Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 23 de abril de 2024

Renault Group registra faturamento de 11,7 bilhões de euros e vende quase 550 mil veículos, no 1º trimestre de 2024

  • O Kardian é o mais novo lançamento da Renault

  • Vendas mundiais do Grupo atingiram 549.099 veículos no 1º trimestre, em alta de 2,6% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Na Europa[2], as vendas do Grupo tiveram aumento de 4,3%.

  • Faturamento do Grupo de 11.707 milhões de euros, em alta de 1,8% e 5,9% com taxas de câmbio constantes1 em comparação com o 1º trimestre de 2023.

  • Faturamento da Divisão Automotiva de 10.446 milhões de euros, em queda de 0,7% e em alta de 3,6% com taxas de câmbio constantes1 em comparação com o 1º trimestre de 2023.

  • Sólida carteira de pedidos na Europa de 2,5 meses de vendas previstas, refletindo o sucesso dos produtos e um excelente início de ano em pedidos fechados, mesmo com os lançamentos de produtos-chave previstos para o restante do ano.

  • Renault Group segue sua política comercial centrada no valor com foco nas vendas no varejo (66% das vendas[3]) nos segmentos C & superiores (37% das vendas[4]) nas versões topo de linha, que representam a grande maioria dos últimos lançamentos, bem como em motorizações eletrificadas, com opções híbridas e elétricas (48% das vendas4).

  • Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:
    • Margem operacional do Grupo ≥ 7,5% Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros

 

“O faturamento do 1º trimestre continua ilustrando a rigorosa aplicação da nossa política comercial centrada no valor. Nossa forte carteira de pedidos no fechamento de março e nossos próximos lançamentos vão permitir a aceleração constante da atividade. Estas serão as alavancas da nossa performance financeira, junto com uma redução ainda maior dos custos. O Renault Group já iniciou um novo capítulo com fundamentos robustos: de um lado, a melhoria da performance e alocação eficiente do capital e, de outro, a flexibilidade. Nossos lançamentos de veículos tanto com motorização elétrica como a combustão interna e híbrida demonstram nossa flexibilidade para nos adaptarmos às flutuações ligadas à transição energética. Nossa organização ganha cada vez mais agilidade e velocidade de execução, que são fortalezas no cenário atual”, declarou Thierry Piéton, CFO do Renault Group.

Resultados comerciais: fatos relevantes do 1º trimestre

As vendas mundiais do Renault Group atingiram 549.099 veículos no 1º trimestre de 2024, em alta de 2,6% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Na Europa, o Renault Group mantém a terceira posição com 391.490 vendas, em alta de 4,3%.

Durante este trimestre de transição, em meio aos preparativos dos lançamentos de dez modelos até o fechamento de 2024, o Renault Group teve um aumento em suas vendas graças ao dinamismo de suas três marcas de automóveis.

A marca Renault continua sua progressão no mundo, com 365.356 vendas no 1º trimestre de 2024, em alta de 3,1% em comparação com o 1º trimestre de 2023. A marca se mantém no pódio na Europa, onde segue sua política comercial centrada no valor:

      Mais de uma a cada duas vendas é realizada no canal de varejo[5].

      Os segmentos C e superiores representam 37% das vendas com uma gama de quatro veículos: Arkana, Megane E‑Tech 100% elétrico, Austral e Espace E-Tech híbrido. Nestes modelos, as versões topo de linha representam a grande maioria das vendas.

      As vendas de veículos de passeio eletrificados continuam crescendo, atingindo um mix de vendas de 48%, em alta de 8 pontos em comparação com o 1º trimestre de 2023. Esta progressão é alavancada pelo sucesso dos veículos E-Tech híbridos, com níveis de consumo recorde. Já os veículos de passeio elétricos representam 10,5% das vendas e suas vendas vão continuar avançando com os futuros lançamentos 100% elétricos do Scenic E‑Tech, Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech.

