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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Honda apresenta estreia mundial dos protótipos Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV na CES 2025

 


 ASSISTA O VÍDEO:
https://youtu.be/4sIFhyG6cLc?si=nxizgO0cUwmnUUuA

  • A Honda apresentou a estreia mundial de dois protótipos de modelos da Honda 0 Series, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV.
  • A Honda apresentou seu sistema operacional original para veículos, o ASIMO OS, que será instalado nos modelos Honda 0 Series

  • A Honda expandirá rapidamente a aplicação global da sua condução automatizada Nível 3 (função eyes-off) por meio da Honda 0 Series, esforçando-se para se tornar a primeira fabricante de automóveis do mundo a permitir a condução sem a necessidade de olhar em todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

  • Honda e Renesas Electronics Corporation anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip de alto desempenho para a próxima geração de modelos Honda 0 Series que a Honda lançará no final da década de 2020.

  • A Honda irá acelerar as suas iniciativas na área de serviços de energia, incluindo a oferta de novos serviços de energia por meio do Sistema de Gestão de Energia Doméstica.


LAS VEGAS, Nevada, EUA, 07 de janeiro de 2025 – A Honda apresentou hoje a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV, representando dois modelos Honda 0 Series que serão introduzidos nos mercados globais a partir de 2026. A Honda também apresentou seu sistema operacional inédito e exclusivo de veículos, o ASIMO OS, para os modelos Honda 0 Series.

Honda 0 Saloon
Ao avançar ainda mais o modelo conceito apresentado no ano passado na CES 2024, o protótipo Honda 0 Saloon foi desenvolvido em preparação para um lançamento no mercado agendado para 2026. Embora mantenha o design de estilo exato do modelo conceito, a versão protótipo apresenta uma altura mais baixa, estilo esportivo que distingue o Saloon de outros modelos elétricos à primeira vista e um espaço interior maior do que as pessoas podem imaginar com base nas dimensões exteriores.

O Honda 0 Saloon, principal modelo da Honda 0 Series, será baseado na recém-desenvolvida arquitetura EV dedicada e contará com uma série de tecnologias de próxima geração que incorporarão a abordagem de desenvolvimento da Honda 0 Series Thin, Light, and Wise (na tradução livre: Fino, Leve e Sábio).

Na CES 2025, a Honda está focada na introdução de certas tecnologias e recursos que contribuem para o valor “Wise” (na tradução livre, Sábio) do Honda 0 Saloon. Isto inclui as tecnologias de condução automatizada altamente confiáveis ​​apoiadas pela tecnologia de condução automatizada Nível 3, que a Honda colocou em uso prático pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra pessoal” que oferecerá uma experiência de mobilidade personalizada para cada usuário, o que se tornará possível com o sistema operacional ASIMO OS.

O modelo de produção do Honda 0 Saloon está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano em 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 Series | WISE EXPERIENCE
 



Honda 0 SUV
Com base no modelo conceito Space-Hub revelado na CES 2024, propondo o novo valor dos EVs (sigla em inglês para electric vehicles, que na tradução livre significa veículos elétricos) como um “espaço” para as pessoas que a Honda quer oferecer com os seus futuros modelos EV, a Honda apresentou o protótipo de um SUV EV de tamanho médio, que será o primeiro modelo da Honda 0 Series. Ao aplicar a abordagem “Fino, Leve e Sábio” a um SUV, o espaço interior foi aumentado ainda mais e foi possível proporcionar uma cabine espaçosa com um campo de visão excepcionalmente claro e irrestrito e ainda grande flexibilidade.

Assim como acontece com o Honda 0 Saloon, o Honda 0 SUV contará com uma ampla variedade de tecnologias de próxima geração que incorporam a abordagem de desenvolvimento “Thin, Light and Wise” da Honda 0 Series. Este modelo oferecerá o valor de um espaço “em constante evolução” por meio da “otimização ultra pessoal” e da experiencia do usuário (UX) digital possibilitada pelo sistema operacional ASIMO OS. Além disso, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de postura de alta precisão e controle de estabilização com base em sensores giroscópios 3D, tecnologia que a Honda acumulou pelo desenvolvimento de suas tecnologias robóticas originais, para permitir dinâmicas conforme a vontade do motorista em vários tipos de superfícies de estrada.

O modelo de produção do Honda 0 SUV está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 SUV
 



ASIMO OS
Os modelos Honda 0 Series serão equipados com o ASIMO OS, um sistema operacional original para veículos desenvolvido pela Honda. ASIMO era um robô humanoide capaz de realizar caminhada autônomo, desenvolvido como parte da pesquisa tecnológica fundamental da Honda com o objetivo de ajudar as pessoas enquanto coexistem com outras pessoas na sociedade. A Honda iniciou a pesquisa e o desenvolvimento da robótica em 1986 e introduziu o ASIMO em 2000. O ASIMO tornou-se um ícone no campo da robótica entre os anos 2000 e 2010 e foi amado por pessoas em todo o mundo durante um longo período.

A Honda deu o nome ASIMO a este sistema operacional de veículo, a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” (Sábio) da Honda 0 Series, com a determinação de se esforçar para tornar a Honda 0 Series um ícone entre os veículos elétricos da próxima geração, que irá surpreender e inspirar as pessoas em todo o mundo, assim como fez o ASIMO.
 


Mesmo depois do desenvolvimento do ASIMO, a Honda tem avançado ainda mais nas suas tecnologias robóticas, tais como as tecnologias ASIMO que reconhecem ambientes externos e tecnologias de controle de comportamento autônomo que permitem ao ASIMO agir enquanto compreende as intenções das pessoas à sua volta. Ao combinar essas tecnologias robóticas com tecnologias de inteligência avançadas para a Honda 0 Series, a Honda se esforça para oferecer o valor dos veículos definidos por software (SDVs) exclusivos da marca.

Como uma plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controle integrado de unidades de controle eletrônico (UCEs) para sistemas de veículos, como sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista (AD/ADAS) e sistema de infoentretenimento no veículo (IVI).

Ao atualizar constantemente o software do veículo baseado no sistema operacional ASIMO OS por meio de atualizações over the air (sigla OTA, em inglês, que significa “via a ar” na tradução para português, referindo-se à capacidade de entregar ao cliente as atualizações remotas do software), mesmo após a compra do veículo, as funções e serviços serão continuamente avançados de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. As funções e serviços sujeitos a constantes atualizações incluem aqueles que valorizam o “espaço” e a experiência do usuário (UX) digital, que garante uma experiência de mobilidade divertida e confortável, além do controle integrado de dinâmicas exclusivo da Honda, que determina a alegria de conduzir, permitindo ao condutor sentir-se em sintonia com o veículo.

A Honda está planejando instalar o ASIMO OS nos modelos da Honda 0 Series, incluindo modelos de produção do Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon.

Tecnologia de direção automatizada (AD - Automated Driving)
Em 2021, a Honda se tornou a primeira montadora do mundo a colocar em uso prático equipamentos de direção automatizada de Nível 3 com o lançamento do novo Legend equipado com Honda SENSING Elite, que se qualificou para direção automatizada de Nível 3 (função eyes-off, que permite a condução sem que o motorista esteja olhando para a via) e direção condicional com automação em áreas limitadas.

A Honda desenvolveu o Honda SENSING Elite para colocar esta tecnologia AD em uso prático, antecipando todas as condições e cenários de condução com base na premissa de que, além de reduzir o número de colisões de trânsito na sociedade, o Honda AD deve eliminar completamente os acidentes de trânsito que as pessoas consideram que “um motorista humano poderia evitar.”

A Honda acredita que o uso generalizado da tecnologia eyes-off levará à concretização de zero colisões de trânsito fatais no futuro. Com base nesta crença, a Honda irá se esforçar para oferecer veículos de condução autônoma acessíveis a mais clientes em todo o mundo por meio da Honda 0 Series.

Para este fim, a Honda aplica uma tecnologia original de inteligência artificial (IA) da Honda que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada*1 do Helm.ai e os modelos de comportamento de condutores experientes, que permitem à IA aprender com menores quantidades de dados e expandir de forma eficiente a gama de situações em que a direção automatizada e assistência ao motorista podem estar disponíveis.

Além disso, a Honda aplicará a sua IA cooperativa original desenvolvida por meio da investigação sobre pessoas e mobilidade para melhorar ainda mais a precisão do comportamento cooperativo, como ceder o direito de passagem a outros na estrada, o que é difícil mesmo para um condutor humano. Ao aplicar estas tecnologias avançadas, a Honda irá criar um sistema de assistência ao condutor altamente confiável, capaz de responder de forma rápida e adequada a situações inesperadas, como um animal entrando na faixa de rodagem ou um objeto caindo na estrada.

Os modelos Honda 0 Series serão equipados com um sistema que permite ampliar o leque de condições de condução onde estará disponível assistência ao condutor e condução automatizada Nível 3. Essa expansão começará com a tecnologia eyes-off disponível no congestionamento de tráfego nas rodovias e continuará por meio das atualizações OTA (over the air) das funções.

