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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COM A FÁBRICA EM CONSTRUÇÃO NO PARANÁ A AUDI AVANÇA PELO PAÍS ABRINDO NOVAS FRENTES. A ÚLTIMA FOI A CONCESSIONÁRIA NA SIMPÁTICA E DINÂMICA CIDADE MINEIRA DE JUIZ DE FORA, ONDE ABRIU UMA MODERNA E LUXUOSA CONCESSIONÁRIA. A MARCA ALEMÃ PRETENDE VENDER ATÉ 2020 30 MIL CARROS POR MÊS, NO BRASIL.


“Nossas metas para o Brasil são ambiciosas. Até 2020, queremos vender 30 mil carros anualmente e nossa rede de concessionários irá crescer para acompanhar esse desenvolvimento”, revelou Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil, na solenidade de inauguração da primeira loja da marca, em Juiz de Fora.


O Audi Center mineiro é a primeira loja totalmente dedicada aos veículos da marca e está localizada na Av Dr. Deusdedith Salgado, 5.555.

Tem 1.807 m² de área construída, num terreno de 3.200 m², um showroom de 900 m² e um mezzanino de 210 m², com um lounge e um café-bar que permite apreciar os veículos de cima. 

O prédio, moderno e luxuoso, tem o conceito “pure e clean”, iluminada com luzes de tecnologia LED, e oferece atendimento completo à clientela, atendendo a demanda de uma região importante do estado de Minas Gerais.


Jörg Hofmann ressaltou que a inauguração do Audi Center Juiz de Fora faz parte da estratégia da Audi do Brasil de dobrar o número de concessionários no País, até o ano de 2020. 

Em setembro, a empresa anunciou investimentos em sua fábrica em São José dos Pinhais – PR para montagem dos modelos A3 Sedan e do SUV Audi Q3. 


José Cláudio Braga e Flávio Medina, sócios do novo Audi Center Juiz de Fora, comemoram o lançamento da nova loja e mostram-se otimistas com inauguração. 

“Juiz de Fora é um importante mercado que passa a contar com a experiência Audi completa para os clientes da região”, afirma Braga. 

“O Audi Center Juiz de Fora foi desenvolvido e atuará dentro dos padrões internacionais da marca que é líder no segmento premium na Europa”, completa Medina.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VOLKSWAGEN JETTA, INCLUSIVE OS DE PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS DE ANO E MEIO A TRÊS ANOS, SUBMETIDOS AO CRIVO DA LATIN NCAP RECEBERAM NOTA MÁXIMA NOS ENSAIOS DE IMPACTOS FRONTAL E LATERAL. A MONTADORA ALEMÃ COMEMORA O PRÊMIO QUE RECEBEU NO RIO DE JANEIRO.




O Volkswagen Jetta foi reconhecido com cinco estrelas pelo Latin NCAP, uma organização de defesa do consumidor da América Latina, em evento realizado no Rio de Janeiro. 

Mais uma vez, o excelente conceito de segurança do Jetta obtém mais um prêmio reconhecido internacionalmente.A sexta geração do sedã obteve os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral.

Todo o pacote de segurança do Jetta foi submetido aos avaliadores do Latin NCAP para testes extensivos. 




As crianças também estarão seguras no Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo Jetta.
Já em 2011, o Euro NCAP e o Australian NCAP certificaram o Jetta com a nota máxima em segurança. Além disso, o sedã também foi nomeado como “Top Safety Pick” pela organização americana IIHS (Insurance Institute for Highway Safety). 

O objetivo dessas organizações independentes internacionais é verificar a segurança dos veículos em caso de acidente, a proteção aos ocupantes e, em alguns casos, a proteção aos pedestres.

O Jetta é um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no mundo. A sexta geração, lançada em 2011, foi desenvolvida nos mínimos detalhes para se posicionar entre os modelos Golf e Passat. 

Para a segurança dos ocupantes, o Jetta conta com até seis airbags, cinco apoios de cabeça para todos os ocupantes, farol com luz diurna (no caso de faróis bixenônio), sinais de advertência em caso de acidente e alerta para afivelar o cinto de segurança. 

Além disso, o modelo vem equipado com freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e BAS (sistema de assistência à frenagem), além dos controles eletrônicos de tração (ASR) e de estabilidade (ESC).

