Segundo Mário Brandizzi Neto, CEO e sócio da BSS Blindagens, “em série industrial e escala comercial, podemos afirmar que o BMW i3 é o primeiro carro elétrico blindado no mundo.
Anteriormente, apenas uma unidade do Tesla foi blindada no Brasil. Já o modelo BMW i3, na linha de blindagem, podem ser vistos outros 4 exemplares.
Além da adequação de materiais em estrutura de fibra de carbono (plástico reforçado), o nosso desafio no i3 foi também a proteção das portas traseiras do automóvel, reversas, que têm sistema de travamento diferenciado em relação aos modelos convencionais, exigindo atenção redobrada no "over-lap". inovamos, montando todos os vidros com "steel-glass" incluindo o para-brisas e vidros traseiros”.
Com a blindagem, o BMW i3, que pesa 1.390 kg, originais – já com o alternador, fluidos e tanque de combustível do sistema REX -, ganhou mais 150 kg de proteção balística, totalizando peso bruto de 1.540 kg.
A autonomia de 160 km, no modo elétrico, também foi alterada. Houve perda de 10%, assim como a autonomia total de 300 km (com o sistema REX) foi reduzida em 10%.
Na contrapartida, o usuário do BMW i3 blindado ganha a proteção balística, exclusivamente, em 100% do veículo, de manta composta por 12 camadas "stand-alone", que significa suportar disparos do Nível IIIA sozinha, sem a necessidade da composição, auxilio de outros materiais, tais como chapa de aço da lataria, técnica já implementada nos veículos com partes em alumínio, plástico e ou fibra de vidro, quando a regulamentação do Exército Brasileiro, para o Nível IIIA, exige o uso de seis camadas
Na contrapartida, o usuário do BMW i3 blindado ganha a proteção balística, exclusivamente, em 100% do veículo, de manta composta por 12 camadas "stand-alone", que significa suportar disparos do Nível IIIA sozinha, sem a necessidade da composição, auxilio de outros materiais, tais como chapa de aço da lataria, técnica já implementada nos veículos com partes em alumínio, plástico e ou fibra de vidro, quando a regulamentação do Exército Brasileiro, para o Nível IIIA, exige o uso de seis camadas
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