Com a condução automatizada de Nível 3, o veículo será responsável pela condução, o que permitirá a um condutor humano realizar uma “segunda tarefa” no caminho para o seu destino, seja assistindo a um filme ou participando remotamente numa reunião. A Honda irá avançar ainda mais nas suas tecnologias e tornar-se a primeira fabricante de automóveis a expandir a aplicação de funções de desviar o olhar para todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

*1 O aprendizado não supervisionado é um dos métodos de aprendizado de máquina que oferece suporte à IA. Ao contrário da aprendizagem supervisionada, através da qual a IA aprende as respostas corretas derivadas de dados de entrada rotulados, a aprendizagem não supervisionada permite que a IA aprenda sem receber as respostas corretas e deriva por si só os padrões e características únicas dos dados não rotulados.


Desenvolvimento de sistema em um chip (sigla em inglês SoC, System on Chip) dedicado ao Honda Série 0

Na coletiva de imprensa da Honda realizada na CES 2025, a Honda e a Renesas Electronics Corporation (Renesas) anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip (SoC) de alto desempenho para concretizar os futuros SDVs (sigla em inglês para veículos definidos por software) que a Honda pretende alcançar com os modelos da Honda 0 Series.
 


Para a próxima geração de modelos Honda 0 Series, que serão lançados no final da década de 2020, a Honda adotará uma arquitetura E&E centralizada que combina múltiplas UCEs (unidades de controle eletrônico), responsáveis ​​pelo controle dos sistemas do veículo, em uma única UCE central. A UCE principal, que serve como coração do SDV (sigla em inglês para veículos definidos por software), gerencia vários sistemas do veículo, como AD/ADAS (sigla em inglês para sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista), controle do powertrain e recursos de conforto, tudo em uma única UCE. Para conseguir isso, a UCE requer um SoC (sigla em ingles para sistema em um chip) que proporcione um desempenho de processamento superior ao dos sistemas tradicionais, ao mesmo tempo que minimiza qualquer aumento no consumo de energia.

Para atender a esses requisitos, a Honda e a Renesas irão elaborar um sistema que utiliza tecnologia de chiplet multi-die*2 para combinar a série genérica de sistema em chip R-Car X5 de quinta geração (Gen 5) da Renesas com um acelerador de IA otimizado para software de IA desenvolvido de forma independente pela Honda. Com esta combinação, as duas empresas pretendem desenvolver um sistema que atinja um dos melhores desempenhos de IA do setor, de 2.000 TOPS*⁴ (esparso) com eficiência energética de 20 TOPS/W.

 

*2 Tecnologia para construir um sistema combinando múltiplos chips (matrizes) com diferentes funções
*3 Tera Operations Per Second (TOPS) é uma métrica de desempenho de processamento de IA e mede o número de operações que podem ser realizadas por segundo. Baseado em um modelo de IA esparso.

Serviço de Energia
Para oferecer modelos da Honda 0 Series que proporcionem alegria e liberdade de mobilidade a mais pessoas com impacto ambiental zero, a Honda irá desenvolver e oferecer novos serviços de energia baseados em dois conceitos fundamentais: 1) construir uma rede de carregamento que permita aos clientes desfrutar da liberdade de mobilidade sem estresse e 2) permitir que as pessoas desfrutem de uma vida diária limpa e inteligente utilizando baterias EV.

Quanto ao estabelecimento da rede de carregamento, a Honda está se esforçando para criar uma sociedade em que os clientes da Honda 0 Series nunca tenham problemas para recarregar os seus veículos. Para este fim, na América do Norte, oito fabricantes de automóveis*4 estabeleceram uma joint venture para criar uma rede de carregamento chamada IONNA. O objetivo é incluir pelo menos 30.000 estações de carregamento de alta qualidade até 2030. Além disso, ao adotar o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) para a porta de carregamento dos modelos Honda 0 Series, a Honda continuará progredindo na expansão da rede de carregamento para garantir que os proprietários terão acesso a mais de 100.000 estações de carregamento até 2030.

Além disso, em linha com a introdução dos modelos Honda 0 Series, a Honda também está considerando um novo serviço de carregamento que aproveita esta ampla rede. Ao incorporar tecnologias da Amazon Web Services, Inc.(AWS), como Amazon Bedrock, a tecnologia de IA generativa da AWS, na tecnologia inteligente da Honda, e ao analisar dados obtidos da Honda 0 Series e da extensa rede de carregamento, a Honda se esforçará para fornecer uma experiência de cobrança personalizada para cada indivíduo em termos de localização de instalações de cobrança e simplificação do pagamento.