DEPOIS DE FORD, RENAULT E CHEVROLET, A HONDA DECIDIU ENTRAR NO RENTÁVEL MERCADO DOS SUV'S MÉDIOS, COM O VEZEL QUE SAIRÁ DA NOVA FÁBRICA DA JAPONESA NO PAÍS. MAS AS NOVIDADES NÃO FICAM POR AÍ NA COLUNA DO NASSER: O CIVIC PODERÁ GANHAR MOTOR DE 200 CV, SEM MUDAR MODELO. AOS APAIXONADOS PELO MUSTANG: A FORD LANÇARÁ EM GRANDE FESTA A 5ª GERAÇÃO DESSE ÍCONE MUNDIAL


Coluna nº 4813 - 27 de Novembro de 2013
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Honda Vezel, utilitário esportivo sobre o Fit

Aqui, o EcoSport da Honda
Não é novidade aos leitores da Coluna, nela anunciado, em meados de 2012, caminho e oportunidades óbvios, a demanda nacional pelos utilitários esportivos de tamanho médio, e a ocasião de fazê-lo junto à renovação da família Fit e City. 

Neste enlace de ocasiões há em construção nova fábrica Honda, para aumentar capacidade industrial, separando produtos: Civic, em Sumaré, perto de Campinas, SP, e família Fit/City/SUV, em Itirapina, próxima a Rio Claro, também interior paulista uns 100 km distante da atual usina. 

Razão ótima, aproveitar os elevados lucros nacionais para ampliar produção e presença no mercado do Mercosul. 

Segmento pouco explorado, nele, ainda há lugar para utilitário esportivo nas dimensões sagradas pelo mercado, como ilustram Ford EcoSport, Renault Duster, e passeia o Chevrolet Tracker. 

Outros assemelhados em decoração o bordejam: VW CrossFox, Hyundai HB 20, Citroën AirCross e, até, o Toyota Etios. Novo Honda terá 4,30m de comprimento. O Eco tem 4,24 m.

Já tem nome, de sutil entendimento – se tal ocorrer. Chamar-se-á Vezel, junção de Vehicle, veículo, e Bezel, bisel, ferramenta para chanfrar vidros.

Raciocínio claro, baseia-se na plataforma aumentada a basear os sucessores do cansado Fit e sua versão assedanzada, o Fit, a chegar às ruas, em 2015.

Mais
Novidade maior será o motor, no atual caminho de agregar tecnologia para aumentar rendimento reduzindo peso, dimensões, consumo, emissões. novo 1.5, quatro cilindros, 16V, em alumínio, injeção direta, turbo, uns 130 cv.

A tecnologia permitirá à Honda fazer apenas um motor para seus produtos no Mercosul, famílias Fit e Civic. 

Neste, substituirá o propulsor 1.8 de aspiração normal. Marcando o novo tempo, refrescará o visual, iniciando novo ciclo da atual carroceria. 

No Salão de Tóquio, semana passada, ao anúncio, diziam-no generoso, oferecendo 200 cv de potência ao Civic.

Novo Mini. Vai sobrar p’ra nós
Menos trabalho e desafio relativamente à versão de renascimento, vem aí a Terceira geração do Mini. 

Coincide com o 107º aniversário do nascimento de Alec Issigonis, inglês, ungido Sir como Cavaleiro do Império Britânico. 

Filho de gregos, intuitivo, sem base acadêmica, mas autor da revolução de espaços nos automóveis ao final dos anos ’50. 

Nada inventou, mas juntou conceitos, como
motor pequeno, transversal, como existiu até pouco antes nos Auto Union DKW, e o da carroceria monobloco.

Então Morris Mini fez sucesso, ao contrário da indústria automobilística do Reino Unido, e a alemã BMW ao adquirir projeto, instalações e direitos passou pelo desafio de aprimorar o mito. Conseguiu. 

Agora, renova-o com ímpeto, sobre a plataforma UKL, maior, para Minis mais confortáveis, melhor equipados em eletrônica e em várias versões.

Produto atualizado, degrau superior à geração ainda à venda, para ter a dupla aplicação e marcas, cresceu 12,5 cm – o comprimento 3,83 m -, entre eixos de 2,45m, bitolas iguais, 1,48m.

Novo motor, 1,5 litro, 3 cilindros, 134 cv. Se 4 cilindros, 2.0, 189 cv.

Transmissões mecânica ou automática, 6 velocidades à frente. Início de vendas nos EUA e Europa, em março de 2014.

Olho vivo
Fique esperto. O novo Mini é muito importante ao mercado brasileiro. Sua plataforma pode gerar um modelo na BMW nacional, na fábrica de Araquari – o “q” fica próximo a Joinville, SC, enquanto a mais conhecida Araguari, com “g”, é perto de Uberlândia, MG.

Negócio com mito é igual a governo. Quando muda, parece igual.


Roda-a-Roda

Quem diria – Pela primeira vez, o titular da PSA, englobando Peugeot, Citroën e leque de empresas fornecedoras, não será francês, mas português: Carlos Tavares. 55, ex-operacional da Renault, até setembro, saindo após dizer em público estar preparado para assumi-la, mas o titular Carlos Ghosn, 59, não demonstrava vontade de deixar o posto.

Pedreira – Desafio. A PSA, como quase todas as europeias escritura prejuízos, perde mercado, migra investimentos a países em desenvolvimento.

Caminho – Chamas Carlos, tem pretensões em montadora francesa? Boa base: tem este prenome Ghosn, nº 1 da Renault; Tavares, próximo na PSA; Gomes, na PSA Mercosul.

Opção – Em seu projeto de ser a maior do mundo em 2018, a Volkswagen concentrará esforços no elevar sua margem unitária de lucro a 6% - atualmente 3,5% - mantendo os projetos de investimento em produtos.

Dificuldade será vedar o ralo de perdas da Seat, sua marca espanhola.

Menos – A participação de 16,5% da Toyota no capital da Subaru, para ter colaboração, tecnologia e usar mecânica deste precioso japonês, tem resultados: a Subaru deixará de produzir o Toyota Camry em sua fábrica de Indiana, EUA. No espaço livre, fará mais Subarus Tribeca, 7 lugares.

Mais – As vendas da Subaru, ano passado, cresceram 28% contra 8% do mercado, e atingindo quase 350 mil exemplares - mais que Mercedes e Volkswagen. No Brasil a representante CAOA não se dedica à marca.

Prazo – A Ford iniciou contagem regressiva e promocional, até 5 de dezembro, quando apresentará a quinta geração do Mustang. Festa grande, para optar horda de antigos clientes e conquistar novos.

Hermanos – Alfistas brasileiros, órfãos da marca, invejam os colegas argentinos. Aptos a se inscrever para adquirir o novo Alfa Romeo 4C, esportivo construído na fábrica Maserati, motor central, 1,8 litro, 240 cv, caixa com dupla embreagem, seis marchas, 0 a 100 km/h em 4,5s. 

Lista aberta na revenda Centro Milano a US$ 140 mil, preveem os jornalistas do bom sítio Autoblog.


Alfa 4C. Na Argentina pode.


Ocasião – A Mitsubishi aproveitou com humor e competência a questão das biografias não autorizadas. 

Fez anúncio na TV, exibindo gerações de seu Pajero, e assina com humor. É a biografia autorizada de uma lenda.

+ Audi – Primeira revenda Audi, no Espírito Santo, fica na Reta da Penha, Vitória, 2.700 m2 de área construída, padrão arquitetônico da marca, esforço da Audi em duplicar a rede, preparando-se para vender importados e produzidos no Brasil.

Competência – Do Grupo Líder, da pequena Muriaé, MG, evoluiu a mais de 60 revendas de várias marcas. Estreia como Audi. 

Bráulio Braz, 65, fundador, deputado estadual por MG, primeiro revendedor a operar marcas diferentes, fez mudar o conceito de exclusividade então praticado pelas fabricantes no País.

Demonstração – Presença da Metro Sachman na Fenatran mostrou credibilidade do projeto. 

Caminhão mostrado portava grupo moto propulsor por mais de 40 fornecedores brasileiros, e nacionalização superior a 60%. A caminho de homologação, tem 460 cv. Peso pesado e base na geração anterior dos MAN.

União… - Principais entidades envolvidas com transporte sentaram-se à mesa e apresentaram ao Governo Plano de Renovação de Frota, um programa nacional. Clamam pela necessidade e condições ao caminhoneiro trocar caminhão velho por mais novo. E o menos usado por um O Km.


... faz a força – Muitos partícipes, de fabricantes a operadores com ferro velho, apelo principal é a segurança. 

7% da frota é de caminhões com idade para receber a placa preta de veículo de coleção, posto que 7% da frota têm mais de 30 anos. Projeto é trocar 10% da frota a.a.

Conforto – A Singapore Airlines entendeu o maior fluxo comercial e a demanda de seus usuários, aumentando em 10 kg a franquia de bagagem.

Antigos – Parece piada, mas é sério. A Ford implantou plano de assistência e reparo gratuito na Europa, o SARA – Service Activated Roadside Assistance – oferecido para todos os Ford.

Secular – Válida a proposta, objetivo, cidadão português Joaquim Costa inscreveu seu Ford Modelo T, de 1915. 

Pós susto, a Ford, entre o desgaste por lógica não aceitação, acatou. Ajuda o conhecimento do proprietário no saber fazer reparos.

Desafio – Difícil imaginar mecânicos dos atuais sistemas de injeção e diagnósticos por computador, tentando fazer o motor funcionar através de manivela, e regular magneto, comutador e bobinas, vibradores, estes de ponto definido pela cor e a sonoridade das centelhas.

Ford Modelo T, de 1915. Assistido nas estradas europeias

Ecologia – Ford e Coca-Cola fizeram avença para transformar garrafas de plastico PET em tecido para interiores de veículos – bancos, painéis das portas e teto.

Fórmula 1 – Felipe Nasr deve ser anunciado piloto na Fórmula 1, nos próximos dias. Grupo de capital árabe o convidou e negocia a compra de equipe média - Force India, Lotus ou Sauber.
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ENQUANTO NO BRASIL MOBILIDADE ELÉTRICA ESTÁ AINDA NO CAMPO DA FICÇÃO CIENTÍFICA, EM MUITOS PAÍSES AVANÇA A PASSOS LARGOS E O JAPÃO ACABA DE TESTAR UM CARRO ELÉTRICO COM MOTORISTA AUTÔNOMO. UM NISSAN LEAF LEVANDO COMO PASSAGEIROS O PREFEITO E O VICE-PRESIDENTE DA MARCA, ANDOU PELA VIA SAGAMI SEM MOTORISTA COM PLENO SUCESSO.


Yokohama, Japão – A Nissan realizou o primeiro teste de um carro com sistema de motorista autônomo em uma via expressa japonesa. 


Um Nissan LEAF, veículo 100% elétrico andou na via expressa Sagami, na região de Kanagawa, sudeste de Tokio. 

A bordo do veículo estavam o prefeito Yuji Kuroiwa e o vice-presidente mundial da Nissan, Toshiyuki Shiga. 


"A Nissan procura segurança, mais conforto e tecnologia que respeite o meio ambiente", disse o vice-presidente da Nissan. 

"Por meio desses testes em rodovia, esperamos avançar no desenvolvimento tecnológico, com o desafio de disponibilizar logo veículos com motoristas autonômos. Quando iniciamos um novo projeto, é necessário um grande esforço para ganhar e entender todas as variáveis envolvidas. Conseguimos conduzir esse importante teste na via expressa Sagami, e ficamos agradecidos pelo grande suporte oferecido pela prefeitura de Kanagawa", concluiu o executivo.

Importante para desenvolvimento da mobilidade urbana do futuro, o evento foi realizado com a cooperação da prefeitura de Kanagawa, sendo promovido próximo à zona industrial de robótica de Sagami, área que está sendo revitalizada com a ajuda do governo local. 

Entre os projetos dessa área estão o desenvolvimento de robôs equipados com sensores, inteligência artificial e controle de sistemas. 

O teste realizado na rodovia ajudará à Nissan a desenvolver o sistema de motorista autonômo com o objetivo de estar pronto para ser comercializado a partir de 2020.

O Nissan LEAF usado no teste é o primeiro veículo com sistema de motorista autonômo a ter autorização para ser emplacado e, assim, poder andar no Japão. 

O protótipo é equipado com tecnologia de motorista autonômo que detecta a condição da rodovia e, automaticamente, opera os principais controles do carro, incluindo direção, freio e aceleração. 


Os veículos podem operar com modo totalmente automático nas ruas, entrar no trânsito, trocar de pistas e manter uma distância segura dos outros carros.

Jornalistas presenciaram os testes e, depois, tiveram a oportunidade de andar no carro.

ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS VOLKSWAGEN E FIAT: A KS JÁ ABASTECEU O MERCADO COM BRONZINAS DE BIELA E ANÉIS DE SEGMENTO DE QUALIDADE GARANTIDA. VEJA PARA QUE MODELOS ESSAS PEÇAS SERVEM


A KS lançou no mercado de reposição novas bronzinas de biela para os modelos Voyage, Gol e Fox da Volkswagen e anéis de segmento dos modelos Uno e Palio da Fiat.

A bronzina de biela da Volkswagen atende o motor EA111 VHT 1.0L 8V Flex produzido a partir de 2008 e está disponível na versão standard e sobremedidas. 


Já na Fiat, os anéis de segmento com medidas standard e 0,40 são para os motores 1.0L e 1.4L Evo Flex do Uno com início de fabricação em 2010 e do Palio 1.4L Evo Flex a partir de 2011.

Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Service Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

AS CONCESSIONÁRIAS FIAT JÁ TÊM À VENDA O MODELO DÒBLO 2014 QUE SAI DE FÁBRICA COM ALGUMAS ALTERAÇÕES. O PREÇO DA VERSÃO MAIS CARA É R$ 63.080,00


No mercado desde 2001, o Fiat Doblò surge no modelo 2014,
com preço a partir de R$ 52.750 e mudanças internas e externas:



• Novo volante multifuncional;



• Novos rádios CD MP3 / WMA integrado ao painel com RDS, com visual mais bonito, novas funções e ainda pode trazer os comandos do rádio no volante;



• Novas rodas e calotas



• Novos quadros de instrumentos (cada versão tem o seu exclusivo), com novas grafias que juntamente com a nova iluminação branca passam ao modelo um ar muito mais elegante;


• Nova composição de cores internas no painel, mais escura, mais requintada;

• Novos tecidos para as versões Attractive e Adventure;

• Novo tweeter na coluna A, esta ainda com novo revestimento;

• Novos porta-objetos, localizados no painel do lado motorista e do passageiro;


A gama do Fiat Doblò para passageiros conta com três versões — Attractive, Essence e Adventure — e duas motorizações: 1.4 Flex de 85 cv de potência (100% gasolina) e 86 cv (100% etanol) e a E.TorQ, 1.8 16V Flex, que desenvolve 130 cv de potência (100% gasolina) e 132 cv (100% etanol).


O Fiat Dòblo é um dos carros preferidos por taxistas pelo custo x benefício que proporciona e espaço oferecido.




Novos preços
Fiat Doblò Attractive 1.4 Flex – R$ 52.780.
Fiat Doblò Essencce 1.8 16V Flex – R$ 58.840.
Fiat Doblò Adventure 1.8 16V Flex – R$ 63.080.




Histórico
2001 - Início da produção
2003 - Versão Adventure (dezembro)
2004 - Motor 1.8 (103 cv) substituindo 1.6 16v
2006 - Fim dos motores 1.3 e 1.8 a gasolina e lançamento do motor 1.8 flex (fevereiro)
2006 - Versão HLX
2006 - Série Try On (agosto)
2007 - Série Original Adventure
2008 - Inclusão na versão Adventure do sistema Locker de bloqueio do diferencial e mudança para o novo símbolo vermelho (julho)
2009 - Reestilização. O carro ganha o visual da versão que sai de linha na Europa.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A EQUIPE X-RAID, CAMPEÃ DOS ÚLTIMOS RALIS DAKAR E DOS SERTÕES, VOLTA À COMPETIÇÃO MAIS DIFÍCIL DO PLANETA. A MINI PARTICIPARÁ DO RALLY DAKAR 2014 COM 12 VEÍCULOS



São Paulo, 26 de novembro de 2013 - A X-raid irá participar do Dakar 2014 que acontece na Argentina, Bolívia e Chile com o maior grupo de pilotos em sua história.

Além dos quatro pilotos da Monster Energy X-raid – Stéphane Peterhansel, Nani Roma, Krzysztof Holowczyc e Orlando Terranova –, a equipe também contará com Nasser al Attiyah anunciado recentemente. 


Todos irão competir com o MINI ALL4 Racing e a equipe ainda irá contar com adicionais seis MINI ALL4 Racing e um BMW X3 CC.

Os entusiastas do Dakar na região sul americana das Américas podem ficar felizes. 

No conjunto, o continente será representado por quatro pilotos. Além de Terranova, a duas duplas Federico Villagra / Jorge Perez Companc (MINI ALL4 Racing) e Adrian Yacopini / Marco Scopinaro (BMW X3 CC) também são argentinos. 

