Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Maravilhas do ecoturismo

No Brasil, o segmento do Ecoturismo, ou turismo de natureza, é um dos que mais cresce. Aliando as belas paisagens à prática de esportes e à conservação ambiental, esse segmento promove a visitação responsável e sustentável das áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais.

Entre os cenários favoritos para quem aprecia esse tipo de turismo estão as cachoeiras. Seja com grandes quedas d’águas ou tranquilos poços para banho, o Brasil tem opção para todos os gostos. Para quem é fã de grandes alturas é importante ressaltar que algumas dessas cachoeiras não são próprias para banho ou não
são acessíveis por trilhas. Algumas estão em áreas de preservação ambiental e outras possuem acesso difícil e são perigosas demais para receber visitas. De qualquer forma, apreciá-las, mesmo que de longe, já é um privilégio.


CACHOEIRA DO TABULEIRO


Cachoeira do Tabuleiro – A única mineira da lista é uma das maiores e mais belas do país. Com 273 metros de altura, está localizada na Serra do Espinhaço, a 19 km do município de Conceição do Mato Dentro. Uma das suas particularidades é a parede rochosa em formato de coração, que chama atenção de longe. É considerada uma das mais bonitas do país e tem diferentes trilhas, por cima e por baixo, que permitem o acesso ao local.

CACHOEIRA DA NEBLINA



Cachoeira da Neblina – Essa gigante de 450 metros fica no estado do Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e é a maior cachoeira em altura do Brasil. Como a sua queda d’água é fortíssima e ela está localizada em uma área complexa e perigosa, é terminantemente proibido banhos e visitas. Por isso, só é possível apreciar sua beleza à distância, o que já vale o espetáculo

CACHOEIRA DO EL DORADO



Cachoeira do El Dorado – Fica no Amazonas e é a segunda maior do país, com 353 metros de altura. Ela está no município de Barcelos, a 30 horas de barco convencional de Manaus, em um local bastante isolado, a aproximadamente 211 km da sede do município, o que torna sua visitação bastante difícil. Por esse motivo, as expedições para conhecer essa maravilha da natureza podem ser mais caras, trabalhosas e com trilhas muito extensas. Para chegar ao topo, local de acesso autorizado, são cerca de 10 km de trilha, e para alcançar de fato a queda d’água é mais uma hora de caminhada.

CACHOEIRA DA FUMAÇA


Cachoeira da Fumaça – Essa baiana de 340 metros está localizada na Chapada Diamantina, local queridinho dos apreciadores do ecoturismo. A trilha de acesso que leva à cachoeira tem cerca de 12 km, durando aproximadamente 5 horas entre ida e volta. Apesar da vista linda em seu pico, não é permitido tomar banho no local. Porém, existem outras cachoeiras bem próximas que podem ser apreciadas e curtidas pelos banhistas.

CACHOEIRA DA BOA VISTA



Cachoeira da Boa Vista – Fica bem na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e é a quarta maior queda d’água do país, com 310 metros de altura. Etá localizada em um grande cânion chamado Monte Negro, onde é possível chegar de carro. No entanto, a queda, apesar de alta, tem pouco volume de água. Cachoeira Véu de Noiva – É também no Rio Grande do Sul que está outra gigante de 289 metros de altura. Ela fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Cânion de Itaimbezinho. A trilha que dá vista ao Véu da Noiva é a trilha do Vértice, que é fácil de ser feita, muito bem sinalizada e pavimentada em vários
trechos. Não é uma trilha complexa e tem apenas 1,5 km de extensão. Não é possível acessar a cachoeira, nem no topo nem no poço, apenas pelo mirante é que se pode apreciar a sua enorme queda.

CAHOEIRA DA BEL



Cachoeira da Bel – Outra baiana, de 280 metros, está localizada na colônia Monte Alegre, em Guaratinga, dentro do Parque Nacional do Alto Cariri. A trilha que leva a ela é de fácil acessibilidade, com extensão de 1,8 km. Ela é bastante procurada por praticantes de rapel, já que é permitido o esporte por lá.


CACHOEIRA SALTO DO ITIQUIRA



É no estado de Goiás que está localizada a maior cachoeira acessível do país. Na Região Encantos do Planalto Central, rota turística do estado de Goiás, se encontra o Salto do Itiquira, no município de Formosa, dentro do Parque Municipal do Itiquira. Com seus 168 metros, esta é a oitava maior queda d’água do país. Apesar de ser possível realizar aventuras por diferentes trilhas, o principal acesso é realizado por um percurso de 450
metros em terreno calçado, sendo de fácil acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O Município de Ilhabela também abriga uma das cachoeira mais acessíveis do país. Ela está localizada no Parque Municipal das Cachoeiras, no bairro de Água Branca. O acesso ao local conta com rampas que vão do estacionamento até a água. Na trilha que leva à cachoeira foi construído um corrimão e realizada pavimentação com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade de cadeirantes e pessoas com
mobilidade reduzida.

Novidades turísticas na Rota das Artes

Inhotim o maior museu a céu aberto do mundo

O turismo em Minas Gerais vem crescendo e inovando nos últimos anos, gerando oportunidades de empregos e renda, além de mostrar a cultura, a história, gastronomia e a prosa da mineiridade. A última novidade foi a criação da Rota das Artes que irá impulsionar o desenvolvimento econômico nas regiões atravessadas pelo projeto. O roteiro abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades estão divididas em três destinos, que oferecem, ao todo, 16 experiências.

