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domingo, 16 de junho de 2024

Ferrari e Porsche protagonizam primeiras horas em Le Mans. Chuva com pouco mais de uma hora de prova fez equipes arriscarem estratégias, com as fabricantes italiana e alemã se destacando com o acerto na troca de pneus




A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans teve início neste sábado (15), às 11h00 do horário de Brasília, no circuito de La Sarthe, na França. Os 62 carros, divididos entre as classes Hypercar, LMP2 e GT3 foram para a pista em busca da glória que representa vencer a mais famosa prova de longa duração do automobilismo mundial. A quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, e precede a Rolex 6 Horas de São Paulo, a ser realizada entre os dias 12 e 14 de julho, no Autódromo de Interlagos. Os ingressos estão à venda.

Nas primeiras cinco horas de prova, Ferrari e a Porsche mostraram que estão com os carros “afiados” em busca da vitória. As fabricantes, que alternaram seus Hypercars na liderança desde a largada, confiaram na previsão de que a chuva afetaria apenas uma parte do traçado de 13.626 metros e adiaram ao máximo a troca para pneus de chuva. A decisão se provou acertada, com os carros das duas marcas superando as concorrentes Toyota e Cadillac, que preferiram fazer o procedimento rapidamente.

Entre os brasileiros, Pipo Derani e Felipe Nasr iniciaram a prova no volante de seus hypercars Cadillac #311 da Action Express Racing, e Porsche 963 #4 da Porsche Penske Motorsport, respectivamente. Além deles, Daniel Serra guiou a Ferrari 296 #86 da GR Racing, mostrando uma performance invejável ao ganhar boas posições na primeira volta em Le Mans. 

Augusto Farfus foi mais um ao volante durante os primeiros momentos do BMW M4 GT3 #31 do Team WRT. Felipe Drugovich, que é companheiro de Derani, e Nicolas Costa, piloto do McLaren 720S GT3 EVO #59 da United Autorsports, aguardaram um pouco mais para andar pela primeira vez na pista.

Momentos marcantes do início
A largada em Le Mans foi bastante movimentada, mas ocorreu sem incidentes. O Porsche #6 partiu na pole position, guiado por Laurens Vanthoor. O destaque ficou com a Ferrari #50, que, com Nicklas Nielsen no volante, avançou para a segunda posição e impôs pressão sobre a Porsche, assumindo a ponta pouco tempo depois. Nas outras categorias, a liderança permaneceu com os pole position: o carro #14 da AO by TF na LMP2, e o McLaren #70 da Inception na LMGT3.



A Ferrari continuou mostrando força na primeira hora de prova, dessa vez com o hypercar #51, que conseguiu chegar à vice-liderança. Ponto positivo também para a Ferrari #83, da AF Corse, que ganhou sete colocações. O Porsche 963 #12 da Hertz Team JOTA perdeu posições na primeira volta, enquanto os LMP2 #47, da COOL Racing, e #25 da Algarve Pro Racing precisaram ir para os boxes com problemas. A única bandeira amarela localizada foi causada pelo LMP2 #23 da United Autosports, que ficou parado na brita por alguns instantes. No final da hora, Porsche e Ferrari trocaram liderança e o #6 reassumiu a ponta, mas logo Nielsen recuperou a posição com o #50.

Chuva e estratégias arriscadas
A segunda hora de prova começou com ritmo mais cadenciado entre as classes. Até que veio o aviso: a chuva estava chegando. Era preciso definir qual estratégia adotar, já que a previsão era de pista molhada apenas para determinadas áreas do circuito de La Sarthe e pouco tempo de duração.

Em movimento arriscado, os hypercars de Cadillac e Toyota foram os primeiros a irem para os boxes e realizar a troca. A decisão parecia acertada, pela movimentação difícil que os carros de Ferrari e Porsche pareciam ter na pista. Porém, a pista seca predominava, e a chuva demorou alguns minutos para aumentar. Com isso, Ferrari e Porsche pararam seus carros já quase nos momentos finais de chuva.

A estratégia deu certo: os dois protótipos rodaram pouco tempo com os pneus de chuva, conseguindo trocar para os de pista seca em uma janela que garantiu a liderança da prova para as duas fabricantes. Uma disputa interessante entre o #50 da Ferrari e #83 da AF Corse ainda brindou os espectadores no final da hora, com uma boa ultrapassagem de Robert Kubica. Porém, Nielsen conseguiu retomar a ponta.

Alguns incidentes chamaram a atenção, como a batida da Ferrari 296 LMGT3 #54 da Vista AF Corse. Em seguida, Robin Frijns também saiu da pista com seu hypercar #20 BMW M da Team WRT Com mais uma zona lenta na pista, as equipes aproveitaram para chamar os carros para os boxes, e a Ferrari #83 da AF Corse assumiu a ponta entre os hypercars.



Cinco horas de ação
A corrida entrou em sua quinta hora com o Ford Mustang LMTG3 #77 da Proton Racing nos boxes com problemas. A liderança da prova foi retomada pela Ferrari #83 da AF Corse, seguido pelo #50 oficial da equipe italiana. Logo atrás, uma dupla da Porsche Penske, o carro #5 e o #4, que tem em sua tripulação o brasileiro Felipe Nasr. Além disso, Felipe Drugovich foi para a pista pela primeira vez com o Cadillac #311 da Action Express. As outras duas classes seguiram sem alterações na ponta.

A melhora da Toyota foi notável, com o hypercar #8 alcançando a quinta posição, mas chegando a disputar o top-3 em alguns momentos, guiado por Brendon Hartley. Recuperação também para o Porsche #12 da JOTA, que voltou a figurar entre os dez primeiros. Valentino Rossi, no volante do #46, manteve a ponta na LMGT3, enquanto Ryan Cullen perdeu a liderança na LMP2 para Ritomo Miyata com o #37 da COOL Racing.

Por fim, a quinta hora de prova reservou uma baixa: a Alpine #35, após quebra de motor.


Desempenho dos brasileiros
Ao longo das cinco horas já disputadas, o Brasil teve seus momentos de destaque, principalmente na classe LMGT3. Depois de uma boa largada, Daniel Serra chegou a andar entre os três primeiros colocados com seu Ferrari 296 #86. Já Nicolas Costa deu continuidade ao trabalho de Grégoire Saucy e flutuou entre o top-5, e, mesmo após uma parada, continua na briga dentro do top-10. Destaque também para Felipe Nasr com o hypercar #4 da Porsche, que foi da 19ª para o top-5.

Programação e transmissão
As 24 Horas de Le Mans estão sendo exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

O site Grande Prêmio também transmite as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra em seu canal no YouTube e também, de forma inédita na história da plataforma, também na rede social TikTok.



FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans

Top-10 após 5 horas de prova

Hypercar
1º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, com 80 voltas
2º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, +17s732
3º - Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, +25s013
4º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, +47s965
5º - José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, +1min43s124
6º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, +1min52s063
7º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, +2min05s443
8º - Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, +2min10s737

LMP2
1º - Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) - Vector Sport #10, 76 voltas
2º - Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) - COOL Racing #37, +6s072
3º - Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) - United Autosports #22, +34s926
4º - PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) - AO by TF #14, + 2min29s816
5º - Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) - Nielsen Racing #24, +2min53s017
6º - Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) - Proton Competition #9, + 1 volta
7º - François Perrodo (FRA) / Bem Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) - AF Corse #183, +1 volta
8º - Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) - IDEC Sport #28, + 1 volta
9º - Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) - Inter Europol Competition #34, + 1 volta
10º - John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) - Duqueine Team #30, + 1 volta

LMGT3
1º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, 71 voltas
2º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, +1 volta
3º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, + 1 volta
4º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, + 1 volta
5º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, + 1 volta
6º - Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) - Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, + 1 volta
7º - Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, + 1 volta
8º - Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) - Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, + 1 volta
9º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, + 1 volta
10º - Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) - McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, + 1 volta

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.


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