Para alcançar a neutralidade de carbono, é essencial utilizar ainda mais as energias renováveis, juntamente com a popularização dos EVs. Para o carregamento doméstico, que deverá representar aproximadamente 80% de todo o carregamento de veículos elétricos*5, a Honda irá avançar ainda mais o Honda Smart Charge, um serviço de carregamento para proprietários de veículos elétricos que a Honda oferece atualmente na América do Norte, combinando Home Energy Management System da Honda que está sendo co-desenvolvido com a Emporia Corp., o sistema Vehicle Grid Integration (VGI) do ChargeScape, uma joint venture de software que a Honda estabeleceu com a BMW e a Ford. Por meio destas iniciativas, a Honda começará a oferecer novos serviços que contribuem para a redução dos custos de eletricidade e das emissões de CO2 aos clientes na América do Norte e outros mercados a partir de 2026.

Com este serviço, a frota coletiva de modelos Honda 0 Series também servirá como uma central elétrica virtual e executará um plano de recarga personalizado para cada usuário. Para ser mais específico, um modelo Honda 0 Series irá carregar-se a si próprio selecionando horas do dia em que os custos de eletricidade são baixos e a energia renovável pode ser utilizada, e descarregará a eletricidade para uso doméstico durante períodos em que os custos de eletricidade são elevados, gerindo assim, de forma inteligente, a conta de luz de toda a casa.

Além disso, quando há escassez de eletricidade, a eletricidade armazenada nos modelos Honda 0 Series pode ser fornecida à rede elétrica, contribuindo assim para a estabilização do fornecimento de eletricidade e permitindo aos proprietários obter algum rendimento com os seus EVs. A degradação da bateria, que pode ser uma preocupação devido às repetidas cargas e descargas, também é minimizada através do uso da tecnologia de gestão de baterias que a Honda acumulou por meio do desenvolvimento de veículos híbridos-elétricos.

*4 American Honda Motor, uma subsidiária da Honda nos EUA, BMW Group, General Motors, Hyundai Motors, Kia Corporation, Mercedes-Benz Group, Stellantis N.V., Toyota Motor.

*5 Pesquisas internas da Honda

 
Coletiva de imprensa da Honda na CES 2025 (transmissão ao vivo/arquivo): Link

domingo, 5 de janeiro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO!// Avianca encerrou 2024 com cerca de 50 aviões equipados com sistema braille, que no primeiro semestre de 2025 chegará a toda a frota de A320 // LATAM é uma das 5 companhias aéreas mais pontuais do mundo // Contratações de pilotos da LATAM no Brasil superam em 70% o previsto para 2024 e investimento em treinamentos bate recorde // Azul Viagens capacita mais de 5 mil agentes de viagens em 2024 e celebra balanço positivo // Azul fecha o ano com 20 novas aeronaves incorporadas à sua frota // TAAG celebra parceria com a AERCAP para incorporação de um Boeing 787-9 à sua frota // Azul inaugura voos diretos entre Florianópolis e Assunção durante a alta temporada // Frota da LATAM no Brasil cresce 13% em dois anos com 25 novas aeronaves direto de fábrica // LATAM Pass revela três novos benefícios para clientes viajarem o mundo em 2025

 


Avianca encerrou 2024 com cerca de 50 aviões equipados com sistema Braille, que no primeiro semestre de 2025 chegará a toda a frota de A320


Com a proposta de contribuir para uma aviação mais acessível, a Avianca encerrou 2024 com 48 aviões equipados com sistema Braille para facilitar a experiência dos viajantes com deficiência visual.


Esse anúncio ocorre como marco do Dia Mundial do Braille, que é parte do programa Avianca Acessível, que busca eliminar barreiras na aviação, adaptando o serviço da companhia aérea às necessidades de pessoas com deficiência, fazendo com que sua experiência seja simples e cômoda, e também aproximando mais as equipes da Avianca de seus clientes.


O projeto de Braille teve início em 2023 como uma ideia da equipe de manutenção da Avianca. Dessa forma, durante o segundo semestre deste ano, foi realizado um teste piloto. Esse teste consistiu na instalação, em seis aviões A320 que cobrem rotas nacionais e internacionais, de novos marcadores de fila com maior contraste e visibilidade para pessoas com baixa visão, assim como a numeração em Braille para pessoas cegas.


Os elementos em Braille floram desenhados em conjunto e sob a orientação do Instituto Nacional de Cegos (INCI) e foram desenvolvidos no Centro de Manutenção Aeronáutica de Ríonegro (MRO), mediante protocolos de alta qualidade e detalhismo.

 

Para 2025, a companhia aérea planeja completar a instalação desse sistema em toda a frota de A320, somada à inclusão da sinalização em braille no interior dos banheiros de seus aviões, cobrindo a rede de rotas doméstica e internacional e abarcando o maior número possível de viajantes por meio dessa iniciativa. Com essas ações, a Avianca reafirma seu compromisso de liderar uma transformação na indústria aérea rumo a una experiência de viagem mais inclusiva e acessível para todos.

