- Vendas mundiais do Grupo atingiram 549.099 veículos no 1º trimestre, em alta de 2,6% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Na Europa[2], as vendas do Grupo tiveram aumento de 4,3%.
- Faturamento do Grupo de 11.707 milhões de euros, em alta de 1,8% e 5,9% com taxas de câmbio constantes1 em comparação com o 1º trimestre de 2023.
- Faturamento da Divisão Automotiva de 10.446 milhões de euros, em queda de 0,7% e em alta de 3,6% com taxas de câmbio constantes1 em comparação com o 1º trimestre de 2023.
- Sólida carteira de pedidos na Europa de 2,5 meses de vendas previstas, refletindo o sucesso dos produtos e um excelente início de ano em pedidos fechados, mesmo com os lançamentos de produtos-chave previstos para o restante do ano.
- O Renault Group segue sua política comercial centrada no valor com foco nas vendas no varejo (66% das vendas[3]) nos segmentos C & superiores (37% das vendas[4]) nas versões topo de linha, que representam a grande maioria dos últimos lançamentos, bem como em motorizações eletrificadas, com opções híbridas e elétricas (48% das vendas4).
- O Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:
- Margem operacional do Grupo ≥ 7,5% Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros
“O faturamento do 1º trimestre continua ilustrando a rigorosa aplicação da nossa política comercial centrada no valor. Nossa forte carteira de pedidos no fechamento de março e nossos próximos lançamentos vão permitir a aceleração constante da atividade. Estas serão as alavancas da nossa performance financeira, junto com uma redução ainda maior dos custos. O Renault Group já iniciou um novo capítulo com fundamentos robustos: de um lado, a melhoria da performance e alocação eficiente do capital e, de outro, a flexibilidade. Nossos lançamentos de veículos tanto com motorização elétrica como a combustão interna e híbrida demonstram nossa flexibilidade para nos adaptarmos às flutuações ligadas à transição energética. Nossa organização ganha cada vez mais agilidade e velocidade de execução, que são fortalezas no cenário atual”, declarou Thierry Piéton, CFO do Renault Group.
Resultados comerciais: fatos relevantes do 1º trimestre
As vendas mundiais do Renault Group atingiram 549.099 veículos no 1º trimestre de 2024, em alta de 2,6% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Na Europa, o Renault Group mantém a terceira posição com 391.490 vendas, em alta de 4,3%.
Durante este trimestre de transição, em meio aos preparativos dos lançamentos de dez modelos até o fechamento de 2024, o Renault Group teve um aumento em suas vendas graças ao dinamismo de suas três marcas de automóveis.
A marca Renault continua sua progressão no mundo, com 365.356 vendas no 1º trimestre de 2024, em alta de 3,1% em comparação com o 1º trimestre de 2023. A marca se mantém no pódio na Europa, onde segue sua política comercial centrada no valor:
□ Mais de uma a cada duas vendas é realizada no canal de varejo[5].
□ Os segmentos C e superiores representam 37% das vendas com uma gama de quatro veículos: Arkana, Megane E‑Tech 100% elétrico, Austral e Espace E-Tech híbrido. Nestes modelos, as versões topo de linha representam a grande maioria das vendas.
□ As vendas de veículos de passeio eletrificados continuam crescendo, atingindo um mix de vendas de 48%, em alta de 8 pontos em comparação com o 1º trimestre de 2023. Esta progressão é alavancada pelo sucesso dos veículos E-Tech híbridos, com níveis de consumo recorde. Já os veículos de passeio elétricos representam 10,5% das vendas e suas vendas vão continuar avançando com os futuros lançamentos 100% elétricos do Scenic E‑Tech, Renault 5 E-Tech e Renault 4 E-Tech.
□ A marca também fortaleceu sua liderança em veículos comerciais leves[6] na Europa[7] com 76.354 unidades vendidas, em alta de 12,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em um mercado em progressão de 12,0%.
2024 será um ano histórico para a marca Renault, com sete novos lançamentos:
□ Dois novos veículos 100% elétricos, com o Scenic E-Tech e o Renault 5 E-Tech.
□ Dois novos veículos híbridos na Europa: Rafale E-Tech e Symbioz.
□ Novo Renault Master (versões a combustão e 100% elétricas).
