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quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais. São 11 caminhos de 9 dias



Coluna
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira




Rota de peregrinação em homenagem a Nhá Chica

Virtudes atribuídas à beata mineira dão nome aos 11 trechos do percurso entre

Igreja


Minas Gerais ganhou um trecho do turismo religioso, na Estrada Real, onde viveu e morreu a beata mineira Nhá Chica, agora, é rota turística de peregrinação. O percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço, passando pelas cidades de Santa Cruz de Minas, São João d'el-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas. A Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes é um projeto do Sebrae Minas e foi lançado na última quinta-feira (22/8), em Baependi, no sul do estado. 

A cerimônia teve a presença dos presidentes do Sebrae Nacional, Carlos Melles e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões. Analfabeta e filha de escrava, Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes pequeno distrito de São João d'el-Rei. A beata viveu a maior parte da vida em Baependi, no Sul de Minas, onde dedicou-se aos mais necessitados ficando conhecida como a “mãe dos pobres”. 

Desde a sua morte, em 14 de junho de 1895, vários milagres e graças são atribuídos a ela. Esses relatos de cura por intercessão sem explicação científica foram decisivos para a sua beatificação em 2013. Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi (cidade onde a religiosa morreu) em agradecimento as graças alcançadas. 


A caminhada é por uma estrada de chão com paisagens exuberantes de cachoeiras, grutas, mirantes, serras e represas, que inspiraram o Sebrae Minas, em parceria com as prefeituras de nove cidades mineiras, a desenvolver um projeto de promoção turística regional em homenagem a beata mineira. 

Túmulo de Nhá Chica em Baependi, o trabalho do Sebrae Minas de desenvolvimento da rota teve início há dois anos, com ações de governança, pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e históricocultural, roteirização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar da região. 

”Queremos que a Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes seja uma experiência de reflexão para turistas e devotos, e que ofereça uma infraestrutura adequada que estimule o aumento do fluxo turístico na região, e consequentemente, a ampliação das oportunidades para desenvolvimento dos pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda para a população”, justifica o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. 

Além de ser um passeio de fé e reflexão, passando por diversas capelas, igrejas e santuários, a rota desperta a atenção dos turistas pelos atrativos gastronômicos, naturais, de aventura e histórico-culturais, podendo o trajeto ser feito a pé, de bicicleta, moto, cavalo ou carro. 

“A ideia é que hotéis, pousadas, bares, restaurantes localizados ao longo do percurso ofertem produtos e serviços de qualidade e que estejam preparados para serem pontos de acolhimento, oferecendo conforto e  aos peregrinos e turistas”, explica o superintendente do Sebrae Minas. 


Vale lembrar que a caminhada dura em média nove dias, em um ritmo aproximado de 20 km/dia, e pode ser feita em qualquer dos sentidos, tanto de Tiradentes a São Lourenço quanto de São Lourenço a Tiradentes. 

O trajeto é dividido em 11 trechos, de 11km a 30km cada percurso, que receberam os nomes das virtudes atribuídas à Nhá Chica: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança. Até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado das virtudes atribuídos a beata mineira. 

Haverá ainda um site com todas as informações sobre o percurso e ainda um guia impresso que vai orientar turistas e peregrinos sobre as condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, inclinação do terreno, equipamentos de segurança, serviços disponíveis nos municípios e estabelecimentos para alimentação e hospedagem. www.nhachica.org.br Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes.

Caminho da Castidade: de Tiradentes, passando por Santa Cruz de Minas até São João d'el-Rei (11 km). 

Caminho da Prudência: de São João d'el-Rei a Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (11 km).

Caminho da Fé: de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno a São Sebastião da Vitória (16 km).

Caminho da Humildade: de São Sebastião da Vitória a Caquende (22 km).

Caminho da Fortaleza: de Caquende, passando por Capela do Saco até Carrancas (30 km). 

Caminho da Justiça: de Carrancas a Estação de Carrancas (15 km).

Caminho da Pobreza: da Estação de Carrancas a Fazenda Traituba (20 km). 

Caminho da Obediência: da Fazenda Traituba a Cruzília (37 km).

Caminho da Caridade: de Cruzília a Baependi (19 km).

