Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 16 de junho de 2024

The Conversation: Mais análises escritas por cientistas em linguagem acessível - Inteligência Artificial Explicável

 


O uso da Inteligência Artificial Explicável permitiu aos pesquisadores da PUC-Rio entenderem como melhorar a entrada de medicamentos no cérebro, o que pode contribuir para o tratamento de dores de cabeça, doenças emocionais, neurodegenerativas, meningites e até cânceres. AP Photo

Pesquisa brasileira usa Inteligência Artificial Explicável para desenvolver novos medicamentos

André Silva Pimentel, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Inteligência Artificial Explicável permite analisar grandes volumes de dados toxicológicos e ajuda a explicar como funcionam as interações das substâncias com o organismo

 

‘Era uma vez… os contos de fadas’: a origem ancestral das expressões que despertam a imaginação das crianças

Maria do Rosario Longo Mortatti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Primeiros registros do uso do “Era uma vez…” em livros remonta ao começo do século 17. Mas é possível que a expressão seja usada em histórias há mais de 6 mil anos.

 

Tragédia no Sul: Cinco lições obrigatórias sobre gerenciamento de risco e ajuda humanitária

Irineu de Brito Jr, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Informações em tempo real, planos de contingência, combate às fake news e engajamento social estão entre os aprendizados que precisam ser extraídos do desastre para minimizar as futuras emergências climáticas

Estudo internacional que investigou os enigmas do coronavírus teve protagonismo brasileiro

Marcella Regina Cardoso, Harvard Medical School

Estudo internacional que contou com pesquisadores do Brasil revelou as estratégias surpreendentes empregadas pelo coronavírus para escapar do sistema imunológico, driblando as defesas naturais do organismo

 

A física moderna sugere que o tempo não avança e pode ser só uma ilusão

Alberto Casas González, Instituto de Física Teórica (IFT - UAM - CSIC)

A percepção psicológica do tempo é que ele flui. Supomos que eventos passados já aconteceram, enquanto eventos futuros ainda não aconteceram. Mas não há nada nas equações da física que confirme isso

Delação de assassino de Marielle expõe relação das milícias com autoridades

José Cláudio Souza Alves, UFRRJ

Cumplicidade de membros dos poderes legislativo, executivo e  judiciário, que julga os processos relacionados ao domínio miliciano, é garantida com acordos e compensações.

 

Extrema direita avança menos do que o esperado nas eleições europeias

Gilles Ivaldi, Sciences Po

Os resultados confirmam a consolidação dos partidos de extrema direita e sua presença em quase todos os Estados-Membros da UE.

Outros destaques



Natal sedia I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

 

Do dia 1º ao dia 4 de agosto próximo, a cidade de Natal será o destino dos jornalistas e comunicadores de turismo do Brasil, Uruguai e Argentina. Será realizado o I ENCONTRO NACIONAL FEBTUR DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira, organizado pela FEBTUR/RN E A FEBTUR NACIONA.

A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal para no 1º dia,  cumprirem uma programação de palestras e debates sobre a comunicação para o turismo, bem como dois dias de visitas técnicas pelos pontos turísticos e badalados do RGN, tais  como Pipa,  Genipabu, Maracajaú, Lagoa Guaraíras, tudo isso acompanhado das delicias da gastronomia da terra.

Para a Secretária de turismo do RGN, Solange Portela “Estamos apoiando este Encontro Nacional da FEBTUR, por entender que a presença de uma centena de jornalistas e comunicadores de turismo visitando nosso estado, será uma grande oportunidade para mostrar nossas belezas naturais para o Brasil e outros países, promovendo e divulgando nosso turismo”.

A abertura oficial, assim como a programação de palestras, vão acontecer no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira, hotel escola administrado pelo Sistema Fecomércio/ SENAC um dos apoiadores do I Encontro Nacional BEBTUR. O tema Central do evento é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de subtemas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo.

Na opinião de Marcelo Fernandes Queiroz Presidente da Fecomércio, “ apoiar um evento dessa natureza, é ter a oportunidade de mostrar para um grande público no Brasil e exterior, os atrativos turísticos do Rio Grande do Norte, já que  estes jornalistas e comunicadores que vão estar no estado por 4 dias, vão produzir noticias e imagens dos pontos  turísticos que vão visitar. É um ótimo investimento para o turismo. “Finalizou o Presidente Marcelo.

Foi com este olhar que outros Municípios onde estão situadas atrações como Pipa, Maior Cajueiro do Mundo, Maracajaú e Genipabú, fizerem questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do, ou navegando em catamarã e degustando ostras. Eles sabem que eles serão bem divulgados.

Serviço

O que – I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Onde – Hotel Barreira Roxa - Natal – Rio Grande do Norte

Quando – 1, 2 e 3 de agosto de 2024

Quem Participa – Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Informações -   site https://loja-febtur.turbinou.com   /  amandarochaeventos@gmail.com

Ferrari e Porsche protagonizam primeiras horas em Le Mans. Chuva com pouco mais de uma hora de prova fez equipes arriscarem estratégias, com as fabricantes italiana e alemã se destacando com o acerto na troca de pneus




A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans teve início neste sábado (15), às 11h00 do horário de Brasília, no circuito de La Sarthe, na França. Os 62 carros, divididos entre as classes Hypercar, LMP2 e GT3 foram para a pista em busca da glória que representa vencer a mais famosa prova de longa duração do automobilismo mundial. A quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, e precede a Rolex 6 Horas de São Paulo, a ser realizada entre os dias 12 e 14 de julho, no Autódromo de Interlagos. Os ingressos estão à venda.

Nas primeiras cinco horas de prova, Ferrari e a Porsche mostraram que estão com os carros “afiados” em busca da vitória. As fabricantes, que alternaram seus Hypercars na liderança desde a largada, confiaram na previsão de que a chuva afetaria apenas uma parte do traçado de 13.626 metros e adiaram ao máximo a troca para pneus de chuva. A decisão se provou acertada, com os carros das duas marcas superando as concorrentes Toyota e Cadillac, que preferiram fazer o procedimento rapidamente.

Entre os brasileiros, Pipo Derani e Felipe Nasr iniciaram a prova no volante de seus hypercars Cadillac #311 da Action Express Racing, e Porsche 963 #4 da Porsche Penske Motorsport, respectivamente. Além deles, Daniel Serra guiou a Ferrari 296 #86 da GR Racing, mostrando uma performance invejável ao ganhar boas posições na primeira volta em Le Mans. 

Augusto Farfus foi mais um ao volante durante os primeiros momentos do BMW M4 GT3 #31 do Team WRT. Felipe Drugovich, que é companheiro de Derani, e Nicolas Costa, piloto do McLaren 720S GT3 EVO #59 da United Autorsports, aguardaram um pouco mais para andar pela primeira vez na pista.

Momentos marcantes do início
A largada em Le Mans foi bastante movimentada, mas ocorreu sem incidentes. O Porsche #6 partiu na pole position, guiado por Laurens Vanthoor. O destaque ficou com a Ferrari #50, que, com Nicklas Nielsen no volante, avançou para a segunda posição e impôs pressão sobre a Porsche, assumindo a ponta pouco tempo depois. Nas outras categorias, a liderança permaneceu com os pole position: o carro #14 da AO by TF na LMP2, e o McLaren #70 da Inception na LMGT3.



A Ferrari continuou mostrando força na primeira hora de prova, dessa vez com o hypercar #51, que conseguiu chegar à vice-liderança. Ponto positivo também para a Ferrari #83, da AF Corse, que ganhou sete colocações. O Porsche 963 #12 da Hertz Team JOTA perdeu posições na primeira volta, enquanto os LMP2 #47, da COOL Racing, e #25 da Algarve Pro Racing precisaram ir para os boxes com problemas. A única bandeira amarela localizada foi causada pelo LMP2 #23 da United Autosports, que ficou parado na brita por alguns instantes. No final da hora, Porsche e Ferrari trocaram liderança e o #6 reassumiu a ponta, mas logo Nielsen recuperou a posição com o #50.

Chuva e estratégias arriscadas
A segunda hora de prova começou com ritmo mais cadenciado entre as classes. Até que veio o aviso: a chuva estava chegando. Era preciso definir qual estratégia adotar, já que a previsão era de pista molhada apenas para determinadas áreas do circuito de La Sarthe e pouco tempo de duração.

Em movimento arriscado, os hypercars de Cadillac e Toyota foram os primeiros a irem para os boxes e realizar a troca. A decisão parecia acertada, pela movimentação difícil que os carros de Ferrari e Porsche pareciam ter na pista. Porém, a pista seca predominava, e a chuva demorou alguns minutos para aumentar. Com isso, Ferrari e Porsche pararam seus carros já quase nos momentos finais de chuva.

A estratégia deu certo: os dois protótipos rodaram pouco tempo com os pneus de chuva, conseguindo trocar para os de pista seca em uma janela que garantiu a liderança da prova para as duas fabricantes. Uma disputa interessante entre o #50 da Ferrari e #83 da AF Corse ainda brindou os espectadores no final da hora, com uma boa ultrapassagem de Robert Kubica. Porém, Nielsen conseguiu retomar a ponta.

Alguns incidentes chamaram a atenção, como a batida da Ferrari 296 LMGT3 #54 da Vista AF Corse. Em seguida, Robin Frijns também saiu da pista com seu hypercar #20 BMW M da Team WRT Com mais uma zona lenta na pista, as equipes aproveitaram para chamar os carros para os boxes, e a Ferrari #83 da AF Corse assumiu a ponta entre os hypercars.



Cinco horas de ação
A corrida entrou em sua quinta hora com o Ford Mustang LMTG3 #77 da Proton Racing nos boxes com problemas. A liderança da prova foi retomada pela Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo #50 oficial da equipe italiana. Logo atrás, uma dupla da Porsche Penske, o carro #5 e o #4, que tem em sua tripulação o brasileiro Felipe Nasr. Além disso, Felipe Drugovich foi para a pista pela primeira vez com o Cadillac #311 da Action Express. As outras duas classes seguiram sem alterações na ponta.

A melhora da Toyota foi notável, com o hypercar #8 alcançando a quinta posição, mas chegando a disputar o top-3 em alguns momentos, guiado por Brendon Hartley. Recuperação também para o Porsche #12 da JOTA, que voltou a figurar entre os dez primeiros. Valentino Rossi, no volante do #46, manteve a ponta na LMGT3, enquanto Ryan Cullen perdeu a liderança na LMP2 para Ritomo Miyata com o #37 da COOL Racing.

Por fim, a quinta hora de prova reservou uma baixa: a Alpine #35, após quebra de motor.


Desempenho dos brasileiros
Ao longo das cinco horas já disputadas, o Brasil teve seus momentos de destaque, principalmente na classe LMGT3. Depois de uma boa largada, Daniel Serra chegou a andar entre os três primeiros colocados com seu Ferrari 296 #86. Já Nicolas Costa deu continuidade ao trabalho de Grégoire Saucy e flutuou entre o top-5, e, mesmo após uma parada, continua na briga dentro do top-10. Destaque também para Felipe Nasr com o hypercar #4 da Porsche, que foi da 19ª para o top-5.

Programação e transmissão
As 24 Horas de Le Mans estão sendo exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

O site Grande Prêmio também transmite as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra em seu canal no YouTube e também, de forma inédita na história da plataforma, também na rede social TikTok.



FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans

Top-10 após 5 horas de prova

Hypercar
1º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, com 80 voltas
2º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, +17s732
3º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, +25s013
4º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, +47s965
5º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, +1min43s124
6º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, +1min52s063
7º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, +2min05s443
8º - Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, +2min10s737

LMP2
1º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 76 voltas
2º - Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) - COOL Racing #37, +6s072
3º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) - United Autosports #22, +34s926
4º - PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) - AO by TF #14, + 2min29s816
5º - Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) - Nielsen Racing #24, +2min53s017
6º - Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) - Proton Competition #9, + 1 volta
7º - François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) - AF Corse #183, +1 volta
8º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, + 1 volta
9º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, + 1 volta
10º - John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) - Duqueine Team #30, + 1 volta

LMGT3
1º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 71 voltas
2º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, +1 volta
3º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, + 1 volta
4º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, + 1 volta
5º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, + 1 volta
6º - Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) - Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, + 1 volta
7º - Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, + 1 volta
8º - Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) - Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, + 1 volta
9º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, + 1 volta
10º - Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) - McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, + 1 volta

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.


sábado, 15 de junho de 2024

Coluna AVIAÇÃO EM PAUTA // Grupo Qatar Airways é novo parceiro aéreo oficial e companhia de carga do MotoGP™ // Clientes Smiles da categoria Diamante já podem realizar mais de 60 serviços via WhatsApp // LATAM é a primeira aérea do Brasil a ter seu atendimento certificado pelo Reclame Aqui // Grupo LATAM e Delta são as companhias aéreas oficiais da Copa América 2024 // TAM Aviação Executiva conquista estágio 2 da Certificação Internacional IS-BAO, que atesta a máxima qualidade e segurança em nossas operações de voo // Azul inicia operação regular entre Campinas e Jacarepaguá // Air Europa e Aeroporto de Salvador lançam início da 3ª frequência de voos em evento sobre turismo de luxo de Madrid // Air France apresenta experiência exclusiva para passageiros La Première no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle // Azul lança ferramenta de inteligência artificial própria em colaboração com Microsoft e Avanade // Flybondi melhora seu sistema de gestão de passageiros com a tecnologia Kiu System Solutions // Azul opera voos comerciais com jatos em Canoas (RS) // Air France revela novas cabines na frota Embraer 190 // VOEPASS Linhas Aéreas retoma operações entre Ribeirão Preto e Belo Horizonte a partir de julho

A Qatar Airways é parceira global e companhia aérea oficial da MotoGP
Foto: Divulgação Qatar Airways

Grupo Qatar Airways é novo parceiro aéreo oficial e companhia de carga do MotoGP™

Doha, Catar - A Qatar Airways acaba de dar início à sua parceria de três anos como companhia aérea oficial do MotoGP™. Já a Qatar Airways Cargo assume a posição de parceira aérea oficial de carga do campeonato, fornecendo transporte aéreo dos equipamentos de corrida e de motocicletas para todas as corridas de MotoGP™ no mundo. A parceria plurianual é anunciada após o sucesso do primeiro título de Grande Prêmio patrocinado pela Qatar Airways, realizado em 2023, e da edição mais recente de 2024, realizada de 8 a 10 de março.

