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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.138 — 25/2/21

 



Waze  ou Google Maps: qual o melhor


 

Os aplicativos de rotas e mapas digitais ajudaram a revolucionar a maneira de como nos deslocamos para qualquer lugar. Mesmo que se trate de um caminho já conhecido, há sempre alternativas para evitar congestionamentos, acidentes de trânsito e interdições temporárias desde que alguém tenha passado antes e sinalizado automaticamente para a comunidade de usuários. Waze foi um dos pioneiros. Fundado em Israel em 2006, alcançou tanto sucesso que o Google o adquiriu em 2013. Atualmente tem versões em 50 idiomas. Estima-se que alcance mais de 130 milhões de usuários por mês no mundo.

O Google Maps, no entanto, também reúne fãs ardorosos. Os dois aplicativos, apesar de estarem dentro do mesmo grupo, são diferentes e ambos apresentam pontos favoráveis e outros nem tanto. Um dos comparativos mais recentes, postado no começo deste mês pelo site americano Tom’s Guide, fez uma análise bastante apurada. O autor do estudo, Adam Ismail, apontou vantagens e desvantagens de cada um.

Google Maps (prós): conjunto extenso de recursos; integração de roteiros a pé ou de carro; horários de transporte público; mais informações sobre locais de origem e destino; mapas off-line; navegação aprimorada com realidade aumentada e outros recursos como indicação de restaurantes.

Waze (prós): tráfego informado por usuários de forma automatizada; alertas de perigo e policiamento; redirecionamento constante pode economizar tempo; mapas atualizados por especialistas locais; integração de streaming; modo para motociclistas.

Google Maps (contras): número de recursos de certa forma excessivo; nenhum tipo de alerta para o usuário.

Waze (contras): anúncios na tela do telefone; poucas informações sobre locais; adequado apenas para veículos; requer conexão de dados ativa.

Em resumo, o autor considerou o Google Maps mais indicado para quem usa transporte público, anda a pé, de bicicleta e com dotes de explorador. Quanto ao Waze é melhor no dia a dia, em tráfego urbano.

Luís Fernando Carqueijo, especialista em fora de estrada, concorda com as análises. “Conforme citado pelo autor no amplo estudo, é interessante consultar o destino com o Maps e usar a navegação do Waze. Costumo estar com os dois ativos e vou monitorando. Outras vantagens do Waze são indicação de velocidade máxima da via, alerta de radares e de outros problemas enviados pela comunidade, além da rapidez  na modificação de rotas. No Maps, há informações sobre o destino e melhor visualização do mapa.”

Waze, no entanto, precisa ser bem ajustado, apesar de enorme massa de informações. Mais de uma vez cheguei ao destino no lado oposto da rua ou avenida separada por faixa contínua ou de forte tráfego contrário. Para resolver isso, é preciso ir em Configurações, Preferências de direção, Navegação e selecionar Evitar conversões difíceis. O percurso pode ficar maior, mas se escapa de multa ou mesmo acidente. Particularmente útil se o motorista desconhece a rota até o destino ou já sabe das dificuldades de conversão.

Há também o aplicativo Here que permite baixar mapas para o celular e navegar mesmo sem conexão de dados.


ALTA RODA 

SEGUNDA geração do Mercedes-Benz GLA (primeira chegou ao Brasil em 2014) cresceu, seguindo a tendência mundial. O SUV de entrada da marca ganhou 3 cm no entre-eixos e na largura, além de quase 9 cm na altura para assegurar maior espaço interno. O desenho também foi renovado, embora mantenha a identidade do projeto original. Motor 1,3 turbo, gasolina, entrega 163 cv e 25,5 kgfm. Primeira versão disponível é a 200 AMG Line, por R$ 325.900. Mais de 40% das vendas da M-B aqui no ano passado foram de SUVs.

TESLA espera inaugurar sua primeira fábrica europeia em Berlim, capital alemã, em meados deste ano. Produzirá o Model Y, SUV médio-grande de sete lugares. A marca americana pretende aumentar vendas de 2021 em 50% sobre 2020 para 750.000 unidades elétricas em todo o mundo. Presidente da BMW, Oliver Zipse, fez um raro comentário sobre desempenho de outra marca. "Não será fácil para a Tesla continuar nessa velocidade, porque o resto da indústria está avançando muito.”

MOTOR 1-litro turbo responde por 75% das vendas do Tracker, SUV compacto da Chevrolet. Vantagem no preço (4 pontos percentuais a menos de IPI) compensa o desempenho menor em relação à versão 1,2-litro turbo. Só em situações pontuais as retomadas são algo mais lentas. Vantagem clara no nível de ruído, vibração e aspereza típico dos motores de três cilindros. Pode parecer pouco, mas os 200 cm³ a menos melhoram a experiência de uso.

FUTURO do carro autônomo está intimamente ligado aos pneus. Pirelli afirma que com seu sistema Cyber Tyre os automóveis “sentirão” a estrada. No supercarro McLaren Artura está disponível a primeira versão que, no futuro, será aperfeiçoada. A rede de telefonia celular 5G poderá passar informações instantânea e diretamente para outros veículos no entorno. Vários fabricantes de pneus desenvolvem também recursos similares.

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www.fernandocalmon.com.br



 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Em um ano, preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média. Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos

 


São Paulo, 24 de fevereiro de 2021 – A pandemia de Covid-19 em 2020 provocou uma série de impactos na indústria automotiva ao longo do ano passado. Entre os efeitos mais sentidos pela indústria há o aumento substancial de custos de produção dos carros, o que acabou levando ao aumento acentuado dos preços de automóveis para o consumidor brasileiro. Para fornecer um panorama sobre a dimensão do quanto os carros ficaram mais caros no ano passado, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços de carros novos e usados, preparou uma lista com a variação média de preço 0 km dos modelos mais vendidos em 2020.

Para determinar a lista dos carros analisados, a KBB utilizou o ranking dos automóveis (incluindo comerciais leves) mais vendidos de 2020 elaborado pela Fenabrave, associação que reúne as concessionárias. Dos 15 carros mais vendidos, 13 fizeram parte do estudo por contarem com histórico de 12 meses de preço no ano, considerando apenas o ano modelo 2020 para cada um dos veículos selecionados. Portanto, por este recorte, a nova geração da Fiat Strada e o Chevrolet Tracker 2021 – que estão entre os 15 veículos mais vendidos do período – não entraram na lista, por não possuírem ano modelo 2020.

Após coletar o Preço 0 km KBB médio dos modelos em janeiro de 2020 e comparar com os valores praticados em dezembro do mesmo ano, notamos que o aumento médio de preço deles chegou a quase 10%. Especificamente, o Renault Kwid desponta como o carro que mais subiu de preço entre os mais vendidos em 2020, chegando perto dos 20%. Dos 13 carros listados abaixo, apenas dois tiveram variações abaixo da inflação medida pelo IPCA (que se consolidou em 4,52% em 2020): o Ford Ka (2,32%) e o Hyundai Creta (0,91%). Já o Hyundai HB20 foi o único que teve variação negativa, de -1,49% em média.

Veja a tabela completa abaixo:

Variação de Preço 0 km KBB médio de janeiro a dezembro de 2020 

Modelo 

Ano modelo 

Preço 0 km KBB médio em janeiro de 2020 

Preço 0 km KBB médio em dezembro de 2020 

Variação média em 12 meses 

Renault Kwid 

2020 

R$ 38.425 

R$ 45.367 

18,23% 

Volkswagen Gol 

2020 

R$ 49.733 

R$ 58.258 

17,70% 

Chevrolet Onix 

2020 

R$ 58.041 

R$ 64.782 

11,86% 

Fiat Toro 

2020 

R$ 122.465 

R$ 135.233 

11,15% 

Volkswagen T-Cross 

2020 

R$ 84.817 

R$ 92.706 

9,62% 

Jeep Renegade 

2020 

R$ 99.064 

R$ 107.998 

9,40% 

Chevrolet Onix Plus 

2020 

R$ 64.312 

R$ 69.731 

8,56% 

Jeep Compass 

2020 

R$ 152.163 

R$ 164.187 

7,90% 

Fiat Mobi 

2020 

R$ 38.956 

R$ 41.933 

7,85% 

Fiat Argo 

2020 

R$ 56.715 

R$ 60.794 

7,80% 

Ford Ka 

2020 

R$ 57.045 

R$ 58.221 

2,32% 

Hyundai Creta 

2020 

R$ 83.882 

R$ 84.849 

0,91% 

Hyundai HB20 

2020 

R$ 62.090 

R$ 61.120 

-1,49% 



Cronos e Nova Strada ganham equipamentos de segurança de série. - Novidades são válidas para as versões Drive 1.3 do sedã e Freedom 1.3 da picape. Os preços partem de R$ 69.890 para o Cronos Drive 1.3 e R$ 76.490 da Nova Strada Freedom




A ampla lista de itens de série dos Fiat Cronos e da Nova Strada ficou maior. No ano modelo 21/21, o sedã e a picape mais vendida do Brasil receberam novidades e estão ainda mais equipados e seguros com novos conteúdos de série, e sem alterar o preço atual de suas configurações.

Na versão Drive 1.3, o Cronos passou a contar com controle de estabilidade, controle de tração e auxílio de partida em rampas. Os equipamentos faziam parte do pacote S-Design, que se encontra disponível nesta configuração e ainda oferece ar-condicionado automático digital, sistema Keyless Entry and Go, câmera de ré, retrovisor elétrico, faróis de neblina, roda de liga leve de 15”, spoiler traseiro e detalhes escurecidos no interior e exterior do modelo, garantindo um visual único que alia requinte e um toque de esportividade.

Entre outros equipamentos, o Cronos Drive 1.3 vem equipado com central multimídia UConnect de 7" sensível ao toque com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz; farol e lanterna com luzes em LED; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; vidros elétricos dianteiros e traseiros com One Touch e antiesmagamento; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; volante com comandos de rádio e telefone; além da segunda porta USB para passageiros traseiros.



Já a Nova Strada Freedom 1.3 passa a sair de fábrica tanto na cabine plus quanto na dupla com sensor de estacionamento, item que fazia parte do Pack Tech, pacote que dispõe agora de câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão wireless, segunda entrada USB, controle de áudio no volante e dois tweeters.

Referência em seu segmento, a Nova Strada na versão Freedom apresenta itens como alarme antifurto, capota marítima, comandos de áudio no volante, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas em liga leve de 15”, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

O preço público sugerido do Cronos Drive 1.3 é de R$ 69.890 e R$ 71.074 (SP). A Nova Strada Freedom 1.3 sai por R$ 76.490 e R$ 82.490 (SP) na cabine plus e R$ 77.824 e R$ 83.929 (SP) na cabine dupla.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Empresa gaúcha automotiva comemora bodas de prata com crescimento na pandemia. Paralisação das fábricas chinesas e maior procura de carros usados do que novos fizeram a Viemar Automotive crescer ainda mais no setor de peças de reposição de suspensão, direção e freios para veículos leves em nosso país




As vendas de automóveis novos caíram muito no país desde que começou, em março do ano passado, o período de pandemia provocado pelo Covid-19, o vírus que trouxe uma das maiores crises econômicas no mundo. Tanto que alguns fabricantes, como a Ford com seus modelos mais populares e a Audi nos Premiuns, entre outros, anunciaram, no início de 2021, o encerramento de produção de carros nacionais e, consequentemente, o corte de muitos funcionários, elevando ainda mais o número de desemprego no Brasil e o medo das pessoas em também perder o seu trabalho em qualquer uma das atividades existentes.

