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quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Governo do Estado do Rio de Janeiro e o trade turístico fluminense assinam a Carta de Copacabana contendo as medidas para incentivar o segmento. A meta é dobrar em 2022 o número de turistas no Estado para 3 milhões




Representantes do trade turístico fluminense assinaram, ontem, com o governo do Estado do Rio de Janeiro uma carta de intenções contendo uma série de iniciativas para fomentar o setor, designada "Carta de Copacabana", com o objetivo de atrair o turismo de lazer e de negócios e fortalecer a economia estadual.

O acordo firmado no Hotel JW Marriot, em Copacabana, na Zona Sul carioca, prevê a criação de um banco de diárias para a captação de eventos no Rio: congressos, feiras, jornadas científicas e simpósios, oferecendo descontos em hospedagem, bares e restaurantes e tornando mais atrativa e barata a estada na cidade.

- O Estado vai fazer um esforço fiscal, ao mesmo tempo, a hotelaria vai oferecer espaços ociosos de seus aposentos para criar um banco de diárias, a fim de que ele sirva de instrumento importante na captação de eventos, explicou o secretário de Turismo, Otávio Leite.



O governador Wilson Witzel destacou o engajamento de empresários do setor na ação que vai contribuir para aquecer o turismo fluminense seja na capital ou no interior.

Dentre os tópicos da pauta, o secretário Otávio Leite destacou também que está em processo de conclusão a redução do ICMS sobre o querosene da aviação (QAV). O Rio de Janeiro conquistou o direito de baixar a alíquota de 12% para 7%. O combustível é um dos fatores que mais influencia o valor das passagens aéreas.

- Estamos empenhados em fazer do turismo algo impressionante para o Rio e para o Brasil. O Stopover, por exemplo, é uma modalidade importante, com a participação do trade hoteleiro, turístico. Estamos trabalhando isso com a TAP e agora com a Fly Emirates. Acredito que o Rio de Janeiro consiga, até o final de 2022, estar com o dobro de turistas. Hoje, é 1,5 milhão de turistas estrangeiros, mas estaremos chegando a 3 milhões até o final de 2022, previu o governador.

Outro ponto da reunião foi a conquista para autorização da promoção turística, considerando utilidade pública “a publicidade que tiver por objetivo a divulgação de política pública de fomento, desenvolvimento e promoção do turismo do Estado do Rio de Janeiro”, 
investimento que será feito em campanhas de divulgação em países do Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), América Latina e cidades importantes do mundo, explicou Otávio Leite,

Os avanços da Segurança Pública com a redução dos índices de criminalidade e as conquistas do Salão do Turismo, ocorrido em agosto deste ano no Pier Mauá, também foram apresentados para os representantes do trade.

- Essas medidas conjugadas com uma campanha de promoção, hão de fazer com que o Rio de Janeiro possa receber mais turistas nacionais e internacionais. Portanto, a reunião se prestou a delinear o escopo dessas inciativas e ao mesmo tempo amarrar o engajamento de todos do trade, revelou o secretário.

Estiveram presentes no encontro os secretários de Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues, além dos dirigentes das principais entidades de turismo do Estado do Rio: Alfredo Lopes, da Abih-RJ (Associação de Hotéis do Rio de Janeiro); Sônia Chami, do Rio Convention Bureau; Fátima Faccuri, representando a regional Abeoc-RJ (Associação Brasileira de Empresas de Eventos); Cristina Fritsch, Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do RJ), e Pedro Guimarães, Apresenta Rio.

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