      A marca também fortaleceu sua liderança em veículos comerciais leves[6] na Europa[7] com 76.354 unidades vendidas, em alta de 12,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em um mercado em progressão de 12,0%.

2024 será um ano histórico para a marca Renault, com sete novos lançamentos:

      Dois novos veículos 100% elétricos, com o Scenic E-Tech e o Renault 5 E-Tech.

      Dois novos veículos híbridos na Europa: Rafale E-Tech e Symbioz.

      Novo Renault Master (versões a combustão e 100% elétricas).

      Dois novos veículos em mercados fora da Europa: Kardian e um veículo da Renault Korea Motors (SUV do segmento D).

Além disso, a marca Renault vai se beneficiar do facelift do Captur e lançamento do Renault Duster para os mercados internacionais.

As vendas da Dacia avançaram 3,6% na Europa, com 153.439 unidades. Destaque para o Sandero que se tornou o veículo mais vendido na Europa no 1º trimestre, considerando todos os canais de venda, com 72.995 vendas, em progressão de 20,2% em comparação com o 1º trimestre de 2023.

O restante do ano será marcado pelo lançamento da nova geração de dois outros pilares-chave revelados recentemente:

      O Novo Dacia Duster registrou mais de 18.000 pedidos nos 30 primeiros dias de comercialização, antes mesmo de sua chegada à rede de concessionárias prevista para o próximo trimestre.

      O Novo Dacia Spring, um dos veículos elétricos mais acessíveis do mercado europeu.


Alpine Vision

Alpine registrou 1.065 vendas (+88,8% em comparação com o 1º trimestre de 2023), graças principalmente ao sucesso das versões topo de linha do A110, um cupê esportivo de dois lugares.

Em 13 de junho de 2024, a Alpine vai revelar o A290 nas 24 Horas de Le Mans® (França). Este futuro compacto urbano esportivo de cinco lugares será o primeiro modelo 100% elétrico da marca.

 

Faturamento do 1º trimestre

O faturamento do Grupo atingiu 11.707 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, em alta de
1,8% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Com taxas de câmbio constantes[1], o faturamento do Grupo está em alta de 5,9%.

faturamento da Divisão Automotiva atingiu 10.446 milhões de euros, em queda de 0,7% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Este número inclui um efeito negativo das taxas de câmbio de -4,3 pontos (-447 milhões de euros), principalmente associado à desvalorização do Peso Argentino e, em menor medida, à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes1, o faturamento da Divisão Automotiva teve alta de 3,6%. Esta evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:

  • Um efeito dos preços robusto de 4,1 pontos, que reflete a continuidade da política comercial centrada no valor e os aumentos de preços para compensar o impacto da desvalorização cambial.
  • Um efeito do mix de produtos estável de 0,1 ponto, explicado pelo impacto positivo das vendas nos segmentos C e superiores da marca Renault compensado por (i) um efeito negativo do fim de vida do Zoe e (ii) o sucesso contínuo do Clio, Twingo (apesar do fim de vida) e do Sandero, que tiveram um impacto negativo em razão de seu preço médio de venda inferior ao do Grupo.
  • Um efeito do mix geográfico estável de 0,6 ponto, graças à performance das vendas na Europa.
  • Um efeito dos volumes negativo de 4,6 pontos. O crescimento de 2,6% dos emplacamentos foi compensado por uma desestocagem mais forte da rede de concessionárias independentes no
    1º trimestre de 2024 em comparação com o 1º trimestre de 2023 (-40 mil veículos de um ano para o outro).
  • Um impacto positivo das vendas às empresas parceiras de 2,4 pontos, graças ao aumento dos faturamentos de P&D em linha com a aceleração das parcerias do Grupo.
  • Um efeito “Outros” positivo de 1,0 ponto, associado principalmente à sólida performance da atividade de pós-venda (peças e acessórios).

