Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 26 de novembro de 2013

DEPOIS DE RODAR COM O AUDI A3 MAIS DE 700 KM, DESCOBRE-SE QUE TUDO NESSE MODERNO CARRO FOI PENSADO PARA OFERECER CONFORTO, DESEMPENHO E UMA DIRIGIBILIDADE SEGURA E AGRADÁVEL. O MOTOR DE 180 CV, BITURBO, NÃO SIGNIFICA EXCESSIVO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, PELO CONTRÁRIO, O PODEROSO PROPULSOR GARANTE MÉDIAS INVEJADAS POR QUALQUER COMPACTO OU SEDAN MÉDIO.

Texto e fotos de Arnaldo Moreira

Depois de ter realizado a avaliação do Audi A1 - que agradou tanto que um leitor me enviou um e-mail revelando que a matéria contribuiu para compra um -, o Blog recebeu da Audi o A3 Sport (duas portas), branco, 1.8 TFSI, de 180 cv, para o test-drive de avaliação que caiu como uma luva, pois coincidiu com a viagem já marcada com minha doce Lana a Paraty, para um fim de semana.

O A3 é um carro com estilo, apaixonante, confortável, espaçoso, silencioso, o que ajudou a enfrentar a sempre terrível saída das sextas-feiras do Rio de Janeiro.

Vencidos, em 2,30h, os 55 km da Avenida Brasil surgiu a agulha de acesso ao trecho duplicado da Rio-Santos, asfalto ainda novo permitindo sentir a suavidade da rodagem do A3 galgando quilômetro após quilômetro.


Ao nos afastarmos do Rio, a música da Rádio Jornal do Brasil foi substituída pela excelente variedade musical do IPhone da minha doce Lana que o sistema Audi Music Interface com Bluetooth identificou passando a reproduzir as músicas no som perfeito do A3.

Se quando termina o trecho duplicado a estrada perde em qualidade ao afunilar-se para duas faixas, o viajante ganha em beleza.


A rodovia ganha os contornos do mar salpicado de ilhas e passa a acompanhar-nos à medida que “As curvas da Estrada de Santos”, que Roberto Carlos notabilizou na sua música, vão desaparecendo no retrovisor.

Uma maior pressão no acelerador faz acender o dinamismo do Audi A3 e incentiva-o a mostrar seus dons. Galga as subidas sem o menor esforço, com vontade, e nas curvas passa a sensação de um carro estável, seguro, graças ao eficiente controle de estabilidade. A velocidade nas retas é mantida nas curvas e o carro não balança, os pneus não “cantam”.

A tecnologia que oferece cada vez mais segurança aos ocupantes dos veículos e mais conforto aos motoristas, no A3 é farta e eficiente. 



O carro é equipado com o Control Speed, o popular Piloto Automático, que controla a velocidade que lhe é estabelecida e aciona o sistema de segurança Audi Pre Sense que pode, em muitas situações, reduzir a gravidade dos acidentes e suas consequências, ou mesmo evitá-los.


O sistema mantem, à revelia do motorista, uma distância segura do veículo que segue à frente, freando quando a distância diminui e retomando a velocidade quando ele se afasta. Um equipamento de elevada importância a que dou nota 10.


Durante uma semana do período de teste, percorri 732 km, em torno de 500 na estrada e os restantes na cidade, o que permitiu ter uma ideia correta e conhecer o A3 digamos com uma certa intimidade. 




Conforto
Este Audi não é um carro grande, mas chamou-me a atenção o espaço destinado aos passageiros, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro, que tem encostos de braço em ambos os lados e no meio, bastando baixar o encosto do banco.



O lugar oferece uma boa distância entre os bancos e das cabeças para o teto. À semelhança da maioria dos carros compactos e até em sedãs médios, no A3 o lugar do meio, no banco traseiro, é também desconfortável, mas os passageiros dos banco laterais têm direito a esticar a pernas sem esbarrar nas costas do banco da frente. Nota 10.


Segurança e economia

O câmbio automático de sete velocidades S tronic, de dupla embreagem, é suave - tem aletas para troca de marchas no volante – e é um dos responsáveis pelo baixo consumo do carro. A 50/60 km/h o na sexta / sétima marcha. 



A direção eletromecânica, é outra maravilha da tecnologia. Possui sensores de esterço, e trabalha integrada ao sistema eletrônico de estabilidade e ajuda o motorista em situações críticas, por exemplo, numa derrapagem em que o volante seja esterçado incorretamente, o sistema oferece resistência à execução da manobra, corrigindo o trajeto. 

Esse, é outro importante elemento de segurança do A3, que, como diversos outros equipamentos são apenas encontrados como o luxuoso Audi A6.

Botão de ignição e botão de freio
O A3, à semelhança de vários modelos mais caros das mais diversas marcas nacionais e importadas, possui o botão start/stop substituindo a tradicional chave de ignição. 

A chave não é usada nem para destrancar as portas, pois basta estar com a chave perto, as portas se destrancam e é só acionar a maçaneta para a abri-las.

Este compacto não tem a tradicional alavanca de freio de estacionamento, vulgo, freio de mão. A Audi substitui-o pelo mesmo sistema usado nos seus modelos de alto luxo. 



O freio é acionado num pequeno botão localizado no console central, localizado na ponta inferior direita da foto.

Minha opinião é que tudo no A3 foi pensado para oferecer conforto e uma dirigibilidade segura e agradável. 




Cinco módulos de condução
O Audi Drive Select é o que na verdade diferencia o A3 dos outros, ao proporcionar diversos tipos de direção, mais esportiva ou tranquila, num leque de cinco módulos de condução: 
Eficiência, Conforto, Auto, Dinâmico e Individual.


A tela mostra a imagem colorida e avisa dos obstáculos nas manobras de ré.

O sistema modifica (o mapeamento) a ação do acelerador e a assistência elétrica da direção, deixando-a mais leve ou mais pesada, interfere no comportamento do compressor do ar condicionado para melhorar o rendimento no modo eficiência e adapta o tempo e a rapidez das trocas de marcha.




No modo Eficiência, o carro é ajustado priorizando a economia de combustível e um estilo de pilotagem tranquilo, modificando o programa do marchas para serem trocadas com Stronic, com a troca voluntária do ponto do câmbio para velocidades mais baixas, passadas nas aletas por trás do volante.

Entenda a economia do A3
Parado nos sinais, o A3 desliga automaticamente o motor, graças à energia acumulada cada vez que o freio é acionado, economizando 3% de combustível num motor considerado dos mais econômicos do mercado. 



O motor 1.8 Turbo FSI de 180 cv que funciona com o sistema Audi valvelift e gerenciamento térmico inteligente. 

Mais torque é gerado a uma baixa rotação do motor alternando entre dois contornos excêntricos de exaustão. 

O motor reage mais rapidamente e acelera com o S tronic® em 7,2 segundos de 0 a 100 km/h, no Sport. 

O sistema Audi valvelift também ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de CO2. 

Além da injeção direta de combustível, o 1.8 Turbo FSI (180 cv) usa a injeção indireta, o que torna a escala de carga parcial ainda mais eficiente.

Os turbochargers dos dois motores possuem um atuador de válvula wastegate elétrico que regula a pressão de alimentação de maneira particularmente rápida e precisa. 

Além disso, o coletor de exaustão foi integrado no cabeçote do cilindro de água refrigerada, encurtando o período de aquecimento do motor e reduzindo assim a temperatura do gás do escapamento. 



Todas as medidas ajudam a reduzir o consumo, principalmente com um estilo de direção esportivo.

Tudo isso resulta num consumo médio de 10 km/L, na cidade, e 18 km/L, na estrada, o que para um carro de 180 cv é considerável - valores registrados pelo computador de bordo.

Para esses números contribui o Audi Ultra, a tecnologia de leveza pioneira da Audi, que combina pouco peso e alta rigidez. que diminuiu em até 90 kg comparado ao modelo anterior.



Charme e elegância
Linhas modernas que agradam à primeira vista, a nova frente marcada pela grade grande, o charme das rodas ligas leve que deixam à mostra os grandes discos de freio dão ao A3 um ar esportivo.



A traseira encimada pelas grandes  e elegantes lanternas com luzes de LED, na tampa do porta-malas onde sobressai o defletor de ar.

A saída dupla do escapamento, no lado direito, reforçam a esportividade do A3.



Os elegantes retrovisores exteriores possuem aviso luminoso - o ponto branco no lado esquerdo visto na foto.

A beleza exterior deste Audi é completada pela qualidade do acabamento, perfeito, do habitáculo, o que não escapou ao olhar e sensibilidade feminina de minha doce Lana. 



As quatro saídas de ar no painel lembram a turbina de um avião e são excelentes, pois permitem direcionar o ar para longe da cara dos passageiros.



O A3 Sport e também o Sportback (quatro portas) guarda no centro do painel a tela de sete polegadas do sistema MMI (Multi Media Interface) que pode ser recolhida ou levantada num botão no painel.



O A3 tem bancos com regulagem elétrica, volante de couro com comandos do sistema de áudio, da navegação e do computador de bordo, porta-malas de 380 litros, que duplica com o banco traseiro rebatido com uma forração perfeita. O tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. 



O velocímetro e conta-giros analógicos, teto panorâmico, sensor de chuva e crepuscular, encosto do banco traseiro rebatível, alarme anti-furto, rodas de 17 polegadas, faróis bixenônio com ajuste automático de altura.



Como um carro de alta estabilidade, o A3 tem um centro de gravidade perfeito, é baixo e precisa de cuidado na passagem dos quebra-molas, mas seu desempenho aerodinâmico é espetacular.

Outro ponto alto do A3 é o isolamento acústico. Os ruídos externos são praticamente imperceptíveis, assim como os de rodagem - barulho do atrito das rodas no asfalto. Nas ruas esburacadas é onde ainda se nota como a suspensão do A3 é maltratada.


Teto solar valoriza o A3























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.