Na contramão dessa crise que afetou as indústrias automotivas de todo o mundo, uma empresa gaúcha do setor de peças de reposição pode ser mais um dos poucos exemplos de sucesso no meio de tantos números e notícias negativas. É a Viemar Automotive, companhia genuinamente brasileira, que completa, nesta terça-feira (23/02), 25 anos de existência, trabalhando com tecnologia avançada para garantir a qualidade dos seus produtos em veículos de marcas nacionais e importadas. É atualmente a maior fabricante para o segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves, mesmo competindo com fortíssimas empresas multinacionais, que costumam entrar no país adquirindo companhias menores para crescer mais rapidamente.

A Viemar Automotive continuou investindo no último ano, ao ponto de crescer mais de 27% no seu volume de vendas e 20% na contratação de empregados.

“2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios.  Mas preparamos a empresa para este novo cenário criando, por exemplo, modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando a cadeia completa onde atuamos, oferecendo os produtos Viemar com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos nos mercados que atuamos a nossa solução em portfólio e o modelo de geração de demanda como grandes diferenciais da marca. Foi um ano muito especial para nós, cuidamos do nosso maior ativo, as nossas pessoas. Aqui entendemos que a nossa gente é a nossa força, e estas com toda a motivação e engajamento construíram mais um ano de consolidação da marca, ganho de Market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes. 2021 promete ser um ano de novas conquistas, mercados e resultado. Um ano especial marcado pelos 25 anos da companhia”, explica José Salis, Diretor Comercial e Engenharia da Viemar Automotive.


A Viemar Automotive é líder no país do segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves desde 2017. Mas, como a maioria das empresas nacionais, começou muito pequena, em 1996, quando o Fundador Presidente Sr. Fábio Toniolo Vieira identificou uma oportunidade de negócio no mercado automotivo brasileiro. Na época, já existiam algumas empresas que produziam peças para o segmento de suspensão e direção, mas foi a partir da inovação e da busca por soluções diferenciadas que a Viemar conseguiu conquistar o seu espaço.

Vista aérea da fábrica  de Porto Alegre


No início das atividades, a Viemar estava alocada em um escritório modesto. Com o passar dos primeiros anos e a superação dos desafios de uma empresa nova no mercado, foi possível dar um passo importante e construir a primeira sede própria, com 700 m², no município de Canoas/RS. No ano de 2004, investiu no desenvolvimento e produção de novos itens para ampliar o seu portfólio de peças, lançando terminais de direção e pivôs de suspensão. Além de novos produtos, nesse mesmo ano a empresa criou o Catálogo On-line, até hoje, sempre com inovações, considerado um dos melhores do segmento.

Desde a sua fundação, a Viemar sempre teve como objetivo entregar produtos de qualidade, pois entende que a segurança é um ponto indiscutível quando se trata de mobilidade e vidas humanas. Depois de anos de dedicação e comprometimento, em 2007, a empresa recebeu a certificação IS0 9001:2000, que atesta a qualidade dos produtos que produz e entrega aos seus clientes. No ano de 2008, o caminho da Viemar teve mais um marco com a mudança para uma nova planta de 4.000 m², em Porto Alegre. Com o aumento de produção e novos desafios sendo superados, a empresa também adotou programas de qualidade e gestão, que em pouco tempo permitiram a ampliação da operação, chegando aos 8.000 m².



Em 2011, depois de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores, a Viemar conquistou o seu espaço entre as maiores empresas do segmento no país. Com um portfólio amplo e soluções completas em suspensão e direção, a empresa tornou-se conhecida nacionalmente.



A implantação do Núcleo Viemar Motorsport, em 2013, marca um momento importante em que a empresa faz uma imersão no universo dos veículos de corrida para conseguir desenvolver e entregar peças cada vez mais resistentes e seguras. Com diversos componentes instalados em carros das principais categorias nacionais, como Stock-Car, Stock Light, e Mercedes Challenge, entre outros, o automobilismo passou a ser um excelente laboratório de testes para todos os seus produtos. Hoje, a empresa tem como o seu maior embaixador nas corridas o experiente piloto Paulo Gomes, campeão brasileiro por quatro vezes de Stock e um dos maiores vencedores da história de 40 anos da categoria.