 

Renault Megane E-Tech 

Os Serviços de Mobilidade contribuíram com 15 milhões de euros para o faturamento do 1º trimestre de 2024, contra 9 milhões de euros no 1º trimestre de 2023.

Mobilize Financial Services (anteriormente RCI Bank and Services) teve um faturamento de 1.246 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, em alta de 27,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em razão da alta das taxas de juros e aumento de 9,8% dos ativos geradores de receita (54,2 bilhões de euros), em comparação com o 1º trimestre de 2023.

Em 31 de março de 2024, os estoques totais (incluindo a rede de concessionárias independentes) totalizam 530.000 veículos:

      Estoques do Grupo de 228.000 veículos.

      Estoques da rede de concessionárias independentes de 302.000 veículos.

Os estoques diminuíram fortemente em comparação com os 580.000 veículos em estoque no 1º trimestre de 2023.

No fechamento de março, o nível dos estoques totais estava novamente em linha com a evolução sazonal normal, com uma carteira de pedidos robusta de 2,5 meses de vendas previstas no fechamento de março.


Renault Alaskan fabriocada na Argentina


Perspectivas financeiras para 2024

O Renault Group confirma suas perspectives financeiras para o ano de 2024:

      Margem operacional do Grupo superior ou igual a 7,5%.

      Fluxo de caixa livre superior ou igual a 2,5 bilhões de euros.

 

A ofensiva de produtos e a aceleração da redução dos custos continuarão sendo as alavancas da performance operacional e da forte geração de caixa em 2024

      2024 será um ano histórico, com dez lançamentos de veículos novos (sete veículos novos da marca Renault[9], dois veículos da marca Dacia e um veículo da marca Alpine).

      Aceleração da redução dos custos e dos prazos de lançamento no mercado, tanto para veículos a combustão como elétricos, já iniciada com uma trajetória contínua.

 

Faturamento consolidado do Renault Group

(em milhões de euros)

2023

2024

Variação
2024/2023

Variação com taxas de câmbio constantes

1º  trimestre

 

 

 

 

Divisão Automotiva

10.515

10.446

-0,7%

+3,6%

Serviços de Mobilidade

9

15

+66,7%

+65,4%

Financiamento das vendas
(Mobilize Financial Services)

974

1.246

+27,9%

+30,7%

Total

11.498

11.707

+1,8%

+5,9%

__________

Para analisar a variação do faturamento consolidado com taxas de câmbio constantes, o Renault Group recalcula o faturamento do exercício corrente aplicando a média das taxas de câmbio do período anterior.

2 ACEA – Escopo Europa.

3 Renault Group, carros de passeio, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido.

4 Marca Renault, carros de passeio, Europa.

5 Renault Group, carros de passeio, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido.

6 Exceto picapes.

7 ACEA – Escopo Europa.

9 Lançamentos de novos veículos para a marca Renault em 2024 com exceção do Renault Duster (fora da Europa) e facelift do Captur

 

15 principais mercados do Renault Group no fechamento de março de 2024

Acumulado no fechamento de março de 2024

Volumes 1

Participação de mercado

(unidades)

Veículos de Passeio e Comerciais Leves (%)

  

1

FRANÇA

134.717

24,9

2

ITÁLIA

 54.545

10,7

3

TURQUIA

 46.962

15,9

4

ALEMANHA

 33.121

4,3

5

ESPANHA + ILHAS CANÁRIAS

 31.805

11,2

6

REINO UNIDO

 30.497

4,7

7

BRASIL

 26.707

5,5

8

BÉLGICA + LUXEMBURGO

 17.741

10,6

9

MARROCOS

 14.887

41,7

10

ROMÊNIA

 13.387

34,8

11

POLÔNIA

 12.355

8,0

12

ÍNDIA

 12.131

0,9

13

HOLANDA

 10.203

8,2

14

PORTUGAL

 10.176

15,3

15

MÉXICO

 9.053

2,6

1 Exceto Twizy.


Vendas totais do Renault Group de Veículos de Passeio (VP) e Veículos comerciais leves (VU) por marca

 

1º trimestre

1º trimestre

 

 

2023 1

2024

% variação

RENAULT

 

 

VP

                  266.967

               266.889

-

VU

                       87.516

                   98.467

+12,5%

VP + VU

                 354.483

               365.356

+3,1%

RENAULT KOREA MOTORS

 

 

VP

                        6.908

                      5.385

-22,0%

DACIA

 

 

 

VP

                   170.482

                 175.335

+2,8%

VU

                             1.311

                       1.958

+49,4%

VP + VU

                     171.793

                 177.293

+3,2%

ALPINE

 

 

 

VP

                             564

                       1.065

+88,8%

OUTROS1

 

 

 

VP

                         1.208

                                  -

N/A

RENAULT GROUP

 

 

 

VP

                   446.129

               448.674

+0,6%

VU

                     88.827

                100.425

+13,1%

VP + VU

                  534.956

               549.099

+2,6%

     

 

1  Vendas da Mobilize, Jinbei & Huasong e Eveasy até julho de 2023.

VAMOS BEBER VINHO // Cooperativa Vinícola Garibaldi lança Moscato Zero Álcool Rosé // Churrasco com vinho? Saiba como oferecer as melhores harmonizações mais agradáveis ao paladar para este clássico // Grupo Vino! inaugura primeira unidade em Goiás // Churrasco & Vinho: a combinação que ganha cada vez mais o paladar dos brasileiros.

 


Moscato Zero Álcool Rosé é novidade da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Crédito: Philogus

 Cooperativa Vinícola Garibaldi lança Moscato Zero Álcool Rosé. Novidade de 2024 renova produção dedicada a consumidores que preferem bebidas sem álcool


Lançado em 2023 e alçado à condição de hit no portfólio da Cooperativa Vinícola Garibaldi, o espumante Garibaldi Moscato Zero Álcool fez tanto sucesso que ganhou nova versão neste ano. Novidade de 2024, o Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé chega para ampliar as nuances da bebida e as opões para os apreciadores dessa variedade.
 

O Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé chega com novas cores e aromas devido à adição de uvas tintas em sua elaboração. Além da Moscato Branco, o espumante é elaborado com uma pequena quantidade de duas das mais clássicas variedades da Serra Gaúcha, a Bordô e a Isabel, responsáveis pela tonalidade rosé delicada assumida pela bebida. Isso agrega ao rótulo algumas particularidades: os aromas seguem as nuances da variedade moscato, mas as uvas tintas trazem um toque de frutas e flores vermelhas.
 

Outra semelhança, além das características aromáticas, é o equilíbrio entre açúcares e acidez das versões sem álcool com relação às convencionais – o Garibaldi Moscatel Rosé e o Garibaldi Moscatel. A diferença é que os lançamentos não passam pelo processo de fermentação, resultando em um produto sem álcool em sua composição. A bebida é gaseificada lentamente em autoclaves, que são tanques de pressão, para melhor incorporação do gás carbônico.
 

O resultado é uma bebida repleta de atrativos para quem deseja erguer a taça, mas prefere brindar com bebidas não alcoólicas. “O Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé tem uma característica aromática intensa, notas bastante frutadas, remetendo ao floral e cítrico”, analisa o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari. No paladar, a bebida apresenta sabor adocicado com bom equilíbrio entra açúcares e acidez, o que lhe confere frescor e intensidade no paladar. Por esse perfil, sua harmonização deve ser com sobremesas e pratos agridoces.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Toyota do Brasil lança Novo Corolla Cross 2025 em seis versões com novidades no design, tecnologia, sofisticação e melhorias importantes e a tradicional confiabilidade. Versões eletrificadas seguem com valores inalterados. Custa a partir de R$ 164.990

SUV é o veículo eletrificado mais vendido do Brasil

 

ASSISTA O VÍDEO

https://youtu.be/aMAsKapBRBI

 

São Paulo, 22 de abril de 2024 - A Toyota do Brasil anuncia a chegada do Novo Corolla Cross 2025, marcando um novo padrão de excelência em design, tecnologia e sofisticação na categoria, um “caminho sem volta” para quem busca a robustez de um SUV com a confiabilidade da Toyota.
 

