A Mercedes-Benz, desde a sua fundação, em 1926 - embora sua criação date de 1871, como Benz e Cia. -, prima e é conhecida no mundo pela qualidade dos veículos que fabrica. Ou seja não é à toa, nem por acaso, que este ano se sagrou pentacampeã o renhido campeonato de Construtores da F1 e seu piloto Lewis Hamilton conquistou pela 5ª vez o campeonato da modalidade. Esta semana, chegou ao Brasil o novo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ já à venda nas concesssionárias da marca.
A marca alemã, como não podia deixar de ser, aposta e investe fortemente nos carros de direção inteligente, aplicada nos modelos Classe E e S, como ele mesmo lembrou.
Esta semana, a Mercedes-Benz anunciou a chegada ao Brasil do modelo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ um coupê de quatro portas com novos estilo, motorização e tecnologia.
O motor é um seis cilindros em linha da marca, de 3 litros, eletrificado, equipado com duplo compressor e um inédito compressor elétrico auxiliar, de potência e um torque de 520 Nm (53,02 kgfm) que despacha 435 cv.
Nesta terceira geração o CLS 53 4MATIC+ carrega ainda como destaques tecnológicos a transmissão SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.
O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.
Seis cilindros em linha com tecnologia EQ BoostO novo motor 53 de seis cilindros em linha se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente.
Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão.
Alto torque com resposta imediataNas arrancadas, um compressor elétrico auxiliar, apoiado pelo EQ Boost, fornece alta pressão de alimentação de forma praticamente instantânea elevando o torque mais rápido para a aceleração, até que o turbocompressor maior, movido pelos gases do escapamento, seja acionado.
Dessa forma, o motor de 3,0 litros reage de forma extremamente rápida, proporcionando uma resposta imediata ao acelerador sem a ocorrência do chamado 'turbo lag' (retardo entre o comando do acelerador e a resposta do motor).
Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.
O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional.
O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível. O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.
Tecnologia EQ BoostO motor de arranque/alternador EQ Boost é um componente-chave do sistema de 48 volts e não serve apenas como alternador - também é responsável por funções híbridas. Isso permite economias de combustível anteriormente restritas apenas a tecnologias híbridas de alta voltagem.
Essas funções híbridas incluem um impulso extra, dado diretamente pelo motor elétrico, com 22 cv de potência e 250 Nm de torque, recuperação de energia, mudança do ponto de carga, modo 'deslizamento' (roda livre) e a religação do motor virtualmente imperceptível com a função start/stop.
O novo motor não tem correia para componentes auxiliares à sua frente. Por isso, o comprimento necessário para sua instalação é significativamente menor, em comparação com motores de seis cilindros convencionais.
Isso permitiu espaço para instalar um sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento próximo ao motor, que por isso é especialmente eficiente. O filtro de partículas de série é a única peça do sistema de escapamento que fica sob o assoalho.
Visualmente, o novo CLS 53 se destaca pela grade do radiador com lâmina dupla em cromo prateado, que anteriormente era restrita aos modelos V8 Performance. Em vez da grade do radiador diamante, com pinos individuais, a grade em frente ao radiador central agora apresenta um padrão tipo treliça, em preto. Um detalhe funcional são as persianas, em segundo plano, que tem abertura variável conforme a necessidade de resfriamento do motor.
Com design de asa em A, a saia dianteira tem aletas pretas e um divisor aerodinâmico frontal em cromo prateado. As entradas de ar externas têm duas barbatanas horizontais, também em cromo prateado. Os painéis das saias laterais exclusivos da AMG proporcionam ao CLS 53 uma silhueta ainda mais dinâmica.
Na outra extremidade, não é apenas a saia traseira redesenhada que se destaca, mas também os clássicos elementos de acabamento da ponteira dupla de escapamento em cromo de alto brilho.
Com design de asa em A, a saia dianteira tem aletas pretas e um divisor aerodinâmico frontal em cromo prateado. As entradas de ar externas têm duas barbatanas horizontais, também em cromo prateado. Os painéis das saias laterais exclusivos da AMG proporcionam ao CLS 53 uma silhueta ainda mais dinâmica.
O design das laterais dos protetores contra lama melhora a aerodinâmica na traseira: eles permitem um melhor fluxo de ar ao redor dos arcos das rodas. O defletor na tampa do porta-malas é pintado na cor da carroceria e oferecido opcionalmente em fibra de carbono.
Faróis afiladosA saia dianteira do CLS 53 4MATIC+ traz aletas e ar adicionais: o ar flui sobre elas de forma direcionada, melhorando assim a aerodinâmica na frente e reduzindo o índice Cd.
