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quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Volkswagen cria Blindagem Vale+:blindado, a partir de R$ 64 mil, com garantia mantida nos modelos Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan, Amarok, Jetta GLI, ID.4 e ID. Buzz


São Bernardo do Campo (São Paulo) – Carro protegido e com garantia de fábrica mantida. Essa combinação foi o ponto de partida para que a Volkswagen passasse a oferecer aos clientes a Blindagem Vale+. Disponível para os modelos Polo, Virtus, Saveiro, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan, Amarok, Jetta GLI, ID.4 e ID. Buzz, o serviço tem preço competitivo, proteção balística com materiais de última geração, processos de fabricação modernos e conectados, e controles e padronizações de qualidade que reduzem o tempo de entrega do veículo blindado.

O primeiro modelo a estrear a Blindagem Vale+ foi a Nova Amarok V6. A nova blindagem proporciona à picape média um alívio de peso de 57 quilos, quando comparada a um serviço comum. Uma grande vantagem é que o pedido da blindagem pode ser feito em qualquer concessionária Volkswagen do Brasil, no ato da compra do zero-km ou na assinatura do contrato de um modelo pelo Sign & Drive, programa de assinatura de veículos da Volkswagen. 

No dia da entrega do veículo ao cliente, o modelo escolhido já estará protegido, com responsabilidade e padronização de processos das blindadoras parceiros. O prazo estimado é de até 40 dias após a entrega da documentação.

Os materiais são de origem garantida, testados e certificados pelo Exército Brasileiro. O nível balístico é o III-A, o mais alto permitido para uso civil no Brasil. No uso da blindagem unidirecional, UDura, as peças são 100% coladas à carroceria dos veículos. Trata-se de uma evolução da blindagem opaca, com o material mais leve do mercado - até 80kg mais leve que o aço/aramida. 

Ainda possui proteção anti-UV, é hidrorrepelente, com uma maior dissipação de energia, modelagem de peças em 3D que proporcionam encaixes perfeitos nos contornos do veículo, diminuição do ruído interno, e garantia de dez anos. Para os vidros, a utilização do Nera, de 19 mm de espessura, assegura maior visibilidade com 83% de transparência, maior leveza – com alívio de 32kg/m² - e seis anos de garantia contra delaminação.

O serviço Blindagem Vale+ parte de R$ 64 mil para a Volkswagen Saveiro, e pode ser financiado pelo Banco Volkswagen junto ao contrato do modelo zero-km.

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira


 

Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira

 


Campanha de Popularização do Teatro e Dança

Aproveite as promoções de assistir as dezenas de peças de teatros e danças em BH e pelo interior mineiro, são atores dedicados a arte cênica.A 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e Dança acontece entre 3 de janeiro e 16 de fevereiro, trazendo uma programação diversificada para Belo Horizonte, Betim e Contagem. O evento, consolidado como a maior campanha de popularização das artes cênicas no Brasil, celebra meio século de história, oferecendo espetáculos de teatro e dança para públicos de todas as idades. 

Os ingressos já estão disponíveis para compra antecipada no site oficial da campanha, www.vaaoteatromg.com.br, onde o público pode se cadastrar e garantir a participação com antecedência. As vendas presenciais começam em 3 de janeiro nos postos físicos localizados nos Shoppings Cidade e Pátio Savassi. 

Com cinco décadas de tradição, a Campanha de Popularização do Teatro e Dança se destaca no calendário cultural de Minas Gerais, promovendo acessibilidade à cultura e valorização das artes cênicas. A programação contempla diversas linguagens artísticas, contribuindo para a formação de público e fortalecimento do setor cultural.

 Evento: 50ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança

Data: 3 de janeiro a 16 de fevereiro

Locais: Belo Horizonte, Betim e Contagem


Ingressos: Antecipados no site www.vaaoteatromg.com.br ou presencialmente nos shoppings Cidade e Pátio Savassi a partir de 3 de janeiro.

Inhotim recebe mais de 335 mil visitantes


A 60 Km da capital mineira, localizado no município de Brumadinho, o maior museu a céu aberto do mundo vem se destacando. Ao fim de 2024, o Instituto Inhotim celebra ter alcançado o seu maior público dos últimos sete anos, somando mais de 335 mil visitantes. Do total, quase 60% acessou o museu, o maior a céu aberto da América Latina, gratuitamente. Além disso, a série de iniciativas do programa educativo do complexo também registrou crescimento, atendendo a uma audiência 44% maior na comparação com o ano passado.

Já do ponto de vista ambiental, o equipamento localizado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, comemora a obtenção de duas novas certificações – e, ainda, a descoberta de uma nova espécie de orquídea, a Catasetum x inhotimensis, batizada em homenagem ao lugar.

Em relação ao crescimento do volume de visitantes, os números representam a manutenção da tendência já verificada no ano passado. Os resultados de 2023, afinal, já apontavam para um caminho de crescimento tanto de público quanto de acesso pelos programas de gratuidade – são dois, um garantindo entrada sem custos toda quarta-feira e, outro, no último domingo de cada mês.

O novo recorde, claro, pode ser lido como sinal de sucesso na condução contínua de  trabalhos e projetos já característicos do lugar, caso das inaugurações de novas exposições temporárias de longa duração – que devem seguir em exibição até 2026. Considerando apenas as datas de inauguração das seis mostras inauguradas ao longo dos últimos 12 meses, um público de mais de 8 mil pessoas foi registrado.

Outro fator por trás deste 2024 exitoso é o fortalecimento da programação pública, que foi incrementada por duas novas ações: o programa “O que é...?”, que instiga o público com perguntas aparentemente simples, propondo, por meio intervenções de convidados especiais, reflexões que conjugam arte, natureza e educação; e o Jardim Sonoro, festival de música com curadoria da própria  instituição, que foi realizado em julho e recebeu cerca de 9 mil pessoas durante os três dias em que foi realizado.

Exposições

Na temporada de abertura de novas exposições, em abril, o Inhotim inaugurou a obra “O Barco | The Boat”, de 2021, uma narrativa visual e performativa que a artista Grada Kilomba apresentada pela primeira vez no Brasil; a série “Esconjuro”, que reúne obras comissionadas do artista Paulo Nazareth, propondo uma conversa simbiótica entre arte e natureza, que reflete território e transitoriedade; e a mostra coletiva “Ensaios sobre paisagem” (2024), que congrega trabalhos dos artistas Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia, na Galeria Lago, propondo uma investigação sobre a paisagem, não apenas como um espaço físico, mas como um território de expressão e significados múltiplos.

Obra de Paulo Nazareth que integra a individual Esconjuro | Crédito: Inhotim

Já em outubro, o instituto recebeu outras exposições temporárias, caso da instalação imersiva “Homo sapiens sapiens”, da suíça Pipilotti Rist, filmada nos jardins do Inhotim em 2004, dois anos antes da abertura do espaço para a visitação pública, e exibida originalmente na Bienal de Veneza em 2005, que só agora, duas décadas depois, é apresentada no lugar onde foi concebida; da obra comissionada “Apenas depois da chuva”, da baiana Rebeca Carapiá, artista que integrou uma mostra coletiva – Direito à forma– no museu no ano passado; e de “Tangolomango”, da belo-horizontina Rivane Neuenschwander, que, desde 2009, apresenta no Inhotim a obra Continente/Nuvem, instalada em uma casa construída em 1874, remanescente da fazenda que existia no terreno antes da chegada do instituto.

Público na obra Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist | Crédito: Flávio Tavares

Jardim Sonoro e O que é?

Em sua primeira edição, o Jardim Sonoro recebeu apresentações de artistas nacionais e internacionais em três palcos espalhados pelo parque, incluindo nomes como Paulinho da Viola, Sambas do Absurdo com Juçara Marçal, Gui Amabis, Rodrigo Campos e Regis Damasceno, Aguidavi do Jêje, além dos mali/franceses Ballaké Sissoko & Vincent Segal, dos norte-americanos Joshua Abrams &  Natural Information Society, do francês Kham Mesˇlien, do angolano Kalaf Epalanga e da saxofonista Zoh Amba, dos Estados Unidos.

Ainda na seara musical, o Quarteto Inhotim e a orquestra mantida pelo instituto realizaram, pela primeira vez, apresentações para além dos limites geográficos de Minas Gerais, com concertos no Teatro São Pedro, em São Paulo.


Kalafa Epalanga se apresenta na primeira edição do festival Jardim Sonoro, com curadoria própria do Inhotim | Crédito: Daniela Paoliello/Divulgação

Já o programa “O que é?” buscou responder questões como “O que é um sonho?”, “O que é transmutar?”, “O que é um rio?”, “O que é uma pedra?”, “O que é uma planta?” e “O que é o tempo?”, e reuniu convidados como Ricardo Aleixo, Anelis  Assumpção, Sidarta Ribeiro, Ava Rocha, Brigitte Baptiste, UÝRA e Emanuele Coccia.

Educativo e meio ambiente

Com 11 projetos integrando seu programa educativo – entre eles o Nosso Inhotim, o Ateliê Circulante, o Inhotim Para Todos, o Descentralizando o Acesso, o Jovens Agentes  Ambientais e as Residências Pedagógicas, além das visitas temáticas –, o museu cita ter atendido mais de 41 mil pessoas, um crescimento de 44% em relação a 2023.

O ano de 2024 ainda marcou outra estreia na história do instituto: o lançamento do livro “O que o nosso povo contou”, primeira publicação do selo Saberes e Memórias. O título mostra narrativas e arquivos costurados para consolidar um conteúdo com uma perspectiva culturalmente significativa para as comunidades quilombolas de Ribeirão, Marinhos, Rodrigues e  Sapé e para outras comunidades quilombolas e remanescentes de quilombos brasileiros.

Em relação ao meio ambiente, duas novas certificações ambientais foram conquistadas pelo Inhotim, que, agora, possui o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol e o selo BGCI Accredited Garden, emitido pelo Botanic Gardens Conservation Internation. Esta foi a primeira vez que um jardim botânico brasileiro recebeu o selo de credenciamento da maior rede de jardins botânicos do mundo.

Mais de 180 mil passageiros viajaram do BH Airport para o exterior

O BH Airport se consolida como um dos principais hubs de conexões no Brasil e projeta Minas Gerais cada vez mais para o exterior. Além das viagens dos passageiros, os voos também fazem os trabalhos de exportação e importação de produtos. Durante o ano de 2024, o terminal ofereceu 8 destinos internacionais, um crescimento de quatro vezes em relação a 2023. As rotas são procuradas por passageiros que buscam cidades como último destino, como é o caso de Santiago (Chile) e Lisboa (Portugal), ou para conexões com outros países na América do Sul, América do Norte e Europa.



De janeiro a agosto de 2024 mais de 180 mil passageiros partiram do BH Airport com destino a uma cidade no exterior. Desse total, a rota mais procurada foi BH – Lisboa (Portugal), que teve cerca de 58 mil passageiros nesse período analisado. Em segundo lugar está a rota BH – Panamá, com 48 mil, e, em terceiro, a rota BH – Santiago (Chile), com 31 mil.

 


Entre os passageiros que voam para o exterior, uma parcela significativa procura conexões com outros países, principalmente na América do Sul, América do Norte e Europa. Dos passageiros que partiram do BH Airport com destino a Lisboa, 45% usaram a rota para chegar a outras cidades, como Londres, Paris, Milão e Roma. Mas a rota mais procurada pelos passageiros que querem continuar a viagem para outras cidades é a BH – Panamá. Do total de passageiros que pegaram esse voo, 77% estavam indo para outros lugares, como diversas cidades Estados Unidos, além de México e Punta Cana.

Já a rota BH – Santiago é mais procurada como destino-fim. Apenas 13% dos passageiros usaram o voo para chegar a outros lugares. Considerando somente os passageiros que procuram a rota como destino-fim (sem fazer novas conexões), essa é a rota mais procurada pelos viajantes no BH Airport.

gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, celebra a ampliação dos voos internacionais no terminal e lembra a importância dessa conexão para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Na medida que a gente conecta o nosso estado a mais destinos no exterior, oferecemos não apenas mais opções de viagem de entretenimento e lazer aos passageiros, mas também ampliamos a projeção de Minas Gerais no mundo, trazendo mais oportunidades para a nossa região”, afirma.

Atualmente, o BH Airport oferece sete destinos no exterior, sendo eles: Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Em 2024 o terminal também ampliou a frequência de alguns desses voos, como é o caso da rota BH – Buenos Aires. Operada pela Gol, ela se tornou regular e ganhou mais uma frequência, passando a ter voos duas vezes por semana. Outro exemplo é a ampliação da rota BH – Curaçao, que é operada pela Azul e a única no país com conexão direta para a ilha. A partir de dezembro, o terminal internacional mineiro passou a oferecer o dobro de voos para o destino, além da conexão com Fort Lauderdale, na Flórida.  

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

59 milhões de pessoas devem viajar

Hotéis, pousadas, restaurantes, bares e todo setor do turismo devem preparam para os próximos meses. Mais de um terço (35%) dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. São 59 milhões de pessoas com planos para aproveitar o verão. A expectativa é de que o turismo movimente R$ 148,3 bilhões neste período, considerando o gasto médio de R$ 2.514,00 declarado pelos entrevistados. O valor representa uma alta de 34% em relação ao verão anterior, quando a média de gasto foi de R$ 1.877,00.

As informações são da pesquisa inédita Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira, feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados.

Entre aqueles que irão viajar na época mais quente do ano, a grande maioria (97%) escolheu um destino nacional e a praia é o principal atrativo, sendo o preferido por mais da metade dos brasileiros (54%) para curtir as férias. Em segundo lugar estão as atrações de natureza/ecoturismo (10%), seguidas por aventura e saúde/bem-estar, ambos com 5%.


Com o aumento da duração do período da viagem, média de 12 dias nesta temporada, fatores como belezas naturais, preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos se destacaram entre os principais motivos na hora de escolher um destino turístico.

Movimentando a economia dos estados, promovendo uma maior circulação da renda que, neste verão, deve chegar a R$ 148,3 bilhões, um valor expressivo considerando um único setor.


Uma parceria entre o Ministério do Turismo e companhias aéreas deverá aumentar para 29,8 milhões o número de assentos em voos domésticos no próximo verão. A previsão é de que sejam ofertados 3,2 milhões de assentos a mais, número que corresponde a um crescimento de 12% na comparação com a temporada passada. A expectativa é de que o número de voos internos disponíveis aumente em 17,8 mil, chegando a um total de 184 mil, resultado 10,7% acima do total verificado em 2023.


A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

VAMOS VOAR PELO MUNDO. BORA! // Azul Viagens inaugura 26 novas lojas em 2024 e cresce 50% no faturamento em relação ao ano anterior // Timbro importa mais de 100 aeronaves em 2024 e projeta crescimento do mercado // Entidades do setor aéreo lançam guia para transporte seguro de animais de estimação // Azul amplia frota com mais dois jatos Embraer E2 // Azul inicia voos conectando Recife direto a Assunção até 2 de fevereiro de 2025


 A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, segue com seu plano de expansão e inaugurou 26 novas lojas em 2024, reforçando sua presença em todas as regiões do Brasil e no exterior. Com essas inaugurações, a operadora atingiu 125 lojas, sendo 123 no Brasil e duas fora do país – uma em Assunção, no Paraguai, e outra nos Estados Unidos.
O movimento de expansão de lojas, atrelado ao desenvolvimento de novos produtos, novos destinos e à capacitação de agentes de viagens, resultou em um crescimento de 50% no faturamento geral da marca em comparação a 2023 e 129% em relação a 2022. Dentro desse crescimento, o canal de lojas físicas registrou um incremento de 61% no faturamento em comparação ao ano anterior, consolidando-se como uma importante estratégia para impulsionar as vendas e a conexão com os Clientes.

O estado de São Paulo liderou as inaugurações em 2024, com sete novas lojas, distribuídas nas cidades de Santo André, Rio Claro, Botucatu, Osasco, Guarulhos, São Paulo (capital) e Mococa. Em Minas Gerais, foram seis unidades abertas, em Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Varginha, Itabira e Patos de Minas.
O Paraná contou com três inaugurações, em Guarapuava, Toledo e Ponta Grossa. O estado de Goiás recebeu duas novas lojas, nas cidades de Jataí e Anápolis. No Mato Grosso, foram abertas duas unidades, localizadas em Rondonópolis e Sorriso. Já no Rio de Janeiro, duas novas lojas foram inauguradas, em Niterói e na capital. Outras cidades que também receberam unidades foram Palmas (TO), Chapecó (SC) e Teresina (PI).
Lojas físicas impulsionam o turismo e a economia
As novas unidades reforçam o compromisso da Azul Viagens em levar os brasileiros a explorarem mais destinos, contribuindo para o crescimento do turismo e a movimentação da economia local. “Onde há uma loja da Azul Viagens, temos um impacto direto no turismo e na economia da região. Nosso objetivo é continuar ampliando nossa presença em 2025, oferecendo serviços de qualidade, democratizando o acesso às viagens aéreas e conectando ainda mais Clientes a destinos que antes pareciam distantes”, afirmou Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens.
Além das novas lojas, as unidades já estabelecidas também desempenharam um papel crucial no crescimento da operadora, registrando números significativos para o faturamento em 2024 em relação ao ano anterior.



Planos para 2025 e presença internacional
Com duas lojas no exterior – uma recém-inaugurada em Assunção e outra nos Estados Unidos – e 123 no Brasil, a Azul Viagens já planeja abrir mais unidades em 2025, com foco em cidades estratégicas que ampliem ainda mais a conexão com os Clientes. “Queremos fortalecer nosso papel como uma das principais operadoras de turismo do Brasil, impulsionando o setor e contribuindo para que cada vez mais brasileiros possam viajar”, completou Bezerra.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Trackhouse e Gulf Oli International anunciam parceria no Campeonato Mundial de Moto GP a partir da emporada 2025


A Trackhouse Racing, equipe norte-americana que estreou no Campeonato Mundial de MotoGP no início da temporada de 2024, inicia seu segundo ano na principal categoria do motociclismo e, desta vez, com o icônico logotipo da Gulf nas motos Aprilia RS-GP25, pilotadas por Raul Fernandez e pelo campeão mundial de Moto2, Ai Ogura, durante a temporada de 2025.

Juntas, Trackhouse Racing e Gulf irão escrever o próximo capítulo da lendária história da Gulf no esporte a motor, com uma série de iniciativas de alto impacto que aproximarão ainda mais os fãs da marca, da Trackhouse, e do MotoGP. Com essa parceria, a Gulf busca expandir sua presença em mercados estratégicos onde a equipe competirá, como o Sudeste Asiático e a Argentina.

A Trackhouse, uma organização jovem e inovadora que conquistou o mundo do automobilismo como vencedora de múltiplas corridas na NASCAR Cup Series, traz ao motociclismo uma abordagem dinâmica e moderna. 

A equipe oferece aos fãs acesso exclusivo às atividades dos pilotos e bastidores por meio de conteúdos envolventes, histórias descontraídas e insights únicos sobre a rotina de uma equipe de elite. 

Apesar do compromisso sério com a competição e o objetivo de vencer, a Trackhouse valoriza a paixão e a diversão que as corridas proporcionam — uma visão que é compartilhada pela Gulf. Essa parceria reflete o desejo mútuo de tornar a experiência sobre duas rodas um símbolo de conexão e emoção para o público digital.

A Gulf tem uma rica história no automobilismo, e estamos entusiasmados em continuar essa trajetória ao nos unirmos a uma equipe de motociclismo tão ambiciosa e dinâmica como a Trackhouse Racing. Compartilhamos a visão de colocar os fãs no centro de tudo o que fazemos e aproximá-los ainda mais da ação por meio dessa parceria. Estamos ansiosos para causar um grande impacto no MotoGP e ver onde esse novo capítulo de nossa história nos levará”, diz Mike Jones, CEO da Gulf Oil International.

Para Justin Marks, proprietário da equipe Trackhouse MotoGP, “é uma grande honra e um momento marcante para a equipe Trackhouse MotoGP dar as boas-vindas à Gulf como parceira principal. A marca icônica da Gulf já esteve presente em alguns dos momentos mais memoráveis do automobilismo, e ver o logotipo estampado em nossas Aprilia RS-GP25 é extremamente empolgante. Estamos ansiosos para dar vida à marca Gulf no cenário global do motociclismo e alcançar milhões de fãs.”


Sobre a Gulf Oil International - A Gulf é uma das maiores companhias privadas no setor de downstream, com presença em mais de 100 países. Operando desde 1901, a história da Gulf é marcada pela inovação, com um espírito pioneiro que ainda orienta a marca nos dias de hoje. 

O negócio principal da Gulf Oil International (GOI) é a fabricação e comercialização de uma ampla gama de lubrificantes de alto desempenho e produtos associados, atendendo a diversos segmentos de mercado. 

A GOI também licencia redes nacionais de postos de combustíveis em diversos países e está presente em 26 países com mais de 1.400 estações de serviço. Com forte presença internacional na Europa, América do Sul, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico, a Gulf possui fábricas de lubrificantes próprias e plantas licenciadas.

 A empresa é a acionista majoritária da Gulf Oil Lubricants India Ltd, listada na BSE. Os negócios da GOI também incluem a Gulf Oil Marine, que fornece lubrificantes para a indústria naval global em mais de 1.100 portos ao redor do mundo.

No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. www.gulfoilbrasil.com.br

Sobre a Trackhouse Racing: O proprietário do Trackhouse Entertainment Group, Justin Marks, anunciou em dezembro de 2023 que sua organização estrearia uma equipe no Campeonato Mundial de MotoGP em 2024. A iniciativa marcou a expansão do alcance da Trackhouse no cenário global do automobilismo, com base em seu sucesso anterior na NASCAR. 

Apenas seis semanas após o anúncio, a equipe revelou os designs de suas motos protótipo Aprilia MotoGP para a temporada de estreia e apresentou os pilotos Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Na semana seguinte, a equipe fez sua estreia na pista no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia.

Na sua segunda temporada na elite do motociclismo, a Trackhouse MotoGP Team segue com Raul Fernandez, de 24 anos. Com uma carreira iniciada aos 11 anos em pistas ao redor de Madri, Raul foi destaque na classe Moto2, conquistando oito vitórias e quase alcançando o título em 2021. 

Após sua estreia na MotoGP em 2022, ele assinou com a  Aprilia, em 2023 e passou a integrar a nova equipe Trackhouse em 2024. Após um ano de aprendizado, Raul renovou por mais duas temporadas e será o único piloto com experiência prévia na RS-GP25 para a temporada de 2025. 