Com mais de 230 mil unidades produzidas, o Corolla Cross é um grande sucesso no mercado brasileiro e nos mais de 20 países da América Latina e Caribe onde é vendido. Em 2023, além de ter sido o eletrificado mais vendido do Brasil, o modelo também se destacou como o carro mais exportado do país.


O Novo Corolla Cross 2025 passa por sua primeira grande reestilização visual, recebe mais equipamentos e itens de comodidade, sem abrir mão do já consagrado sistema híbrido flex.


O SUV chega ao mercado com grandes atributos para se manter como o automóvel com os proprietários mais satisfeitos do Brasil (96% de satisfação em Vendas e 91% em Pós-Venda), título que reforça o compromisso da Toyota com seus clientes em relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos.
 

A linha 2025 do Novo Corolla Cross chega às concessionárias da Toyota a partir de 23 de abril em seis versões: XRX Hybrid, XRV Hybrid, GR-Sport, XRX, XRE e XR (direcionado para o mercado de Vendas Diretas).

 


SUV está disponível em seis versões, incluindo duas com motorização híbrida flex.

 

Design mais moderno e sofisticado  

O Novo Corolla Cross 2025 traz a dianteira totalmente renovada, com destaque para a nova grade em estilo colmeia que transmite modernidade e sofisticação. O conjunto óptico ganhou novo design nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando de forma ainda mais integrada farol alto e de baixa intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional.
 

As novas rodas de liga leve de 18’’, desde a versão XRE, chegam também com novo design tridimensional para as configurações XRX e XRX Hybrid, remetendo a mais elegância. Já as lanternas traseiras foram redesenhadas e conferem ao SUV uma presença ainda mais marcante.

 

SUV traz dianteira renovada, com design mais moderno e sofisticado.

 

Interior – um novo patamar em acabamento e conforto 

O Novo Corolla Cross recebeu refinamentos internos para garantir uma experiência ainda mais sofisticada aos ocupantes. Um dos principais destaques é o novo painel digital de 12,3 polegadas, presente em todas as versões a partir da XRE, com três menus configuráveis para acesso intuitivo as informações essenciais de condução.
 

Toda a linha 2025 do SUV recebe itens de conveniência como freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução nas versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as configurações XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid. Este mecanismo também pode ser acionado com os pés por meio de sensores (kick sensor), proporcionando conveniência adicional ao motorista.

 


SUV oferece itens priorizando conforto ao motorista e passageiros


Os novos acabamentos internos ampliam a percepção de uma categoria superior, incluindo novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. A iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE.

O SUV ainda oferece direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital automático com saída traseira - com sistema Dual Zone e S-Flow para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com seis regulagens para altura, distância e inclinação, além de ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas três versões acima; banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes de distância e inclinação, entre outros itens que trazem conforto ao motorista e passageiros.

 

SUV entrega interior mais sofisticado, em um novo patamar de acabamento e conforto

 

Motorização – foco em eficiência 

O Novo Corolla Cross se mantém como o SUV flex mais econômico do país e o segundo carro flex mais econômico do mercado brasileiro, atrás apenas do Corolla sedã. O modelo ainda se destaca como o único SUV híbrido flex produzido no Brasil, na cidade de Sorocaba (SP).

 

As versões híbridas flex XRX Hybrid e XRV do Novo Corolla Cross são equipadas com o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina, com 14,5 kgf.m de torque (com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo respostas rápidas e condução aprimorada.