O difusor dianteiro é conectado sem intervalos à cortina de ar e reduz a sustentação no eixo dianteiro. As linhas exteriores da grade do radiador se alargam no sentido inferior, aumentando a sensação de potência.
Também contribuem para isso os faróis estreitos e afilados. Os espelhos externos são posicionados nas portas, como nos modelos AMG GT, garantindo uma aparência ainda mais dinâmica.
As lanternas em duas partes reforçam visualmente a largura traseira, além do benefício prático de permitir uma maior abertura para o porta-malas.
A bitola mais larga combina melhor comportamento nas curvas com um visual prefeito, graças às rodas posicionadas mais para fora. As rodas de liga leve de 20 polegadas do CLS 53 são otimizadas aerodinamicamente.
Interior com display e sistema operacional inovadoresO interior do Mercedes-AMG CLS 53 impressiona pelos materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal.
Interior com display e sistema operacional inovadoresO interior do Mercedes-AMG CLS 53 impressiona pelos materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal.
Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.
Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central.
Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central.
Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores ("Classic", "Sporty" e "Progressive"), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes.
Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.
As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.
O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal LINGUATRONIC.
O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo. Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.
Novo volante AMG PerformanceA síntese de exclusividade e esportividade é reforçada também pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout exclusivo AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.
A harmonização dos frisos tem continuidade na área traseira (design wave). No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.
A fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia-a-dia.
Trocas rápidas
A harmonização dos frisos tem continuidade na área traseira (design wave). No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.
A fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia-a-dia.
O novo motor em linha de 3,0 litros é acoplado à transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que impressiona pelos tempos de troca de marchas extremamente curtos, rápida resposta aos comandos das aletas de mudança, função de dupla debreagem e múltiplas reduções de marchas.
Seja de forma automática ou comandadas pelo motorista utilizando as aletas de comando no volante, trocas de marchas ascendentes e descendentes são realizadas instantaneamente. Nos modos "Sport+" e condução manual, especialmente, a transmissão é muito reativa.
Tração integral 4MATIC+ totalmente variávelA força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.
Tração integral 4MATIC+ totalmente variávelA força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.
Esse sistema inteligente combina as vantagens de diferentes conceitos de tração: a distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro assegura não apenas uma tração otimizada, mas o motorista também pode desfrutar de alta estabilidade de condução e alto nível de segurança em quaisquer condições, em piso seco, molhado ou na neve.
A transição entre a tração nas rodas traseiras e nas quatro rodas e vice-versa acontece sem intervalos, pois o controle inteligente está integrado à arquitetura geral de sistemas do veículo.
Uma embreagem controlada eletromecanicamente conecta o eixo traseiro, que tem tração permanente com o eixo dianteiro.
Uma embreagem controlada eletromecanicamente conecta o eixo traseiro, que tem tração permanente com o eixo dianteiro.
A melhor distribuição de torque possível é calculada continuamente de acordo com as condições de direção e a intervenção do motorista. Isso possibilita uma variação contínua da distribuição de força entre as rodas: desde com a tração integral voltada à otimização da aderência à tração puramente traseira.
A transferência acontece gradualmente, baseada numa complexa matriz. Juntamente com a aderência e a dinâmica lateral, a tração nas quatro rodas também melhora a dinâmica longitudinal, proporcionando uma aceleração ainda mais poderosa.
Regulagem a um toque: o AMG DYNAMIC SELECTCom os cinco modos de condução do DYNAMIC SELECT, "Eco", "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual", ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais.
A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros-chave, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção.
Independentemente dos programas de condução DYNAMIC SELECT, o motorista tem a opção de pressionar a tecla "M" para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Os acertos da suspensão também podem ser selecionados, caso desejado.
Suspensão independente AMG RIDE CONTROL+Mais agilidade, desempenho neutro nas curvas e maior tração vem como consequência da suspensão pneumática AMG RIDE CONTROL+ desenvolvida em Affalterbach, na Alemanha.
A suspensão com câmeras de ar múltiplas com regulagem especialmente esportiva das molas/amortecedores e amortecimento ADS+ (Adaptive Damping System - sistema de amortecimento adaptativo) continuamente ajustável combina um impressionante dinamismo de condução a um alto conforto de rodagem.
Uma regulagem mais dura das molas, por exemplo, aplicada nas curvas e frenagens, reduz com eficiência a rolagem da carroceria.
O eixo dianteiro é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Todos os componentes foram otimizados em termos de rigidez.
O eixo dianteiro é equipado com juntas de direção especiais e juntas de suporte de carga. Todos os componentes foram otimizados em termos de rigidez.
Uma cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral. A elastocinemática de ambos os eixos foi projetada para ser mais rígida, de forma geral. Todas essas medidas melhoram a precisão e agilidade, elevando o dinamismo.