Com a qualidade e desempenho de seus produtos sempre sendo prioridade, em 2014, a Viemar recebeu a certificação do INMETRO, que chancela o desenvolvimento, produção e entrega de peças que garantem a melhor performance em diversos modelos nacionais e importados. Em 2017, a Viemar conquistou a posição de maior fabricante nacional do segmento de suspensão e direção, que resultou em mais um grande marco da trajetória da empresa. Naquela época, já contava com um portfólio de mais de 1.600 peças e lançou um programa de garantia inédito no setor: 70 mil km ou 2 anos. Assim, mesmo com a pandemia, pode comemorar nesta terça-feira, o aniversário que será sempre lembrado pelo sucesso no mais difícil ano de sua história e de todos os brasileiros.

Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line chega ao mercado brasileiro com design inovador • Nova geração chega completamente renovada com design mais esportivo e maior espaço interno • Marca agora possui oito diferentes SUV’s em seu portfólio de produtos. Custa R$ 325.900,00





Novo GLA 200 AMG Line: um design arrojado para dominar a cidade”, é o tema da campanha de lançamento do novo SUV da marca Mercedes-Benz. Agora, em sua segunda geração, o modelo foi totalmente renovado, entregando um produto de personalidade própria, pronto para qualquer ocasião. O segmento de SUV’s Premium cresceu em todo o mundo, inclusive no Brasil, e a equipe de desenvolvimento da marca tem reunido esforços para atender os clientes desse segmento.

“Em 2020, os SUV’s já representaram mais de 40% de nossas vendas no Brasil. Com a chegada do novo GLA, estamos muito confiantes de que temos as melhores opções para todos os tipos de clientes que procuram um SUV com visual esportivo e personalidade própria” diz Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.

Com esse lançamento, a marca agora possui a maior linha de modelos SUV Premium do mercado: são oito diferentes produtos (GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, G, o recém lançado GLB e agora o novo GLA.
O novo GLA se destaca por seu caráter SUV e mostra suas características esportivas logo à primeira vista. Todas as suas linhas foram pensadas para trazer ao cliente e a quem o admira nas ruas uma percepção de quem realmente domina as cidades.

O modelo cresceu em todos os sentidos. Maior altura, largura e, principalmente, entre-eixos são os responsáveis diretos por essa nova percepção em comparação com a geração anterior.


Dimensões exteriores (mm)Novo GLA1ª ger. GLADiferença
Comprimento44104417-7
Largura18341804+30
Largura incluindo espelhos retrovisores20202022-2
Altura16111524+87
Entre-eixos27292699+30
Na dianteira os destaques vão para o capô com vigorosos “powerdomes”, os faróis de led de alta performance de design único e a grade em estilo diamante com pins cromados, que oferece um visual mais esportivo e exclusivo. As barras de teto cromado em combinação com os acabamentos externos dos para-lamas na cor preta trazem a identidade inconfundível de um SUV. E as rodas AMG de 20’ acrescentam o toque de um verdadeiro SUV de visual esportivo. As lanternas traseiras em led são divididas em duas partes, facilitando o acesso ao porta-malas e incrementando a percepção de amplitude e estabilidade.

O novo GLA impressiona com mais espaço interno. O acesso ao porta-malas é ainda mais confortável com a soleira mais baixa. As opções de rebatimentos dos encostos tornam o novo GLA um veículo de transporte flexível para o uso diário, saindo de 435 litros, na área normal do porta-malas, indo até 1.430 litros, com os assentos traseiros rebatidos.