□ Dois novos veículos em mercados fora da Europa: Kardian e um veículo da Renault Korea Motors (SUV do segmento D).
Além disso, a marca Renault vai se beneficiar do facelift do Captur e lançamento do Renault Duster para os mercados internacionais.
As vendas da Dacia avançaram 3,6% na Europa, com 153.439 unidades. Destaque para o Sandero que se tornou o veículo mais vendido na Europa no 1º trimestre, considerando todos os canais de venda, com 72.995 vendas, em progressão de 20,2% em comparação com o 1º trimestre de 2023.
O restante do ano será marcado pelo lançamento da nova geração de dois outros pilares-chave revelados recentemente:
□ O Novo Dacia Duster registrou mais de 18.000 pedidos nos 30 primeiros dias de comercialização, antes mesmo de sua chegada à rede de concessionárias prevista para o próximo trimestre.
□ O Novo Dacia Spring, um dos veículos elétricos mais acessíveis do mercado europeu.
Alpine Vision |
A Alpine registrou 1.065 vendas (+88,8% em comparação com o 1º trimestre de 2023), graças principalmente ao sucesso das versões topo de linha do A110, um cupê esportivo de dois lugares.
Em 13 de junho de 2024, a Alpine vai revelar o A290 nas 24 Horas de Le Mans® (França). Este futuro compacto urbano esportivo de cinco lugares será o primeiro modelo 100% elétrico da marca.
Faturamento do 1º trimestre
O faturamento da Divisão Automotiva atingiu 10.446 milhões de euros, em queda de 0,7% em comparação com o 1º trimestre de 2023. Este número inclui um efeito negativo das taxas de câmbio de -4,3 pontos (-447 milhões de euros), principalmente associado à desvalorização do Peso Argentino e, em menor medida, à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes1, o faturamento da Divisão Automotiva teve alta de 3,6%. Esta evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:
- Um efeito dos preços robusto de 4,1 pontos, que reflete a continuidade da política comercial centrada no valor e os aumentos de preços para compensar o impacto da desvalorização cambial.
- Um efeito do mix de produtos estável de 0,1 ponto, explicado pelo impacto positivo das vendas nos segmentos C e superiores da marca Renault compensado por (i) um efeito negativo do fim de vida do Zoe e (ii) o sucesso contínuo do Clio, Twingo (apesar do fim de vida) e do Sandero, que tiveram um impacto negativo em razão de seu preço médio de venda inferior ao do Grupo.
- Um efeito do mix geográfico estável de 0,6 ponto, graças à performance das vendas na Europa.
- Um efeito dos volumes negativo de 4,6 pontos. O crescimento de 2,6% dos emplacamentos foi compensado por uma desestocagem mais forte da rede de concessionárias independentes no1º trimestre de 2024 em comparação com o 1º trimestre de 2023 (-40 mil veículos de um ano para o outro).
- Um impacto positivo das vendas às empresas parceiras de 2,4 pontos, graças ao aumento dos faturamentos de P&D em linha com a aceleração das parcerias do Grupo.
- Um efeito “Outros” positivo de 1,0 ponto, associado principalmente à sólida performance da atividade de pós-venda (peças e acessórios).
Renault Megane E-Tech |
Os Serviços de Mobilidade contribuíram com 15 milhões de euros para o faturamento do 1º trimestre de 2024, contra 9 milhões de euros no 1º trimestre de 2023.
A Mobilize Financial Services (anteriormente RCI Bank and Services) teve um faturamento de 1.246 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, em alta de 27,9% em comparação com o 1º trimestre de 2023, em razão da alta das taxas de juros e aumento de 9,8% dos ativos geradores de receita (54,2 bilhões de euros), em comparação com o 1º trimestre de 2023.
Em 31 de março de 2024, os estoques totais (incluindo a rede de concessionárias independentes) totalizam 530.000 veículos:
□ Estoques do Grupo de 228.000 veículos.
□ Estoques da rede de concessionárias independentes de 302.000 veículos.
Os estoques diminuíram fortemente em comparação com os 580.000 veículos em estoque no 1º trimestre de 2023.
No fechamento de março, o nível dos estoques totais estava novamente em linha com a evolução sazonal normal, com uma carteira de pedidos robusta de 2,5 meses de vendas previstas no fechamento de março.
