Texto e fotos: Arnaldo Moreira
- Bom dia, Arnaldo. Você gostaria de avaliar um carro da JAC nesta semana? É um J3 Turin, com 98 mil km rodados.
- Claro que aceito, e confesso que acho muito interessante a ideia, respondi.
O diálogo foi com o assessor de Imprensa da Jac Motors, Eduardo Pincigher, que me ligou com essa proposta pouco vulgar entre as montadoras.
- São carros totalmente originais em que só se fizeram as manutenções de praxe, garantiu.
No dia seguinte, dirigi-me à concessionária da Jac Motors, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, de onde saí com o J3, de 2014, sedan, prateado, de origem chinesa, para a curiosa avaliação.
Quando esse aviso surge no painel o proprietário deve se dirigir à concessionária para verificar o motivo do alerta, que pode ser, por exemplo, a qualidade do combustível.
Na verdade, o carro não registrou nenhum problema mecânico durante o teste.
Uma ou outra revista especializada, por conta própria, desmontam carros que adquirem com a finalidade de testes de longa duração, para verificar o nível de desgaste das peças e sua durabilidade.
A primeira impressão do J3 Turin foi boa. O carro apesar de seus 98.514 km rodados apresentava bom aspeto externo e um desgaste natural interno, causado pelos dois anos de uso intenso, pois o carro rodou em média mais de 4.100 km por mês.
É importante frisar a informação de Eduardo Picingher que o carro passou apenas pelas revisões regulamentares - a próxima marcada para os 100 mil km.
- Uma ligeira folga na homocinética que já faz notar o tradicional estalo nas rodas.
- Notei um chiado na direção ao ligar o motor, que se aumentava quando se esterçava o volante até o final. Adolfo atribuiu o problema à bomba de direção um pouco cansada.
- Uma pequena trepidação no volante quando se elevava a ventilação do ar condicionado, indicou que os calços do motor estão um pouco gastos. Adolfo explicou que essa trepidação ocorre porque o esforço do motor aumenta sobre os calços e ocorre quando estes não estão em perfeito estado.
- Na véspera da devolução do J3 à concessionária, acendeu no painel a Luz de Manutenção, avisando que está chegando a hora da revisão dos 100 mil km.
A borracha do pedal de embreagem bem desgastada mostra que o carro foi muito usado.
Contudo, seu estado geral é bom, a suspensão está perfeita e dá segurança na direção.
O Turin 2014, possui ainda ar condicionado, retrovisores, travas e vidros elétricos e bancos de couro e volante com controles de som e regulagem de altura, rádio com leitor de CD, faróis de nevoeiro e 490 litros de porta-malas.
A ideia da Jac Motors de convidar os jornalistas especializados do setor automotivo de realizar o test-drive dos carros usados da marca, tem o objetivo claro de recuperar a imagem desgastada dos carros da montadora chinesa e mostrar que são veículos confiáveis.
O teste deste J3 Turin 2014 com seus quase 100 mil km rodados não mostrou problemas que comprometam o uso normal do carro, que conta ainda com quatro anos de garantia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário