Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Encontro de Cinema Negro - Cultne TV lança reportagem sobre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. Reportagem exclusiva mergulha na força cultural e histórica da 17ª edição do evento de cinema negro

A Cultne.TV lança a reportagem especial de Álvaro Tàllarico sobre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – 17ª Edição, evento que é referência na valorização de olhares negros no cinema. O vídeo explora os destaques dessa edição histórica, que reuniu mais de 120 obras cinematográficas de diretores brasileiros, africanos, caribenhos e de outras diásporas. 

Esse encontro é um evento cultural de grande relevância, dedicado a celebrar e promover as narrativas negras no audiovisual. Realizado anualmente, destaca produções que abordam questões sociais, históricas e culturais sob a perspectiva negra. 

Além da exibição de filmes, o evento inclui atividades formativas, como oficinas, debates e palestras, fomentando o diálogo entre gerações de artistas e o público. Criado em homenagem ao ator e cineasta Zózimo Bulbul, o encontro é um espaço de resistência e valorização da diversidade, consolidando-se como referência no cenário cinematográfico global.

A reportagem, conduzida com sensibilidade e profundidade, convida o público a se conectar com as narrativas apresentadas no evento, que abordam questões contemporâneas e resgatam tradições culturais. 

Além disso, o vídeo proporciona um panorama sobre o impacto transformador do encontro, que segue consolidando o protagonismo negro na sétima arte, principalmente a partir das falas de Luciano Vidigal, primeiro negro premiado como Melhor Diretor no Festival do Rio, que traz detalhes sobre seu filme "Kasa Branca", que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros. 

Ademais, há falas de nomes como da cineasta e coreógrafa Carmen Luz; Manoel Dionísio, Mestre-Sala de renome; Erika Cândido. da Kilomba Produções; o cineasta Laza, de Madagascar, e outros.

Por que assistir?

O vídeo transcende o simples registro documental, oferecendo ao público uma experiência imersiva que vai além da observação. Ele convida os espectadores a mergulharem profundamente no universo de cineastas que enxergam a câmera como uma poderosa ferramenta de resistência e expressão. 

A reportagem destaca como essas narrativas desconstroem estereótipos, resgatam histórias silenciadas e amplificam vozes que muitas vezes não encontram espaço nos circuitos tradicionais, como da Baixada Fluminense. 

Para aqueles que buscam histórias impactantes, repletas de emoção e reflexões sobre a representatividade negra no cinema, este conteúdo é uma boa oportunidade de explorar a diversidade cultural e artística que o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul proporciona e inspirar as pessoas que acreditam em um mundo mais igualitário.

Sobre a Cultne

A Cultne.TV é a maior plataforma de registro e difusão da cultura negra na América Latina. Com um acervo que soma mais de 3.500 horas de vídeos, a Cultne foi fundada nos anos 1980 para preservar e destacar a memória e as manifestações culturais negras no Brasil. 

Hoje, é uma referência global, oferecendo conteúdos que valorizam a diversidade e as contribuições das culturas de matriz africana para a sociedade. A reportagem de Álvaro Tàllarico é mais um exemplo do compromisso da plataforma em levar ao público narrativas que impactam e inspiram.

Onde ver

Clique aqui, assista à reportagem exclusiva na Cultne.TV e descubra como o cinema pode fortalecer pontes entre culturas, gerações e histórias: https://cultne.tv/temas/1/jornalismo/video/601/encontro_de_cinema_negro_zozimo_bulbul_17_edicao.

A CultNe pode ser vista no streaming gratuito pelo Canal 2134 do Samsung TV Plus, pela plataforma Pluto TV ou pelo TCL Channel. Além disso, pela plataforma de VOD disponível gratuitamente nos navegadores e app para Android e Amazon Fire TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.