Renault Alaskan fabriocada na Argentina |
Perspectivas financeiras para 2024
O Renault Group confirma suas perspectives financeiras para o ano de 2024:
□ Margem operacional do Grupo superior ou igual a 7,5%.
□ Fluxo de caixa livre superior ou igual a 2,5 bilhões de euros.
A ofensiva de produtos e a aceleração da redução dos custos continuarão sendo as alavancas da performance operacional e da forte geração de caixa em 2024
□ 2024 será um ano histórico, com dez lançamentos de veículos novos (sete veículos novos da marca Renault[9], dois veículos da marca Dacia e um veículo da marca Alpine).
□ Aceleração da redução dos custos e dos prazos de lançamento no mercado, tanto para veículos a combustão como elétricos, já iniciada com uma trajetória contínua.
Faturamento consolidado do Renault Group
(em milhões de euros) | 2023 | 2024 | Variação | Variação com taxas de câmbio constantes |
1º trimestre |
|
|
|
|
Divisão Automotiva | 10.515 | 10.446 | -0,7% | +3,6% |
Serviços de Mobilidade | 9 | 15 | +66,7% | +65,4% |
Financiamento das vendas | 974 | 1.246 | +27,9% | +30,7% |
Total | 11.498 | 11.707 | +1,8% | +5,9% |
1 Para analisar a variação do faturamento consolidado com taxas de câmbio constantes, o Renault Group recalcula o faturamento do exercício corrente aplicando a média das taxas de câmbio do período anterior.
2 ACEA – Escopo Europa.
3 Renault Group, carros de passeio, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido.
4 Marca Renault, carros de passeio, Europa.
5 Renault Group, carros de passeio, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido.
6 Exceto picapes.
7 ACEA – Escopo Europa.
9 Lançamentos de novos veículos para a marca Renault em 2024 com exceção do Renault Duster (fora da Europa) e facelift do Captur
15 principais mercados do Renault Group no fechamento de março de 2024
Acumulado no fechamento de março de 2024 | Volumes 1 | Participação de mercado | |
(unidades) | Veículos de Passeio e Comerciais Leves (%) | ||
1 | FRANÇA | 134.717 | 24,9 |
2 | ITÁLIA | 54.545 | 10,7 |
3 | TURQUIA | 46.962 | 15,9 |
4 | ALEMANHA | 33.121 | 4,3 |
5 | ESPANHA + ILHAS CANÁRIAS | 31.805 | 11,2 |
6 | REINO UNIDO | 30.497 | 4,7 |
7 | BRASIL | 26.707 | 5,5 |
8 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 17.741 | 10,6 |
9 | MARROCOS | 14.887 | 41,7 |
10 | ROMÊNIA | 13.387 | 34,8 |
11 | POLÔNIA | 12.355 | 8,0 |
12 | ÍNDIA | 12.131 | 0,9 |
13 | HOLANDA | 10.203 | 8,2 |
14 | PORTUGAL | 10.176 | 15,3 |
15 | MÉXICO | 9.053 | 2,6 |
1 Exceto Twizy.
Vendas totais do Renault Group de Veículos de Passeio (VP) e Veículos comerciais leves (VU) por marca
| 1º trimestre | 1º trimestre |
| |
| 2023 1 | 2024 | % variação | |
RENAULT |
|
| ||
VP | 266.967 | 266.889 | - | |
VU | 87.516 | 98.467 | +12,5% | |
VP + VU | 354.483 | 365.356 | +3,1% | |
RENAULT KOREA MOTORS |
|
| ||
VP | 6.908 | 5.385 | -22,0% | |
DACIA |
|
|
| |
VP | 170.482 | 175.335 | +2,8% | |
VU | 1.311 | 1.958 | +49,4% | |
VP + VU | 171.793 | 177.293 | +3,2% | |
ALPINE |
|
|
| |
VP | 564 | 1.065 | +88,8% | |
OUTROS1 |
|
|
| |
VP | 1.208 | - | N/A | |
RENAULT GROUP |
|
|
| |
VP | 446.129 | 448.674 | +0,6% | |
VU | 88.827 | 100.425 | +13,1% | |
VP + VU | 534.956 | 549.099 | +2,6% | |
1 Vendas da Mobilize, Jinbei & Huasong e Eveasy até julho de 2023.
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