Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 24 de setembro de 2011

FÓRMULA FORD TEM MELHORIAS EM 2012


Ford promete novo motor e carro 
mais seguro na categoria de base do automobilismo

A notícia é do interesse dos que desejam iniciar sua carreira no automobilismo e vem da Ford europeia. Considerada uma categoria-escola por ser um passo essencial na carreira internacional de pilotos profissionais, a Fórmula Ford na Europa passa por uma grande reformulação já a partir da temporada 2012. A Ford anunciou que a nova geração de carros da Fórmula Ford terá motor Ford EcoBoost 1.6, com injeção direta, turbo e força limitada a 165 cv e 220 Nm, acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades com trocas mecânicas.

"Os requisitos de segurança alinhados com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o potente motor EcoBoost e o surpreendente design Kinetic tornam o carro 2012 uma proposta realmente atraente para os times e pilotos", diz Mike Norton, gerente de Motorsport da Ford Europa. A compatibilidade do carro 2012 com as normas da FIA permitirá que os campeonatos da Fórmula Ford percorram todo o globo, incluindo mercados emergentes onde esse regulamento é aplicado.

Essa é a maior mudança nos 40 anos de existência da categoria. A Fórmula Ford sempre foi uma porta de entrada para muitos pilotos brasileiros que brilharam ou ainda brilham na Fórmula 1. Agora, o objetivo é que o carro da próxima temporada continue a atrair a atenção de jovens pilotos de todo o mundo, que desejam estar atrás do seu volante.

Caminho para a F1
Uma das principais características da Fórmula Ford é a liberdade no desenho do chassi. O acerto do motor e das especificações técnicas também é destaque na categoria. As diferentes implicações do ajuste do carro e variações individuais do chassi criam uma curva constante de aprendizado que contribui para acelerar o desenvolvimento das habilidades dos pilotos.

Por esses fatores, a Fórmula Ford oferece um nível de liberdade praticamente só encontrado na Fórmula 1 e na Fórmula 3. As mudanças para a temporada 2012 visam a aprimorar o nível técnico, com padrões ainda mais altos, tanto para os construtores e equipes como para os pilotos.

Fórmula Ford 2012
            A nova geração da Fórmula Ford 2012 incorpora a filosofia global de design Kinetic da Ford, com um estilo que poderá ser facilmente identificado. Os construtores continuarão com liberdade para dar o seu toque pessoal ao carro, somente com a exigência de manter partes específicas para garantir a equivalência aerodinâmica, conforme o regulamento.
           
A criação de um ambiente seguro foi uma das preocupações principais da Fórmula Ford e o novo carro aumenta esse nível de proteção, introduzindo chassi tubular - o primeiro em um monoposto, para atender aos novos e rigorosos regulamentos da FIA -, estruturas de carbono contra impacto na dianteira e traseira, painéis de proteção lateral, sistema de proteção da cabeça, prendedores de roda e banco removível.     
           
"Para as equipes e construtores, a Fórmula Ford representa grande oportunidade de provar as suas habilidades e também mostra o apoio contínuo que a Ford dedica ao motorsport. Do Campeonato Mundial de Rali às corridas de monoposto, a herança da Ford nas competições é uma das mais longas e fortes entre os fabricantes. O carro 2012 da Fórmula Ford carrega essa tradição para o futuro com grande estilo",  diz Mike Norton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.