A cerimônia de assinatura ocorreu antes do início do Grande Prêmio da Qatar Airways 2024, com a participação de Xeque Hamad bin Khalifa bin Ahmed Al-Thani, ministro dos esportes e juventude do Catar; de Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways; de Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports; e de Abdulrahman bin Abdullatif Al-Mannai, presidente da Federação de Motores e Moto Esportes do Catar e do Circuito Internacional de Lusail.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer, disse: “O Catar continua demonstrando o compromisso em ser um centro proeminente para os esportes motorizados, e a nossa nova parceria com o MotoGP™ apenas nos impulsiona para frente. O Grande Prêmio do Catar da Qatar Airways foi a abertura de temporada perfeita para darmos as boas-vindas a esta parceria única que combina os mundos da aviação e do automobilismo. As redes globais da Qatar Airways e da Qatar Airways Cargo servirão como o meio para os torcedores se conectarem com as equipes de corrida favoritas e tornarem as próximas temporadas verdadeiramente excepcionais.”

Mark Drusch, diretor de carga da Qatar Airways Cargo, acrescentou: “Seja um clássico, um protótipo ou o conjunto de rodas favorito, a Qatar Airways Cargo oferece soluções específicas para o transporte aéreo de automóveis. Como a maior transportadora de carga aérea do mundo, operando uma extensa rede global numa frota jovem e moderna e com soluções de fretamento personalizadas, cumprimos os requisitos para sermos uma transportadora de carga aérea dedicada ao MotoGP™. Eu e a equipe de carga estamos entusiasmados com a nossa primeira grande parceria esportiva com a Dorna Sports.”


Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, detentora dos direitos de MotoGP™, disse: “Estamos muito felizes em receber a Qatar Airways como companhia aérea oficial e confirmar este novo acordo. O MotoGP™ é um esporte global, e, para nos deslocarmos pelo mundo como fazemos, um parceiro como a Qatar Airways tem um valor esmagador para o nosso pessoal, para o nosso frete e para todo o paddock. Eficiência e excelência são paGrupo Qatar Airways é novo parceiro aéreo oficial e companhia de carga do MotoGP™

Após o sucesso do Grande Prêmio da Qatar Airways de 2024, a parceria plurianual é anunciada antes do Grande Prêmio da França em Le Mans.

Comunicado - ABAV Nacional anuncia o novo local da 51ª edição da ABAV Expo em Brasília, que acontecerá de 26 a 28 de setembro

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) anuncia que a 51ª ABAV Expo será realizada de 26 a 28 de setembro de 2024 no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O evento estava agendado anteriormente para a Arena BRB Mané Garrincha, de 25 a 27 de setembro deste ano – o ajuste será de apenas um dia. A decisão de usar outro local foi tomada em comum acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, depois de uma análise da estrutura final na Arena, para garantir a melhor experiência e um maior conforto aos participantes. 

“A entidade está à disposição dos expositores para apoiá-los nos ajustes necessários para sua participação", diz Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional. "Queremos também agradecer à equipe da Arena BRB Mané Garrincha pelos esforços empreendidos para tentar viabilizar os ajustes necessários na infraestrutura do espaço para receber a ABAV Expo."

Ana Carolina afirma que a entidade está empenhada e confiante nos resultados positivos do evento no novo local. O espaço é o maior centro de convenções da América Latina, com mais de 65 mil m² de área construída e localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília. “A equipe comercial está atuando no atendimento aos expositores para apresentar a nova planta do evento e realizar todos os trâmites necessários para a mudança.” 

CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil  

A 51ª ABAV Expo ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB, num total de 33.525m² de área.

O espaço oferece uma infraestrutura completa para eventos corporativos,  suporte tecnológico, ambiente climatizado, mais de 129 salas modulares, sala VIP, lounges, estacionamento coberto, restaurante e cafeteria próprios, seis geradores de emergência e outros recursos. O empreendimento é sustentável e utiliza métodos modernos para a preservação do meio ambiente. 

