JAC nascerá em Goiás?
Governo goiano alardeia assinar termos necessários
para incentivar com renúncia de ¾ do valor do ICMS com a empresa com
representação da chinesa JAC para fazer automóveis em Itumbiara, GO.
Sérgio
Habib, o representante, tentou instalar a empresa na Bahia mas enfrentou sérios
percalços, da saída do sócio chinês à chegada do projeto Inovar-Auto, uma
deferência pessoal do governo Dilma, visando detonar a possibilidade aberta
pela JAC, vender carros importados, equipados, a preço de nacionais pelados.
Produtos serão os utilitários esportivos T40 e o futuro T50, e processo se
baseará na marcha a ré industrial adotada pelo Inovar Auto, com mínima
nacionalização, por montagem de peças importadas e pequenina agregação de
partes nacionais.
Haverá rapidez no processo, pois, segundo consta, Habib/JAC
arrendaram a fábrica pronta e fechada pela HPE, a montadora de Mitsubishis, e
ali montou jipes Suzuki. Industrialmente a capacidade inicial é de 7 mil
veículos/ano.
Goiás é pouco lembrado polo automobilístico, mas sedia produção de
Mitsubishis e Suzuki, em Catalão; Hyundai e Chery, em Anápolis; terá chineses JAC
em Itumbiara; opera máquinas agrícolas John Deere na mesma Catalão.
JAC T40 será feito em Itumbiara, GO.
Enfim, a Inspeção Técnica
Contran, órgão normativo de trânsito, regulamentou
a Inspeção Técnica Veicular. Obrigará todos os veículos a verificação de itens
operacionais a cada dois anos para renovar licença. Será feita por órgãos
públicos ou privados, chancelados por Detran de cada estado.
Decisão importante, aplica decisão anterior contida
no Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, necessária a depurar a frota dos
veículos inseguros.
Nada de invenção, ocorre em todo o mundo, de critérios não
aleatórios, pois o órgão teve colaboração da AEA, a associação de engenharia
automotiva.
Inicialmente serão motivos para não liberação os
DMG, Defeitos Muito Graves ou DG, Defeitos Graves nos freios, pneus, rodas,
equipamentos obrigatórios, equipamentos proibidos ou reprovação na inspeção de
emissão de poluentes e ruído.
No segundo ano, a inspeção incluirá o sistema de
direção. Veículos reprovados terão 30 dias para correções e novo exame.
Carros com mais de trinta anos de produção,
licenciados como Veículo de Coleção, com registro no certificado e placas
pretas, estarão isentos.
Há movimento a partir de Brasília, petição
eletrônica buscando reconsideração pelo Contran para isentar os antigos apenas
antigos, não reconhecidos como De Coleção. Parece iniciativa sem possibilidade
de êxito.
Boa ideia
O Contran criou o Roadmap, cronograma para as indústrias se prepararem a
produzir os itens de segurança de aplicação futura, com segurança jurídica. O
cronograma, à base de estudos técnicos para regulamentar itens a ser
inspecionados. A obrigatoriedade deve se iniciar em 2019.
Com Prius Toyota lidera híbridos
Levantamento da Toyota indicou, ao superar a venda
de 10 milhões de unidades de veículos híbridos, lideradas pelo Prius com 6,1 milhões,
terá evitado emissão de 77 milhões de toneladas de CO2, e reduzido o consumo de
gasolina em 29 bilhões de litros, comparando-os com automóveis convencionais do
mesmo porte e aplicação.
A mudança faz parte das exigências da sociedade para
melhor convívio com o meio ambiente, sólida tendência para o futuro.
A Toyota
entendeu-a e se preparou para assumir a liderança mundial na nova demanda, ao
oferecer produtos com características de construção, utilização, preço e
manutenção comparáveis aos veículos convencionais.
Olhos no futuro, a responsabilidade de
sobrevivência em mercado mutante ante novas exigências, instigou a empresa à
decisão de investir no caminho de criar a opção ao convencionalismo secular da
formulação dos automóveis atuais, maioria do mercado.
Projeções da empresa sinalizam, para factibilizar
os efeitos da redução de emissões e ganhos na qualidade do ar há que inseri-los
no mercado e fomentar seu uso, significando substituir os carros convencionais,
usuários dos motores endotérmicos pelos de nova tecnologia, e os híbridos são o
primeiro passo para a mudança de comportamento dos consumidores.
A Toyota projeta, em 2050, não mais terá automóveis
com motores de combustão interna. Em outubro de 2015, empresa anunciou seu
Desafio Ambiental estabelecendo série de compromissos e desafios para
aproximar-se do nível Zero em impactos negativos do automóvel, da produção ao
uso.
Prius
Com o protagonismo de, há 20 anos, produzir o
primeiro híbrido em massa no mundo – além do Prius, vendido no mercado
nacional, há outros -, e o foco de aproximar preço e facilidade de uso aos
veículos convencionais, há uma aceleração pelo consumo do produto.
Num mapa, em
20 anos venderam-se 10 milhões de unidades, numa aceitação crescente, e o
milhão mais recente foi conquistado em apenas nove meses.
Em quarta geração, agora construída sobre a nova
plataforma modular da marca, a TNGA – Toyota New Global Architecture –
focou em eficiência, desempenho ambiental, alta performance e prazer de
condução.
No Brasil, o Prius lidera com ampla margem o
segmento dos híbridos, num crescendo de aceitação. Nos 11 primeiros meses do
ano vendeu 2.208 unidades, crescimento de 508% relativamente a 2016.
Até o
momento, desde 2013 quando iniciou vender o Prius no mercado brasileiro, em
torno de 3.400 unidades foram vendidas.
Sucesso está lastreado em preço
contido, R$ 126.600, próximo ao modelo Corolla; em formas identificativas;
conforto; praticidade e facilidade de uso; economia – quase 19 km/litro;
manutenção com preços assemelhados aos serviços em Corolla; garantia de oito anos
para o sistema híbrido; motivação aos revendedores.
Toyota Prius, líder entre híbridos
Roda-a-Roda
Fica? – Agência econômica JP Morgan em papel aos clientes
informou estar a Ford analisando seriamente deixar a operação na América
Latina, à vista dos enormes prejuízos acumulados nos últimos anos. Ford,
naturalmente, negou.
Futuro? – Pode não sair, mas deve encolher, e
aparentemente isto está há tempos no radar da matriz, pois a Ford Brasil não
tem investimentos desde 2015.
Condicionamento deve ditar revisão geral, como o
futuro da fábrica em São Bernardo do Campo; a continuidade da produção de
caminhões – só o Brasil e a Turquia fazem caminhões Ford.
De volta – Toyota volta importar sedã Camry. Lançado
neste ano emprega motor V6, 3,5 litros, exibidos 310 cv, transmissão automática
8 velocidades, montados sobre nova plataforma TNGA. Encomendas abertas: R$
189.900.
Lá – Problemas com o filtro de partículas do motor diesel em picapes
Toro com transmissão mecânica ocorrem apenas na Argentina, onde reclamado. Aqui
não há casos.
Questão de uso. Filtro exige temperatura para auto limpar-se, e
em Buenos Aires, para-e-anda em pequenas distâncias, não permite fazê-lo.
Solução – Fiat fará pequeno manual ensinando o motorista a utilizar o
veículo.
Multi – Volvo iniciou construir suv XC40 em Ghent,
Bélgica. Vende-lo-á no Brasil ao início do segundo trimestre de 2018.
Substituirá o XC60. É uma liga das nações: marca sueca, capital chinês, fábrica
belga, vendas no Brasil.
Novo City – Festa de final de ano dia 20 Honda anunciará
dados e detalhes do novo City 2018. Poucas mudanças de meio do ciclo: grade,
faróis, para choques, procedimentos recentemente aplicados ao Fit. Missão,
enfrentar Fiat Cronos e VW Virtus, de comercialização concomitante próximo ano.
Mercado – Janeiro, terceira semana, Volkswagen iniciará vender sedã
Virtus.
... II – Fiat perdeu a corrida industrial e apenas terá
seu Cronos um mês após. Apresenta-lo-á aos 6 fevereiro na fábrica de Ferreyra,
Córdoba, Argentina.
Crença – Pablo Di Si, novo presidente da VW América do Sul, renovou
crença de conduzir marca à liderança. Segundo disse, terá produtos – 25 até
2020 -, tem equipe, bom relacionamento com a rede revendedora.
Mico – Dentre os muitos
prêmios de indicação profissional sobre veículos, há um Anti-Prêmio, o Pinóquio
de Ouro, criação monocrática do jornalista Boris Feldman. Seu portal
Auto Papo indicou laureado o picape Nissan Frontier.
Razão - A mentira justificativa da escolha é a afirmativa
da marca sobre o eixo traseiro como tendo suspensão pelo sistema Multi Link.
Induz pensar ser independente como o de automóveis de boa construção, mas a
realidade é o uso de secular e incômodo eixo rígido.
Sem papo – Advocacia Geral da União negou pretensão do Prefeito de São Paulo
de instalar radares para emitir multas por média horária. Disse, a legislação
de trânsito não contempla tal possibilidade.
Mais uma – Two Flex, taxi aéreo, autorizada pela ANAC ligar cidades
pequenas às maiores com linhas aéreas convencionais. Opera em Minas, ligando 17
cidades, com 18 monomotores turboélice Cessna Grand Caravan 9 passageiros.
Tradição – Nelson Piquet, filho, além da condução na internacional Fórmula
E, volta na história: dirigirá na brasileira Stock Car, pela Texaco.
Stock do Piquet
Azul – Eleições no VCB – Veteran Car Brasília
elegendo José Luiz German presidente; festa com pequena feira de artesanato
para fazer recursos destinados a entidades de fins sociais. Ao final, uma das voluntárias
distribui brinde aos varões presentes: caixa de Viagra.
Reação - Manifestações machistas, declarações de desnecessidade ao uso,
exceto antigomobilista mais objetivo, dizendo misturaria ao combustível; faria
gasolina azul; e seu Ford modelo A teria rendimento de V8!
Gente – José Antonio Valiati, CFO da
Marcopolo, prêmio.
OOOO O Equilibrista, pelo Instituto Brasileiro
de Executivos de Finanças, RS.
OOOO Oliver Schmidt, 25 anos de VW,
boa vida: VP de Finanças da Volkswagen Brasil.
OOOO Veio da SAIC,
sócia da matriz VW na China.
OOOO Stefan Ketter,
presidente da Fiat Chrysler América Latina, reconhecimento.
OOOO
Prêmio Líderes do Brasil na indústria automobilística brasileira.
OOOO Julia
Boch, alemã, financista, mudança.
OOOO Diretora financeira da Porsche
Brasil.
OOOO Pamela Paiffer e Roberta Madke, da Ford,
promoção.
OOOO Novas gerentes para relacionamento com imprensa e
corporativo.
OOOO Boa solução doméstica para suprir vagas recém
abertas. OOOO
VW
Virtus, pioneiro em inteligência artificial
Com lançamento em janeiro e em meio ao cenário onde
os automóveis fazem crescente absorção de tecnologia e equipamentos de
inteligência artificial para comunicação, o Volkswagen Virtus terá pioneirismo
no setor: capacidade para ajudar motoristas.
Qualquer dúvida sobre o conteúdo
do Manual do Proprietário poderá ser esclarecida com pergunta verbal, pois o
equipamento entende a linguagem natural como se fosse uma conversa.
Consultas
também podem ser feitas por escrito ou fotografia, pelo sistema Watson IBM
Cloud. Recursos inéditos de conectividade e digitalização, permitem
respostas práticas a demandas como utilizar plenamente o sistema de
infodiversão pela tela de 20 cm, ou indagar como o telefone pode ser espelhado
para entrar no arquivo do Virtus. Perguntas podem ser feitas em Português e
Espanhol.
Identidade
Comprador do Virtus pode baixar graciosamente o
arquivo encontrável nas plataformas IOS (Apple) e Android (Google), para
receber uma Identidade Volkswagen – um sistema comum às 12 marcas do grupo VW.
A VW ID será vinculada à identificação alfanumérica do chassis.
A identificação
será do cliente e não do veículo, seguindo com ele em todos os Volkswagen que tiver,
de caminhão Scania a moto Ducati, de VW a Bentley.
Sistema é para simplificar, e para cumprir sua
missão se aperfeiçoa com a interação, podendo absorver sotaques. Em mensagens
escritas seguem as simplificações típicas desde modal de comunicação, como entender
que “vc” significa “você, “qd” será quando, etcccc.
Exemplo claro:
No recurso Comando de Voz, se
cliente indagar:
“como conecto meu celular no rádio?”.
Resposta será: “Antes de tudo, a ignição
precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados, o celular
desbloqueado e Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos” :
Serão apresentados CARDS para o usuário, com
imagens e textos. Sistema responde a todas as questões relacionadas ao produto, permite agendar
revisões, recebe atualizações técnicas.
VW Virtus, novo caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário