre Engenharia Química, Engenheiro da Segurança do Trabalho, conseguindo transformar a “cachaça de cabeça”, que antes se jogava fora, por conta do alto teor de cobre e grau alcoólico bastante elevado, em álcool combustível, além de ser o responsável pela premiação das nossas cachaças que, este ano, conquistaram várias medalhas nos concursos mais respeitados do país, chegando ao Duplo Ouro com a Cachaça Jaqueira em concurso internacional de Bruxelas.

Na pandemia, suspendeu a produção do álcool combustível e passou a produzir o álcool 70, abastecendo o Hospital Municipal de nossa Cidade e mais 14 cidades do Brejo Paraibano e uma cidade do Rio Grande do Norte.

O nosso segundo filho é Bacharel em Agroindústria e Cachacier. Renata, nossa única filha, terminou Administração, fez especialização em marketing e hoje é responsável por nossas redes sociais, residindo na Irlanda. Artur é administrador e Bacharel em Direito, atuando com a sua produção de uvas associada ao turismo, passeio de jipe e atuando igualmente na parte jurídica da empresa. Nossa nora Juliana construiu uma fábrica de chocolates dentro do Parque Triunfo, inovando com a marca “Engenho Cacau”.

A Triunfo, hoje, deixou de ser apenas um caso de amor, mas transformou-se em uma empresa responsável, que contribui diretamente com o Estado e nossa cidade, através de cargas tributárias pesadas, no incentivo da produção da cana de açúcar e no turismo consciente, responsável e sustentável, pagando tratamento odontológico de todos os funcionários, erradicado o analfabetismo em nossa empresa em 2010, contribuindo decisivamente com a cultura local, patrocinando festivais de música, de flores, gastronômicos, de artes plásticas em nossa cidade e região.



Embora seja uma empresa familiar, temos a consciência de que já não somos donos dela, mas empregados da Triunfo, e esta não pode quebrar, pois o nosso sonho se multiplicou e agora é responsável pela comida posta na mesa de muitas pessoas em nossa região e, mais ainda: é responsável pela esperança brotada no coração de quem nos visita de que é possível realizar um sonho, através da determinação, da garra e da coragem de amar ao ponto de focar em estudar, estudar , estudar, trabalhar, trabalhar, trabalhar. E gastar sempre menos do que se ganha. Não posso deixar de registrar que a Cachaça Triunfo mudou a vida da minha família, mas o turismo, mudou a vida da minha cidade. Até 2006, Areia (PB), produzia riqueza através da produção da cana de açúcar, funcionário público e um pequeno comércio. Ninguém faz um destino sozinho. Outras pessoas abraçaram nossa ideia e hoje somos referência em turismo de experiência, como destino responsável, sustentável e regenerativo.

Engenho Triunfo-Aberto de segunda-feira à sábado das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h e aos domingos das 9h às 11h30

Contato para visita: (83) 99981-7728 Mais informações: www.instagram.com/engenhotriunfooficial

Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Novo Renault Master nova geração de furgões 100% conectados


Verdadeira história de sucesso, com mais de 3 milhões de unidades vendidas desde 1980, o Renault Master está pronto para acelerar com uma novíssima geração que será apresentada em breve, durante o Salão Solutrans na cidade francesa de Lyon.

O Novo Renault Master vai protagonizar uma nova geração de furgões, 100% conectados, inovadores e ainda mais eficientes. Este novo modelo foi pensado para uma racionalização do uso para ir ainda mais longe, mas gastando menos e se adaptando às necessidades atuais. 

Graças ao design “Aerovan” e o novo sistema de frenagem, o novo Renault Master permite reduzir o consumo em 21% na versão elétrica e 1,5 l/100 km na versão com motor a combustão, em comparação com a versão anterior. 

Assim como nas gerações anteriores, ele será produzido na fábrica de Batilly, na França, onde as instalações também foram revistas para produzir de forma inovadora e mais atual.

Saiba mais em breve…

Abarth Racer's Academy: marca do escorpião convida público para acelerar no Autódromo de Indaiatuba neste fim de semana (10, 11 e 12/11). Festa para toda a família. Vai lá!

 


Criada por Carlo Abarth, um apaixonado por corridas, a Abarth é reconhecida pela esportividade, performance e experiência única de direção. Inspirada por este legado, a marca promove o Abarth Racer's Academy, um convite para os amantes de velocidade acelerarem na pista do Autódromo Capuava (Indaiatuba/SP) e terem uma verdadeira imersão no universo do escorpião mais famoso do mundo. Com entrada gratuita e aberto ao público, o evento acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro (sexta, sábado e domingo). Para participar, basta se cadastrar pelo link www.agendamentoabarth.com.br  e marcar um horário (as vagas para a experiência de pilotagem são limitadas).

“A Abarth é muito mais do que uma divisão esportiva: é uma verdadeira comunidade de apaixonados. Assim, estamos sempre buscando maneiras de valorizar a paixão que nossos clientes têm pela marca. Pensando nisso, estamos entusiasmados em apresentar o Abarth Racer's Academy, uma oportunidade única para os fãs da marca se conectarem ainda mais com o universo do escorpião e sentirem toda a emoção e adrenalina nas pistas. Vale dizer que esse é só o começo! Em 2024, levaremos essa novidade para outras cidades do país”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.


Ao chegarem ao evento, os participantes já começarão a imersão no mundo da marca. Eles passarão por uma exposição guiada e interativa sobre toda a história da Abarth após o credenciamento. Assim, conhecerão mais sobre momentos marcantes ao longo dos anos, curiosidades e toda tecnologia e inovação da marca.

Para quem quiser sentir a emoção das pistas, haverá a oportunidade de acelerar um Abarth com o auxílio de um time de especialistas e até pilotos profissionais. No entanto, não será um circuito qualquer, mas uma experiência memorável na direção, já que inclui atividades para testar todos os atributos dos modelos da marca, como frenagem com desvio, frenagem em linha reta e slalom. Antes do início, os clientes terão um briefing sobre o teste e explicações mais detalhadas sobre os modelos Abarth. Estarão disponíveis para o circuito tanto o Pulse Abarth quanto o Novo Fastback Abarth, equipado com o motor Turbo 270, que faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 220km/h.


Depois de concluir esta etapa, os convidados receberão um certificado e um vídeo com a experiência na pista para que se lembrem desse dia inesquecível. Já aqueles que desejarem, literalmente, vestir a camisa do escorpião, vão poder adquirir os produtos da AbarthWear, loja de lifestyle da marca que estará também presente no local do evento. Além disso, haverá uma oficina para personalização exclusiva dos itens da AbarthWear com o grafite do artista urbano Pardal.


No Abarth Lounge ainda será possível conhecer os acessórios disponíveis para equipar um Abarth. Por exemplo, o filtro esportivo inbox K&N ou, para o visual do carro, adesivos do escorpião para colar no capô ou nas laterais do veículo e protetor de soleira com design em fibra de carbono com o nome da marca.

Para garantir a diversão de todos, haverá ainda um espaço gastronômico com opções de comida urbana e sorvete. O evento também terá veículos históricos da marca expostos, uma game zone para agradar a todas as idades, um playground para as crianças e um espaço para massagem para relaxar após tanta adrenalina.

Vale destacar que as vagas são limitadas e os interessados em participar do evento devem se inscrever no site da Abarth Racer's Academy e agendar seu horário.

Abarth Racer's Academy

Dias: 10, 11 e 12 de novembro (sexta a domingo)

Horário: 8h00 às 18h00

Endereço: Autódromo Capuava - Rodovia SP 324, Km 88 - Jardim São Domingos – Indaiatuba/SP

Autonomia do GWM Ora Skin é de 232 km, segundo dados fornecidos pelo Inmetro. Até o fim deste mês, será possível testar o modelo 100% elétrico nas concessionárias da marca distribuídas pelo País. As entregas do GWM Ora 03 aos clientes começam no início de dezembro




8 de novembro de 2023 – O modelo 100% elétrico da GWM Brasil, Ora 03 Skin, equipado com bateria de 48 kWh, tem autonomia de 232 km, segundo dados fornecidos pelo  Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro. O veículo pode ser carregado de 10% a 80% entre três e cinco horas com carregadores de corrente alternada (AC) ou 30 a 40 minutos na corrente contínua (DC). 