A equipe também demonstra seu compromisso com novos talentos ao contratar Ai Ogura, um dos nomes mais promissores do Japão na última década. Campeão mundial de Moto2 em 2024, Ai, de 24 anos, fará sua estreia no grid da MotoGP com o número 79 em sua RS-GP25 da Trackhouse Racing. http://www.trackhouse.com/

Stellantis conquista 90 prêmios na América do Sul em 2024: 18 prêmios foram de "Montadora do Ano", 24 foram da Fiat e 5 da Strada, a Jeep ficou com 16, a RAM 11, a Peugeot 11 e a Citroën oito


Em seu terceiro ano de atuação, a Stellantis reafirma sua liderança no setor automotivo da América do Sul e celebra um ciclo repleto de conquistas. Reconhecida como líder absoluta em vendas nos principais mercados de automóveis e comerciais leves da região, a empresa também alcançou importantes premiações, tanto no Brasil quanto na Argentina, como reflexo do trabalho consistente realizado ao longo de 2024. Ao todo, a Stellantis foi reconhecida com 90 prêmios entre as diversas áreas e marcas, consolidando sua trajetória de excelência.

A Stellantis foi escolhida como Montadora do Ano no Prêmio Automotive Business, assim como Emanuele Cappellano foi eleito como o Executivo do Ano na premiação. A empresa também foi reconhecida na categoria Indústria 4.0, com o case “Inteligência artificial na gestão de energia da manufatura”. Ainda em Automotive Business, a Stellantis foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das “Empresas Mais Inclusivas do Setor Automotivo”.

Os esforços da empresa em inovação também renderam prêmios no FIEMG Lab Summit 2024, onde a Stellantis venceu nas categorias Cultura de Inovação e Engajamento do Ecossistema. No Finance & Law Summit and Awards (FILASA), as áreas de Compliance e Finanças da Stellantis foram escolhidas como as melhores do Brasil, enquanto no Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2024, o Banco Stellantis foi premiado.

O Programa de Biodiversidade Stellantis foi destaque em 2024, ao conquistar o XIV Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade na categoria “Melhor Exemplo em Biodiversidade”. Martín Zuppi, Vice-presidente de Operações Comerciais da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e DS na Argentina, foi reconhecido com o prêmio “CEO Innovador 2024” pela PwC Argentina e El Cronista

No cenário internacional, a estratégia de lançamento da Rampage no Brasil foi premiada no AutoVision Awards – International Automotive Film and Multimedia Festival, recebendo o reconhecimento “Gold” na categoria “Live Projects & Experiences, Video Art, Video Mapping”.

Fiat

A Fiat também tem muito o que comemorar em 2024. A marca e seus produtos conquistaram 24 premiações importantes no período. Somente a Strada, líder de vendas no mercado nacional, recebeu cinco troféus. Destaque para o primeiro lugar no Prêmio Melhor Compra da revista Quatro Rodas, no Prêmio Mobilidade Limpa 2024 da Agência AutoInforme e no Prêmio Top Car TV 2024 como “Melhor Picape até R$ 190.999”.

Além da Strada, a Fiat Toro também representou bem a categoria e conquistou os prêmios de Mobilidade Limpa 2024 na categoria “Picape Compacta Diesel” e Prêmio Melhor Compra na categoria “Picapes leves e intermediárias acima de R$ 150 mil” da revista Quatro Rodas.

A Fiat foi a grande ganhadora do Prêmio Mobilidade Limpa 2024. Na premiação promovida pela Agência AutoInforme, a marca também foi destaque entre os SUVs, conquistando três categorias e o Fiat Pulse fez uma dobradinha nas categorias SUV Entrada 1.0 e SUV Entrada Acima de 1.0. Nos SUVs Compactos 1.0, o Fastback foi o vencedor. Na mesma premiação, o Cronos foi reconhecido entre os Sedãs Compactos, e o Argo na categoria Hatch Compacto.

No “Selo Maior Valor de Revenda”, o Mobi ganhou como veículo de “Entrada e o Cronos foi campeão como “Sedã Pequeno”. Na premiação “Os Eleitos”, da Quatro Rodas, o Fiat Fastback foi o grande vencedor entre os SUVs Cupês. Já o Fiat Fiorino foi reconhecido como referência no segmento de veículos comerciais e foi reconhecido no Prêmio Lótus 2024, Prêmio Campeão de Revenda 2024 e Prêmio Mobilidade Limpa 2024.

A Fiat também foi destaque em outras duas premiações: como a marca mais lembrada pelos mineiros no Prêmio Top of Mind da revista MercadoComum, e como uma das marcas brasileiras que oferecem as melhores experiências aos clientes pelo Experience Awards Mobilidade.   


Jeep®

A Jeep® consolidou sua posição de destaque entre os SUVs no mercado automotivo ao receber 16 prêmios em 2024, que reconhecem a excelência e inovação de seus modelos.

Um dos grandes destaques do ano foi o Jeep Compass, vencedor do Prêmio Mobilidade Limpa na categoria “SUV Médio 4x4 – Diesel”. A versão Overland do modelo foi eleita a melhor opção entre os SUVs de até R$ 270 mil no Prêmio Melhor Compra 2024, da revista Quatro Rodas, reforçando sua posição de liderança no mercado brasileiro. Já a versão Blackhawk do Compass foi premiada como “Melhor SUV Esportivo” acima de R$ 201 mil no Prêmio Top Car TV.

O Jeep Commander foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, como o “Melhor SUV Grande” no Prêmio Carsughi L'Auto Preferita 2024. O modelo também se destacou em “Os Eleitos”, da Quatro Rodas, onde foi escolhido como o Melhor SUV Grande. Além disso, a versão Blackhawk do Commander conquistou o título de “Lançamento do Ano” pela Automotive Business.

O Jeep Renegade foi premiado no ranking EXAME Casual como o “Melhor Carro Luxuoso” até R$ 150 mil. O modelo também se destacou em “Os Eleitos”, da Quatro Rodas, ao liderar sua categoria entre os 50 carros mais vendidos do Brasil como o “Melhor SUV Compacto”.

Reforçando sua referência em SUVs, a Jeep® foi certificada como uma das marcas brasileiras que entregam as melhores experiências aos clientes na categoria Automóveis, durante o Experience Awards Mobilidade – ABX24.


Ram

Em 2024, a Ram seguiu sendo reconhecida como marca que é referência em picapes. A Rampage, primeira picape da marca desenvolvida fora dos Estados Unidos, conquistou 11 prêmios ao longo do ano, incluindo dois internacionais. Destaque para a primeira colocação da Rampage no Prêmio Mobilidade Estadão 2025, Os Eleitos – Quatro Rodas, Prêmio Uol Carros. A Nova Rampage Rebel Ignition foi eleita o “Carro Mais Desejado” na faixa de R$ 150 mil a R$ 300 mil pelo Ranking EXAME Casual Melhores Carros do Ano 2024.

PEUGEOT

O ano de 2024 também trouxe resultados excepcionais para a PEUGEOT. Importante lançamento neste ano, o Novo PEUGEOT 2008 foi eleito o carro do ano no Top Car TV, vencendo também premiações relevantes em sua categoria como o Top Car TV e o Trend Car 2025. Além disso, o SUV foi considerado o “Carro mais bonito até R$ 150.000” no Ranking EXAME Casual Melhores Carros do Ano 2024.

O PEUGEOT 208 também se destacou e conquistou em sua categoria no Prêmio UOL Carros, Trend Car 2025 e Prêmio Abiauto 2024. Na Argentina, a PEUGEOT conquistou ainda o troféu de “Melhor Conteúdo de Marca do Ano” no prêmio “Los Más Clickeados 2024”, com a campanha “Endorfina tu día”, desenvolvida para o Novo Peugeot 208. 

Citroën

A Citroën segue celebrando os diversos prêmios alcançados em 2024. O Citroën C3 conquistou o primeiro lugar no Prêmio Melhor Revenda, da KBB (Kelley Blue Book) em parceria com a Quatro Rodas, em sua categoria. A versão Live também foi escolhida como Melhor Compra 2024, pela Quatro Rodas, e no Compra do Ano 2025, realizado pela Motorshow. Novidade neste ano, o C3 You! foi eleito o Melhor Veículo Nacional acima de 16 mkgf pela ABIAUTO.

O Novo Citroën Aircross, primeiro e único B-SUV nacional com capacidade para até sete pessoas, foi reconhecido na categoria “Favorito das Mulheres” no prêmio Lançamento do Ano 2025, promovido pela Automotive Business.

Além de seus produtos, a Citroën também foi premiada com o Ouro na categoria David versus Golias do Effie Awards Latin America 2024, pela campanha “C4 Pets: Para toda espécie de família”, desenvolvida pela BETC HAVAS para o C4 Cactus.

Encontro de Cinema Negro - Cultne TV lança reportagem sobre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. Reportagem exclusiva mergulha na força cultural e histórica da 17ª edição do evento de cinema negro

A Cultne.TV lança a reportagem especial de Álvaro Tàllarico sobre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – 17ª Edição, evento que é referência na valorização de olhares negros no cinema. O vídeo explora os destaques dessa edição histórica, que reuniu mais de 120 obras cinematográficas de diretores brasileiros, africanos, caribenhos e de outras diásporas. 

Esse encontro é um evento cultural de grande relevância, dedicado a celebrar e promover as narrativas negras no audiovisual. Realizado anualmente, destaca produções que abordam questões sociais, históricas e culturais sob a perspectiva negra. 

Além da exibição de filmes, o evento inclui atividades formativas, como oficinas, debates e palestras, fomentando o diálogo entre gerações de artistas e o público. Criado em homenagem ao ator e cineasta Zózimo Bulbul, o encontro é um espaço de resistência e valorização da diversidade, consolidando-se como referência no cenário cinematográfico global.

A reportagem, conduzida com sensibilidade e profundidade, convida o público a se conectar com as narrativas apresentadas no evento, que abordam questões contemporâneas e resgatam tradições culturais. 

Além disso, o vídeo proporciona um panorama sobre o impacto transformador do encontro, que segue consolidando o protagonismo negro na sétima arte, principalmente a partir das falas de Luciano Vidigal, primeiro negro premiado como Melhor Diretor no Festival do Rio, que traz detalhes sobre seu filme "Kasa Branca", que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros. 

Ademais, há falas de nomes como da cineasta e coreógrafa Carmen Luz; Manoel Dionísio, Mestre-Sala de renome; Erika Cândido. da Kilomba Produções; o cineasta Laza, de Madagascar, e outros.

Por que assistir?

O vídeo transcende o simples registro documental, oferecendo ao público uma experiência imersiva que vai além da observação. Ele convida os espectadores a mergulharem profundamente no universo de cineastas que enxergam a câmera como uma poderosa ferramenta de resistência e expressão. 

A reportagem destaca como essas narrativas desconstroem estereótipos, resgatam histórias silenciadas e amplificam vozes que muitas vezes não encontram espaço nos circuitos tradicionais, como da Baixada Fluminense. 

Para aqueles que buscam histórias impactantes, repletas de emoção e reflexões sobre a representatividade negra no cinema, este conteúdo é uma boa oportunidade de explorar a diversidade cultural e artística que o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul proporciona e inspirar as pessoas que acreditam em um mundo mais igualitário.

Sobre a Cultne

A Cultne.TV é a maior plataforma de registro e difusão da cultura negra na América Latina. Com um acervo que soma mais de 3.500 horas de vídeos, a Cultne foi fundada nos anos 1980 para preservar e destacar a memória e as manifestações culturais negras no Brasil. 

Hoje, é uma referência global, oferecendo conteúdos que valorizam a diversidade e as contribuições das culturas de matriz africana para a sociedade. A reportagem de Álvaro Tàllarico é mais um exemplo do compromisso da plataforma em levar ao público narrativas que impactam e inspiram.

Onde ver

Clique aqui, assista à reportagem exclusiva na Cultne.TV e descubra como o cinema pode fortalecer pontes entre culturas, gerações e histórias: https://cultne.tv/temas/1/jornalismo/video/601/encontro_de_cinema_negro_zozimo_bulbul_17_edicao.

A CultNe pode ser vista no streaming gratuito pelo Canal 2134 do Samsung TV Plus, pela plataforma Pluto TV ou pelo TCL Channel. Além disso, pela plataforma de VOD disponível gratuitamente nos navegadores e app para Android e Amazon Fire TV.

Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo


Texto: Carlos Casaes e
Carla Maria

Existe uma grande reentrância na costa brasileira que, por sinal, se encontra no centro do litoral do Estado da Bahia, em meio da qual se identifica, precisamente, a Capital baiana, e em torno do que estão dezenas de municípios. Por sinal, é aquele imenso estuário que tem uma circulação forçada, muito especialmente pelo fato de abrigar suas marés.

As suas características físico-químicas, que estão situadas na sua entrada e no seu interior, fazem resultar em que ali se encontra quantidade impressionante de nichos ecológicos, bem assim de circulação gravitacional. Por sinal, com incrível permanência que lhe é própria. Curioso que a sua salinidade é precisamente similar à salinidade oceânica, circulando entre 28 e 36%. Essa particularidade lhe concede a existência de inúmeros recifes de coral, que ficam situados entre a Ilha dos Frades e a ponta de Mont Serrat.

História se confunde com a do próprio Brasil

A realidade é que a longa e profunda baía encantou aos navegadores da época que a visitavam, como também passou a atrair até piratas e colonizadores. A ponto de chegar a despertar o interesse do próprio governo português. Porquanto a se destacar pelo fato de se constituir em um excepcional ancoradouro natural. Do que se inferia estar ali identificado um excepcional sítio estratégico, igualmente com virtudes naturais defensivas. Atraíam as atenções, da mesma sorte, o fato de suas águas serem extremamente piscosas, ao lado de terem em seu entorno terras consideravelmente férteis.


Internacionalmente, é tida como a segunda maior baía do mundo, vencida em extensão, apenas, pelo Golfo de Bengala. Da mesma sorte como é considerada como a maior baía brasileira, com extensão que alcança nada menos do que 1.233 km², convivendo, também, com uma profundidade dentre 10 e 20 metros.

Foi precisamente da descoberta dessa baía que o espaço em seu torno teve a Capitania instituída pelo governo de Portugal sido denominada de Bahia (com h). Foi, pois, a primeira província e atual estado brasileiro. O “H” foi conservado no substantivo, conforme mesmo a própria grafia lusitana da época. Um fato da maior importância histórica atual foi que a Marinha do Brasil, no ano de 2014, lhe concedeu o título e condição de  “Capital da Amazônia Azul”.

A área aproximada da Baia de Todos os Santos corresponde, por coincidência, à mesma área do município do Rio de Janeiro, que é considerada como a segunda maior metrópole do país. Como um dos seus títulos, ainda, a Baía de Todos os Santos é considerada como a maior baía mais navegável do Brasil, homenageada com a condição de patrimônio cultural da humanidade.

Logo encantou os portugueses

Não foi com muita espera que os portugueses despertaram a atenção para as novas terras descobertas, tentando se antecipar e superar aos navegadores, piratas e outros colonizadores.  Sua condição de excepcional ancoradouro, inclusive, facilitou a que a sua movimentação náutica ocorresse com desusada intensidade, então. Perceberam, logo, se tratar de um ponto especialmente estratégico, o que lhe concedia também a especial condição de proporcionar a sua própria defesa.     

Foi no ano de 1501 que aconteceu, por sinal, a expedição portuguesa que estava sendo comandada, especialmente, pelo navegador Gaspar de Lemos. Este, por acaso, se fazia acompanhar de outro navegador e, por sinal, muito comentado na história por ter sido considerado como o descobridor da América do Norte: Américo Vespúcio, que também era cartógrafo e escritor italiano.

Vale, da mesma sorte, lembrado de que foi Américo Vespúcio que, por questões históricas, acabou concedendo o seu próprio nome a todo o continente americano. Vespúcio havia sido enviado com o objetivo de mapear as novas terras descobertas, então. Estas que, por sinal e por oportuno, haviam sido descobertas por Pedro Álvares Cabral, simplesmente há um ano antes.                                                                                  

Nome dos santos em acidentes geográficos

À época, era muito como, um costume, por sinal, de que os nomes dos santos do dia fossem utilizados para identificar, sobretudo, acidentes geográficos. Era, então, 1º de novembro, Dia de Todos os Santos na religião católicaportanto. É essa a razão para que fosse denominado o novo “achado”, como Bahia de todos os Santos. Hoje, no entanto, simplesmente, Estado da Bahia.

Foi, da mesma maneira, o fato de que se constituía um costume medieval privilegiar alguns acidentes geográficos para situar novas comunidades. No caso, a existência de colinas e outros acidentes geográficos, precisamente a leste, que levou a aplicação daquele hábito medieval do aproveitamento para fortificações das cidades, o que induziu a Tomé de Souza, por sinal, o Primeiro Governador Geral do Brasil, a eleger aquela privilegiada região para ali fundar, “por ordem do Rei de Portugal” a cidade que seria a primeira capital da nova colônia lusitana: SALVADOR.

5 séculos da Cidade do Salvador

Durante os cinco séculos da bela história é que foi construída a multiplicidade cultural dessa que, por consequência, resultou na afirmação de que é uma das mais belas comunidades do mundo, a Cidade do Salvador. Nos dias que se seguem, é muito fácil reconhecer o seu monumental patrimônio histórico e cultural, no contexto do que se pode identificar essa que, sem dúvidas e consagradamente, é a maior festa do planeta: o CARNAVAL. Como ainda é a mesma condição que permitiu flagrar para o mundo o maior litoral urbano da nação brasileira. Aí está inserida, pois, a maior baía tropical do mundo: a Baía de Todos os Santos.

É de se identificar a sua importância ao se perceber que tem uma extensão ocupando mais de 1.000 km², no interior do que é identificada por 56 ilhas e nada menos do que 16 municípios. É o que percorre o espaço que tem a denominação de Recôncavo Baiano.

Nele, encontra-se abrigada uma cultura muito especial, ao lado de uma, também, muito festejada culinária, a qual, inclusive, é especializada em frutos do mar, justificando, e então, o seu posicionamento.

Não será com dificuldade que se poderá identificar, nos limites de Salvador, um extraordinário conjunto de atrativos. São exemplos que podem e devem ser numerados: Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Lagoa do Abaeté, Itapuã, Centro Histórico, destacando nele o Pelourinho, todos eles convivendo exuberantemente com, por exemplo, o Elevador Lacerda, Península de Itapagipe, como mesmo o próprio Carnaval.  Este, por sinal, concorre ainda com as tantas festas religiosas e populares que integram um especial acervo. Identifique-se, ainda, aí a sua especial gastronomia e quantos eventos também se pronunciam.


No Recôncavo identifica-se um especial patrimônio

Devem ser destacados no Recôncavo Baiano alguns desses especiais atrativos. Como é o caso da sua Fábrica de Charutos, os agradáveis passeios às ilhas, um fenômeno na cidade de Cachoeira que é a Irmandade da Boa Morte, convivendo ao lado dos tantos candomblés. Tudo isto responsável pela enormidade de eventos que constituem a sua programação anual.

É um fato muito curioso saber-se de que forma foi consagrado o seu nome Bahia de Todos os Santos. Ocorreu que esse belíssimo espaço foi descoberto pelos portugueses no dia  de novembro do ano de 1501. Ou seja, na realidade, Dia de Todos os Santos.


Nada menos do que 56 ilhas

No interior dessa baía encontram-se nada menos do que 56 ilhas, algumas das quais, por sinal, como propriedades particulares. Tal é o caso da Ilha das Vacas. Algumas outras são desabitadas, veja-se o caso da Ilha das Canas. Nesse conjunto de acidentes geográficos, dentre todas essas ilhas, 7 podem e devem ser identificadas à parte. Vejamos:

Ilha dos Frades, é uma das mais conhecidas, sobretudo pela sua extensão de 8 km, no interior do que se encontra uma muito boa estrutura turística. É o motivo pelo qual se constitui em uma das mais prestigiadas pelos que circulam naquele espaço. Sua maré é baixa e engloba e prestigiadas praias, que convivem com incríveis viveiros naturais com suas cristalinas águas. Destacam-se, entre outras, a de Nossa Senhora de Guadalupe, a de Loreto, Vibração Paramana.

Ilha de Itaparica em verdade é a maior opção no interior da baía, tendo uma extensão de 40 km, ligando-se, no entanto, com o continente através da Ponte do Funil (observem-se que, do outro lado da ilha). São suas características a existência de recifes por toda a ilha, o que tornam as suas tantas praias bastante calmas e bem rasas. Neste caso mesmo, quando a maré se encontra baixa, o que a faz a preferida das crianças, bem assim dos idosos. Por outro lado, é muito indicada para a prática do mergulho. Alguns pontos lhe podem ser distintos, como a Ponta da Areia, Penha e Coroa do Lima.

Ilha de Maré está a 25 km de Salvador em linha reta. Pode, inclusive, ser alcançada em pequenas embarcações, partindo do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe. As suas naturais características a fazem uma das mais belas da região.

Ilha do Medo que tem uma história reveladora de que foi o local utilizado como refúgio para a quarentena dos leprosos, os quais, àquela época, eram isolados da comunidade em que viviam. Àquela altura, os nativos tinham a crença de que toda aquela área fosse mal-assombrada, pela presença das almas dos que ali pereciam, que eram mesmo os enfermos. Ainda existem outras histórias que caracterizam o local com um certo mistério. Mas é um espaço inabitável pelo fato de não existir ali água doce. No entanto, é a praia preferida para a prática dos esportes a remo.

Ilha de Matarandiba que é conhecida muito pela existência ali de sua Fonte de Tororó. Na realidade, uma queda d’água doce que transcorre até a praia. Curioso que a sua água tem um tom esverdeado claro. As suas praias são indicadas para os esportes náuticos a remo. Nesse caso, são exemplos mesmo a “canoa havaiana” e o caiaque. Mas também são praticados os esportes a vela, da mesma sorte que o windsurfe.

Ilha Bom Jesus dos Passos, a qual pode ser alcançada partindo-se do Município de Madre de Deus. De mar azul e transparente, também, muito indicado para a prática do mergulho. Existem em seus limites várias atrações históricas, como é o caso da Igreja Bom Jesus dos Passos, cuja construção demanda ao ano de 1776.


Ilha de Madre de Deus
que, depois de se constituir em um distrito de Salvador, fo emancipada em 1989, passando, pois, a se transmudar em município autônomo. 

A sua distância de Salvador é de 65 km. É detentora de uma especial infraestrutura que serve bem aos que lhe prestigiam com visita, ainda que seja considerada como uma ilha portuária e industrial. Encontram-se bem próximas as suas praias, da mesma sorte, com águas claras. 

O seu porto é considerado como o ponto de partida para alguns dos locais da baía mais prestigiados. Esse é o caso da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, da Ilha dos Frades, bem assim e mais Ilha Bom Jesus dos Pobres. Em seu interior também se encontra uma igreja com o seu próprio nome, que foi construída pelos idos de 1670, sendo, portanto, uma das suas mais destacadas atrações.    

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