O amortecimento de cada uma das rodas é ajustado para a situação de condução momentânea e as condições da estrada. Isso é feito de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de expansão e compressão nos amortecedores.
O amortecimento de cada uma das rodas é ajustado para a situação de condução momentânea e as condições da estrada. Isso é feito de forma rápida e precisa, utilizando duas válvulas separadas para as forças de expansão e compressão nos amortecedores.
As características de amortecimento também podem ser pré-selecionadas em três modos - "Comfort", "Sport" e "Sport+", permitindo uma diferenciação significativamente mais perceptível entre conforto para longas distâncias e comportamento dinâmico na condução esportiva.
Graças ao autonivelamento pneumático nas quatro rodas, o modelo de motor 53 mantém uma altura de rodagem constante, independentemente da carga do veículo.
Graças ao autonivelamento pneumático nas quatro rodas, o modelo de motor 53 mantém uma altura de rodagem constante, independentemente da carga do veículo.
Para aumentar a distância do solo, em entradas íngremes para estacionamentos subterrâneos ou rampas, por exemplo, o nível pode ser elevado ao toque de uma tecla.
O nível é abaixado automaticamente em alta velocidade. Isso melhora a estabilidade e manobrabilidade, graças ao rebaixamento do centro de gravidade.
Direção esportiva AMG sensível à velocidadeNos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. Ela impressiona por sua sensibilidade precisa.
Direção esportiva AMG sensível à velocidadeNos modelos 53, a direção eletromecânica sensível à velocidade tem redução variável. Ela impressiona por sua sensibilidade precisa.
A assistência da direção é disponibilizada nos modos "Comfort" ou "Sport". As características correspondentes a cada modo são ativadas automaticamente, com base no programa de condução DYNAMIC SELECT. No modo "Sport", há maior sensibilidade quanto ao status do veículo.
Resistente à fadiga e confiável
sistema de freios de material composto
O sistema de freios, com grandes discos de material composto ventilados internamente, garante uma desaceleração rápida e confiável nos modelos 53.
Discos de freios perfurados e ventilados internamente medindo 370 x 36 mm, com pinças fixas de quatro pistões e logo AMG são instalados na dianteira, enquanto discos ventilados internamente medindo 360 x 26 mm e pinças flutuantes com um pistão são usados nas rodas traseiras.
Direção Inteligente: tecnologia da Classe S
O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular.
O CLS 53 4MATIC+ apresenta a última geração de sistemas de condução oriunda da Classe S. A gama de sistemas de assistência e segurança tem estrutura modular.
São equipamento de série o Assistente de Frenagem Ativo, Lane Keeping Assist, ATTENTION ASSIST, Speed Limit Assist e o sistema de proteção dos ocupantes PRE-SAFE Plus.
O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.
Aproveitando os reflexos naturais
Uma novidade, e também parte das especificações de série, é o sistema PRE-SAFE Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.
Pela primeira vez, a Mercedes-Benz está aproveitando um reflexo natural para preparar os ouvidos dos ocupantes para o ruído elevado associado a um acidente.
O modelo também conta com nove airbags no total, considerando os dianteiros para condutor e passageiros, os laterais para condutor e passageiro dianteiro, os laterais nos bancos traseiros, os de cortina e o que está presente na altura dos joelhos do motorista.
Aproveitando os reflexos naturais
Uma novidade, e também parte das especificações de série, é o sistema PRE-SAFE Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.
Pela primeira vez, a Mercedes-Benz está aproveitando um reflexo natural para preparar os ouvidos dos ocupantes para o ruído elevado associado a um acidente.
A natureza já pensou nisso com inteligência: um músculo em nossos ouvidos chamado stapedius reage a ruídos altos se contraindo como reflexo.
A contração desse minúsculo músculo modifica brevemente a ligação entre o tímpano e o ouvido interno, proporcionando maior proteção contra altas pressões sonoras.
A Mercedes-Benz usa esse reflexo natural como uma proteção biomecânica na inovadora função PRE-SAFE Sound, uma vez que um acidente pode causar ruído ao qual algumas pessoas têm sensibilidade.
A Mercedes-Benz usa esse reflexo natural como uma proteção biomecânica na inovadora função PRE-SAFE Sound, uma vez que um acidente pode causar ruído ao qual algumas pessoas têm sensibilidade.
Assim, o sistema emite um curto sinal de interferência por meio do sistema de som do veículo se for detectado risco de uma colisão. Esse sinal pode provocar o reflexo do stapedius, preparando os ouvidos para o ruído e diminuindo os riscos de desconforto ou dano à audição.