 

A versão híbrida flex é equipada com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem, eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor sem desperdiçar energia e contribuindo para a eficiência de combustível.
 

Os híbridos flex da Toyota têm um consumo 30% menor em comparação com as versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO₂ quando abastecidos com etanol.


As versões equipadas com o motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entregam até 175 cv e torque de 20,8 kgfm, receberam a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery). A transmissão Direct Shift dessas configurações simula dez marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade. 


Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

SUV flex é considerado o mais econômico de sua categoria

 

Pioneirismo em eletrificados 

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para uma redução de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

 

Seguindo uma trajetória de pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias, a Toyota também foi a primeira a lançar, em 2019, o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que também equipa o Corolla Cross desde 2021. 

 
Atualmente, Toyota e Lexus correspondem por cerca de 40% dos modelos eletrificados em circulação nas ruas do Brasil, demonstrando um compromisso sólido da Toyota com o futuro, sustentabilidade e a inovação. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram vendidas entre as marcas Toyota e Lexus, sendo que 20 mil foram dos modelos Corolla e Corolla Cross. Esses números refletem não apenas uma liderança em vendas, mas também uma contribuição significativa para a redução das emissões de carbono e o avanço da mobilidade sustentável no país por meio da consagrada tecnologia híbrida flex.

SUV faz parte do plano da Toyota de manter liderança em vendas, com alta redução nas emissões de carbono

 

Beyond Zero  

O Novo Corolla Cross 2025 estreia no Brasil a nova identidade global da Toyota para neutralidade de carbono - Beyond Zero. O badge exclusivo, posicionado na lateral frontal e traseira nas versões XRX Hybrid e XRV Hybrid, cria uma assinatura visual distinta para as versões eletrificadas.


A visão Beyond Zero da Toyota representa o compromisso da empresa em ir além da neutralidade de carbono com seus produtos, serviços e operações, e seguir em busca de novas maneiras de causar um impacto positivo no planeta e na sociedade. Atualmente, a Toyota oferece uma ampla gama de veículos de baixa ou zero emissão. A estratégia da empresa é focada em múltiplas rotas tecnológicas, sempre oferecendo a tecnologia mais adequada para cada região ou cliente.

 

SUV carrega badge Beyond Zero da Toyota, assinatura visual distinta para versões eletrificadas

 

Segurança 

O Corolla Cross já chegou ao mercado como um dos mais bem equipados em itens de segurança de seu segmento. Na linha 2025, o modelo traz Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, adicionando mais comodidade e segurança nas viagens, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar.


O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como: 


Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos e, diante da possibilidade de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos de impacto. No Corolla Cross, o sistema também detecta pedestres e ciclistas. 


Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida, que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta. 


Faróis altos automáticos (AHB): sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos.  


Além do próprio Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo. 

 

SUV segue como um dos veículos mais bem equipados em itens de segurança do seu segmento

 

Novo Corolla Cross 2025 na KINTO  

Provedora de soluções de mobilidade, a Toyota também disponibiliza o novo Corolla Cross para aluguel através da KINTO e seus serviços, como o KINTO One Personal, destinado à assinatura de veículos, o KINTO One Fleet, voltado para gestão de frotas corporativas, e o KINTO Share, para clientes que necessitam alugar modelos da marca por horas, dias ou semanas.


No KINTO Share, as diárias do modelo têm valores a partir de R$ 419,00 e toda a operação, incluindo a disponibilidade conforme concessionária pretendida, é realizada por meio do app KINTO Share Latam. Nos serviços Personal e Fleet, os contratos podem ser fechados a partir de 12 meses. Os clientes também podem buscar mais informações e cotações na rede de concessionárias Toyota de todo o país ou pelo site Link.

 

SUV está disponível para aluguel por meio da KINTO e seus serviços

​​​
Garantia 

Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, o Novo Corolla Cross 2025 tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido/elétrico, sem limite de quilometragem no uso particular, enquanto para uso comercial o limite é de 200 mil KM, prevalecendo o que ocorrer primeiro (tempo ou quilometragem). Os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do melhor pós-venda do país, que tem como objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

 

Tabela de preços 


XRX Hybrid -------------- R$ 210.990

XRV Hybrid -------------- R$ 202.690

GR-Sport Dualtone --- R$ 197.790

GR-Sport Monotone -- R$ 199.690

XRX FFV ------------------ R$ 191.790

XRE FFV ------------------ R$ 178.590

XR FFV -------------------- R$ 164.990 

Brasileiro Augusto Farfus vence na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance. Pela Hypercar, deu Toyota, com Kamui Kobayashi segurando o ímpeto de Kévin Estré no fim.




Teve vitória brasileira nas 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), realizada neste domingo (21) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. O brasileiro Augusto Farfus, pilotando um dos BMW M4 da Team WRT, foi o vencedor na categoria GT3 em parceria com o britânico Darren Leung e o indonésio Sean Gelael. 

O McLaren 750S GT3 número 59, que tem o brasileiro Nicolas Costa, ficou na 11ª posição na LMGT3. A vitória na classificação geral e na classe Hypercar ficou com o trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, que largou na sexta posição com o Toyota GR010 Hybrid.

O tom de imprevisibilidade da prova surgiria logo na primeira volta, na entrada da curva Tamburello, com um acidente envolvendo vários carros, entre eles os Alpine de Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere, o BMW de Marco Witmann e o Peugeot de Paul Di Resta.

Na saída do safety car, o trio Nicklas Nielsen, Antonio Giovinazzi e Robert Kubica se consolidou na ponta, confirmando o domínio apresentado pela Ferrari nos treinos e na classificação – assim como o predomínio de Aliaksandr Malykhin e seu Porsche 911 na GT3.

Mas a corrida para a marca italiana começou a desandar faltando 4 horas e 34 minutos, quando o carro 83 então guiado por Kubica, que de acordo com a direção de prova não teria respeitado os procedimentos de bandeira amarela na pista. A prova passou a ser liderada por Antonio Giovinazzi (51), Laurens Vanthoor (6) e Mike Conway (7).

Enquanto isso, o Lamborghini Huracan Evo2 da Iron Dames, guiado por Sarah Bovy, Doriane Pin e Michelle Gatting, desistiu por problemas eletrônicos. Faltando 4 horas de prova, Valentino Rossi assumiu o posto do BMW M4 para manter a segunda posição na GT3.

Na Hypercar, Laurens Vanthoor (6) e Mike Conway (7) travavam uma bela disputa enquanto Giovinazzi abria quase 15 segundos de diferença. E por mais da metade da prova a marca italiana demonstrava controle da corrida. Até que a chuva se aproximou do circuito.

Apostando que seria uma garoa passageira, a Ferrari AF Corse decidiu manter os pneus para pista seca para o espanhol Miguel Molina (50) e o britânico James Calado (51), então os ponteiros das 6 Horas de Ímola. Foi o erro fatal da equipe, que poucos minutos depois se desesperou com a chegada da chuva mais forte e viu seus pilotos escorregarem na pista.

Logo depois ambos pararam para a troca de pneus de chuva, mas era tarde: o Toyota número 7 assumiria para não perder mais. O francês Kévin Estre e seu Porsche 963 até chegou a ameaçar a liderança da Toyota Gazoo Racing, mas o japonês Kamui Kobayashi mostrou experiência na defesa da posição e cruzou a linha de chegada em primeiro.

Na GT3, Farfus e Maxime Martin protagonizaram uma acirrada disputa, até que o belga cometeu um erro e facilitou a ultrapassagem do brasileiro, que assumiu a ponta para emplacar a primeira vitória da temporada.