Caminho da Esperança: de Baependi passando por Caxambu até Soledade de Minas (30 km). 

Caminho da Temperança: de Soledade de Minas a São Lourenço (15 km) Parque das águas em Caxambu. 

Festuris em Gramado 

Estamos a menos de três meses da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS). 

E você agente de viagens, já garantiu seu credenciamento gratuito? Aproveite que ainda dá tempo, as inscrições encerram na próxima sexta-feira (30). Salões do Serra Park com os estandes do Festuris Entre os dias 7 e 10 de novembro você terá a oportunidade de ampliar sua rede de contatos em uma imersão no mercado turístico. 

São cerca de 2.500 marcas expondo as tendências do Turismo e mais de 65 destinos internacionais. Os grandes nomes do setor estarão no FESTURIS. Vai perder essa oportunidade única de networking e conhecimento? Gramado estará encantadora como sempre para receber você. Nesta época, a Serra Gaúcha respira o Natal. E pensando nisso, também queremos que aproveite sua vinda à região... 

Apresentando sua credencial do FESTURIS, agentes de viagens terão 50% de desconto no Espetáculo Korvatunturi, acesso gratuito a parques temáticos, benefícios exclusivos em restaurantes parceiros e tarifas especiais na hotelaria, além de um desconto especial de 15% no credenciamento do Meeting FESTURIS. 

A partir do dia 30 de agosto, o credenciamento de agentes de viagens pode ser feito somente através dos códigos fornecidos pelos Embaixadores do FESTURIS. Consulte quem são nossos representantes na Região Sul. www.festurisgramado.com 
________________________________________________ssergio51moreira@bol.com.br

terça-feira, 27 de agosto de 2019

O icônico MINI completou 60 Anos de muito sucesso (1959-2019) – Mais do que um automóvel, o pioneiro do segmento de carros premium compactos esbanja atualmente uma jovialidade jamais vista




O pioneiro do segmento de carros premium compactos completa hoje seu 60º aniversário, muito embora esbanje atualmente uma jovialidade jamais vista. Há exatos 60 anos, no dia 26 de agosto de 1959, a British Motor Corporation (BMC) orgulhosamente revelou o resultado de todos os seus esforços para a criação de um novo e revolucionário carro compacto. 


E, de fato, logo na sua estreia, o público pode admirar nada menos que dois novos modelos: o Morris Mini-Minor e o Austin Seven. Muito espaço interno apesar das dimensões externas mínimas, assentos para quatro ocupantes, características de dirigibilidade impecáveis, economia de combustível excepcional e um preço muito acessível – esta foi a síntese que o criador do Mini, o engenheiro automotivo e designer Alec Issigonis recebeu da BMC. 

E as ideias brilhantes que ele implementou no desenvolvimento destes dois modelos tiveram impacto transportado com sucesso para outras variantes do carro. Hoje, 60 anos depois, sabemos que pouquíssimos conceitos aplicados a automóveis sobreviveram por tanto tempo, e nenhum deles jamais foi convertido em uma variedade tão ampla de versões quanto no Mini.


Uma das razões para este notável sucesso é que, desde o início, o Mini cumpriu todas as exigências de seu tempo, oferecendo ainda outros atributos neste mesmo processo. Medindo apenas 3,05 metros ou 120 polegadas de comprimento e vendido a £ 496 (aproximadamente R$ 2.500), o Mini era simplesmente perfeito para vagas apertadas de estacionamento e orçamentos restritos. 


Por meio de suas qualidades ao volante e do charme de suas proporções, o Mini também despertou grande interesse para quem buscava não um carro compacto e eficiência superior, mas também desempenho esportivo como também um estilo exclusivo na rua. 


Esta combinação de diferentes qualidades permanece popular, mas com um conceito ainda mais jovial do que nunca. 


Assim, o atual MINI também é mais moderno e, ao mesmo tempo, mais fascinante e respeitado do que qualquer um de seus concorrentes, ao combinar eficiência incomparável, qualidade extremamente elevada, dirigibilidade incrivelmente ágil, com esportividade inigualável e design altamente expressivo e inconfundível.


segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Nova versão do Kia Cerato chega de cara nova às lojas na 1ª semana de outubro, em duas versões a partir de R$ 79.990




A nova geração do sedã Kia Cerato com design atualizado e novos patamares de potência de motor e tecnologia chega às concessionárias na primeira semana de outubro em duas versões, ambas com transmissão automática de seis velocidades e motor 2.0 flex, com 156 cv com gasolina e 167 cv com etanol, 16 V, câmbio automático de seis velocidades automática, e equipado com sistema multimídia de 8” e diversos itens de conforto e conveniência.