São eles: Circuito Liberdade – Palácio da Liberdade e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal –, Destino Veredas – Inhotim (Brumadinho), Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho), Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho), Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho), Coração em Branco (Brumadinho), Alquimia dos Quintais (Brumadinho), 4 Estações com o Chef (São Joaquim de Bicas), Da Cozinha ao Quintal da Mestra (São Joaquim de Bicas) e Arte em Madeira (Igarapé), e, por fim, o Circuito do Ouro: Santuário do Bom Jesus do Matosinhos (Congonhas), Museu de Congonhas (Congonhas), Cerâmica Saramenha (Ouro Branco), Ateliê Edney do Carmo (Mariana) e Restaurante Sebastião (Ouro Preto).

Obras de Aleijadinho em Congonhas



A Rota das Artes irá potencializar ainda mais o fluxo turístico no estado, que teve o maior crescimento no país no primeiro bimestre de 2024, com alta de 7,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, e é líder também no desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro deste ano, com crescimento (12,6%) superior ao dobro da média nacional (4,9%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Minas Gerais é uma potência cultural e a cultura possui na arte um dos seus grandes fundamentos. Belo Horizonte, nossa capital, Brumadinho, Ouro Preto e a região metropolitana possuem destinos excepcionais seja no barroco, seja na arte contemporânea ou no modernismo marcante para a formação do Brasil. Lançamos a Rota das Artes e os destinos que são referência mundial na arte e na criatividade”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“Participar da Rota das Artes é de um valor imensurável. Desde o seu lançamento, o Destino Veredas vem trabalhando do tradicional ao contemporâneo por termos Inhotim, que é indutor e uma referência internacional. Todas as experiências são com marco zero no Inhotim. Trouxemos essa nova forma de vivenciar experiências sempre valorizando o tradicional, pois não podemos perder a essência, mas trazendo a pitada do contemporâneo”, afirma Érica Maia, gestora da Instância de Governança Regional (IGR) Veredas.



Ouro Preto, Patrimônio Mundial da Humanidade

A diretora-executiva do Circuito do Ouro, Márcia Martins, também celebra a iniciativa lançada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo: “A Rota das Artes conecta BH a duas grandes regiões turísticas de Minas Gerais, o Circuito do Ouro e Destino Veredas, e tem uma abordagem que permite a essas regiões repensarem a forma de se apresentar junto ao mercado e seguindo as tendências mundiais. No Circuito do Ouro, a Rota das Artes valoriza o trabalho dos artistas e incentiva o empreendedorismo”.

BH Airport recebe premiações

O BH Airport foi reconhecido como o melhor e o mais pontual aeroporto do Brasil na categoria dos maiores aeroportos pelo Prêmio Aviação + Brasil, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Em sua nona edição, a premiação foi entregue durante cerimônia em Brasília, nesta quinta-feira (25), e contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


O prêmio avaliou 61 aeroportos do país com base nos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros realizada pela SAC ao longo de 2023 e premiou aeroportos regionais e nacionais nos quesitos satisfação geral e pontualidade. Na categoria acima de 10 milhões de passageiros, o BH Airport recebeu ambos os prêmios, sendo considerado o melhor em satisfação dos passageiros e o mais pontual do Brasil.

“Liderar o ranking dos melhores e dos mais pontuais entre os maiores do Brasil em um prêmio que reflete a satisfação dos passageiros é muito gratificante e reforça nosso compromisso em oferecer a melhor experiência aos nossos passageiros. Além da pontualidade e segurança, que são quesitos chaves na operação de um aeroporto, também estamos atentos à jornada de experiência dos viajantes, oferecendo um ambiente confortável, funcional, inclusivo e com amplo leque de opções de operações comerciais e de serviços. Tudo isso sem esquecer o nosso legado social e ambiental, que também está entre nossas prioridades”, afirma o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.


   Fotos: Sérgio Francês /MPOR



Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou a importância social e econômica do setor de aviação e parabenizou a organização do prêmio, que estimula o desenvolvimento dos aeroportos no país. “Aviação não é só o transporte de ir e vir, mas sobretudo inclusão social, é turismo de negócios, é turismo de lazer, é o transporte de órgãos e a gente precisa, cada vez mais, apresentar ao país o papel das companhias aéreas e dos aeroportos na economia do Brasil”, disse.

Melhor no Indicador de Qualidade (Fator Q) entre os aeroportos concedidos - Além do reconhecimento da SAC, o BH Airport também obteve, em 2023, o melhor resultado em qualidade de serviços prestados por aeroportos concedidos, segundo a Anac. A medição é realizada anualmente pela associação, com base em indicadores de serviço como conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, entre outros. O BH Airport alcançou o índice de 2%, o melhor resultado do Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços que avalia o desempenho de -7,5% a 2%.

Sobre o BH Airport - Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.


Intercity BH cria quartos para atletas

A hotelaria mineira tem experimentado um aquecimento notável com a realização de eventos significativos na capital, destacando-se a abertura da Arena MRV, que impulsionou a presença do público esportivo nos hotéis da região. Diante dessa demanda em expansão e visando atender às necessidades específicas dos atletas e times esportivos, o Intercity BH Expo, o maior hotel da Rede Intercity no Brasil e o terceiro maior da capital, anuncia o lançamento do Andar do Atleta com 22 apartamentos especialmente projetados para proporcionar aos esportistas uma estadia memorável.



Acácio Pinto, gerente geral do Intercity BH explica que cada quarto apresenta camas com medidas especiais, sendo 2,10 metros de comprimento por 1,10 metro de largura para garantir o máximo conforto aos atletas. “Este lançamento reflete o nosso compromisso com a inovação hoteleira e também em oferecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades específicas dos atletas, garantindo uma estadia memorável e revigorante. Queremos ser o lar fora de casa para os mais diversos times esportivos, proporcionando uma experiência única de hospitalidade esportiva."

