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segunda-feira, 12 de agosto de 2024

VOANDO PELO MUNDO // Grupo LATAM inicia renovação de frota cargueira com incorporação de um novo Boeing 767BCF // Azul retoma liderança em Porto Alegre com 60 decolagens e pousos diários



Grupo LATAM inicia renovação de frota cargueira com incorporação de um novo Boeing 767BCF


9 de agosto de 2024 - O Grupo LATAM acaba de anunciar o recebimento de uma nova aeronave cargueira Boeing 767BCF para a sua frota. A incorporação faz parte da estratégia da LATAM de operar com uma frota de carga mais eficiente e moderna. Com apenas 11 anos, esta é uma das mais jovens aeronaves de carga da companhia.

 

"Complementar nossa oferta de capacidade nos porões de aeronaves de passageiros com a incorporação de um novo Boeing 767BCF, em linha com a nossa estratégia de renovar a frota com aeronaves mais jovens e eficientes, nos permitirá melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e continuar oferecendo um serviço mais confiável e sustentável aos nossos clientes", afirma Gudny Genskowsky, vice-presidente sênior de Rede e Alianças de Carga na LATAM.

 

PLANO DE CRESCIMENTO DA FROTA

 

Em 2021, o Grupo LATAM anunciou um plano de crescimento da frota cargueira, com a inclusão de oito aeronaves de passageiros convertidas para carga e aumento da capacidade em mais de 70% em relação aos níveis pré-pandemia. Agora, com 21 Boeing 767 cargueiros, o Grupo oferece a operação de carga mais extensa na região, conectando 166 destinos em 33 países, dos quais 18 são exclusivos para carga.

 

Atualmente, o Grupo LATAM opera uma frota total de 340 aeronaves, incluindo 57 aviões de passageiros Boeing (767, 777 e 787) e 262 aeronaves Airbus (A319, A320, A320neo, A321 e A321neo).

 

AMPLIAÇÃO DE OFERTA ENTRE EUROPA E AMÉRICA DO SUL

 

O Grupo LATAM também anuncia o fortalecimento de sua operação cargueira entre a Europa e a América do Sul com o aumento de oferta em suas aeronaves de cargas B767-300F.

 

A partir de 1º de outubro, a companhia ampliará a conectividade entre ambos os mercados, passando de 10 para 12 voos semanais, liderando assim a capacidade oferecida entre os continentes. Essa expansão totaliza uma oferta semanal de mais de 600 toneladas em aeronaves cargueiras entre a Europa e a América do Sul. A partir da Europa, irá complementar as 1.100 toneladas disponíveis em aeronaves de passageiros do Grupo LATAM. Com isso, a LATAM irá oferecer no total mais de 1.700 toneladas distribuídas entre 8 pontos na América do Sul e 10 na Europa.

 

Com as duas novas frequências semanais, a operação com origem na Europa está planejada para acontecer a partir de Bruxelas, o que permitirá à companhia reforçar a capacidade oferecida para destinos como Viracopos (Brasil) e Santiago (Chile), para transportar principalmente cargas gerais e produtos farmacêuticos. Já a partir da América do Sul, a empresa disponibilizará as duas frequências adicionais para fornecer maior capacidade aos clientes de cargas perecíveis de países como Peru, Chile, Equador e Colômbia, entre outros, para conexões com a Europa.

sábado, 10 de agosto de 2024

COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®


Tarcisio Dias


10 | AGOSTO | 2024


Choque no mercado: a rápida depreciação dos carros elétricos

Em apenas dois anos, alguns dos principais modelos elétricos sofreram desvalorizações de até 47%; entenda o impacto da evolução do mercado e a competição crescente.

O segmento de veículos elétricos no Brasil passou por uma rápida transformação desde 2022. Naquela época, os modelos eram mais caros e a oferta era limitada. Hoje, com o crescimento do mercado e a introdução de novos competidores, muitos desses carros sofreram desvalorizações acentuadas.

Por isso mesmo, algumas marcas preferem oferecer os modelos elétricos na forma de assinatura, pois a evolução constante dos veículos vai gerar uma perda direta para o consumidor e também para a imagem / valor da marca.

Vamos observar como foi esse comportamento com os principais atores do cenário automotivo elétrico brasileiro.