O Brasil recebeu este ano 6,621 milhões de turistas estrangeiros e estima captar 8,1 milhões até 2027. O movimento na comemoração do reveillón chegou a de 22,1 milhões




O Brasil acaba de bater o recorde de turistas internacionais visitando o país. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para as viagens de lazer ou de negócios. Esse número supera o marco histórico de 2018, quando 6.621.376 estrangeiros estiveram por aqui. Com esse avanço, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.

O número de visitantes alcançado em 2024, supera o total de chegadas internacionais registradas em 2018, ano que até então marcava o melhor valor na série histórica, iniciada em 1970.

O desempenho brasileiro reforça a maturidade do turismo nacional em atrair visitantes internacionais, como apontou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “O ano de 2024 entra para a história do nosso turismo como um ano de recordes. O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do Governo Federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, destacou.

O resultado supera anos importantes na recepção desses turistas, como em 2014, quando o país foi sede da Copa do Mundo FIFA e em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no país.

AÇÕES - Na atração dos turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior - agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil lançou também a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO - Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. O número já impacta em recorde em assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Réveillon 2024/2025 confirmou os bons números registrados pelo turismo no ano anterior. Isso porque, pelo menos 22,1 milhões de pessoas celebraram a virada do ano em algum destino de norte a sul do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. A região Sudeste concentrou boa parte do público, com destaque para o Rio de Janeiro, que reuniu mais de 5 milhões de pessoas e realizou uma das maiores festas de réveillon da história.

A tradicional queima de fogos em Copacabana atraiu mais de 2,6 milhões de pessoas, que acompanharam também shows com grandes nomes da música nacional. Em São Paulo, estima-se que pelo menos 3,5 milhões de pessoas passaram a virada do ano no estado. Apenas na Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da capital, o público foi de cerca de 2 milhões.

No Espírito Santo, as festividades atraíram milhões de pessoas em destinos como Guarapari e Vila Velha. Em Brasília (DF), 200 mil pessoas assistiram à queima de fogos e a shows nacionais. Sinop, no Mato Grosso, reuniu 35 mil pessoas para brindar a chegada de 2025. Já em Bonito (MS), o número de turistas foi estimado em 15 mil.

O Nordeste também contou com grandes celebrações. No Ceará, 1 milhão de pessoas presenciaram a virada do ano na capital do estado. Recife (PE) registrou público semelhante, com o maior Réveillon de sua história. Em Aracaju (SE), 200 mil pessoas participaram das festividades. Luís Corrêa (PI) reuniu 50 mil pessoas no litoral piauiense para celebrar a chegada do novo ano.

Na região Norte, Manaus (AM) recebeu 150 mil pessoas, enquanto Belém (PA) contabilizou 40 mil. Ainda no Pará, Santarém foi o destino escolhido por 50 mil pessoas para curtir a virada. Em Rio Branco (AC), a estimativa de público foi de pelo menos 70 mil. Já Boa Vista (RR) reuniu cerca de 100 mil pessoas.

O Sul também registrou bons números. O litoral paranaense recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas. Balneário Camboriú (SC) foi cenário para 2 milhões de brasileiros e estrangeiros celebrarem a entrada de 2025. Em Porto Alegre (RS), 200 mil pessoas participaram das festividades.

ALTA TEMPORADA - Recentemente, os Ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias aéreas do país, anunciaram a ampliação de cerca de 18 mil voos durante a temporada de verão. O número de assentos disponíveis também aumentará: serão 29,8 milhões, um acréscimo de 12% (3,2 milhões) em relação ao ano anterior.

A iniciativa faz parte da renovação do programa Conheça o Brasil: Voando, que visa ampliar e diversificar a malha aérea do país.

A nova etapa do programa, lançado em setembro de 2023, inclui a expansão da oferta de stopover, modalidade que permite ao passageiro visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem.

Além disso, as companhias aéreas adesivarão o selo do programa em até 30% dos aviões, farão a plotagem de até 10% das aeronaves com imagens do Brasil e veicularão mensagens sonoras incentivando viagens para destinos nacionais.

sábado, 4 de janeiro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Lunetas na Sapucaí


A rua Sapucaí está passando por reforma , para ser um local onde os pedestres possam circular com tranquilidade entre os bares e comércios,   apreciar o centro da capital mineira. Como parte do programa de revitalização da Região Central da cidade, o ‘Centro de Todo Mundo’, e do projeto de reestruturação da infraestrutura turística da capital mineira, a PBH reinstalou duas novas lunetas de observação gratuita na rua Sapucaí, primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Os equipamentos, localizados próximo aos números 193 e 303, oferecerão aos frequentadores uma nova perspectiva da paisagem no local, enriquecendo a experiência de turistas e visitantes neste importante corredor gastronômico e cultural da cidade. Mais informações podem ser conferidas no Portal Belo Horizonte.



As lunetas para observação terrestre oferecem uma experiência interativa única, permitindo que os usuários apreciem o patrimônio cultural da área central da cidade e as expressões artísticas da paisagem urbana da capital mineira. Os equipamentos enriquecem a oferta turística e promovem uma maior sensibilização dos moradores, despertando um sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo cuidado e valorização do patrimônio local.

As lunetas contêm informação sobre os atrativos turísticos que podem ser observados ao utilizá-las. Os materiais são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima. Com um sistema de observação terrestre com capacidade óptica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades e habilidades. Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal.



Além da reinstalação das duas lunetas na Rua Sapucaí, a Belotur irá realizar serviços de manutenção em outros nove equipamentos instalados pela cidade, sendo três localizados no Mirante das Mangabeiras e seis na orla da Lagoa da Pampulha. A expectativa é que, ao longo do primeiro semestre de 2025, todos os onze equipamentos estejam em pleno funcionamento, beneficiando moradores e turistas.  Todo o processo de instalação e fornecimento dos equipamentos foi conduzido pela Belotur, com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Caraça tem sua beleza natural e cachaçaria


Localizado a apenas 120 Km da capital mineira, o Santuário do caraça é reconhecido internacionalmente, graças às belezas naturais e históricas, além de toda a riqueza religiosa e gastronômica, o Santuário do Caraça, entre Catas Altas e Santa Bárbara, acaba de inaugurar uma cachaçaria artesanal.



A bebida, que será comercializada para visitantes, também será distribuída em pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Segundo o padre Emanoel Bedê, a cachaçaria tem o intuito de recuperar as raízes do Caraça, já que outros religiosos, no início do santuário, fabricavam de tudo. "Aí surgiu a oportunidade de empreender na questão da bebida, para que as pessoas venham saborear e curtir, não somente a parte turística, mas uma cachaçaria caracense". A ideia é organizar eventos

Giovane Jerônimo Pereira, CEO da Cachaçarias Nobre, conta que a ideia surgiu do encontro com o padre, em um voo. "Conheci ele em uma viagem e, entre as conversas que tivemos, ele me perguntou se eu trabalhava no agro. Na hora, disse que sim e que minha atuação era com a cachaça. Logo, ele me falou que estava procurando alguém do ramo e me disse 'eu estava te procurando'. Assim, a conversa começou a se desenvolver e, com o tempo, fomos estudando a ideia com ele e fizemos o projeto até chegarmos no que temos hoje", relatou.


Segundo o irmão Admar Francisco de Freitas, administrador da área rural da Província Caraça, o "sonho" foi realizado com muito trabalho e dedicação. "Começamos em 2019, mas tivemos alguns atropelos, como a pandemia, e hoje estamos realizando esse feito. Fizemos tudo com muito carinho e deu tudo certo, graças a Deus. É uma alegria saber que quando o turista sair daqui com a bebida, ele estará levando para casa qualidade e o nome da nossa cachaçaria", completou.

Para Leonardo Rodrigues Gomes, consultor do SEBRAE pelo Prepara Gastronomia e sommelier de cachaça em diversos eventos do segmento, o lançamento da cachaçaria agrega valor ao destino turístico. 

"Já tinha vindo outras vezes no Caraça e ter à disposição um produto 100% mineiro, já que Minas tem as melhores cachaças do Brasil, é muito bom. Se juntarmos o queijo e a cerveja daqui ao turismo, estamos valorizando ainda mais a história mineira. Eu viajo muito e posso dizer que nada conquista mais o turista do que a gastronomia mineira, e a cachaça está ligada diretamente a essa história. Por isso, parabéns ao Caraça, pois fizeram um casarão lindo onde foi montado o alambique e uma estrutura para receber todo mundo".

A Cachaçaria do Caraça desenvolveu diferentes linhas para atender diversos perfis de consumidores, desde apreciadores de destilados premium até jovens exploradores de novos sabores, sempre com foco em qualidade e inovação.

Linha Santuário do Caraça

·        Público: destinada a um público maduro, apreciador de bebidas refinadas e destilados complexos.

·        Características: Esta linha premium é criada para conhecedores de paladares sofisticados, com um blend que exibe um grau de complexidade superior, capturando a essência da maturidade e da sofisticação. As cachaças incluem notas ricas e marcantes da cana, aprimoradas pelo envelhecimento em madeiras de carvalho.

·        Embalagem: design elegante e minimalista, transmitindo uma sensação de autenticidade e qualidade genuína.

·        Produtos: Blend de Carvalho e Branca.

Linha Canjerana

·        Público: destinada a consumidores maduros, mas ousados, que valorizam a tradição, o sabor refinado e a autenticidade.

·        Características: esta linha premium em garrafas de 1 litro oferece uma maior diversidade de aromas e sabores, atraindo um público sofisticado e expandindo as possibilidades de degustação com influências de madeiras brasileiras.

·        Embalagem: uma garrafa de design sofisticado com acabamento preciso, refletindo o respeito e a atração de um público maduro e exigente.

·        Produtos: Blend de Carvalho e Amburana; Branca; e Bálsamo.

Linha Carapuça

·        Público: jovens, bartenders, e casas de shows, com uma abordagem voltada para o público jovem.

·        Características: esta linha oferece cachaças versáteis, fáceis de misturar em uma variedade de coquetéis inovadores, perfeitas para festas e eventos sociais. Com uma abordagem moderna e contemporânea, as cachaças são ideais para misturas criativas e festas dinâmicas.

·        Embalagem: moderno, colorido e atraente, o design reflete a energia e a criatividade do público jovem, destacando-se em ocasiões festivas e sociais.

·        Produtos: Amburana; Carvalho; Blend de Carvalho e Amburana; e Branca.

Linha Sampaias

·        Público: desenvolvida especialmente para mulheres, a linha Sampaia é uma homenagem à elegância e ao refinamento.

·        Características: uma linha reconhecida por sua suavidade e notas delicadas, tornando-a agradável para o paladar feminino, apresenta sabores frutados e florais que ressoam com o apreço feminino por aromas delicados e complexos.

·        Produtos: Amburana; Blend Amburana e Carvalho; e Branca

Santuário do Caraça fica na Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)

Taxa de entrada: R$ 30 (em dias de semana). Finais de semana, feriados e datas comemorativas: R$ 40 (por pessoa). Idosos: 50% de desconto. Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês para os moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.
Opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br
Reservas: entraldereservas@santuariodocaraca.com.br

 Opções de viajar por Minas

Estudos da Booking e da rede de hotéis Hyatt apontam interesse dos viajantes por encantos do estado, como contato com a natureza, contemplação astronômica, viagens solo e “silent travel”

                      foto: Evandro Rodney


Minas Gerais se posiciona como um dos destinos mais completos do Brasil, alinhando sua riqueza cultural, natural e histórica às principais tendências globais do turismo para 2025. O estado oferece experiências únicas que combinam silêncio, contemplação, autenticidade, nostalgia e hospitalidade – valores apontados como prioritários por estudos das plataformas de viagem Booking e Hyatt.

 O levantamento do Booking apontou que 79% dos entrevistados querem viagens que ofereçam bloqueio de ruído, o chamado “silent travel” (viagem silenciosa). Nesse aspecto, a Mantiqueira de Minas se destaca como um dos principais destinos. Com paisagens de montanha, clima ameno e pousadas charmosas, a região é ideal para retiros de bem-estar e longevidade. Os spas, terapias naturais e experiências imersivas conectam os visitantes à natureza e promovem um turismo sustentável.

 


                             Gastronomia mineira em destaque

O céu limpo da Mantiqueira também a torna perfeita para a contemplação astronômica, atraindo viajantes que buscam constelações e fenômenos raros. Além disso, a gastronomia local, com azeites, vinhos e pratos típicos revisitados, proporciona experiências memoráveis para os amantes da boa cozinha.

 Cordilheira do Espinhaço

Foto: Geisy Faria

 


Reconhecida como Patrimônio Natural pela Unesco, a Cordilheira do Espinhaço oferece paisagens únicas para quem busca equilíbrio e paz interior. Seu céu limpo é um convite à observação das estrelas e eventos cósmicos, uma preferência crescente entre os viajantes globais.

 Combinando turismo rural, atividades contemplativas e hospedagens sustentáveis, a região proporciona um refúgio para o silêncio e a reconexão com a natureza. Os roteiros que atravessam o Cerrado do “Grande Sertão: Veredas” acrescentam uma dimensão cultural e literária à experiência, com paisagens que inspiraram a obra de Guimarães Rosa. “Minas Gerais é um estado que une diversidade e autenticidade. Da Mantiqueira ao Cerrado, somos um convite ao silêncio, à contemplação e à nostalgia, tendências que conectam os desejos do viajante contemporâneo com nossa essência mineira”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.  Conexões autênticas e turismo intergeracional.

                          Cachoeira no Espinhaço

Minas Gerais é um destino que acolhe todos os públicos, das viagens solo ao turismo intergeracional. Dados da Booking mostram que 88% dos Baby Boomers desejam pagar viagens para seus filhos e netos, e Minas oferece o cenário perfeito para essas conexões familiares. Com roteiros que incluem cidades históricas, regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal e vinhos, o estado promove experiências completas para todas as idades. Além disso, os charmosos vilarejos e festas populares criam novas conexões e momentos de autenticidade, valorizados pelos turistas.

                      Queijos e vinhos mineiros

Minas Gerais também se destaca pela força de seu patrimônio histórico. Com 62% dos bens tombados do Brasil, o estado é um destino para quem busca nostalgia e uma viagem no tempo. Caminhar pelas ruas de pedra e admirar casarões coloniais oferece um refúgio dos ritmos acelerados do mundo contemporâneo.

De norte a sul, de leste a oeste, Minas Gerais se posiciona como um dos destinos mais desejados para 2025, unindo tradição e modernidade em uma oferta que atende a diferentes perfis de viajantes. Seja na Mantiqueira, no Espinhaço ou nas cidades históricas, o estado é um convite a viver o melhor do turismo global com a inconfundível mineiridade.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Fiat conquista liderança do mercado e Strada com 144,5 mil unidades comercializadas se consolida como veículo mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo. A Fiat emplacou em 2024 mais de 521 mil unidades, 118 mil carros à frente da segunda colocada, garantindo a 20,9% de participação de mercado. Em 2024, chegaram ao mercado os novos Pulse e Fastback híbridos e a- Fiorino alcança 11 anos seguidos como líder entre as Vans e Scudo é o mais vendido pelo segundo ano


Nos últimos anos, a Fiat e a Strada consolidaram a liderança em vendas no Brasil, e em 2024 não foi diferente, conquistando pelo quarto ano consecutivo a primeira colocação do mercado nacional. Durante o último ano, a marca alcançou 20,9% de participação do mercado e 521.289 unidades emplacadas, o que representa um crescimento de 45 mil unidades em relação ao ano anterior, com vantagem superior a 118 mil carros à frente da segunda colocada. 

Líder incontestável no mercado brasileiro, a Strada encerrou o ano com 144.690 unidades vendidas e 5,8% de participação, um avanço de 0.3 p.p em relação a 2023. Entre os 10 veículos mais vendidos do País em 2024, o Argo ganhou três posições e encerrou o período na quinta colocação, com 91.144 unidades e 3,7% de market share. Para fechar, o Mobi ocupou a nona colocação, com 67.390 veículos vendidos e 2,7% do mercado. 


Referência em diferentes segmentos do mercado, a Fiat liderou entre as picapes com a força da Strada, Toro e Titano - lançada no início do ano, responsáveis por 204.778 veículos vendidos e 43,1% de participação no segmento. O sucesso do Argo e do Mobi se refletem também na primeira colocação entre todos os hatches, com 158.576 unidades e 23,2% de participação neste segmento.  

Por fim, a marca também lidera entre as vans, com 26.223 emplacamentos e 36,7% de participação ao longo do ano, garantindo a manutenção da liderança no segmento desde 2010. Com a primeira colocação do Fiorino entre as B-Vans, o modelo se consolidou pelo 11º ano consecutivo na liderança entre as Vans no geral e o Scudo, lançado em 2022, liderou entre as D-Van, finalizando o segundo ano consecutivo como furgão mais vendido dessa categoria. 

Mas não foram apenas as vendas que a Fiat liderou em 2024. A marca também protagonizou o início de uma revolução no mercado com o lançamento dos novos Pulse e Fastback híbridos, equipados com o motor T200 Hybrid. Combinando performance, eficiência e custo-benefício, os SUVs da Fiat sintetizam a aptidão histórica da marca em oferecer produtos sustentáveis e acessíveis, desta vez democratizando a hibridização no Brasil. 


Liderança garantida em dezembro 

O último mês de 2024 reflete a liderança da Fiat durante todo o ano. A Fiat garantiu o primeiro lugar, com 20,5% de market share e mais de 50.160 unidades emplacadas. Entre os modelos, a Strada liderou o mercado com 16.235 unidades e 6,6% de participação, assim como o Argo alcançou a oitava colocação com 7.057 unidades e 2,9% de share.

Entre as picapes, a Fiat é referência e finalizou o mês com 22.218 unidades e 46,1% de segment share, na primeira colocação. Destaque para a Toro, que liderou entre as C-picapes com 4.508 unidades emplacadas e 44,0% do segmento. 

Com a manutenção dos históricos de liderança, a Fiorino finalizou o mês de dezembro na primeira colocação com 1.024 veículos e 46,4% do segmento de B-Van, assim como a Scudo, primeira colocada entre as D-Van com 452 unidades e 46,6% de participação. 

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