Com novas dimensões e equipado com o que há de mais moderno em conforto, desempenho e segurança, graças a um powertrain totalmente atualizado e a uma estrutura de chassi de última geração, o Cerato 2020 é fabricado no México, a nova geração do sedã chega ao mercado brasileiro nas versões SX e EX. Com design jovem, o novo Cerato traz uma aparência mais esportiva inspirados no premiado fastback Stinger GT.


Além disso, as duas versões do novo Cerato contam com sistema multimídia, com tela de 8” sensível ao toque, comandos de voz via Bluetooth e conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®.





quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Hotel da rede portuguesa Vila Galé Cumbuco, em Caucaia, foi fechado pelo Ministério Público do Ceará por funcionar irregularmente.




O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), multou o Hotel Vila Gale Brasil – Atividades Hoteleiras LTDA, que atende pelo nome fantasia “Vila Galé Cumbuco”, por realizar atividade hoteleira de forma irregular nas dependências do condomínio residencial VG Sun Cumbuco.

O valor da multa é de 85.000 Unidades Fiscais de Referência do Ceará (Ufirce), o que corresponde a R$ 362.161,20. Além da multa, o Decon também suspendeu temporariamente, de forma cautelar, a atividade comercial do empreendimento. A empresa foi notificada nesta quarta-feira (21/08) e a decisão administrativa é de 12 de agosto deste ano.
No ato fiscalizatório, a equipe do Decon verificou que o estabelecimento autuado, localizado na Praia do Cumbuco, em Caucaia, estava funcionando sem Alvará de Funcionamento para o exercício da atividade hoteleira em condomínio residencial, sem o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros (CCCB) e sem o Cadastro do Ministério do Turismo (Cadastur). Outras irregularidades constataram que o estabelecimento não possuía Licença Sanitária nem dispunha do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso ao público.
Em relação à ausência do CCCB, o Decon esclarece que essa circunstância constitui ameaça à segurança do consumidor por fornecer serviços sem a certificação de que o local está protegido contra risco de incêndios.

Na vistoria, foi percebido que o documento aprovado no Corpo de Bombeiros está registrado como edificação tipo A-2 (edificação multifamiliar), o que comprova que a empresa não dispõe do Certificado, pois é necessário que o Certificado aprovado no órgão público competente seja da categoria B-2 (hotéis). Dessa maneira, o Hotel Vila Galé não exerce atividades hoteleiras conforme a legislação contra incêndio e pânico neste estabelecimento situado no Cumbuco.
Ainda no ato fiscalizatório, a ausência do Cadastur foi interpretada como afronta à legislação federal, considerando que o cadastro é obrigatório aos prestadores de serviços turísticos a fim de ser promovido o devido ordenamento, formalização e legislação do local.
Sobre a suspensão temporária da atividade comercial no condomínio residencial, a secretária-executiva do Decon, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, ressalta que a ação visa interromper as irregularidades e garantir a saúde e segurança do consumidor.



“Os riscos ao consumidor são agravados, pois o exercício de atividades de um hotel exige um maior esforço na segurança do que uma residência, haja vista a maior circulação de pessoas e os riscos inerentes à própria atividade, riscos estes que não podem ser suportados por um condomínio residencial que não possui Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros na categoria de hotéis. Os riscos da atividade empresarial, enfatiza-se, devem correr por conta e risco da própria empresa, ou seja, da Vila Galé”, explica.
A empresa ainda pode apresentar recurso administrativo em relação à multa para a Junta Recursal do Decon (Jurdecon), no prazo de 10 dias úteis a contar da notificação. Entretanto, como a suspensão foi cautelar, para que seja reestabelecida a atividade comercial, é necessário apresentar no órgão os documentos inerentes à atividade hoteleira no condomínio residencial VG SUN.
Fonte: O Intrigante

PROGRAMA DE FIM DE SEMANA Salão do Turismo do Rio de Janeiro, que começa amanhã (22/8) reúne 150 artesãos do interior fluminense. Será no Armazém 2 do Pier Mauá





Item importante para qualquer turista, o artesanato é um produto de grande importância dentrodo setor turístico. Afinal, todos os visitantes gostam de levar uma lembrança do local que conheceram. Por conta dessa ligação, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ, convidou artífices das regiões turísticas fluminenses a participarem do Salão Estadual do Turismo, que acontece de 22 a 25 no Armazém Dois do Pier Mauá - Avenida Rodrigues Alves, 4 - Centro. (Acesso pelo VLT).

Haverá representantes das 12 regiões turísticas do Estado: Metropolitana, Costa do Sol, Costa Verde, Vale do Café, Serra Verde Imperial, Caminhos Coloniais, Baixada Verde, Costa Doce, Águas do Noroeste, Agulhas Negras, Caminhos da Serra e Caminhos da Mata. Estarão no evento trabalhos produzidos em bordado, pintura, reaproveitamento, cerâmica, escultura e marchetaria, entre outros. Entre os produtos que podem ser adquiridos há objetos decorativos, bonecas, acessórios, cestos, tapetes e flores de palha de milho.


O Programa estará presente em três ambientes do Salão: comercialização, exposição dos trabalhos dos artesãos cadastrados e o espaço "Saber Fazer", que contará com oficinas, ensinando técnicas das 12 regiões turísticas presentes.



Coluna Minas Turismo Gerais


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Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira


Encontro Internacional de 
Jornalistas de Turismo em Salvador





Salvador sediará, pela segunda vez consecutiva, um evento reunindo profissionais de comunicação do Brasil e exterior. Trata-se do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto, no Hotel Quality São Salvador, localizado no bairro do Stiep. 

“Na Terra ou no Ar, Muita História pra Contar” é o tema do evento. O objetivo do Encontro é discutir a economia criativa no Turismo e a influência da mídia de bordo na escolha do destino. O Ministério do Turismo marcar presença no Encontro, com o secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos. Ele irá falar sobre a relação do órgão com a imprensa especializada e abordar as ações do Ministério para fomentar o crescimento da atividade turística no País.



O ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso Domingos Leonelli, será um dos palestrantes do Encontro abordando o “Turismo na Economia Criativa”. “A Importância da Mídia de Bordo na Escolha do Destino”, outro painel do evento, terá como debatedoras a jornalista Andréa Magalhães, editora paulista da revista Viagens S/A, e Rafael Bahia, jornalista da plataforma de bordo Vamos Latan. Outro convidado do Encontro é o Jornalista Roque Baudean Presidente del Círculo de Periodistas de Turismo de Uruguay-CIPETUR- e Vice Presidente para assuntos internacionais do Forum Iberoamericano de Periodistas de Turismo sobre o Panorama do Jornalismo de Turismo no Uruguai.

Hotel Quality onde será o evento

Os participantes do II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo também terão a oportunidade de acompanhar e viver as emoções da Regata Aratu-Maragogipe no dia 24, que percorrerá a Baía de Todos-os-Santos comemorando a 50ª edição e com cerca de 200 barcos de velejadores brasileiros e internacionais na competição. Os jornalistas também visitarão os municípios de Maragogipe e Cachoeira. O II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo é uma realização da Abrajet-Bahia, organizado pelo FICET – Fórum Internacional de Comunicação, Ecologia e Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Salvador Destination, Vinci Airport – empresa administradora do aeroporto de Salvador, Sebrae, CBTUR, ABIH-Ba, Fecomércio-Ba e BEPTUR. Para mais informações e inscrições acesse https://abrajetba.wixsite.com/encontro2



Semana do Brasil”

www.semanadobrasil.magictech.co

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) convida seus filiados e parceiros a participar da campanha "Semana do Brasil", que será realizada entre 6 e 15 de setembro.

A iniciativa do Poder Público quer incentivar o setor privado a fazer promoções especiais e oferecer descontos. O objetivo é movimentar os segmentos de turismo e alimentação fora do lar.