“Foi uma corrida sensacional, uma execução sensacional da equipe. Não tínhamos o carro mais rápido no seco, mas vimos que tínhamos chances de chegar entre os três primeiros. Foi extremamente difícil em função da indefinição da chuva nas últimas duas horas de corrida. Nossos dois carros foram os únicos que ficaram na pista com pneus slick. Isso acabou dando uma vantagem, mas também nos colocou em uma posição mais arriscada, porque a chuva poderia aumentar a qualquer momento e aí a gente ia se complicar. A chuva veio e soubemos usá-la de forma inteligente. Uma vitória realmente importante para o campeonato”, declarou o piloto do carro 31 da Team WRT.

Nicolas Costa e seus companheiros da United Autosports terminaram na 11ª colocação, mas o brasileiro viu melhoras em seu McLaren 720S LMGT3 Evo. “Foi uma corrida de altos e baixos. Estávamos com um ritmo ótimo, mas um pneu furado nos fez cair de posições. Recuperamos, mas depois de um safety car caímos de novo. Teríamos chegado em quinto, não fosse isso. Faltou sorte, mas o potencial está aí, estamos felizes com o desempenho do carro e levamos coisas positivas para a próxima etapa”, avalia o brasileiro.

A terceira etapa do FIA WEC será a 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 11 de maio.

Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (LMGT3)



Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) - BMW M4 GT3 #31, Team WRT (6:01:53.337)

2º Ahmad Al Marthy (OMA) / Valentino Rossi (ITA) / Maxime Martin (BEL) - BMW M4 GT3 #46, Team WRT (6:02:16.175)

3º Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) - Porsche 911 GT3 R #92, Manthey PureRxcing (6:01:04.754)

4º Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / Alessio Rovera (ITA) - Ferrari 296 GT3 #55, Vista AF Corse (6:02:12.279)

5º Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR GT3 #27, Heart of Racing Team (6:00:35.211)

6º Joshua Caygill (GBR) / Nicolas Pino (CHL) / Marino Sato (JAP) - McLaren 720S GT3 Evo #95, United Autosports (6:00:57.806)

7º Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (AGO) / Charlie Eastwood (IRL) - Corvette Z06 GT3.R #81, TF Sport (6:01:02.676)

8º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) - Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport (6:01:20.952)

9º Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) / Benjamin Barker (GBR) - Ford Mustang GT3 #77, Proton Competition (6:01:21.644)

10º Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) / Marco Sorsensen (DIN) - Aston Martin Vantage AMR GT3 #777, D'Station Racing (6:01:30.483)

Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (Hypercar)

1º Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing (6:00.34.717)

2º Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) - Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport (6:00:41.798)

3º Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport (6:01:00.343)

4º Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse (6:01:06.186)

5º Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing (6:01:08.494)

6º Sheldon Van Der Linde (ZAF) / Robin Frijns (NLD) / René Rast (DEU) - BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT (6:00:47.486)

7º Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) / Antonio Giovinazzi (ITA) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse (6:01:01.608)

8º Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) - Ferrari 499P #83, AF Corse (6:01:03.390)

9º Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / - Peugeot 9X8 #93, PeugeotTotalEnergies (6:00:41.035)

10 º Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing (6:00:55.491).

FIA WEC, temporada 2024


NÚMEROS GERAIS

Carros: 37

Modelos e versões diferentes: 18

Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus

Equipes: 24


Pilotos: 110

Nacionalidades: 29, França, Itália, Grã-Bretanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Holanda, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, China, Israel, Indonésia, Omã, Angola, Irlanda, Argentina, Noruega, Bielorrússia, Chile, Polônia

CATEGORIA LMGT3


Carros: 18

Pilotos: 54

Equipes: 12, Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing

CATEGORIA HYPERCAR

Carros: 19

Pilotos: 56

Equipes: 12, Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition

MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS

Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010

CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC

Data /                 Etapa /                            País


02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar

21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália

11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica

15/06 – 24 Horas de Le Mans – França

14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil

01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos

15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão

02/11 – BapcoEnergies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.