O Renault Kwid E-Tech, lançado como o elétrico mais barato do Brasil por R$ 142.990, agora é encontrado por cerca de R$ 79.700 no mercado de usados, refletindo uma queda de 44,3%. Esse modelo foi um dos primeiros a oferecer uma opção acessível, mas a chegada do BYD Dolphin em 2023 forçou uma redução ainda maior em seu preço.

O Caoa Chery iCar, que também chegou ao mercado em 2022, iniciou com um preço de R$ 139.990. Atualmente, seu valor médio de revenda é de R$ 79.900, indicando uma desvalorização de 42,9%. Assim como o Kwid, o iCar viu seu preço ser impactado pela concorrência crescente.

O JAC E-JS1, outro pioneiro na oferta de carros elétricos acessíveis, viu seu preço inicial de R$ 149.990 cair para R$ 80.800, uma desvalorização de 46%. A competição com novos modelos, como o BYD Dolphin e Dolphin Mini, pressionou o mercado e afetou seu valor.

Modelos mais premium também enfrentaram grandes quedas. O Peugeot e-208 GT, inicialmente vendido por R$ 276.990, agora pode ser encontrado por aproximadamente R$ 146.000, perdendo 47,2% do seu valor. Da mesma forma, o Peugeot e-2008, lançado por R$ 259.990, agora custa em torno de R$ 140.600, uma desvalorização de 45,9%.

O BYD Tan, um SUV elétrico de alto padrão, sofreu uma desvalorização de 37,5%. Originalmente vendido por R$ 487.590, hoje é encontrado por R$ 304.550. Apesar de continuar mais caro que muitos concorrentes, o Tan teve seu valor ajustado para se adaptar ao mercado.

Outros modelos notáveis incluem o Fiat 500e, que viu uma desvalorização de 37,5%, e o Chevrolet Bolt EV, que teve uma das maiores desvalorizações entre os analisados, com uma queda de 47,1%, refletindo a dificuldade do modelo em competir no atual mercado.

Essas desvalorizações destacam o impacto da rápida evolução tecnológica e a crescente competição no mercado de veículos elétricos, forçando ajustes de preços e influenciando significativamente o valor dos modelos no mercado de usados.

Em resumo, os veículos elétricos usados devem experimentar uma evolução contínua, com melhorias tecnológicas e uma maior aceitação no mercado. Embora possam enfrentar desafios como a depreciação da bateria e a variação nos preços, o cenário geral tende a ser positivo, com oportunidades para valorização e redução dos custos operacionais.

Modelo

Preço em 2022

Preço na Troca

Desvalorização

Peugeot e-208 GT

R$ 276.990

R$ 146.000

-47,2%

Chevrolet Bolt EV

R$ 329.000

R$ 174.000

-47,1%

JAC E-JS1

R$ 149.990

R$ 80.800

-46%

Peugeot e-2008

R$ 259.990

R$ 140.600

-45,9%

Nissan Leaf

R$ 293.790

R$ 158.870

-45,9%

Renault Kwid E-Tech

R$ 142.990

R$ 79.700

-44,3%

Volvo XC40 (bimotor)

R$ 399.950

R$ 222.200

-44,4%

Caoa Chery iCar

R$ 139.990

R$ 79.900

-42,9%

Volvo XC40 (monomotor)

R$ 309.950

R$ 199.000

-35,7%

BYD Tan

R$ 487.590

R$ 304.550

-37,5%

Fiat 500e

R$ 255.990

R$ 159.820

-37,5%

Tags: carros elétricos, desvalorização de veículos, mercado de usados, Renault Kwid E-Tech, BYD Dolphin

Sugestão de vídeo | Veículo elétrico: não compre agora
https://youtu.be/UJhUtCvigJg

Conheça os motivos que fizeram o Citroën ë-Jumpy integrar a frota elétrica do Mercado Livre

 


O crescimento do mercado logístico, impulsionado pelo e-commerce, exige cada vez mais soluções inteligentes, econômicas, eficientes e sustentáveis. Por isso o Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros da América Latina, escolheu o Citroën ë-Jumpy elétrico para integrar sua frota movida à energia renovável, que é parte da sua estratégia de Sustentabilidade para redução de impactos socioambientais. Com múltiplas virtudes, o ë-Jumpy reúne atributos para entregar sempre a melhor rentabilidade nos mais diferentes tipos de uso.

A recarga completa de um ë-Jumpy pode custar, em média, menos de R$ 80 (dependendo da região), resultando em um gasto inferior a R$ 0,30 por quilômetro rodado. Essa rentabilidade incrível é complementada pela segurança da garantia da bateria de 8 anos e 3 anos de garantia total do veículo. Com tantos atributos, é fácil entender por que o Citroën ë-Jumpy se tornou parte da frota elétrica do Mercado Livre no Brasil, empresa que opera a maior frota elétrica privada da América Latina.

Seu porte compacto, com menos de 1,94 metro de altura, permite que ele entre em garagens e galpões com limitações de tamanho para caminhões e veículos maiores. Essa característica se soma ao PBT (Peso Bruto Total) inferior a 3,5 toneladas para agregar outro atributo essencial: o ë-Jumpy está isento das restrições de circulação para veículos pesados e pode ser guiado por qualquer condutor habilitado com CNH de categoria B, a mesma de automóveis de passeio.

Prático por fora, ele é enorme por dentro. Seu baú possui 6,1 m³ de volume e amplo acesso tanto pela porta lateral corrediça, que facilita a carga e descarga ambientes urbanos, quanto pelas portas traseiras com abertura de 180º. Se necessário, até mesmo uma empilhadeira pode colocar um pallet padrão dentro do ë-Jumpy! E na cabine o espaço amplo entrega muito conforto para até três pessoas. Projetada para ser um ambiente de trabalho móvel, ela possui amplos e diversos compartimentos espalhadas pelo interior, além de incluir ar-condicionado de série, sistema multimídia com Android Auto e Apple Carplay e diversos itens de conforto e segurança, como controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa e câmera de ré com Vision Park.

Nos deslocamentos a propulsão elétrica com três modos de condução é sinônimo de ainda mais conforto para os profissionais, com muito silêncio e suavidade sem comprometer a capacidade de carga de 1 tonelada. Os 26,5 kgfm de torque do compacto motor elétrico surgem de forma praticamente instantânea, facilitando a condução em diversos tipos de pisos e inclinações, além de permitir um controle fino nas acelerações, essencial para o transporte de cargas frágeis.

Na hora de recarregar as baterias de 75 kWh o ë-Jumpy dispõe de diferentes soluções para se adaptar às demandas de cada operador. Ele pode ser conectado a um sistema rápido (DC) de 100 kW para carregar de 0 a 80% em somente 45 minutos, tempo inferior a um intervalo de almoço. Se preferir, o cliente pode optar pela recarga AC, que pode ter seu início agendado pelo sistema multimídia. Funciona assim: se o funcionário encerrar seu expediente em um horário onde a tarifa elétrica ainda não é vantajosa, basta selecionar o horário em que a tarifa industrial é reduzida e conectar o carregador, que só passará a enviar energia ao veículo no período programado.


sexta-feira, 9 de agosto de 2024

VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Brasil vai eleger os melhores vinhos de mesa // Wine anuncia competição de degustação às cegas para seus assinantes


Brasil vai eleger os melhores vinhos de mesa 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa começa no próximo dia 13, em Bento Gonçalves. Eleitos receberão medalhas de Prata, Ouro e Grande Ouro, em cinco categorias

 

São Paulo (SP) – 9 de agosto de 2024 – Tem início na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a segunda edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM), o mais importante evento do segmento no Brasil, que se estenderá até o dia 16. Os organizadores receberam 212 amostras inscritas de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. nas cinco diferentes categorias - Vinhos Brancos Tranquilos; Vinhos tintos tranquilos; Vinhos secos rosados tranquilos; Vinhos frisantes, e Vinhos espumantes

 

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – MG e Sindivinho -RS e da Embrapa Uva e Vinho.

 

“O Brasil, ao lado dos EUA, é um dos maiores produtores mundiais de vinhos de uvas híbridas e americanas. Mesmo sendo os mais consumidos pelos brasileiros, não recebem o reconhecimento e a importância que merecem pela alta qualidade e pelo que representam para a agricultura familiar. O objetivo do concurso é valorizar o produto brasileiro e destacar que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas brilhantemente desenvolvidas pelos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e benefícios à saúde”, comenta Eduardo Viotti, Jornalista especializado em vinhos e gastronomia, e presidente do Concurso.




O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa visa mostrar ao mercado nacional o salto de qualidade que esse produto vem dando, através de intenso investimento e dedicação por parte de seus produtores. Segue as regras internacionais de degustação, nas quais durante três dias todos os vinhos inscritos serão degustados e analisados por um corpo de jurados profissionais.


As sessões de prova às cegas serão realizadas preferencialmente pelas manhãs. Essas provas decorrerão a portas fechadas, mas os produtores que desejarem poderão enviar um representante para presenciar o trabalho do júri. Os resultados serão divulgados para a imprensa com os vinhos que auferiram medalhas de Prata, Ouro e Grande Ouro. Também através da revista “Vinho Magazine”, do site vinhomagazine.com.br, do canal Vinho Magazine TV serão divulgados os resultados completos a todos os participantes.


 

Serviço

 

Data: de 13 a 16 de agosto

Local: Sede da Embrapa. Bento Gonçalves - RS.

 

Crédito das imagens: Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa.

Reserve seu hotel com preço especial para o Festuris 2024, que acontece em Gramado de 7 a 10 de novembro

Tu não vai querer ficar de fora da edição mais esperada do Festuris, o evento vai reunir os principais players do mercado, na mais charmosa cidade da Serra Gaúcha. Participe do evento e desfrute de tudo o que Gramado tem a oferecer, os participantes do evento tem acesso a uma hospedagem de qualidade com um preço especial.

O evento ocorre de 7 a 10 de novembro, e possui transfer gratuito para o participantes.

Aproveite o mês de junho e garanta sua hospedagem, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas está esperando por você.

Saiba mais pelo número (54) 9 9672 - 9223 ou pelo                                            e-mail: reservas1@festurisgramado.com.br

MAIS INFORMAÇÕES →

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon


Nº 1.313 — 9/8/2024

 


Julho confirmou aquecimento

de vendas também no varejo

 


Apesar de os juros de financiamento ainda estarem bem altos, julho foi o melhor mês do ano com comercialização de 242.217 unidades, o que não acontecia desde julho de 2014. Esse volume superou até os números de julho do ano passado, mês em que houve corte de impostos para impulsionar o mercado. Média diária de vendas de 10.500 unidades ajudou nos resultados porque houve três dias úteis a mais que em junho último.

Outra referência importante: comercialização no varejo, ou seja, para o cliente pessoa física superou as vendas diretas que incluem locadoras, pessoas jurídicas e microempresas. Embora a oferta de crédito continue em alta, os juros não caíram como se esperava. Falta precificar a retomada do bem de compradores inadimplentes, prevista na nova lei do marco de garantias. Acredita-se que prestações mais baratas ainda vão demorar até a lei surtir seus efeitos, como acontece no exterior.

Anfavea continua a pontuar que as importações têm crescido mais que as exportações. Isso indica perda de participação dos produtos brasileiros nos mercados vizinhos, além do México e Caribe. Por outro lado, o presidente da associação, Márcio Leite, admitiu que a indústria automobilística no exterior se apressou mais do que deveria rumo ao carro elétrico. “De fato, os híbridos foram deixados um pouco de lado, mas a correção de rota começa a acontecer”, ponderou.

Um gráfico sobre participação no mercado nacional de novas tecnologias de propulsão foi apresentado durante a entrevista mensal da entidade. Em janeiro último foram vendidos 4.354 elétricos, 3.879 híbridos e 3.780 híbridos plugáveis. O pico de vendas dos elétricos foi em abril (6.699 unidades), antes do aumento do imposto de importação. Marcas chinesas trouxeram grande quantidade de veículos para formar estoque a um custo bastante elevado, provavelmente bancado de forma indireta pelo governo chinês.

Em julho último, houve redução acentuada de elétricos para 4.698 unidades, queda abrupta de 30% em relação ao pico. De forma contrária, os híbridos plugáveis deram um grande salto para 5.912 unidades, aumento de nada menos que 56% sobre janeiro. No mês passado, a divisão de mercado ficou assim: 5.912 híbridos plugáveis (38,6%), 4.698 elétricos (30,6%) e 4.697 (30,7%) híbridos. Estes percentuais indicam um equilíbrio entre elétricos e híbridos, com híbridos plugáveis em destaque, reproduzindo o que acontece agora nos mercados do mundo ocidental.

 

Blazer EV é superequipado e terá preço competitivo

 

SUVs são carros pesados e mais ainda quando na versão elétrica em razão da elevada massa da bateria. Mas isso não faz muita diferença no novo Chevrolet Blazer EV que chega do México, isento do imposto de importação. Significa boa ajuda no preço — ainda não anunciado — com início das entregas no mês que vem. A intenção é colocá-lo em patamar abaixo de modelos elétricos alemães Premium como Macan, iX3 e próximo do também mexicano Mustang Mach-E. Espera-se algo aquém dos R$ 500.000.

Seu melhor ângulo está na dianteira com destaque para o painel preto que substitui a grade tradicional, além das rodas de 21 pol. Impressiona o seu porte: comprimento, 4.888 mm; largura 1.982 mm; altura, 1.657 mm e amplo entre-eixos de 3.094 mm. Dá para três adultos de porte alto sentarem no banco traseiro e ainda contarem com a comodidade do assoalho totalmente plano.

Entretanto o porta-malas de 436 litros é um pouco menor que o de um sedã compacto como o Onix (469 litros). Explicação está no espaço ocupado pelo motor traseiro de 347 cv e 44,9 kgf·m, que tem acoplado o redutor. Alcance médio, padrão Inmetro, de 481 km com bateria Ultium de 102 kW·h com tempo de recarga até 3,5 vezes mais rápido, segundo a fábrica, sem informar esse tempo.

Acabamento de primeira linha com bancos dianteiros firmes e de boa sustentação lateral. Ao sentar ou ao sair, o motorista não precisa procurar nenhum botão de energização, feita de forma automática. Grande destaque é a supertela multimídia de 17,7 pol. com sistema Google Built-in nativo que dispensa espelhamento de celulares, mas exige assinatura dos serviços. Até mesmo o acionamento dos faróis é feito pela tela central, pois lamentavelmente não há um interruptor.

Espelho retrovisor interno com câmera de alta definição e o teto solar panorâmico completam o extenso pacote de equipamentos que inclui recarga por indução e por portas USB-C para baterias de telefones. Ainda há frenagem de emergência automática e alerta de ponto cego ao abrir as portas entre outros, além de três modos de condução.

Numa primeira avaliação da versão RS, no autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), o Blazer EV comprovou aceleração muito boa (0 a 100 km/h, em 5,8 s), comportamento em curvas exemplar e freios potentes. Também é possível calibrar o nível de regeneração da bateria ao levantar o pé do acelerador. Ao usar este recurso no máximo, dispensa acionar o pedal de freio em uma volta na pista sem grande preocupação em marcar tempo.

 

Termos de garantia de veículos ainda trazem dúvidas

 

Já se foi há décadas a garantia curta oferecida pelos fabricantes de apenas seis meses ou 10.000 km para veículos novos, no final dos anos 1950. Prazos subiram ao longo do tempo até chegarem ao patamar médio atual de três anos, que a maioria das marcas pratica. Primeiro choque nestes prazos veio com a chinesa JAC representada pela importadora SHC de Sergio Habib, em 2011.

O hatch J3 e o sedã J3 Turin ofereciam garantia inédita à época de seis anos, porém os compradores deviam comparecer a uma concessionária a cada 5.000 km para uma revisão paga. Porém, um ano depois o intervalo passou a 10.000 km, o padrão na época.

O Código de Defesa do Consumidor assegura 90 dias (garantia legal), mas vários produtos, entre estes os automóveis, concedem garantia contratual. Hoje, conforme consta nos manuais do proprietário dos veículos, tal cobertura indica três ou mais anos. Porém, note que se evita na divulgação afirmar que naquele período não há limite de quilometragem, pois isso se aplica apenas ao comprador não profissional ou comercial. Pura estratégia de marketing.

Na verdade, há uma ressalva nos manuais: três anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiramente, caso o comprador use o veículo em transporte remunerado de pessoas ou bens. Consultei o Procon-SP que confirmou a legalidade da ressalva de tempo e/ou distância limitantes em qualquer tipo de garantia veicular.

Por outro lado, há casos em que se deixa de considerar prazo ou quilometragem. Trata-se do chamado vício (defeito) oculto, quando o fabricante é obrigado a prover o conserto. Em geral só resolvido após ação judicial, se o defeito não pôde ser detectado porque o cliente rodava muito pouco ou não conseguiu perceber a falha no prazo estabelecido em contrato.

Atualmente algumas marcas generalistas oferecem até cinco anos de garantia, como acontece agora com a Jeep, e antes com Caoa, Hyundai, Kia, Mitsubishi e Toyota, sempre condicionada ao pleno cumprimento, pelo proprietário, do plano de manutenção determinado pelo fabricante.


Ram apresenta série especial Rampage Rebel Ignition, com nova cor em série especial, no Festival Interlagos

 


A Ram apresenta uma novidade em seu estande no Festival Interlagos – Edição Carros, um dos principais eventos automotivos e que acontece no icônico autódromo de Interlagos, localizado na cidade de São Paulo. A Rampage, sucesso absoluto de vendas desde o seu lançamento, ganha uma série especial com cor externa e interior exclusivos e diversos equipamentos de série.

A edição, que comemora o 1º ano da picape desenvolvida e produzida no país, é inspirada no sucesso da série especial da Ram 1500 TRX Ignition Edition, lançada em 2021 nos Estados Unidos, bem como no show truck apresentado ano passado, durante o lançamento da nova picape do poder inigualável. Ambos os modelos possuem como grande diferencial a cor externa laranja.


Com seu visual fora de série, a Rampage Rebel Ignition chega em uma exclusiva cor Laranja Ignition, teto pintado em preto, rodas, maçanetas e retrovisores também pintados em preto brilhante, além dos adesivos únicos sobre o capô e nas laterais da caçamba. No compartimento de carga, a série especial traz a capota marítima e o Rambar (santo antônio) preto, que tornam o visual da Rebel Ignition ainda mais marcante. Já no interior, a exclusividade continua. O modelo possui bancos em couro preto e suede com costuras laranjas, fazendo match com a cor da carroceria, acabamento também presentes nos painéis de porta e de instrumentos. O badge Rebel é bordado no encosto dos bancos dianteiros e os tapetes pretos de borracha com bordas elevadas compõem o design e facilitam a limpeza.

A Rampage Rebel Ignition conta ainda com itens de série que são oferecidos em outras versões como opcionais. São eles o som premium certificado pela Harman Kardon® de 9 alto-falantes mais subwoofer de 6”, que juntos entregam 360 watts de potência, comandos elétricos também no banco do passageiro com 12 vias de ajuste e luzes ambiente em LED que percorrem os painéis de instrumentos e das portas dianteiras, tornando o interior da série especial ainda mais luxuoso e confortável.


O modelo é equipado exclusivamente com o motor 2.0L Hurricane 4 Turbo Gasolina de quatro cilindros, que entrega 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque acoplado a uma transmissão automática de 9 velocidades. A tração 4X4 Auto distribui automaticamente a força entre os dois eixos e conta com reduzida, para entregar todo a força para as 4 rodas em terrenos de baixa aderência.

Entre os destaques do extenso pacote de itens de série de conforto e tecnologia da Rampage, a versão Rebel possui central multimídia Uconnect de 12,3" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com conexão simultânea para dois smartphones e navegação embarcada, quadro de instrumentos Full Digital de 10,3”, ar-condicionado digital dual zone, Keyless Enter'N Go e partida remota, Ramcharger (carregador por indução) e seis portas USB, sendo 3 do tipo C, de carregamento rápido, além de conjunto ótico dianteiro e traseiro inteiramente em LED. 

No quesito segurança, são 7 airbags e diversos sistemas de auxílio à condução como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, alerta de saída de faixa, entre outros. 

Outra tecnologia presente é o Ram Connect, plataforma de serviços conectados da Ram que permite realizar operações remotas, acionar socorro em caso de acidentes, além de alertar o proprietário sobre possível furto do veículo, que pode acionar o serviço de recuperação através do app.

“Essa edição especial celebra o sucesso absoluto da Rampage no mercado nacional, que vem quebrando recordes e impulsionando o crescimento das vendas da Ram no país. A picape, que acumula doze prêmios desde o seu lançamento, há pouco mais de 1 ano, e soma mais de 20 mil unidades emplacadas, recebe sua primeira série limitada, a Rebel Ignition, que chega para atender clientes que buscam um produto exclusivo e diferenciado”, comenta Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul.

A série especial Rampage Rebel Ignition chega por R$ 286.990. Verifique a concessionária mais próxima em https://www.ram.com.br/concessionarias.html. O modelo é exibido em primeira mão no Festival Interlagos - Edição Carros, junto a todos os modelos da Ram disponíveis no mercado brasileiro.


SERVIÇO

Festival Interlagos – Edição Carros

Local: Autódromo de Interlagos - Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos, São Paulo – SP

Data: De 9 a 11 de agosto

Horário: Das 8h às 17h (para os test-drives)

Mais informações e ingressos: https://auto.festivalinterlagos.com.br/

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