O potencial do turismo brasileiro é enorme para atrair turista do país e exterior 

A FBHA acredita que a união de todos em torno da campanha ajudará a elevar o turismo interno, estimulando o comércio e a economia do país. O convite do Governo é extensivo a outros setores da economia brasileira.

Todas as informações: http://www.fbha.com.br/videos/semana-do-brasil

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 sergio51moreira@bol.com.br











terça-feira, 20 de agosto de 2019

VW T-Cross, 1.0 flex, três cilindros e câmbio automático de seis marchas e manual é o SUV em três versões e custa a partir de R$ 84.990. O teste drive mostrou um carro moderno, de bom desempenho com motor de 128 cv


Texto e fotos: Marcus Lauria
A Volkswagen demorou, mas caprichou em vários pontos em seu primeiro SUV compacto nacional diante dos seus concorrentes. Não tive a oportunidade de ir ao lançamento da versão testada, que inclusive foi em nossa Cidade Maravilhosa (RJ), mas surgiu a chance de testar a versão de entrada com motor 1.0 e câmbio manual com mais calma por uma semana com o modelo cedido pela fabricante.
Oferecido em 3 versões de acabamento 200 TSI, 200 TSI Automático e Comfortline 200 TSI Automático, o T-Cross com motor 1.0 de três cilindros se destaca em vários pontos que em um SUV compacto é muito importante. 

Não duvide da força desse motor e nem da dirigibilidade por ser um SUV. A versão avaliada peca um pouco no acabamento, mas as versões acima dessa têm uma qualidade melhor dos materiais utilizados, também não é um problema que vá atrapalhar o uso diário dessa versão.
Produzido sobre a Estratégia Modular MQB o T-Cross oferece ao condutor um excelente comportamento dinâmico e prazer ao dirigir, e não estou fazendo propaganda da Volkswagen aqui, para confirmar o que estou dizendo basta você dirigir e ver que o meu comentário é verdade, pelo valor dessa versão mesmo que seja um pouco mais cara que a concorrência, com certeza é o melhor em todos os aspectos. 

O seu peso de 1.250 kg em conjunto com o motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação, proporcionam muita diversão ao volante. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm.
O propulsor trabalha combinado com um câmbio manual de seis marchas (opcionalmente tem o câmbio automático também com seis marchas com função Tiptronic) com trocas suaves e precisas, comum nos modelos da marca. Esse conjunto motor e câmbio deixam o T-Cross com disposição para ultrapassagens e retomadas como em veículos de maior potência e também deixam o modelo muito econômico, seja na estrada ou no trânsito urbano.
De acordo com a marca, o T-Cross 200 TSI com câmbio manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h. Os números de consumo de combustível (obtidos conforme as normas NBR6601 e NBR7024, corrigidos pela portaria INMETRO nº10 de 11/01/12) são de 13,1 km com um litro de gasolina (combinado cidade/estrada) e 9,1 km com um litro de etanol. O tanque de combustível do T-Cross tem capacidade para 52 litros.
Bem equipado o T-Cross de entrada já traz de série Controle de Estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função “Coming & Leaving home”, faróis de neblina com função “cornering”, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional.
Como opcional, o pacote Interactive I inclui sistema de som Composition Touch com tela colorida sensível ao toque de 6,5” e App-connect, dois alto-falantes adicionais (além dos quatro de série), câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento (sensores traseiros são de série). Visualmente, se diferencia da 200 TSI pela grade dianteira em preto brilhante e pelo logotipo “Automatic” na tampa do porta-malas.
São oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson (versão avaliada), azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia.
O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura, com 2.651 mm de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente (o volume é variável entre 373 e 420 litros). O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade. O modelo tem freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.
As suspensões do T-Cross têm configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Traz pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). São duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.
Primeiro SUV feito pela Volkswagen no Brasil, o T-Cross é o primeiro carro conectado da América Latina. O modelo oferece de série na versão Highline, e como opcional para as demais versões, o “VW Connect”, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo.
Essa tecnologia não substitui o “Manual Cognitivo”, que utiliza o sistema IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. O preço da versão avaliada é de R$ 84.990 e chama-se apenas 200 TSI, em seguida vem a 200 TSI Automático por R$ 94.490, logo vem a Comfortline 200 TSI Automático por R$ 99.990 e a topo de linha Highline 250 TSI Automático por R$ 109.990.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica
Motorização 1.4
Combustível Gasolina      
Potência (cv): 150
Torque (kgf.m): 25,5
Velocidade Máxima (km/h): 198    
Tempo 0-100 (s): 8,7    
Consumo cidade (km/l): Etanol - 7,7 Gasolina - 11
Consumo estrada (km/l): Etanol - 9,3 Gasolina -13,2
Câmbio: automático com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira: Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões
Altura (mm): 
1.558
Largura (mm): 1.760
Comprimento (mm): 4.199
Peso (Kg):1.250
Tanque (L): 52
Entre-eixos (mm): 2.651
Porta-Malas (L): 420
Ocupantes: 5