Atendimento aos expositores e visitantes

A equipe da ABAV Nacional está à disposição dos expositores e visitantes para mais informações e esclarecimento de dúvidas pelos seguintes e-mails: 

Expositores: atendimento@abav.com.br 

Visitantes: visitantes@abav.com.br

51ª ABAV Expo

Data: 26 a 28 de setembro de 2024

Local: CICB – Centro Internacional de Convenções (pisos 1, 3 e 4) 

Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul, Brasília - DF.

Sobre a ABAV Nacional  

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal Foi fundada em 1953, e possui mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde sua fundação e integrante do WTAAA - World Travel Agencies Association Aliance, Folatur - Fórum Latino Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, o maior evento do Turismo brasileiro e um dos principais do calendário latino-americano. Reúne profissionais do Turismo do mundo todo, e é a grande vitrine  para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. É também o único evento itinerante no país, promovendo destinos, equipamentos e fornecedores.

Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023. Foi considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes.

Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br

Coluna Minas Turismo Gerais / Jornalista Sérgio Moreira



    Coluna Minas Turismo Gerais 



    Jornalista Sérgio Moreira




Investimento na qualidade da cachaça

A branquinha ou amarelinha no copo “lagoinha” tem o sabor especial para os apreciadores da cachaça. Minas Gerais é o principal produtor de cachaças do país. Para dar mais qualidade ao produto, foi criado o Centro de Referência de Análise de Qualidade de Cachaça, localizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), o centro recém-inaugurado recebeu mais de R$ 3,7 milhões do Governo de Minas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para sua estruturação, promete auxiliar o produtor local no aprimoramento e certificação da bebida. quando em pleno funcionamento, será capaz de prestar assistência não só aos produtores de cachaça da região de Lavras, mas de todo o estado e do país.

“A Fapemig sabe que, no caso da estruturação de um laboratório para ser referência no estado em análises para cachaças, haverá impacto das mais variadas formas. Teremos um produto mineiro com cada vez mais qualidade, impactando diretamente a economia de Minas, do grande ao pequeno produtor, as comunidades que vivem da produção da cachaça, as indicações geográficas, entre outros processos de certificação de qualidade”, ressalta Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.

Para a aquisição e manutenção do registro das cachaças pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é necessário comprovar a qualidade da bebida e, portanto, a realização de análises físico-químicas e cromatográficas torna-se indispensável.

Patrícia Freire realiza análises nos laboratórios da Ufla desde 2001. O contato de Patrícia é a pesquisadora Maria das Graças Cardoso, que coordena as pesquisas com cachaça há mais de 25 anos. Criar ferramentas que possam contribuir com a valorização da cachaça foi a semente para Maria das Graças iniciar o desenvolvimento do Centro de Referência de Análise da Qualidade da Cachaça.

A cachaça de Minas é reconhecida e apreciada em todo o Brasil, e também mundo afora. É muito importante esse processo de certificação para atestarmos que o produto que Minas fabrica é de qualidade. Isso traz credibilidade e segurança para nosso setor produtivo, além de nos colocar como produtores de primeira linha", destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O centro compreende um grande complexo de laboratórios onde são desenvolvidas as análises e pesquisas referentes a origem e formação dos principais congêneres e contaminantes da bebida. “Pesquisamos de onde vêm e como podemos controlar os contaminantes mais frequentes, ” destaca Cardoso.

Festival Minas + Doce na Expocachaça

A pioneira e maior e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça - a Expocachaça - prepara sua 33ª edição que, pela primeira vez, ocupa o Centerminas Expo, em BH, de 4 a 7 de julho, quinta a domingo.

São cerca de 250 Expositores e mais de 2000 produtos entre cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, doçaria mineira, equipamentos como Moendas, Alambiques, Dornas, Caldeiras, Empresas de Garrafas, Empresas de Serviços, Laboratórios, Gráficas, Editoras, Estande Food Trucks e Empresas de Gastronomia, sorvete e muitas novidades.



Um dos destaques é o Festival Minas + Doce, que valoriza a doçaria feita em Minas e conta com a Curadoria da professora e mestre em gastronomia e sustentabilidade, Rosilene Campolina. Ao todo, serão 44 expositores, que vão apresentar produtos como doces e quitandas tradicionais e contemporâneas; doces bordados e cristalizados do Carmo do Rio Claro; o rocambole de Lagoa Dourada; a goiabada de Ponte Nova; o doce de leite da Serra Negra e a opção diet da Vimilk de Perdões, entre outros. Além disso, vai oferecer uma arena gastronômica com seis aulas show e seis oficinas com acesso gratuito. Um outro destaque é o Estande Origem Minas do Sebrae, com 20 expositores.









“É uma oportunidade singular para produtores artesanais da doçaria e quitandaria apresentarem seus produtos à um público estratégico, além de estreitar contatos com uma rede de distribuidores, empresários e empreendedores influentes no ramo gastronômico, turístico e hoteleiro”, comenta José Lúcio, presidente da Expocachaça.

Temos ainda, estandes coletivos do Rio Grande do Sul da Aprodecana, com 12 expositores de cachaça, da Secretaria de Turismo da Bahia, com 12 expositores de cachaça, de Goiás, da Agopcal, com 8 produtores de cachaça, da APACs Salinas com 26 associados e seus produtos, entre outras atrações.



Em relação ao público, espera-se receber 20 mil pessoas, gerando um total de R$30 milhões em negócios. Nas 32 edições, o movimento de público total foi 3 milhões de pessoas.

A feira conta com o Patrocínio Master da Cemig por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas e Patrocínio do Sicoob Divicred; Apoio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Shows - A Expocachaça também apresenta uma programação cultural para todos os públicos. Confira:

Na quinta, dia 04/07, se apresentam as bandas Beatles Rock Show e Lurex. Na sexta, 05/07, tem Banda Creedence e Rock Beats. Já no sábado, 06/07, shows da Banda Saidera (Tributo Skank) e o melhor do sertanejo com Welinton Costa e Gabriel. Para terminar, no domingo, 07/07, se apresentam as bandas Putz Grilla e Dib Six.

Os ingressos estão à venda pelo site da Expocachaça por R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada). Há também o passaporte para todos os dias vendido por R$110,00 e R$80,00 (meia entrada).

33ª Expocachaça -Data: 4 a 7 de julho
Funcionamento: de quinta a sábado, das 12h à 00h
Domingo, das 12h às 22h
A bilheteria encerra 1h antes do encerramento
Local: Centerminas Expo -4º Andar
Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495, 4º Andar, União,
Shows:
04/07, quinta-feira
19h: Beatles Rock Show
21h30: Lurex
05/07, sexta-feira
19h: Banda Creedence
21h30: Rock Beats
06/07, sábado
19h: Banda Saidera (Tributo Skank)
21h30: Welinton Costa e Gabriel
07/07, domingo
17h: Putz Grilla
19h30: Dib Six
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça
Passaporte para todos os dias: R$110,00 e R$80,00 (meia entrada) , Passaporte Galera: R$ 120,00: 4 ingressos para um único dia.
https://www.expocachaca.com.br/

Eventos corporativos aquecem turismo de negócios

O turismo em Minas Gerais tem liderado o crescimento do setor no país, e as projeções são ainda mais otimistas para o segundo semestre, já que, tradicionalmente, os eventos corporativos se concentram mais nesse período. Para se ter uma ideia, de março de 2023 a fevereiro deste ano, o Estado acumulou uma alta de 12,6% em seu desempenho, comparada à média nacional de 4,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A vocação da capital mineira para o turismo de negócios se fortalece ainda mais com a realização de eventos corporativos de grande porte, como os que acontecerão na Arena MRV, Minascentro, Parque de Exposições da Gameleira e Expominas.

Nesse cenário promissor, o Intercity BH Expo, maior hotel da Rede Intercity no Brasil, projeta um crescimento de 20% na ocupação durante os meses de junho e julho, impulsionado pela realização de grandes eventos que acontecem na região, em especial no Parque de Exposições da Gameleira



Apenas nos próximos dois meses, o Parque de Exposições, que fica a poucos metros do hotel, receberá grandes eventos, com destaque para a Megaleite, o 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, e o Expominas com o Festival do Queijo Artesanal de Minas, a Professional Fair, e a Estética e Micro.

A gerente comercial do Intercity BH Expo, Márcia Castro, destaca que os eventos corporativos no segundo semestre incrementam a ocupação no hotel e elevam as expectativas para o período.



“Nossa taxa de ocupação deve aumentar em até 20% influenciada pela nossa localização estratégica, próxima aos grandes centros de eventos da região e a outros centros de eventos como o Minascentro, o que permite deslocamento rápido e eficiente dos hóspedes”.

Ações adotadas pelo hotel para incrementar os negócios- Para ampliar ainda mais a demanda de hóspedes, o Intercity BH Expo lançou pacotes promocionais específicos para os participantes desses grandes eventos, como o Megaleite e o 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. Essa estratégia inclui a oferta de descontos em estadias prolongadas, tarifas especiais para reservas antecipadas e o programa de fidelidade do hotel, o Clube Orange, que oferece reservas ao menor preço, check-in 100% online e um programa de descontos, para tornar a estadia dos hóspedes corporativos mais conveniente e acessível.

Todas essas estratégias têm o objetivo de contribuir com a curva de ascensão do hotel, que já se consolidou no mercado como referência em hospitalidade corporativa em Belo Horizonte. Márcia conta que o hotel vem desenvolvendo várias iniciativas para manter altos padrões de serviço mesmo em períodos de alta ocupação, como treinamentos contínuos da equipe; a inclusão de novos itens no café da manhã, melhorias nas áreas comuns e investimentos contínuos em melhorias das suítes, bem como a nova suíte com área externa e hidromassagem.




Para acomodar essa alta demanda gerada pelo aquecimento do mercado, o hotel já reforçou sua equipe de colaboradores, com foco principal nas áreas de recepção e limpeza, a fim de garantir um atendimento excelente mesmo com o hotel operando com ocupação máxima. “Receber uma alta demanda de hóspedes corporativos é um desafio complexo, que exige flexibilidade e eficiência e todos os processos devem estar impecáveis para continuarmos sendo uma rota de turismo de negócios e receber grandes eventos na capital, destaca.

Intercity BH Expo – Avenida Amazonas, 7702 - Gameleira

reservas.expo@intercityhoteis.com.br; https://www.intercityhoteis.com.br/.

Patagonia Fantástica com a Prestigio Operadores Receptivos

No meio de tanto barulho e do turbilhão diário, viajantes do mundo todo sempre têm a exótica, sublime e remota Patagônia à vista em seus planos de viagem.



Estas legendárias terras meridionais, onde a natureza desempenha um papel protagonista, são vistas como um local imaculado para recuperar parte do contacto especial que a humanidade tinha com o meio ambiente. Seja pela paixão pela aventura ou pelo prazer de descansar diante de paisagens deslumbrantes, a Patagônia, juntamente com suas vastas bosques, reservas naturais, parques nacionais, geleiras, vida selvagem nativa e destinos que acolhem calorosamente seus visitantes, é um IMPERDÍVEL na lista de viagens de qualquer pessoa.

Agora, organizar uma viagem para um lugar tão extenso em quilômetros, com tantas atividades e serviços oferecidos, pode ser cansativo. Ter profissionais de confiança que saibam dar a melhor assessoria, é essencial.



E ter uma empresa que oferece cobertura em todo o Sul da Patagônia Argentina e Chilena, é ainda melhor. Prestigio Operadores Receptivos é aquela empresa especializada e pioneira que, junto com seus representantes, oferece serviços e garante suporte em cada um dos destinos mais visitados da Patagônia Sul: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Ilhas Malvinas e Puerto Madryn na Argentina, e Torres del Paine, Puerto Natales e Punta Arenas no Chile. Afinal, sabemos como é importante e quanta tranquilidade pode nos dar ter um mesmo receptivo que atue nos diferentes pontos de uma viagem. Por que se complicar pondo em risco essa viagem tão esperada? Com a Prestigio você tem tudo solucionado e com a certeza de uma excelente experiencia!

Seu pessoal sempre disponível!

A Prestigio está composta por um quadro permanente de profissionais experientes, treinados para prestar serviços de excelência em diversos idiomas e com profundo conhecimento do ambiente em que atuam. É um detalhe importante que não pode faltar numa viagem, pois sempre nos lembramos da excelente atenção quando nos é prestada num destino.



Transporte moderno, seguro e uma ampla frota!

A empresa conta com uma moderna frota de transporte composta por vans, micro-ônibus e ônibus para viajar pela Argentina e Chile.

- Traslados no destino

- Traslados entre destinos

- Excursões Convencionais

- Excursões de Aventura

Uma frota completa para cobrir e atender as diferentes necessidades em todos os destinos que pretende visitar.



Excelência em Serviços, em tudo que você precisa!

A Prestigio oferece todos os serviços possíveis nas áreas que vende e opera para passageiros individuais e grupos. Seus pontos mais fortes são:

Ecoturismo e Turismo Ativo:

- Trekking, caminhadas e escalada no gelo

- Programas Trekking com acampamento de duas ou mais noites

- Expedições Gelo Continental Patagónico

Produtos de Neve:



- Serviços recreativos e de aventura na neve

- Serviços e programas de Esqui alpino, cross-country, de travessia e prática de freestyle.


Também oferecem diversas opções de navegação na Argentina e no Chile, serviços de sobrevoo de helicóptero e avião e viagens de ônibus com assistência e excursões incluídas.

Tudo foi pensado para tornar possível aquela viagem dos sonhos!




Hotéis especialmente selecionados para a melhor experiência!

A Prestigio oferece diferentes tipos de hospedagem em todos os destinos que opera; Hotéis de 3, 4 e 5 estrelas, All Inclusive e categorias especiais. A empresa com uma longa trajetória também se destaca por ter um importante allotment e rápida resposta de confirmação.



