COLUNA
MECÂNICA ONLINE®
Compatibilidade eletromagnética e
supressão de interferências no automóvel
Dessa forma, a compatibilidade eletromagnética (CEM) é a qualidade de um sistema elétrico, de se manter neutro com a proximidade de outros sistemas. Ele não perturba esses sistemas e não se deixa influenciar por eles.
Devido aos riscos de comportamentos imprevisíveis, tais como freios sendo acionados abruptamente, deve existir em projetos de veículos a preocupação com a geração e com a recepção eletromagnética.
Por outro lado, o veículo deve ter um comportamento neutro como sistema no seu meio ambiente, isto é, não deve influenciar eletricamente outros veículos ou a transmissão de rádio, televisão e outros serviços por rádio (interferência radiada).
Ao mesmo tempo o veículo deve continuar funcionando plenamente na presença de outros campos, p. ex. nas proximidades de transmissores (imunidade a interferências).
Por esses motivos, os sistemas elétricos para veículos e também os veículos como um todo devem ser equipados de tal maneira que sejam compatíveis eletromagneticamente.
Fontes de interferência
Apesar da retificação através da bateria do veículo fica uma ondulação residual. Sua amplitude depende da carga da rede de bordo e da fiação.
Sua frequência se altera com a rotação do alternador ou do motor. A oscilação fundamental está na faixa dos kHz. Acoplada ao sistema de som do veículo por via galvânica ou indutiva, a oscilação se apresenta com um chiado nos alto-falantes.
Por um lado, eles penetram diretamente através da alimentação de tensão (acoplamento galvânico) e indiretamente por acoplamento através de cabos de conexão (acoplamento indutivo e capacitivo).
No caso de falta de ajuste, provocam falhas de funcionamento, chegando inclusive a destruir sistemas vizinhos.
As amplitudes dos impulsos (diferentes para redes de bordo de 12 V e 24 V) são divididas em categorias.
Ao definir-se o nível permissível da interferência radiada, das fontes de pulsos e da imunidade necessária dos receptores de interferências, ocorre uma adaptação, de modo que seja prevista para todas as fontes de interferência de um veículo uma categoria pelo menos abaixo dos receptores de interferência (p. ex. unidades de comando), e levando em conta uma segurança contra interferências.
A escolha das classes de supressão de interferências é feita de acordo com o esforço necessário para suprimir as fontes de interferência ou proteger os dispositivos susceptíveis.
Tarcisio Dias éprofissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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