Além das camas especiais, os diferenciais do Andar do Atleta vão além da estética, abrangendo uma gama de itens cuidadosamente selecionados para atender às demandas específicas dos atletas. Cada quarto também é equipado com uma chaleira elétrica, TV Smart de 43 polegadas, kit de chá e energizantes, café e enxoval luxo. Outro grande diferencial competitivo do hotel é sua localização estratégica a apenas 4km da Arena MRV e a 9km do Minas Tênis Clube.



Com o lançamento do Andar do Atleta, o Intercity BH Expo reforça seu compromisso em oferecer serviços diferenciados, consolidando sua posição como referência em hospitalidade esportiva na região. “A personalização, conforto e a atenção aos detalhes são marcas registradas desse nosso novo investimento, queremos conquistar de vez esse público e nos tornar referência em hospedagem esportiva na capital”, finaliza Rodrigo.


Piscina com área com bela vista de BH


Geoparque em Uberaba destaque na terra dos Dinossauros




Após entrar oficialmente para a rede mundial de geoparques da Unesco, Uberaba recebe apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para se transformar em uma das principais rotas turísticas de Minas Gerais. A iniciativa prevê uma série de ações voltadas para estruturação de novos produtos e promoção do destino.

A concessão do título de geoparque ocorreu em março deste ano. O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’ passou a ser o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. A certificação é dada aos territórios que têm sua história e cultura preservadas de forma sustentável. São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural.



“Ter o Geoparque Uberaba com a chancela da Unesco é motivo de orgulho. Esse reconhecimento internacional inaugura um novo momento para Uberaba, para o Triângulo Mineiro e para Minas Gerais, projetando o estado para todo o mundo e gerando ainda mais desenvolvimento econômico, emprego e renda. Estar ao lado do Sebrae Minas será fundamental para fazer com que o Geoparque Uberaba atraia ainda mais turistas para Minas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.



O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.



No município são encontrados diversos museus, casarões antigos e geossítios que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica. Uberaba possui ainda depósitos fossilíferos importantes, especialmente do período Cretáceo. Entre os fósseis de dinossauros encontrados na região, destacam-se espécies como o Titanossauro (herbívoros) e Abelisaurídeos (carnívoros), além de outras descobertas de vertebrados e plantas, que tem alimentado o interesse científico e atraído pesquisadores e paleontólogos de diversas partes do mundo.

Já a religiosidade é representada por diversas igrejas católicas, por manifestações como a folia dos reis e o congado. O município também tem a reputação de ser um importante centro para os adeptos do espiritismo, por ser o local onde viveu e trabalhou Francisco Cândido Xavier – o Chico Xavier -, um dos mais renomados médiuns do Brasil, reconhecido por suas obras filantrópicas, psicografias de livros e mensagens espíritas.

Por outro lado, a vocação agropecuária acompanha Uberaba desde sua fundação. A cidade é referência mundial no melhoramento genético e zebuíno de elite, e sedia importantes centros de pesquisa, fazendas e criadores especializados nesse tipo de gado. Além disso, promove eventos e feiras agropecuárias que atraem criadores de todo o país e do exterior.



Com todo esse potencial turístico, o Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, e a Secult vão estruturar, mapear e qualificar novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba. “A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região. O objetivo é potencializar e promover o turismo local, valorizar a identidade regional e o estimular o desenvolvimento econômico e sustentável”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Novas ações - Até o final de 2024, a Rota Caminhos do Geoparque Uberaba também vai receber outros incentivos, como as ações do convênio firmado entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba.

Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros, como o de Araripe, durante missão técnica ao Ceará.



O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding. “Vamos construir uma marca que identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento da população, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

União de forças - A iniciativa para tornar Uberaba em geoparque teve início em 2014, quando o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro identificou a cidade do Triângulo Mineiro como um parque ecológico em potencial. A partir desse estudo foi comprovado que o município concentra uma diversidade de sítios paleontológicos com fósseis de inúmeras e diferentes espécies, em um território que se estende por 4.523,957 km², dimensão semelhante a outros geoparques europeus.

Desde 2018, o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território.

O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos.

Também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio

Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente, relacionadas às boas práticas.

Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Também foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território para a cachaça, doces e souvenires.

Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.

Em 2024, Uberaba se juntou aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), levando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização do seu patrimônio geológico e cultural.

Atrativos turísticos

Geossítio de Peirópolis - Dinossauros
Sítio Memorial Chico Xavier - Turismo Religioso
Sítio ABCZ - Museu do Zebu, Parque Fernando Costa - Sede da ABCZ
Sítio Santa Rita - Museu de Arte Sacra, Mercado Municipal e Igreja São Domingos
Fazenda Cassu - primeira fazenda mineira a receber espécies zebuínas vindas da Índia.
Geossítio Univerdecidade
Geossítio Vale Encantado
Parque das Barrigudas
Parque das Acácias
Parque Ecológico Mata do Ipê
Parque Municipal Mata do carrinho
Máquina Locomotiva Maria Fumaça
Mercado municipal
Estádio João Guido - Uberabão
Vinícola Ar Puro Wine
Memorial Chico Xavier
Igreja São Domingos
Museu de Arte Sacra é Igreja Santa Rita
Fundição Artística de Sinos -Fasu
Paróquia Santa Terezinha
Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia
Santuário da Medalha Milagrosa
Sítio histórico e cultural Memorial das Irmãs Dominicanas de Monteils - Museu da Capela
Comunhão Espírita
Casa da Prece
Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
Estátua Chico Xavier
Casas de Matrizes Africanas
Comunidade Rural de Santa Rosa
Fazenda Morro Alto
Cachoeira dos Quartéis
Museu de memória do judiciário
Museu dos Dinossauros
Museu de Arte Decorativa
Museu do comércio
Museu do Zebu
Projeto Museu da Nossa gente

Informações sobre o Geoparque Uberaba: www.geoparqueuberaba.com.br

Sand Diego Barro Preto e Ibis Contagem e Montes Claros

Com a coordenação do gerente comercial da SFA Hotéis, Rodrigo Medeiros, o San Diego Express Hotel Barro Preto está com novidades na Estação do Pão de Queijo.



