Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED NEO-PERFORMANCE é apresentado em Genebra. Bastam 4,3 s para ir de 0 a 100 km/h e chega a 250 km/h




A PEUGEOT SPORT, divisão esportiva da marca do leão, anunciou o desenvolvimento de uma linha de veículos elétricos de série eficientes que apresentará, em estreia mundial, no Salão de Genebra 2019, o frenético Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED, que prefigura essa nova linha de produtos.

#UNBORINGTHEFUTURE é a promessa de um futuro a bordo de um PEUGEOT onde o tédio não tem vez. E como motorização eletrificada também pode ser sinônimo de puro prazer, parecia óbvio desenvolver uma linha dedicada à alta performance.

Desenvolvido pelos experientes engenheiros da PEUGEOT SPORT, o Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED é derivado do incrível sedã PEUGEOT 508 HYBRID. Esse conceito de aliar alta performance à baixa emissão oferece um desempenho excepcional, além do incrível tratamento estilístico incisivo e esportivo.
 “A eletrificação é uma oportunidade fantástica de desenvolver novas sensações de condução. Criamos uma neo-performance: novas energias, novos serviços, novos territórios, novos desafios a enfrentar... Puro prazer com emissões de apenas 49g de CO2/km !”
Jean-Philippe IMPARATO, diretor-geral da PEUGEOT


PEUGEOT SPORT INSIDE
A PEUGEOT já oferece desempenhos de alto nível em suas versões GT e GTi e, em breve, nos HYBRID e HYBRID4. O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED vai ainda mais longe. Ele prefigura o desenvolvimento de uma nova linha de produtos elétricos eficientes.

Com essa estratégia, a PEUGEOT demonstra que a eletrificação está na origem de uma neo-performance inteligente, que associa intensidade e eficiência.

O desenvolvimento dessa linha foi confiado à PEUGEOT SPORT, que sempre acompanhou o desempenho da gama PEUGEOT, criando os modelos mais esportivos da Marca.

A PEUGEOT SPORT é conhecida pelo seu time de competições internacionais de alta performance ou pelas equipes de competição destinada a clientes, especialmente com o 908 e o 3008 DKR, vencedores das 24h de Le Mans e do Dakar, respectivamente, ou ainda com os modelos 208 R2,  308 Racing-Cup e 308 TCR.

Esse know-how também pode ser visto nas ruas e estradas da Europa, pois foi a PEUGEOT SPORT quem desenvolveu os PEUGEOT RCZ-R (2013), 208 GTi 30th (2014) e 308 GTi by PEUGEOT SPORT (2015).



Neste carro conceito, a PEUGEOT SPORT aproveitou a experiência adquirida com outros dois carros-conceito eletrificados, ambos pioneiros:
  • o ultra eficiente 208 HYbrid FE (2013), que apresenta desempenho de GTi, com emissões e consumos inferiores aos do menor motor a combustão disponível na época. O modelo, que passou por várias otimizações, emitia apenas 46 g de CO2/km sem abrir mão do desempenho, passando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos,
  • o 308 R HYbrid Concept (2015), dono de um desempenho irrepreensível: potência acumulada de 500 cv,  torque de 730 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED capitaliza estas conquistas, utilizando os mais recentes avanços tecnológicos para entregar um desempenho eficiente e um virtuosismo incomparável.

Potência tecnológica
Os engenheiros da PEUGEOT SPORT associaram três motores (PureTech 200, elétricos de 110 cv na frente e 200 cv atrás), duas energias e tração nas quatro rodas, resultando em retomadas espetaculares com um torque máximo de 500 Nm. Essas características igualam o desempenho do Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED ao de um veículo dotado de um motor de combustão de 400 cv:
  • 0 a 100km/h: 4.3 s
  • Arrancada de 0 a 400 m: 12.5 s
  • Arrancada de 0 a 1000 m: 23.2 s
  • 80-120km/h : 2.5 s
  • 80-180 km/h: 9.3 s
  • Velocidade máxima: 250 km/h.


Esses desempenhos são obtidos com emissões de apenas 49g/km de CO2 (WLTP)!
A frenagem é adaptada a esses desempenhos, com discos dianteiros ventilados de 380 mm. Montados num anel de alumínio, eles são pinçados por quatro pistões (com diâmetro de 38 e 41 mm) que deslizam num estribo fixo.

O excelente chassi do novo PEUGEOT 508 recebeu ajustes específicos (rebaixado, nova lei de amortecimento e bitolas mais largas de 24 mm na frente e 12 mm atrás), bem como uma direção ainda mais precisa, tudo isso para aumentar a eficiência e o prazer de conduzir.


Os pneus de alta performance são fabricados por nosso parceiro Michelin. O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED é equipado com o pneu Pilot Sport 4S com dimensões de 245/35 R20, escolhido em razão de seu grip, que amplia os limites da aderência.

 “Vamos desenvolver a linha mais esportiva já vista na PEUGEOT! Era nosso sonho. Com a eletrificação, ele agora poderá ser realizado.”
Bruno FAMIN, diretor-geral da PEUGEOT SPORT


O melhor dos dois mundos
Em total harmonia com a filosofia dessa nova linha de produtos eletrificados eficientes, o Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED inaugura um universo multirregistros e multissensoriais.

O desempenho sem concessões vem somar-se às vantagens do híbrido recarregável. A bateria de 11,8 kWh proporciona uma real eficiência, permitindo deslocamentos em modo 100% elétrico até a velocidade de 50 km (WLTP).
Em modo Sport, a adição das potências térmica e elétrica é efetiva até 190 km/h, garantindo retomadas impressionantes em todas as circunstâncias!
Um prazer incrível com novos parâmetros de emissões de CO2.


Esportividade ampliada
Este conceito define uma nova esportividade e inova o tratamento estilístico da performance eletrificada by PEUGEOT SPORT.

O aerodinamismo foi trabalhado numa nova dimensão, gerando propostas surpreendentes e sofisticadas:
  • utilizando a tecnologia de impressão 3D, a grade é afiada, com lâminas flutuantes que parecem  prestes a cortar o ar. Sua implantação foi pensada nos mínimos detalhes e permite orientar o ar diretamente para o radiador,
  • o para-choque dianteiro é mais esguio e possui grandes aberturas para melhor resfriar a mecânica,
  • os flaps posicionados nas laterais do para-choque e na parte inferior da carroceria orientam eficazmente os fluxos de ar para reduzir o arrasto aerodinâmico,
  • na altura dos vidros laterais traseiros, no local habitualmente reservado aos monogramas das versões GT Line e GT,  novos winglets afilados aparecem no nível dos custodes,
  • a traseira dispensa o aerofólio, para não atrapalhar o equilíbrio e a elegância do desenho original,
  • o novo difusor, além de ser eficiente, acentua o aspecto robusto da traseira.


A carroceria é realçada pela escolha do “Gris Selenium (Cinza Selenium)”, a cor foi especialmente escolhida para o conceito que varia de acordo com a luz  por causa de suas partículas peroladas.

Para contrastar, inserções “Kryptonite” introduzem um toque dinâmico e carismático, confirmando que o conceito pertence definitivamente a essa linha esportiva e moderna.

As rodas de alumínio de 20’’, além do estilo ultradinâmico, contribuem para o esfriamento eficaz dos freios. O acabamento gravado conjuga as cores Preto Onyx e Cinza Selenium com elegância esportiva. 

A calota agora vem em forma de estrela para cobrir totalmente os parafusos, oferecendo um detalhe inédito. As rodas proporcionam um vislumbre das pinças de freio com a inscrição PEUGEOT SPORT ENGINEERED na cor Kryptonite.



Manifestando uma forte personalidade, as inserções cromadas agora adotam a cor preto brilhante e o emblemático Leão, bem como os monogramas recebem o mesmo acabamento anodizado já visto no recente PEUGEOT e-Legend Concept.

Símbolo de esportividade atemporal, os retrovisores têm capas de fibra de carbono.

“O Concept 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED exacerba o caráter radical do PEUGEOT 508 com a escolha de elementos aerodinâmicos inovadores. Este conceito reflete nossa visão de uma nova esportividade, onde a eficiência passa a ser a nova elegância”
Gilles VIDAL, diretor de Estilo da PEUGEOT

Um PEUGEOT i-Cockpit® feito para uma performance instintiva
Mais do que nunca o PEUGEOT i-Cockpit® favorece o desempenho e uma experiência de condução intuitiva: o volante compacto aumenta a agilidade enquanto o head-up display proporciona 100% de concentração e foco para a estrada.

Os novos bancos com sustentação “confort-fit” são recobertos de couro e Alcantara® com estofados nas cores Kryptonite e Preto Onyx. Cada componente do habitáculo é cuidadosamente moldado, incluindo o teto, as colunas do para-brisa, das portas e dos vidros laterais traseiros e revestidos com Alcantara®.


As mãos do condutor descansam no volante com aro e base achatados revestido de Alcantara® e elementos de fibra de carbono. Uma inserção na parte inferior reproduz os 3 traços PEUGEOT SPORT ENGINEERED, e a costura alterna as cores Kryptonite e Preto Onyx. Proporcionando uma nova experiência sensorial e visual, a alavanca de câmbio também ostenta uma peça de Alcantara®.

Igualmente revestidos por esse material nobre, os painéis internos das portas são perfurados e exibem células na cor Kryptonite, que se dissipam aos poucos até formar uma faixa uniforme sobre o painel de instrumentos, costurado com Kryptonite na parte superior. O console central recoberto com fibras de carbono e todo o conjunto confere ao interior uma esportividade elegante.

A imersão é garantida com o design específico 100% Kryptonite da tela HD sensível ao toque capacitiva de 10 polegadas e do painel digital frontal de 12,3 polegadas.
Nenhum detalhe foi esquecido: até a parte interna das maçanetas das portas exibem detalhes sutis de Kryptonite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.