Villagra principalmente já possui experiência bem sucedida no Campeonato Mundial de Rally até recentemente e em outubro, no Rally no Marrocos, alcançou sucesso chamando muita atenção. 

Ali, ele demonstrou que é rápido e seguro em dunas, enquanto Yacopini já demonstrou que tem tudo que precisa para pilotar o BMW X3 CC consistentemente e sem assumir riscos desnecessários.


O quarto piloto sul americano Boris Garafulic, nascido no Chile, irá mais uma vez correr o Dakar com seu copiloto francês Gilles Picard. 

Nas duas últimas edições do Rally Dakar o chileno provou estar entre os 15 melhores pilotos. Mais uma vez, ele irá correr no MINI ALL4 Racing com as cores da bandeira chilena.

Com o polonês Martin Kaczmarski a Equipe X-raid também conta com um novato no Dakar. 

O piloto de 23 anos participa de competições off-road e cross-country há apenas dois anos. Em suas aparições até então seu ritmo impressionou. 

No assento do passageiro de seu MINI ALL4 Racing, o experiente copiloto português Filipe Palmeiro será responsável pela navegação.

Vladimir Vasilyev, da Rússia, e seu copiloto ucraniano, Vitaly Yevtyekhov, são rostos bem conhecidos no mundo do rally off-road

Vasilyev já correu com um MINI ALL4 Racing na Baja Portalegre de 2012. Agora ele também quer avançar com a X-raid no Rally Dakar. 

Ele garantiu um belo terceiro lugar no Rally do Marrocos e ainda venceu uma etapa especial. Além disso, terminou na segunda posição no Silk Way Rally e garantiu o título no campeonato russo Off Road.

Enquanto isso, Zhou Yong é o primeiro piloto chinês a correr na X-raid. Já adquiriu experiência em seis aparições bem sucedidas no Dakar e terminou em 19º nas edições de 2012 e 2013 do lendário rally no deserto. 

Em outubro, venceu o Grand Rally da China e também irá correr com um MINI ALL4 Racing no Dakar de 2014.

A dupla alemã Stephan Schott / Holm Schmidt correr
á novamente no Dakar 2014. É o sexto Dakar para Schott e seu segundo com o MINI ALL4 Racing. Este ano atraiu particular atenção com seu impressionante sétimo lugar no Desafio do Deserto Abu Dhabi. 

“Podemos confiar nesta competitiva equipe no Dakar”, diz o Chefe da Equipe X-raid, Sven Quandt. “Nosso grupo consiste de várias faces que são bem conhecidas de edições anteriores do Rally Dakar, mas também de novatos. Estou convencido de que alguns deles podem surpreender. Certamente muitas pessoas vão ficar de olho no Zhou Yong, o primeiro piloto chinês em um veículo superior. O grupo de 12 veículos também representa para nós um grande desafio logístico. Nesta área, nossa experiência reunida nos últimos anos comprovará ser de utilidade.”



DEPOIS DE RODAR COM O AUDI A3 MAIS DE 700 KM, DESCOBRE-SE QUE TUDO NESSE MODERNO CARRO FOI PENSADO PARA OFERECER CONFORTO, DESEMPENHO E UMA DIRIGIBILIDADE SEGURA E AGRADÁVEL. O MOTOR DE 180 CV, BITURBO, NÃO SIGNIFICA EXCESSIVO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, PELO CONTRÁRIO, O PODEROSO PROPULSOR GARANTE MÉDIAS INVEJADAS POR QUALQUER COMPACTO OU SEDAN MÉDIO.

Texto e fotos de Arnaldo Moreira

Depois de ter realizado a avaliação do Audi A1 - que agradou tanto que um leitor me enviou um e-mail revelando que a matéria contribuiu para compra um -, o Blog recebeu da Audi o A3 Sport (duas portas), branco, 1.8 TFSI, de 180 cv, para o test-drive de avaliação que caiu como uma luva, pois coincidiu com a viagem já marcada com minha doce Lana a Paraty, para um fim de semana.

O A3 é um carro com estilo, apaixonante, confortável, espaçoso, silencioso, o que ajudou a enfrentar a sempre terrível saída das sextas-feiras do Rio de Janeiro.

Vencidos, em 2,30h, os 55 km da Avenida Brasil surgiu a agulha de acesso ao trecho duplicado da Rio-Santos, asfalto ainda novo permitindo sentir a suavidade da rodagem do A3 galgando quilômetro após quilômetro.


Ao nos afastarmos do Rio, a música da Rádio Jornal do Brasil foi substituída pela excelente variedade musical do IPhone da minha doce Lana que o sistema Audi Music Interface com Bluetooth identificou passando a reproduzir as músicas no som perfeito do A3.

Se quando termina o trecho duplicado a estrada perde em qualidade ao afunilar-se para duas faixas, o viajante ganha em beleza.


A rodovia ganha os contornos do mar salpicado de ilhas e passa a acompanhar-nos à medida que “As curvas da Estrada de Santos”, que Roberto Carlos notabilizou na sua música, vão desaparecendo no retrovisor.

Uma maior pressão no acelerador faz acender o dinamismo do Audi A3 e incentiva-o a mostrar seus dons. Galga as subidas sem o menor esforço, com vontade, e nas curvas passa a sensação de um carro estável, seguro, graças ao eficiente controle de estabilidade. A velocidade nas retas é mantida nas curvas e o carro não balança, os pneus não “cantam”.

A tecnologia que oferece cada vez mais segurança aos ocupantes dos veículos e mais conforto aos motoristas, no A3 é farta e eficiente. 



O carro é equipado com o Control Speed, o popular Piloto Automático, que controla a velocidade que lhe é estabelecida e aciona o sistema de segurança Audi Pre Sense que pode, em muitas situações, reduzir a gravidade dos acidentes e suas consequências, ou mesmo evitá-los.


O sistema mantem, à revelia do motorista, uma distância segura do veículo que segue à frente, freando quando a distância diminui e retomando a velocidade quando ele se afasta. Um equipamento de elevada importância a que dou nota 10.


Durante uma semana do período de teste, percorri 732 km, em torno de 500 na estrada e os restantes na cidade, o que permitiu ter uma ideia correta e conhecer o A3 digamos com uma certa intimidade. 




Conforto
Este Audi não é um carro grande, mas chamou-me a atenção o espaço destinado aos passageiros, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro, que tem encostos de braço em ambos os lados e no meio, bastando baixar o encosto do banco.



O lugar oferece uma boa distância entre os bancos e das cabeças para o teto. À semelhança da maioria dos carros compactos e até em sedãs médios, no A3 o lugar do meio, no banco traseiro, é também desconfortável, mas os passageiros dos banco laterais têm direito a esticar a pernas sem esbarrar nas costas do banco da frente. Nota 10.


Segurança e economia

O câmbio automático de sete velocidades S tronic, de dupla embreagem, é suave - tem aletas para troca de marchas no volante – e é um dos responsáveis pelo baixo consumo do carro. A 50/60 km/h o na sexta / sétima marcha. 



A direção eletromecânica, é outra maravilha da tecnologia. Possui sensores de esterço, e trabalha integrada ao sistema eletrônico de estabilidade e ajuda o motorista em situações críticas, por exemplo, numa derrapagem em que o volante seja esterçado incorretamente, o sistema oferece resistência à execução da manobra, corrigindo o trajeto. 

Esse, é outro importante elemento de segurança do A3, que, como diversos outros equipamentos são apenas encontrados como o luxuoso Audi A6.

Botão de ignição e botão de freio
O A3, à semelhança de vários modelos mais caros das mais diversas marcas nacionais e importadas, possui o botão start/stop substituindo a tradicional chave de ignição. 

A chave não é usada nem para destrancar as portas, pois basta estar com a chave perto, as portas se destrancam e é só acionar a maçaneta para a abri-las.

Este compacto não tem a tradicional alavanca de freio de estacionamento, vulgo, freio de mão. A Audi substitui-o pelo mesmo sistema usado nos seus modelos de alto luxo. 



O freio é acionado num pequeno botão localizado no console central, localizado na ponta inferior direita da foto.

Minha opinião é que tudo no A3 foi pensado para oferecer conforto e uma dirigibilidade segura e agradável. 




Cinco módulos de condução
O Audi Drive Select é o que na verdade diferencia o A3 dos outros, ao proporcionar diversos tipos de direção, mais esportiva ou tranquila, num leque de cinco módulos de condução: 
Eficiência, Conforto, Auto, Dinâmico e Individual.


A tela mostra a imagem colorida e avisa dos obstáculos nas manobras de ré.

O sistema modifica (o mapeamento) a ação do acelerador e a assistência elétrica da direção, deixando-a mais leve ou mais pesada, interfere no comportamento do compressor do ar condicionado para melhorar o rendimento no modo eficiência e adapta o tempo e a rapidez das trocas de marcha.




No modo Eficiência, o carro é ajustado priorizando a economia de combustível e um estilo de pilotagem tranquilo, modificando o programa do marchas para serem trocadas com Stronic, com a troca voluntária do ponto do câmbio para velocidades mais baixas, passadas nas aletas por trás do volante.

Entenda a economia do A3
Parado nos sinais, o A3 desliga automaticamente o motor, graças à energia acumulada cada vez que o freio é acionado, economizando 3% de combustível num motor considerado dos mais econômicos do mercado. 



O motor 1.8 Turbo FSI de 180 cv que funciona com o sistema Audi valvelift e gerenciamento térmico inteligente. 

Mais torque é gerado a uma baixa rotação do motor alternando entre dois contornos excêntricos de exaustão. 

O motor reage mais rapidamente e acelera com o S tronic® em 7,2 segundos de 0 a 100 km/h, no Sport. 

O sistema Audi valvelift também ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de CO2. 

Além da injeção direta de combustível, o 1.8 Turbo FSI (180 cv) usa a injeção indireta, o que torna a escala de carga parcial ainda mais eficiente.

Os turbochargers dos dois motores possuem um atuador de válvula wastegate elétrico que regula a pressão de alimentação de maneira particularmente rápida e precisa. 

Além disso, o coletor de exaustão foi integrado no cabeçote do cilindro de água refrigerada, encurtando o período de aquecimento do motor e reduzindo assim a temperatura do gás do escapamento. 



Todas as medidas ajudam a reduzir o consumo, principalmente com um estilo de direção esportivo.

Tudo isso resulta num consumo médio de 10 km/L, na cidade, e 18 km/L, na estrada, o que para um carro de 180 cv é considerável - valores registrados pelo computador de bordo.

Para esses números contribui o Audi Ultra, a tecnologia de leveza pioneira da Audi, que combina pouco peso e alta rigidez. que diminuiu em até 90 kg comparado ao modelo anterior.



Charme e elegância
Linhas modernas que agradam à primeira vista, a nova frente marcada pela grade grande, o charme das rodas ligas leve que deixam à mostra os grandes discos de freio dão ao A3 um ar esportivo.



A traseira encimada pelas grandes  e elegantes lanternas com luzes de LED, na tampa do porta-malas onde sobressai o defletor de ar.

A saída dupla do escapamento, no lado direito, reforçam a esportividade do A3.



Os elegantes retrovisores exteriores possuem aviso luminoso - o ponto branco no lado esquerdo visto na foto.

A beleza exterior deste Audi é completada pela qualidade do acabamento, perfeito, do habitáculo, o que não escapou ao olhar e sensibilidade feminina de minha doce Lana. 



As quatro saídas de ar no painel lembram a turbina de um avião e são excelentes, pois permitem direcionar o ar para longe da cara dos passageiros.



O A3 Sport e também o Sportback (quatro portas) guarda no centro do painel a tela de sete polegadas do sistema MMI (Multi Media Interface) que pode ser recolhida ou levantada num botão no painel.



O A3 tem bancos com regulagem elétrica, volante de couro com comandos do sistema de áudio, da navegação e do computador de bordo, porta-malas de 380 litros, que duplica com o banco traseiro rebatido com uma forração perfeita. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. 



O velocímetro e conta-giros analógicos, teto panorâmico, sensor de chuva e crepuscular, encosto do banco traseiro rebatível, alarme anti-furto, rodas de 17 polegadas, faróis bixenônio com ajuste automático de altura.



Como um carro de alta estabilidade, o A3 tem um centro de gravidade perfeito, é baixo e precisa de cuidado na passagem dos quebra-molas, mas seu desempenho aerodinâmico é espetacular.

Outro ponto alto do A3 é o isolamento acústico. Os ruídos externos são praticamente imperceptíveis, assim como os de rodagem - barulho do atrito das rodas no asfalto. Nas ruas esburacadas é onde ainda se nota como a suspensão do A3 é maltratada.


Teto solar valoriza o A3























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