*Dados do fabricante

Coluna Mecânica Online: os mais vendidos e os mais roubados


COLUNA
MECÂNICA ONLINE® |

20 | AGOSTO | 2019

Tarcisio Dias


Os carros mais roubados entre os 
mais vendidos nos principais segmentos


Sempre que publicamos uma listagem com os veículos mais vendidos observamos o aumento na audiência. Para muitas pessoas um determinado veículo figurar na liderança das vendas é sinal de bom, seguro e que muitas pessoas analisaram com calma antes de fazer suas escolhas, mas nem sempre é assim.

De acordo com a Fenabrave, federação dos concessionários, as vendas de veículos novos cresceram 12% no 1º semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, e o brasileiro, infelizmente, ainda é motivado pelo fator preço em detrimento de outros itens como segurança, tecnologia e eficiência energética. Imagine quando seu carro preferido figura entre os mais roubados?

O preço determina sua escolha. E a sua vida? Seus familiares? Sua segurança e compromisso energético para um mundo melhor? Difícil né? Mas já é tempo de considerar ao menos mais fatores ao escolher seu próximo veículo.

Uma relação interessante é o comparativo entre os mais vendidos e os mais roubados em seus segmentos.

Fui buscar os dados do IVR - Índice de Veículos Roubados, divulgado pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, analisando os veículos mais sinistrados em roubos e furtos em todo o território nacional, ou seja, o comparativo entre os veículos mais roubados/furtados considera o índice de roubos/furtos entre os veículos segurados e os números de sinistros.
Vamos para os veículos de entrada sendo os mais vendidos Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Mobi, Fiat Uno e Toyota Etios HB. Já a ordem de veículos mais roubados/furtados considerando os cinco mais vendidos tem o Fiat Uno, Volkswagen Gol, Renault Kwid, Fiat Mobi e Toyota Etios HB.
A lista dos mais visados retrata a história de sucesso de Uno e Gol. Relativamente os estreantes Kwid e Mobi já começam a crescer no alvo da violência com o aumento das suas vendas.

O segmento de maior sucesso em nosso mercado em volume de vendas tem o Onix na liderança entre os hatches pequenos mais vendidos, seguido por HB20, Ka, Argo e Polo. Na lista dos mais roubados, apesar do volume bem superior em vendas do Onix, é o HB20 quem lidera, seguido pelo Onix, Ka, Argo e Polo.

E como se comportam os sedãs pequenos? O Prisma foi o mais vendido no primeiro semestre, sendo acompanhado pelo Ka sedã, HB20S, Voyage e Logan. Na lista divulgada pela SUSEP não há diferenciação entre o Ka e o Ka sedã, como também entre HB20 e HB20S, assim eles não participam. O Voyage foi o mais roubado/furtado em seu segmento, com maior número de sinistros, seguido pelo Logan e Prisma.


O Virtus foi o sedã compacto mais vendido no primeiro semestre, seguido pelo Yaris Sedã, City, Cobalt e Arrizo 5. Na lista dos mais visados o Cobalt lidera acompanhado do City e Virtus. Yaris Sedã e Arrizo 5 não constam na tabela da SUSEP.

O segmento dos queridinhos do brasileiro, os SUVS, que teve a Jeep na liderança com Renegade e Compass, acompanhando de Kicks, Creta e HR-V, mostra que quem tem história/volume, corre mais risco. Os maiores sinistros acontecem com o HR-V, depois vem o Kicks, Renegade, Creta e Compass.
Outro segmento muito visado é o das picapes grandes. A Toro teve a liderança nas vendas no primeiro semestre, acompanhada de Hilux, S-10, Ranger e Amarok. Maiores vítimas de roubos / furtos, Ranger lidera tendo a Hilux em segundo e S-10, Toro e Amarok sem registros de sinistros nos últimos 12 meses.

Para completar nossa coluna de hoje, vamos com a relação dos 15 carros com maior número de sinistros de roubo/furto nos últimos 12 meses no Brasil, sendo quatro da Volkswagen, três da Chevrolet, dois da Fiat e Ford, e um da Renault, Hyundai, Honda e Toyota.
  1. Hyundai HB20
  2. GM Chevrolet Onix
  3. VW Volkswagen Gol 1.0
  4. Fiat Palio 1.0
  5. GM Chevrolet Celta 1.0
  6. VW Volkswagen Voyage
  7. Renault Sandero
  8. Toyota Corolla
  9. VW Volkswagen Fox acima de 1.0
  10. Fiat Uno 1.0
  11. GM Chevrolet Prisma
  12. Ford Ka 1.0
  13. Ford Fiesta acima de 1.0
  14. Honda Civic
  15. VW Volkswagen Gol acima de 1.0.
Mecânica Online

Picapes mais econômicas vendidas no Brasil
A Fiat Toro é a única picape com motor flex e câmbio manual a conquistar a nota "A" na Classificação PBE do Inmetro. Já a picape mais econômica média com motor a diesel é a Mitsubishi L200 Triton Sport GLX 2.4 Manual.

Redefinindo o significado de “carro”
A Jaguar está acionando o Oxford English Dictionary e o Oxford Dictionaries para atualizarem online suas definições da palavra “carro”. A definição online atual define carro como sendo uma máquina apenas alimentada por um 'motor de combustão interna'. O Jaguar I-PACE, modelo totalmente elétrico, não é considerado como um 'carro', segundo as atuais definições.

Etanol
A utilização do etanol como combustível estratégico, visando a maior eficiência energética e redução de carbono, está sendo retomada pela indústria automobilística em função do Projeto Rota 2030 do Governo Federal.

Etanol 2
De acordo com as diretrizes do projeto, a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos híbridos, por exemplo, será reduzida dos atuais 25% para uma faixa entre 7% e 20%, sendo atribuída uma redução extra de 2 pontos para os modelos que aceitarem o etanol como um dos combustíveis.

Schaeffler registra mais de 2 mil patentes ao ano no mundo - A empresa detém, hoje, 26.643 patentes ativas no mundo, que abrangem inovações tecnológicas para o setor automotivo e diferentes segmentos industriais. Com 2.400 patentes registradas em 2018, é a segunda empresa mais inovadora da Alemanha. A Schaeffler América do Sul está entre os quatro centros de P&D mais criativos do Grupo no mundo. Em 2018, foram 158 notificações.

Ciclovia não é lugar de carro
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), Art. 181, é proibido estacionar o veículo na ciclovia ou ciclo faixa. Isso é infração grave, que acarreta multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e até remoção do veículo.
Catalisador diminui a potência do motor ou pode prejudicar o funcionamento do carro? - O catalisador faz parte de um conjunto de peças projetadas para o perfeito funcionamento do motor, não interferindo em sua potência ou desempenho. Se o dispositivo for removido, sim, pode desregular todo o sistema e provocar o desgaste prematuro das peças. Além disso, a remoção é considerada uma infração grave, passível de multa.

Adesivos
Boa parte dos reparos em automóveis são realizados por meio de opções mais modernas que se fundamentam em um elemento principal: o adesivo. A opção de colagem permite o efeito de preenchimento em batidas e abre as portas para designs mais leves.

Adesivos 2
Os adesivos ainda reduzem barulho e vibração de uma forma mais efetiva que outros procedimentos e oferecem soluções melhores de conserto de automóveis. Adesivos em geral têm aplicações duráveis comprovadas, não valendo o argumento de que estes tipos de ligações são mais fugazes que as tradicionais. O adesivo é também resistente a contaminantes e corrosões e torna os reparos automotivos mais práticos.
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