O hotel quer ser referência em pães de queijo na capital mineira. No hotel tem o pão de queijo normal, da excelente marca Tia Eliana, e os recheados.

Entre os recheados, tem o de linguiça mineira artesanal, com requeijão de rapa maçaricado, Rúcula, tomate seco e queijo minas, frango desfiado com requeijão, carne seca desfiada com requeijão, Bacon com cheddar cremoso, doce de leite com queijo minas e goiabada cascão, com queijo minas. Os preços são bem acessíveis, variando de R$12,90 a R$15,90. Como sobremesas, as deliciosas tortas alemãs e a holandesa, pudim de leite condensado.

Todos os produtos também podem ser embalados para viagem.

No Ibis Contagem Ceasa, todos os carpetes dos andares foram mudados.


O oitavo andar com piso vinílico, para pessoas alérgicas e os demais andares com um lindo e moderno carpete.

Novidade agora no ibis Contagem o almoço executivo, com o prato especial "Contagem das aboboras".

Um nhoque de Abóbora, carne Seca e Catupiry.

Ibis Montes Claros, o sistema de ar condicionado do lobby foi todo modernizado, aumentando ainda mais a experiência dos hóspedes no check-in, check-out, café da manhã, jantar ou trabalhando nas mesas. Também foram trocados o carpete de todos os andares, nos mesmos modelos de Contagem.



O hotel fica dentro da área do estacionamento do Montes Claros Shopping, que pertence ao mesmo grupo econômico do hotel, proporcionando ainda mais conforto aos nossos hóspedes.

Reservas https://book.omnibees.com/chain/9627

PIC empossa nova diretoria





Durante solenidade realizada no PIC Cidade, dia 26 de abril, que contou com a presença dos ex-presidentes, conselheiros, familiares e gestores, a Diretoria do PIC tomou posse para mais dois anos de mandato - biênio 2024/2026.


Antonio Eustáquio, ou Taquinho como é conhecido, inicia assim seu quarto mandato à frente da presidência do Clube. A Diretoria empossada conta com os seguintes vice-presidentes: Afonso Cozzi, Arnaud Grazzi e Veiga, Hudson Venâncio, Jamil Nahass, João Henrique Franco Garcia, Marcos Nannetti, Pedro Eduardo Cortez e Ricardo Scalabrini.



Na ocasião, vários conselheiros também foram empossados, entre eles uma mulher, Itatiane, a terceira conselheira do Clube.

Em seu discurso de posse, o presidente agradeceu o inestimável apoio do conselho Consultivo formado pelos ex-presidentes: Edison Simão, Evandro Veiga Negrão de Lima, Carlos Augusto Passos, Antônio Mafra e Wilson Alvarenga.




Agradeceu ainda aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, à sua Diretoria e aos colaboradores.

Informações para a coluna enviar para 
 @sergiomoreira63














sábado, 27 de abril de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // TAM AE leva para Agrishow 2024, de 29 a 3/5, aeronaves executivas que se tornaram tendência no agro // Aviation XP Sul também reuniu apaixonados pela aviação // Qatar Airways lança tarifas especiais para destinos como Dubai, Sydney, Hong Kong, Maldivas e Seul. Tarifas especiais vão até 29 de abril // Ethiopian Airlines lança novo voo para Varsóvia // Extravio recorde de bagagens reforça importância do seguro-viagem // Azul Viagens apresenta novidades para agentes em Belo Horizonte, no “Agente Tá On” // Era do taxi voador está se tornando rapidamente uma realidade // LATAM e Zurich Airport Brasil celebram inauguração da rota Europa-Florianópolis // Avianca renova sua experiência Business Class na Europa e nas Américas //TAAG celebra acordo com a Air France para suporte e componentes de reparação da frota Boeing 777 // American Airlines anuncia voos diretos de ida e volta para o Brasil para a abertura da temporada do Philadelphia Eagles // Azul receberá 13 novas aeronaves Embraer 195-E2 em investimento de mais de R$3 bilhões em 2024



TAM AE leva para Agrishow 2024 aeronaves executivas que se tornaram tendência no agro. 


43% das aeronaves vendidas pela empresa nos últimos dois anos foram para o setor, que adotou de vez a aviação executiva como aliada dos seus negócios

 

São Paulo – A TAM Aviação Executiva participará, pela 16ª vez, do maior evento de agronegócio da América Latina – a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow) –, e levará para Ribeirão Preto soluções do seu portfólio que são verdadeiras aliadas do setor, incluindo aeronaves que se tornaram tendência no agro.
 

Em seu espaço na feira estarão expostos dois modelos: um turbo-hélice Cessna Grand Caravan EX e um monomotor Cessna 206 Turbo Stationair, duas das aeronaves mais apreciadas pelo segmento e fabricadas pela Textron Aviation, a quem a TAM AE representa com exclusividade no Brasil há 42 anos.
 

Outras quatro aeronaves estarão no aeroporto de Ribeirão Preto, onde ficarão em exposição e farão voos demonstração: um Cessna Grand Caravan EX e um jato Cessna Citation M2 Gen2; um helicóptero modelo 505 da Bell, a qual a TAM AE também representa no Brasil com exclusividade; além de um Beechcraft King Air 360, um dos modelos mais entregues para o agronegócio, fabricado pela Textron Aviation e representada pela TAM Aviação executiva desde 2016.
 

Com mais de 60 anos de atuação no Brasil, a TAM AE desponta como uma das principais fornecedoras de aeronaves e serviços em aviação executiva para o agronegócio. Nos últimos dois anos, 43% das aeronaves vendidas pela empresa foram direcionadas para o setor. Além disso, uma parcela relevante dos serviços de manutenção e venda de peças registradas pela empresa têm como destino o agro, o que reforça seu compromisso contínuo de oferecer soluções adequadas aos profissionais do campo e atuar como uma grande parceira do setor.
 

Recentemente, a empresa lançou uma campanha focada no segmento. Com a assinatura “fazer o agro voar mais alto faz parte do nosso negócio”, a companhia quer mostrar como as soluções em aviação executiva podem alavancar negócios e levar eficiência e produtividade ao setor que mais cresce no Brasil – de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o agronegócio sozinho foi responsável por 25% do PIB do país no último ano.
 

“O evento é um dos mais importantes da nossa agenda pelos bons negócios que nos proporcionam. É uma excelente oportunidade para encontrarmos os empresários do agro e apresentar as máquinas mais apropriadas para as operações e capazes de alavancar ainda mais os seus negócios. Durante a feira, nossos clientes têm a possibilidade de conhecer as melhores soluções em aviação executiva para o setor que move o país”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva.

 

Para saber mais sobre as aeronaves apresentadas pela TAM AE durante a Agrishow 2024 ou, ainda, obter mais informações sobre a participação da empresa na feira, acesse a página especial do evento: Link 

 

 Agrishow 2024

 

Data: 29 de abril a 3 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste/Centro de Cana (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 319 – Ribeirão Preto – SP) – Estande E22D.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.298 — 26/4/2024

 


Carros elétricos: otimismo

demais só atrapalha sua adoção

 


O fenômeno é mundial à exceção da China. Pela primeira vez desde que os veículos elétricos a bateria (BEV, na sigla em inglês) começaram a avançar, houve uma estagnação no crescimento e mesmo recuo em vários países no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2023.

Há algumas explicações, mas a principal é o fim dos incentivos fiscais de vários governos principalmente na União Europeia. A França teve que suspender um programa de alto estímulo ao verificar que errou na mão e as verbas acabaram em apenas dois meses. Na Alemanha, cuja frota é a mais numerosa e também o maior produtor de veículos do continente, houve retirada também de estímulos financeiros. Queda prevista de vendas em 2024 é de 14%. Países do sul da Europa como Itália, Espanha e Portugal, além daqueles da Europa Oriental, apresentam percentuais de participação bem inferiores à média.

Segundo a consultoria Jato para os 28 países europeus, em janeiro deste ano os elétricos representaram 12% do mercado total contra 25% em dezembro de 2022, quando houve o pico dos estímulos.

Os EUA contam com incentivos estaduais (nem todos os 50 estados) e federal, mas as estatísticas não são homogêneas. Recente regulamentação para 2032 projeta 56% das vendas totais de carros elétricos e 16% de híbridos. Objetivo da União Europeia de 100% de elétricos em 2035 é difícil de cumprir e deve sofrer revisões.

Outro indicador de que algo vai mal foi a recente decisão da Tesla de cortar mais de 10% de sua força de trabalho em razão da queda de vendas. A empresa de Elon Musk perder 14.000 funcionários de uma só vez não chega a ser uma surpresa, pois a concorrência, principalmente na China, aumentou muito. O encolhimento no primeiro trimestre foi de nada menos de 20% em relação ao último trimestre de 2023, apesar de seguidos cortes nos preços. Atrapalhou ainda, a renomada publicação Automotive News ter rebaixado o status dos carros de Musk: antes de luxo e agora de marca generalista.

Um dos equívocos que se cometem é exagerar as reconhecidas vantagens dos carros elétricos e omitir ou atenuar seus pontos fracos. Este excesso de otimismo só atrapalha. Preço alto, alcance baixo, tempo de recarga e rede limitada de postos estão entre os problemas. Isso leva a algumas decepções em especial a desvalorização no mercado de usados.

Há desvantagens que só aparecem com o tempo de uso: repetidas recargas rápidas até 100% diminuem a durabilidade da bateria, preço para substituí-la mesmo que aceite uma segunda vida, pneus sujeitos a trocas prematuras e planejamento minucioso de viagens. Fica difícil antecipadamente saber quem está na fila para recarregar. Às vezes, há uma posição livre, mas alguém reservou antes por um aplicativo e tem até 15 minutos de tolerância para chegar.

Cálculos recentes indicam que deve haver pelo menos um carregador público para cada 10 elétricos em circulação. Em cidades grandes pode ser possível, porém em estradas fica bem mais difícil. Em países de maior extensão territorial, como o Brasil, é um grande obstáculo.


Toyota mantém preço do Corolla Cross híbrido 2025

A estratégia da marca japonesa ao lançar as seis versões do Corolla Cross do ano-modelo 2025 foi na direção certa. A começar pelo preço que teve pequeno aumento (entre 0,7% 1,5%) nas cinco versões apenas com motor flex e sem alteração nas duas versões de topo com motorização híbrida flex. No primeiro caso entre R$ 164.990 e R$ 197.790; no segundo, de R$ 202.690 a R$ 210.990. Assim buscou aproximar, ainda que de modo simbólico, motor comum e híbrido.

O que mais se destaca no estilo do SUV é a grade do radiador ao apresentar uma solução inspirada na parte frontal de veículos elétricos com pequenos favos (alguns vazados, outros não), menos visíveis na cor preta que na branca. O conjunto óptico full-LED também é novo, assim como o para-choque. Nada muda na lateral, salvo as rodas de liga leve de 18 pol. Na traseira, praticamente nada novo, inclusive a pintura preta parcial do corpo do silenciador com intenção (apenas) de mantê-lo menos aparente. Mas a tampa do porta-malas agora é elétrica e pode ser aberta por sensor de pé, nas versões de maior preço.

No interior, a mudança mais esperada: sai o criticado pedal de freio de estacionamento e entra o sistema eletromecânico de autoimobilização nas paradas que todo carro com câmbio automático merece ter. O quadro de instrumentos é o mesmo do Corolla sedã, de 12,3 pol., menos na versão de entrada que continua com acanhadas 7 pol. Tela multimídia agora é igual à de 9 pol. do sedã e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além do carregador do celular por indução.

Para se enquadrar nas exigências de emissões do Proconve L8, exigíveis no final do próximo ano, o motor flex de 2 litros perdeu praticamente imperceptíveis 2 cv e 0,6 kgf·m. Agora entrega 175 cv (E)/167 cv (G) e 20,8 kgf·m (E/G). Na versão híbrida os motores permanecem inalterados: flex de 1,8 L, 101 cv (E)/98 cv (G)  e 14,5 kgf·m (E/G) de ciclo Atkinson e dois motores elétricos que juntos entregam 72 cv e 16,6 kgf·m. Potência combinada de 122 cv, mas torque combinado não é tecnicamente possível medir. Câmbio é sempre automático CVT de 10 marchas.

Aceleração de 0 a 100 km/h do híbrido permanece em fracos 13 s contra 9,8 s do motor tradicional de ciclo Otto. Em compensação, a vantagem do híbrido no consumo é marcante: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol; 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada) com gasolina.


Segunda geração do SUV TAN evolui em alcance

Lançado no Brasil em dezembro de 2021, a BYD não demorou para importar da China a nova geração do SUV elétrico de sete lugares TAN (nome original Tang, mas aqui perdeu o “g”, devido à marca de suco há quase meio século). As maiores mudanças estéticas estão na parte dianteira, além dos dois para-choques e rodas de 22 pol. (novos desenhos). O carro cresceu 10º mm no comprimento, mas o entre-eixos se manteve em 2.820 mm, o que já garante grande espaço interno.

O porta-malas, segundo a BYD, pode chegar a 940 litros com a terceira fileira de bancos rebatida, mas sem informar o método de medição. Se for pelo padrão realista VDA, deve-se cortar esse volume no mínimo em 30%. Praticamente não houve mudanças mecânicas. Dois motores, um em cada eixo, entregam o total de 517 cv e 71,4 kgf·m, mas têm que lidar com uma massa de assustadores 2.630 kg.

Nova bateria de 108,8 kW·h ampliou o alcance médio de 309 km para 430 km no ciclo padrão Inmetro para elétricos. Apesar do nível muito bom de acabamento, materiais e equipamentos, ainda não está em pé de igualdade com marcas premium tradicionais, mas bem próximo.

Em três voltas no circuito paulista TSO Haras Tuiuti destacou-se, como esperado, o modo de condução “Sport” (o “Eco”, para poupar a bateria, deixa o modelo muito anestesiado). A diferença sobre a versão anterior é grande em termos de rolagem de carroceria e aderência em curvas, ao se acionar o modo de suspensão Sport. Mas se trata de um modelo tipicamente familiar que, no uso diário, não será exigido a tal ponto.

 

 

Nissan revela quatro carros-conceito movidos a novas energias no Salão do Automóvel de Pequim

 

SUV Nissan Epic Concept


Pequim, China 
– Sob o tema "Uma nova Nissan para uma nova era na China", a Nissan revelou quatro carros-conceito movidos a novas energias (NEV) na abertura da edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim. 

A montadora japonesa também está expondo uma ampla gama de modelos eletrificados, destacando suas últimas conquistas e os futuros rumos da eletrificação. 


SUV Nissan Epic Concept

A Nissan também anunciou que vai lançar mais um NEV no mercado, além do que havia sido divulgado anteriormente, totalizando assim cinco modelos até o fechamento do ano-fiscal 2026.

Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan, comentou: "Conforme anunciamos em nosso novo plano de negócios, 'The Arc', a Nissan está comprometida com uma estratégia especialmente planejada para a China, para atingir o crescimento sustentável neste mercado em constante mudança. 


SUV Nissan Epic Concept

Começando com veículos movidos a novas energias que serão baseados nos conceitos revelados hoje, a Nissan vai desenvolver um portfólio de produtos equilibrado, com novos modelos competitivos e diversificados. Nossa meta será entregar uma experiência de mobilidade ainda mais emocionante a todos os clientes na China".

Os quatro conceitos NEV revelados – dois veículos elétricos e dois com motorização híbrida plug-in – são resultado de um trabalho conjunto com o parceiro local DongFeng com o objetivo de dar uma melhor resposta às necessidades dos clientes da China para o futuro da mobilidade.


Sedã Nissan Evo Concept
  • O Nissan Epoch Concept é um sedã elétrico para os grandes centros urbanos e pessoas que desejam elevar seu estilo de vida a um novo patamar por meio de tecnologias e design. O conceito é conectado à internet das coisas com inteligência artificial (IA) expandida. Seu assistente pessoal virtual aumenta o conforto ao facilitar a comunicação, graças ao reconhecimento de emoções.

  • O Nissan Epic Concept é um SUV elétrico criado especialmente para os casais urbanos que partem em busca de aventuras nos fins de semana, com capacidade de condução autônoma tanto para uso na cidade como em rodovias. O veículo pode ser usado como fonte de energia móvel, podendo alimentar equipamentos, acampamentos ou festas. Já as tecnologias embarcadas permitem criar uma atmosfera relaxante.


  • O Nissan Era Concept é um SUV híbrido plug-in feito para o estilo de vida urbano dos jovens empresários que consideram o carro como uma segunda casa. Com um sistema de entretenimento interconectado e bancos gravidade zero, sistema avançado e-4ORCE de tração integral e suspensão ativa a ar, o modelo oferece uma condução ao mesmo tempo confortável e segura

  • O sedã híbrido plug-in Nissan Evo Concept é perfeito para as aventuras de fim de semana, para criar momentos especiais para toda a família. Além das funções de segurança e dispositivos avançados de assistência ao motorista, seu assistente pessoal virtual aprimorado por IA ajuda a entregar o trajeto e a experiência de condução desejada.

SUV Nissan Era Concept

Modelos em exposição

Também foram mostrados pela primeira vez na China os carros-conceito Nissan Hyper Force e Nissan Hyper Punk, que estrearam em outubro passado no Japan Mobility Show, em Tóquio.

O Nissan Hyper Force Concept foi criado para proporcionar a última palavra em prazer de dirigir, oferecendo uma performance ambiental de alto nível e muito conforto no dia a dia. É voltado para gamers e apaixonados pelas competições que curtem a adrenalina das pistas, mas também se preocupam com as questões ambientais.


SUV Nissan Era Concept

O Nissan Hyper Punk Concept, revelado virtualmente, foi feito para inspirar a livre-expressão tanto no mundo físico como virtual. Munido de biossensores instalados nos apoios de cabeça e inteligência artificial, o conceito pode detectar o estado de espírito do motorista, selecionando automaticamente a iluminação e a música certa para potencializar a criatividade e energia.


SUV Nissan Era Concept

Para demonstrar ainda mais a expertise da Nissan em eletrificação, o carro de corrida de Geração 3 (Gen3) de Fórmula E em exibição representa a participação da Equipe Nissan de Fórmula E no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, para levar a emoção da condução 100% elétrica a mais clientes e apaixonados.

Estratégia na China

A estratégia da Nissan é baseada no slogan "Na China, para a China, da China para o mundo", com foco no valor da empresa e na competitividade em sentido mais amplo no mercado chinês. Para expandir ainda mais sua presença, a Nissan revelou uma nova campanha da marca, intitulada "Excitement by Ni", representando o compromisso da empresa para inovar e enriquecer a vida das pessoas. 




Na China, os consumidores estão abraçando novos estilos de vida e soluções de mobilidade eletrificadas amparadas por inovações inteligentes. Por meio da nova campanha, a Nissan tem a meta de abrir caminho para satisfazer experiências de mobilidade personalizadas e emocionantes na vida dos clientes.

A Nissan também anunciou que trabalhará em parceria com empresas líderes nas áreas de inteligência para oferecer serviços baseados em IA e sistemas de inteligência emocionantes, para clientes da China e outros mercados.



Com o mercado da China em constante mudança, e por meio de seu propósito corporativo de "Impulsionar a inovação para enriquecer a vida das pessoas", a Nissan está acelerando sua transformação em eletrificação e inteligência, além de colaborar com parceiros locais para entregar experiências de mobilidade emocionantes no futuro.

BYD TAN EV chega à segunda geração com muitas inovações e autonomia de 530 km e vai de 0 a 100 km/h em 4,9 s. Além de alterações visuais e melhorias internas, versão 2024 do SUV premium elétrico de 7 lugares traz bateria Blade com potência de 108,8 kW. Custa R$ 536.800

 


BYD TAN EV 2024, nova bateria Blade – com capacidade 25% superior em relação ao modelo anterior

 

Pouco mais de dois anos após sua estreia no Brasil, o BYD TAN EV, primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro e que marcou o início das operações da BYD em nosso país com automóveis,  evoluiu muito e apresenta uma série de inovações em sua versão 2024. Um dos principais atrativos é a bateria Blade, agora com maior potência: são impressionantes 108,8 kWh, substituindo a anterior de 86,4 kWh. Assim, sua autonomia saltou de 309 km para 430 km no ciclo PBEV. Já pelo ciclo WLTP a autonomia chega a incríveis 530 km. Ou seja, são mais de cem quilômetros de alcance em relação ao modelo anterior.

 

Além de ultra segura, a nova bateria Blade – com capacidade 25% superior em relação ao modelo anterior – garante uma vantagem adicional ao BYD TAN EV 2024, que agora pode ser recarregado de forma ultrarrápida. Em apenas 30 minutos, o SUV consegue 30% - 80% de carga em carregamento DC. Além disso, conta com a inclusão da função V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro num “power bank” e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos como fonte de energia. E seus atrativos não param por aí.


O aumento de torque é outra grande novidade do BYD TAN EV. A versão 2024 traz torque combinado de 700 N.m, superando o modelo anterior (680 N.m). O SUV premium da BYD incorpora tração integral All Wheel Drive (AWD) e vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro conta com potência máxima de 180 kW e o traseiro, com 200kW, proporcionando uma potência combinada de 517 CV e torque máximo combinado de 700 N.m. Desta forma, o BYD TAN EV pode atingir uma velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Performance excelente, levando-se em conta que o modelo tem peso de 2.630 kg. Todo esse desempenho tem um consumo equivalente a 40km/l em veículos a gasolina.


A linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de 22” com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV 100% elétrico

 

Um exterior mais elegante

O design do novo BYD Tan EV evoluiu muito em termos de design e estética. As mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, com suas linhas mais avançadas e aerodinâmicas, garantem um visual mais imponente e elegante. A substituição da grade dianteira anterior por outra fechada adicionou um toque extra de sofisticação e modernidade, trazendo um conjunto mais harmonioso e avançado ao modelo. Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o BYD TAN 2024 é 10 centímetros mais longo que a versão anterior, com 2,82 m de distância entre eixos, o que pode ser traduzido em muito espaço e conforto de sobra para os 7 ocupantes.

 

Já os faróis dianteiros e lanternas traseiras com novo design dão mais destaque ao BYD TAN EV, aumentando a esportividade geral do veículo. Aliás, o elegante desenho da traseira chama a atenção pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED, que foram mantidos da versão anterior. No geral, linhas suaves, limpas e, ao mesmo tempo, definidas estão harmoniosamente em ambos os lados. A carroceria é feita de materiais leves, que melhoram a estética e contribuem para seu desempenho aerodinâmico.


A linha de cintura elevada e as rodas de liga leve de 22” com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV 100% elétrico, que ainda conta com aerofólio e brake light, trazendo uma aparência única ao seu visual. Destaque também para o tamanho do porta-malas do BYD TAN EV, com espaço para 235 litros para bagagem. Isso com sete pessoas. Se o número de ocupantes cair para cinco pessoas, o espaço salta para 940 litros. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera incríveis 1.655 litros.

 

A suspensão do BYD TAN EV 2024 evoluiu e agora é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Essa facilidade, encontrada nos veículos premium do mercado, representa um grande ganho para o conforto e segurança dos ocupantes, que podem alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores, com um simples toque na tela. Deixando o carro no modo conforto ou esportivo, que é mais rígido. Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, traseira, Multi-link.


Evolução interna e muita tecnologia

O interior do carro traz materiais diferenciados de alta qualidade e acabamento sofisticado. No painel de instrumentos, o modelo conta com cluster LCD de 12.3” digital, configurável e de excelente resolução. Destaque ainda para o sistema de cockpit inteligente (ICS), multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD car, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.
 


Interior luxuoso com duas opções de tonalidade de acabamento: marrom (acima) ou preto.

 

O volante é revestido em couro e tem ajuste elétrico, memória e aquecimento. O modelo também incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes, proporcionando som de altíssima qualidade. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades do BYD TAN EV 2024. Por fim, destaque para o novo teto solar panorâmico de vidro deslizante, que se estende por toda a extensão do espaço interno.

 

Clique Para Download
Lanternas traseiras com novo design dão mais destaque ao BYD TAN EV, aumentando a esportividade geral


Como no modelo anterior, a maior parte dos comandos - do sistema de navegação ao ar-condicionado - concentra-se na tela do sistema multimídia. Ar-condicionado automático de três zonas de temperatura e saídas independentes para a área do meio/traseira com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares, são características presentes na versão 2024.


Iluminação interna nas portas e painel por LED com 32 opções de configuração de cores, Internet 4G e serviço de nuvem, além de sistema nativo de navegação GPS, entre outros, também fazem parte dos itens disponíveis para o SUV elétrico da BYD. O interior manteve o mesmo acabamento premium, com materiais de alta qualidade e uma arquitetura minimalista. Traz duas opções de tonalidade de acabamento: marrom ou preto.

A tecnologia está presente em qualquer lugar do modelo. Para se ter ideia, o BYD TAN EV conta com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar o veículo por intermédio do celular ou cartão, um item tão conveniente e pequeno, que se encaixa em uma carteira comum.

 


BYD Tan EV 2024, multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica

Altamente seguro

Assim com a versão anterior, o novo BYD TAN EV possui os mais altos padrões de segurança do mercado. Atualizou o trem de força, com a redução de vibrações para uma condução mais suave. Na segurança passiva, conta com sete airbags para todos os ocupantes. Destaque para o airbag de cortina, que protege até os passageiros da 3ª fileira de bancos. A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado por pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira.

 

Para se ter ideia, o TAN EV 2024 vem equipado com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou, alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.
O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

 

O novo modelo também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System) ou Sistema de Permanência em Faixa. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso, conhecido também como AEB (Automatic Emergency Braking) ou frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o condutor, ativando automaticamente os freios se não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

 

HUD (Head Up Display); AFS (Sistema de Luz Frontal Adaptável); FTCA (Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro); FCTB (Freio Frontal Cruzado); alerta de ponto cego e saída de faixa, para maior tranquilidade do motorista e ocupantes; airbags frontais para o banco do motorista e para o passageiro, airbags laterais dianteiros e cortina de airbag lateral integrada dianteira e traseira são outros sistemas que transformam o BYD TAN EV em um dos veículos mais seguros da atualidade.

 

O BYD TAN EV 2024 vem nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black). O novo modelo já está disponível na rede de concessionárias de automóveis BYD, com preço público sugerido de R$ 536.800,00. A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso.

 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.