Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Empresa gaúcha automotiva comemora bodas de prata com crescimento na pandemia. Paralisação das fábricas chinesas e maior procura de carros usados do que novos fizeram a Viemar Automotive crescer ainda mais no setor de peças de reposição de suspensão, direção e freios para veículos leves em nosso país




As vendas de automóveis novos caíram muito no país desde que começou, em março do ano passado, o período de pandemia provocado pelo Covid-19, o vírus que trouxe uma das maiores crises econômicas no mundo. Tanto que alguns fabricantes, como a Ford com seus modelos mais populares e a Audi nos Premiuns, entre outros, anunciaram, no início de 2021, o encerramento de produção de carros nacionais e, consequentemente, o corte de muitos funcionários, elevando ainda mais o número de desemprego no Brasil e o medo das pessoas em também perder o seu trabalho em qualquer uma das atividades existentes.

Na contramão dessa crise que afetou as indústrias automotivas de todo o mundo, uma empresa gaúcha do setor de peças de reposição pode ser mais um dos poucos exemplos de sucesso no meio de tantos números e notícias negativas. É a Viemar Automotive, companhia genuinamente brasileira, que completa, nesta terça-feira (23/02), 25 anos de existência, trabalhando com tecnologia avançada para garantir a qualidade dos seus produtos em veículos de marcas nacionais e importadas. É atualmente a maior fabricante para o segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves, mesmo competindo com fortíssimas empresas multinacionais, que costumam entrar no país adquirindo companhias menores para crescer mais rapidamente.

A Viemar Automotive continuou investindo no último ano, ao ponto de crescer mais de 27% no seu volume de vendas e 20% na contratação de empregados.

“2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios.  Mas preparamos a empresa para este novo cenário criando, por exemplo, modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando a cadeia completa onde atuamos, oferecendo os produtos Viemar com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos nos mercados que atuamos a nossa solução em portfólio e o modelo de geração de demanda como grandes diferenciais da marca. Foi um ano muito especial para nós, cuidamos do nosso maior ativo, as nossas pessoas. Aqui entendemos que a nossa gente é a nossa força, e estas com toda a motivação e engajamento construíram mais um ano de consolidação da marca, ganho de Market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes. 2021 promete ser um ano de novas conquistas, mercados e resultado. Um ano especial marcado pelos 25 anos da companhia”, explica José Salis, Diretor Comercial e Engenharia da Viemar Automotive.


A Viemar Automotive é líder no país do segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves desde 2017. Mas, como a maioria das empresas nacionais, começou muito pequena, em 1996, quando o Fundador Presidente Sr. Fábio Toniolo Vieira identificou uma oportunidade de negócio no mercado automotivo brasileiro. Na época, já existiam algumas empresas que produziam peças para o segmento de suspensão e direção, mas foi a partir da inovação e da busca por soluções diferenciadas que a Viemar conseguiu conquistar o seu espaço.

Vista aérea da fábrica  de Porto Alegre


No início das atividades, a Viemar estava alocada em um escritório modesto. Com o passar dos primeiros anos e a superação dos desafios de uma empresa nova no mercado, foi possível dar um passo importante e construir a primeira sede própria, com 700 m², no município de Canoas/RS. No ano de 2004, investiu no desenvolvimento e produção de novos itens para ampliar o seu portfólio de peças, lançando terminais de direção e pivôs de suspensão. Além de novos produtos, nesse mesmo ano a empresa criou o Catálogo On-line, até hoje, sempre com inovações, considerado um dos melhores do segmento.

Desde a sua fundação, a Viemar sempre teve como objetivo entregar produtos de qualidade, pois entende que a segurança é um ponto indiscutível quando se trata de mobilidade e vidas humanas. Depois de anos de dedicação e comprometimento, em 2007, a empresa recebeu a certificação IS0 9001:2000, que atesta a qualidade dos produtos que produz e entrega aos seus clientes. No ano de 2008, o caminho da Viemar teve mais um marco com a mudança para uma nova planta de 4.000 m², em Porto Alegre. Com o aumento de produção e novos desafios sendo superados, a empresa também adotou programas de qualidade e gestão, que em pouco tempo permitiram a ampliação da operação, chegando aos 8.000 m².



Em 2011, depois de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores, a Viemar conquistou o seu espaço entre as maiores empresas do segmento no país. Com um portfólio amplo e soluções completas em suspensão e direção, a empresa tornou-se conhecida nacionalmente.



A implantação do Núcleo Viemar Motorsport, em 2013, marca um momento importante em que a empresa faz uma imersão no universo dos veículos de corrida para conseguir desenvolver e entregar peças cada vez mais resistentes e seguras. Com diversos componentes instalados em carros das principais categorias nacionais, como Stock-Car, Stock Light, e Mercedes Challenge, entre outros, o automobilismo passou a ser um excelente laboratório de testes para todos os seus produtos. Hoje, a empresa tem como o seu maior embaixador nas corridas o experiente piloto Paulo Gomes, campeão brasileiro por quatro vezes de Stock e um dos maiores vencedores da história de 40 anos da categoria.

Com a qualidade e desempenho de seus produtos sempre sendo prioridade, em 2014, a Viemar recebeu a certificação do INMETRO, que chancela o desenvolvimento, produção e entrega de peças que garantem a melhor performance em diversos modelos nacionais e importados. Em 2017, a Viemar conquistou a posição de maior fabricante nacional do segmento de suspensão e direção, que resultou em mais um grande marco da trajetória da empresa. Naquela época, já contava com um portfólio de mais de 1.600 peças e lançou um programa de garantia inédito no setor: 70 mil km ou 2 anos. Assim, mesmo com a pandemia, pode comemorar nesta terça-feira, o aniversário que será sempre lembrado pelo sucesso no mais difícil ano de sua história e de todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.