Pacote AMG Line

Pacote AMG Line: visual esportivo de série para o mercado brasileiro

A Mercedes-AMG também está presente no novo GLA. Além de criar e produzir alguns dos melhores superesportivos do mundo, a Mercedes-AMG também possui vasta experiência com design e elementos visuais que concedem uma imagem esportiva a modelos Mercedes-Benz de linha.

O novo GLA 200 AMG Line tem como equipamento de série os Pacotes AMG para Exterior e Interior, tornando a experiência a bordo, e fora dele, um momento único. Fazem parte desses pacotes os seguintes itens:


Pacote AMG Exterior
• Grade frontal diamante com pins cromados
• Para-choques exclusivos
• Rodas exclusivas AMG de 20’
• Acabamentos cromados nas maçanetas e linhas laterais das janelas

Pacote AMG Interior
• Volante multifuncional com base achatada
• Pedais cromados esportivos
• Molduras de acabamento interno em visual de fibra carbono
• Bancos esportivos com acabamento ÁRTICO e DINÂMICA (material usado em F1, que traz mais aderência).
• Tapetes AMG



Vida a bordo: requinte digital
Se no exterior temos um visual esportivo e cativante, o interior ficou ainda mais digital. O grande destaque vai para as duas telas de alta resolução com 10,25” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX - Olá Mercedes - facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpad no volante e console central e por voz. Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.

Visando sempre incrementar a experiência a bordo, uma longa lista de equipamentos de série está disponível no novo GLA 200 AMG Line, destacando:

• Acesso sem chaves KEYLESS-GO (partida, portas e porta-malas)
• Pacote de estacionamento ativo PARKTRONIC e câmera de ré
• Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória
• Teto solar panorâmico
• Ar condicionado THERMOTRONIC de duas zonas
• Carregador sem fios para celular no console central

O tradicional pacote de alarmes traz mais uma inovação: com o veículo estacionado, o sistema URBAN GUARD, faz o monitoramento do veículo e informa o condutor, quando acontecem situações como tentativa de roubo, colisão estacionado e se for guinchado. Assim que o automóvel é ligado novamente, uma mensagem é mostrada no console central.



Nova função: pronto para limpar com um comando

O novo recurso de série é a função “lava-rápido” especialmente útil em um SUV. Quando esta função é selecionada, se torna mais fácil dirigir em um lava-rápido, bem como remover qualquer sujeira remanescente da última viagem.

Os equipamentos que podem causar um incidente ao dirigir em um lava-rápido são automaticamente protegidos:

• Rebatimento dos retrovisores externos;
• As janelas laterais e o teto solar são fechados;
• Suprime a informação do sensor de chuva para que as palhetas fiquem desligadas na lavagem;
• Os alertas de PARKTRONIC são suprimidos;
• Aciona o controle do clima para o modo de recirculação de ar e, após oito segundos, ativa a imagem frontal da câmera para auxiliar o motorista ao dirigir no lava-rápido;
• Essas configurações são desativadas automaticamente quando o motorista sai do lava-rápido e atinge uma velocidade acima de 20 km/h ou seleciona no painel central a opção “desligar”.



Mercedes-Benz Intelligent Drive
Os sistemas que compõem o Mercedes-Benz Intelligent Drive são os primeiros passos para o universo dos veículos autônomos. São inúmeros sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance que auxiliam ativamente na função de dirigir. Fazem parte do sistema as seguintes funções:

• O Assistente ativo de distância DISTRONIC detecta o tráfego parado e ajuda o condutor a ajustar a velocidade, podendo ajudar até com a parada total do veículo
• O Assistente de frenagem com função de tráfego cruzado pode evitar colisões com veículos na frente, e também com veículos em trânsito, pedestres e ciclistas
• O Assistente de ponto cego diferencia entre zonas de aviso e de colisão. O aviso de saída também é capaz de alertar os veículos na zona de perigo ao abrir as portas com o motor parado (até três minutos após desligar o motor)
• O Auxílio à direção evasiva oferece suporte na realização de uma manobra evasiva controlada em torno de um pedestre detectado, fornecendo torque de direção adicional e torna mais fácil endireitar o veículo novamente

• O Assistente de direção ajuda o condutor a manter o veículo no centro da faixa, com leves intervenções no volante. O sistema pode funcionar até uma velocidade de 210 km/h
• O Assistente de desembarque ao estacionar, os radares e sensores continuam em funcionamento por alguns momentos, e se algum outro veículo em uma possível trajetória que represente um risco é detectado, um sinal sonoro e visual é emitido para chamar a sua atenção do ocupante e para que ele não deixe o veículo
• O Pacote de estacionamento Parktronic com câmera de ré em conjunto com a Assistência de Ponto Cego são capazes de detectar o tráfego cruzado ao estacionar em marcha ré e também pode frear autonomamente após emitir um aviso

Eficiência e performance à disposição
O novo GLA 200 AMG Line é equipado novo motor turbo de 4 cilindros e 1.3 litros. São 163 cv e 250 Nm de torque à disposição em qualquer situação. Algumas das principais características desse novo motor são o comando de válvulas inteligente CAMTRONIC e a tecnologia de construção dos processos de NANOSLIDE® (Ferro-carbono) e CONICSHAPE® (esmerilagem), reduzindo o atrito e aumentando a eficiência dos cilindros do motor.

O modelo é equipado com o já reconhecido câmbio automático de 7 velocidades 7G-Tronic DCT de dupla embreagem, que oferece trocas mais rápidas e suaves, uma vez que a marcha seguinte já está pré-engatada.

Em combinação, o condutor ainda pode escolher entre três programas de condução por meio da tecla DYNAMIC SELECT no console central:

• ECO
• COMFORT
• SPORT
• INDIVIDUAL

São diferentes programas de condução com opções de configuração para o motor, transmissão, direção e ESP por exemplo. No modo "Sport" o veículo é mais dinâmico e no "Comfort" sua configuração é muito equilibrada. O modo "ECO", por outro lado, coloca a ênfase na eficiência máxima e economiza combustível, pois o motor automaticamente trabalha somente com dois cilindros em rotações baixas.








Dados Técnicos - GLA 200 AMG Line
Cilindros4 em linha
Cilindrada (cm³)1.332
Potência máxima (cv/rpm)163 / 5.500
Torque (Nm/rpm)250 / 1.620 – 4.000
Câmbio7G-DCT
Aceleração 0-100 Km/h (s)8,7
Velocidade máxima (Km/h)210
Peso (kg)1.485
Pneus235 / 45 R20
Capacidade do porta malas (L)435 – 1.430
Tanque de combustível/reserva (L)43 / 5
Comprimento4.410
Largura2.020
Altura1.611
O Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line está disponível em toda a rede de concessionários com preço público sugerido de R$ 325.900,00.

Fiat apresenta sua identidade sonora. • Marca inova ao criar DNA sonoro e sound logo, que vc escuta e assiste no texto da matéria. • Projeto foi desenvolvido no Brasil. • Pop e com inspiração nas raízes italianas, o sound logo Fiat é o primeiro podcast da Stellantis.




São Paulo, 23 de fevereiro de 2021 – Ressignificar o papel da voz e da música para criar momentos de maior conexão com o público. Guiada por esse propósito, a Fiat lança, no Brasil, sua identidade sonora. O trabalho faz parte do amplo processo de reposicionamento da marca que teve, em um primeiro momento, a apresentação do novo logotipo e da Fiat Flag, e agora evolui com a criação do DNA sonoro e do sound logo.

Marque e clique sobre um dos links com o botão direito do mouse 
para abrir e escutar o podcast da Fiat:

https://open.spotify.com/show/0DdXNWRNQybFzOhxvWajGD

https://open.spotify.com/episode/28yOT9o26P2VxTG2RSP99t?si=vb3v2SULQTOVLh2mlmxS0A

E assista o vídeo rapidinho:


“A Fiat é ítalo-brasileira, pop, encantadora e espontânea. Nosso objetivo é levar a percepção da Fiat a um novo patamar, tornando a marca mais forte, desejada e reconhecida em todos os pontos de contato com o consumidor. Por isso, a relevância da personalidade da marca também ser aplicada à experiência sonora”, afirma Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

É a primeira vez que a Fiat tem uma marca sonora. O projeto durou mais de um ano, liderada pela área de User Experience (UX) do Stellantis Design Center South America, com criação do conceito e direcionamento estratégico sonoro pela empresa brasileira Soundthinkers. Ao longo do processo, uma ampla pesquisa com consumidores guiou designers, fonoaudiólogos, produtores musicais e atores de voz na busca de caminhos para transformar a experiência do consumidor da Fiat através do som. “Nosso desafio não foi criar uma nova identidade, mas traduzir a atitude e a linguagem da Fiat em uma identidade sonora própria, construindo direcionadores de como a marca vai agir e se expressar através da música e da voz”, destaca Leandro Alvarenga, Head of User Experience Design da Stellantis South America.

No universo da música, a associação da Fiat é com a cultura pop, revelada através de diferentes moods que se conectam a cada estado de espírito. “Vamos buscar artistas atemporais ligadas à cultura pop. E para reforçar a personalidade democrática, diversa e espontânea, os territórios explorados pela marca são dos artistas ainda não descobertos e da criação de misturas e novos arranjos para gerar experiências sonoras originais”, explica Paulo Dytz, CEO da Soundthinkers.

Em relação às vozes, o tom é da diversidade com alternância de gêneros, criando um novo jeito da Fiat falar que se aproxima das pessoas. É uma voz natural que utiliza linguagem coloquial para conversar com todos os públicos.

“Estamos no meio de uma das maiores transformações do mundo. E isso não tem refletido somente na forma como criamos produtos e serviços, mas principalmente como construímos relacionamentos com os públicos. A voz e a música são percepções emocionais e importantes gatilhos para criar uma experiência afetiva com a marca. Buscamos o efeito Fiat, como uma ‘impressão digital sonora’ para encantar”, completa Peter Fassbender, diretor do Stellantis Design Center South America.

Sound logo
Com o DNA sonoro definido, o próximo passo foi a criação do sound logo Fiat, que resultou da mistura entre a melodia e a sonic flag. Inspirada no portamento, expressão musical originada principalmente do italiano, que denota ato ou efeito de portar ou conduzir, a sonic flag funciona como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que, por sua vez, é representada pela sequência de quatro notas. Juntas, provocam uma conexão emocional, memorável e universal

As próximas campanhas da Fiat já terão a nova identidade sonora da marca. “A publicidade é um dos pilares fundamentais para a amplificação da nova imagem da Fiat, e o sound logo é parte desse processo. A jornada de experiência do usuário vai além de aspectos verbais e visuais, mas também sonoro, que é parte importante da comunicação humana. A nova identidade sonora da Fiat possui o tom de diversidade, criando uma forma autêntica das pessoas lembrarem e se identificarem com a marca”, diz Frederico Battaglia, Chief Marketing Officer (CMO) da Stellantis South America.

De forma orgânica, o sound logo Fiat poderá receber variações de timbres, texturas e instrumentos de acordo com cada produto e campanha, adequando-se aos diferentes caminhos por onde a marca passa. “Este é só o primeiro passo de um pensamento amplo da marca Fiat em todos os pontos de contato sonoros com o cliente final”, completa Zola.

Stellantis Podcast
O sound logo da Fiat é o tema do episódio de estreia do Stellantis Podcast (https://anchor.fm/stellantislatam), iniciativa dedicada à Imprensa e aos interessados pelo universo da mobilidade. Com episódios mensais, o programa traz conversas rápidas com as grandes fontes e especialistas da organização.

O Stellantis Podcast tem licença de uso livre. É um conteúdo desenvolvido para a audiência se atualizar, mas também extrair informações e trechos das conversas para seus próprios podcasts, matérias e outros produtos editoriais.


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