“O Ora 03 Skin é um carro moderno, jovem, com design empolgante e prioritariamente urbano. Por isso, sua autonomia atende totalmente o perfil de uso de seus proprietários”, destaca Andre Leite, head das linhas de produto Haval e Ora da GWM Brasil.

 

Com design esportivo e original, o Ora Skin, que custa R$ 150 mil, é equipado com um motor elétrico de 171 cv de potência e 250 Nm de torque, que permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. 


É o modelo com o maior nível de segurança da categoria – com nota máxima nos testes do Euro Ncap - e que oferece o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor nível 2+ (ADAS – Advanced Driver Assistance System), composto por um radar frontal de curto, médio e longo alcances e cinco câmeras (para-brisas, para-choque dianteiro, para-choque traseiro e uma em cada retrovisor). 


No quesito segurança, o carro ainda conta com itens como piloto automático inteligente, sete airbags e visão 360°, com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras.

 

A conectividade do modelo é um show à parte, com painel de instrumentos e multimídia com processador Qualcomm Snapdragon e duas telas integradas de 10,25 polegadas cada, Full HD, com textos em português. 


Sua central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com conexão via Bluetooth. Portas USB iluminadas nas dianteiras, sistema de som com 120 W de potência e seis alto-falantes completam a lista de equipamentos do modelo.

 

Outro diferencial é que o modelo é personalizável.  Na parte externa, o consumidor pode escolher entre as cores Branco Ágata, Preto Hematita, Vermelho Brava e, apenas para a versão Skin, o Azul Copacabana. Internamente, o visual pode ser off-white e marrom, todo preto com costuras azuis ou gelo e vermelho.

 

O GWM Ora 03 vem com garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. E o proprietário ganha dois anos do Pacote Tranquilidade, que consiste em um carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos para a bateria em caso de danos físicos ou elétricos – além do já oferecido pela garantia –, Tag GWM / Veloe por um ano para pedágios e cancelas de estacionamento, financiamento com recompra garantida de 85% da tabela FIPE e a conveniência do serviço exclusivo Tomorrow Assistance, formado por oficina remota para revisões, pequenos reparos e carro cortesia.

 

Toda a linha Ora 03 já está à venda nas concessionárias da marca, lojas de shoppings e no site de comércio eletrônico Mercado Livre e começará a desembarcar no País no início de dezembro. Em novembro, porém, tem início o programa de test-drive da linha Ora nas concessionárias GWM espalhadas pelo País.

 

Versão GT

O Ora 03 também está disponível na versão GT. Seu maior diferencial é a bateria, com 63 kWh e autonomia de 319 km. O preço é de R$ 184 mil e vem equipado com todos os itens de segurança do modelo Skin e mais 12 sensores e Assistente de Estacionamento Automático (Full Parking Assist). 


O modelo esportivo traz ainda o recurso Smart-Start, não havendo necessidade de apertar o botão "start" para ligar o carro, além de alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro.

 

O Ora 03 GT conta com carregador por indução com tecnologia fast charge e potência máxima de 15 W, compatível com telefones certificados no padrão Qi. De série, há teto solar elétrico, interior exclusivo e bancos com massageador, ventilação, ajuste elétrico com memória para o motorista e recurso Easy-Entry, no qual os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta, para oferecer espaço extra no acesso e ao sair do veículo. 


Além desses diferenciais, o modelo conta com o sistema “free-hands” para abertura do porta-malas, proporcionando mais agilidade e conforto para o cliente. Entre as opções de cores, apenas a versão GT oferece o Cinza Amazonita.

 

Sobre a GWM

 Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. 


A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo. Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, com veículos eletrificados e conectados.



Produção estável indica que o recente aumento de vendas se deve basicamente à maior entrada de produtos importados. Porém, a produção em outubro foi 4,4% a menos que em setembro

271,3 mil modelos estrangeiros entraram no País


São Paulo, 8 de novembro de 2023 – O mercado interno cresceu 10,2% em outubro, as exportações 14% e os estoques ficaram estáveis, mas a produção não acompanhou esse movimento, com uma retração de 4,4%. O que explica esse fenômeno é um expressivo aumento nas importações. 

Nos 10 primeiros meses do ano, 271,3 mil modelos estrangeiros entraram no país, 57,6 mil a mais que no mesmo período de 2022, um incremento de 27%, de acordo com balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

A produção em outubro foi de 199,8 mil autoveículos, 4,4% a menos que em setembro. No acumulado do ano, a indústria totaliza 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022, queda de 0,6%. 

As maiores retrações são nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões, além de uma forte antecipação de compras ocorria no final do ano passado.

Apesar da queda na produção dos pesados, há boas notícias em vendas. Os emplacamentos acumulados de ônibus chegaram a 17,4 mil, mesmo volume do ano passado inteiro. Caminhões cresceram 7,7% em outubro, mas ainda estão 14,9% abaixo no acumulado do ano, na comparação com 2022.

As vendas totais de autoveículos foram de 217,8 mil unidades, 10,2% a mais que em setembro, e uma alta acumulada de 9,7%. Foi o segundo melhor mês do ano em emplacamentos e em média diária de vendas, atrás apenas de julho, mês dos descontos incentivados pelo governo federal. 

A média diária de 10,4 mil unidades já se aproxima do patamar de antes da pandemia, que girava em torno de 11 mil veículos/dia. O segmento de automóveis foi o que mais cresceu (12%), impulsionado pela demanda 29% maior das locadoras.

Após um setembro que foi o pior mês do ano, as exportações voltaram a crescer, mas num nível ainda abaixo da média do primeiro semestre e dos anos anteriores. Os embarques de 31,3 mil unidades em outubro representaram alta de 15,4%. Mas no acumulado do ano, este importante indicador está 12,8% abaixo dos primeiros 10 meses do ano anterior, com 354,2 mil unidades embarcadas.

Revisão das projeções de vendas de máquinas

Com o preço reduzido das principais commodities, os eventos climáticos adversos, a demora nos financiamentos e os altos volumes de vendas nos últimos dois anos, a ANFAVEA revisou as vendas de máquinas agrícolas para uma queda de 10% no ano, pior do que a retração de 3,5% projetada no início de 2023. Já a previsão de redução nas exportações foi mantida no patamar de 13,1%.

No caso das máquinas rodoviárias, a longa expectativa com a divulgação e operacionalização do PAC, somada à baixa demanda de propriedades agrícolas, levou as projeções de uma queda de 4,7% para 24% no ano. Também nesse caso foi mantida a projeção inicial das exportações, com uma esperada alta de 11,3% sobre os volumes obtidos em 2022.

Assessoria de Comunicação ANFAVEA Tel: 11 96484-3281 imprensa@anfavea.com.br

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Nissan anuncia a produção de dois novos SUVs e um motor turbo, na fábrica de Resende, onde investirá R$ 2,8 bilhões


2.800 pessoas participaram da festa de lançamento na fábrica de Resende

Resende, Brasil – A Nissan acaba de completar 23 anos no Brasil e se prepara para uma nova etapa no país e na América do Sul, alinhada com o seu plano global Ambition 2030. Em cerimônia realizada hoje no seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, a empresa japonesa anunciou que ampliará seu plano de investimentos 2023-2025, chegando a até R$ 2,8 bilhões, para produzir dois novos veículos utilitários esportivos (SUVs) e montar um motor turbo.

Diante de 2.400 pessoas, incluindo todos os funcionários da unidade industrial, autoridades e convidados, Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor Co., revelou os próximos passos da empresa no país. Ele foi acompanhado por Cláudio Castro, Governador do estado do Rio de Janeiro, e dos principais executivos regionais e locais da Nissan.

"Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais", disse Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan Motor Co., durante a cerimônia.

O investimento permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos no complexo da Nissan em Resende para permitir a fabricação de dois novos SUVs. Um dos modelos terá a missão de dar continuidade à bem-sucedida linhagem do Nissan Kicks, que é um sucesso da marca no Brasil e no mundo.

O plano de desenvolvimento também contempla a fábrica de motores, que integra o parque industrial da Nissan e foi o local onde a empresa realizou a cerimônia de anúncio dos investimentos. Ela montará um novo e moderno motor turbo para ser adotado em modelos da marca.

Inaugurado em abril de 2014, o "jovem" complexo industrial brasileiro da Nissan passará por sua primeira grande evolução e consolidará sua vocação como um hub de exportação. A unidade, que já atende, além do mercado brasileiro, alguns mercados da América do Sul, deve passar a exportar um de seus novos veículos para mais de 20 países.

Como parte desse processo para receber novos produtos, seguindo sempre com foco na qualidade de manufatura, o complexo industrial atua desde 2022 em dois turnos, o que gerou, na época, a contratação de mais 578 novos funcionários. A Nissan também vai ampliar a presença de parceiros no entorno de sua unidade. Um pouco antes da cerimônia oficial, quatro novos fornecedores confirmaram que irão se instalar junto da fábrica de Resende.

Investimentos da Nissan no Brasil atingem R$ 6,2 bilhões em 10 anos

O novo investimento da Nissan no Brasil reforça a consistência da estratégia da empresa no mercado nacional e em toda a América do Sul. Para sua construção, o Complexo Industrial de Resende recebeu, na época, R$ 2,6 bilhões, o que até hoje é um dos maiores montantes aplicados em uma fábrica de automóveis no país.

O resultado é que a unidade de Resende segue modernos padrões de manufatura, alinhados às melhores práticas ambientais e de qualidade, e conta com um ciclo completo de produção. Para isso, dentro do complexo, há da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. 

Nos anos seguintes à sua inauguração, outros investimentos foram realizados para melhorias, adoção de novos recursos tecnológicos e evolução de infraestrutura e ergonomia voltadas ao bem-estar dos funcionários.

Assim, os investimentos realizados pela Nissan no Brasil, incluindo os que agora garantem a produção dos dois novos SUVs e a montagem do motor turbo, somam um total de R$ 6,2 bilhões, em 10 anos.

Público recorde assiste à cerimônia dentro do Complexo Industrial da Nissan

Mais de 2.400 pessoas participaram da cerimônia de anúncio oficial no Complexo Industrial da Nissan em Resende, estabelecendo um novo recorde histórico de público em um evento no local. O anterior era de 1.800 pessoas, alcançado durante a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica pela fábrica de Resende em 2016, quando a Nissan foi patrocinadora oficial dos Jogos.

Além do público recorde que esteve presente para acompanhar o anúncio, a cerimônia também foi assistida online por funcionários, concessionários e jornalistas do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Fiat Strada: do Brasil para o mundo: Oriente Médio e África (MEA). Marca é líder de mercado no Brasil, Turquia e Itália

 


Turim (Itália), 7 de novembro de 2023 - Líder de mercado em três países - Brasil, Turquia e Itália, a Fiat continua a aumentar o seu alcance global ao entrar na região do Oriente Médio e África (MEA) com a picape compacta Strada, que chegará à região a partir de novembro de 2023. O lançamento é mais um passo para o estabelecimento da presença global da Fiat.

Lançada há 25 anos, a Fiat Strada é uma picape compacta que revolucionou não só o seu segmento, mas toda a indústria automotiva nacional. Ela não só se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, como também manteve seu domínio. 

Aliás, é o veículo mais vendido no país desde 2021, desempenhando um papel fundamental na condução da evolução do setor automóvel. Vale dizer que a picape também é o veículo mais vendido da América do Sul em 2023. 

Com a introdução da sua segunda geração, em 2020, atingiu um marco notável ao ultrapassar as 400.000 unidades produzidas em cerca de 3 anos. No total, foram fabricadas mais de 2 milhões de unidades em 25 anos.

A Fiat Strada, com design inspirado na premiada Fiat Toro, apresenta audácia e modernidade incomparáveis. Pioneira em vários momentos da sua história – como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013 – passou por uma renovação completa em 2020, oferecendo quatro portas e cinco lugares. Tornou-se ainda mais confiável, tecnológica e adquiriu um novo design.

A versatilidade da Strada a torna uma ferramenta de trabalho confiável e uma sofisticada companheira de viagem, incorporando modernidade, conforto, tecnologia e segurança. 

Atualmente, a Fiat Strada é exportada para alguns países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. Também já chegou no passado com a geração anterior a países como África do Sul, Grécia, Portugal, Turquia e Alemanha. 

Agora a picape passará a oferecer toda a sua excelência, inovação e confiabilidade aos seguintes mercados: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Cabo Verde, Guiné-Conacri, Madagascar, Ruanda e Gana. Mais detalhes técnicos serão compartilhados depois em cada país.

O sucesso da Fiat Strada não poderia ser mais bem comemorado do que ampliando o seu alcance. Esta mudança está alinhada com a presença global da Fiat e com o seu compromisso em fornecer produtos que atendam às necessidades específicas dos clientes. Graças à Strada, a Fiat expande a sua presença no Oriente Médio e na África, onde a marca já se consolidou como líder de mercado. Por exemplo, na Turquia a Fiat lidera o mercado com a família Tipo, que é vendida sob o nome de Fiat Egea.

Renault Group define metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo


A política socioambiental do Renault Group define metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo. Alinhada a este objetivo, a Renault do Brasil publicou seu primeiro Inventário de emissões de gases de efeito estufa, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol.

O inventário está disponível na plataforma on-line do Registro Público de Emissões, o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina e contém os dados das emissões de gases de efeito estufa gerados nas atividades da marca:

·       Escopo 1: emissões geradas diretamente pela Renault do Brasil;

·       Escopo 2: emissões relacionadas ao consumo de eletricidade e água;

·       Escopo 3: atividades externas, transporte de peças e pessoas, vida útil dos veículos em circulação.

Além de divulgar as informações de forma transparente, o inventário publicado pela Renault do Brasil conquistou o Selo Ouro, que representa o mais alto nível de qualificação, indicando a presença de dados completos e auditados por uma terceira parte acreditada.

Clique aqui para acessar o Inventário de emissões de gases de efeito estufa da Renault do Brasil.

Hyundai CRETA é líder em vendas no varejo em outubro: comercializou 4.387 unidades e vendeu quase 45 mil SUVs desde janeiro


Carro em estrada

Descrição gerada automaticamente


 

Nov7, 2023 – O Hyundai CRETA foi o líder geral em vendas no varejo para o mês de outubro, com 4.387 emplacamentos segundo os dados mais recentes da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). ]


Como consequência, o modelo segue na liderança acumulada entre os SUVs em 2023 para o varejo, agora com 44.717 unidades comercializadas diretamente para o cliente final nos 10 primeiros meses do ano, representando uma vantagem de quase 10 mil veículos para o segundo colocado.

 

Os números do mês de outubro e do ano reiteram o posicionamento do CRETA no mercado como grande líder de vendas entre os SUVs para o consumidor final desde seu lançamento, em 2017. 


Uma vez confirmada essa posição nos dois meses finais de 2023, este será o quinto ano de liderança em emplacamentos varejistas para o CRETA na sua respectiva categoria nos sete anos de comercialização para o público brasileiro.

 

No mês de outubro tivemos um trabalho focado nas ações especiais em nossas concessionárias para a compra de um Hyundai zero-quilômetro. Os clientes reconheceram a oportunidade de adquirir o CRETA e o tornaram o veículo mais vendido do País no mês para pessoas físicas, superando, por exemplo, os sempre muito procurados hatches compactos. Os números reforçam a excelente recepção do mercado a esta nova geração do CRETA, dando continuidade à preferência histórica pelo modelo no varejo, quando é o consumidor que faz a sua escolha diretamente no momento da venda”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai para o Brasil e Américas Central e do Sul.

 

A nova geração do CRETA foi introduzida no mercado brasileiro em 2021 e trouxe para os SUVs fabricados no País conteúdo até então inédito ou presente apenas em modelos de categoria superior. 


Entre os destaques, que podem variar de acordo com a versão do veículo, está o pacote de segurança SmartSense, que reúne sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência e centralização em faixa, câmera para monitoramento de ponto cego, Smart Camera 360°, controle de velocidade adaptativo, entre outros recursos.

 

Hyundai Blue Care

 

Comercializado inicialmente até o fim de outubro, mês de seu lançamento, o Hyundai Blue Care está agora disponível para venda regularmente em toda a rede de concessionárias Hyundai Motor Brasil. 


Trata-se de um plano de revisões programadas que oferece gratuitamente as 6 primeiras revisões do veículo, durante um período de 3 anos, nos modelos Platinum, Platinum Safety e Platinum Plus, do HB20 e HB20S, ou os modelos N Line e Ultimate, do SUV CRETA. 


O Hyundai Blue Care está vinculado ao chassi do veículo, o que permite ao cliente realizar as revisões em qualquer concessionária do País. Se revendido antes de concluir as revisões gratuitas, o benefício será estendido ao novo proprietário, um grande diferencial da Hyundai no mercado nacional.

 

Para obter mais informações sobre todos os modelos Hyundai, consulte a lista completa de concessionárias e encontre a loja mais próxima, acessehyundai.com.br.

 

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. 


A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. 


Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br


Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook (www.facebook.com/hyundaibr), Instagram (www.instagram.com/hyundaibr) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil/mycompany), e no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).

 

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. 


A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. 


À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas  em: http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com

Ram conquista o melhor mês da sua história no Brasil, com mais de 3 mil unidades vendidas, em outubro. Rampage emplacou 2.542 picapes

 


O ano de 2023 já pode ser considerado o ano da Ram. Além de apresentar ao mercado sua primeira picape produzida no Brasil, a marca tem outros motivos para comemorar: suas vendas cresceram 213% comparado ao mesmo período de 2022. Mais do que isso, a Nova Rampage ainda conquistou a marca de 2.542 veículos emplacados em outubro, consolidando o grande sucesso da picape desenvolvida e produzida no Brasil.   

No último mês, foram 3.081 picapes vendidas da marca, o que fez com que a Ram atingisse o seu melhor desempenho mensal em 2023 e também da sua história no mercado brasileiro. 

Tanto é que a marca conquistou 1,5% de market share, considerando o mercado de veículos de passeio e de comerciais leves em outubro. Se considerarmos somente os segmentos de picapes compactas, médias e grandes, a Ram conquistou 13,6% de participação.    

Um dos grandes responsáveis pelo ótimo desempenho da marca é a Nova Rampage, um dos veículos mais aguardados do ano e que já chegou estremecendo o mercado brasileiro. 

Com 2.542 unidades emplacadas em outubro, a picape fez história e se tornou o modelo mais comercializado da marca em um único mês! Além disso, a Rampage ainda conquistou em outubro um lugar no ranking das Top 5 picapes mais vendidas do país! 

Quando o assunto é acumulado do ano, a marca também surpreende. No total, são 10.417 picapes comercializadas, um aumento de 213% em relação ao mesmo período de 2022. Além da Rampage,  as picapes importadas também se destacam nas vendas em 2023. 

A 3500 já registrou 2.868 unidades comercializadas esse ano. Já a Classic obteve 1.824 emplacamentos e a 2500 comercializou 1.367 unidades em 2023. Olhando apenas o mercado premium, esses três modelos estão entre os 10 mais vendidos do país. A 1500 também não fica de fora, com 1.225 veículos vendidos no acumulado do ano. 

Com o intuito de consolidar ainda mais seu crescimento comercial no mercado brasileiro, a marca anunciou recentemente novidades no comando de sua estrutura. 

Nomeados para desempenhar papéis-chave nesse novo cenário, Herlander Zola assume a função de vice-presidente sênior de Operações Comerciais para a marca Ram no Brasil e Raquel Ribeiro é a nova Diretora Comercial da marca no País.   

Equipe Peugeot TotalEnergies ganhou o Prêmio FIA WEC DHL Sustainability Endurance

A cerimônia de premiação do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC - World Endurance Championship) encerrou a temporada de 2023 no Bahrein. Nesta ocasião, a equipe Peugeot TotalEnergies ganhou o Prêmio FIA WEC DHL Sustainability Endurance, que destaca a equipe pelos esforços na descarbonização das suas atividades.

O Grupo Stellantis definiu no plano Dare Forward, uma estratégia para reduzir as emissões de gases com efeito estufa com o objetivo de neutralidade carbônica até 2038. Stellantis Motorsport, um laboratório tecnológico, lançou um programa de descarbonização. A equipe da Peugeot TotalEnergies, líder deste projeto, identificou vários pilares de ação em quatro áreas principais para reduzir as suas emissões de gases e melhorar no quesito ambiental. Essas quatro áreas são: produção de automóveis e peças, logística, motoristas e equipamentos e engajamento dos funcionários.

No Prêmio Carbono de Baixo Impacto, a Equipe Peugeot TotalEnergies concentrou-se em três dos quatro desafios propostos: medir o gasto de carbono, consumir menos e de forma mais ecológica e, por último, estabelecer o objetivo de se comprometer significativamente com a redução das suas emissões até 2030.

A Stellantis Motorsport está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros TotalEnergies e Capgemini, especialistas em suas áreas. Por exemplo, o uso do combustível renovável TotalEnergies pelos concorrentes do WEC economizou mais de 66% das emissões. Além disso, os engenheiros agora são treinados para integrar princípios de design verde em sua área de atuação, otimizando o uso de materiais ecologicamente corretos.

Os compradores do Grupo incluem critérios ambientais em todas as propostas e, em termos de logística, a equipe está trabalhando em colaboração com os promotores do campeonato para ter uma abordagem mais ecológica.

Algumas das ações implementadas desde 2022 são: incentivar o uso do transporte marítimo, reduzir o peso das peças e dos carros transportados e otimizar e reduzir as viagens das equipes para finais de semana de testes e corridas. Para que todos os colaboradores trabalhem neste sentido, foram organizados workshops na fábrica de Satory para discutir as causas e consequências das alterações climáticas graças ao Climate Fresk.

Todas as ações e eventos realizados conduzem às emissões de gases, já as corridas, em comparação com outros esportes, estão à frente do seu tempo. Os esportes motorizados fazem mais do que apenas reduzir as suas emissões, desenvolvendo novas tecnologias para uma mobilidade mais livre e ecológica.

A Stellantis Motorsport tem uma visão mais ampla do que a exigida pelos regulamentos do automobilismo, o que faz parte da política global para tornar esse esporte mais sustentável. Para isso, o objetivo é obter o estatuto de três estrelas do programa de acreditação ambiental da FIA até ao final de 2023.

COLUNA VAMOS TOMAR UM VINHO. Maior feira de vinhos da Espanha faz promoções no Brasil. Comitiva espanhola com autoridades virão a São Paulo e Rio de Janeiro para apresentação a profissionais do vinho

 


FENAVIN - Feira Nacional del Vino, promoverá nos próximos dias 7 e 9 de novembro, dois eventos, em São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente, para apresentação da próxima edição da feira. Para a ocasião virá ao Brasil. Miguel Ángel Valverde, presidente da Excelentíssima Diputación Provincial de Ciudad Real e também presidente da FENAVIN.

 


A edição 2023 marcou 20 anos do evento e ocupou 30 mil metros quadrados recebeu 5.734 expositores e 117 mil visitantes, todos profissionais do setor. Destes, mais de 19 mil eram compradores, sendo mais de 14 mil compradores espanhóis e mais de mil internacionais, vindos de 100 países. O evento também foi rico em atividades paralelas, com um total de 74 palestras, degustações guiadas e mesas redondas.




Embora crescente em nosso mercado a Espanha ainda está sendo descoberta pelo consumidor brasileiro, suscitando grande interesse pelos importadores, que para garimpar novidades para seus catálogos, fequentam feiras, como a FENAVIN, que acontece a cada dois anos em Ciudad Real, a uma hora de Madrid.




A Espanha é o líder mundial em área de vinhedos e 3º produtor mundial de vinhos. No Brasil, onde tem um forte recall de marca, o país ibérico vem galgando posições e hoje já é o quinto em volume, com cerca de 8,5 milhões de garrafas em 2022, e sexto em valor, com US$ 17 milhões (números da Product Audit). Números que tendem a melhorar, com maior presença no mercado.




A FENAVIN acontece a cada dois anos, portanto programe-se para maio de 2025. A organização da feira, em seu balanço de encerramento, reportou que foram feitos durante o evento um total de 519.807 contatos comerciais, com uma estimativa de 106 milhões de Euros em negócios fechados.





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