Assistência à conduçãoO pacote Driving Assistance Plus inclui os itens de série Active Distance Assist DISTRONIC (controle de velocidade de cruzeiro com manutenção de distância, Active Steering Assist (assistência ativa da direção), Active Speed Limit Assist (assistência ativa de limite de velocidade), Active Braking Assist (assistência ativa de frenagem) com função Cross-Traffic de monitoramento do trânsito transversal, Evasive Steering Assist (sistema assistência de direção evasiva), Active Blind Spot Assist (assistência de ponto cego), Active Lane Keeping Assist (assistência de manutenção de faixa de rodagem) e PRESAFE® PLUS.
Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros carros e dirigir.
Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros carros e dirigir.
A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos. O Active Lane Changing Assist também foi bastante aperfeiçoado (funções específicas para países diferentes são disponibilizadas para funções individuais).
Proteção ativa contra
impactos laterais: PRE-SAFE®Impulse Side
O pacote Driving Assistance Plus inclui o novo sistema PRE-SAFE Impulse Side. Se uma colisão iminente for detectada, ele movimenta o ocupante para o mais longe possível da zona de perigo mais agudo antes que ocorra o impacto.
Diferente do que acontece numa colisão frontal, há uma zona de deformação bem mais limitada na ocorrência de um impacto lateral. Para aumentar o tamanho dessa zona, a nova função PRE-SAFE impulse side movimenta o ocupante na zona de perigo para longe da porta, no sentido do centro do veículo, logo antes de um impacto lateral iminente.
Para fazer isso, o sistema infla as câmaras de ar no apoio lateral externo do encosto do banco numa fração de segundo quando a ameaça de um impacto lateral iminente é detectada.
O pacote Driving Assistance Plus inclui o novo sistema PRE-SAFE Impulse Side. Se uma colisão iminente for detectada, ele movimenta o ocupante para o mais longe possível da zona de perigo mais agudo antes que ocorra o impacto.
Diferente do que acontece numa colisão frontal, há uma zona de deformação bem mais limitada na ocorrência de um impacto lateral. Para aumentar o tamanho dessa zona, a nova função PRE-SAFE impulse side movimenta o ocupante na zona de perigo para longe da porta, no sentido do centro do veículo, logo antes de um impacto lateral iminente.
Para fazer isso, o sistema infla as câmaras de ar no apoio lateral externo do encosto do banco numa fração de segundo quando a ameaça de um impacto lateral iminente é detectada.
Esse impulso movimenta o ocupante para o lado, para longe da zona de perigo mais agudo e no sentido do centro do veículo, aumentando assim a distância entre o ocupante e a porta.
O impulso é aplicado ao ocupante moderadamente, diminuindo as forças atuantes sobre ele durante o impacto lateral, permitindo diminuir substancialmente a carga exercida sobre a caixa torácica pela colisão lateral e reduzir muito o risco de ferimentos. Amplos testes mostraram que o breve impulso não afeta de modo crítico a capacidade do motorista controlar o veículo.
Iluminação inteligente: faróis MULTIBEAM LEDOs faróis MULTIBEAM LED contam com farol alto ULTRA RANGE, função que permite o ajuste eletrônico extremamente preciso e rápido para adaptação às condições do tráfego, maximizando a iluminação sem ofuscar os motoristas que trafegam em sentido contrário ou à frente do carro. Em quaisquer circunstâncias, os faróis ULTRA RANGE geram o máximo de intensidade luminosa permitida legalmente.
O impulso é aplicado ao ocupante moderadamente, diminuindo as forças atuantes sobre ele durante o impacto lateral, permitindo diminuir substancialmente a carga exercida sobre a caixa torácica pela colisão lateral e reduzir muito o risco de ferimentos. Amplos testes mostraram que o breve impulso não afeta de modo crítico a capacidade do motorista controlar o veículo.
Dados técnicos
| |
Cilindros
|
6 em linha
|
Cilindrada (cm³)
|
2.999
|
Potência máxima do motor a combustão (cv/rpm)
|
435/6.100
|
Torque (Nm/rpm)
|
520/1.800 - 5.800
|
Potência máxima do motor elétrico EQ Boost (cv)
|
22
|
Torque (Nm)
|
250
|
Câmbio
|
9G-TRONIC
|
Aceleração 0 - 100 km/h (s)
|
4,5
|
Velocidade máxima (km/h)
|
250
|
Peso (kg)
|
1.980
|
Pneus
|
Diant. 245/35 R20, tras.275/30 R 20
|
Capacidade do porta malas (L)
|
490
|
Tanque de combustível/reserva (L)
|
66/7,0
|
DIMENSÕES (mm)
| |
Comprimento
|
5.001
|
Largura
|
2.072
|
Altura
|
1.422
|
O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ estará disponível nos concessionários da marca a partir de novembro de 2018, com preço sugerido de R$ 599.900,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário