A Fenatran é reconhecida como a maior exposição de veículos do setor de transporte de carga da América do Sul. Nesta mostra, que recebe milhares de visitantes de toda a América Latina, a Ford Caminhões demonstra a sua linha completa, com ênfase em modelos vocacionais para diferentes tipos de aplicação, nas áreas de transporte de bebidas, coleta de resíduos, construção civil, ambulância e resgate, entre outros das famílias Cargo e Série F.
Para exibição ao público, a Ford trouxe um “show truck”, um caminhão inteligente F-450 Super Duty Platinum, vendido nos Estados Unidos, que incorpora as tecnologias mais avançadas do segmento.
A Ford é reconhecida como uma das marcas mais tradicionais do setor de caminhões. Em 2017, está comemorando o marco de 60 anos da produção nacional de caminhões no Brasil, um registro histórico que começou com o F-600, abrindo as portas para a criação da indústria automotiva brasileira.
“Temos tradição e a confiança de milhares de clientes. Nossos marcos se confundem com a história do desenvolvimento do Brasil. Por isso, investimos e continuamos a investir nessa área com inovação, arrojo e experiências inéditas, como o Cargo Connect e o Boné Alerta. Pensamos no presente, no futuro, na mobilidade e nos veículos inteligentes para a satisfação dos nossos clientes”, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota.
Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.
Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem.
Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
Linha completa
Os caminhões expostos na Fenatran são representados pelos modelos leves Cargo 816 e Cargo 1119, o médio Cargo 1519, os pesados Cargo 2429 Torqshift e Cargo 1933 Torqshift e o extrapesado Cargo 2842.
Linha completa
Os caminhões expostos na Fenatran são representados pelos modelos leves Cargo 816 e Cargo 1119, o médio Cargo 1519, os pesados Cargo 2429 Torqshift e Cargo 1933 Torqshift e o extrapesado Cargo 2842.
Os modelos vocacionais, desenvolvidos para aplicações especiais, são o Cargo 1723 Torqshift com autotanque de gás, o Cargo 2629 6x4 betoneira, o Cargo 2429 6x2 Torqshift para bebidas e o Cargo 1723 8x2 Torqshift Kolector, com compactador de resíduos – o primeiro do mercado nessa configuração de tração com transmissão automatizada. A Série F é representada pelo F-4000 4x4 ambulância para acesso a áreas remotas.
Na área de modelos especiais, além do Cargo Connect, desenvolvido no Brasil, destaca-se o F-450 Super Duty, produzido nos Estados Unidos, exibido como veículo de demonstração e exemplo da abrangência da linha global da marca.
Na área de modelos especiais, além do Cargo Connect, desenvolvido no Brasil, destaca-se o F-450 Super Duty, produzido nos Estados Unidos, exibido como veículo de demonstração e exemplo da abrangência da linha global da marca.
Uma instalação de realidade aumentada no estande permite aos visitantes experimentar virtualmente as novas tecnologias dos veículos, com apoio de um telão de LED de última geração.
F-450 Super Duty “show truck”
O caminhão F-450 Super Duty, produzido nos EUA, é um exemplo da abrangência da tradicional Ford Série F, linha de veículos comerciais campeã de vendas na América do Norte e pioneira no Brasil.
O caminhão F-450 Super Duty, produzido nos EUA, é um exemplo da abrangência da tradicional Ford Série F, linha de veículos comerciais campeã de vendas na América do Norte e pioneira no Brasil.
Como indica o nome em inglês, o veículo é destinado a serviço pesado, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar. Com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, que gera mais de 440 cavalos, tem capacidade de tração de mais de 14.700 kg.
Seus recursos de segurança incluem sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam principalmente o engate de trailer.
Seus recursos de segurança incluem sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam principalmente o engate de trailer.
Também é equipado com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba. Na versão chassi-cabine, pode receber implementos como, por exemplo, guindaste para manutenção de redes elétricas.
O Boné Alerta, criado no Brasil, é um exemplo de inovação da Ford Caminhões com foco na segurança nas estradas e bem-estar dos caminhoneiros.
Com aparência de um boné comum, ele tem recursos inteligentes que ajudam o caminhoneiro a dirigir com mais segurança, alertando aos primeiros sinais de sono no volante.
Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.
Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.
Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.
Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.
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