Lugares que são mais que uma hospedagem, farão parte da aventura e vão deixar você com vontade de voltar!

A Prestigio Operadores Receptivos está presente há mais de 20 anos em todos os detalhes para que a viagem de cada um de seus clientes seja impecável e especial.



Buscando sempre a responsabilidade social e ambiental, respeitando os ambientes em que atua, gerando tanto impacto positivo nas sociedades onde está presente, quanto a inclusão com instalações e serviços acessíveis e adaptados para que todas as pessoas possam ter uma experiência única e inesquecível na majestosa Patagônia Meridional. Bom, se vamos chegar até lá, vamos fazer valer a pena!

Contato: WhatsApp: +5491158726578 E-mail: Raul.diaz@prestigiosrl.com.ar

Site: https.//www.prestigiosrl.com.ar


Hotel Ouro Minas Dolce By Wyndham oferece pacote com “ares de resort” para o Dia dos Namorados

O pacote inclui hospedagem, jantar romântico, shows com a banda Relicário, café da manhã e uma infraestrutura completa de resort com jacuzzi, piscina aquecida, massagens e muito mais

Com a aproximação do Dia dos Namorados, nada melhor que celebrar a data em um local com clima de resort, proporcionando a sensação de estar viajando e desfrutando de momentos únicos com o parceiro, sem a necessidade de pegar a estrada. Essa é a proposta do Ouro Minas Dolce By Wyndham, o único resort urbano de BH.



O hotel preparou uma experiência inesquecível para os casais, com pacotes exclusivos de hospedagem, jantar romântico, música ao vivo e diversas regalias, como jacuzzi, piscina aquecida e massagens.



Os pacotes de hospedagem incluem café da manhã no aconchegante coffee shop do hotel, estacionamento gratuito e uma montagem especial no apartamento com flores e chocolates, criando o ambiente perfeito para uma noite romântica.

Para uma experiência ainda mais completa, o pacote de hospedagem com jantar oferece, além dos benefícios já citados, um jantar no Restaurante Quinto do Ouro, que inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma garrafa de vinho tinto ou espumante. Para tornar a noite ainda mais especial, haverá música ao vivo durante o jantar nos dias 8, 12 e 15 de junho, sendo que nos dias 12 e 15 quem embala a noite romântica dos pombinhos é a banda Relicário.

Os casais que optarem por hospedagem sem jantar recebem no conforto do apartamento uma garrafa de espumante para brindarem o momento especial.



Além de toda a atmosfera romântica, os hóspedes do Ouro Minas têm à disposição uma ampla gama de opções de lazer e relaxamento. O hotel oferece sala de jogos e game room, sauna úmida e seca, piscina aquecida, jacuzzi e novas opções de massagens, como a massagem com bambu e pedras quentes, garantindo momentos de puro relaxamento e bem-estar.

​ INFORMAÇÕES E RESERVAS : https://www.ourominas.com.br/namorados

31 3429-4000/ 31 3429-4000 reserva@ourominas.com.br

Rossi & Zorzanello apoia campanha "SOS PcD RS" da startup Semearhis

Reforçando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, a Rossi & Zorzanello, empresa que assina alguns dos principais eventos de Gramado, se une à startup Semearhis em apoio à campanha “SOS PcD RS”. A iniciativa está arrecadando doações para a compra de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A meta inicial é alcançar o valor de R$ 387 mil, que serão revertidos na compra de medicamentos, cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho, andadores (com e sem rodas), aparelhos auditivos, bengalas, óculos Orcam e de grau e próteses para famílias cadastradas no projeto. As doações podem ser feitas através da chave Pix: campanhadobem.com/SOS-PCD-RS.

“É fundamental exercermos a empatia, a resiliência e o amor ao próximo na prática, usando a nossa força para ajudar quem precisa. E a campanha da Semearhis vem de encontro a esse valor, de fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir com o bem-estar e dignidade de quem mais precisa”, comenta Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello. A empresa é organizadora da tradicional feira de turismo Festuris e do Connection Terroirs do Brasil, evento com foco em produtos de origem, que acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado.

foto: Gustavo Merolli

Especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência, a Semearhis é comandada pela empresária Letticia Francisco, que recebeu o pedido de ajuda de familiares e decidiu criar a campanha.

“Contribuímos por um grande propósito e sabemos que o bem que se semeia floresce todo dia e beneficia primeiramente quem joga a semente. Neste momento, pedimos a ajuda de todos para semear conosco e fazer parte desta grande rede, em prol da inclusão", comenta Letticia.

Informações para
 
@sergiomoreira63  

sergio1moreira@bol.com.br

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.